SóProvas


ID
1062223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à excelência no serviço público.

Rigor às normas e procedimentos, foco nos objetivos e hierarquização são ações fundamentais a serem tomadas pelo Estado na busca pela excelência nos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Há diversos desafios/fatores para levar as organizações públicas à excelência em prestação de serviços.

    No entanto, o rigor às normas e procedimentos remontam à administração burocrática, em que nada havia de excelência, mas ineficiência, etc – essas ações seguem no sentido oposto do sugerido para a busca da excelência.

    Portanto, a afirmativa está errada, visto que rigor as normas e procedimentos são ações contrárias à busca da excelência nos serviços públicos.

    http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/99-provacomentada-admpublica-acetcu-2013.html


  • Penso que dizer que o erro na questão está em "rigor às normas e procedimentos" não é adequado, haja vista que apesar de remeter à adm. burocrática, diz respeito a um princípio base da administração que é o princípio da legalidade.

    Acredito que  o erro está na parte da "hierarquização", pois é sabido que para alcançar excelência no serviço público é preciso organizações mais achatadas, com poucos níveis hierárquicos.

  • Normas e procedimentos são fundamentais e como exemplo tem a nossa “norma maior”, a Constituição Federal, que disciplina uma série de procedimentos para o convívio social de todos os que a ela estão submetidos. A questão recai sobre o sentido dado pela doutrina à palavra “rigor”. Rigor às normas e procedimentos, são entendidos como disfunções da burocracia pela literatura especializada. Ambos foram combatidos pelas reformas desburocratizantes por contribuírem para atuação auto referida afastou-se do motivo de sua existência que deve comportar os resultados pretendidos pela sociedade  No Brasil, a reforma gerencial do governo FHC, buscou mitigar as disfunções da burocracia - como a ideologia do formalismo e o rigor das normas e procedimentos – promovendo uma articulação entre burocracia e gerencialismo com maior ou menor presença de cada modelo a depender do nível de atuação: estratégico, atividades exclusivas ou não exclusivas do Estado. Neste sentido, afirma o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (BRASIL, 1995), (PDRAE), que deve haver um misto da administração burocrática com a gerencial:

    “no núcleo estratégico, em que o essencial é a correção das decisões tomadas e o princípio administrativo fundamental é o da efetividade, entendido como a capacidade de ver obedecidas e implementadas com segurança as decisões tomadas, é mais adequado que haja um misto de administração pública burocrática e gerencial.”

    Bresser-Pereira (2003), então Ministro da Administração e Reforma do Estado daquele governo e principal idealizador da reforma, afirma que:

    “a combinação de princípios gerenciais e burocráticos deverá variar de acordo com o setor. A grande qualidade da administração pública burocrática é a sua segurança e efetividade. Por isso, no núcleo estratégico, onde essas características são muito importantes, ela deverá estar ainda presente, em conjunto com a administração pública gerencial. Já nos demais setores, onde o requisito de eficiência é fundamental dado o grande número de servidores e de cidadãos-clientes ou usuários envolvidos, o peso da administração pública burocrática deverá ir diminuindo até praticamente desaparecer no setor das empresas estatais.”

    Assim, a questão erra ao apontar que o rigor às normas e procedimentos são ações fundamentais a serem tomadas pelo Estado na busca pela excelência nos serviços públicos.

    Bibliografia:

    MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Gestão Publica Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2006.

    PDRAE. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. (1995b.). Brasília: Presidência da República, Imprensa Oficial.

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser e SPINK, Peter. Reforma e Administração Pública Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 316 p.


    Resposta: Errado
  • A questão erra ao apontar que o rigor às normas e procedimentos são ações fundamentais a serem tomadas pelo Estado na busca pela excelência nos serviços públicos.

    Comentário do Prof. Claudiney Silvestre , Professor de Administração Pública, Mestre em Administração Pública - FGV

  • Q326454: A excelência no serviço público implica o direcionamento das ações públicas para atender e regular continuamente as necessidades dos cidadãos e da sociedade. (Gabarito: CERTO).

     

    Ora, se a excelência no serviço público se baseia nas necessidades do cidadão, sabemos que passa longe a ideia de que rigor às normas e procedimentos e hierarquização sejam ações fundamentais a serem tomadas para um serviço público de excelência. A Adm. Pública Burocrática já nos mostrou isso.

    Logo, gabarito: ERRADO!

     

    Bons estudos!

  • Errado. O excessivo rigor às normas e procedimento ocorre em detrimento de resultados e dificulta a transparência administrativa. A hierarquização, por sua vez, concentra-se no controle dos processos e não dos resultados, revelando-se ineficiente na participação da sociedade na gestão pública; logo, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais nas ações fundamentais a serem tomadas pelo Estado na busca pela excelência nos serviços públicos. 

  • Gabarito Errado.

     

     

    O rigor às normas e procedimentos é uma característica do modelo burocrático, que não é reconhecido como um modelo de gestão que tem levado à uma satisfação dos cidadãos e usuários do serviço público.
    Programas de qualidade como o Gespública buscam ir muito além do que um apego às normas e regulamentos. O foco deve ser no usuário, no “cidadão”.

     

    Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • ERRADA!

    Duas questões a seguir dão exemplos de algumas ações para alcançar a excelência no serviçõ público:

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCU Prova: Auditor Federal de Controle Externo) Realização periódica de mapeamento e planejamento de ações voltadas à captação e ao desenvolvimento de competências dos agentes públicos são fatores relevantes para a obtenção da excelência no serviço público. C

    ( Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MI Prova: Analista Técnico - Administrativo) A excelência no serviço público implica o direcionamento das ações públicas para atender e regular continuamente as necessidades dos cidadãos e da sociedade. C

  • O foco deve ser no cidadão.

  • gabarito ERRADO

  • "Rigor às normas e procedimentos" dá a entender que estas devem ser atendidas de forma irredutível, porém sabemos que um servidor pode atender ao princípio da legalidade, mas não atender ao princípio da moralidade.

     

    Já no ponto "foco nos objetivos", poderia haver a interpretação que esses objetivos seriam da administração ou dos cidadãos, o que deixa esta parte em aberto.

     

    Por último, fala-se de "hierarquização" como mais uma ação fundamental do Estado além das outras citadas. Sabemos, que pelo DL 200/67, as ações do Estado podem ser tomadas de forma descentralizadas para buscar eficiência.

  • ERRADO

     

    A questão deu características do MODELO BUROCRÁTICO e a busca pela excelência nos serviços públicos faz parte do modelo gerencial !

     

    " A administração burocrática não tinha preocupação com o cidadão e com o atendimento de suas necessidades. Preocupava-se com os procedimentos internos (com os meios) e consigo mesma – e dava pouca importância aos resultados efetivos. Para a administração burocrática o cliente -cidadão era visto apenas como alguém que pagava impostos."

     

     

    FONTE: Administração geral e pública, Chiavenato, ed. 2009

                 Administração pública, Augustinho Paludo, ed. 2013

     

     

  • Excesso de burocracia é um empecilho para a excelencia.

  • Rigor às normas e procedimentos = BUROCRACIA que, por sua vez, nao se preocupava com excelência do serviço público

  • ESSA PERGUNTA É VAGA, POR CONTA DE QUE A BUROCRACIA É ESSENCIAL À BUSCA DA EXCELENCIA, TENDO EM VISTA QUE O RIGOR ÀS NORMAS E PROCEDIMENTOS TRÁS CONSIGO DISCIPLINA E MATURIDADE. NAO É BUROCRATIZAR TODO O SISTEMA, A QUESTAO NAO DISSE NADA SOBRE ISSO, MAS QUE FAZ PARTE PELA BUSCA DE EXCELENCIA. 

  • GABARITO: ERRADO

    Estes são fundamentos da BUROCRACIA. Pode-se dizer que a burocracia é um empecilho/obstáculo na excelência dos serviços públicos.

    Abraços.

  • A Gespublica tem foco nos Resultados, é pautada em cima da Administração Gerencial, adotada desde a década de '90.

    O MEPG (Modelo de Excelência na Gestão Pública) é pautado em um Pensamento Sistêmico, Cultura de Inovação (isso é praticamente impossível na buracracia), Foco no cidadão e na Sociedade, além do controle social (ou seja, controle pelas partes interessadas) entre outros Princípios...

  • normas e procedimentos, foco nos objetivos e hierarquização = BUROCRÁTICO

    busca pela excelência nos serviços públicos = GERENCIAL