SóProvas


ID
1055992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

Na indicação de nome ao cargo de ministro do STF, o presidente da República deverá fazer uso de uma mensagem, à qual deverá anexar curriculum vitae, devidamente assinado, do indicado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO -  manual de redação oficial: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

    c) indicação de autoridades.

      As mensagens que submetem ao Senado Federal a indicação de pessoas para ocuparem determinados cargos (magistrados dos Tribunais Superiores, Ministros do TCU, Presidentes e Diretores do Banco Central, Procurador-Geral da República, Chefes de Missão Diplomática, etc.) têm em vista que a Constituição, no seu art. 52, incisos III e IV, atribui àquela Casa do Congresso Nacional competência privativa para aprovar a indicação.

      O curriculum vitae do indicado, devidamente assinado, acompanha a mensagem.


  • Mensagem -> instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos para informar sobre fatos da Administração Pública.

  • Galera, esse curriculum aí é só pra derrubar o candidato!

  • Mensagem

    É o instrumento de comunicaçãooficial entre os Chefes dos PoderesPúblicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivoao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública.

    As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm asseguintes finalidades:

    a)  Encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar oufinanceira.

    b)  Encaminhamento de medida provisória

    c)  Indicação de autoridades

    d)  Pedido de autorização para o presidente ou o vice-presidente da Repúblicase ausentarem do País por mais de 15 dias

    e)  Encaminhamento de atos de concessão erenovação de concessão de emissoras de rádio e TV

    f)  Encaminhamento das contas referentesao exercício anterior

    g)  Mensagem de abertura da sessão legislativa

    h)  Comunicação de sanção

    i)  Comunicação de veto

    j) Outrasmensagens


  • cara... esse currículo... só p confundir...

  • Calma ai, ele DEVE anexar?

  • O Manual de Redação Oficial informa que mensagem "é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor
    o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação".
    Entre as definições da mensagem, temos a letra "c) indicação de autoridade", que mostra que deve estar anexado ao documento o "curriculum vitae" do indicado ao cargo, devidamente assinado.

    A resposta é correta.


  • caracas.. Bota o meu curriculum tambem ue

  • CORRETO

    Gente, tem o curriculum mesmo (consta no manual), mas não deixa de ser engraçado né? Imagina a presidente analisando? hehe

  •  No caso, a indicação do Ministro do STF depende da aprovação do Senado, portanto, o PR encaminha ao presidente do Senado por meio de mensagem (comunicação entre chefes de poderes) o pedido da indicação do nome para o cargo de Ministro do STF. Para ser Ministro do STF é preciso de qualificação, o curriculum vitae é para o Senado avaliar tal qualificação.

  • Que matéria engraçada...

  • Esses curriculum devem ter quantas paginas sera? Hsuhus
  • essa cespe não é de deus. pqp

  • Certo.

    A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos. Como é informado pelo MRPR, dentre as mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional, está a indicação de autoridades. Nesse caso,

    As mensagens que submetem ao Senado Federal a indicação de pessoas para ocuparem determinados cargos (magistrados dos Tribunais Superiores, Ministros do TCU, Presidentes e Diretores do Banco Central, Procurador-Geral da República, Chefes de Missão Diplomática etc.) têm em vista que a Constituição, no seu art. 52, incisos III e IV, atribui àquela Casa do Congresso Nacional competência privativa para aprovar a indicação.

    O curriculum vitae do indicado, devidamente assinado, acompanha a mensagem.

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre

  • Certo.

    A anexação do curriculum é uma forma de demonstrar que a autoridade sabe que está sendo indicada e concorda.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

  • Essa questão deve ser respondida com bastante atenção, pois no momento que ele fala "devidamente assinado", dá a impressão que é a mensagem ( a qual não é assinada ) e o candidato desatento acaba marcando CERTO.

  • Certo: Entre algumas das funções do documento “Mensagem” está a da indicação de autoridades. O curriculum vitae do indicado, assinado, com a informação do número de Cadastro de Pessoa Física, acompanha a mensagem.