-
Errado.
Assinatura digital não é a assinatura gráfica ou rubrica de uma pessoa.
Para segurança da informação: controles físicos, lógicos, assinatura digital, certificado digital, criptografia.
-
fernando aragao da pra explanar melhor sobre a questão ficou meio vago!!!
obrigado
-
Conforme o professor Jeferson Bogo, a assinatura digital é realizada utilizando-se a criptografia assimétrica cujo remetente assina a mensagem com a sua chave privada e o destinatário confirma a identidade do remetente utilizando a chave pública do remetente.
-
A assinatura digital é uma maneira de verificar se o emissor de um documento ou serviço é realmente quem ele diz ser. Com isso, você pode navegar pela internet e acessar sites que usam as suas informações pessoais sem a preocupação de ser enganado ou roubado.
Para conseguir uma assinatura digital, qualquer pessoa ou empresa deve ir até uma entidade autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (TI) — chamadas de Autoridades Certificadoras (AC) — e requisitar uma chave privada.
As chaves são um conjunto de bits criptografados usados para habilitar apenas algumas pessoas para emitir e receber certos arquivos. Se você for detentor de uma chave privada, vai ser possível emitir dados com uma identidade própria, sem haver a chance de alguém se passar por você.
Caso você tenha uma chave pública, vai haver apenas a possibilidade de acessar um documento recebido e repassar essa informação. No entanto, o nome do emissor original vai estar sempre atrelado ao arquivo ou serviço, de modo que não haja dúvidas de quem o produziu, ou seja, o verdadeiro responsável por ele.
Contudo, a assinatura digital ainda não está completa. Para repassar as informações de maneira completamente segura, é necessário obter um hash, que é o resultado de uma função responsável por criptografar e dar “identidade” única para os dados usados.
Com tudo isso feito, um certificado é emitido e é possível estabelecer comunicação entre duas ou mais pessoas, desde que pelo menos uma delas tenha a chave simétrica (privada) e as outras tenham as assimétricas (públicas).
Você pode não perceber, mas o seu navegador confere os certificados dos sites acessados o tempo todo. Cada browser identifica problemas de uma maneira diferente — no caso do Chrome, os cadeados verdes são usados para certificados reconhecidos, amarelos para mostrar problemas e vermelhos para os não identificados.
Quando um certificado apresenta um problema — independente da origem da falha de segurança —, vai aparecer uma página perguntando se você quer continuar acessando o endereço. A escolha é inteiramente sua, assim como os problemas que podem aparecer decorrentes dessa operação.
Essa é uma maneira que os navegadores têm de avisar a você se os seus dados pessoais estão realmente guardados e seguros. Além disso, também é assim que eles avisam se você pode levar em consideração todas as informações passadas pelo site, como boletos bancários e confirmações de identidade.
Portanto, se você estiver prestes a fazer uma compra online, fique muito (muito!) atento à certificação, pois ela é uma maneira bastante segura de dizer se o que você está acessando é verdadeiro.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/web/941-o-que-e-assinatura-digital-.htm#ixzz2sfBCToUJ
-
Pessoal é simples assinaturas digitais não são recursos de biometria mas sim recursos para segurança de informação.
-
Exempolo disso são as sentenças e despachos disponibilizados eletronicamente.
Se acessarem algum documento desses, verão que eles não possuem assinatura física, mas logo no canto aparecerá um numero gerado para conferência.
-
Questão ERRADA
Nas questões, e são várias ultimamente, que atribuam a substituição da assinatura digital pela biometria ou o inverso pode marcar errada.
Uma sobrevive sem a outra, exemplo de biometria mesmo é utilização de impressão digital ou leitura de iris para acesso a algum lugar, departamento ou setor de acesso restrito. Percebam, nesse exemplo não tem nada de assinatura digital envolvido na história.
A assinatura digital está relacionada a manter alguns aspectos de uma mensagem entre o remetente e o destinatário da mesma. Quais sejam:
autenticidade – o receptor deve poder confirmar que a assinatura foi feita pelo emissor; integridade – qualquer alteração da mensagem faz com que a assinatura não corresponda mais ao documento, ou seja, basta a mudança de um bit da mensagem para que a assinatura mude completamente; não repúdio ou irretratabilidade – o emissor não pode negar a autenticidade da mensagem, uma vez que foi usada sua assinatura digital. Para finalizar, a utilização da biometria extrapola a validação na troca de mensagens entre emitente e destinatário. Bons Estudos a todos!!
-
Questão comentada em http://youtu.be/Sr_xTUti7Lg?list=PL1HvnwYHZfPFA9ueW9Xhs_Qgwg4dIsTY9
-
Mais uma vez! Em se tratando de informática, se o cespe utilizar expressões como "garante; evita-se; é suficiente; assegura" bastante atenção e na maioria dos casos é assertiva incorreta.
-
Assinatura digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor, com todas as suas características originais, incluindo controle de mudanças e garantias do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição) e que não foi alvo de mutações ao longo do processo.
INTEGRIDADE + AUTENTICIDADE
Os sistemas de BIOMETRIA podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos.
ERRADO
Avante!
-
Bazinga!!
A assinatura digital consiste na criação de um código, através da utilização de uma chave privada, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada. Portanto NÃO é a assinatura de um individuo Digitalizada.
-
Melhor comentário --> thais brunner
-
Os certificados são o equivalente digital de cartões de identidade. Eles são usados para criptografar e descriptografar as informações transferidas entre os sites. Mas você pode utiliza-lo para validar a identidade de uma pessoa, um exemplo disso é o token digital usado na oab, caixa e correios. Assim, não tem nada a ver com a rúbrica de uma pessoa.
-
Melhor comentário ---> Fernando Nishimura de Aragao
-
Aprendo muito com os comentários do Fernando Nishimura! Obrigada Fernando!
-
nishimura comments são os melhores
-
A assinatura digital
garante : autenticidade e o não repúdio
não garante: confidencialidade ( pois não cifra o conteúdo da mensagem )
fonte : Professor Léo Matos
-
Menosprezou e garantiu ao mesmo tempo, logo, ERRADA!
-
Melhor comentário RAIMUNDO SANTOS, obrigado a todos pelos comentários são uma excelente fonte de estudos.
-
Elas não se substituem...
-
Simples:
Biometria = corpo humano, do usuário, cuida do acesso. BIO = vida.
Assinatura digital = Mensagem, garantia que veio do emissor, sem alterações no "caminho". Cuida da Autenticidade e integridade.
-
Segurança Física = Ex:Crachás
Segurança Lógica = Ex:Criptografia (Assinatura digital)
Segurança Convergente (Lógica + Física) = Ex: Biometria
São distintas, logo não se substituem.
-
Assinatura gráfica? haha.
Gabarito: Errado
-
ASSINATURA GRÁFICA É DIFERENTE DE ASSINATURA DIGITAL.
Assinatura gráfica é aquela que você escreve no papel. Assinatura digital é uma espécie de código que vai anexado ao email que comprova a autoria de um determinado conjunto de dados.
A título de complementação, tem também o CERTIFICADO DIGITAL. Que visa identificar o seu titular através de uma chave de criptografia por uma autoridade certificadora. Ele garante a confidencialidade, a integridade, autenticidade e o não repúdio. (A assinatura digital, por sua vez, só garante a autenticidade do documento e o não repúdio).
-
Comentário do Fernando NishimuradeAragao
ERRADO
Assinatura digital não é a assinatura gráfica ou rubrica de uma pessoa.
Para segurança da informação: controles físicos, lógicos, assinatura digital, certificado digital, criptografia.
-
A Assinatura Digital, como o próprio nome diz, serve para assinar qualquer documento eletrônico. Tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura de próprio punho. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Assim, dá garantias de integridade e autenticidade.
Com ela a sua empresa ou o seu departamento elimina o processo manual de coleta de assinaturas, a remessa física de documentos, o reconhecimento de firmas e a gestão de documentos físicos, reduzindo custos, simplificando os processos e agilizando substancialmente a formalização dos documentos.
https://www.documentoeletronico.com.br/assinatura-digital.asp
-
menosprezando a biometria? Não pode não UAIIIIIIIIIIIIIIIII !
Errado.
kkkkkk
-
A assinatura digital substitue a assinatura fisica, não a biometria.
-
Professor Nishimura arrebentando como sempre!
-
quando vi o "garante"marquei Errado e acertei.
-
Esse Nakajima é mesmo o cara!
-
A Assinatura Digital não garante que o documento possa conter uma imagem com a assinatura gráfica ou rubrica do remetente. Essa questão não faz sentido algum!
-
Errado
Assinatura digital não é a assinatura gráfica ou rubrica de uma pessoa.
Para segurança da informação: controles físicos, lógicos, assinatura digital, certificado digital, criptografia.
-
-Biometria é uma solução que visa a confidencialidade
-Assinatura Digital busca garantir integridade e autenticidade.
-
Na Informática NÃO se tem a garantia de nada!!!
-
nessa questão a negação do "E" é o "ou" no rlm, pois é, nega tudo...
Assinaturas digitais são recursos que não substituem a biometria ou garantem que o documento não possa conter uma imagem com assinatura gráfica e rubrica do remetente.
Pois é, uma mistura de rlm com informática! algum equívoco me corrigem!
-
Assinatura digitalizada é diferente de assinatura digital!!!
-
Assinatura digital = garante a Autenticação
Biometria = garante a Identificação
-
ERROS:
-> Substituem
-> Assinatura Gráfica
-
Não substitui a biometria.
-
uma assinatura por meio de rubrica (algo que eu sei) é completamente diferente de biometria (algo que eu sou): digitais, íris, detecção facial, etc
-
Nada é garantido no ambiente de internet.
-
Assinatura digital não é a assinatura gráfica ou rubrica de uma pessoa.
Para segurança da informação: controles físicos, lógicos, assinatura digital, certificado digital, criptografia.
-
Assinatura digital não tem relação com assinatura gráfica,
-
"Assinatura digital não tem relação com assinatura gráfica."