SóProvas



Questões de EBITDA (earning before interests, taxes, depreciation and amortization)


ID
311062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens de 15 a 19, relativos a conceitos e aplicações da
análise econômico-financeira.

EBITDA constitui medida de desempenho operacional que considera as receitas operacionais líquidas com o acréscimo das depreciações e amortizações. Trata-se, pois, de um lucro calculado antes das despesas financeiras e dos tributos incidentes sobre o resultado. Assim, para efeito de avaliação do desempenho operacional, excluem-se o impacto das imobilizações (pela exclusão das depreciações e amortizações) e os efeitos da estrutura de capital (pela exclusão das despesas financeiras).

Alternativas
Comentários
  • Alternativa verdadeira,

    Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.
  • EBITDA é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization"

    = Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

    Se possuir o domínio da estrutura da DRE, pela simples tradução da sigla é possível acertar diversas (senão todas) questões sobre EBITDA.


  • Essa questão dá um nó na cabeça e uma armadilha ao mesmo tempo,  deve ser lida com bastante calma. Até a primeira frase está tranquila. O nó começa quando diz: " lucro calculado antes das despesas financeiras" , lendo rápido achamos que está errada, haja vista que inclui-se no cálculo da EBITDA as despesas financeiras. Depois o segundo ponto entre parênteses (pela exclusão das depreciações e amortizações), novamente se for lida rapidamente, acharemos que está errada a questão. 

    Lembrando o cálculo da EBITDA

    Lucro operacional + despesas financeiras+ depreciações + amortizações + exaustões ( se aparecer na questão) = EBITDA

    Bom estudo a todos!!


  • Manero o nome Tellêmaco...kkkk Cidade do Paraná, primeira vez que vejo uma pessoa com esse nome! Curti

  • EBITDA (Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização): é um importante índice de lucratividade e permite avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa por meio de suas operações, desconsiderando os impostos e os efeitos financeiros. Trata-se, portanto, de um indicador associado ao conceito de fluxo de caixa operacional das empresas.

    Trata-se, portanto, do montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, antes da subtração do efeito financeiro e de impostos

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Com efeito, no cálculo do EBITDA é excluído o impacto das imobilizações (pela exclusão das depreciações e amortizações) e os efeitos da estrutura de capital (pela exclusão das despesas financeiras), como se pode ver da resolução do exercício anterior.

  •  Assim, para efeito de avaliação do desempenho operacional, excluem-se o impacto das imobilizações (pela exclusão das depreciações e amortizações) e os efeitos da estrutura de capital (pela exclusão das despesas financeiras).

    Essa parte está ERRADA. Pois o EBITDA é um lucro operacional, os resultados de imobilizações não são operacionais (ativo não circulante) e efeitos da estrutura de capital também não (são financiamentos).

    A primeira parte da questão está OK!


ID
431236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base nos conceitos e aplicações da análise econômico-
financeira, julgue os itens a seguir.

No cálculo do chamado EBITDA, freqüentemente divulgado por publicações especializadas, não se consideram as depreciações e as amortizações, as despesas financeiras, os tributos sobre o resultado e o resultado da equivalência patrimonial. Isso significa que se trata de uma avaliação que leva em conta a política de investimentos da empresa e a dependência de capitais alheios.

Alternativas
Comentários
  • A segunda assertiva está errada. Senão vejamos:

    Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos. Difere do EBIT, conhecido como o lucro na atividade, no que se refere à depreciação e amortização, pois o EBIT considera estes efeitos contábeis. A utilização do EBITDA ganha importância, porque analisar apenas o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) muitas vezes tem sido insuficiente para avaliar seu real desempenho em um dado período, já que muitas vezes é influenciado por fatores difíceis de serem mensurados.
    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/calculodoebitda.htm

  • Além disso, o resultado de equivalência não deve ser somada no cálculo do EBITDA.
  • Além dos ótimos comentários abaixo, gostaria de contribuir dizendo que se trata de uma avaliação "que não leva em conta a política de investimentos da empresa e a dependência de capitais alheios", sendo essas as críticas mais comuns à utilização do EBITDA.

     

    Para avaliar esses pontos é que foi criado o EVA (economic value added).

  • EBITDA ou LAJIDA:

    É o Lucro antes dos juros, impostos sobre o lucro, depreciações/exaustões e amortizações.

    Um indicador que revela o potencial da empresa para a geração de caixa operacional.


ID
464014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A incorporação da Swift norte-americana pela JBS, em 2006, foi considerada uma importante estratégia para alcançar mercados internacionais. Contudo, o indicador “Ebitda” era de 14,2% antes da compra e, depois da compra, foi para 4,1%. Enquanto isso, o desempenho das rivais brasileiras foi, no mesmo ano, Bertin com 17%, Marfrig com 12% e BRFoods com 10%.

Analise as afirmativas abaixo sobre a empresa JBS, considerando o desempenho dos concorrentes, quanto ao indicador mencionado.

I - A empresa passou a apresentar vantagem competitiva por obter desempenho acima da média.

II - A empresa passou a apresentar paridade competitiva por obter desempenho na média.

III - A empresa passou a apresentar desvantagem competitiva por obter desempenho abaixo da média.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente vamos achar a média do indicador “Ebitda”: (4,1 + 17 + 12 + 10) / 4 = 10,775.
    Para resolver a questão não precisamos saber o que é o indicador 
    “Ebitda”, mas somente a média.
    Podemos perceber também que através da exclusão já eliminamos as letras "d" e "e", já que um indicador não poderá estar acima da média, na média ou abaixo da média ao mesmo tempo.
    A questão nos fala que o indicador depois da compra da Swift foi para 4,1. Então chegamos a conclusão que o indicador está abaixo da média que é 10,775.

    Resposta letra C.
  • A questão pede para fazer uma análise em relação a empresa citada e seus concorrentes e o indicador Ebitda. Primeiramente, é importante observar que todas as opções são excludentes, pois a empresa não pode estar abaixo, acima ou na média ao mesmo tempo e com isso já descartamos as opções D e E.

    Ebitda (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization), ou seja, lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Lajida). Assim sendo, quanto maior o ebitda melhor será, mas observe que entender o que é o ebitda não tem significância na questão, pois conseguimos a resposta somente usando a média do setor.

    Se observarmos as opções, veremos que todos citam desempenho em relação a média. Vejamos qual a média do setor:

    4,1 + 17 + 12 + 10 = 43,1/4 = 10,775% é a média do Ebitda no setor

    Se compararmos a média do setor (10,775%) com o Ebitda da JBS (4,1%), vemos que está abaixo da média e, portanto, a empresa apresenta desvantagem competitiva.

    RESPOSTA LETRA C

    http://admcomentada.com.br/transpetro2011/53-cesgranrio-transpetro-administrador2011-2/


ID
850120
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em determinada empresa mineradora, o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA) aumentou 18% de um exercício para o seguinte.


O melhor desempenho do LAJIDA pode ter sido causado por diversos fatores, entre eles um(a)

Alternativas
Comentários
  • A ) aumento da alavancagem financeira da empresa.

    Operacional


    B ) aumento da dívida com os fornecedores
      Só se a dívida fosse resultado da alavancagem, mas para afirmar isso a empresa deverá uma participação significativa de custos fixos. Caso contrário, não tem sentido fazer alavancagem.


    C) redução do custo de transporte do produto. 
    A única opção que tem relação direta com a operação da empresa.


    D ) redução de imposto de renda sobre o lucro da empresa e E) redução dos juros pagos pela empresa.
    O próprio nome já diz :  ANTES.


ID
987796
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1062118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das taxas de retorno e dos indicadores de estrutura de capital e solvência, julgue o item a seguir.

O EBITDA (earnings before interest, tax, depreciation and amortization) é um indicador que se aproxima do fluxo de caixa operacional e possibilita a comparação de empresas a fim de subsidiar as decisões de investimento.

Alternativas
Comentários
  • Definição – O EBITDA é a sigla para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Corresponde a uma forma de calcular um lucro, obtido a partir da demonstração do resultado, sem levar em consideração estes itens.

    Fórmula – Ebitda = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Despesa Financeira + Depreciação + Amortização

    Para algumas atividades em que as estruturas das empresas possam ser muito parecidas, o EBITDA fornece também uma medida comparativa de desempenho com a concorrência.
    Fonte: Análise financeira das empresas, página 222, autor: José Pereira da Silva.
  • O  EBITDA  (earning  before  interests, taxes, depreciation and amortization) é um indicador de desempenho que não se restringe aos custos operacionais diretamente administráveis pela empresa, podendo ser apurado a partir do lucro operacional líquido antes dos impostos, adicionando-se juros, depreciação e amortização.  

    Questão já cobrada pelo CEPE ANTAQ 2009- Q50251 - Assertiva Correta! 

  • O EBTIDA (Em português, Lajida - Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) é um indicador que mede o desempenho operacional da empresa e informar a geração operacional de caixa da companhia.

    Também pode ser utilizado como uma importante ferramenta comparativa de desempenho com a concorrência (de empresas que atuem em atividades semelhantes). 
    Fórmula:
    Ebitda = Lucro Operacional + Despesa Financeira + Depreciação + Amortização
    ou
    Ebitda = Lucro Bruto - Despesas Operacionais + Depreciação + Amortização
    Gabarito: CERTO.





  • Ebitda é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que traduzido para o português significa “Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações” — LAJIDA. (Usaremos indistintamente as duas siglas).


    As Exaustões também devem ser consideradas, juntamente com as Depreciações e Amortizações. Quanto aos impostos, são excluídos apenas os impostos sobre o lucro.


    A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo ou financiamento. Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo. Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das comprar ainda não ter sido paga.


    Se todas as operações fossem a vista, o LAJIDA representaria o valor do caixa produzido pelos ativos, antes das receitas e despesas financeiras (juros) e dos impostos sobre o lucro.


    Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (estratégia)

  • Mais uma questão, para completar a do Renato Medeiros:


    Analista Técnico de Controle Externo — TCE AM — FCC — 2008

    Nos procedimentos para a determinação do Ebitda, são efetuados ajustes no valor do lucro

    A) liquido do exercício, adicionando-lhe o resultado liquido não-operacional e o valor das depreciações e amortizações.

    B) operacional do exercício deduzido deste as provisões e participações que não se configuram como despesas, exceto as provisões tributarias.

    C) depois da provisão do imposto de renda e contribuições, acrescentando-lhe o resultado liquido financeiro, se este for positivo.

    D) operacional, adicionando-lhe o valor das depreciações, amortizações e despesas financeiras.

    E) antes do imposto de renda e das contribuiçõe, acrescentando-lhe o resultado não-operacional somente se este for negativo.


  • O EBITDA é uma medida essencialmente operacional, desconsidera os efeitos dos resultados financeiros, revelando o potencial da empresa para a geração de caixa operacional, ou seja, é um indicador que se aproxima do fluxo de caixa operacional e possibilita a comparação de empresas a fim de subsidiar as decisões de investimento.

    Vale sempre dizer que:

    O EBITDA é um indicador relevante e importante, mas o conhecimento e compreensão das suas limitações leva a que nas análises e avaliações de empresas a utilização de outros indicadores tradicionais esteja também presente.

  • Certo

    A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo, efeitos financeiros, impostos ou financiamento. 

    Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo

    Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das comprar ainda não ter sido paga. Mostra o potencial de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.

    Pode ser chamado também de LAJIDA:

    Lucro Antes do Juros, Impostos, Depreciação e Amortização


ID
1131154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise econômico-financeira de empresas, julgue os itens subsecutivos.

O EBITDA, além de ser um índice de lucratividade, é um indicador de geração monetária efetiva de caixa por meio de atividades operacionais.

Alternativas
Comentários
  • EBITDA - COMO CALCULAR?

    Reinaldo Luiz Lunelli

    Um indicador financeiro bastante utilizado pelas empresas de capital aberto e pelos analistas de mercado é o chamado EBITDA, cujo conceito ainda não é claro para muitas pessoas. A sigla corresponde a “Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

    CONCEITO

    Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos. Difere do EBIT, conhecido como o lucro na atividade, no que se refere à depreciação e amortização, pois o EBIT considera estes efeitos contábeis.

    A utilização do EBITDA ganha importância, porque analisar apenas o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) muitas vezes tem sido insuficiente para avaliar seu real desempenho em um dado período, já que muitas vezes é influenciado por fatores difíceis de serem mensurados.


    Fonte - http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/calculodoebitda.htm


  • Qual o erro da questão?

  • O Ebitada não é um índice de lucratividade.

  • Ebitda (“earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”) ou, em português, Lajida (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização).

    O Ebitda é apurado através da DRE, que por sua vez é obtida considerando o regime de competência. Por isso, o Ebitda não é um indicador de geração monetária efetiva de caixa.

    O erro na verdade está ao afirmar geração efetiva de caixa.


  • o EBITDA não é um índice de LUCRATIVIDADE e sim, índice FINANCEIRO ou de DESEMPENHO.  

  • O erro está em:

    "O EBITDA, além de ser um índice de lucratividade..."???

    ou

    "...é um indicador de geração monetária efetiva de caixa por meio de atividades operacionais." ???

  • EBITDA é um indicador financeiro

    Representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos

  • ebitda é um indicador de lucratividade sim, entretanto, não demonstra geração monetária (dinheiro) efetiva, mas, sim, geração econômica. Ou seja, se vai receber aquilo são outros quinhentos...

  • O Ebitda representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

    .

    https://www.btgpactualdigital.com/blog/financas/ebitda-o-que-e-para-que-serve-e-como-calcular

     

  • Gab. Errado

    O EBITDA é um indicador financeiro, associado ao fluxo de caixa operacional da empresa. E não um indicador de lucratividade, como afirma a questão.

  • - CESPE - TC-DF / 2014

    O EBITDA é um indicador associado ao conceito de fluxo de caixa operacional das empresas. 

    Gabarito: Certo

  • Errado

    Ebitda realmente é um indicador de lucratividade, no entanto, não é um indicador de geração efetiva de caixa por meio de atividades operacionais.

    Segundo o Professor Luciano Rosa:

     

    A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo ou financiamento. Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo.  

    Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das comprar ainda não ter sido paga.

  • EBITIDA é o lucro antes dos juros. Não indica a geração de caixa efetiva, pois ignora variáveis como impostos incidentes sobre o lucro.

    Mede a potencial geração de caixa e não a efetiva.

    Gab. E


ID
1178383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de lucratividade e de retorno de investimentos, julgue os itens a seguir

O EBITDA é um indicador associado ao conceito de fluxo de caixa operacional das empresas

Alternativas
Comentários
  • Item Correto.


    O EBITDA ou LAJIDA, representa o Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

    Não é um indicador que deve ser usado sozinho para interpretar a real situação financeira da entidade.

  • EBITDA é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que significa "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização".  Traduza sempre, que facilita responder! 

  • O EBITDA engloba todos os componentes operacionais e, desta forma, compreende grande parte das receitas auferidas e despesas incorridas, o que destaca a medida em relação a lucro Líquido na visualização do desempenho operacional do negócio.

    Ao falarmos em “potencial de geração de caixa”, desejamos ressaltar que parte da receita registrada pode não representar ingresso imediato de recursos( receitas avistas) da mesma maneira que parte das despesas incorridas pode representar uma pendência de pagamento. Desta forma, não podemos empregar a expressão “geração efetiva de caixa operacional” muito menos “ fluxo monetário”, o que, em hipótese alguma , reduz a importância informativa da referida medida, uma vez que o indicador proporciona uma leitura acerca do potencial desta geração. “O EBITDA equivale ao conceito restrito de fluxo de caixa operacional da empresa, apurando do imposto de renda.”

    LUCRO LÍQUIDO

    (+) DESPESAS ESCRITURAIS

      Depreciação

    = FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL

    Por retratar o “operacional da empresa” , o EBITDA é utilizado como aferidor de desempenho na geração de recursos próprios decorrentes da atividade-fim do negócio, razão pela qual desconsidera em seu cômputo toda e qualquer receita ou despesa não-decorrente da operação principal da empresa.

    FONTE: http://sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/trabalho_ebitda_completo.htm

  • EBITDA = LAJIDA

  • O comando da questão exige o julgamento do item como certo ou errado. 

    O Ebitda (do inglês “earnings before interest, taxes, depreciation and ammortization") ou, em português, Lajida, significa" lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização" e é um indicador financeiro muito utilizado no campo dos investimentos por analistas e investidores (e no mundo dos concursos pelas bancas e pelos concurseiros, rss).

    Importa ressaltar que não podemos confundi-lo com o EBIT (lucro operacional), pois o EBTIDA inclui as despesas que não afetam o caixa). Logo, o EBTIDA está relacionado com a formação de fluxo de caixa operacional.

    O Ebitda é um indicador que não é afetado por variáveis específicas de cada país (taxas de juro, regras de depreciação, diferenças entre as leis tributárias, etc), o que o torna  útil  em projeções sobre os resultados futuros da empresa, e também em comparações com outras empresas.

    O Ebitda é calculado da seguinte forma:

    EBTIDA = Lucro líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização

    Logo, gabarito CERTO.

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Como vimos na questão anterior, podemos dizer que o EBITDA é associado ao conceito de fluxo de caixa operacional, mas não representa a geração efetiva de caixa, o que compete ao mencionado fluxo da DFC.

  • Certo

    A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo, efeitos financeiros, impostos ou financiamento. 

  • O EBTIDA ou LAJIDA – Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Exaustão, é um dos indicadores usados no âmbito da Controladoria, que tem por objetivo, informar a genuína geração de caixa produzido pelos ativos - Q1141271.

    Gab. C


ID
1183801
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando as atuais organizações presentes no globo, torna-se cada vez maior a necessidade de informações para a tomada de decisões, de forma ordenada e pré-definida, com base em técnicas que gerem um modelo confiável no processo de gestão empresarial. Isto posto, a necessidade de se avaliar resultados foi de fundamental importância para a criação de ferramentas ou métricas com capacidade avaliativa, acompanhadas obviamente das devidas interpretações. Nesse caso, foi criada uma métrica de avaliação que é utilizada essencialmente para analisar o desempenho das organizações, pois ele é capaz de medir a produtividade e a eficiência da empresa, um ponto que é essencial para o empresário que pretende investir, que, em linhas gerais, representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros, de impostos, depreciação e amortização.

O texto refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar essa questão? eu nunca tinha visto fala na contabilidade sobre o ''EBITDA''.

    e dependendo do que ser tratar essa palavra, posso ate conhecer o assunto, mais nao com essa palavra.

  • Resposta "c".

    EBTIDA (em inglês): Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization significa o mesmo que LAJIDA (em português): Lucro Antes dos Juros, do Imposto de renda, da Depreciação, e da Amortização.


  • Ebitda é uma abreviação do termo em inglês Earnig Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization — em tradução direta, Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (lajida). Em termos gerais, o ebitda é uma forma de se mensurar a saúde financeira de uma empresa levando em conta em conta apenas o que a empresa consegue gerar de receita, sem levar em conta os efeitos financeiros ou o abatimento de impostos de qualquer natureza. No entanto, esse cálculo podia ser realizado usando métodos diferentes por empresas diferentes, o que dificultava a análise e comparação dos dados pelo mercado. Pensando nisso, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) editou uma instrução para o cálculo da lajida em 2012, uniformizando a realização desse procedimento.


    Como calcular o ebitda?

    O cálculo do ebitda começa com o cálculo do lucro operacional da empresa. Ou seja, é preciso subtrair, da receita líquida  (que é igual a receita bruta menos deduções), custos de cada produto ou serviço vendido, despesas operacionais e despesas financeiras líquidas. A partir daí, é preciso somar ao lucro operacional a depreciação e amortização inclusas no custo de produtos vendidos e nas despesas operacionais.


    Para que esclarecer esse processo, vamos fazer um passo a passo.

    1) Calcule as despesas operacionais, sendo que: Despesas operacionais = Despesas com vendas + despesas gerais + despesas administrativas – (depreciação + amortização)


    2) Sabendo o valor das despesas operacionais, calcule o lucro operacional líquido com a fórmula: receita operacional líquida – (custos dos produtos vendidos + despesas operacionais + despesas financeiras líquidas)


    3) Finalmente, podemos somar o Lucro Operacional Líquido à depreciação e amortização inclusas no custo de produtos vendidos e nas despesas operacionais antes do Imposto de Renda e outras despesas financeiras.


    PORTANTO, A FÓRMULA DO EBITDA É LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO + DEPRECIAÇÃO + AMORTIZAÇÃO

    Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/ebitda-lajida/

  • (...) as 2 frases finais da assertiva "deu" a resposta = EBTIDA

    Bons estudos.


ID
1364260
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No DRE (Demonstrativo dos Resultados do Exercício), a empresa apresentou um lucro final, após o pagamento de todos os impostos e terem sido realizados todos os ajustes de encerramento do período, de R$20.000,00. Considerando as informações abaixo, assinale a alternativa que apresenta a participação percentual desse lucro em relação ao LAJIR (EBITDA).

Juros/ despesas financeiras líquidas: ......R$1.000,00
Imposto de Renda sobre o lucro: ......... R$ 4.000,00

Alternativas
Comentários
  • LAJIR = 25.000 (20.000 + 5.000)

    % = 20.000/25.000 = 0.8 = 80%

  • Lajir (lucro operacional) não seria 15 mil?

  • Leandro Camargo,é Lucro antes do ir e juros,ou seja,25.000.


ID
1454200
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na análise de demonstrações financeiras, cálculos como o do EBIT (LAJI ou LAJIR em português), do EBITDA (LAJIDA em português) e do NOPAT (LOLAI em português) são realizados com o intuito de conhecer, de forma mais aprofundada, a situação econômico-financeira de uma empresa.
Dessa forma, o EBITDA poderá ser

Alternativas
Comentários
  • Para acertar teria que lembrar a estrutura da Demonstração do Resultado e saber que a linha EBITDA é maior que o EBIT que é o mesmo que NOPAT, vem antes de amortização e despesa com juros. 

    Pronto, sobrou impostos sobre vendas que realmente afetam o EBTDA, que mede a capacidade da empresa gerar caixa.  Noix!
  • EBITDA significa Lucro antes dos Juros, impostos, depreciação e amortização. AO meu ver, tudo que venha antes do EBITDA irá impactá-lo.


    Por exemplo, se os impostos de vendas forem de 20%, o EBITDA teria um valor. Se os imposto fossem de 10% o EBITDA teria um valor maior. Se os impostos não existissem, aumentaria ainda mais o valor do EBITDA.


    Ou seja, os impostos sobre vendas impactam no valor do EBITDA.


    Gabarito a)

  • Os impostos do "T" do EBITDA não dizem respeito aos impostos s/ vendas, pois estes entram lá em cima no DRE. Lembrando que eles fazem parte das deduções da Receita Bruta, ou seja, Receita Bruta menos deduções, tem-se Receita Líquida.

    Segue resumo para ajudar a visualização:

     

    Faturamento Bruto

    (-) IPI s/ Faturamento Bruto

    Receita Bruta

    (-) Devoluções e Cancelamento de Vendas

    (-) Abatimentos s/ Vendas

    (-) Descontos Incondicionais Concedidos / Descontos Comerciais

    (-) Impostos e Contribuições s/ Vendas e Serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS)

    (-) Ajuste a Valor Presente (AVP) s/ Clientes

    Receita Líquida

    ...

     


ID
1643554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue o item abaixo, relativo ao EBITDA (earnings before interest, tax, depreciation and amortization).


O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    EBITDA (earnings before (antes) interest, tax, depreciation and amortization)

  • Gabarito ERRADO

    O EBITDA (da sigla em inglês: Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA (da sigla em português: lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização), é um importante índice de lucratividade e permite avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa por meio de suas operações, desconsiderando os impostos e os efeitos financeiros. Trata-se, portanto, de um indicador associado ao conceito de fluxo de caixa operacional das empresas.


    Trata-se, portanto, do montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, antes da subtração do efeito financeiro e de impostos


    bons estudos
  • EBITDA mostra o “POTENCIAL” de geração OPERACIONAL de caixa. NÃO É O FLUXO DE CAIXA EFETIVAMENTE GERADO ou PRODUZIDO, pois não considera as variações do ativo e passivo. Tudo isso antes da subtração do efeito financeiro e de impostos.

  • Tiago, acredito que o EBITIDA é calculado APÓS a subtração dos juros, impostos, depreciação e amortização, justamente por não considerar os efeitos financeiros, e não ANTES como você mencionou.

  • Para se chegar ao Ebitda de uma empresa ou empresas, é preciso utilizar a seguinte conta: lucro bruto (gerado pelos ativos operacionais) menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período e os juros. Dessa forma,é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, alugueis ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período). São também retirados para a apuração do Ebitda os juros dos empréstimos que muitas vezes as empresas contratam para alavancar as suas operações, sendo assim, é importante ter em conta que o Ebitda pode dar uma falsa perspectiva sobre a efectiva liquidez da empresa.

    Essa "purificação" dos números que representam o lucro da empresa vai além da retirada dos acréscimos referentes à rendas acessórias ou amortizações. No entanto, o Ebitda nada diz sobre a qualidade dos lucros. Esse indicador é capaz de retirar, também, distorções referentes à maior ou menor incidência de impostos, decorrentes de incentivos ou majorações fiscais, razão pela qual é muito utilizado para comparar empresas de setores ou portes distintos, ou ainda aquelas que residem em países diferentes, cuja carga tributária possa divergir bastante.

     

    ANTES do efeito dos impostos e rendas acessórias       ou        APÓS a subtração destes.   (O ERRO está em mencionar a exclusão  apenas dos efeitos financeiros e impostos,  incluindo     depreciação e amortização)

     

  • Bom, que é senso comum que o EBITDA é o lucro ANTES do ..... etc.. etc... etc... isso todos sabemos. Mas olhando o português da questão, acredito que o que tenha provocado o erro é a omissão da depreciação. Se tivesse a depreciação no texto seria possível considerá-la como certo mesmo o examinador tendo empregado a palavra "após" no enunciado.

  • "Após a subtração" significa que ele desconsiderou os efetios dos impostos e financeiros. Não está errado essa afirmativa.

     

    o se erro encontra em:

     

    1. Suprimir a depreciação.

    2. Afirmar que é geração de caixa. EBITDA é PONTENCIAL de geração de caixa.

  • EBTIDA = LAJIDA -> LUCRO ANTES DOS JUROS IMPOSTOS DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO

  • O EBITDA é um índice de lucratividade que permite a avaliação da capacidade de geração de caixa por parte das operações de uma entidade, antes do efeito financeiro e dos impostos.

    Do inglês "Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization" (em português: lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização - LAJIDA), a questão está errada por afirmar que o EBITDA ocorre após a subtração do efeito financeiro e de impostos. Não!!! Este indicador desconsidera tal efeito, ou seja, é medido antes da subtração do efeito financeiro e de impostos.

    Gabarito: ERRADO.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    Sabemos que o EBITDA (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation/Depletion and Amortization), é traduzido pela sigla LAJIDA (Lucro antes dos juros, impostos sobre o lucro, depreciações/exaustões e amortizações).

    É usado para avaliação da capacidade da empresa de gerar caixa pelas suas operações, sem considerar, entretanto, efeitos financeiros e impostos. Ou seja, é o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, antes do efeito financeiro e de impostos e não depois desses.

  • O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos

    O EBITDA é um indicador do efeito financeiro, não representa geração de caixa operacional, ou seja, não diz quanto movimentou no caixa, essa característica e da DFC.

  • Errado

    Questão:

    O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos.

    Resolução:

    EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.


ID
1929718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação a retorno sobre investimentos e a estrutura de capitais, julgue o item subsecutivo.

Nas estruturas em que o custo do capital de terceiros for inferior ao retorno produzido pelos ativos, aumentar o endividamento, de um período A para um período B, diminuirá a participação do capital próprio no financiamento da empresa em ritmo mais acelerado que a diminuição no lucro líquido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Vamos analisar:
    “...aumentar o endividamento, de um período A para um período B, diminuirá a participação do capital próprio no financiamento da empresa...”
    Correto. O aumento do endividamento diminui a participação do capital próprio.

    “...em ritmo mais acelerado que a diminuição no lucro líquido.”
    Certo. Se o retorno produzido pelos ativos for superior que o custo do capital de terceiros, o aumento do endividamento deve produzir um aumento do lucro, e não uma diminuição.

    Portanto, está correto afirmar que a participação do capital próprio irá diminuir em ritmo mais acelerado que a diminuição do lucro.

    FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01073528/Corre%C3%A7%C3%A3o-TCE-SC-Final.pdf

    bons estudos

  • “...em ritmo mais acelerado que a diminuição no lucro líquido.”

    Se o aumento do endividamento acarretará aumento do lucro líquido, esse trecho deveria tornar a alternativa incorreta, uma vez que ele está dando a entender que haveria diminuição do lucro líquido (o que não é verdade). Vou aguardar o gabarito oficial.

     

  • Questão confusa, meu ponto de vista foi assim...

     

     A questão não fala em aumentar o investimento, apenas utilizar mais capital de terceiro e menos capital próprio.

    Utilizando mais capital de terceiro a diminuição da participação do capital próprio vai ser notória.

    "Nas estruturas em que o custo do capital de terceiros for inferior ao retorno produzido pelos ativos"

     Se o custo do capital de terceiro é inferior e estou utilizando mais capital de terceiro, lógico que meu lucro vai aumentar e não diminuir.

  • Creio que a questão deva ser analisada em dois cenários:

    Cenário 1 = Capital próprio

    Exemplo:

    Ativo Investimento = 1000

    Passivo Exigivel = 0

    PL = 1000

    Despesa = 0; receita = 0; lucro = 0

     

    Cenário 2 = participação de capital de terceiros

    Ativo Investimento = 1500

    Passivo Exigivel = 500 (juros sobre emprestimo de 10%) (CT)

    PL = 1000 (CP)

    Despesa = 50; receita = 0; prejuízo = 50

    Correto. O aumento do endividamento (CT 500) diminui a participação do capital próprio (CP saiu de 100% para 66,66% do total do Passivo)

    Correto. em ritmo mais acelerado que a diminuição no lucro líquido (sim, pois o CP reduziu 33,33% (500), enquanto o LL reduziu em 50)

  • CORRETO

    Exemplo:

    Período A:

    Ativo 1.500

    PL 1.500 - participação 100%

    Lucro Líquido 150

    Retorno sobre ativos (ROA) = LL/PL = 10%

    Período B:

    Ativo 2.000

    Passivo 500 (capital de terceiros ao custo de 5%)

    PL 1.500 - participação de 75% sobre o financiamento

    LL = 150 - (500 x 0,05) = 125

    ROA = 125/2.000 = 6,25%

    Portanto, o Lucro Líquido reduziu 16% (de 150 para 125), enquanto a participação do capital próprio reduziu 25% (de 100% para 75%).

    Obs: Colega Walcir Gonçalves, seu comentário não leva em consideração o trecho "custo do capital de terceiros for inferior ao retorno produzido pelos ativos".

     

  • Gabarito: Certo. 

    Comentário

    A primeira coisa que você deve mentalizar é: se o custo do capital de terceiros for inferior ao retorno produzido pelos ativos significa que existe um desequilíbrio favorável entre a forma de investir e a forma de distribuir os recursos gerados pelos investimentos (ativo), ou seja, a empresa está positivamente alavancada.

    Revisando alavancagem financeira, resumidamente: 

    A alavancagem financeira (leverage) consiste no aumento relativo dos resultados líquidos por meio de financiamentos de terceiros. A análise da alavancagem financeira tem por escopo avaliar a eficiência na aplicação dos recursos alheios e no aumento da rentabilidade do capital próprio. Uma empresa está positivamente alavancada quando a taxa de retorno dos ativos for superior ao custo da dívida; consequentemente, terá alavancagem negativa quando o custo da dívida superar a taxa de retorno dos ativos. A métrica utilizada para avaliar essa condição é o Grau de Alavancagem Financeira (GAF), que é dado por:

    Grau de Alavancagem Financeira (GAF) reflete as decisões de financiamento da empresa e como elas influenciam no aumento da rentabilidade; é alavancar o lucro líquido por meio do uso “inteligente” da estrutura de capital da empresa. Podemos destrinchar a fórmula do GAF da seguinte maneira: 

    Assim, o GAF também pode ser escrito da seguinte forma:

    Alavancar o lucro líquido por meio do uso “inteligente” da estrutura de capital da empresa significa maximizar dois indicadores: A Alavancagem do Lucro Líquido (ALL) e a Alavancagem da estrutura de capital (AEC):

    Maximizar o primeiro deles (ALL) significa conseguir que o Lucro Líquido se aproxime o máximo possível do NOPAT, o que vai denotar que a empresa está pagando cada vez menos despesas financeiras (o Lucro Líquido sempre é menor ou igual ao NOPAT).

    Maximizar o segundo (AEC) significa captar cada vez mais recursos de terceiros (aumentar o investimento total em relação ao PL).

    Veja que são tarefas quase que antagônicas, pois à medida que você capta mais recursos com terceiros, a tendência é que você pague mais despesas financeiras, o que faz com que o lucro líquido se distancie mais do NOPAT. Ou seja, na prática, a tarefa é aumentar a captação de recursos com terceiros em proporção maior que o aumento da relação entre o lucro líquido e o NOPAT.

    Voltando para o exercício, sabendo que o GAF é maior do que 1 (alavancagem positiva), e observando a decomposição do indicador em ALL e AEC:

  • Para mim está errada, pois se o custo de empréstimo está menor que o retorno sobre o investimento (ROI), então aumentar o endividamento aumentará o lucro líquido.

  • questão ERRADA.

    Se o custo do capital de 3o é MENOR que o retorno do ativo, então vale a pena se alavancar, pois há um spread que gera lucro.

    Então, o LL vai AUMENTAR e não diminuir como a questão diz. Indiscutivelmente.

    O ROI, por outro lado vai diminuir, e vai diminuir em proporção menor que a participação do capital próprio no financiamento.

    As contas apresentadas pelos colegas considera o LL constante, mas se aumenta o ativo (investimento financiado com capital de 3o) é de esperar que o LL aumente.

  • questão ERRADA.

    Se o custo do capital de 3o é MENOR que o retorno do ativo, então vale a pena se alavancar, pois há um spread que gera lucro.

    Então, o LL vai AUMENTAR e não diminuir como a questão diz. Indiscutivelmente.

    O ROI, por outro lado vai diminuir, e vai diminuir em proporção menor que a participação do capital próprio no financiamento.

    As contas apresentadas pelos colegas considera o LL constante, mas se aumenta o ativo (investimento financiado com capital de 3o) é de esperar que o LL aumente.


ID
2073112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Tendo em vista que, na avaliação de uma empresa, além dos dados econômicos e financeiros que integram as demonstrações contábeis, outras informações de mercado e informações não financeiras devem ser levadas em conta, julgue o item seguinte.

O indicador EBTIDA ignora variáveis importantes, tais como a qualidade de crédito da empresa, os impostos incidentes sobre o lucro e as necessidades de reinvestimentos.

Alternativas
Comentários
  • "Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos."" 

    "A sigla corresponde a "Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization", ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização."

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/calculodoebitda.htm

     

  • "Top Five Reasons Why EBITDA Is A Great Big Lie":

    http://www.forbes.com/sites/tedgavin/2011/12/28/top-five-reasons-why-ebitda-is-a-great-big-lie/#7a0cbec0469d

     

     

  • EBTIDA = LAJIR ou na maioria dos casos o LAIR.

    Lucro antes dos Juros e Imposto de Renda!

    Logo, o enunciado está correto ao dizer que a qualidade do crédito da empresa é comprometida em virtude de no EBTIDA ignorar os valores a se deduzirem dos impostos e dos juros, por exemplo.

     

     

     

     

  • O EBTIDA seria então igual ao resultado operacional bruto da DRE?

  • EBITDA (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization - traduzindo: lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

    O EBITDA não é um índice, mas uma valor, uma vez que se trata do lucro antes da dedução de juros, impostos e depreciação. É considerado um indicador global, já que, descontando os valores citados, analisa-se uma empresa fora do contexto particular da inflação que influencia os juros, poítica tributária local e sistemáticas locais de depreciação. A comparação dos resultados obtidos por empresasde um mesmo grupo em países diferentes fica muito mais fácil de ser realizada.

     

    Exemplo de cálculo do EBTIDA:

    Receita Bruta....................................200.000

    (-) Deduções.....................................(30.000)

    Receita Líquida.................................170.000

    (-)CVM...............................................(70.000)

    Lucro Bruto........................................100.000

    (-) Despesas......................................(45.000)

    Comerciais e Adm...........20.000

    Desp Financeiras............10.000

    Depreciação....................15.000

    (-) IR.................................................(25.000)

    LLE...................................................30.000

    EBITDA: LUCRO LÍQUIDO + DESPESAS FINANCEIRAS + DEPRECIAÇÃO + IR

    EBITDA = 30.000+10.000+15.000+25.000 = 80.000

    No sentido mais amplo, podemos acrescentar também no cálculo do EBITDA perdas de equivalência, perdas com ativos registradas em provisões e outras que não afetaram efetivamente o caixa.

    Fonte: Livro Contabilidade Geral e Avançada - Eugênio Montoto (Esquematizado - 4 ª edição)

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Dentre as críticas recebidas pelo EBITDA, estão as principais:

    a)     O EBITDA é mensurado antes do imposto de renda, enquanto que o caixa disponível para pagar dividendos ou recompra de ações, depois do imposto de renda; poderia ser excluído das despesas desembolsáveis apenas o IR diferido;

    b)     O EBITDA não considera as outras receitas e despesas (antes chamadas de não operacionais), tais como ganhos ou perdas na alienação de bens do ativo fixo;

    c)      O EBITDA não mensura a necessidade de reinvestimentos em bens do ativo permanente;

    d)     O EBITDA ignora as variações do capital de giro, ou seja, não se preocupa com a qualidade de crédito da empresa (prazos de clientes, fornecedores, estocagem, etc).

  • Gabarito: Certo

    A sigla corresponde a "Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization", ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

    Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionaissem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

    O indicador pode ser utilizado na análise da origem dos resultados das empresas e, por eliminar os efeitos dos financiamentos e decisões contábeis, pode medir com mais precisão a produtividade e a eficiência do negócio.

    Como percentual de vendas, pode ser utilizado para comparar as empresas quanto à eficiência dentro de um determinado segmento de mercado.

    Além disso, a variação do indicador de um ano em relação a outro mostra aos investidores se uma empresa conseguiu ser mais eficiente ou aumentar sua produtividade.

    Por outro lado, como ressalva, vale lembrar que o EBITDA pode dar uma falsa ideia sobre a efetiva liquidez da empresa. Além disso, o indicador não considera o montante de reinvestimento requerido (pela depreciação)fator especialmente crítico nas empresas que apresentam ativos operacionais de vida curta

    Assim, o EBITDA é um indicador financeiro muito relevantemas que deve ser utilizado combinado com outros indicadores de desempenho para fornecer uma visão mais apropriada da performance da empresa

    Ainda assim, é certamente o mais acompanhado pelos analistas e acaba ganhando bastante importância também na análise de crédito e nos múltiplos de avaliação de empresas.

    Em determinado cenário, uma empresa pode apresentar um EBITDA verdadeiramente "astronômico" e nem sequer ter dinheiro para pagar os salários (basta que tenha vendido a clientes que não pagam, ou que tenha efetuado avultados investimentos). Isto deve-se ao fato deste indicador analisar somente as contas de resultado, não se importando com a movimentação patrimonial.

     

    O caso da famosa Worldcom é um bom exemplo disso. Um investidor que se tenha deixado "guiar" pelo EBITDA, foi enganado pelas "manipulações contábeis" efetuadas nas contas patrimoniais.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/calculodoebitda.htm

  • Certo

    A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo, efeitos financeiros, impostos ou financiamento. 

    Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo

    Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das comprar ainda não ter sido paga. Mostra o potencial de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.

    Pode ser chamado também de LAJIDA:

    Lucro Antes do Juros, Impostos, Depreciação e Amortização


ID
2161060
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um analista de negócios se impressionou com o fato de uma empresa que atua apenas no Brasil apresentar em seu Balanço Patrimonial - BP, desde o final do ano de 2013, todos os ativos Imobilizados integralmente depreciados. Mais ainda, a empresa divulgou em sua Demonstração de Resultado de Exercício – DRE de 2014 uma Receita Bruta Operacional de R$ 5 milhões, que contribuiu para que a empresa gerasse um resultado estritamente operacional positivo, já considerando o impacto do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Considerando que a empresa não contabilizou nenhuma amortização em sua DRE de 2014 e que a alíquota de Imposto de Renda e a de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido são maiores do que zero, é correto afirmar que, em 2014, a empresa apresentou:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização)
    (-) depreciação e amortização
    (=) EBIT (lucro antes dos juros e do imposto de renda)
    (-) Imposto de Renda
    (=) NOPAT (lucro operacional, após o imposto de renda)
    (+) Depreciação e amortização
    (-) investimentos em ativos permanentes (gastos de capital)
    (-) variações na necessidade em capital de giro
    (=) fluxo de caixa livre

    Se amortização = 0 e; IR/CSLL MAIOR que 0%, temos, necessariamente: EBITDA = EBIT > NOPAT;

    bons estudos

  • Gabarito: Letra A

    Comentário:

    Perceba que não há despesas com depreciação, pois todos os ativos Imobilizados já foram integralmente depreciados. Tampouco há amortização em sua DRE de 2014, ou seja, conclui-se que o EBITDA é igual ao EBIT. Todavia, há a incidência de imposto sobre a renda e, portanto, o EBIT é maior do que o NOPAT. Dessa forma, temos:

    EBTIDA = EBIT > NOPAT


ID
2161075
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um analista de avaliação de empresas deseja estimar o valor “justo” da ação de uma empresa, fazendo uso de dois métodos de avaliação: “1”. fluxo de caixa descontado; e “2”. avaliação relativa por múltiplos. Devido ao seu histórico de sucesso em avaliação de ações, ele determinou que o método “1” receberá 70% do peso de seus cálculos e o método “2” receberá 30% do peso, sendo 20% para o múltiplo P/E e 10% para o múltiplo EV/EBITDA (também conhecido como FV/EBITDA). A empresa apresenta as seguintes informações econômico-financeiras:

Quantidade de ações: 1 milhão;
Enterprise Value - EV (ou Firm Value - FV) pelo método “1”: R$ 16
milhões;
Dívida financeira líquida: R$ 4 milhões;
P/E de empresas comparáveis: 6;
EV/EBITDA (FV/EBITDA) de empresas comparáveis: 8,5;
EBITDA: R$ 2 milhões;
Lucro Líquido por ação: R$ 2,50.

Utilizando essas informações, o valor "justo" da ação em análise será estimado pelo analista, em reais, ao valor de: 

Alternativas
Comentários
  • EV = MV + DIV.FIN.LIQ

    16 = MV + 4

    MV = 12

    0,7 * 12 = R$8,40

    MULTIPLO P/E = PREÇO POR AÇÃO / LUCRO POR AÇÃO

    6 = PREÇO POR AÇÃO / 2,50

    PREÇO POR AÇÃO = 15

    0,2 * 15 = R$ 3,00

    MULTIPLO EV/EBITDA = EV / EBITDA

    8,5 = EV / 2

    EV = 17

    EV = MV + DIV.FIN.LIQ

    17 = MV + 4

    MV = 13

    0,1 * 13 = R$ 1,30

    VALOR JUSTO = 8,40 + 3,00 + 1,30 = R$ 12,70


ID
2255776
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um analista de avaliação de empresas calcula o valor “justo” da ação de uma empresa, fazendo uso de dois métodos integrados: “I”. fluxo de caixa descontado; e “II”. avaliação relativa por múltiplos. Ele determina que o método “I” receberá 60% do peso de seus cálculos e o método “II” receberá 40% do peso, sendo metade para o múltiplo P/E e metade para o múltiplo EV/EBITDA (também conhecido como FV/EBITDA). A empresa apresenta as seguintes informações econômico-financeiras:

Quantidade de ações: 1 milhão;

Enterprise Value - EV (ou Firm Value - FV) pelo método “I”: R$ 23 milhões;

Dívida financeira líquida: R$ 5 milhões;

P/E de empresas comparáveis: 10;

EV/EBITDA (FV/EBITDA) de empresas comparáveis: 12;

EBITDA: R$ 2 milhões;

Lucro Líquido por ação: R$ 2,00.

Utilizando essas informações, o valor "justo" da ação em análise será, em reais, estimado ao valor de:

Alternativas
Comentários
  • Retirado do TEC:

    Modelo = 60% x "Fluxo de Caixa Descontado" + 40% x ((50% x P/E + 50% x EV/EBITDA))

     

    Fluxo de Caixa Descontado:

     

    Enterprise Value: Leva em Consideração o Capital de Terceiros (Dívida Financeira Líquida) + Capital Próprio (Equity)

    R$ 23 Milhões = R$ 5 Milhões + Capital Próprio (Milhões)

    R$ 18 = Equity (Ação)

     

    (Múltiplo I) P/E

     

    P/Earnings (Lucro Líquido por Ação) = 10

    P/ 2 = 10

    P = 20

     

    (Múltiplo II) EV / EBITDA = 12

    EV / 2 = 12 

    EV = R$ 24 Milhões (Múltiplo)

     

    Valor da Ação (Voltando a fórmula do Fluxo de Caixa Descontado)

    24 - 5 = Valor da Ação

    19 = Valor da Ação

     

    Voltando a fórmula:

     

    Modelo =60% x 18+ 40% x (50% x 20+ 50% x 19)

    Modelo = 10,8 + 4,0 + 3,8

    Modelo = R$ 18,6


ID
2700430
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A companhia F de capital fechado e grande porte apresentou as seguintes informações, em milhares de reais, quando do encerramento das contas de resultado do exercício social, retiradas das respectivas contas do razão para apuração contábil do resultado (ARE), em 31 de dezembro de 2016.

Custo das mercadorias vendidas 2.600
Despesa de depreciação 60
Despesas com vendas 240
Despesas financeiras 175
Despesas administrativas e gerais 300
Imposto de renda e CSLL (do exercício) 37
Vendas líquidas 4.000

Considerando as informações recebidas, a lei societária para a elaboração da demonstração do resultado do exercício de 2016 e procedimentos técnico-conceituais de análise de balanço, o EBITDA, em 31/12/2016, em milhares de reais, é

Alternativas
Comentários
  • Ebitda é uma abreviação do termo em inglês Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization — em tradução direta, Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (lajida).

    EBTIDA

    Vendas Líquidas                4.000

    - CMV                                  (2.600)

    - Despesas c/Vendas         (240)

    - Desp Adm e Gerais          (300)

    EBTIDA =                             860

     

    Despesas Financeiras não entram , pois são juros.

  • Primeiro: temos que montar a DRE: 

     

    Receita de Venda                                4.000

    (-)Custo das Mercadorias Vendidas      (2.600)

    (=)Lucro bruto                                     1.400

    (-)Despesa de Depreciação                    (60)

    (-)Despesa Administrativas                   (300)

    (-)Despesa com Vendas                        (240)

    (=)Lucro Operacional                          625

    (-) IR e CSLL                                        (37)

    Lucro Líquido                                       588

     

    EBITDA:

    Lucro Operacional                                        625

    (+)Despesas de Depreciação                         60

    (+)Despesas Financeiras                              175

    (=)Ebitda                                                        860

     

    Bons estudos, galera. 

     

  • Resolução:

    Retirando apenas as despesas operacionais temos o seguinte valor:

    Vendas Líquidas        4.000

    (- )CMV                 (2.600)

    (=) LOB                             (1.400)

    (-) Despesas c/Vendas     (240)

    (-) Desp Adm e Gerais     (300)

    EBTIDA =               860

    Gabarito: a

    Um abraço do Professor Felipe Camargo.

  • Gabarito: Letra A.

    Comentário:

    Sabemos que o EBITDA é o lucro obtido antes de deduzidos os juros, os impostos sobre o lucro e as despesas com depreciação, amortização e exaustão. Em outras palavras, é o resultado da subtração das despesas com vendas e as despesas gerais e administrativas do lucro bruto. A DRE completa para o caso da questão está abaixo ilustrada:


ID
2810722
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considere que o gestor de uma empresa deseje aumentar o grau de alavancagem operacional da mesma, o que significa que pretende

Alternativas
Comentários
  • A alavancagem operacional é um conceito relacionado a proporção de custos fixos e variáveis dentro de uma companhia.


    Quando uma empresa possui muitos custos fixos em relação aos custos variáveis, então um aumento na receita proporcionará um aumento maior ainda no lucro operacional (EBIT) . Por exemplo, se as vendas aumentarem 10%, o EBIT pode aumentar 15%. Mas é claro que tem o outro lado da moeda. Se as vendas caírem, o EBIT terá uma queda proporcional ainda maior. Ou seja, podemos interpretar a presença dos custos fixos como uma alavanca. Nesse instrumento, uma pequena força de um lado pode mover grandes pesos do outro dependendo do tamanho da alavanca


    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/alavancagem-operacional/

  • Essa ótica de custos fixos nos leva a acreditar que a alternativa C encontra-se correta. Não? Aceito explicações.

  • Gabarito: Letra A.

    Comentário:

    A primeira conclusão que chegamos quando estudamos na aula de hoje a alavancagem operacional é a de que os custos fixos servem de alavanca para o lucro, ou seja, quanto maior forem os custos fixos em relação aos custos totais, maior a alavancagem operacional. Assim, se a empresa pretende aumentar o Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda (LAJIR ou EBIT), aumentando a receita operacional sem que os custos fixos sofram alterações, certamente sua alavancagem operacional vai aumentar.

    A letra B fala em reduzir o grau de dependência de capital de terceiros, aumentando a participação de capital próprio na produção, ação que em nada altera (pelo menos em tese) o grau de alavancagem operacional. A participação dos custos fixos na geração de caixa tampouco tem relação com o GAO, como pretende a letra C.

    A busca de mecanismos para aumentar a rentabilidade dos sócios com a utilização de capital de terceiros é uma ação que está relacionada com a alavancagem financeira, não com a operacional, como afirma a letra D.

    Finalmente, a letra E fala em introduzir melhorias em seu ativo permanente, de forma que os custos fixos e variáveis da empresa atinjam a mesma relação na produção de receita operacional não é uma ação que resulta em aumento da alavancagem operacional uma vez que esta vai aumentar quando a relação entre custos fixos e custos totais aumentar.

  • Não concordo com o gabarito.

    o Grau de Alavancagem Operacional pode ser calculado pela divisão da Margem de Contribuição (MgC) pelo Lucro Operacional (L).

    Pelo enunciado da alternativa, há duas opções:

    1) Aumenta a Receita, não aumenta o Custo Variável e nem o Custo Fixo -> Aumenta a MgC e o L mas diminui o GAO.

    2) Aumenta a Receita, aumenta o Custo Variável e não aumenta o Custo Fixo -> Aumenta a MgC e o L mas diminui o GAO.

    O GAO depende do nível de vendas. Quanto mais próximo o nível estiver do Ponto de Equilíbrio, maior o GAO.

  • Gabarito A

    Alavancagem Operacional.

    É a relação entre vendas da empresa e seu lucro operacional. Lucro antes dos juros e IR / Depreciação /Exaustão. Esse lucro também é conhecido como EBTIDA.

    Esse aumento é feito com o uso de ativos operacionais e ou recursos de terceiros. Os custos e despesas permanecem fixos.

    O objetivo é maximizar retornos.

    Com Aumento da Alavancagem operacional ocorre também o aumento do risco.


ID
2910355
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Suponha que, atuando como Analista junto à Agência de Fomento do Amapá, tenha-lhe sido conferida a incumbência de avaliar a saúde financeira de determinada empresa com vistas ao enquadramento nos critérios estabelecidos para acesso a determinada linha de crédito em condições diferenciadas. Um dos principais requisitos fixados para o referido enquadramento é a existência de um fluxo de caixa futuro compatível com a cobertura das parcelas do financiamento. Em tal análise, a avaliação do indicador conhecido como Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA) ou Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (LAJIDA)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

    O EBITDA visa justamente avaliar a capacidade de geração de caixa pela empresa, já que expurga (elimina) alguns itens meramente contábeis, sem impacto no caixa (depreciação, amortização) e outros itens financeiros (juros e tributação).

    Abaixo excerto sobre o tema:

    "O EBITDA consiste num poderoso indicador de desempenho financeiro, posto que reflete o potencial de geração de recursos decorrentes das atividades operacionais da empresa. Engloba todos os componentes operacionais e desta forma compreender grande parte da receita auferida e despesas incorridas. 

    Quando falamos em parte por que o EBITDA leva em conta o desempenho operacional e deixa de lado o chamado resultado financeiro. Portanto, o EBITDA mensura o potencial operacional de caixa que o ativo operacional de uma empresa é capaz de gerar, não sendo levado em consideração o custo de eventual capital tomado emprestado, e nem computadas as despesas e receitas financeiras, os eventos extraordinários e o ganhos ou perdas não operacionais, as despesas com depreciação, amortização e exaustão."

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-ebitda-nas-organizacoes/33184/

  • Gabarito: Letra D.

    Comentário:

    Sabemos que o EBITDA é um indicador que revela o potencial da empresa para a geração de caixa operacional, não levando em consideração o custo de eventual capital tomado emprestado, e nem computadas as despesas e receitas financeiras, os eventos extraordinários e os ganhos ou perdas não operacionais, as despesas com depreciação, amortização e exaustão. 

    Assim, como é uma medida potencial de geração de caixa, afigura-se relevante para fins de verificação da existência de um fluxo de caixa futuro compatível com a cobertura das parcelas do financiamento, apesar de não dar a certeza absoluta desse fluxo futuro.


ID
3205795
Banca
FEPESE
Órgão
CIASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) referentes à estrutura e análise de banco.

( ) EBITDA e EBIT são dois indicadores financeiros extraídos dos balanços contábeis.

( ) EBITA e LAJIDA são referências do mesmo indicador financeiro.

( ) DRE significa Demonstração do Resultado Esperado.

( ) O Patrimônio Líquido é o indicador que representa a geração operacional de caixa de uma empresa.

( ) Resultado não operacional provém de atividades que não estão relacionadas com o dia a dia da empresa.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto.

    A resposta correta SERIA:

    F - V - F - F - F

  • A resposta correta seria tudo F! todas são falsas.


ID
3296923
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. As empresas possuem, dentre suas obrigações fiscais, a divulgação do Demonstrativo de Resultado do Exercício. Através da DRE é possível calcular o EBITDA. Assim, deverão ser adicionados ao Lucro antes do Imposto de Renda e Contribuição Social:

( ) despesas financeiras líquidas.
( ) depreciações.
( ) amortizações.
( ) multas por infrações tributárias.

Alternativas
Comentários
  • INSTRUÇÃO CVM Nº 527

    Art. 1º Esta Instrução rege a divulgação voluntária pelas companhias abertas de informações denominadas LAJIDA (EBITDA) – Lucro Antes dos Juros, IRCSLL, Depreciação e Amortização [...].

    Gab. A

    Art. 3º:

    I – LAJIDA - resultado líquido do período, acrescido dos tributos sobre o lucro, das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras e das depreciações, amortizações e exaustões;

    II – LAJIR – resultado líquido do período, acrescido dos tributos sobre o lucro e das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras.


ID
3357715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O índice de desempenho financeiro EBITDA, utilizado na análise financeira de empresas, representa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    EBITDA é o lucro operacional da empresa, antes de se descontar os valores de juros, impostos, amortizações e depreciações. É um importante indicador financeiro, especialmente para avaliação e comparação entre concorrentes, pois demonstra a capacidade de vendas da empresa, indicando como está o desempenho do negócio.

  • a) Lucro Líquido

    b) Margem de Contribuição Unitária

    c) Margem de Contribuição

    d) Ponto de Equilíbrio

    e) EBITDA

    Gabarito: Letra E

  • Com a Ebitda é possível descobrir quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais, não incluindo , empréstimos e impostos.

    Dessa forma, a divulgação do Ebitda é uma forma de o investidor descobrir qual é a realidade financeira da companhia e se ela está melhorando sua competitividade e a sua eficiência ano a ano.

    O Ebitda representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos

  • Incompleto, omissão em relação a Depreciação e Amortização

  • Gab E

    A sigla Ebitda significa “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”

    Traduzindo: Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização(LAJIDA)

  • GAB.: E

    Não concordo com essa resposta, pois a questão diz que o EBITDA é a "quantidade de geração operacional em caixa de uma empresa", mas na verdade o EBITDA mostra o “POTENCIAL” de geração OPERACIONAL de caixa. NÃO É O FLUXO DE CAIXA EFETIVAMENTE GERADO ou PRODUZIDO, pois não considera as variações do ativo e passivo (pagamento ou recebimento).


ID
3363127
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Equivale ao conceito de fluxo de caixa operacional da empresa, apurado antes do cálculo do imposto de renda e revela a genuína capacidade operacional de geração de caixa de uma empresa, ou seja, sua eficiência financeira determinada pelas estratégias operacionais adotadas. As informações apresentadas nessa assertiva estão associadas ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • EBITDA é a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como Lajida).

    O EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

    Para ficar mais claro, vamos a uma fala do professor de contabilidade Ariovaldo dos Santos, da Universidade de São Paulo:

    “O EBITDA mostra o potencial de geração de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.”

    Gabarito E


ID
3423820
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O EBTIDA ou LAJIDA – Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Exaustão, é um dos indicadores usados no âmbito da Controladoria, que tem por objetivo, informar:

Alternativas
Comentários
  • Conforeo o congressousp.fipecafi:

    O EBITDA também é uma sigla em inglês, dessa vez para “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” que, em português, foi traduzida para LAJIDA: lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

    Receita líquida – custo das mercadorias comercializadas – despesas operacionais (despesas com vendas, gerais e administrativas) – despesas financeiras líquidas=lucro operacional líquido

    Com este valor, podemos calcular o EBIT seguindo esta fórmula:

    EBIT=lucro operacional + tributos sobre o lucro (IRPJ e CSLL) + das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras

    Para chegar ao EBITDA, basta somar ao EBIT os valores de depreciação e amortização, que estavam englobados no cálculo de custo e das despesas operacionais. Dessa forma, para calcular o EBITDA, é necessário seguir essa fórmula:

    EBITDA=EBIT + depreciação + amortização

    Muitos pesquisadores apresentam o EBITDA como sendo um indicador da capacidade de geração de caixa operacional das entidades.

    " Para Neves Júnior e Batista (2005, p. 27), ele "[...] retrata o fluxo de caixa operacional da empresa, apurado antes do cálculo do imposto de renda [...]". Salotti e Yamamoto (2005, p. 3) defendem que ele "[...] pode representar o potencial de fluxo de caixa operacional de uma companhia." Com isso percebe-se que na literatura existe o enfoque da análise do EBITDA como estimativa do Fluxo de Caixa Operacional das organizações.  

    Gabarito D

  • Creio que o termo "genuína" esteja equivocado. O EBITDA informa a "potencial" geração de caixa, já que lucro e caixa são distindos, espera-se que no longo prazo os dois sejam iguais mas por "n" questões isso pode não se tornar realidade.


ID
3552523
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Roma do Sul - RS
Ano
2012
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras tradicional apresenta indicadores que são considerados estáticos. Entretanto, uma abordagem nova e diferente da tradicional inclui um grupo de indicadores denominado de dinâmicos, voltados para analisar o capital de giro e a liquidez. Dentre as opções abaixo, qual modelo pode ser relacionado à análise financeira dinâmica?

Alternativas
Comentários
  • modelo Fleuriet para avaliação da liquidez e estrutura de financiamento é um importante instrumento de análise e/ou controle para tomada de decisões financeiras.


ID
3872803
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Tem a utilidade de demonstrar a geração operacional de caixa da empresa no período analisado, ou seja, o quanto ela consegue gerar de recursos lançando mão apenas de suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros, os impostos, a amortização de direitos e a depreciação de ativos. Estamos falando de qual índice?

Alternativas
Comentários
  • Um indicador bastante usado é o EBITDA ou LAJIDA (Lucro antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização). O LAJIDA procura captar o fluxo de caixa total da Companhia ANTES da destinação aos grupos de credores e acionistas. A partir do lucro líquido devemos “devolver” os gastos com juros (credores), impostos (governo) e depreciação e amortização.

    Gab: B

  • A)Retorno sobre o Investimento OU Retorno sobre o Ativo ou Retorno sobre o Capital Empregado (Obs.: “Retorno” pode ser substituído por “Rentabilidade”.) Também conhecido como “Índice Du-Pont”, trata-se de um dos mais importantes quocientes para análise de balanços:

    Retorno sobre Capital Empregado (RCE) = Margem Líquida x Giro do Ativo Total 

    B) Ebtida é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que traduzido para o português significa “Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações” – LAJIDA. As Exaustões também devem ser consideradas, juntamente com as Depreciações e Amortizações. Quanto aos impostos, são excluídos apenas os impostos sobre o lucro. A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo ou financiamento. Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo. Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das compras ainda não ter sido paga. Se todas as operações fossem à vista, o Lajida representaria o valor do caixa produzido pelos ativos, antes das receitas e despesas financeiras (juros) e dos impostos sobre o lucro. 

    C) O conceito do Economic Value Added – EVA ( Valor Econômico Agregado) refere-se ao reconhecimento do custo de oportunidade do Capital Próprio para a apuração do resultado da empresa. O Custo de Oportunidade pode ser definido como a melhor alternativa disponível com o mesmo nível de risco. É o valor que a empresa ganharia se escolhesse outra alternativa para investimento. O Custo de Oportunidade deve ser considerado para a decisão de abrir ou não uma empresa, ou de prosseguir com a operação de uma empresa, de uma linha de produto etc. Se o retorno de um determinado investimento é menor que o Custo de Oportunidade, é melhor desistir do investimento e aplica na melhor alternativa disponível. Por exemplo, se uma fábrica consegue um retorno de 8% ao ano sobre o valor investido (ativo), e há aplicações no mercado financeiro, com o mesmo nível de risco ou menor, com taxas de 15% ao ano, então é melhor vender os ativos e investir no mercado financeiro. Em outras palavras: o retorno do investimento deve ser no mínimo igual ao custo de oportunidade, para que o investimento seja atraente.

    D) O conceito de alavancagem financeira consiste em aumentar o retorno para o acionista, nos casos em que a rentabilidade da empresa seja maior que o custo de empréstimos de terceiros. Quando a alavancagem ou o grau de alavancagem é maior que 1, o endividamento tem um efeito de alavanca sobre o lucro que sobra para o acionista.  

    Aulas do Estratégia


ID
4083691
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O EBITDA (Earnings Before Interest, Tax Depreciations and Amortization) é um indicador financeiro. Considerando o EBITDA da empresa DELTA, têm-se:


• EBTIDA referente ao exercício de 20X1: R$ 300.000,00.

• EBTIDA referente ao exercício de 20X2: R$ -20.000,00.


Estes resultados indicam que:

Alternativas
Comentários
  • O EBITDA (Earnings Before Interest, Tax Depreciations and Amortization) é um indicador financeiro. Considerando o EBITDA da empresa DELTA, têm-se:

    • EBTIDA referente ao exercício de 20X1: R$ 300.000,00.

    • EBTIDA referente ao exercício de 20X2: R$ -20.000,00.

    Estes resultados indicam que:

    Em 20X1, a empresa Delta gerou caixa, porém em 20X2, as operações da empresa consumiram caixa.

  • Gabarito A

    Em 20X1, a empresa Delta gerou caixa, porém em 20X2, as operações da empresa consumiram caixa.

    É provável que ocorreu um fato não recorrente, por exemplo, a compra de uma empresa ou parte dela.


ID
5232757
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Calcule o valor do EBITDA com os dados abaixo:
Despesas com Vendas: 2.000,00
Despesas Gerais: 4.000,00
Despesas Administrativas: 1.500,00
Despesas com Depreciação: 1.000,00
Despesas com Amortização: 500,00 CMV: 2.000,00
Receita Operacional Líquida: 30.000,00

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    LAJIDA (EBITDA): Lucro Antes dos Juros, IR/CSLL, Depreciação e Amortização

    EBITDA = Rec Op Líq - CMV - Desp Vend - Desp Ger - Desp Adm = 30.000 - 2.000 - 2.000 - 4.000 - 1.500 = 20.500

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GABARITO "B"

    #Diretoaoponto: EBITDA é o resultado antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. Vamos lá:

    30.000 - Receita Operacional Líquida

    (2.000) - CMV

    ----------------------------

    28.000 - Lucro Bruto

    (2.000) - Despesas com Vendas

    (4.000) - Despesas Gerais

    (1.500) - Despesas administrativas

    ---------------------------------------------

    20.500 - EBITDA* ou LAJIDA**

    (1.000) - Depreciação

    (500) - Amortização

    ------------------------------

    19.000 - Lucro Líquido

    *EBITDA - Earing Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization

    **LAJIDA - Lucro antes de Juros, impostos, depreciação e amortização.

    #Indomaisafundo: O EBITDA ou, em português LAJIDA, não é um índice, mas um valor, uma vez que se trata do lucro antes da dedução de juros, impostos e depreciação. É considerado um indicador global, já que, descontando os valores citados, analisa-se a empresa fora do contexto particular de inflação que influencia os juros, política tributária local e sistemáticas locais de depreciação. A comparação dos resultados obtidos por empresas e um mesmo grupo em países diferentes fica muito mais fácil de ser realizada.

    Fonte: Contabilidade Geral e Avançada. 4ª Edição. Eugenio Montoto.

  • Para resolver esta questão, precisamos antes montar a DRE até a linha do Lucro Bruto Operacional:

    Receita Operacional Líquida: 30.000,00

    (-) Custo das Mercadorias Vendidas - 2.000

    (=) Lucro Bruto 28.000

    (-) Despesa de Depreciação e Amortização -1.500

    (-) Despesas Administrativas -1.500

    (-) Despesas de Vendas -2.000

    (-) Despesas Gerais -4.000

    (=) Lucro Operacional 19.000

    (-) Imposto de Renda e Contribuição Social 0

    (=) Lucro Bruto 19.000

    Assim,

    Ebitda:

    Lucro Operacional 19.000

    (+) Despesas Financeiras 0,00

    (+) Despesas de Depreciação e Amortização 1.500

    (=) EBITDA 20.500

    O gabarito é, portanto, letra B.