SóProvas


ID
1062166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação às funções do governo, julgue o item a seguir.

A redistributividade da receita tributária implica a transferência de recursos entre diferentes esferas da administração. Isso significa que a aprovação dos recursos não guarda relação com as bases tributárias de cada jurisdição. Os objetivos de redução das desigualdades ou de equalização da disponibilidade final dos recursos é apenas um atributo adicional que tem caracterizado o Sistema Tributário Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Questão duvidosa. Vamos analisar por partes.

    1.A redistributividade da receita tributária implica a transferência de recursos entre diferentes esferas da administração. Afirmativa correta, exemplo disso é o Fundo de participação dos Estados e o Fundo de Participação dos Municípios.

    2.Isso significa que a aprovação dos recursos não guarda relação com as bases tributárias de cada jurisdição. Aqui poderia ser questionada a radicalidade da afirmativa, visto que existe certa relação, existe certa proporcionalidade.

    3.Os objetivos de redução das desigualdades ou de equalização da disponibilidade final dos recursos é apenas um atributo adicional que tem caracterizado o Sistema Tributário Nacional.A atividade financeira é exercida pelo Estado visandoao bem comum da coletividade. Ela está vinculada à arrecadação de recursos destinados à satisfação de necessidades públicas básicas inseridas na ordem jurídico-constitucional, atendidas mediante a prestação de serviços públicos, a intervenção no domínio econômico, o exercício regular do poder de polícia e o fomento às atividades de interesse público/social.

    Assim, arrecadar recursos para atender as necessidades públicas é a missão da atividade financeira do estado, e a redução das desigualdades ou a equalização da disponibilidade final dos recursos são atributos adicionais.

    Portanto, o gabarito final dá a questão como correta, mas a questão poderia ter sido anulada, pois existe certa relação, existe certa proporcionalidade entre os recursos de cada jurisdição - assim não é possível afirmar, nem que a relação existe, nem que ela não existe.

    Prof. Augustinho Paludo

    http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/100-provacomentada-orcamentoafolrf-ace-tcu2013.html

  • CERTA , mas...

    Que coisa, obrigada pela explicação, mas eu ainda não entendi T_T.

    Pena que no site do Cespe para AFCE 2013, não tiveram as justificativas que nem TFCE 2012 =( Não dá nem pra entender qual foi a fundamentação que utilizaram, já que existe sim uma certa proporcionalidade de recursos..

  • Além das razões já mencionadas nos comentários anteriores, considero questionável o gabarito, pois, em certas ocasiões, o CESPE diferencia "esferas da administração" de "esferas da federação". Creio que, no tocante à questão, seria mais correto dizer "esferas da federação", pois a assertiva diz respeito às pessoas políticas, não é?
  • Indiquem para COMENTÁRIO!!

  • ...........................que?

  • ÉÉÉÉ!!!

    Ser Auditor do TCU não é moleza não.

  • Correto.

    A função do governo é "socorrer" quem está precisando independente daquele ente, estado etc.. arrecadar mais ou menos que outros.

  • ICMS depende de cada estado, então guarda sim base com a jurisdição de cada Estado

  • 4min tentando entender e marcar
  • 1) A redistributividade da receita tributária implica a transferência de recursos entre diferentes esferas da administração.

    TRADUZINDO: a repartição das receitas tributárias geram transferência de recursos entre os entes da federação.

    CORRETO, por exemplo, o IPVA, em que 50% da receita do Estado é dada ao Município onde o veículo está licenciado.

    2) Isso (a repartição de receita tributária) significa que a aprovação dos recursos não guarda relação com as bases tributárias de cada jurisdição.

    TRADUZINDO: a repartição de receita tributária não tem relação com a competência tributária de cada ente.

    CORRETO, pois, seguindo o exemplo acima, independente da repartição dos 50% do IPVA com o Município onde o veículo está licenciado, a competência do Estado para instituir IPVA continuará com ele.

    3) Os objetivos de redução das desigualdades ou de equalização da disponibilidade final dos recursos é apenas um atributo adicional que tem caracterizado o Sistema Tributário Nacional.

    TRADUZINDO: os recursos repassados das repartições das receitas tributárias é apenas um atributo adicional do Sistema Tributário Nacional que objetiva, tem por finalidade, também, a redução de desigualdades.

    CORRETO, pois os recursos, a graninha repassada das repartições das receitas tributárias, que também representa um instituto jurídico do Sistema Tributário Nacional, visa, também, reduzir desigualdades.

    GABARITO: CERTO.

  • DICA: Quando o CESPE faz questões mais "elaboradas", com enunciados mais "fora da caixa" e um maior grau de subjetividade, a resposta geralmente é CERTO.

  • A questão apresentada necessita de conhecimento das regras relativas à transferência de recursos e noções quanto à principiologia aplicada às normativas, em especial no que se refere ao conceito de redistributividade.


    O texto apresentado na questão encontra-se CERTO, posto que a redistributividade da receita tributária  oportuniza a repartição das receitas tributárias, as quais cristalizam e materializam a transferência de recursos entre os entes.

    Gabarito do professor: Certo.