SóProvas


ID
1062046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos modelos keynesiano e IS/LM, julgue o item a seguir.

O aumento dos salários nominais (efeito Keynes) desloca paralelamente a curva LM para a esquerda, o que reduz o produto e o lucro das firmas e aumenta a taxa de juros de equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • O aumento dos salários nominais fazem o custo aumentar. Esse custo é repassado no preço geral da economia. Isso faz a oferta real de moeda diminir. Quando a oferta de moeda diminui a curva LM se desloca pra esquerda, o produto da economia e o lucro diminuem e os juros aumentam.


     

  • CERTO

    O efeito Keynes diz respeito à influência que os preços e os salários nominais possuem sobre a oferta real de moeda (M/P). Quando os salários nominais aumentam, temos um aumento de custo que é repassado para os preços em geral da economia (aumento de P). Com isso, a oferta real de moeda (M/P) diminui.

    Na análise IS-LM, esta redução da oferta real de moeda desloca a LM para a esquerda, fazendo a taxa de juros aumentar, e o produto da economia diminuir.


    Foco, Força e caFÉ!

  • Correto!

    O efeito Keynes é exatamente a contração da oferta real de moeda causada por uma elevação dos salários nominais (e, portanto, dos preços de forma geral).

    Na prática, é como se houvesse uma política monetária contracionista.

    Ou seja, tem-se um deslocamento da LM para a esquerda, o que reduz o produto e eleva os juros.

    Resposta: C

  • Aumento de custos em geral: desloca LM para a esquerda por diminuir o volume real de moeda da Economia. Isso faz Y diminuir e i aumentar.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Prof. Heber Carvalho

    Essa era uma das 02 questões mais difíceis da prova. Tradicionalmente, estudamos os deslocamentos da LM como sendo decorrentes de alterações exógenas na oferta de moeda e na demanda por moeda (mudança na preferência pela liquidez).

    No entanto, em tópicos mais avançados, vemos também que a curva LM pode ser deslocada por alterações nos preços, nos salários nominais, e nos preços esperados (inflação esperada). São tópicos mais avançados, dificilmente cobrados em provas (mesmo em concursos para economistas).

    Em suma, o efeito Keynes diz respeito à influência que os preços e os salários nominais possuem sobre a oferta real de moeda (M/P). Quando os salários nominais aumentam, temos um aumento de custo que é repassado para os preços em geral da economia (aumento de P). Com isso, a oferta real de moeda (M/P) diminui.

    Na análise IS-LM, esta redução da oferta real de moeda desloca a LM para a esquerda, fazendo a taxa de juros aumentar, e o produto da economia diminuir.

  • Questão aparentemente simples.

    Se os salários aumentam, os preços crescem (pois salários são custos, repassados ao valor final dos bens).

    Aumentos de preços deslocam a curva LM para esquerda e para cima, pois o produto se reduz, senão vejamos:

    M . V = P . Y

    M / P = (1 / V ) . Y

    supondo-se V = constante, k = (1/V)

    M / P = k.Y

    se P aumenta, (M/P) e (k.Y) diminuem. Isso desloca LM para esquerda, pois menos Y é nessa direção.

    GABARITO: certo.

    Bons estudos!