SóProvas


ID
1062058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação à teoria macroeconômica para pequenas economias abertas, julgue o item que se segue.

Em um regime com câmbio fixo, a expansão dos gastos do governo leva ao aumento da renda e das exportações líquidas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Em um regime com câmbio fixo, a expansão dos gastos do governo leva ao aumento da renda e das reservas internacionais.

    Nos ajustamentos do modelo IS-LM, quando temos câmbio fixo, não ocorrem quaisquer alterações nas exportações líquidas. E o motivo é claro: o câmbio não muda.

    O que faz as exportações líquidas variarem são as alterações no câmbio. Como, no câmbio fixo, a taxa cambial não muda, então, por consequência, não haverá alteração das exportações líquidas. Em regime cambial fixo, o que muda é o nível de reservas internacionais.


  • Q424632 - BACEN 2013 - Em um regime com câmbio fixo, a expansão dos gastos do governo implica o aumento da renda e das reservas internacionais de equilíbrio a retração das exportações líquidas. (CERTO)

    ---------------------------

    Fernando Cornélius, acredito que o erro esteja pelo fato de considerar um aumento nas "exportações líquidas", quando na verdade há uma retração conforme a questão do BACEN acima.

    Em um regime com câmbio fixo, a expansão dos gastos do governo leva ao aumento da renda e das reservas internacionais. O aumento da renda faz as importaçõess aumentarem (M), reduzindo o saldo das exportações liquidas (X-M).

    -------------------------------------

    Desde já agradeço seus comentários nas questões de Economia. São de extrema utilidade.




  • Acho que quando a pessoa copia o comentário de alguém deveria dar crédito a esse alguém. 
    O comentário do Fernando fac é do prof Heber Carvalho. 

    No entanto, o comentário do professor Heber  é contraditório ao comentário dele mesmo na questão que o Diego citou. Nesta o professor diz que há retração das exportações líquidas. Naquela, ele diz que não há alteração. Creio que o próprio professor não se atentou que uma fala em retração e a outra fala em aumento. 

     

     

  • Não mesmo!

    Numa expansão dos gastos do governo sob câmbio fixo, teremos aumento da renda, o que aumentará as importações e, portanto, acarretará numa retração das exportações líquidas.

    Resposta: E

  • Seguinte, eu acertei porque pensei, imagina só os funcionários publicos ganhando mais, o que eles fazem? vao consumir mais e viajar pra outros paises... ou seja, vai aumentar a inflação e o poder de compra das pessoas, a economia vai fluir e é isso XD

    tem que ter mais empregos publicos pra gente gera riqueza e sermos concursados estaveis pela 8112

    embora eu tenha aprendido na faculdade que quem gera riqueza é o setor privado kkk

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof.  Felipeto

    No regime de câmbio fixo e política fiscal expansionista, a curva IS desloca pra direita, a taxa de juros aumenta e o país vai aumentar a oferta monetária (desloca LM pra direita) pra manter a paridade da moeda.

    Com isso, a renda do país aumenta e as importações também, visto que uma renda interna maior leva a compras dos produtos lá de fora. Só pensar... se a gente está cheio da grana, todo mundo viaja pra Disney e comprar aquelas bugigangas do Mickey.

    Logo, a renda aumenta, mas as exportações líquidas diminuem!