SóProvas


ID
1061776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O agronegócio brasileiro contribuiu novamente para elevar o produto interno bruto (PIB). Esse setor cresceu 3,9% no segundo trimestre de 2013, em comparação com o primeiro trimestre desse mesmo ano, e 13% em relação ao mesmo período de 2012. Os produtores aumentaram a produtividade de soja em 23,7% e de milho em 12,2%; as áreas plantadas desses produtos aumentaram 10,8% e 3,9%, respectivamente. No entanto, apesar dos resultados positivos da produção, os obstáculos que os produtores enfrentam com relação à infraestrutura e à logística impedem uma expansão maior.
Economia. In: Correio Braziliense. 31/8/2013, p. 8

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

No Centro-oeste, não houve evolução do agronegócio em comparação ao restante do país, devido à presença de técnicas agrícolas ultrapassadas e às dificuldades de ampliação da área cultivada. Desse modo, essa região foi suplantada pelas regiões norte e nordeste no que se refere à produtividade agrícola.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!


    Essa é a região que mais cresce neste sentido!

  • MEu Mato Grosso é mais...

    Rs....

  • meus deus aqui no nordeste quase ñ chove...

  • O Centro-oeste é, desde 2011, a região com maior produção agrícola do país. Em 2013 ela fechou com 41,7% de toda a produção agrícola nacional.

  • essa questão favorece quem mora no centro-oeste.

  • O Centro-Oeste foi a região onde mais houve evolução do agronegócio no país, pois tratava-se de uma área rural que não tinha acesso a quase nenhuma técnica de agropecuária e passou a ser uma região onde as principais inovações do setor são utilizadas. Os geógrafos afirmam que é um lugar que passou diretamente do meio rural para o meio técnico científico informacional, sem passar por estágios intermediários do processo evolutivo. O solo ácido da região não era propício para o desenvolvimento da agricultura, mas a correção desse problema e os investimentos em tecnologia permitiram que o Centro-Oeste se tornasse o principal produtor de grãos do país. O Norte e o Nordeste são regiões menos desenvolvidas do que o Centro-Oeste em termos de agropecuária, embora já possuam algumas áreas inseridas no mercado de exportação, que se baseia na aplicação de tecnologias modernas e alta produtividade. A questão, portanto, está errada. 
  • Acredito que o erro da questão está no fato de nada ser dito do centro-oeste no texto, de forma que, ainda que a afirmação seja condizente ou não com a realidade, ela não está baseada no texto!