SóProvas


ID
1062073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que concerne à teoria da regulação, julgue o item a seguir.

A condição para o problema de moral hazard (risco moral) existe quando a ação do agente não é verificável ou controlável.

Alternativas
Comentários
  • Seleção adversa: é relevante no período que precede a transação (é um problema pré-contratual).

    Risco moral: é relevante no período que se faz sentir depois de concretizada a transação (ou assinado o contrato). É um problema pós-contratual.
    Fonte: Estratégia concursos

  • CERTO

    Realmente, quando temos o moral hazard (risco moral pós contratutal) não é possível haver o monitoramento (pelo menos, o monitoramento total não é possível). Aliás, é até pela impossibilidade de monitoramento, que o problema persiste e é tão recorrente. É por isto, por exemplo, que temos problemas de risco moral nos mercados de seguros, nos mercados financeiros, no mercado de trabalho, etc.

    Assim, no risco moral, o principal, de fato, não consegue monitorar de forma plena o agente; e esse, pela ausência deste monitoramento, pode não ser diretamente recompensado pelo seu esforço.


    Obs.: Entende-se por agente, o indivíduo empregado ou contratado pelo principal para atuar em algo de interesse do principal. E entende-se por principal, ao indivíduo que emprega ou contrata um agente para atuar em seu interesse. Ocorre uma assimetria de informação. O agente tem mais informações.

  • -Um caso especial de risco moral associado à assimetria de informação é a teoria agente-principal, em que o principal é a parte menos informada e o agente é a parte mais informada em uma transação