-
Definição – O EBITDA é a sigla para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Corresponde a uma forma de calcular um lucro, obtido a partir da demonstração do resultado, sem levar em consideração estes itens.
Fórmula – Ebitda = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Despesa Financeira + Depreciação + Amortização
Para algumas atividades em que as estruturas das empresas possam ser muito parecidas, o EBITDA fornece também uma medida comparativa de desempenho com a concorrência.
Fonte: Análise financeira das empresas, página 222, autor: José Pereira da Silva.
-
O EBITDA (earning before interests, taxes, depreciation and amortization) é um indicador de desempenho que não se restringe aos custos operacionais diretamente administráveis pela empresa, podendo ser apurado a partir do lucro operacional líquido antes dos impostos, adicionando-se juros, depreciação e amortização.
Questão já cobrada pelo CEPE ANTAQ 2009- Q50251 - Assertiva Correta!
-
O EBTIDA (Em português, Lajida - Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) é um indicador que mede o desempenho operacional da empresa e informar a geração operacional de caixa da companhia.
Também pode ser utilizado como uma importante ferramenta comparativa de desempenho com a concorrência (de empresas que atuem em atividades semelhantes).
Fórmula:
Ebitda = Lucro Operacional + Despesa Financeira + Depreciação + Amortização
ou
Ebitda = Lucro Bruto - Despesas Operacionais + Depreciação + Amortização
Gabarito: CERTO.
-
Ebitda é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que traduzido para o português significa “Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações” — LAJIDA. (Usaremos indistintamente as duas siglas).
As Exaustões também devem ser consideradas, juntamente com as Depreciações e Amortizações. Quanto aos impostos, são excluídos apenas os impostos sobre o lucro.
A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo ou financiamento. Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo. Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das comprar ainda não ter sido paga.
Se todas as operações fossem a vista, o LAJIDA representaria o valor do caixa produzido pelos ativos, antes das receitas e despesas financeiras (juros) e dos impostos sobre o lucro.
Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (estratégia)
-
Mais uma questão, para completar a do Renato Medeiros:
Analista Técnico de Controle Externo — TCE AM — FCC — 2008
Nos procedimentos para a determinação do Ebitda, são efetuados ajustes no valor do lucro
A) liquido do exercício, adicionando-lhe o resultado liquido não-operacional e o valor das depreciações e amortizações.
B) operacional do exercício deduzido deste as provisões e participações que não se configuram como despesas, exceto as provisões tributarias.
C) depois da provisão do imposto de renda e contribuições, acrescentando-lhe o resultado liquido financeiro, se este for positivo.
D) operacional, adicionando-lhe o valor das depreciações, amortizações e despesas financeiras.
E) antes do imposto de renda e das contribuiçõe, acrescentando-lhe o resultado não-operacional somente se este for negativo.
-
O EBITDA é uma medida essencialmente operacional, desconsidera os efeitos dos resultados financeiros, revelando o potencial da empresa para a geração de caixa operacional, ou seja, é um indicador que se aproxima do fluxo de caixa operacional e possibilita a comparação de empresas a fim de subsidiar as decisões de investimento.
Vale sempre dizer que:
O EBITDA é um indicador relevante e importante, mas o conhecimento e compreensão das suas limitações leva a que nas análises e avaliações de empresas a utilização de outros indicadores tradicionais esteja também presente.
-
Certo
A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo, efeitos financeiros, impostos ou financiamento.
Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo
Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das comprar ainda não ter sido paga. Mostra o potencial de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.
Pode ser chamado também de LAJIDA:
Lucro Antes do Juros, Impostos, Depreciação e Amortização