SóProvas


ID
1062154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às demonstrações contábeis da contabilidade governamental, julgue o item seguinte.

A partir da edição das normas brasileiras de contabilidade e da publicação do manual de contabilidade aplicada ao setor público pela Secretaria do Tesouro Nacional, o balanço patrimonial passou a evidenciar, no ativo circulante e no não circulante, itens que antes eram classificados no ativo não financeiro.

Alternativas
Comentários

  • Antes da convergência na CASP:

    Ativo= ativo financeiro + ativo não financeiro (permanente) + ativo compensado.

    Agora é:

    Ativo = Ativo circulante + ativo não circulante

    Dessa forma o ativo não financeiro foi dissolvido dentro do ativo da nova CASP, na qual temos AC e AñC, o essas informações estão no Balanço Patrimonial.

    Certo!

  • "o ativo financeiro não é igual ao ativo circulante, mas sim igual a parte financeira do ativo circulante.[...] o Ativo Financeiro é alimentado pela parte financeira do Ativo Circulante."

    Fonte: Aula Estratégia Concursos - Contabilidade Pública - Prof. Giovanni Pacelli

  • Correto. Com a edição da NBC T 16 e a publicação do MCASP (que já está na sua 6ª ed.) itens que antes eram classificados no Ativo não Financeiro estão dispersos pelo Ativo Circulante e no Não Circulante.

    Um exemplo seria o Realizável a Curto Prazo (Créditos; Bens e Valores), antes eram classificados no Ativo não Financeiro e agora no Ativo Circulante.

    Gabarito: CERTO.



  • Essa questão dá margem à dupla interpretação. Da forma que está pode-se também inferir que a Secretaria do Tesouro Nacional tanto edita as normas brasileiras de contabilidade quanto publica o manual de contabilidade aplicada ao setor público.

    Vale lembra que a edição das NBC está a cargo do Conselho Federal de Contabilidade.

  • Balanço patrimonial absorveu o

    balanço financeiro

    MCASP - 7 edição

  • Segundo o MCASP, o Balanço Patrimonial é composto por 04 quadros:

    Quadro Principal: é o balanço que descreve o patrimônio com aspecto patrimonial, segregando ativos e passivos em circulante não circulante, com base nos atributos de conversibilidade exigibilidade, respectivamente.

    Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes: é o balanço que descreve o patrimônio com viés orçamentário, segregando ativos e passivos em financeiro permanente, em função da dependência ou não de autorização orçamentária/legislativa para a realização dos itens que o compõem.

    Quadro das Contas de Compensação (controle): é o balanço que evidencia os atos potenciais do ativo e do passivo que possam, mediata ou imediatamente, vir a afetar o patrimônio, tais como: direitos e obrigações conveniadas ou contratadas, responsabilidade por bens de terceiros, garantias e contragarantias de valores recebidas e concedidas.

    Quadro do Superávit / Déficit Financeiro: é o balanço utilizado para apurar e demonstrar o superavit ou deficit financeiro.

    Fonte: Direção Concursos