SóProvas



Questões de Análise das Demonstrações Contábeis


ID
42271
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma das principais características da padronização das demonstrações contábeis para a realização da sua análise é

Alternativas
Comentários
  • Alô administração, esta questão é de ANÁLISE DE BALANÇOS.

    Não é e nunca será de contabilidade geral.

    Perdoem-me mas vocês deixam muito a desejar no quesito organização.

    Que em 2013 melhorem.

    abraço.
  • RESPOSTA: LETRA A 

    Contas que devem ser reclassificadas:

    a) Duplicata descontada - conta redutora do ativo - representa uma coobrigação da empresa com seus clientes, por este motivo deve integrar o Passivo Circulante.

    b) Despesa antecipada - conta do ativo circulante - indica despesa a ser consumida no exercício seguinte, logo deve ser reduzida no Patrimônio Líquido.

    c) Receita antecipada - conta do passivo resultado do exercício futuro - denota uma receita a ser realizada no próximo exercício social, desta forma deve ser acrescida no Patrimônio Líquido.

    d) Caixa - conta do ativo circulante - normalmente o saldo desta conta é composto por vales, cheques e dinheiro. O ideal é reclassificar os cheques pré-datados para o grupo das contas a receber de clientes.


ID
54454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere a administração financeira, julgue os
itens seguintes.

A análise vertical tem a finalidade de evidenciar, por meio dos períodos, a evolução dos itens das demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Análise Vertical, também denominada por alguns analistas ANÁLISE POR COEFICIENTES, é aquela através da qual se compara cada um dos elementos do conjunto em relação ao total do conjunto. Evidencia a porcentagem de participação de cada elemento do conjunto. E ainda:A análise vertical facilita a avaliação da estrutura do Ativo e do Passivo bem como a participação de cada item da Demonstração de Resultado na formação do lucro ou prejuízo.Outras constatações podem ser extraídas, mas a utilidade aumenta sensivelmente se a análise vertical for utilizada conjuntamente com a análise horizontal.Afirmativa ERRADA
  • O item refere-se a analise horizontal
  • Trata-se da  análise horizontal.

    A análise horizontal consiste na comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes períodos. Tem por finalidade , elucidar as variações de cada conta, ou grupo de conta, dos balanços e demonstrações de resultados, bem como de outros demonstrativos, através dos exercícios sociais, com o objetivo de identificar tendências.
     

  • A Análise vertical não evidencia a evolução, e sim a participação de determinada conta em um determinado grupo. A frase se refere à análise horizontal.
    Gabarito: Errado.
  • Análise Horizontal
    Demonstra a evolução das contas patrimoniais e de resultado dentro de uma série de exercícios.
    Através desta técnica é possível avaliar e acompanhar a evolução das Receitas e das Despesas bem como dos investimentos realizados.
     
    Análise Vertical
    Permite determinar a participação relativa de cada conta no grupo total. A análise vertical demonstra a estrutura econômico-financeira da empresa.

    Fonte: http://www.fisconet.com.br/user/materias/contabilidade/analise_vertical.htm

ID
66757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Carlos faz periodicamente seu plano de contas,
registrando cuidadosamente os pagamentos e recebimentos em
ativos e passivos. Ele reside em imóvel próprio e parcelou em
seis parcelas o valor correspondente ao imposto predial e
territorial urbano (IPTU) de 2008 desse imóvel. Ele é proprietário
de um apartamento que está alugado, cujo contrato de locação
prevê como obrigação do locatário o pagamento das parcelas
referentes ao IPTU.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Quanto mais ativos Carlos acumular, mais renda ele poderá obter, pois mais recursos ele terá para investir em ativos que gerarão mais renda.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    ATIVOS = RECEITAS

    Para exemplificar, toma-se a situação da questão: o valor do aluguel do apartamento é uma receita, ou seja, lançada no ativo. Quanto mais receitas Carlos acumular, mais renda ele poderá obter, pois mais recursos ele terá para investir em novas receitas (novos aptos alugados, por exemplo) que gerarão mais renda.

  • As rendas são registradas nas contas de resultado (Receitas), e essas rendas (origens) poderão ser aplicadas em novos Imóveis que poderão ser alugados também.

  • "Dinheiro atrai dinheiro." Apx
  • Não concordo com o gabarito simplesmente porque a questão tratava de um particular e, para particulares, o acumulo de ativos é feito mais frequentemente como forma de aumentar o próprio bem estar do que como forma de aumentar a renda.

     

    Por exemplo a compra de um carro para uma pessoa que trabalha em uma empresa e não vai utilizá-lo para o trabalho (não é um vendedor externo que usa carro próprio por exemplo) nem vai transportar pessoas (uber por exemplo). Considerando também o trânsito atual das cidades, talvez o carro não traga nenhum benefício nem de tempo de deslocamento para o trabalho, que se ocorresse até poderia resultar em um ganho financeiro; nesse caso o carro pode significar ainda mais tempo de deslocamento se comparado a um ônibus (que usa corredores) ou metrô. Então, nesse caso, o acumulo desse ativo (o carro) não gera nenhuma possibilidade da aumento de renda, só gera aumento de despesas na verdade. O mesmo ocorre com outros bens (ativos) ainda mais superfluos comprados por particulares.

     

    Mas a questão citou o exemplo de imóveis, que talvez sejam os ativos mais comummente utilizados por particulares como forma de obter renda. Aí sim, o acumulo desse tipo de ativos, possibilita a obtenção de um maior nível de renda.

     

    Sim, empresas também compram ativos aparentemente superfluos e que não geram renda por si só. Para uma sala de reunião por exemplo, a empresa talvez tenha a opção de comprar mobiliario de R$10000 ou R$20000 que são idênticos em durabilidade e funcionalidade, o mais caro é apenas mais bonito. Se a empresa optar pelo mais caro, é porque espera que aquilo lhe trará algum benefício de imagem com os clientes ou com os próprios funcionários, e isso trará benefícios financeiros mais adiante. Já quando o particular escolhe o mobiliario mais bonito (e mais caro) para a própria casa, ele o faz sem qualquer expectativa de ganho financeiro com isso.

  • Cespe forçou a barra...

    Quanto mais ativos, mais renda ele poderá obter, E DESSA FORMA ele terá mais recursos para investir....

    Aquele POIS estragou a argumentação.. Se o cidadão comprar ativos, ele terá menos recursos para investir. Totalmente confusa e deveria ter sido ANULADA.


ID
67864
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale abaixo a opção que indica uma afi rmativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO
    Esta alternativa cita Análise Econômica como sendo Financeira.

    b) ERRADO
    Esta alternativa está incompleta, pois deixou de citar a análise horizontal (ou de Evolução)..

    c) ERRADO
    Semelhante à alternativa A, trocou o conceito de Análise Econômica com o de Financeira.

    d) CERTO
    A Alavancagem Financeira representa a diferença entre a captação de recursos de terceiros a um determinado custo, e a aplicação desses recursos no ativo da empresa a uma determinada taxa. Essa diferença (para mais ou para menos) provoca alteração na taxa de retorno sobre o patrimônio Líquido (Capital Próprio).

    e) ERRADO
    A Análise das Demonstrações Contábeis, como o próprio nome já diz, extrai informações constantes nas Demonstrações Financeiras da empresa, para a determinação de indices diversos (econômicos e financeiros) para avaliar a capacidade da empresa de honrar seus compromissos, avaliar a lucratividade, rentabilidade, etc.

    ALTERNATIVA D.
     

    fonte: Prof. Milton M. Ueta
     

  • a) Incorreta, pois a análise financeira não abrange lucratividade, rentabilidade do capital próprio, lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais.
    b) Incorreta, já que a análise contábil tem a sua divisão em análise vertical (estrutura), análise horizontal (evolução) e análise por quocientes (indicadores). c) Incorreta, devido ao fato que a velocidade de giro de capitais ou recursos compreender uma análise de atividade, ou seja, financeira, e não econômica.
    d) Correta, pois a alavancagem financeira (financial leverage) mensura a eficiência na captação de capitais de terceiros contribuindo para o crescimento de recursos próprios, e com isso, a elevação da taxa de retorno (feedback).
    e) Incorreta, já que a análise contábil é realizada em decorrência da função de orientação, considerando que os passos anteriores do processo contábil terão sido devidamente executados para a obtenção de informações para a tomada de decisões.
    Fonte: Professor Arnoldo Lima
  • a)ERRADO, A análise financeira é utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais. -> É a análise de rentabilidade feita com base nas demonstrações financeiras para evidenciar o grau de retorno dos investimentos feitos na empresa.

    b)ERRADO, A análise contábil subdivide-se em análise de estrutura; análise por quocientes; e análise por diferenças absolutas. -> os quocientes são medidos por meio da análise de liquidez.

    c)ERRAD0, A análise econômica é a tradicionalmente efetuada por meio de indicadores para análise global e a curto, médio e longo prazos da velocidade do giro dos recursos. -> O giro é medido a partir da análise do ciclo operacional e financeiro.

    d)CORRETO

    e)ERRADO, Abrange a liquidez, rentabilidade, endividamento e ciclo operacional e financeiro.

  • a)ERRADO, A análise financeira é utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais. -> É a análise de rentabilidade feita com base nas demonstrações financeiras para evidenciar o grau de retorno dos investimentos feitos na empresa.

    b)ERRADO, A análise contábil subdivide-se em análise de estrutura; análise por quocientes; e análise por diferenças absolutas. -> os quocientes são medidos por meio da análise de liquidez.

    c)ERRAD0, A análise econômica é a tradicionalmente efetuada por meio de indicadores para análise global e a curto, médio e longo prazos da velocidade do giro dos recursos. -> O giro é medido a partir da análise do ciclo operacional e financeiro.

    d)CORRETO

    e)ERRADO, Abrange a liquidez, rentabilidade, endividamento e ciclo operacional e financeiro.


ID
124741
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No momento da elaboração das demonstrações contábeis, o profissional de contabilidade responsável deverá definir a estrutura do balanço patrimonial, considerando a normatização contábil. Esse procedimento tem como objetivo principal:

Alternativas
Comentários
  • Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
  • Gabarito: A

    A estrutura das demonstrações contábeis deve ser definida de forma a fornecer, com qualidade, informações econômicas e financeiras da entidade aos seus usuários, para que estes consigam compreendê-las e possam tomar as melhores decisões para o crescimento da sociedade.
     
    FONTE: Ponto dos Concursos (Prof. Otávio Souza)
  • No momento da elaboração das demonstrações contábeis, o profissional de contabilidade responsável deverá definir a estrutura do balanço patrimonial,
    considerando a normatização contábil. Por quê? Porque ele deve aprimorar a capacidade informativa para os usuários das demonstrações contábeis.

    Vamos relembrar a comparabilidade: Os usuários devem poder comparar as demonstrações contábeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências na sua posição patrimonial e financeira e no seu desempenho.

    Alternativa correta: A

    Fonte: Ponto dos Concursos, Prof. Moraes Junior - Contabilidade Geral em Exercícios - Receita Federal.
  • Demonstrações contábeis de propósito geral (referidas simplesmente como

    demonstrações contábeis) são aquelas cujo propósito reside no atendimento das

    necessidades informacionais de usuários externos que não se encontram em

    condições de requerer relatórios especificamente planejados para atender às suas

    necessidades peculiares.

    Finalidade das demonstrações contábeis

    9. As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição

    patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das

    demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição

    patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que

    seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões

    econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os

    resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação

    na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.

  • Achei que "esse procedimento" se referia a "normatização contábil", por isso marquei

    "manter a consistência com os exercícios anteriores."


ID
132460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.

Por serem ferramentas de conceitos completamente opostos, a análise vertical e a análise horizontal não são comumente utilizadas em conjunto.

Alternativas
Comentários
  • A análise vertical mostra a participação percentual de cada item das demonstrações financeiras em relação ao somatório de seu grupo. Essa análise permite avaliar a composição de itens e sua evolução no tempo.A análise vertical é de grande importância, principalmente quando aplicada à demonstração de resultado do exercício, porque possibilita detectar a composição percentual das receitas e despesas, evidenciando aquelas que mais influenciaram na formação do lucro ou prejuízo.A análise horizontal toma por base dois ou mais exercícios sociais para verificar a evolução ou involução de seus componentes. Observando o comportamento dos diversos itens do patrimônio e, principalmente, dos índices, pode-se fazer uma análise de tendência.Permite fazer diversas análises comparativas, seja da variação dos valores de cada conta ou grupo de contas ao longo dos exercícios, seja da variação dos índices apresentados pela empresa nos períodos analisados. A avaliação das modificações das contas é feita por meio da comparação com:* as variações históricas da própria da empresa;* as taxas de crescimento da economia;* as taxas de crescimento do setor a que pertence a empresa;* a taxa de inflação oficial;* as variações nas contas idênticas das demonstrações de concorrentes.Fonte: www.fadepe.com.br/restrito/admfin_analise_dem_fin_final
  • A análise vertical mostra a composição das contas que se encontram nos demonstrativos financeiros, enquanto que a análise horizontal demonstra a evolução das diversas contas da empresa ao longo dos anos e são utilizadas em conjunto como subsidio a formação de conseguir um diagnóstico da saúde econômico-financeira da empresa.
  • Gabarito: Errada.
    As duas podem e devem ser utilizadas em conjunto, pois se complementam.

ID
206602
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

São características qualitativas das demonstrações contábeis:

Alternativas
Comentários
  • Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis

    “são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os
    usuários”.
    Compreensibilidade –
    entendimento da informação pelo usuário;
    Relevância – quando podem influenciar as decisões econômicas dos
    usuários; Materialidade – é material se sua omissão ou distorção puder influenciar as
    decisões econômicas dos usuários (Estoque agrupado, Contas a Receber);
    Confiabilidade – informação confiável (contingências);

    Representação Adequada – a informação deve representar adequadamente
    as transações e outros eventos que ela diz representar. Ex: Balanço

    Primazia da Essência sobre a Forma – as transações e eventos devem ser
    contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância econômica,
    e não meramente sua forma legal (venda com compromisso de recompra);

    Neutralidade – a informação deve ser imparcial, neutra;

    Comparabilidade – os usuários podem comparar as demonstrações
    contábeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar na sua
    posição patrimonial e financeira e no seu desempenho – mensuração de
    modo consistente;

     

  • Resposta: Letra d

    Normas Brasileiras de Contabilidade, Resolução 1121/2008

    Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis - são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários.As quatro principais características qualitativas são:

    Compreensibilidade - é essencial que as demonstrações contábeis que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações com razoável diligência.

    Relevância - Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. (Materialidade).

    Confiabilidade - para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar. ( Representação adequada, Primazia da essência sobre a forma, Neutralidade, Prudência, Integridade).

    Comparabilidade - os usuários devem poder comparar as demonstrações contábeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências na sua posição patrimonial e financeira e no seu desempenho. Os usuários devem também ser capazes de comparar as demonstrações contábeis de diferentes entidades a fim de avaliar, em termos relativos, a sua posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira.

     

  • Complementando o exposto pelos colegas,

    para lembrar das 4 características qualitativas, segue um recurso mnemônico ... BIZÚ..

    CO-CO-RE-CO

    CO
    = compreensibilidade
    CO = comparabilidade
    RE = relevância
    CO = confiabilidade


  • eu prefiro lembrar de uma versão esportiva fictícia do carro citroen C3-R.
  • Observação a partir de 2011.
    Resolução CFC nº 1.374/2011 trouxe mudanças:
    Características qualitativas fundamentais
    "QC5. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna."
    Características qualitativas de melhoria
    "QC19. Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno."

    Bons Estudos.
  • Apenas resumindo o comentário do colega (acima):
    A partir de 2011, a estrutura Conceitual para a Elaboracao e Apresentação das Demonstrações Contábeis passou a ser designada de "Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro".

    Com essa alteração, agora temos:
    -2 características qualitativas fundamentais das DCs:  relevância e representação fidedigna;
    -4 características qualitativas de melhoria das Demonstrações Contábeis: comparabilidade; verificabilidade; tempestividade e compreensibilidade.

  • Atualmente as características qualitativas da informação são separadas em dois tipos:

    1) Fundamentais - RE - RE

    2) Melhoria - CO - CO- TE - VE



    Fundamentais: Relevância  e Representação Fidedigna. 

    Melhoria: COmparabilidade,COmpreensibilidade , Tempestividade e Verificabilidade.

     


ID
230626
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A contabilidade conceitua o agregado de valores que estão disponíveis pela empresa em determinado momento com a seguinte terminologia:

Alternativas
Comentários
  • O capital total à disposição da empresa é o somatório do capital próprio (patrimônio líquido) com o capital

    de terceiros (passivo exigível). O capital total à disposição é equivalente ao total do ativo, ou seja, às aplicações de recursos ou patrimônio bruto.

         

      Capital Nominal ou Capital Declarado  é o capital social fixado no estatuto ou contrato social.

    Também é conhecido como capital social ou capital social subscrito.

     

    Capital Próprio é o mesmo que recursos próprios. É representado pelo patrimônio líquido.     

         

     

    Capital de Terceiros aplicado são os valores alheios que são aplicados na empresa, é representado pelo passívo exigível.

  • Cto = Capital Total a Disposição da Empresa:

    Cto = Cte + CP, onde

    Cte = Capital de Terceiros ou Passivo
    CP = Capital Próprio ou Patrimônio Líquido.



ID
230659
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na Contabilidade Gerencial, o período caracterizado pelo prazo decorrido entre as saídas de caixa (pagamentos a fornecedores de insumos) e as entradas de caixa (recebimento de clientes) é denominado:

Alternativas
Comentários
  • "Ciclo Financeiro

    Também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro.

    Fórmula: Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional - Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)"

    FONTE:http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ciclos.htm



ID
233437
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Por ocasião da publicação do balanço patrimonial, o relatório que apresenta à empresa dados estatísticos diversos, indicadores de produtividade, desenvolvimento tecnológico, expectativas com relação ao futuro e dados do orçamento de capital, no contexto socioeconômico,denomina-se relatório de

Alternativas
Comentários
  • O relatório de diretoria é entendido como um documento responsável pela

    explanação dos diversos aspectos da organização que estejam relacionados ao desempenho

    econômico corporativo ao longo do Exercício Social.

    São considerados no relatório de diretoria os mais importantes fatores operacionais

    inerentes às atividades operacionais e administrativas da organização, tais como,

    planejamento estratégico, políticas institucionais, conjuntura econômica, bem como planos

    de expansão e outros assuntos relevantes a serem considerados. 


ID
271231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência ao balanço patrimonial, julgue os itens que se
seguem.

Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração menor que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base a duração do exercício social.

Alternativas
Comentários
  • A lei 6404/76 diz o seguinte:

    "Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo."

    Ou seja, só ocorre a mudança de parâmetro na classificação caso o prazo do ciclo seja maior, se for MENOR que o exercício social, nada muda ( a base será, de fato, o próprio exercício social).
  • Ciclo operacional - representa o período que a empresa leva para transformar seus recursos em fluxo de caixa, passando a contar a partir da aquisição de produtos, passando pela sua venda e o efetivo recebimento. Também conhecido como a soma do prazo médio de rotatividade dos estoques (PMRE) mais o prazo médio de recebimento de vendas (PMRV), ou Ciclo Operacional = PMRE + PMRV.

    No artigo 179 da lei societária, o critério do que venha a ser circulante muda à medida que o ciclo operacional seja superior ao exercício social, tomando-se por base, portanto, o período do então ciclo operacional. Tais critérios são igualmente válidos para o passivo circulante.

    Fonte: Contabilidade para concursos e exame de suficiência - 2013.
  • O gabarito do site está errado então, a questão está ERRADA.

  • GABARITO ERRADO GALERA, so se o ciclo operacional for maior do que o  exercicio social. a questao fala de ciclo operacional menor.

  • Lei 6404/76, art. 179.
    Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração MAIOR que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.
    Assim:
    -> Se o ciclo operacional for MAIOR que o exercício social, a classificação em circulante ou longo prazo (não circulante) será com base na duração do CICLO; e
    -> Se o ciclo operacional for MENOR ou IGUAL ao exercício social, a classificação em circulante ou longo prazo (não circulante) será com base na duração do EXERCÍCIO SOCIAL.

    Correta, portanto, a questão.

  • GABARITO:CORRETO

     

    Uma dica.

    O prazo a ser observado quanto a classificação EM CIRCULANTE ou Ñ CIRCULANTE será sempre o MAIOR PRAZO,independente de ser o CICLO OPERACIONAL ou o EXERCICIO SOCIAL.

  • GABARITO CORRETO

    LEI 6.404/76: Art. 179, Parágrafo único - Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    Observação: Para a classificação, sempre se usa o de maior prazo.

    FONTE: Prof. Valter Ferreira, QC.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • o que me deixou confusa, foi o fato de por o termo "a longo prazo", pensei que fosse uma pegadinha, me prendi ao texto frio da lei.


ID
274276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com respeito às características das demonstrações contábeis,
segundo a legislação e normatização vigentes, julgue os itens a
seguir.

O nome da entidade, a data-base e a moeda utilizada são informações necessárias à correta apresentação das demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • O lançamento é o registro do fato contábil!

    É essencial que conste em um lançamento: 1) local (pode ser suprimido, considerando-se feito no local do estabelecimento) e data; 2) conta debitada; 3) conta creditada; 4) histórico; 5) valor.

  • Certo.

    Esquema para memorizar.

    LANÇAMENTO CONTÁBIL
                        L / D = Local e Data 
                           D = Débito
                           C = Crédito
                           H = Histórico
                           V = Valor

    Dados necessários à correta apresentação da DC.

    Bons estudos
  • Em lêi nenhuma diz: Nome da entidade.

  • Esses comentários anteriores NÃO TEM NADA A VER COM A QUESTÃO.

    Cuidado com o que você colocam nos comentários, pode atrapalhar o aprendizado.
    Bom, uma responta sensata seria essa:

    IBRACON NPC 27

    46 Cada componente do conjunto de demonstrações contábeis deve ser claramente identificado. Além disso, as seguintes informações devem ser destacadas e repetidas, quando for necessário, para um entendimento adequado das informações apresentadas:

    a. nome da entidade à qual pertencem as demonstrações contábeis e qualquer alteração no nome ocorrida desde a data do último período;

    b. se as demonstrações contábeis abrangem a entidade individualmente e/ou um grupo de entidades;

    c. data do balanço patrimonial e o período abrangido pelas demais demonstrações contábeis;

    d. moeda adotada na elaboração das demonstrações contábeis; e

    e. unidade de moeda em que os valores são apresentados (milhares, milhões etc.).

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npc27.htm

ID
275944
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e ?nanceira e do desempenho da entidade. Para satisfazer a seus objetivos, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A
    COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26
    Apresentação das Demonstrações Contábeis - Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 1
    Demonstrações contábeis - Finalidade das demonstrações contábeis

    9. As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados. Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte:
    (a) ativos; (b) passivos; (c) patrimônio líquido; (d) receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas; (e) alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles; e (f) fluxos de caixa.
    Essas informações, juntamente com outras informações constantes das notas explicativas, ajudam os usuários das demonstrações contábeis na previsão dos futuros fluxos de caixa da entidade e, em particular, a época e o grau de certeza de sua geração.

  • O "ainda quando o ignore" diz respeito ao devedor, não ao terceiro de boa-fé


ID
275989
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da elaboração e divulgação das demonstrações financeiras, com base em padrões contábeis internacionais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

ID
276109
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale abaixo a única opção que expressa uma afirmativa errada.

Alternativas
Comentários
  • CPC - Pronunciamento conceitual básico:

    7. As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis.
     
    12. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
     
    19. As informações sobre a posição patrimonial e financeira são principalmente fornecidas pelo balanço patrimonial. As informações sobre o desempenho são basicamente fornecidas na demonstração do resultado. As informações sobre as mutações na posição financeira são fornecidas nas demonstrações contábeis por meio de uma demonstração em separado, tal como a de fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos etc.

ID
276112
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As demonstrações contábeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decisões de ordem econômica.

Sob esse aspecto, pode-se dizer que, entre outras ?nalidades, os usuários baseiam-se nas demonstrações contábeis para praticar as seguintes ações, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está na resolução CFC 1121 de 2008
    CFC 1121-08
    As demonstrações contábeis preparadas com tal finalidade satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas, tais como:
     
    (a)     decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações;
    (b)     avaliar a Administração quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida, qualidade de seu desempenho e prestação de contas;
    (c)     avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;
    (d)     avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;
    (e)     determinar políticas tributárias;
    (f)     determinar a distribuição de lucros e dividendos;
    (g)     preparar e usar estatísticas da renda nacional; ou
    (h)     regulamentar as atividades das entidades.
  • Avaliar a Administração quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida, qualidade de seu desempenho e prestação de contas

    E NÃO

    Fiscalizar a lisura dos atos administrativos.

    Gabarito: E


ID
279010
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A reclassificação ou a padronização das demonstrações contábeis visa minimizar os efeitos das diferenças decorrentes dos critérios adotados por várias empresas na apresentação das referidas demonstrações. Nesse sentido, para fins de análise econômico-financeira, os especialistas costumam

Alternativas
Comentários
  • Bom, achei que o EBITDA...

    Receita Operaciona
    + Amortização
    +Provisões
    +Perdas
    - Ganhos


    O portal de contabilidade faz menção que o Ebitda é o Lucro Operacional acrescido da Depreciação e amortização.
  • [...] ebitda, que é o lucro antes dos juros e impostos (EBIT), e acrescido da depreciação e amortização.

     

    EBIT + Depreciação e Amortização = EBITDA


ID
283345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os seguintes itens tendo como referência as resoluções do
Conselho Federal de Contabilidade.

De acordo com o atributo da integridade, para que seja confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites da materialidade e do custo.

Alternativas
Comentários
  • Integridade = íntegro = completo - A integridade e a fidedignidade dizem respeito à necessidade de as variações serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrência, visando ao completo atendimento da essência sobre a forma.

  • Por favor, alguém aí consegue explicar o que é "dentro dos limites da materialidade e do custo"?

     

  • As características qualificativas das demonstrações contábeis são:

    1. Compreensibilidade

    2. Relevância

    3. Materialidade

     

    A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade. Em alguns casos, a natureza das informações, por si só, é suficiente para determinar a sua relevância. Por exemplo, reportar um novo segmento em que a entidade tenha passado a operar pode afetar a avaliação dos riscos e oportunidades com que a entidade se depara, independentemente da materialidade dos resultados atingidos pelo novo segmento no período abrangido pelas demonstrações contábeis. Em outros casos, tanto a natureza quanto a materialidade são importantes; por exemplo: os valores dos estoques existentes em cada uma das suas principais classes, conforme a classificação apropriada ao negócio.

    Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção.

    4. Confiabilidade

    5. Primazia da Essência sobre a Forma

    6. Prudência

    7. Integralidade

    Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites de materialidade e custo. Salienta-se que uma omissão pode tornar a informação falsa ou distorcida e, portanto, não-confiável e deficiente em termos de sua relevância.

    8. Comparabilidade

     

    9. Tempestividade

    10. Equilíbrio entre Custo e Benefício

    O equilíbrio entre o custo e o benefício é uma limitação de ordem prática, ao invés de uma característica qualitativa. Os benefícios decorrentes da informação devem exceder o custo de produzi-la. A avaliação dos custos e benefícios é, entretanto, em essência, um exercício de julgamento.

    Além disso, os custos não recaem, necessariamente, sobre aqueles usuários que usufruem os benefícios. Os benefícios podem também ser aproveitados por outros usuários, além daqueles para os quais as informações foram preparadas; por exemplo, o fornecimento de maiores informações aos credores por empréstimos pode reduzir os custos financeiros da entidade. Por essas razões, é difícil aplicar o teste de custo-benefício em qualquer caso específico.

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/qualidade-informacoes-contabeis.htm

     

     


ID
314704
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao identificar que uma empresa possui o total dos Ativos correspondente a 100% do valor do Passivo Não Circulante acrescido dos saldos em aberto na conta de fornecedores, um analista pode assegurar que tal empresa está com

Alternativas
Comentários
  • Não entendo que se possa assegurar que haja Passivo a Descoberto, pois ele nao afirma que há outras contas no PC.
    ATIVO TOTAL = PNC + FORNECEDORES, com base nesses dados não se pode afirmar isso.
  • Também não concordo. Se não houver contas no passivo circulante, a situação patrimonial líquida vai ser nula.
  • O Enunciado é meio confuso mas acho que entendi, vejamos:

    O Ativo total não é igual a 100% do (PNC + Fornecedores) e sim, 100% do PNC, adicionado posteriormente da conta fornecedores, o que de fato deixará o Passivo Total (PC+PNC), superior ao Ativo Total, resultando em um Passivo a Descoberto.

    Alternativa C 

  • EM TODAS AS PROVAS DE CONCURSOS AS BANCAS SÃO SUPER EXIGENTES NO ESTUDO DO PORTUGUÊS, PORÉM ELAS NÃO SE PREOCUPAM NEM UM POUCO COM OS CONCURSANDOS...NÃO ESTÃO NEM AÍ...
    NEM MEU FILHO, QUE É RUIM NO PORTUGUES, ESCREVERIA UM TEXTO TÃO RUIM ASSIM.
    ISSO É PARA TIRAR PONTO DOS CANDIDATOS ESTUDIOSOS POR PURA MALDADE.
    DEVERIA EXISTIR UMA DELEGACIA SÓ PARA ESSES CASOS..

    POR INCRIVEL QUE PAREÇA A RESPOSTA É A C)   (TEM VÁRIAS INTERPRETAÇÕES)
  • ESSE TEXTO DEVERIA SER ASSIM:
    Ao identificar que uma empresa possui o total dos Ativos correspondente a 100% do valor do Passivo Não Circulante, E AINDA, saldos em aberto na conta de fornecedores, um analista pode assegurar que tal empresa está com

    AÍ SIM DARIA PARA ENTENDER O PENSAMENTO DA BANCA
  • Também concordo com os colegas acerca do português sofrível do enunciado. O  total dos Ativos correspondente a 100% do valor do Passivo Não Circulante acrescido dos saldos em aberto na conta de fornecedores é claro dizer que Ativo = Passivo não circulante + fornecedores, o que evidenciaria uma situação líquida nula.
    E o que o examinador quis dizer foi 100% Ativo = 100% PNC + X (Fornecedores) e neste caso o passivo seria superior ao ativo, logo passivo a descoberto.
    Prejudica o candidato com um bom português... lamentável!!
  • Se o analista não tem informações a respeito de outros passivos que existem em uma empresa, ele não pode simplesmente inferir com segurança que uma empresa por ser capaz de cobrir os PRLP e as dívidas com fornecedores que a firma cobnriu tudo. Lógico que tem passivo a descoberto! Se os ativos cobrenm 100% dos dois supracitados, obiviamente há outras obrigações. Há passivo a descoberto! A questão fala a respeito de um analista ASSEGURAR. Se ele assegurar a respeito o que não sabe, ele perde o emprego!!!

ID
319423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis obrigatórias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários


  • Notas Explicativas
  •  Lei 6.404/76, Art. 176, § 4º: "As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício".
  • Lei 6.404
    SEÇÃO II
    Demonstrações Financeiras
    Disposições Gerais
            Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
            I - balanço patrimonial;
            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
            III - demonstração do resultado do exercício; e
            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
  • ?

  • onde fala alguma coisa sobre não contábeis ?

  • A alternativa C está errada pois a demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR) foi substituída pela demonstração de fluxo de caixa (DFC).

    As demonstrações obrigatórias são balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado (esta se companhia aberta).

    A alternativa B está errada pois compõem o ativo não circulante o realizável a longo prazo, imobilizado, intangível e investimentos.

    Erros, avisem.


ID
330520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito de elaboração e análise dos demonstrativos contábeis de
entidades públicas ou privadas, julgue os itens seguintes.

Na análise da evolução nominal ou análise horizontal, o analista estabelece que determinado período representa a base 100 e o compara percentualmente aos demais períodos, desconsiderando os efeitos da inflação.

Alternativas
Comentários
  • Existem 2 tipos de análise horizontal:
    1) de evolução nominal (base fixa)-não são considerados os efeitos da inflação ou deflação
    2) de evolução real - são considerados os efeitos da inflação ou deflação
  • EU NÃO SABIA 

  • PERCENTUAL? MARQUEI ERRADO NA HORA. ESTA CERTO ISSO? HORIZONTAL É POR INDICADOR...

  • Interessante observar que:

     

    - Em economia, para o cálculo do PIB, nominal considera a inflação e real desconsidera a inflação.

    - Na contabilidade, para as análises horizontais, nominal desconsidera a inflação e real considera a inflação.

     

    Ou seja, quem conhece o conceito de economia muito provavelmente errou essa questão.

  • Acredito, depois de fazer novamente essa questão, que a interpretação mais correta para os conceitos de nominal e real seriam:

     

    - Análise nominal - desconsidera os EFEITOS da inflação, ou seja, utiliza os valores do balanço.

    - Análise real - considera os EFEITOS da inflação, ou seja, deflaciona os valores do balanço.

     

    Dessa forma tem-se uma interpretação similar à interpretação econômica, onde PIB Real = PIB Nominal / Inflação do período.


ID
333679
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Foram extraídas as seguintes informações do Balanço Patrimonial de 31-12-2010 da Cia. Hortênsias (em R$):
Patrimônio Líquido .......................................... 488.000,00
Ativo Circulante ............................................... 520.000,00
Ativo Não Circulante........................................ 680.000,00
Passivo Não Circulante ................................... 270.000,00

Calculado o valor do Passivo Circulante e efetuada a análise vertical e por indicadores do Balanço Patrimonial da companhia, esse grupo representou

Alternativas
Comentários
  • 1º) Calcular o Passivo Circulante

    Em um Balanço Patrimonial, ATIVO TOTAL = PASSIVO TOTAL, ou seja
    ATIVO CIRC. + ATIVO NÃO CIRC. = PASSIVO CIRC. + PASSIVO NÃO CIRC. + PL

    Substituíndo:

    520.000 + 680.000 = PC + 270.000 + 488.000  >  PC = 1.200.00 - 758.000
    PC = 442.000

    2º) A análise vertical será feita através das respostas

    a)  Passivo Circ./Ativo Total   >   442.000/ 1.200.000 = 0,368 ou "quase" 37%.

    Já na primeira tentativa, encontramos a resposa correta, letra A. 
  • Encontrei os seguintes resultados:

    a) 36,83% = 37% - CORRETA!!!!

    b) 65%

    c) 85%

    d) 163%

    e) 90,57%

  • AC = 520 MIL

    ATIVO NAO CIRCULANTE = 680 MIL

    ATIVO TOTAL = 520 MIL + 680 MIL = 120000

    ATIVO TOTAL = PASSIVO + PL

    1200000 = PASSIVO + 448000

    PASSIVO TOTAL = 712 MIL

    PASSIVO TOTAL = PASSIVO CIRCULANTE + PASSIVO NAO CIRCULANTE

    712 MIL = PASSIVO CIRCULANTE + 270 MIL

    PASSIVO CIRCULANTE = 442 MIL 


ID
334030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Relativamente à metodologia de análise de balanços, julgue os itens
a seguir.

Pela análise horizontal, identifica-se a participação do ativo imobilizado sobre o ativo total de dado exercício.

Alternativas
Comentários
  • A Afirmativa é falsa, pois ela se refere a ANÁLISE VERTICAL.
  • ERRADO

    Na análise HORIZONTAL é verificada a variação de um mesmo parâmetro entre períodos diferentes. 

    Bons estudos!       :)

  • Pela análise horizontal, identifica-se a participação do ativo imobilizado sobre o ativo total de dado exercício? ISSO SERIA PARA ANALISE VERTICAL E NAO PARA ANALISE HORIZONTAL.

    errado..........Pois, acredito que seja dentro do TOTAL DO SEU GRUPO.: ATIVO NÃO CIRCULANTE..REALIZAVEL A LONGO PRAZO.,I - INVESTIMENTO           II - IMOBILIZADO        III - INTANGÍVEL
  • Falou em ANÁLISE HORIZONTAL, já se deve pensar em CONFRONTO de exercícios (períodos)!

  • Análise vertical ==> determinada conta contábil em relação ao seu "todo" (subgrupo, grupo,etc) na mesma estrutura.

    Análise Horizontal ==> ou Análise de Tendência (mesma linha e prospectiva).

    Bons estudos.

  • Item: Errado

    Pela análise vertical, analisaremos contas diferentes em um mesmo período (exercício).

    Pela análise horizontal, analisaremos a mesma conta, porém em períodos (exercícios) diferentes.


ID
334033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Relativamente à metodologia de análise de balanços, julgue os itens
a seguir.

Eventuais efeitos inflacionários sobre as demonstrações contábeis são incapazes de provocar qualquer viés sobre a análise horizontal dessas demonstrações.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Em contextos inflacionários, é importante que o analista desenvolva seus estudos dos principais itens patrimoniais e de resultados, baseado em suas evoluções reais, ou seja, em valores depurados da inflação.
    Verifica-se que em contextos de inflação a análise horizontal em termos reais é de primordial importância para que o analista obtenha conclusões mais realistas.

    Assaf Neto
  • Eventuais efeitos inflacionários sobre as demonstrações contábeis são incapazes de provocar qualquer viés sobre a análise horizontal dessas demonstrações.?  ERRADO...........


    Significado de Viés no Dicionário Online de Português. O que é viés: s.m. Tendência; que tende a seguir certo caminho ou a agir de determinada maneira: a ...
  • (CESPE/Contador/DETRAN-ES/2010) Na análise da evolução nominal ou análise horizontal, o analista estabelece que determinado período
    representa a base 100 e o compara percentualmente aos demais períodos, desconsiderando os efeitos da inflação.


    Na análise horizontal nominal o analista considera as demonstrações de diversos períodos ou exercícios, no entanto, a inflação é desconsiderada (daí o nome nominal). Nesse tipo de análise é estabelecido um determinado período como a base 100 e compara-se percentualmente com os demais períodos. Sendo assim, a base é fixa.


    Gabarito: Certo

     

    Lembrando que:

     

    Análise horizontal nominal a inflação e desconsiderada.

     

    Análise horizontal real a inflação e considerada.

     

     

  • Poucos chegarão até aqui...


ID
335785
Banca
IESES
Órgão
CRA-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

São os principais instrumentos de planejamento e análise financeiros das empresas:

Alternativas

ID
350014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A propriedade das grandes empresas às vezes é diluída entre um número elevado de acionistas e, assim, a admi- nistração é quem controla de fato a empresa. Tal situação pode gerar distorções, entre as quais NÃO se encontra(m)

Alternativas

ID
359605
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao processo comparativo entre valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • A principal finalidade da análise horizontal é determinar a evolução de elementos das Demonstrações Contábeis e caracterizar tendências.

    Gab.: A

  • ta certa essa questao mesmo?

  • O processo comparativo entre valores de uma mesma conta ou grupo em diferentes exercícios sociais tem a finalidade de verificar a evolução em relação a um ano base, seja ela nominal ou real.

    Letra A



ID
401842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à análise de demonstrações financeiras, julgue os
itens a seguir.

Antes de se iniciar a análise de demonstrações financeiras, muitas vezes é necessário fazer ajustes de simplificação e padronização que, não podem promover reclassificação de contas.

Alternativas
Comentários
  • Falso

  • ERRADO,

    Embora o balanço seja levantado conforme as exigências da Lei Societária,precisa, para efeito de análise, sofrer alterações. Algumas contas devem ser reclassificadas para que a análise se torne mais fidedigna


ID
502060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca dos conceitos de alavancagem e das análises de demonstrações financeiras e de investimentos, julgue os próximos itens.

A análise das demonstrações financeiras é realizada a partir do balanço social da empresa, o qual apresenta bens, direitos, obrigações e capital dos proprietários no encerramento de cada exercício.

Alternativas
Comentários
  • A análise das demonstrações financeiras é realizada a partir do balanço social da empresa, o qual apresenta bens, direitos, obrigações e capital dos proprietários no encerramento de cada exercício.

    O correto seria:  O balanço patrimonial que mostra bens, direitos, obrigações e capital dos proprietários.


    Além disso, este é um dos relatórios que compõe as demonstrações finnceiras. Outro exemplo de demonstração financeira é a DRE.  

     

    FONTE: Eu 
    Se estiver errado, corrijam. 

  • ERRADO

     

     

     "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

     

    Um conjunto completo de demonstrações contábeis inclui os seguintes componentes:

    1. balanço patrimonial;

    2. demonstração do resultado;

    3. demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;

    4. demonstração dos fluxos de caixa;

    5. demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e

    6. notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.

     

    BALANÇO PATRIMONIAL

     

    Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e Normas Brasileiras de Contabilidade, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

     

     

    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/demonstracoescontabeis.htm

  • A questão cobra se sabemos que balanço patrimonial é diferente de balanço social.

    Balanço social está relacionado com a contabilidade ambiental.

    vide:

    https://www.treasy.com.br/blog/balanco-social-contabilidade-ambiental/


ID
639697
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A principal finalidade da análise horizontal é determinar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A
    A análise horizontal permite que se avalie a evolução dos vários itens de cada demonstração financeira em intervalos sequenciais de tempo.( Assaf)
  • A)CORRETO, a análise Horizontal é essencialmente utilizada para avaliar a evolução dos componentes patrimoniais e, a partir de uma série histórica, avaliar tendências e criar estimativas. Cumpre frisar, a partir da uma análise horizontal não se pode estabelecer padrões, ou índices-padrões, mas tão somente estimativas para tomada de decisão. (Assaf Neto)

    b)ERRADO, Relação com o grupo a qual pertence é uma análise VERTICAL

    c)ERRADO, Os quocientes são calculados a partir de uma análise VERTICAL

    d)ERRADO, o endividamento da entidade em uma série histórica de contas do balanço. Para analisar o endividamento em uma série histórica é necessário fazer uma análise conjunta vertical e horizontal, já que a série histórica se faz ao longo de vários anos e o endividamento dentro de cada ano.

    e)ERRADO, relação entre grupos é VERTICAL

  • A análise horizontal permite que se avalie a evolução dos vários itens de cada demonstração financeira em intervalos sequenciais de tempo.( Assaf)


ID
647434
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

São características qualitativas que tornam as Demonstrações Contábeis úteis para seus usuários:

Alternativas
Comentários
  • As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características
    qualitativas são:
    - compreensibilidade;
    - relevância;
    - confiabilidade; e
    - comparabilidade

    Compreensibilidade
    Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas
    demonstrações contábeis é que elas sejam compreensíveis, ou seja,
    prontamente entendidas pelos usuários. 

    Relevância
    Para serem úteis, as informações devem ser relevantes para as
    necessidades dos usuários na tomada de decisões.

    Confiabilidade
    A informação, para ser confiável, deve chegar ao conhecimento dos usuários
    em tempo hábil e ser íntegra, ou seja, deve representar adequadamente a
    situação ocorrida.

    Comparabilidade
    Os usuários devem poder comparar as demonstrações contábeis de
    uma entidade ao longo do tempo, com o objetivo de identificar as
    tendências na sua posição patrimonial e financeira e no seu
    desempenho.
    Além disso, os usuários devem ser capazes de comparar as
    demonstrações contábeis de diferentes entidades, a fim de avaliar,
    em termos relativos, a sua posição patrimonial e financeira, o
    desempenho e as mutações na posição financeira.



  • Caros no fim de 2011 o Ponunciamento do CPC que  trata sobre o assunto mudou;

    COMO ERA: Havia quatro características qualitativas:

    1 – Compreensibilidade
    2 – Relevância
       2.1 – Materialidade
    3 – Confiabilidade
       3.1 – Representação adequada
       3.2 – Primazia da Essência sobre a Forma
       3.3 – Neutralidade
       3.4 – Prudência
       3.5 – Integridade
    4 – Comparabilidade


     

    COMO FICOU:

    CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS FUNDAMENTAIS

    1 – Relevância
      1.1 - Materialidade
    2 – Representação Fidedigna: três atributos:
      2.1 – Completa
      2.2 – Neutra
      2.3 – Livre de erros



    CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DE MELHORIA.
    3 – Comparabilidade
    4 – Verificabilidade
    5 – Tempestividade
    6 – Compreensibilidade

    CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS FUNDAMENTAIS

    1 – Relevância 1.1 - Materialidade 2 – Representação Fidedigna: três atributos: 2.1 – Completa 2.2 – Neutra 2.3 – Livre de erros CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DE MELHORIA. 3 – Comparabilidade 4 – Verificabilidade 5 – Tempestividade 6 – Compreensibilidade

     


ID
663055
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CPC 26

    Definições

    Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.

    http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/312_CPC_26_R1_rev%2013.pdf


ID
729577
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise vertical do Balanço Patrimonial em 31-12-2011 da Cia. Cafelândia mostrou que suas disponibilidades representavam 20% do total de seu Ativo Circulante. O índice de liquidez corrente da companhia para o mesmo exercício era de 1,5. O índice de liquidez imediata da companhia nesse exercício foi de

Alternativas
Comentários
  • Liquidez Corrente = AC/PC
    1,5 = AC/PC
    AC=1,5PC


    Liquidez Imediata = Disponibilidades/PC
    Liquidez Imediata = 0,2AC/PC
    Liquidez Imediata = 0,2 x 1,5PC/PC
    Liquidez Imediata = 0,3

ID
729580
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise horizontal do Balanço Patrimonial levantado em 31-12-2011 mostrou que a conta de Clientes aumentou 40% em relação ao seu valor em 31-12-2010, que correspondeu a R$ 250.000,00. O total das vendas brutas da companhia realizadas a prazo nesse exercício foi R$ 1.080.000,00. Considerando-se o ano comercial, o prazo médio de recebimento das vendas a prazo foi, em dias, equivalente a

Alternativas
Comentários
  • Prazo Médio de Recebimento das Vendas a Prazo = (Valores a Receber Médios/Vendas Anuais) x 360



    Valores a Receber Médios = (250.000 + 350.000)/2

    Valores a Receber Médios =  300


    Prazo Médio = (300/1.080.000) x 360

    Prazo Médio = 100
  • Porque devo usar o valor médio?


ID
752776
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na análise de demonstrações financeiras, aquela de participação percentual ou de estrutura dos elementos dos Demonstrativos Contábeis é à de

Alternativas
Comentários
  • A ANÁLISE VERTICAL corresponde usualmente à análise de participação. Em geral utilizamos como parâmetro a receita total e o ativo total. Assim, para cada item do balanço patrimonial calcula-se sua participação no ativo total; o mesmo é feito com cada item da Demonstração do Resultado em relação à receita.

    Quando a análise é realizada verificando a evolução, denominamos de análise horizontal.
  • Análise de Demonstrativos Financeiros

    Uma das técnicas de análises mais simples de aplicação e que, ao mesmo tempo, mais importante no que se refere a riqueza de informações é a análise horizontal e vertical. As análises deempresas são baseadas em comparações, sejam elas efetuadas por índices passados ou mediante algum indicador setorial. No entanto, este processo se completa com valores afins obtidos de uma mesma demonstração financeira, e também, pela evolução dos montantes e de resultados absolutos ao longo do tempo, permitindo verificar-se tendências futuras e suas evoluções. Deste modo, comparações dos valores através do tempo e relacionais na mesma demonstração, são desenvolvidos, respectivamente, por análise horizontal e vertical.

    A resposta certa é a alternativa (E)

    Pois: A análise vertical é um processo comparativo onde se extrai relacionamentos percentuais entre itens pertencentes a uma mesma demonstração financeira de um ano. A finalidade é dar uma ideia da representatividade de um item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a um determinado total ou subtotal tomado como base. 

  • Nunca vi falar sobre esse assunto. Alguém sabe qual o nome dessa matéria?

  • Padoveze e Benedito (2004, p. 171) conceituamAnálise Vertical a análise de participação percentual ou de estrutura dos elementos das demonstrações contábeis” 

    Para Ferreira (2009) esta análise, também chamada de análise da estrutura, envolve a relação entre um elemento e o grupo no qual está inserido, relacionando a parte com um todo. 

    Envolve elementos homogêneos, mas relativos a um mesmo exercício, Matarazzo (2003) explica que para fazer a Análise Vertical, calcula-se o percentual de cada conta em relação a um valor-base. 

    A Análise Vertical mostra a importância de cada conta em relação à demonstração à que pertence. Permite, através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, descobrir se os itens estão acompanhando os habituais. 

  • Gab. E

    A) Indicadores Económicos e Financeiros designa todo o tipo de indicadores baseados em dados económicos e financeiros de determinada entidade e podem ser expressos em valores monetários absolutos, valores relativos, taxas de variação, tempo, entre outros. É habitual separá-los. No caso dos indicadores económicos, estes procuram avaliar a capacidade da empresa em gerar valor de forma a remunerar adequadamente todos quantos nela participam, nomeadamente os seus accionistas, trabalhadores, entre outros. Alguns exemplos de indicadores económicos são os diversos indicadores de rendibilidade, eficiência e produtividade. Quanto aos indicadores financeiros, estes procuram avaliar a capacidade da empresa em honrar atempadamente os seus compromissos financeiros para com terceiros e incluem, numa perspectiva de longo prazo, os indicadores de estrutura financeira e solvabilidade e, numa perspectiva de curto prazo, os indicadores de liquidez. Exemplos de Indicadores Económicos: Rendibilidade dos Capitais Próprios, Rendibilidade do Activo, Rendibilidade das Vendas, Custo dos Capitais Alheios, Produtividade dos Trabalhadores, Eficiência na Gestão de Custos. Exemplos de Indicadores Financeiros: Liquidez (vários graus), Grau de Endividamento, Solidez Financeira, Grau de Cobertura dos Imobilizados. Exemplos de Indicadores de Eficiência: Rotação de Stocks, Prazo Médio de Recebimentos, Prazo Médio de Pagamentos.

     

    B) Não encontrei nada a respeito. :(

     

    C) A análise horizontal consiste na comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes períodos. A finalidade da análise horizontal é elucidar as variações de cada conta ou grupo de conta dos balanços e demonstrações de Resultados, bem como de outros demonstrativos, através dos exercícios sociais, com o objetivo de identificar tendências.

     

    D) Esta baseio numa outra questão da CESPE (2011, CNPQ - Analista em Ciencia e Tecnologia Junior - Geral): A análise prospectiva na referida área possibilita que se conheçam fatores que desencadeiam o seu processo de evolução, promovem as transformações e focalizam as mudanças, por meio da identificação e da avaliação de cenários, macroambientes e possibilidades futuras, bem como da oferta de importantes subsídios para tomadas de decisão. Gab. Certo.

     

    E) A análise vertical, consiste na determinação dos percentuais de cada conta ou cada grupo de contas do balanço patrimonial, em relação ao valor total do Ativo ou Passivo, determinando também a proporcionalidade das contas do demonstrativo de resultado em relação à Receita Líquida de Vendas, considerado como sua base. Em relação ao balanço patrimonial, ela procura sempre mostrar, de um lado, a proporção de cada uma das fontes de recursos e, de outro, a expressão percentual de cada uma das várias aplicações de recursos efetuadas pela empresa e comparando-se exercícios subsequentes, podemos constatar a mudança da política da empresa, quanto à obtenção e à aplicação de recursos. 


ID
753271
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As demonstrações Financeiras deverão ser publicadas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Lei 6.404/76 – Literalidade § 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

     

    As demonstrações de X2 devem conter também os valores relativos ao exercício de X1.

     

    Essa obrigação também consta no CPC 26 – Apresentação das demonstrações contábeis, com o teor seguinte:

     

    Lei 6.404/76 – Literalidade § 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes".

     

    A finalidade de tal dispositivo é de facilitar o entendimento das demonstrações contábeis, evitando que o excesso de detalhes prejudique o entendimento.

     

    Deste modo, se temos as contas aplicação em certificado bancário e aplicação em fundo de renda fixa, podemos agrupar tudo em uma única conta chamada aplicações financeiras.

     

    Fonte: Estratégia Concursos - Professor Gabriel Rabelo


ID
812617
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos insumos da análise das demonstrações contábeis, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Os insumos básicos do processo de análise das demonstrações contábeis são os relatório contábeis elaborados periodicamente pelas empresas. Os relatórios contábeis distinguem-se em obrigatórios e não obrigatórios.
II. As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
III. Os relatórios obrigatórios são definidos pela legislação societária sendo mais conhecidos por “demonstrações contábeis" ou “demonstrações financeiras".
IV. Os relatórios não obrigatórios fazem parte da estrutura básica das demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas empresas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    I - Segundo Assaf (2000), os insumos básicos do processo de análise de balanços são os relatórios contábeis elaborados periodicamente pelas empresas. Os relatórios contábeis distinguem-se em obrigatórios e não obrigatórios.

    II - Lei 6.404/76 Art. 176 § 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior

    III - Segundo Assaf (2000), os relatórios obrigatórios são aqueles definidos pela legislação societária, sendo mais conhecidos por "demonstrações contábeis" ou "demonstrações financeiras".

    IV - ERRADO: os relatórios obrigatórios são aqueles definidos pela legislação societária, sendo mais conhecidos por demonstrações contábeis ou financeiras, como o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Já os relatórios não obrigatórios não fazem parte da estrutura básica das demonstrações contábeis que devem ser elaboradas para efeitos de divulgação, sendo normalmente destinados ao uso gerencial interno, como fluxos de caixa e projeções de vendas.

    bons estudos


ID
812620
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Sobre as técnicas de análise das demonstrações contábeis, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Os indicadores econômicos e financeiros procuram relacionar elementos afins das demonstrações contábeis de forma a melhor extrair conclusões sobre a situação da empresa.
II. A análise vertical identifica a evolução dos diversos elementos patrimoniais e de resultados ao longo de determinado período de tempo. É uma análise temporal do crescimento da empresa.
III. A análise horizontal objetiva basicamente o estudo das tendências da empresa. O seu estudo permite conhecer a estrutura financeira e econômica da empresa, ou seja, a participação de cada elemento patrimonial e de resultados.
IV. O diagrama de índices constitui-se em importante instrumento de análise de balanços sendo desenvolvido pela decomposição dos elementos que exercem influências nos índices.

Alternativas
Comentários
  • II. A análise horizontal identifica a evolução dos diversos elementos patrimoniais e de resultados ao longo de determinado período de tempo. É uma análise temporal do crescimento da empresa.

     

    A análise vertical indica a estrutura das demonstrações contábeis, através de coeficientes de participações...

    (Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa - Estratégia Concursos)

     

    De forma simples, a análise vertical indica quanto cada linha representa no todo, de um dado período.

    Por exemplo,

     

    Ativo Circulante = 100

    Caixa = 50

    Duplicatas a Receber = 20

    Estoque = 30

     

    Na análise vertical do Ativo Circulante, apenas, tem-se que:

     

    Ativo Circulante = 100%

    Caixa = 50%

    Duplicatas a Receber = 20%

    Estoque = 30%

     

    Bons estudos.

  • Estão invertidos os conceitos II e III

     

    A análise horizontal se baseia na comparação entre resultados de um mesmo indicador em relação a períodos anteriores. Na maioria das vezes é feita ao dispor diferentes dados um do lado do outro para a comparação. Esse tipo de análise promove uma comparação de valores avulsos, indicando qual foi a evolução em relação a resultados passados.

     

    Exemplo 1 – Análise horizontal simplesmente comparando valores

    Canal                             Janeiro               Fevereiro             Março                    Abril

    Venda direta                   1.504,00               800,00               150,00                  450,00

    Venda via revendedores     723,00             1.123,00            1.150,00               1.216,00

     

    Exemplo 2 – Análise horizontal com ajuda de colunas extras com percentuais e diferença entre as colunas

    Canal                            Janeiro        Variação R$     Variação %     Fevereiro

    Venda direta                 1.504,00          -704,00           -46,81%          800,00

    Venda via revendedores   723,00            400,00           55,32%       1.123,00

     

    A análise horizontal também pode ser realizada para avaliação do fluxo de caixa, já que com ela é possível identificar qual a evolução de contas a receber ou de contas a pagar em um período que pode ser diário, semanal ou mensal. Isso ajuda a gestão financeira a perceber e delimitar tendências financeiras, melhorando o planejamento.

     

    A análise vertical recebe esse nome porque acontece de cima para baixo ou de baixo para cima, indicando resultados em efeito cascata. Esse tipo de análise também pode ser utilizado para identificar a porcentagem de participação de determinado indicador no resultados.

    O DRE, que é a análise da demonstração de resultado do exercício, é um bom exemplo de análise vertical, podendo servir para identificar se a empresa está dando lucro ou prejuízo dentro do período analisado. Nessa análise vertical, tudo começa com a receita de vendas, que fica no topo. A partir dela, ocorrem todas as deduções referentes a impostos, custos de produção e outras despesas. Na última linha – ou seja, no final da análise vertical – encontra-se o valor restante. Se for positivo, significa que a empresa ganhou mais do que gastou e, portanto, está dando lucro.

     

    Exemplo 1 – Análise vertical simplesmente comparando valores

    Canal                             Valor vendido

    Venda direta                      1.504,00

    Venda inbound                      502,00

    Venda via revendedores        723,00

    Total vendido                   2.729,00

     

    Exemplo 2 – Análise vertical com percentuais em relação ao total

    Canal                            Valor vendido              %

    Venda direta                    1.504,00                   55,11%

    Venda inbound                    502,00                   18,40%

    Venda via revendedores       723,00                   26,49%

    Total vendido                  2.729,00

     

    http://www.asseinfo.com.br/blog/analise-vertical-e-analise-horizontal/


ID
812623
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações contábeis pode atender a diferentes objetivos consoante aos interesses de seus vários usuários. Nesse processo de avaliação, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Os interesses dos fornecedores estão preferencialmente voltados para o conhecimento da capacidade de pagamento da empresa, ou seja, sua liquidez

    B) ERRADO: O interesse do governo na análise de balanços é explicado em processos de concorrência pública, em que o desempenho empresarial é fator importante no processo de seleção; na necessidade de conhecer a posição financeira dos diferentes ramos e setores de atividade como forma de subsidiar a formulação de certas políticas econômicas; no controle mais próximo de empresas públicas e concessionárias de serviços públicos etc.

    C) Análises importantes também são aquelas efetuadas por empresas clientes. Em verdade, é prudente que empresas compradoras avaliem firmas vendedoras em algumas situações especiais, tais como quando ocorrer forte dependência de certos fornecedores, os quais não apresentam uma estrutura empresarial compatível com a importância dos pedidos, ou quando o número de fornecedores disponíveis no mercado é reduzido diante da demanda existente.

    D) Os intermediários financeiros, basicamente bancos comerciais e de investimento, constituem-se tradicionalmente no principal usuário da análise de balanços.

    Os interesses dos bancos, em geral, incluem o conhecimento da posição de curto e longo prazos da empresa. Mesmo que a operação de crédito se verifique a curto prazo, o relacionamento entre clientes e bancos é geralmente visto também no longo prazo em razão das possibilidades de renovação do empréstimo, do interesse de manter determinada empresa como cliente etc


    E) Aos atuais e potenciais acionistas procuram prioritariamente identificar o retorno de seus investimentos, ou seja, a capacidade que a empresa apresenta em gerar lucros e remunerar os recursos aportados. O interesse pela liquidez financeira está mais restrito a identificar a capacidade da empresa em manter suas operações e, muitas vezes, em avaliar as condições atuais e futuras de distribuição de dividendos

    http://www.faculdadescearenses.edu.br/download_graduacao/Aula%2001%20-%20Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20An%C3%A1lise%20de%20Balan%C3%A7os%20-%20A.pdf.

    bons estudos

  • Complementando... Esqueceu-se de mencionar que o GOVERNO tem interesse na análise da demonstração contábil com o intuito de saciar o insaciável apetite tributário.


ID
812626
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Sobre as análises das demonstrações contábeis, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • B

    É o oposto.

  • Estão invertidos os conceitos na aternativa B

     

    A análise horizontal se baseia na comparação entre resultados de um mesmo indicador em relação a períodos anteriores. Na maioria das vezes é feita ao dispor diferentes dados um do lado do outro para a comparação. Esse tipo de análise promove uma comparação de valores avulsos, indicando qual foi a evolução em relação a resultados passados.

     

    Exemplo 1 – Análise horizontal simplesmente comparando valores

    Canal                             Janeiro               Fevereiro             Março                    Abril

    Venda direta                   1.504,00               800,00               150,00                  450,00

    Venda via revendedores     723,00             1.123,00            1.150,00               1.216,00

     

    Exemplo 2 – Análise horizontal com ajuda de colunas extras com percentuais e diferença entre as colunas

    Canal                            Janeiro        Variação R$     Variação %     Fevereiro

    Venda direta                 1.504,00          -704,00           -46,81%          800,00

    Venda via revendedores   723,00            400,00           55,32%       1.123,00

     

    A análise horizontal também pode ser realizada para avaliação do fluxo de caixa, já que com ela é possível identificar qual a evolução de contas a receber ou de contas a pagar em um período que pode ser diário, semanal ou mensal. Isso ajuda a gestão financeira a perceber e delimitar tendências financeiras, melhorando o planejamento.

     

    A análise vertical recebe esse nome porque acontece de cima para baixo ou de baixo para cima, indicando resultados em efeito cascata. Esse tipo de análise também pode ser utilizado para identificar a porcentagem de participação de determinado indicador no resultados.

    O DRE, que é a análise da demonstração de resultado do exercício, é um bom exemplo de análise vertical, podendo servir para identificar se a empresa está dando lucro ou prejuízo dentro do período analisado. Nessa análise vertical, tudo começa com a receita de vendas, que fica no topo. A partir dela, ocorrem todas as deduções referentes a impostos, custos de produção e outras despesas. Na última linha – ou seja, no final da análise vertical – encontra-se o valor restante. Se for positivo, significa que a empresa ganhou mais do que gastou e, portanto, está dando lucro.

     

    Exemplo 1 – Análise vertical simplesmente comparando valores

    Canal                             Valor vendido

    Venda direta                      1.504,00

    Venda inbound                      502,00

    Venda via revendedores        723,00

    Total vendido                   2.729,00

     

    Exemplo 2 – Análise vertical com percentuais em relação ao total

    Canal                            Valor vendido              %

    Venda direta                    1.504,00                   55,11%

    Venda inbound                    502,00                   18,40%

    Venda via revendedores       723,00                   26,49%

    Total vendido                  2.729,00

     

    http://www.asseinfo.com.br/blog/analise-vertical-e-analise-horizontal/


ID
812629
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quanto à análise horizontal e vertical, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A análise Vertical mostra, de um lado qual a composiçãodetalhada dos recursos tomados pela empresas, qual a participação dos capitais própriose de terceiros, qual o percentual de capitais de TERCEIROS(e não próprio) a curto e longo prazo


ID
812632
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à análise vertical da DRE - Demonstração do Resultado do Exercício analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A análise vertical atinge seu ponto máximo de utilidade quando aplicada à Demonstração do Resultado.
II. O aumento do percentual de qualquer item da Demonstração do Resultado em relação a Vendas é indesejável.
III. Na análise vertical o lucro deve ser igualado a 100 e todos os demais itens da Demonstração do Resultado tem seu percentual calculado em relação ao lucro.
IV. A atividade das empresas gira em torno das vendas/prestação de serviços. É o montante das vendas/prestação de serviços que determina o que a empresa pode consumir em cada item de despesa.

Alternativas
Comentários
  • O erro no item III:

    O valor base na análise vertical da DRE está nas Vendas Líquidas, ele deve ser igualado a 100.

  • Putz... essas coisas vêm de trabalhos acadêmicos?

  • Sobre a assertiva II, o que dizer das receitas financeiras e de outras receitas (resultado de equivalência patrimonial, venda de ativos...)?

    Se elas aumentarem em relação às vendas, pode sim ser desejável à entidade.

    Não concordo com o gabarito. Acredito que a questão deveria ter sido anulada.

     

    Bons estudos.


ID
834607
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a alternativa que contempla o grupo de índices de análise de demonstrações contábeis que representa a velocidade com que os elementos do patrimônio de relevo se renovam durante determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D
     

    a) Quocientes de Liquidez. busca saber o quanto de ativo a empresa tem em relação às suas obrigações
     

    b) Quocientes de Endividamento. : busca entender a participação das obrigações sobre a origem dosrecursos
     

    c) Análise Vertical. busca saber a participação de cada conta em relação ao total do grupo
     

    d) Quocientes de Atividade. CERTO: busca entender a velocidade com que os elementos do patrimônio de relevo se renovam
     

    e) Análise Horizontal. busca saber a evolução de uma conta ao longo do tempo

    bons estudos

  •  a) Quocientes de Liquidez. (Análise da avaliação da capacidade de pagamento das exigibilidades)

     b) Quocientes de Endividamento. (Parcela do ativo financiada por recursos de terceiros)

     c) Análise Vertical. (Ou análise da estrutura, envolve a relação entre um elemento e seu grupo)

     d) Quocientes de Atividade. (Avaliação do prazo de reposição, recebimento ou pagamento de um item patrimonial) GABARITO

     e) Análise Horizontal. (Verificar a evolução dos elementos patrimoniais ou resultado durante um determinado período)

     

    Fonte: Contabiliade gerale e avancada Ricardo Ferreira 2a ed.

    Bons estudos!


ID
837931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos demonstrativos que devem ser elaborados no final
do exercício financeiro, julgue os itens a seguir.

Se determinada empresa fixar o ano civil como período base para seu exercício social, mas for obrigada a adotar um ciclo operacional maior que o ano civil, então as dívidas dessa empresa serão classificadas no passivo circulante ou exigível de longo prazo, de acordo com o prazo do ciclo operacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

                         SEÇÃO I

                    Exercício Social

    Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

    Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa


    Art. 179 Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo

    ou seja, se o ciclo operacional dessa empresa for de 2 anos, antes de dois a conta será classificada no circulante, ao passo que se possuir exigibilidade superior a dois anos, a classificação será no não circulante.

    bons estudos

  • GABARITO CORRETO.

    1) Classificação de ATIVOS e PASSIVOS como CIRCULANTES e NÃO CIRCULANTES deve obedecer o EXERCÍCIO SOCIAL; (REGRA)

    2) Porém, se o CICLO OPERACIONAL for MAIOR que o EXERCÍCIO SOCIAL ai a classificação terá por base esse CICLO; (EXCEÇÃO)

    • CESPE-CADE/2014 - As obrigações da companhia com terceiros devem ser classificadas no passivo circulante ou no passivo não circulante, tomando-se como referência o exercício social ou o ciclo operacional da empresa, se este tiver duração maior que o exercício social. CERTA

ID
838015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito de análise das demonstrações contábeis, julgue os
itens a seguir.

O fato de um analista estudar o crescimento ou a redução da participação relativa dos créditos exigíveis de curto prazo no total do passivo de uma empresa a partir da observação de uma série de demonstrativos sucessivos dessa empresa caracteriza a realização de uma análise simultaneamente vertical e horizontal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Analisemos a questão:
    1) estudar o crescimento ou a redução da participação relativa dos créditos exigíveis de curto prazo no total do passivo = Análise horizontal

    2) estudar o crescimento ou a redução da participação relativa dos créditos exigíveis de curto prazo a partir da observação de uma série de demonstrativos sucessivos dessa empresa = Análise vertical

    Análise Horizontal: demonstra a evolução dos elementos que formam as demonstrações financeiras
    Análise Vertical: participação de cada conta em relação ao total de seu grupo em termos relativos

    bons estudos

  • Fazendo apenas uma retificação no bom comentário anterior, o primeiro caso é análise vertical e o segundo, horizontal. Houve apenas uma troca.

  • João, o Renato pode... tá com crédito por tantos comentários postados no QC, que ajudaram muita gente. rsrsrs

  • ◙ Quando se calcula a participação relativa dos créditos exigíveis de curso prazo no total do passivo de uma empresa: análise vertical, pois compara-se valores de diferentes contas ou grupos em um mesmo balanço;

    ◙ Quando se mede a evolução deste índice em diferentes períodos utilizando mais de um BP, por exemplo, temos, também, uma análise horizontal, pois esta consite na comparação dos valores em diferentes anos.

    Fonte: comentário Paulo Roberto Ferreira - TEC

  • Certo

    Análise Combinada


ID
855679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com respeito à análise das demonstrações contábeis das empresas, julgue os itens de 141 a 148.


As demonstrações contábeis estão relacionadas à contabilidade financeira e objetivam mensurar e comunicar fenômenos econômicos.

Alternativas
Comentários
  • E aí colega, não acrescentou nada.

  • "As demonstrações contábeis estão relacionadas à contabilidade financeira e objetivam mensurar e comunicar fenômenos econômicos."

    Segundo a wikipedia, "Contabilidade Financeira é uma expressão técnica que sintetiza a aplicação da matéria contábil de conformidade com a proposta teórica e prática de origem anglo-americana (financial accounting) que surgiu em meados do século XX, e que em suma representa uma vertente da Contabilidade que a direciona para a gestão financeira do capital aplicado da entidade e cuida da elaboração das demonstrações financeiras mediante princípíos de contabilidade geralmente aceitos (GAAP's)."

    A mensuração e e comunicação dos fenômenos econômicos é materializada através da DRE (evidencia o resultado econômico da empresa).

    Gabarito: Certo
  • Deliberação CVM n. 675 2011

    Introdução
     
    As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual.
     
    Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.
     
    Demonstrações contábeis elaboradas com tal finalidade satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas, tais como:
     
    (a)    decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais;
     
    (b)   avaliar a administração da entidade quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas;
     
    (c)    avaliar a capacidade de a entidade pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;
     
    (d)   avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;
     
    (e)    determinar políticas tributárias;
     
    (f)    determinar a distribuição de lucros e dividendos;
     
    (g)   elaborar e usar estatísticas da renda nacional; ou
     
    (h)   regulamentar as atividades das entidades.
     
    As demonstrações contábeis são mais comumente elaboradas segundo modelo baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal. Outros modelos e conceitos podem ser considerados mais apropriados para atingir o objetivo de proporcionar informações que sejam úteis para tomada de decisões econômicas, embora não haja presentemente consenso nesse sentido.
  • Segundo o professor Sérgio Adriano, em seu livro Contabilidade 3D:
    - As demonstrações contábeis, ou relatório contábil-financeiro de propósito geral, têm como objetivo fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação que sejam úteis aos investidores, credores por empréstimos e outros.

    Abs.

ID
855685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com respeito à análise das demonstrações contábeis das empresas, julgue os itens de 141 a 148.


Em uma análise vertical de uma demonstração de resultado de exercício, o retorno operacional é obtido da relação entre o lucro após as deduções, os impostos e as contribuições com as vendas.

Alternativas
Comentários
  • o Retorno operacional é obtido da relação entre o lucro operacional e as vendas líquidas
  • Retorno Operacional sobre os ativos = Lucros anteriores à dedução dos juros e imposto (1 – taxa de imposto) / Ativo Total

  • Questão Q86825

    Na análise vertical da Demonstração do Resultado de Exercício, o valor resultante da relação lucro após deduções, impostos e contribuições sobre as vendas é denominado 

     a) retorno do investimento.

     b) margem líquida.

     c) retorno operacional.

     d) margem operacional.

     e) retorno financeiro.

     

    Resposta Letra b, logo para o Cespe "relação entre o lucro após as deduções, os impostos e as contribuições com as vendas" é sinônimo de Margem Líquida.


ID
871267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à análise econômico-financeira, julgue os itens
seguintes.

Se uma análise horizontal mostra que a variação do ativo circulante no período final em relação ao período inicial é de 0,16 e a variação do passivo circulante é de 0,06, então o capital circulante líquido do período final é inferior ao do período inicial.

Alternativas
Comentários
  • Capital Circulante líquido = Ativo circulante - Passivo circulante
    Suponhamos os valores iniciais e finais do AC e do PC

    Inicial
    AC.....1000
    Final com variação de 16%
    AC.....1160
    Inicial
    PC.....100
    Final com variação de 6%
    PC.....106
    CCLinicial = 1000 - 100 = 900

    CCLfinal = 1160 - 106 = 1054

  • Difícil julgar uma questão onde não se sabe se a variação é positiva ou negativa de um ano e outro. Marquei errado por causa disso. Se eu estiver errado, alguém me corrija por favor.

  • Tive a mesma dúvida do Glaydson, mas percebe-se que tanto a variação sendo positiva ou negativa, a resposta é errada.

  • A questao fala que a variaçao do capital circulante foi 0,16 comparando o inicial com final e a variação do passivo circulante foi de 0,06 comparando o inicial com final, capital circulante liquido do final é maior ja que o passivo aumentou em uma proporção menor que o ativo circulante.

  • A questão afirma categoricamente:  é inferior ao do período inicial. Essa afirmação não dá margem para que seja superior. Como depende dos valores absolutos, a questão estaria errada de qualquer forma.

    Exemplo 1 (CCL1 > CCL2)

    AC: 100 -> 116

    PC 1000 -> 1060

    CCL1: 100-1000 = -900

    CCL2: 116-1060 = -944

    Exemplo 2 (CCL2 > CCL1)

    AC: 1000 -> 1160

    PC 100 -> 106

    CCL1 = 1000 - 100 = 900

    CCL2 = 1160 - 106 = 1054


ID
911761
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O pagamento de parcela do principal de um empréstimo bancário provoca alterações na Demonstração

Alternativas
Comentários
  • Qualquer saída efetiva de caixa afeta a Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC).

    Com relação ao BP, quando há o pagamento de um empréstimo, reduz o ativo e o passivo, alterando o PL e provocando alteração  no BP.

  • Ôpa, nao altera o PL colega! Trata-se estritamenten de um fato permutativo, entretanto, se for pago os juros, aí sim altera o PL ok?

  • Essa dava para resolver na lógica e com apenas alguma noção de contabilidade.

    A DMPL trata dos itens do PL, ou seja, Capital, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Lucros Acumulados. Esta demonstração também trata de ajustes nos lucros acumulados de exercícios anteriores, aumento de capital, reversão e constituição de reservas e dividendos. Sendo assim, NADA tem a ver com o pagamento de parcela de empréstimo, fato permutativo que afeta o ativo e o passivo (debita o empréstimo, que é um passivo, e credita o caixa, que é um ativo), mas não o PL em si, note que diminui o passivo "empréstimos", mas também diminui o ativo "caixa", mantendo o PL igual. Desta forma, não pode ser a alternativa A.

    Quanto à DRE, usamos o mesmo raciocínio. Se não houve ganho nem prejuízo com nada (note que a questão não mencionou nada sobre pagamento de juros), não há alteração no resultado do exercício, pois, novamente, é um fato permutativo. Se apenas diminui ativo e passivo de forma igual, em nada altera o resultado. Mas se houvesse algum tipo de despesa adicional, como juros, a contrapartida dessa diminuição a mais do ativo (diminuiu mais do caixa do que a obrigação "empréstimos") seria uma conta de resultado na forma de DESPESA com juros. Sendo assim, nenhuma alteração provável na DRE.

    Quanto à DFC, basta lembrar que ela evidencia alterações no caixa e equivalentes de caixa, sendo assim, saiu dinheiro para pagar a prestação, altera a DFC!

    Quanto ao BP, o fato é permutativo, não afetou o PL (Ativo - Passivo), mas afetou o conteúdo das contas Caixa (ou Banco Conta Movimento) e Empréstimos. Sendo assim, afeta o Balanço Patrimonial. Lembre que o BP evidencia o total do ativo e o total do passivo. O total do ativo continuará igual ao total do passivo (como deve ser), porém, este valor será MENOR, uma vez que diminuiu tanto o valor da conta Caixa quanto o valor da conta Empréstimos. Logo, obrigatoriamente, afeta o BP!

    As demais alternativas têm DRE que, como já avaliamos, não será afetada.

    Sendo assim, a única alternativa possível é a ALTERNATIVA C.

  • Recebimento do principal 

    D - Bancos conta movimento (ativo)        10.000,00 

    D - Encargos financeiros a transcorrer (retificadora passivo)       2.000,00 

    C - Empréstimos a pagar (passivo)        12.000,00 

     

    Apropriação dos juros 

    Com o transcurso de um período, lançaremos:  

    D - Encargos financeiros (resultado)   200,00 

    C - Encargos financeiros a transcorrer (retificadora passivo)       200,00 

     

    Por fim, com o pagamento do principal (a conta encargos financeiros a transcorrer vai zerar com o 

    tempo), lançaremos: 

    D - Empréstimos a pagar (passivo)   12.000,00 

    C - Bancos conta movimento (ativo)   12.000,00 

    O único valor que transita no resultado(DRE) é a apropriação dos juros

    O pagamento de parcela do principal transita no BP como fato permutativo e na DFC como fluxo de financiamento


ID
924148
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As técnicas de análise vertical e de análise horizontal permitem informar, por exemplo, quais são os principais tipos de ativos e como a participação/relevância de cada ativo se alterou nos últimos exercícios. Esse mesmo raciocínio pode ser estendido para os itens do Passivo + Patrimônio Líquido e também para as contas de Resultado. Neste contexto, marque a opção que contém o conjunto de respostas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A Contabilidade é uma ciência de informação, cujo objetivo é controlar o Patrimônio, visando fornecer uma série de dados sobre a estrutura da empresa.
    A Análise das Demonstrações Financeiras transforma esses dados em informações úteis para os interessados, sócios ou acionistas, fornecedores, instituições financeiras e o governo.
    A análise das Demonstrações Financeiras compreende um exame detalhado dos diversos componentes, conhecidos como contas, fazendo um comparativo entre si ou em relação a outros integrantes como um todo.
    Uma análise para ser mais eficiente, deve se basear em mais de um exercício social, é recomendável a comparação de no mínimo três exercícios sociais, para observar a tendência dos indicadores.
    As principais técnicas de análise utilizadas são:
    I – Análise Horizontal
    Demonstra a evolução das contas patrimoniais e de resultado dentro de uma série de exercícios.
    Através desta técnica é possível avaliar e acompanhar a evolução das Receitas e das Despesas bem como dos investimentos realizados.
    II – Análise Vertical
    Permite determinar a participação relativa de cada conta no grupo total. A análise vertical demonstra a estrutura econômico-financeira da empresa.
    III – Indicadores Econômico-Financeiros
    Através desta técnica são utilizados vários índices que visam a oferecer instrumentos úteis para uma melhor conclusão sobre a empresa , como índice de liquidez, endividamento, operacional, etc.
    Análise Econômica
    É o estudo do Patrimônio Líquido, num enfoque estático; e do Lucro ou Prejuízo, num processo dinâmico.
    Análise Financeira
    É o estudo das disponibilidades como forma de a empresa saldar suas dívidas, ou seja, o estudo de sua capacidade de pagamento.
    IV – Diagrama de Índices
    Técnica importante para a análise das Demonstrações. É desenvolvido pela decomposição dos elementos que influenciam os índices.
    Adota-se esta técnica no estudo da Rentabilidade da Empresa através do Retorno sobre o investimento operacional.
     
    Para entender exatamente como funcionam as análises vertical e horizontal na prática: http://www.fisconet.com.br/user/materias/contabilidade/analise_vertical.htm

ID
951664
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Qual a finalidade da Análise Vertical?

Alternativas
Comentários

  • A Análise vertical é a análise que identifica o percentual de um item sobre um determinado total tomando como base.

    Exemplo prático e simples:

    Balanço de 2013:

    Ativo imobilizado 20 000

    Ativo Total: 40 000

    20 000/ 40 000 = 0,50

    50% do ativo total é representado pelo imobilizado.

    Bons estudos!

     


ID
958225
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A relação entre o capital de terceiros e o capital próprio de uma determinada empresa é igual a 1,25. Se sua situação líquida é de 113.760,00, pode-se afirmar que a proporção do ativo total financiado por recursos de terceiros é de:

Alternativas
Comentários
  • (PC+PNC)/PL = 1,25

    PL = 113.760                         PC+PNC = 142.200 ( CAP . DE TERC)                                                                                                                 ATIVO TOTAL = PASSIVO TOTAL ( PC + PNC + PL) = 142.200 + 113. 760 = 255.960                                                                                  PROPORÇÃO DO CAP DE TERC  SOBRE O ATIVO TOTAL = 142.200/255.960 = 0.56 ---> 56% (B)
  • Gente, pelo amor de Deus, não precisa nem usar o valor da situação líquida pra calcular, isso é bem rápido:
    PL / CT = 1,25 / 1 Então, usando proporções: PL / (CT + PL) = PL / A = 1,25 / (1,25 + 1) = 55,5% ;)


ID
987778
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Escolha a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas

I - _______________ evidencia a evolução dos itens das demonstrações contábeis, por meio dos períodos. São calculados os números- índices estabelecendo o exercício mais antigo como índice-base 100. Podem ser calculados, inclusive, aumentos anuais.

II - _______________ relaciona contas e grupos de contas para extrair conclusões sobre tendências e situação econômico-financeira da empresa.

III - _______________ facilita a avaliação da estrutura do Ativo e do Passivo bem como a participação de cada item da Demonstração de Resultado na formação do lucro ou prejuízo.

( ) Análise vertical

( ) Análise horizontal

( ) Análise por meio de índices

Alternativas

ID
1000948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Avaliar os resultados auferidos por uma empresa é essencial para o usuário da informação tomar sua decisão sobre investimentos ou financiamentos. A respeito das técnicas de análise empregadas na avaliação dos dados dos relatórios financeiros, julgue os itens a seguir.


Mediante a análise horizontal, comparam-se, percentualmente, valores de uma mesma conta ou grupos de contas em diferentes exercícios sociais. Por meio da análise vertical, utilizando-se índices absolutos, compara-se a participação relativa de cada item contábil no ativo, no passivo ou na demonstração de resultados em cada exercício social.

Alternativas
Comentários
  • Embora o mecanismo utilizado pelas análises vertical e horizontal esteja correto as unidades de valor não estão. Na análise horizontal compara-se valores índice. Já na análise vertical compara-se valores percentuais.
  • A questão simplesmente trocou o conceito de análise horizoltal pela vertical. Mas as duas análises podem ser em percentuais. 
  • Análise vertical

    O primeiro propósitoda análise vertical (AV) é mostrar a participação relativa de cada item de umademonstração contábil em relação a determinado referencial. No balanço, porexemplo, é comum determinarmos quanto por cento representa cada rubrica (e grupode rubricas) em relação ao ativo total.

    Para calcularmos ospercentuais da coluna da análise vertical (AV), dividimos o valor da rubricaque queremos calcular pelo valor-base e multiplicamos o resultado por cem. Ovalor-base no balanço patrimonial é o ativo total e na demonstração doresultado é a receita líquida de vendas.

    A simplesidentificação da representividade de um item do ativo ou do passivo em relaçãoa determinado referencial pode não ser suficiente para possibilitar ao analistatirar conclusão sobre a situação da empresa. Observar a tendência darepresentividade de um item ao longo de dois ou mais exercícios é processo queajuda o analista a visualizar mudanças ocorridas na estrutura do demonstrativoque esteja analisando.


    Análise horizontal

    O propósito daanálise horizontal (AH) é permitir o exame da evolução histórica de cada umadas contas que compõem as demonstrações contábeis.

    Fonte: Análise financeira das empresas, autor:  José Pereira da Silva


    A análise vertical e horizontal presta-se fundamentalmente ao estudo de tendências.

    A análise vertical baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras.

    Para isso, é calculado o percentual por cada conta em relação a um valor base.

    A análise vertical mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e,

    através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria

    empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções usuais.


    A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de

    exercícios anteriores. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios,

    permitindo uma idéia da tendência futura.

    A análise horizontal é afetada pela inflação. É necessário transformar todos os valores em

    valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do

    poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das

    contas.

    Fonte: http://www.cavalcanteassociados.com.br/utd/UpToDate294.pdf


  • ANALISE VERTICAL DE BALANÇO.

    Procura-se obter o percentual de cada verba ou de cada grupo de verbas, em relação ao valor global do demonstrativo, ou, ainda, de cada verba em relação ao total do seu respectivo grupo. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução.

    Cálculo

    1. Em relação ao total do Ativo ou do Passivo: Conta (ou grupo de contas) x 100 / Ativo (ou Passivo)
    2. Em relação ao total do grupo ou subgrupo: Conta x 100 / Total do Grupo.

    Análise Horizontal de Balanço

    Compara em forma de percentual, o valor de determinada verba ou de determinado grupo de verbas em relação ao(s) ano(s) anterior(es). Sua técnica é bastante simples, pois consiste em dividir todos os elementos do ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total desse passivo.


  • ACREDITO EU QUE OS ÍNDEICES NÃO SÃO ABSOLUTOS......PODEM SER FRACIONADOS........... utilizando-se índices absolutos,

    TAMBÉM ACREDITO QUE SEJA O ERRO DA QUESTÃO.

  • ERRADO

    Mediante a análise horizontal, comparam-se, percentualmente, valores de uma mesma conta ou grupos de contas em diferentes exercícios sociais. Por meio da análise vertical, utilizando-se índices absolutos, compara-se a participação relativa de cada item contábil no ativo, no passivo ou na demonstração de resultados em cada exercício social.

    o correto seria:

    analise vertical lida com valores relativos.

  • A análise vertical é um processo comparativo onde se extrai relacionamentos percentuais entre itens pertencentes a uma mesma demonstração financeira de um ano. A finalidade é dar uma ideia da representatividade de um item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a um determinado total ou subtotal tomado como base.

    A análise horizontal é obtida através de números-índices, estabelecendo-se para estes uma data-base.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_demonstrativos_financeiros

  •   A participação relativa de cada item na demonstração de resultados em cada exercício social é a análise por índice e não análise vertical.

     

    Foco, Força e Fé!

  • O que eu verifico de erro na questão a expressão "indíces absolutos" análise vertical.
    Ma parece que os índices serão relativos, por exemplo, o AV de uma conta que não teve oscilação, pode mudar porque o ativo total mudou.

  • O erro está em dizer "indíces absolutos" análise vertical.

     

    Se o valor do componente patrimonial variar, o índice percentual de participação relativa dele no grupo tb vai variar.

     

    Logo, os índices são relativos, pq se o valor do componente variar, o índice tb varia.

  • Engraçado esse tipo de questão. O conceito com base em índices absolutos ou percentuais vai dar na mesma no final de análise ( em análise de índice, vc não tem unidade, logo a transformação é mera formalidade). Não acrescenta absolutamente nada em nada. Mas, como a gente não está discutindo contabilidade, e sim prova de concurso, está errado...
  • A análise vertical compara elementos de uma mesma demonstração financeira, mediante a comparação com demais itens. Com isso, perceba que tal comparação é relativa, e não absoluta conforme disposto.


    Com isso, incorreta a afirmativa

     

    Fonte: Igor Cintra


ID
1006618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores empregados para a análise de demonstrações financeiras, julgue os itens subsequentes.

Em se tratando na análise horizontal, números-índice inferiores a 100 indicam variação positiva no saldo de determinada rubrica contábil de um período-base para outro

Alternativas
Comentários
  • Textão do Wikipedia

    A análise horizontal é obtida através de números-índices. Primeiramente é necessário estabelecer uma data-base. No exemplo utilizaremos o ano 20X1 como data-base que terá o valor índice 100. Para encontrarmos os valores dos próximos anos efetuamos a regra de três para cada ano, relacionado com a data-base. Para o ano 20X2 obtivemos o índice 173,0 (($397.900/$230.000)x100) e em 20X3 o índice 126,0 (($289.800/$230.000)x100).

    Tabela - Análise Horizontal.

    Em outras palavras, as vendas líquidas cresceram 1,73 ou 73% e 1,26 ou 26% em 20X2 e 20X3, respectivamente, tomando como base os valores do ano 20X1. Com uma rápida análise podemos verificar que o aumento do lucro bruto no ano 20X2 (69%) não acompanhou o aumento das vendas (73%), denotando-se maior consumo dessas receitas pelos custos de produção. Porém, no ano 20X3 ocorre a situaçao inversa, ocorrendo evolução proporcionalmente maior do lucro bruto em relação às receitas.

    Importante ressaltar que os valores para análise horizontal devem estar convertidos em uma mesma moeda, de forma a apurar os resultados reais.

    Há outra maneira mais simplificada de se calcular a análise horizontal, seria pegando o valor do último ano no caso dividindo pelo ano anterior a ele e do resultado subtrai-se 1 e depois multiplicaria por 100, tendo assim o valor desejado.

  • Reescritura correta.


    Em se tratando na análise horizontal, números-índice inferiores a 100 indicam variação negativa no saldo de determinada rubrica contábil de um período-base para outro


ID
1039465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de demonstrações contábeis.

Caso haja necessidade, é permitido realizar ajustes para adequar demonstrações contábeis de entidade de grupo econômico que utilize políticas contábeis diferentes para transações e eventos de mesma natureza.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o CPC 36 caso um membro do grupo se utilize de políticas contábeis diferentes daquelas adotadas nas demonstrações consolidadas, deve ser feitos ajustes apropriados.
  • Gabarito CERTO

    COnforme CPC

  • CPC 36: Demonstrações Consolidadas

    Políticas contábeis uniformes

    B87. Se um membro do grupo utilizar políticas contábeis diferentes daquelas adotadas nas demonstrações consolidadas para transações similares e eventos em circunstâncias similares, devem ser feitos ajustes apropriados às demonstrações contábeis desse membro do grupo na elaboração das demonstrações consolidadas para garantir a conformidade com as políticas contábeis do grupo.  

    GABARITO CERTO


ID
1048465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação à análise econômico-financeira de empresas com base em demonstrações contábeis, julgue os itens seguintes.


A análise horizontal, que possibilita a avaliação de tendência, requer, em contextos inflacionários, a indexação dos valores apresentados para análise. Por outro lado, a análise vertical, que possibilita a avaliação da estrutura dos relatórios contábeis, não demanda esse procedimento, pois lida com valores relativos.

Alternativas
Comentários
  • A análise vertical e horizontal presta-se fundamentalmente ao estudo de tendências.

    A análise vertical baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras.

    Para isso, é calculado o percentual por cada conta em relação a um valor base.

    Convém atribuir, no balanço patrimonial, peso 100 ao total do ativo e relacionar todas as

    contas dessa demonstração com esse total. Na demonstração de resultados convém atribuir

    peso 100 à receita líquida.

    A análise vertical mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e,

    através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria

    empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções usuais.

    Mostra, por exemplo, qual a composição dos recursos tomados pela empresa, qual a

    participação de capital próprio e de terceiros, qual a distribuição destes a curto e a longo

    prazo, qual a proporção dos recursos totais que está alocada ao ativo circulante, ao ativo

    permanente, etc. A comparação com seus correspondentes do ramo de atividade da empresa

    permite verificar a tipicidade dessas alocações.

    A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de

    exercícios anteriores. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios,

    permitindo uma idéia da tendência futura.

    A análise horizontal é afetada pela inflação. É necessário transformar todos os valores em

    valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do

    poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das

    contas.

    È recomendável que ambas as análises sejam usadas em conjunto. De fato, ambas

    devem ser entendidas como uma única técnica de análise.


    Fonte - 

    COMO ELABORAR E INTERPRETAR UMA ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

    Afonso Celso B. Tobias

  • certo conforme explicado pelo capitão nascimento.

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Mais uma questão sobre análise horizontal e vertical. Não custa nada relembrar que a análise vertical, também chamadade análise estática ou de estrutura, evidencia a composição do patrimônio da empresa em determinada data. Indica, portanto, os coeficientes de participação relativa de cada conta no conjunto das demonstrações financeiras.

    Já a análise horizontal trata de avaliação temporal, de tendências entre períodos. É uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado como base.


ID
1062130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores de mercado e às analises horizontal e de liquidez, julgue o item que se segue.

A análise horizontal encadeada do balanço patrimonial é efetuada por meio do cálculo das variações de cada conta em relação a um ano-base.

Alternativas
Comentários
  • Análise horizontal encadeada - análise efetuada em relação a um ano-base.

    Fonte: http://www.urisan.tche.br/~bboth/Laminas_Apresentacao.pdf

  • Isso mesmo. Segundo o ilustríssimo professor Matarazzo (Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 4ª edição, São Paulo: Atlas, 1997) a análise horizontal “baseia-se na evolução de cada conta de uma série de demonstrações financeiras em relação à demonstração anterior e/ou em relação a uma demonstração financeira básica, geralmente a mais antiga da série".

    Gabarito: CERTO.

  • Análise Horizontal encadeada, ou Análise com base fixa, relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de um determinado exercício, denominado de ano-base. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, permitindo uma ideia da tendência futura.

    Assim, pode-se dizer que é uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado como base.

    É recomendável que as análises horizontal e vertical sejam usadas em conjunto. De fato, ambas devem ser entendidas com uma única técnica de análise, como já mencionei em outras oportunidades.

  • Podemos realizar a Análise Horizontal basicamente de duas formas: 

    por meio do cálculo das variações em relação a um ano-base, quando então será denominada Análise Horizontal com Base Fixa ou Análise Encadeada

    ou em relação ao ano anterior, e assim será intitulada Análise Horizontal com Base Móvel ou Análise Anual

    DIREÇÃO CONCURSOS

  • Certo

    Na análise horizontal, analisa-se a mesma conta em períodos diferentes, ou seja, a variação que sofreu de um período para o outro.

     

     

    • Base fixa: pega-se o primeiro ano de atividades da empresa com o último ano.
    • Base móvel: pega-se o penúltimo exercício com o último.


ID
1088650
Banca
FGV
Órgão
CGE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a afirmativa que melhor se aplica à capacidade informacional da análise vertical do Balanço Patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Sabe-se que os itens do Balanço Patrimonial são Ativo, Passivo e PL. Ativo representa as aplicações e P e PL as origens.

     

    A Análise Horizontal e Vertical é a forma mais comum de expressar a análise das demonstrações contábeis, pois, apesar de sua simplicidade, elas irão destacar as variações mais importantes no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultado do Exercício. 

     

    Análise Horizontal 

     Essa análise é denominada horizontal porque se baseia na evolução dos saldos das contas ao longo dos anos. A comparação ocorre entre os mesmos elementos patrimoniais, porém em exercícios diferentes. Essa metodologia propicia o conhecimento dos detalhes das demonstrações financeiras. 

     

    análise horizontal tem como principal objetivo evidenciar o crescimento ou a redução de itens dos demonstrativos contábeis ao longo dos exercícios sociais para caracterizar tendências. 

    Mostra a evolução de cada conta das demonstrações financeiras e, pela comparação entre elas, permite tirar conclusões sobre a evolução da empresa.

     

    A Análise Vertical mostra a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções normais. 

     

    Ela permite avaliar as estruturas de composição de itens de um demonstrativo contábil, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultado dentro de um total. A metodologia consiste em calcular o percentual de cada conta em relação ao um valor base. Na análise de vertical de um Balanço calcula-se o valor percentual de cada conta em relação ao total do Ativo. 

     

    Recomendo, ainda, a  Q447297, que trata sobre a análise na DRE

     


ID
1093462
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
SMA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O gestor financeiro de determinado órgão estando preocupado com a participação dos itens permanentes da instituição no patrimônio total do órgão, deverá realizar o seguinte tipo de análise:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D
    O caso em tela é de análise vertical onde se usará o índice de imobilização do Capital
    Indice de Imob do Capital = Imob + Invest + Intangível / PL

  • Quem não souber pode fazer por eliminação também. A análise horizontal se faz pelo ano base para saber a evolução dos anos e como não pode ter duas opções só pode ser a vertical, como a colega Júlia citou.

  • análise vertical baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras. Para isso, é calculado o percentual por cada conta em relação a um valor base. Convém atribuir, no balanço patrimonial, peso 100 ao total do ativo e relacionar todas as contas dessa demonstração com esse total


ID
1124806
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Qual é a análise que, expressa em porcentagem, relaciona uma conta ou um grupo de contas com valor afim, identificado no mesmo demonstrativo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Horizontal: ve seu desempenho em função do tempo (não é em porcentagem)

    Vertical: ve seu desempenho em função do total de algum grupo de contas (pode ser ativo, passivo, PL) - (é em porcentagem)

    bons estudos


ID
1124815
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise de índice relaciona itens e grupos de itens do balanço patrimonial e da demonstração de resultados. Para realizar uma análise segura e confiável das demonstrações contábeis, o analista deve;

Alternativas

ID
1131157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise econômico-financeira de empresas, julgue os itens subsecutivos.

O aumento da participação de um item patrimonial em relação ao total do grupo do qual faz parte pode ser verificada pela aplicação combinada das análises vertical e horizontal.

Alternativas
Comentários
  • "No balanço, podemos usar tanto a análise vertical quanto a horizontal. Usando-se a análise vertical, podemos conhecer a estrutura dos recursos aplicados no ativo (bens e direitos), bem como as fontes de recursos (passivo e patrimônio líquido). Adicionalmente, se utilizarmos a análise horizontal, teremos a evolução de cada item em relação ao primeiro ano da série utilizada para análise".


    Fonte - Análise financeira das empresas, autor José Pereira da Silva
  • A questão está certíssima. A análise precisa ser combinada pois o ideal é que se faça primeiro a análise vertical e verifique o percentual que determinado item representa em relação ao total do grupo. Ex.: veículos representam 9% do imobilizado em 2013.

    Em seguida, verifica-se por meio da análise horizontal se houve aumento ou redução de um ano para outro. Ex.: em 2014, veículos passaram a representar 6% do imobilizado.


  • Não deveria ser ERRADA?? O aumento da participação de um item patrimonial em relação ao total do grupo NÃO deveria se pautar APENAS na ANALISE VERTICAL??

  • Discordo do gabarito: Claro que se combinar a análise horizontal com a vertical a informação fica mais completa. Mas a questao diz somente em relaçao a participação de um item frente a um grupo... pra isso nao me interessa a analise horizontal, só preciso da vertical.

  • Discordo do Gabarito.

    Seria necessário somente a análise vertical ao meu ver. De acordo com o que pede o comando da questão.

  • Como a questão fala de aumento, só poderemos verificar esta situação se fizemos também a análise horizontal do item para verificar de um ano para outro.

  • "O aumento da participação de um item patrimonial ..."

    Senhores, se houve ou não aumento, só é possível sabermos disso comparando dois momentos distintos do tempo (AH).

  • Quando li a primeira vez também supus ser apenas análise vertical, no entanto, ao ler cuidadosamente a parte inicial - "aumento da participação de um item patrimonial" - tal afirmação é impossível de ser feita apenas com a análise vertical. Para atender as duas afirmativas da questão 1) aumento da participação de um item patrimonial e 2) participação de um item patrimonial em relação ao total do grupo do qual faz parte, é necessário fazer as duas análises.

    Certa a questão....


ID
1140103
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A finalidade principal da análise horizontal é verificar

Alternativas
Comentários
  • A Análise Horizontal, também denominada por alguns analistas Análise por meio de Números-índices, tem por finalidade evidenciar a evolução dos itens das demonstrações financeiras ao longo dos anos.


ID
1140124
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise vertical do balanço patrimonial da Cia. São Caetano apontou uma participação de 10% do Ativo Imobilizado no Ativo Total da empresa no ano de 2011. A análise horizontal diz que o crescimento do Ativo Imobilizado do ano de 2011 para o ano de 2012 atingiu 50% e que o aumento do Ativo Total atingiu 25% no mesmo período. Com base nas informações apresentadas, a análise vertical do ano de 2012 aponta participação do Ativo Imobilizado, no Ativo Total, de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

                                   2011                 2012

    IMOBILIZADO      0,1AT            0,15AT (0,1AT*1,5)

    ATIVO TOTAL       AT                1,25AT (AT*1,25)

     

    0,15AT/1,25AT = 0,12 = 12%

  • COMO FIZ:

                                      2011              2012

    IMOBILIZADO            10                  15   (+ 50%)

    ATIVO TOTAL          100                 125   (+ 25%)

    AV = 15 / 125 = 12%


ID
1140130
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao calcular a análise vertical do balanço da Cia. Santa Clara, o seu Contador cometeu um erro de cálculo ao determinar o percentual analítico de participação do ativo circulante. Seu valor correto seria de 36%, ao passo que o valor incorretamente encontrado foi de 24%. Refazendo os cálculos, observou que o equívoco se deu pelo fato de não ter sido considerada a existência de estoques, os quais totalizaram, no referido balanço, o valor de R$ 48.000,00. Sabe-se ainda que a participação dos recursos não correntes no mesmo balanço foi de 80%. Dessa forma, o valor do Capital Circulante Líquido, calculado corretamente, foi de

Alternativas
Comentários
  • Percentual(%) Correto de Participação do AC = 36%

    Percentual(%)  Errado de Partipação do AC = 24%

     

    Ou seja, a diferença entre as participações será de 12% que equivalerá ao valor do Estoque de 48.000. Com esse dado, achamos o valor total do Ativo Circulante. Basta fazer uma regra de 3, vejamos:

     

    12% ---->  48.000

    36% ----> X

     

    Logo, 12x = 48.000 x 36

    x = 144.000 ( Valor do Ativo Circulante)

     

    Para achar o Valor do Ativo Total também fazemos a regra de 3, vejamos:

    100% -----> Y

    12% ------> 48.000

    Logo,  100 x 48.000 = 12Y

    Y = 400.000 (Valor do Ativo Total)

     

    Agora precisamos achar o valor do Passivo Circulante (PC), para que seja possível calcular o Capital Circulante Líquido (CCL = AC - PC)

    A questão menciona que a Participação dos recursos não correntes foi de 80%, ou seja, recursos não-circulantes. Assim, a participação de recursos correntes(Circulante) foi de 20% (=100% - 80%)

    Assim:

    Passivo Circulante = 20% x 400.000

    Passivo Circulante = 80.000.

     

    Capital Circulante Líquido = AC - PC = 144.000 - 80.000 

    CCL = 64.000

     

    Bons estudos

     


ID
1140139
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Cia. São Mateus apresenta uma relação Capital de Terceiros/Capital Próprio igual a 150%. Se o Patrimônio Líquido da Cia. é de R$ 50.000,00, a proporção dos ativos totais financiados pelos Capitais de Terceiros é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


    PE/PL = 1,5 e sendo o PL = 50.000; logo, PE = 50.000*1,5 = 75.000
    Ativo Total = PE + PL = 125.000
    Ativos financiados pelos capitais de terceiros = 75.000/125.000 = 0,6 = 60%

ID
1140163
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O objetivo da análise vertical é o de avaliar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D


    A Análise Vertical (AV) é também chamada de estrutura ou composição ou percentual. É uma técnica de suma importância para avaliar a estrutura de composição de itens do balanço e sua evolução no tempo. Consiste em estabelecer a participação (em %) de cada item em relação ao total de seu grupo ou, na maioria das vezes, pelo total geral.

    O objetivo da Análise Vertical (AV) é avaliar, em termos relativos, as partes que compõem o todo e compará-las no caso de análise de dois ou mais períodos sociais.

    bons estudos


ID
1162045
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras pode ser realizada por meio de índices ou das análises vertical e horizontal. Acerca dessas diferentes técnicas de avaliação de empresas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1177375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na análise dos balanços de 2009 e 2010, elaborados pela companhia F, o analista, na análise vertical do balanço/2009, apurou uma participação conjunta de 26,5% das dívidas de curto e longo prazos. Em seguida, ao elaborar a análise horizontal de 2010, ele atentou para o fato de que não havia feito o ajuste monetário da inflação de 6%, no balanço de 2009.

Concluído o ajuste monetário do balanço de 2009, a participação das dívidas de curto e longo prazos na nova análise vertical, realizada depois do respectivo ajuste monetário, terá o percentual de

Alternativas
Comentários
  • Essa questão se trata de uma grande pegadinha. Pois se todas as contas sofrerão ajuste com a inflação, na análise vertical, nada mudará, uma vez que, todas as contas manterão a mesma proporção.

    Só não concordo com a correção de balanço utilizando datas posteriores a 1995, pois a mesma foi extinta nessa data.

  • A inflação não afeta a Análise Vertical, já que esta trabalha com componentes no mesmo ano, portanto sobre a mesma base monetária.


  • Quando se parece fácil demais a gente até desconfia.

    A análise continua a mesma. Porque a atualização monetária para fins de análise vertical seria feita por um índice, 1,06. Ou seja, todos os valores do ativo e passivo seriam ajustados, todos multiplicados por 1,06.

    Exemplificando:

    10/100 = 10%

    10,6 / 106 = 10%


  • Todos os valores irão variar proporcionalmente, sendo o percentual da análise vertical o mesmo. 


    Senão vejamos, 


    Ano 20X1 (Sem variação)

    Passivo  Total  = 5.000  ==> 100 %

    Fornecedor X = 800   ==> 16%

    Fornecedor Y = 1.500   ==> 30%

    Banco K = 1.300  ==> 26 %    

    Banco M = 1.400   ==> 28 %



    Imaginemos que, no ano de 20X1, ocorrera uma variação de 10% nas em todas as contas e tínhamos esquecido de considerá-la:



    Passivo  Total  =  5500 ==> 100 %

    Fornecedor X =  880 ==> 16%

    Fornecedor Y =  1650 ==> 30 %

    Banco K =   1430 ==> 26%

    Banco M =   1540 ==>28%



    Observe que o % de participação  mantiveram-se os mesmos, isso porque a variação foi proporcionalmente a mesma em todas as contas, não havendo mudança quanto a esse %. 



    Insista, persista, mas nunca desista porque um dia você conquista. Deus é conosco!!!

  • Como na análise vertical devemos utilizar somente os valores do exercício social a fim de verificar a participação da conta em seu grupo, não há a necessidade de ajustar os saldos pela inflação. O ajuste deve ser feito na análise horizontal para apurar-se a EVOLUÇÃO REAL.


ID
1177396
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações contábeis é a técnica contábil utilizada para decompor os elementos patrimoniais e fazer comparações e interpretações visando ao estabelecimento de relações entre esses mesmos elementos.

Nesse contexto, para as tomadas de decisão, o objetivo da análise de balanço é

Alternativas
Comentários
  • Gab.C

    Deve-se extrair informações úteis para auxiliar a Administração para as Tomadas de Decisão. 

  • Gostaria de comentários a respeito dos erros das demais alternativas

  • Passar informações úteis não é só objetivo da análise de balanços, mas é também o grande objetivo da contabilidade como um todo.


ID
1178389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise econômico-financeira das organizações, inclusive em seus aspectos qualitativos, julgue os próximos itens.

A análise vertical constitui procedimento suficiente para identificar mudança no peso de um item de ativo em relação ao ativo total.

Alternativas
Comentários
  • Item errado.

    Será necessário a análise vertical para medir o peso de um item do ativo em relação ao ativo total e será necessário a análise horizontal para identificar mudança nesse peso para o mesmo ativo ao longo de dois períodos.

  • Na verdade o CESPE está questionando sobre a ANÁLISE DE TENDÊNCIAS:
    A principal utilidade das Análises Horizontal e Vertical está na identificação de tendência. Para isso, os dois tipos de análise devem ser utilizados em conjunto, possibilitando verificar o grau de influência que uma conta exerce sobre a outra.

    Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

  • As análises vertical e horizontal "andam de mãos dadas". Elas se complementam mutuamente, permitindo uma análise mais coerente.
    Dizer que uma ou outra "constitui procedimento suficiente para..." é equivocado.
    Assim, afim de identificar a mudança no peso de um item de ativo em relação ao ativo total, devemos utilizar em conjunto ambas as análises.

    Gabarito: ERRADO.

  • Para verificação apenas da representatividade de uma conta, não é necessária a análise horizontal. Porém, para avaliar mudanças ela é necessária, pois mudanças pressupõe, no mínimo, dois períodos de referência.

  • A análise vertical permite identificar o peso de um item de ativo em relação ao ativo total = CERTO!

    Mas como identificar uma MUDANÇA se eu não tiver um outro período para comparar? Por isso, a análise horizontal também deve ser utilizada.

  • Errado

    A questão versou sobre análise combinada, que é Análise vertical + Análise Horizontal

    A análise vertical é um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo.

  • A Q377050 ilustra bem Análise Combinada

    Será necessário a análise vertical para medir o peso de um item do ativo em relação ao ativo total e será necessário a análise horizontal para identificar mudança nesse peso para o mesmo ativo ao longo de dois períodos.

  • Verificar o peso de um item de ativo em relação ao ativo total -> análise vertical

    Verificar a mudança de um item do ativo -> análise horizontal

    Verificar a mudança no peso ... -> análise combinada (ou de tendências)


ID
1178392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise econômico-financeira das organizações, inclusive em seus aspectos qualitativos, julgue os próximos itens.

A análise horizontal permite identificar padrões de comportamento dos indicadores de uma empresa, o que possibilita a construção de índices-padrão, utilizados para avaliar o desempenho futuro dessa empresa.

Alternativas
Comentários
  • Questão que confunde tudo, marquei certo. A análise horizontal permite identificar ÍNDICES/PROPORÇÕES/TENDÊNCIAS não padrões. 


  • Análise Horizontal

    Demonstra a evolução das contas patrimoniais e de resultado dentro de uma série de exercícios. Através desta técnica é possível avaliar e acompanhar a evolução das Receitas e das Despesas bem como dos investimentos realizados.

    Análise Horizontal – indica a evolução das contas relacionadas nas demonstrações, efetuando comparações entre si, facilitando o acompanhamento de cada item, em relação a um período anterior.


  • A análise horizontal permite identificar padrões de comportamento dos indicadores de uma empresa (ate aqui perfeito), o que possibilita a construção de índices-padrão, utilizados para avaliar o desempenho futuro dessa empresa (AQUI ESTA A PEGADINHA).

  • GABARITO: ERRADO


    Os índices de uma determinada empresa devem ser comparados com os índices de outras empresas. Para viabilizar tal comparação, foram criados os Índices-Padrão.

    Uma vez que os índices-padrão são construídos a partir dos índices reais das empresas, analisar os índices-padrão significa analisar os índices de todas as empresas. Supondo-se uma série histórica de índices-padrão de vários anos, podemos estudar a evolução de endividamento das empresas, da rentabilidade, da liquidez, e de qualquer outro indicador desejado


    Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

  • A Análise Horizontal verifica a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial, do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e do Demonstrativo de Fluxo de Caixa durante um período determinado. Seu objetivo é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores.

    Os índices-padrão permitem avaliar os índices de uma empresa em análise com aos de outras empresas do mesmo ramo de atividade, e portanto, não são construídos com base na analise horizontal ou nos índices da própria empresa.

    Gabarito: ERRADO.


  • Errado

    A análise horizontal permite identificar padrões de comportamento dos indicadores de uma empresa, o que possibilita a construção de índices-padrão, utilizados para avaliar o desempenho futuro dessa empresa.


ID
1209580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, referentes à análise econômico-financeira.

O ciclo financeiro de uma entidade contábil comercial indica o intervalo de tempo entre o momento de pagamento aos fornecedores e o efetivo recebimento das vendas. Para a sua análise, são necessários os dados referentes às compras anuais a prazo, ao custo dos produtos vendidos, ao valor médio do disponível e às vendas anuais a prazo.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    Exercício Social

     Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

      Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.


    Não são necessárias as condições que a questão informa.

      • Ciclo Financeiro = PME + PMC - PMP

      • Prazo Médio de Estocagem = (Estoque médio/CMV) x 360

      • Prazo Médio de Clientes = (Clientes médio/Vendas) x 360

      • Prazo Médio de Pagamento = (Fornecedores médio/Compras) x 360


  • Item errado.

    A primeira parte da questão está correta, quando diz que : O ciclo financeiro de uma entidade contábil comercial indica o intervalo de tempo entre o momento de pagamento aos fornecedores e o efetivo recebimento das vendas.

    A questão se torna incorreta ao dizer que para a análise do ciclo financeiro são necessários dados referentes ao Custo dos Produtos Vendidos e ao valor médio do disponível .

    Para análise do ciclo financeiro são necessários apenas os dados referentes às compras anuais a prazo e às vendas anuais a prazo.


  • O único erro que encontrei (depois de errar a  questão, rsrs) foi " valor médio do disponível". CMV pra mim está dentro. Se alguém puder explicar melhor, agradeço. :)

     

  • Ciclo Financeiro = PME + PMC - PMP

    Prazo Médio de Estocagem = (Estoque médio/CMV) x 360

    Prazo Médio de Clientes = (Clientes médio/Vendas) x 360

    Prazo Médio de Pagamento = (Fornecedores médio/Compras) x 360

    daí conclui-se que, para se chegar ao ciclo financeiro, tem que levar em conta o custo dos produtos vendidos (custo das mercadorias vendidas) e as compras anuais a prazo, porém não há em nenhum momento dependência do disponível, mas sim dos clientes ou duplicatas a receber, e das vendas a prazo.

    Logo, conclui-se que o erro da questão foi colocar o disponível no lugar dos clientes médios.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    Como sabemos, o ciclo financeiro é obtido da seguinte igualdade:

     Para calcular esses prazos, não é necessário saber o valor médio do disponível, mas os outros dados que a questão apresentou:


ID
1217485
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A técnica de análise das demonstrações financeiras, que mede a evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, a partir de um exercício fixado como ano-base=100, chama-se análise

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B;

    Análise horizontal (De evolução), é o processo desenvolvido com a finalidade de calcular a variação de um ou mais elementos em determinados períodos, buscando estabelecer tendências, se houve crescimento real ou não desse elemento;

    Bons estudos! ;)


ID
1228309
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Por meio da análise de um Balanço Patrimonial de um único exercício, identifica(m)-se

Alternativas

ID
1228375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
INSS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Se a conta Bancos c/Movimento de uma empresa apresentou um saldo de R$ 250.000,00 em 2002 e de R$ 185.000,00 em 2003, pode-se afirmar que na(s) análise(s):

Alternativas
Comentários
  • Análise Horizontal -  visto que vamos analisar em anos as respectiva conta.
     

    AH = conta do exercício análisado (2003) x 100% = 185.000 x 100% = 74,00
                conta do ano base (2002)                            250.000

    74%-100% = redução de 26,0% de 2002 para 2003.


ID
1272601
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Nas análises econômico-financeiras de empresas com capital aberto listadas em bolsa, o índice preço/lucro, mais conhecido como P/L, é muito usado. Analise as afirmativas e marque a alternativa correta.

I. É usado também para avaliar a confiança dos investidores na empresa. Quando maior o P/L, maior a confiança no seu desempenho futuro.

II. É usado comumente para avaliar quão barato ou caro está o preço de uma ação. Quanto maior o P/L, teoricamente, mais cara ela estaria.

III. A restrição ao P/L é que só pode ser utilizado ao avaliar empresas com elevada geração de fluxo de caixa, como os bancos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • índice Preço/Lucro de uma ação (também conhecido por múltiplo de lucros ou P/LPA) é um índice usado para medir quão baratos ou caros os preços das ações estão. É provavelmente o mais consistente indicador de ressalva quanto ao otimismo excessivo no mercado. Serve também como um marcador de problemas e de oportunidades de negócio. Relacionando o preço e os lucros por ação de uma companhia, pode-se analisar a avaliação de mercado das ações de companhias relativa à riqueza que a companhia está criando realmente.  (Wikipédia)

  • I E II


ID
1276609
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O método de porcentagem das vendas pressupõe que todos os custos e despesas são variáveis com as vendas. Essa hipótese, intrínseca no método, leva a erros de projeção quando da existência de custos fixos.

Assim, o uso desse método, na hipótese de vendas

Alternativas
Comentários
  • Ignorando todos os itens adicionais, vejamos o exemplo abaixo:


    Receita 40 

      - Custo variável 10  

    - Custo Fixo 10 

     Lucro 20 


     Agora, utilizando o método de porcentagem de vendas, vamos supor que houve um aumento de 100% nas vendas. Logo, teremos o seguinte resultado:


    Aumento de 100%, sem alterar o CF 

     Receita 80  

    - Custo variável 20 

      - Custo Fixo 20

     Lucro 40


    Logo, utilizando o método de porcentagem de vendas, no qual todos os itens são aumentados em 100% assim como as vendas, o lucro passa a ser de 40.

    Porém, se considerarmos que os custos fixos não alteram com as vendas, ou seja, sem erro de projeção, teríamos o seguinte:


    Receita 80  

    - Custo variável 20  

    - Custo Fixo 10 

     Lucro 50


    Com isto, chegamos à conclusão de que o método de porcentagem de vendas, quando há uma crescente nas vendas (no caso do exemplo, de 100%), o lucro fica subestimado, pois, quando era para ele ser de 50, ele foi calculado em 40.





ID
1341898
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à capacidade informacional da análise vertical da Demonstração do Resultado do Exercício, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de análise vertical


    Vendas             1000 ->   100%

    CMV                    200 ->       20%

    Lucro bruto         800  ->        80%

    Despesas op      300  ->      30%

    Lucro Líquido      500 ->   50%


    Por esse exemplo é possível verificar que o CMV e as depesas operacionais influenciaram em 50% do lucro líquido.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


  • Quanto a letra D, qual seria o erro? Ao meu ver, não tem. Observe uma questão da FGV em que a resposta é idêntica a letra D: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/f3cea03f-b1

  • mauricio, a questao fala em analise vertical na DRE, nao entra aqui os intens do BP

  • Gabarito A

     

    Comentários na  Q362881


ID
1398247
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à capacidade informacional da análise vertical do balanço patrimonial, é correto afirmar que a análise da composição dos itens patrimoniais permite

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de Análise vertical no balanço patrimonial


    ATIVO TOTAL     1000

    Caixa                    100    ->    10%

    Duplicatas            200   ->     20%

    Imóveis                700 ->     70%


    PASSIVO TOTAL (PL + PE)    1000

    Contas  a pagar            200 ->  20%

    Capital SOcial              800 -> 80%


    Análise ATIVO: é possível verificar que 70% dos recursos aplicados da entidade estão investidos em imobilizado.

    Análise PASSIVO: é possível verificar que a empresa utiliza mais recursos próprios (80%) do que recursos de terceiros (20%) para financiar suas atividades.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!






ID
1449235
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Análise de Demonstrações Financeiras das empresas deve ser feita com base nas seguintes peças contábeis: 1) Balanço Patrimonial (BP); 2) Demonstração de Resultado de Exercício (DRE); 3) Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL); e 4) Demonstração da Origem e Aplicação de Recursos (DOAR). A DRE é uma peça contábil que retrata:

Alternativas
Comentários
  • GAB.B.

    BALANÇO PATRIMONIAL- AS CONTAS PATRIMONIAS DO BENS, DIREITO E OBRIGAÇÕES;

    DRE: O FLUXO ANUAL DE RECEITAS, DESPESA E RESULTADO;

    DOAR: AS FONTES E USO DE RECURSOS 

    DMPL: A VARIAÇÃO DO PATRIMONIIO


ID
1456864
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considere que uma empresa possui prazo médio de cobrança de 32 dias, prazo médio de estoques de 12 dias, prazo médio de pagamento a fornecedores de 24 dias, prazo médio de fabricação de 10 dias e prazo médio de vendas de 22 dias. O Ciclo Operacional e o Ciclo Financeiro de Caixas dessa empresa são, em dias, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Questão de Contabilidade


    CO = PMF + PME + PMV + PMC

    CF = CO - PMP (fornecedores)

    CO = Ciclo Operacional

    CF = Ciclo FInanceiro

    PMF = Prazo médio de fabricação

    PME = Prazo médio de estocagem

    PMV = prazo médio de vendas

    PMC = prazo médio de cobrança

    PMP = prazo médio de pagamento a fornecedores.


    CICLO OPERACIONAL = COMPRA + VENDE + RECEBE. Ou seja, é o período de tempo que a empresa leva para receber os recursos da sua atividade


    CO = 10 + 12 + 22 + 32 => 76

    CF = CO - 24 => 52


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Complementando:

    O Ciclo operacional compreende o período entre a data que a empresa efetua as compras de mercadorias (ou matérias-primas) até o recebimento de clientes.

    O ciclo financeiro (ou ciclo de caixa) compreende o período entre a data que a empresa realiza o pagamento das compras de mercadorias até o recebimento das vendas a prazo.


ID
1467640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise e avaliação econômica e financeira, julgue o item a seguir.

No processo de tomada de decisões financeiras, devem ser priorizadas a minimização do risco e a maximização do retorno, tendo, por isso, os investidores racionais a expectativa de, simultaneamente, correrem os menores riscos e obterem o maior retorno.

Alternativas
Comentários
  • De fato é saudável buscarmos minimizar os riscos e maximizar os retornos, mas é preciso ter em mente que, em regra, os maiores retornos estão naqueles investimentos de maior risco, enquanto os investimentos mais conservadores também possuem ganhos mais modestos. Assim, é preciso tentar encontrar um bom compromisso entre o nível de risco e o nível de rentabilidade esperados.

    GABARITO: Errada!


    DISPONÍVEL: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-cargo-02-resolucao-administracao-financeira/. Acesso em abril de 2015.


    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.

    "Aquele que quiser ser o 1º, sirva a todos - Marcos: 10;44"

  • A questão está errada ao mencionar que que as expectativas racionais buscam simultaneamente minimizar riscos e maximizar retornos. Não é possível ao mesmo tempo, minimizar o risco e maximizar o retorno. O que a teoria afirma é que, racionalmente, a um determinado nível de risco aceitável (que não é necessariamente o mínimo), deve-se escolher, entre as alternativas disponíveis a esse nível de risco, aquela opção que ofereça o melhor retorno.

  • Fazendo uma analogia entre rendimento de poupança e de ações na bolsa de valores, por exemplo, é possível perceber que quanto menor o risco, menor o retorno, assim como, quanto maior o risco, maior o retorno. Relação diretamente proporcional.

    Bons estudos!

  • Discordo da banca. Não é preciso ser economista para saber que em uma decisão financeira, sempre se prioriza, minimizar os riscos e maximizar o retorno. Exemplo é a escolha entre aplicar numa poupança ou comprar títulos do tesouro, ambos investimentos com risco praticamente zero (estou procurando minimizar os riscos) mas com rendimentos diferentes, pois o tesouro rende mais (estou maximizando retorno).

     

    Isso é o que se busca, simultaneamente, em investimentos.

  • Observação perfeita do José.

    Gabarito totalmente equivocado.

    Investir em títulos de capitalização, por exemplo, não rende nada e o risco é muito maior do que investir em Tesouro Direto.

    RiscoxRetorno não é uma constante. Mais um exemplo é o do beta negativo (risco negativo): como seria se essa teoria da banca fosse real?

     Para nós administradores e para os economistas essa questão é um absurdo!

    O jeito é decorar e ir pra prova...

  • O detalhe aí foi a pergunta: sabe-se que investimentos de risco acabam trazendo retorno superior, mas não é isso que o investidor busca. A relação que se deseja é menor risco/maior retorno. Apesar de não ser o que o mercado proporciona.
  • O racíocinio do José Pardim está correto.O fato do retorno ser proporcional ao risco não significa que os investidores racionais não esperam obter maiores retornos com investimentos de baixos riscos. 

  • ERRADO. De fato, é saudável buscarmos minimizar os riscos e maximizar os retornos, mas é preciso ter em mente que, em regra, os maiores retornos estão naqueles investimentos de maior risco, enquanto os investimentos mais conservadores também possuem ganhos mais modestos. Assim, é preciso tentar encontrar um bom compromisso entre o nível de risco e o nível de rentabilidade esperados.

  • No processo de tomada de decisões financeiras, devem ser priorizadas a minimização do risco e a maximização do retorno, tendo, por isso, os investidores racionais a expectativa de, simultaneamente, correrem os menores riscos (maiores riscos) e obterem o maior retorno.

    Esta falando dos usuários: os investidores sabem que quanto maior o risco, maior o retorno.

  • No processo de tomada de decisões financeiras, de fato devem ser priorizadas a minimização do risco e a maximização do retorno. Todavia, sabemos que em regra os investimentos com maiores retornos são os de maior risco, por isso, os investidores racionais não ousam correr os menores riscos e, simultaneamente, obter os maiores retornos.  

    Na verdade, esses investidores racionais buscam encontrar um ponto de otimização do binômio retorno/risco, ou seja, encontrar um ponto ótimo de relação entre o nível de risco e o patamar de rentabilidade esperados. 


ID
1480987
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

São ferramentas de análise do administrador financeiro:

Alternativas
Comentários
  • A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número (Carvalho, 2002, p. 226).

  • BP - Balanço Patrimonial e DRE - Demonstração do Resultado do Exercício são duas , dentre outras, demonstrações contábeis utilizadas pela administração na tomada de decisão.

  • B: demonstração do resultado do exercício e balanço patrimonial.

  • diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos detempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.

    Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la. Assim, pode-se analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que estejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho dela.

    Lote Econômico de compra é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde os custos totais de aquisição são mínimos para o período considerado.

    Fonte: WikiPédia.

  • Todas as alternativas, menos a letra B, elas se referem tanto ao administrador de materiais e logística quanto ao administrador financeiro. Apenas a letra B que se refere ao administrador financeiro. Por isso que está correta.

    O D.R.E. estuda se a empresa ficou no lucro ou prejuízo, já o balanço patrimonial informa os ativos e passivos da empresa. Só podemos saber como está o D.R.E. e o Balanço patrimonial com as informações fornecidas pelo Livro Diário, Livro Razão, Balancete de Verificação e Fluxo de Caixa. Isso são os deveres do administrador financeiro.

  • O balanço patrimonial representa a demonstração financeira e patrimonial de uma determinada empresa, quando as atividades do período-base se encerram. Em sua técnica contábil, essa tipologia demonstrativa deve conter os seguintes grupos de contas:


    Ativo realizável em longo prazo: são os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte e os derivados de adiantamentos, empréstimos ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.
    Ativo circulante: É tudo aquilo que irá se cumprir até o exercício social seguinte, equivalente ao capital em giro. O capital de giro é a diferença do ativo circulante do passivo circulante.
    Ativo permanente: São os investimentos realizados, as participações permanentes em outras sociedades e direitos de qualquer natureza.
    Passivo circulante: representado pela categoria circulante que envolve as obrigações da companhia, inclusive financiamentos.

     

    Demonstração do resultado do exercício - DRE tem como objetivo apresentar o resultado do exercício, explicando a composição de sua apuração e determinando o valor do resultado por quota ou ação do capital integralizado, permitindo ao gestor a demonstração dos aumentos e reduções causados no patrimônio líquido pelas operações da empresa.

    De acordo com Assaf (2003), a demonstração do resultado do exercício tem como finalidade exclusiva apurar o lucro ou prejuízo de exercício, e transferir esse resultado para lucros ou prejuízos acumulados.

     

    AVANTE!

  • Pq a C está errada?


ID
1508119
Banca
Makiyama
Órgão
CAU-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O processo pelo qual é analisada a composição percentual de um grupo patrimonial é denominado Análise

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D; 

    Análise vertical (De estrutura) é o processo onde é analisada a estrutura de composição de um grupo ou subgrupo de determinados elementos patrimoniais ou de resultado em determinado período, calculando a participação de cada elemento em relação ao todo;

    Bons estudos! ;)



ID
1528909
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A razão entre o lucro operacional e a receita de vendas é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Margem Operacional: Lucro operacional/Vendas líquidas


ID
1529407
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Sobre a análise financeira de Balanços, quando encontramos a relação percentual de um elemento com o todo de que faz parte, estamos utilizando o método de análise denominado de

Alternativas
Comentários
  • Análise Vertical de Balanço

    Procura-se obter o percentual de cada verba ou de cada grupo de verbas, em relação ao valor global do demonstrativo, ou, ainda, de cada verba em relação ao total do seu respectivo grupo. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução. 

  •  Análise vertical = percentuais.  AV%


    Análise horizontal = índice.      AH i


ID
1529410
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com os conceitos de análise de Balanços, a principal finalidade da análise horizontal é

Alternativas
Comentários
  • Análise Horizontal de Balanço

    Compara em forma de percentual, o valor de determinada verba ou de determinado grupo de verbas em relação ao(s) ano(s) anterior(es). Sua técnica é bastante simples, pois consiste em dividir todos os elementos do ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total desse passivo. 

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TCU

    Prova: Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TCU

    Prova: Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental

    A análise horizontal é um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo. A análise vertical, por sua vez, é a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais.

    Errado

    A questão ficaria correta se fosse reescrita dessa forma:

    A análise vertical é um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo. A análise horizontal, por sua vez, é a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais.

  • É Possível identificar tendências com base na analise de evolução, uma vez que, a analise horizontal compara em forma de percentual, a partir de um índice padrão a evolução do saldo de determinada conta ou grupo de contas na sua demonstração.

    G: A


ID
1596418
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise horizontal tem a finalidade de evidenciar a evolução dos itens das demonstrações contábeis, por meio dos períodos. As técnicas utilizadas em análise horizontal apresentam algumas limitações:


I. A classificação dos índices pela empresa pode ser como ótimo, bom, satisfatório ou deficiente, ao compará-los com os índices de outras empresas do mesmo ramo ou porte.

II. A Liquidez Geral é calculada por meio de Ativo circulante ÷ Passivo circulante.

III. A rentabilidade é calculada com base no Slado Médio de Fornecedores x Compras Brutas.

IV. Quando o valor do item correspondente no exercício-base for nulo, número-índice não pode ser calculado pela forma proposta, pois os números são divisíveis pelo número zero.


Pode-se afirmar que:  

Alternativas
Comentários
  • letra A 
    II - Essa fórmula é representada  na questão pela liquidez Corrente.
    III - Essa fórmula em questão representa o índice por atividade e não pelo indicador de rentabilidade
  • Erro grotesco. Todas as assertivas estão erradas. No gabarito, letra "a", indica que a IV está correta. Dê bem uma olhada na assertiva:


    pois os números são divisíveis pelo número zero.

    E desde quando algum número é divisível por 0?


    O gabarito Letra "a" só estará correto se a questão tiver dito o seguinte:

    Pois os números não são divisíveis pelo número zero.

  • É só ler a frase completa pra ver que ela está correta. Ele diz que o número-índice não pode ser calculado pois o número é divisível por 0, é a mesma coisa que dizer que é impossível calcular porque tem um 0 no denominador.


ID
1623943
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras de uma organização permite diagnosticar a situação atual e orientar possíveis tendências futuras em relação à liquidez, estrutura patrimonial e rentabilidade. Relacione os conceitos das técnicas de análise apresentadas abaixo às descrições e em seguida marque a alternativa que reproduz a sequência CORRETA dos conceitos, na ordem de cima para baixo:  


I. Análise Vertical.

II. Análise Horizontal.

III. Indicadores de Liquidez.

IV. Indicadores de Rentabilidade.

V. Indicadores de Endividamento e Estrutura. 


( ) se refere(m) ao diagnóstico em intervalos sequenciais de tempo identificando variações reais, quando expresso(s) em valores com mesma capacidade de compra. A evolução é obtida a partir da comparação de um determinado período em relação a uma data base. 

( ) se refere(m) à identificação da composição das fontes passivas de recursos da organização identificando o grau de comprometimento financeiro com seus credores.

( ) se refere(m) à capacidade da organização em cumprir seus compromissos a partir de critérios que reproduzam a posição financeira em um determinado período de tempo.

( ) se refere(m) à identificação de alterações estruturais nas demonstrações financeiras ao comparar as proporções existentes entre as diversas contas. As análises reais ou nominais produzirão resultados idênticos nesse caso.

( ) se refere(m) ao diagnóstico dos resultados em função dos recursos disponíveis para operação e investimentos da organização.  


A alternativa que melhor expressa a sequência CORRETA dos conceitos, de cima para baixo é: 

Alternativas
Comentários
  • Análise Vertical = reais ou nominais

     Análise Horizontal= data base. 

    Indicadores de Liquidez= posicao financeira

    Indicadores de Endividamento e Estrutura= fontes passivas de recursos

    Indicadores de Rentabilidade= investimentos da organização

     

     

     

  • O texto cita esses dois setores como os principais causadores.

  • Nada disso, o autor apenas os utiliza como exemplo! Claro que podemos inferir que eles são os principais causadores, mas o enunciado pede CONFORME O TEXTO.

  • B) II, V, III, I e IV.


ID
1643557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência às análises horizontal e vertical, a tendências e a grupos de comparação, julgue o item a seguir.


A comparação feita durante a análise de balanços apresenta-se de duas formas: análise temporal e análise inter-empresarial. Enquanto a primeira compreende a tendência apresentada pelos indicadores de desempenho e não limita a avaliação a resultado restrito a um único período, a segunda relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Trata-se de questão que exige conhecimentos da análise financeira por comparação com índices-padrão. Segundo Matarazzo, a comparação é processada nas formas temporal e interempresarial.

    Temporal → estuda períodos anteriores para compreender a tendência apresentada pelos índices analisados.


    Interempresarial → relacionará o desempenho de uma empresa no seu setor de atividade


    bons estudos

  • COMPARAÇÃO POR PADRÕES

    Consiste na comparação entre quocientes, coeficientes e números índices contidos nas demonstrações contábeis de certa entidade em relação aos mesmos dados de outras entidades do mesmo ramo, no mesmo período.

  • Comparação Temporal: A comparação temporal é definida pela análise do confronto entre resultados de períodos anteriores e o resultado do período atual. Normalmente se utiliza os três últimos períodos sociais da empresa. Ao fazer esta análise se vê a tendência que os indicadores de desempenho apresentam, não limitando à análise a um único período.

     

    Comparação Interempresarial: A comparação interempresarial é definida pela análise do confronto entre resultados de uma determinada entidade e uma outra en tidade de características semelhantes. Ao relacionar o desempenho de uma empresa com o resto do setor de atividade e o mercado em geral, se vê as respostas da empresa frente aos períodos (podendo inclusive ser de crise) e as compara com as respostas de outras empresas para reconhecer uma má ou boa administração, determinar mu danças, podendo até mesmo serem mudanças radicais como mudar de produto produzido ou serviço oferecido etc.

     

    FONTE:https://www.passeidireto.com/arquivo/4907548/resumao-contabilidade

  • A análise de balanços é uma análise comparativa, seja entre contas ou grupo de contas, no mesmo exercício ou em exercícios diferentes, e ainda, com demonstrativos da mesma empresa, ou de diversas empresas do mesmo ramo ou não.

    Análise temporal compreende a tendência apresentada pelos indicadores de desempenho e não limita a avaliação a resultado restrito a um único período. Temos tanto a análise horizontal, que exige a comparação com diversos exercícios, como os demais indicadores, que são comparados no decorrer dos anos, para avaliar a tendencia dos mesmos.

    A análise inter-empresarial relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral. Ou seja, compara uma empresa do ramo X com outras empresas do mesmo ramo, ou do mercado como um todo.

    Gabarito: CERTO.

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

     Quando se trata de análise das demonstrações contábeis, a primeira coisa que devemos levar para a nossa prova é: a comparação é a ferramenta mais importante de análise, pois sem ela não se pode estabelecer um diagnóstico consistente da situação em que se encontra a empresa. E essa comparação é basicamente realizada de duas formas, como disse o enunciado. Matarazzo (o CESPE adora seus livros) afirma que a comparação é realizada nas formas: temporal e interempresarial.

    A primeira estuda períodos anteriores para compreender a tendência apresentada pelos índices analisados. Já a segunda relaciona o desempenho de uma empresa com o seu setor de atividade, e tem o objetivo de verificar se a situação da empresa é satisfatória em relação aos seus concorrentes.

    MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços: abordagem gerencial. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

  • Alguém sabe dizer se existe alguma vinculação de de análise temporal com a horizontal e análise interempresarial com a vertical?


ID
1643560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência às análises horizontal e vertical, a tendências e a grupos de comparação, julgue o item a seguir.


A análise horizontal é um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo. A análise vertical, por sua vez, é a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais.

Alternativas
Comentários
    análise horizontal, por sua vez, é a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais.

  • ERRADO

    Conceitos trocados


  • obs. Na análise horizontal comparam-se valores índice. 

          Já na análise vertical comparam-se valores percentuais %.

  • A questão estaria correta se fosse reescrita desta maneira:

    A análise vertical é um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo. A análise horizontal, por sua vez, é a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais.

  • Gabarito "Errado"

    O enuciador invertou os conceitos de Analise Horizontal e Vertical, foi malandro.

  • Houve uma inversão nos conceitos, o que obviamente invalida a afirmativa, e a torna errada.

    A análise VERTICAL é um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo.

    A análise HORIZONTAL, por sua vez, é a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais.

    Gabarito: ERRADO.

  • Gab. Errado

    A banca inverteu os conceitos, na análise vertical se avalia a participação de uma conta dentro do seu grupo no mesmo período, enquanto na análise horizontal é necessário dois ou mais períodos para avaliar a evolução do saldo das contas ou grupos de contas.

  • Errado

    Segundo Assaf Neto (2001), a análise vertical é também um processo comparativo,expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo. Dessa forma, dispondo-se dos valores absolutos em forma vertical, pode-se apurar facilmente a participação relativa de cada item contábil no ativo, no passivo ou na demonstração de resultados, e sua evolução no tempo.


ID
1682524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise econômico-financeira de empresas, julgue o próximo item.

A demonstração do valor agregado/adicionado (DVA) comprova a origem da riqueza gerada pela entidade e como ela foi distribuída entre os setores que contribuíram para a sua geração; logo, os indicadores e as informações dela extraídos atingem um universo maior de usuários que os obtidos por meio das demais demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    De acordo com o manual de contabilidade societária FIPECAFI

    A DVA tem por objetivo demonstrar o valor da riqueza econômica gerada pelas atividades da empresa como resultante de um esforço coletivo e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a sua criação. Desse modo, a DVA acaba por prestar informações a todos os agentes econômicos interessados na empresa, tais como empregados, clientes, fornecedores, financiadores e governo.

    Para Ribeiro (2009, p. 229), a DVA representa um grande avanço na ciência contábil, especialmente porque, ao evidenciar a riqueza gerada pela empresa e a forma como foi distribuída, os indicadores e informações de natureza social que ela oferece atingem um universo maior de usuários

    http://libertas1.sslblindado.com/revistalibertas/downloadpdf.php?r=revistalibertas3/3edartigo5.

    bons estudos

  • Como eu discordo da resposta da banca!

    No CPC 00 - Conceitual, é evidente que toda demonstração contábil é capaz de influenciar todos os usuários da contabilidade. Ora, a DVA, de fato, apresenta uma ideia diferente de um mesmo panorama econômico, assim sendo, um sindicato, por exemplo, poderia utilizar-se da DRE ou do Balanço para extrair as mesmas informações fornecidas pela DVA. Qualquer usuário que a DVA tenha possibilitado maior abraçamento já tinha suas necessidades satisfeitas nas demonstrações anteriores a ela.
    Tanto é que a DVA sequer faz parte do conjunto completo de demonstrações financeiras do CPC/IASB. É o tipo de afirmação que não encontra unanimidade no campo doutrinário da ciência contábil.
    Mas enfim, é a velha história de que se o CESPE falou, então Deus falou! rsrs
    Agradeço ao Renato por divulgar "Ribeiro (2009, p. 229)", pois isso pode ajudar a entender quem diabos a banca aceita como fonte fiável de doutrina científica contábil. Perdi essa questão no dia... paciência.
    Bons estudos
  • Discordo da Banca. Afirmação totalmente subjetiva. Tendo em vista que, não há como afirmar que a DVA atinge um universo maior de usuários interessados, pois, esses usuários também tem acesso, da mesma forma que a DVA, às demais demonstrações. Além disso, as informações constantes na DVA, também estão no restante das demonstrações...

  • A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) surgiu para atender às necessidades de informações dos usuários sobre o valor da riqueza criada pela empresa e sua utilização.

    A elaboração da DVA não tem o objetivo de substituir a Demonstração do Resultado do Exercício, cuja função principal é informar como se forma o resultado líquido de determinado período. Na DVA, o objetivo principal é fornecer informações a diversos grupos participantes nas operações. 

    A DVA não contradiz a tradicional demonstração do resultado do exercício, ou seja, os dados que a compõem também fazem parte desta. A principal diferença está na sua forma de evidenciação e finalidades.

    A DRE está mais voltada ao proprietário (sócio ou acionista) que deseja saber qual foi o resultado apurado pela entidade no período. Evidencia, portanto, a parte da riqueza criada pela entidade que se destina ao proprietário. 

    A DVA, por outro lado, evidencia, além dos lucros recebidos pelos proprietários (remuneração de capitais próprios), a quem pertence o restante da riqueza criada pela entidade, como governo, terceiros e pessoal. 

    Neste sentido, as informações extraídas da DVA atingem um universo maior de usuários que os obtidos por meio das demais demonstrações contábeis, o que torna correta a afirmativa.

  • Igor Cintra | Direção Concursos

    A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) surgiu para atender às necessidades de informações dos usuários sobre o valor da riqueza criada pela empresa e sua utilização.

    A elaboração da DVA não tem o objetivo de substituir a Demonstração do Resultado do Exercício, cuja função principal é informar como se forma o resultado líquido de determinado período. Na DVA, o objetivo principal é fornecer informações a diversos grupos participantes nas operações. 

    A DVA não contradiz a tradicional demonstração do resultado do exercício, ou seja, os dados que a compõem também fazem parte desta. A principal diferença está na sua forma de evidenciação e finalidades.

    A DRE está mais voltada ao proprietário (sócio ou acionista) que deseja saber qual foi o resultado apurado pela entidade no período. Evidencia, portanto, a parte da riqueza criada pela entidade que se destina ao proprietário. 

    A DVA, por outro lado, evidencia, além dos lucros recebidos pelos proprietários (remuneração de capitais próprios), a quem pertence o restante da riqueza criada pela entidade, como governo, terceiros e pessoal. 

    Neste sentido, as informações extraídas da DVA atingem um universo maior de usuários que os obtidos por meio das demais demonstrações contábeis, o que torna correta a afirmativa.


ID
1682527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise econômico-financeira de empresas, julgue o próximo item.

Os relatórios contábeis obrigatórios — por exemplo, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e as notas explicativas — são essenciais para que se realizem análises horizontal, vertical e por indicadores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Para se fazer as análises de balanço são necessários os relatórios contábeis obrigatórios, os quais constam no CPC 26:

    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b) demonstração do resultado do período;

    (c) demonstração do resultado abrangente do período;

    (d) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (e) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (f) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC T 3.7 - Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;

    (g) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias; e

    (h) balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retroativamente ou procede à reapresentação de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis.


    bons estudos

  • Olá, pessoal.


    Alguém poderia dar um exemplo prático de como é feita análise de demonstrações através das informações constantes em notas explicativas? Sei que a análise é feita através de valores constantes dos demonstrativos contábeis (demonstrativos que possuem informações de forma quantificada, numérica), mas análise de notas explicativas eu nunca vi. Se alguém puder ajudar, agradeço desde já.
  • Rafael, tb fiquei com a mesma dúvida, mas acabei marcando certo considerando que as notas explicativas podem ser utilizadas para a análise das variações, para explicar melhor algum fato importante que tenha acontecido durante o período..... Não sei se tem algum embasamento teórico, mas acabei levando em conta que em notas explicativas há informações importantes para as variações e explicações de fatos relevantes.

  • Paula T e Rafael Soares, acho que o ponto crucial da questão foi no termo "por indicadores" onde uma diferença considerável entre o valor de uma depreciação de um ano e outro, fique clara e compreensível através da informações de políticas de mudanças nos indicadores de determinação dos valores de um período para outro.

  • As notas explicativas são necessárias, por exemplo, na mudança de parâmetros de avaliação. 

  • Embora eu tenha errado esta questão, por ter achado que para o desenvolvimento das análises, deveria levar em consideração apenas, e, objetivamente valores, pensando melhor cheguei a conclusão do porquê a questão está CORRETA. 



    Primeiramente a questão menciona a respeito de análise econômico-financeira da empresa, onde temos várias análises, e não somente, análises que levem em consideração apenas valores. 



    Deixe- me explicar melhor:



    A  análise econômico-financeira da empresa refere-se a análise de balanços, essa análise é uma ferramente na qual contribui para a tomada de decisão. Ou seja, a análise de balanços possibilita demonstrar um diagnóstico da situação econômica-financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise. 


    Esse relatório inclui uma análise da estrutura, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que são cuidadosamente estudados, não se limitando apenas a cálculo de meros indicadores de desempenho.


    Então, quando o contabilista faz a referida análise ele necessitará de outras informações para compor o seu relatório, bem como, as notas explicativas, que servirão como uma ferramenta indispensável, para  o completo esclarecimento  de informações que compõe os balanços e demonstrações (tais informações são prestadas nos balanços e demonstrações de forma bem objetiva, muitas vezes necessitando de informações complementares), digo, saber se foram observados todos os os procedimentos recomendados pelas normas vigentes, esclarecer  e explicar determinados valores ou possíveis atualizações e mudanças que devam ser feitas, destacar detalhes importantes, prestar esclarecimentos adicionais sobre a performance da empresa, dados estes que não são visíveis pela simples leitura  de cálculos nas demonstrações contábeis. 

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Enquanto o processo contábil transforma os fatos ou eventos econômico-financeiros nas demonstrações financeiras (ou contábeis), as quais fornecem, de fato, uma série de dados a respeito da empresa, a análise de balanços é a responsável por “traduzir” esses dados  (que isoladamente, não significam muita coisa para o usuário), ou seja, transformá-los em informações financeiras para a tomada de decisões.

    Portanto, as ferramentas principais e essenciais para as análises horizontal, vertical e por indicadores são, de fato, os relatórios contábeis obrigatórios. Isso não impede que sejam utilizados outros relatórios e informações complementares; pelo contrário, estas auxiliam muitas vezes de maneira decisiva para um correto diagnóstico da situação da empresa.

    Importante consignar que as notas explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. Oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

    Todavia, a despeito de não terem características de demonstrativos contábeis propriamente ditos, fazem parte do conjunto completo das demonstrações contábeis apresentado no item 10 do Pronunciamento CPC 26. 

  • correto, as notas explicativas auxiliam na compreensão de mudanças de políticas e estimativas contábeis, além da correção de erros de periodos anteriores, dentre outros. A prova TCE/PE, por exemplo, tratou de uma mudança na política contábil de determinado ativo, que alterou o retorno do PL.

  • ◙ Questão trata de: Conceito da análise de demonstrações contábeis;

    ○ As análises horizontal, vertical e por indicadores são exatamente as ferramentas da análise das demonstrações conta´beis;

    ○ Objeto: como a própria nomenclatura impõe, estamos analisando as demonstrações conta´beis e estas nada mais são do que os relatórios contábeis obrigatórios: BP, DRE etc.

    Fonte: Prof. Paulo Roberto - TEC

  • Eu não acho que essencial todas juntas, da para fazer a analise de forma fracionada, porem todas juntas deixa muito mais precisa.


ID
1682533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise econômico-financeira de empresas, julgue o próximo item.

A análise horizontal e vertical pode ser usada tanto para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com o de outras empresas, ao longo de vários períodos, quanto para, por exemplo, analisar sua performance em um determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro??


  • ​Segundo Silva (2010), são três as formas de utilizar a análise vertical na demonstração do resultado: 

    a) pela representatividade de um item em relação à receita líquida de vendas do respectivo período; 

    b) observando o comportamento histórico, ou seja, ao longo de mais de um exercício; 

    c) comparando os percentuais apresentados pela empresa com dados de outra empresa que seja de atividade e porte semelhantes e de preferência da mesma região geográfica. ​

    Padoveze (2000, p. 141) afirma que "a análise horizontal é o instrumental que calcula a variação percentual ocorrida de um período para outro, buscando evidenciar se houve crescimento ou decrescimento do item analisado"​

    http://sudamerica.edu.br/argumentandum/artigos/argumentandum_volume_2/Texto_2_Analise%20Vertical%20e%20Horizontal.pdf

  • Só Horizontal

  • O CESPE realmente irrita!!!!

     

    Essa questão exigiu atenção e interpretação.

    Ela diz que:

    "A análise horizontal e vertical podem ser usadas tanto para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com o de outras empresas, ao longo de vários períodos, quanto para, por exemplo, analisar sua performance em um determinado período de tempo."

     

    Pois bem... 

     

    "A análise horizontal e vertical pode ser usada tanto para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com o de outras empresas" ==> Esse trecho acredito que esteja certo. Através dessas análises poderemos comparar o desempenho de determinada empresa com outras. identificando os percentuais de desempenho mais satisfatórios. 

     

     O erro está no seguinte trecho:

     

    "ao longo de vários períodos, quanto para, por exemplo, analisar sua performance em um determinado período de tempo." ==> Esse trecho refere-se, tão somente, a análise horizontal, o candidato ansioso acaba errando por falta de atenção e ansiedade. 

     

     

     

     

  • Mas, se a análise vertical de um ano for comparada com a de outro ano como, porxemplo, a margem líquida, ela se enquadraria na segunda afrimativa da questão, não? OU, seria considerado uma análise horizontal de um indicador de estrutura/vertical?


  • Sendo direto ao assunto,

     

    Analise horizontal não compara períodos diferentes, PONTO!

     

    aBS

  • Discordo da banca. O CESPE tenta inovar, mas acaba criando conceitos que valem somente para a prova.

     

    Posso fazer análise vertical e horizontal de uma empresa em determinado período, depois fazer a análise vertical e horizontal de outro período, e comparar as análises. Feito isso, estou usando as análises horizontal e vertical para comparar as empresas em vários períodos.

  • Se você fizer a análise vertical em dois períodos subsequentes e compará-las, acaba por realizar análise horizontal.

  • típica questão que a banca pode dar o gabarito que ela quiser.

  • Cespe agindo na crocodilagem, como sempre.

  • Nada a ver Pedro Almeida, as duas assertivas dentro da questão falam em período de tempo, deste modo, ambas falam de Análise Horizontal. 

  • A analise horizontal e vertical não avalia resultados, lucratividade ou rentabilidade e sim a composição da estrutura, para avaliação da performance ou desempenho econômico são os indicadores econômicos.

    G: E

  • Gab. Errado

    A análise vertical avalia a participação de uma conta dentro do seu grupo no mesmo período, enquanto a análise horizontal necessita de dois ou mais períodos para avaliar a evolução do saldo das contas ou grupos de contas.


ID
1689469
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Sobre as técnicas de análise de balanço, considere as seguintes afirmativas:

1. Análise vertical é o cálculo da variação percentual ocorrida entre períodos de tempo.

2. Análise horizontal é o cálculo da relação percentual da conta com o total do ativo ou passivo, no balanço patrimonial, ou com a receita líquida, no caso da DRE.

3. A análise vertical deve ter seus resultados analisados conjuntamente com a análise horizontal e demais indicadores econômico-financeiros.

4. A análise horizontal permite que se avalie a evolução nominal dos vários itens de cada demonstração contábil em intervalos sequenciais de tempo.

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • 3 A análise vertical deve ter seus resultados analisados conjuntamente com a análise horizontal e demais indicadores econômico-financeiros. 

    4. A análise horizontal permite que se avalie a evolução nominal dos vários itens de cada demonstração contábil em intervalos sequenciais de tempo. 
     CORRETA LETRA D

  • Erro 1: Análise HORIZONTAL é o cálculo da variação percentual ocorrida entre períodos de tempo.
    Erro 2: Não me recordo de falarem de analise horizontal relacionando na DRE, já que Horizontal é ENTRE PERÍODOS, e DRE é relativo a um período só.

    Entendeu Miserávis?

     

  • Resolvi por eliminação.

  • Gabarito: letra D.

    Comentário:

    Revisando mais uma vez os conceitos de análise horizontal e vertical:

    A análise vertical, também chamada de análise estática ou de estrutura, evidencia a composição do patrimônio da empresa em determinada data. Indica, portanto, os coeficientes de participação relativa de cada conta no conjunto das demonstrações financeiras. Já a análise horizontal relaciona cada conta de uma demonstração financeira com a sua equivalente de anos anteriores. É também chamada de análise de evolução ou dinâmica. É um processo de análise temporal, desenvolvido por meio de números-índices, e tem como objetivo principal tirar conclusões a respeito da evolução, ao longo dos exercícios sociais, dos elementos que formam as demonstrações financeiras e, consequentemente, estabelecer diagnósticos a respeito dessa evolução.

    É fortemente recomendável que as análises horizontal e         vertical sejam utilizadas de forma conjunta, uma vez que os resultados advindos exclusivamente de uma delas provavelmente não serão suficientes para se chegar a um diagnóstico consistente a respeito da situação de uma empresa, em determinada conta ou exercício social.

    Além disso, é importante lembrar que as técnicas de análise não são independentes uma da outra, visto que:

    a)                 em uma análise robusta provavelmente nos utilizaremos de todas elas;

    b)                  em alguns casos necessitaremos de uma das técnicas para que seja possível a utilização da outra, ou seja, uma só funciona porque a outra existe; e

    c)                  a quantidade de técnicas utilizadas dependerá da necessidade e expertise do analista.

    Por fim, a análise horizontal permite, de fato, que se avalie a evolução nominal dos vários itens de cada demonstração contábil em intervalos sequenciais de tempo. Todavia, para apurarmos a evolução REAL dos indicadores, é de extrema importância que os valores para a análise horizontal estejam convertidos em uma mesma moeda, tendo em mente que a inflação existe SIM e que seus efeitos não devem ser desprezados. Só assim estaremos utilizando valores efetivamente comparáveis.

       Com isso, concluímos que as assertivas 1 e 2 estão erradas, pois os conceitos estão invertidos; e as assertivas 3 e 4 estão corretas.


ID
1694461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise econômico-financeira de empresas, julgue o próximo item.

A análise horizontal e vertical pode ser usada tanto para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com o de outras empresas, ao longo de vários períodos, quanto para, por exemplo, analisar sua performance em um determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o examinador entendeu que tais análises só servem pra analisar dinâmica ou estaticamente uma só empresa.  Não vejo óbice em usar a ferramenta para comparar mais de uma empresa. Mas o indicador em si não gera dados comparativos de mais de uma empresa.  Errei.

  • Índices Financeiros podem ser usados tanto para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com o de outras empresas, ao longo de vários períodos, quanto para, por exemplo, analisar sua performance em um determinado período de tempo.

  • fiquei confuso na questao, se ela nao e usada para saber atraves de graficos e outros nao entendi o que ele queria.

  • Não entedi : /

  • É possível comparar índices de uma empresa com a de outras, todavia esta análise não é a vertical e a horizontal. Na verdade os índices comparados de cada empresa são provenientes de análises verticais e horizontais internas, mas o procedimento de comparação entre empresas dos índices obtidos recebe o nome de benchmarking.

     

  • obs...

    Esses comentarios sao de exclusivamente de professores e seguros?

    Ou qualquer um pode dar sua explicacoes?

  • Provável que o examinador quis dizer que a "comparação com outras empresas" deve ser feitas com a análise de quocientes (liquidez, rentabilidade e etc) mas está equivocado, na prática. A menos que tenha alguma literatura embasando essa perspectiva teoricamente, para que o examinador pudesse embasar a questão, deveria ser alterado o gabarito para "correto".

     

    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO, por favor!

     

    Grato.

  • Análise vertical e horizontal podem medir tanto o desempenho, quando realizada na DRE, quanto para medir a posição patrimonial, quando feita no Balanço Patrimonial.

    Só lembrando que, os elementos relacionados à avaliação do desempenho são: receita e despesa. Por sua vez, os elementos relacionados a posição patrimonial são: ativo, passivo e patrimônio líquido.

    Dessa maneira, tais análises avaliam a empresa por si servindo de base para tomada de decisão dos usuários internos da informação.

    Em contrapartida, para fins de comparação entre empresas de um MESMO RAMO são utilizados os QUOCIENTES de análise de liquidez, endividamento e rentabilidade.

    Por fim, o ERRO DA QUESTÃO É AFIRMAR QUE A ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL SÃO UTILIZADOS NA COMPARABILIDADE ENTRE EMPRESAS. Ademais, dizer que subsidiam a avaliação da performance está perfeitamente correto, pois aplicar a análise horizontal ou vertical na DRE podem contribuir para alcançar tal fim.

  • Vamos analisar por partes;

    A análise horizontal e vertical pode ser usada tanto para comparar o desempenho (até aqui está correto)

    e a situação de uma empresa com o de outras empresas (somente análise vertical), ao longo de vários períodos , quanto para, por exemplo, analisar sua performance em um determinado período de tempo (somente horizontal).

  • Se os índices são as ferramentas de comparação das empresas e são elaborados com base nas análises vertical e horizontal, acredito que o gabarito da questão é questionável, pois não permite um julgamento objetivo.

  • Errado

    A Análise Vertical (AV) de uma demonstração contábil consiste comparação de um item do demonstrativo com o seu total, com o objetivo de obter o coeficiente de participação daquele item em relação ao todo

    A Análise Horizontal (AH), por sua vez, consiste na comparação de um item do demonstrativo entre dois ou mais períodos, visando à verificação de sua evolução ao longo do tempo


ID
1711567
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações contábeis é um elemento fundamental para o sucesso do processo decisório de todos os interessados em suas informações. Não basta haver um conjunto de demonstrações que evidenciem a situação da entidade sob seus diversos aspectos, é preciso que os dados e informações extraídos dessas demonstrações sejam comparados com medidas de performance esperadas ou setoriais e deem base para avaliação do desempenho passado e realização de projeções de resultados futuros. Sob esse argumento, identifique, nas alternativas abaixo, qual o principal desafio no processo de análise das demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    O objetivo da Análise de Balanço é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica-financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.

    O produto da análise de Balanço é apresentado em forma de um relatório que inclui uma análise da estrutura, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que são cuidadosamente estudados e pelos quais é formada a conclusão do analista.


    As informações da análise de balanços estão voltadas para dentro e fora da empresa e não se limitam apenas a cálculo de meros indicadores de desempenho.


    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analisedemonstracoesfinanceiras.htm

    bons estudos

ID
1711957
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As técnicas de análise vertical e de análise horizontal permitem informar, por exemplo, quais são os principais tipos de ativos e como a participação/relevância de cada ativo se alterou nos últimos exercícios. Esse mesmo raciocínio pode ser estendido para os itens do Passivo + Patrimônio Líquido e também para as contas de Resultado. Neste contexto, marque a opção que contém o conjunto de respostas corretas: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


    ANÁLISE VERTICAL (por coeficientes): determina a participação relativa (ou relação percentual) de cada conta ou grupo de conta dentro do conjunto total. Ex: conta Caixa/Ativo total

    ANÁLISE HORIZONTAL: comparação entre as contas e grupos de certa entidade em exercícios consecutivos. Relaciona cada conta da demonstração com sua equivalente, em exercícios anteriores. Ex: Despesas c/pessoal 2014 comparado com Despesas c/pessoal 2015


  • Questão idêntica à Q308047, realizada pela FUNCAB.