-
"Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.""
"A sigla corresponde a "Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization", ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização."
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/calculodoebitda.htm
-
"Top Five Reasons Why EBITDA Is A Great Big Lie":
http://www.forbes.com/sites/tedgavin/2011/12/28/top-five-reasons-why-ebitda-is-a-great-big-lie/#7a0cbec0469d
-
EBTIDA = LAJIR ou na maioria dos casos o LAIR.
Lucro antes dos Juros e Imposto de Renda!
Logo, o enunciado está correto ao dizer que a qualidade do crédito da empresa é comprometida em virtude de no EBTIDA ignorar os valores a se deduzirem dos impostos e dos juros, por exemplo.
-
O EBTIDA seria então igual ao resultado operacional bruto da DRE?
-
EBITDA (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization - traduzindo: lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
O EBITDA não é um índice, mas uma valor, uma vez que se trata do lucro antes da dedução de juros, impostos e depreciação. É considerado um indicador global, já que, descontando os valores citados, analisa-se uma empresa fora do contexto particular da inflação que influencia os juros, poítica tributária local e sistemáticas locais de depreciação. A comparação dos resultados obtidos por empresasde um mesmo grupo em países diferentes fica muito mais fácil de ser realizada.
Exemplo de cálculo do EBTIDA:
Receita Bruta....................................200.000
(-) Deduções.....................................(30.000)
Receita Líquida.................................170.000
(-)CVM...............................................(70.000)
Lucro Bruto........................................100.000
(-) Despesas......................................(45.000)
Comerciais e Adm...........20.000
Desp Financeiras............10.000
Depreciação....................15.000
(-) IR.................................................(25.000)
LLE...................................................30.000
EBITDA: LUCRO LÍQUIDO + DESPESAS FINANCEIRAS + DEPRECIAÇÃO + IR
EBITDA = 30.000+10.000+15.000+25.000 = 80.000
No sentido mais amplo, podemos acrescentar também no cálculo do EBITDA perdas de equivalência, perdas com ativos registradas em provisões e outras que não afetaram efetivamente o caixa.
Fonte: Livro Contabilidade Geral e Avançada - Eugênio Montoto (Esquematizado - 4 ª edição)
-
Gabarito: Certo.
Comentário:
Dentre as críticas recebidas pelo EBITDA, estão as principais:
a) O EBITDA é mensurado antes do imposto de renda, enquanto que o caixa disponível para pagar dividendos ou recompra de ações, depois do imposto de renda; poderia ser excluído das despesas desembolsáveis apenas o IR diferido;
b) O EBITDA não considera as outras receitas e despesas (antes chamadas de não operacionais), tais como ganhos ou perdas na alienação de bens do ativo fixo;
c) O EBITDA não mensura a necessidade de reinvestimentos em bens do ativo permanente;
d) O EBITDA ignora as variações do capital de giro, ou seja, não se preocupa com a qualidade de crédito da empresa (prazos de clientes, fornecedores, estocagem, etc).
-
Gabarito: Certo
A sigla corresponde a "Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization", ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.
O indicador pode ser utilizado na análise da origem dos resultados das empresas e, por eliminar os efeitos dos financiamentos e decisões contábeis, pode medir com mais precisão a produtividade e a eficiência do negócio.
Como percentual de vendas, pode ser utilizado para comparar as empresas quanto à eficiência dentro de um determinado segmento de mercado.
Além disso, a variação do indicador de um ano em relação a outro mostra aos investidores se uma empresa conseguiu ser mais eficiente ou aumentar sua produtividade.
Por outro lado, como ressalva, vale lembrar que o EBITDA pode dar uma falsa ideia sobre a efetiva liquidez da empresa. Além disso, o indicador não considera o montante de reinvestimento requerido (pela depreciação), fator especialmente crítico nas empresas que apresentam ativos operacionais de vida curta.
Assim, o EBITDA é um indicador financeiro muito relevante, mas que deve ser utilizado combinado com outros indicadores de desempenho para fornecer uma visão mais apropriada da performance da empresa.
Ainda assim, é certamente o mais acompanhado pelos analistas e acaba ganhando bastante importância também na análise de crédito e nos múltiplos de avaliação de empresas.
Em determinado cenário, uma empresa pode apresentar um EBITDA verdadeiramente "astronômico" e nem sequer ter dinheiro para pagar os salários (basta que tenha vendido a clientes que não pagam, ou que tenha efetuado avultados investimentos). Isto deve-se ao fato deste indicador analisar somente as contas de resultado, não se importando com a movimentação patrimonial.
O caso da famosa Worldcom é um bom exemplo disso. Um investidor que se tenha deixado "guiar" pelo EBITDA, foi enganado pelas "manipulações contábeis" efetuadas nas contas patrimoniais.
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/calculodoebitda.htm
-
Certo
A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo, efeitos financeiros, impostos ou financiamento.
Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo
Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das comprar ainda não ter sido paga. Mostra o potencial de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.
Pode ser chamado também de LAJIDA:
Lucro Antes do Juros, Impostos, Depreciação e Amortização