SóProvas


ID
1062037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

No que se refere à Lei Orgânica e ao regimento interno do TCU, julgue o próximo item.

Os responsáveis pela aplicação de quaisquer recursos repassados pela União a municípios, estados e Distrito Federal, mediante acordo, à exceção de convênio, estarão no âmbito da jurisdição do tribunal.

Alternativas
Comentários
  • Errado, CF/88, Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    VI - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município;

  • O erro da questão está na frase "à exceção de convênio", pois assim como o colega abaixo colocou, a fiscalização também se dá mediante convênio (CF/88, art 71, VI)

  • Errada, conforme a LO/TCU em seu artigo 5° VII, diz que a Jurisdição do Tribunal abrange: - os responsáveis pela aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante CONVÊNIO, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município. 

  • Regimento Interno do TCU

    NATUREZA E COMPETÊNCIA

    Art. 1º Ao Tribunal de Contas da União, órgão de controle externo, compete, nos termos da Constituição Federal e na forma da legislação vigente, em especial da Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992:

    XIX – fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a estado, ao Distrito Federal, a município, e a qualquer outra pessoa, física ou jurídica, pública ou privada;

    Resposta: Errada

    OBS: a fiscalização também ocorre mediante convênio.

  • Não há exceção para convênios, todos os recursos federais repassadas à ente federativo é de jurisdição do TCU 

  • Lei Orgânica 8443

    Art. 5° A jurisdição do Tribunal abrange:
    ... VII - os responsáveis pela aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município;
  • Não confundir a transferência voluntária de recursos federais para Estados e Municipios com transferências obrigatorias, consignadas nos artigos 157 a 162 da CF (Fundos de Participação dos Estados e Municipios), pois tais recursos não podem ser equiparados a transferências oriundas de convênios, ajuste ou acordos. Portanto a aplicação de recursos originarios destes fundos não é fiscalizada pelo TCU, mas sim pelos TC´s correspondentes.

  • Artigos de leitura obrigatória para concurseiros em geral - 70 a 75, da CF/88 - e muito mais pra quem estuda para as áreas de controle.

    No art. 71, VI, está a resposta da nossa assertiva (grifo meu):

    VI - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município;
    Houve repasse da União, há fiscalização do TCU, salvo as transferências constitucionais, que não são verbas da União, mas frutos da repartição de tributos prevista pela própria Constituição.
    Gabarito: ERRADO.
  • Art. 3º Compete ao Tribunal (Estados):

    XIII - fiscalizar a aplicação de recurso repassado ou recebido pelo Estado ou por Município, por força de convênio, acordo, ajuste ou instrumento congênere;

  • Comentário:

    O item está errado, devido à exceção apresentada. Nos termos do art. 5º, VII da LO/TCU, a jurisdição do Tribunal abrange “os responsáveis pela aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município”.

    Gabarito: Errado