-
Análise horizontal encadeada - análise efetuada em relação a um ano-base.
Fonte: http://www.urisan.tche.br/~bboth/Laminas_Apresentacao.pdf
-
Isso mesmo. Segundo o ilustríssimo professor Matarazzo (Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 4ª edição, São Paulo: Atlas, 1997) a análise horizontal “baseia-se na evolução de cada conta de uma série de demonstrações financeiras em relação à demonstração anterior e/ou em relação a uma demonstração financeira básica, geralmente a mais antiga da série".
Gabarito: CERTO.
-
A Análise Horizontal encadeada, ou Análise com base fixa, relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de um determinado exercício, denominado de ano-base. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, permitindo uma ideia da tendência futura.
Assim, pode-se dizer que é uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado como base.
É recomendável que as análises horizontal e vertical sejam usadas em conjunto. De fato, ambas devem ser entendidas com uma única técnica de análise, como já mencionei em outras oportunidades.
-
Podemos realizar a Análise Horizontal basicamente de duas formas:
por meio do cálculo das variações em relação a um ano-base, quando então será denominada Análise Horizontal com Base Fixa ou Análise Encadeada;
ou em relação ao ano anterior, e assim será intitulada Análise Horizontal com Base Móvel ou Análise Anual.
DIREÇÃO CONCURSOS
-
Certo
Na análise horizontal, analisa-se a mesma conta em períodos diferentes, ou seja, a variação que sofreu de um período para o outro.
- Base fixa: pega-se o primeiro ano de atividades da empresa com o último ano.
- Base móvel: pega-se o penúltimo exercício com o último.