SóProvas


ID
1060861
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

São objetos de estudo da criminologia o crime,____________, a vítima e________ .

Assinale a alternativa que completa o texto, correta e res- pectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Reforça ainda este ponto de vista, a observação e análise conjunturais e particularizadas que a Criminologia procede sobre a denominada tríade criminológica: criminoso-crime-vítima.

    http://www.idecrim.com.br/index.php/artigos/128-estudo-da-criminologia-aula-02

    ou 

    é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa de estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime - contemplado este problema individual e como problema social -, assim como sobre programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem do delinquente"

    esse conceito é de ANTONIO GARCÍA-PABLOS DE MOLINA, que mais se aproxima com a resposta.

    aceitei essa mais por eliminação, mas um trocadilho entre controle social com controle humano pode complicar ai.

  • A palavra “criminologia” foi pela primeira vez usada em 1883 por Paul Topinard e aplicada internacionalmente por Raffaele Garófalo, em seu livro Criminologia, no ano de 1885.

      Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas.

      A criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “dever-ser”, portanto normativa e valorativa


  • De acordo com o criminologista Antonio Garcia Pablos de Molina,o estudo da criminologia se ocupa do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social.
    Resposta: D


  • GABARITO D

     

  • Conceito de criminologia. Características

    Etimologicamente, criminologia vem do latim crimino (crime) e do grego logos (estudo, tratado), significando o “estudo do crime”.

    Para Afrânio Peixoto (1953, p. 11), a criminologia “é a ciência que estuda os crimes e os criminosos, isto é, a criminalidade”.

    Entretanto, a criminologia não estuda apenas o crime, mas também as circunstâncias sociais, a vítima, o criminoso, o prognóstico delitivo etc.

    A palavra “criminologia” foi pela primeira vez usada em 1883 por Paul Topinard e aplicada internacionalmente por Raffaele Garófalo, em seu livro Criminologia, no ano de 1885.

    Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas.

    A criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “deverser”, portanto normativa e valorativa. (Grifamos)

    A interdisciplinaridade da criminologia decorre de sua própria consolidação histórica como ciência dotada de autonomia, à vista da influência profunda de diversas outras ciências, tais como a sociologia, a psicologia, o direito, a medicina
    legal etc.

    Fonte: Penteado Filho, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

  • A criminologia utiliza o método empírico e  interdisciplinar.

    Para o mestre Antônio García-Pablos de Molina, criminologia é a “ ciência empírica interdisciplinar que se ocupa do estudo do delito, do delinquente , da vítima e do controle social”.

     

    Empírico: Definição é baseado na análise e observação.

    Interdisciplinar: Pluralidade de ciências.

    O estudo criminológico como ciência é pautado na metodologia que analisa de maneira indutiva – experimental o comportamento delinquente, buscando a comprovação científica de suas causas. Considerando seu caráter interativo e interdisciplinar, socorre-se de outras ciências e disciplinas, tais como a sociologia, a psiquiatria, a política criminal dentre outras.

    A ciência criminologia constitui um campo fértil de pesquisas para psiquiatras, psicólogos, sociólogos, antropólogos, e juristas.

  • Gabarito Letra D

    Entende-se que os objetos de estudo da criminologia moderna está rateado em quatro pilares sendo eles crime (delito), criminoso (delinquente), vítima e controle social

    http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,objetos-de-estudo-da-criminologia-moderna,53372.html

  • covidd

    controle social

    vitima

    deliquente

    delito