Os itens III e IV só estão certos tendo em vista o curto prazo e em perfeita mobilidade de capitais.
Vc deve ter conhecimento sobre os efeitos do salário sobre a curva LM:
Aumento do salário: desloca a LM para a esquerda.
Diminuição do salário: desloca a LM para a direita.
Outro conhecimento que vc deve ter: no câmbio fixo, só políticas fiscais são efetivas; no flutuante, só monetárias. Diante disso:
I - Esse item tem um pega pq de fato há um aumento dos juros de equilíbrio, mas só num primeiro momento, pois numa perfeita modalidade de capitais (coisa que a questão não disse), para que a curva BP se mantenha no mesmo nível, a curva IS deve acompanhar o deslocamento da LM, deixando os juros vão permanecer no mesmo patamar inicial.
II - Errado. Há sim uma mudança no equilíbrio.
III - De fato, se a curva LM for deslocada para a esquerda em função em função do aumento dos salários nominais, a renda vai diminuir, mas só num primeiro momento, pois como a política é não efetiva, a curva voltará ao patamar inicial.
IV - Mesmo raciocínio do item III. Se o salário nominal aumenta, a LM vai para a esquerda e o juros sobem. Se o juros sobem, vão entrar dólares no país, tornando essa moeda mais abundante, fazendo com que seu preço caia e que as importações aumentem. Isso faz com que a exportação líquida diminua, mas só no curto prazo, porque a LM vai voltar ao patamar original, já que estamos falando de câmbio fixo, regime em que a política monetária não é efetiva. Isso só seria verdade no regime de câmbio flutuante.
O CESPE comeu mosca nessa prova da SEFAZ-MG em economia. Muita questão mal formulada e que prejudicou quem estudou. Pula isso e siga tua vida.
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre o modelo IS-LM-BP.
Para responder esta questão, partir do pressuposto que estamos sob perfeita mobilidade de capitais. Este é o caso quando a questão não diz nada sobre o grau de mobilidade.
Além disso, precisamos lembrar que sob câmbio fixo, apenas as políticas fiscais são capazes de alterar o produto. Diferentemente, sob câmbio flutuante, apenas as políticas monetárias afetam o produto.
Por fim, precisamos também saber o impacto dos salários nominais. A expansão dos salários nominais tem o mesmo efeito de uma política monetária restritiva. O aumento do salário nominal faz com que haja aumento da inflação, isto é, aumento nos preços da economia. Dessa forma, com maiores preços, há redução da oferta de moeda na economia. O resultado é uma LM deslocada para a esquerda e cima, aumentando os juros e reduzindo o produto. Ou seja, tem o mesmo efeito de uma política monetária restritiva.
Vamos aos itens!
I - Incorreto. Uma expansão dos salários nominais é uma política monetária contracionista. Políticas monetárias contracionistas aumentam a taxa de juros de equilíbrio. Este efeito é temporário, pois, como o câmbio é flutuante, haverá entrada de moeda estrangeira no país, o que apreciará o câmbio, levando a um aumento das importações do país. Este aumento das importações, deslocará a IS para a esquerda, diminuindo a taxa de juros, até o equilíbrio inicial.
Ou seja, neste item, o CESPE considerou incorreto o efeito temporário da política monetária restritiva sobre a taxa de juros.
II - Incorreto. Como a expansão dos salários nominais são políticas monetárias contracionistas e como, sob câmbio flutuante, apenas a política monetária é eficaz para impactar o produto, teremos que as expansões de salários nominais, sob câmbio flutuante, são, sim, capazes de alterar o produto.
III - Correto. O aumento dos salários nominais é uma política monetária restritiva, que não tem impacto sob câmbio fixo. No entanto, de fato, esta política monetária restritiva reduzirá o produto, em princípio, mas terá o seu efeito compensado, voltando ao nível inicial, já que a política monetária é ineficaz.
Diferentemente do que fez no item I, aqui, o CESPE considerou correto o efeito temporário da política monetária restritiva sobre o produto.
IV - Correto. Havendo política monetária restritiva, haverá aumento dos juros, o que ocasionará ingresso de dólares no país, gerando apreciação cambial, aumento das importações e queda das exportações líquidas. No entanto, como o câmbio é fixo, o Bacen irá comprar este excesso de dólares e injetará real na economia. Ou seja, o Bacen enxugará os dólares e fará uma expansão monetária, fazendo com que o efeito da política monetária restritiva seja anulado.
Segundo a banca, estão corretos apenas os itens III e IV.
No entanto, tanto o item I quanto o item III refletem eventos temporários na economia. E o CESPE considerou um incorreto e o outro correto, mudando o critério para avaliação.
Por isso, considero que tal questão deveria ter sido anulada.
Gabarito da Banca: Letra E.
Gabarito do Professor: ANULADA.