-
Aumento de tributação: política fiscal restritiva.
Na política fiscal restritiva com câmbio fixo, há redução da taxa interna de juros. Para compensar a fuga de dolares, coloca-se dolares a venda, o que reduz as reservas internacionais.
CERTA
-
CERTO
Em uma pequena economia aberta, com câmbio fixo, o aumento da tributação (política fiscal restritiva) deslocará a IS para baixo e para a esquerda.
Neste momento, a taxa interna de juros ficará menor que a taxa externa, provocando, assim, uma fuga de dólares do país. Como o câmbio é fixo, o BACEN não poderá deixar essa redução da oferta de dólares pressionar para cima o valor da moeda estrangeira. Nesta situação, o BACEN terá que vender dólares no mercado para se contrapor à fuga de dólares provocada pela redução da taxa interna de juros. Ao vender dólares, o BACEN perde reservas internacionais. Por isso, a questão é certa.
–> Política fiscal expansiva no câmbio fixo: aumento de renda e das reservas internacionais.
Como a questão fala em política fiscal restritiva, basta inverter o raciocínio:
–> Política fiscal restritiva no câmbio fixo: redução de renda e das reservas internacionais.
-
Perfeito!
Quando falamos em “pequenas economias abertas”, estamos falando de livre mobilidade de capitais.
Note que na questão de 2013 do Banco Central, nós vimos que o aumento dos gastos (política fiscal expansionista) num contexto de câmbio fixo resultou em elevação das reservas internacionais.
Pois aqui ocorre justamente o contrário: como a contração fiscal leva a economia a um patamar com menor taxa de juros, há uma fuga de capitais, o que deprecia a moeda local.
Para manter o câmbio fixo, o Banco Central precisa “compensar” esta fuga, vendendo moeda estrangeira no mercado, o que significa que o Bacen diminuirá as reservas internacionais.
Resposta: C
-
Vamos por partes (corrijam-me se estiver errada):
-
Uma questão que ajuda a responder
Codevasf 2021 Q1681410
Se o câmbio for fixo, uma política monetária contracionista provocará redução das reservas internacionais em poder da autoridade monetária.
Errado
Existe três políticas: Política Fiscal, monetária e cambial
Política fiscal:
-Gastos
-despesas e transferências
-tributação
(estimular – expansionista)
(desestimular – contracionista ou restritivas)