SóProvas


ID
1060807
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos

Em 1791, foi editada a Constituição Francesa. O papel do Estado nessa época era, sobretudo, proteger o(a) _________. Contudo, aos poucos, foi-se evi- denciando a necessidade de o Estado intervir para garantir a igualdade material entre os indivíduos. Em meados do século XIX, iniciaram-se os(as)___________. Após os efeitos desastrosos da Primeira Guerra Mundial, o Estado passou a intervir na ordem econômica e social. As Constituições de vários países foram reeditadas para passar a contemplar, dentre outros, os direitos dos_____________. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Temos que lembrar da evolução da Dimensões dos Direito Humanos:

    1o. Liberdade

    2o. Igualdade

    3o. Fraternidade


    Gabarito "C"

  • Essa questão é resolvida entendendo o contexto histórico das 3 gerações Fala-se em direitos humanos oufundamentais de primeira geração, de segunda geração e de terceira geração. (1ª OBRIGAÇAO DO ESTADO DE NÃO FAZER, 2ª FAZER, 3ª TRANSINDIVIDUAIS) – (1ª Liberdade,2ª igualdade e  3ª fraternidade).

    Emsuma, os direitos fundamentais de primeira geração implicam, via de regra, umaabstenção do Estado, conferindo aos indivíduos um direito de oposição contra asatuações dele. Temos aí, principalmente, os direitos à vida, à liberdade, à propriedade e àigualdade.

    A 2a  geração oudimensão são as chamadas “liberdadessociais”, como o direito de greve e a liberdade de sindicalização, entre outrosdireitos dos trabalhadores (direito de férias, de descanso semanalremunerado etc.). Como se vê, ainda que a dimensãopositiva ou prestacional seja a nota característica dos direitos dessa geração,nem todos eles a possuem, o que evidencia, uma vez mais, se tratar decategorização eminentemente didática.

    As ideias de Karl Marx eFriedrich Engels, no Manifesto Comunista, publicado em 1848, apresentavamsugestões econômicas e políticas para uma nova configuração da sociedade: emresumo breve, eliminar as classessociais e tratar a todos com igualdade.

    Três marcos fundamentais para o estabelecimento dos direitos humanos desegunda geração foram a RevoluçãoMexicana de 1917, a Revolução Russa de 1918 e a Constituição da República deWeimar, em 1919.

    DIREITOS HUMANOSDE TERCEIRA GERAÇÃO (FRATERNIDADE), constituem-sebasicamente de direitos difusos e coletivos. Em regra, revelampreocupações com temas como meioambiente, defesa d, o consumidor, proteção da infância e da juventude e outrasquestões surgidas a partir do desenvolvimento industrial e tecnológico, comoautodeterminação informativa e direitos relacionados à informática de modogeral”.

    São chamados de direitos de fraternidade ou de solidariedade. Osprincipais são o direito à paz, ao desenvolvimento, ao patrimônio, àautodeterminação dos povos, à comunicação e ao meio ambiente.


  • - Comentário do prof. Ricardo Torques (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    Para resolver a presente questão devemos ter em mente a evolução história das três clássicas dimensões de direitos.

    Após a Revolução Francesa foi editada a Constituição de 1791 que firmou direitos civis e políticos, mais especificamente, garantiu os direitos de liberdade, impondo limites ao Estado Absolutista anteriormente imperante.

    Entretanto, a tão só garantia de direitos negativos não foi suficiente para suplantar as mazelas sociais presentes na sociedade à época. Em razão disso, novo momento inicia-se para agregar, para além da proteção dos direitos civis e políticos, outra dimensão de direitos. Passa-se a defender direitos que propiciem condições de igualdade material, efetivados por intermédio de uma atuação estatal ostensiva. Esta corrente do pensamento é explorada substancialmente pela corrente filosófico-política comunista, que se portou de forma veementemente contrária às explorações à classe trabalhadora decorrente da Revolução Industrial.

    Deste modo, os Estados passaram a legislar sobre direitos de segunda dimensão e, notadamente sobre direito do trabalho, que constou pioneiramente da Constituição do México de 1917 e da Constituição de Weimar de 1919.

    Logo a alternativa C é a correta e gabarito da questão.

  • questão difícil.

  • A Constituição Francesa de 1791 é um documento criado sob a influência da Revolução Francesa - assim, é correto considerar que a sua principal preocupação era assegurar a liberdade dos cidadãos (o lema da Revolução, a propósito, era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"). Porém, poucos anos depois, surgem as primeiras ideias socialistas, primeiro como um socialismo utópico e, posteriormente, como socialismo científico. Essas ideias, críticas do modo de produção capitalista, podem ser encontradas no livro publicado em 1848 por Karl Marx e Friedrich Engels (meados do sec. XIX, portanto). O reconhecimento do direito ao trabalho e a necessidade de proteção de direitos sociais vai sendo consolidada ao longo das próximas décadas e, após a Primeira Guerra Mundial, surgem as primeiras constituições (Mexicana, de 1917 e de Weimar, de 1919), que passam a contemplar direitos dos trabalhadores.
    Considerando as opções das alternativas, a única que preenche as lacunas de maneira adequada é a letra C - liberdade, movimentos comunistas e trabalhadores.

    Resposta correta: letra C.
  • Pra quem teve dificuldades nessa questão, segue o link da aula do Prof. Daniel Sena:  

      

    https://www.youtube.com/watch?v=P8adtBbPhc8

      

    Fala sobre isso a partir dos 5 minutos, didática muito boa, vale a pena.

  • Questão dificil para quem ainda acha que comunista come criancinha. Está ai desenhada a contribuição comunista pro mundo.

  • Assertiva C

    liberdade … movimentos comunistas … trabalhadores

    Liberdade,

    Igualdade

    Fraternidade

  • A Revolução Francesa teve como norte o pensamento iluminista. Consagrou inúmeros direitos da pessoa, em documentos como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e nas Constituições de 1791 e de 1793, que reconheceram expressamente a liberdade e a igualdade inerentes ao ser humano, bem como a necessidade de limitar os poderes estatais, de modo a que estes não interferissem na esfera de liberdade dos indivíduos. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi proclamada na França, em 26 de agosto de 1789, no ambiente da Revolução Francesa, logo após a tomada da bastilha. Referida declaração deixou para humanidade a afirmação das liberdades fundamentais e possui como uma de suas características marcantes o aspecto universalista ou generalista, pois foi pensada e endereçada para o ser humano de todos os tempos e de todas as nações (não somente para os franceses). Os ideais da Revolução Francesa representam características básicas dos direitos de primeira (liberdade), segunda (igualdade) e terceira (fraternidade) dimensões dos direitos humanos.