SóProvas


ID
1062226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à governança, julgue o item abaixo.

Resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, a governança implica a capacidade governamental de realizar políticas e a promoção da accountability.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser- Pereira (1998), significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade”. Para Vinicius Araújo (2002), a governabilidade “refere-se às próprias condições substantivas/materiais de exercício do poder e legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas de sua postura diante da sociedade civil e do mercado”.

    Portanto, legitimidade está relacionada com governabilidade, visto que se os governos não forem legitimados não haverá condições necessárias para governar.

    Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicasque atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.

    Governabilidade > poder político > legitimidade.

    Governança > capacidade administrativa em sentido amplo (inclui a promoção do accountability).

    Accountability > obrigação de prestar de contas + demonstração de boas práticas de gestão + responsabilização pela utilização dos recursos públicos.

    Portanto, a afirmativa está errada porque a relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade ocorre com a governabilidade e não com a governança.

    http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/99-provacomentada-admpublica-acetcu-2013.html

  • O erro está em governança.O correto é Governabilidade.

  • São dois termos que não se confundem, pois são distintos entre si, senão vejamos a diferença: enquanto a Governabilidade é a capacidade de identificar necessidades e anseios sociais e transformá-los em políticas públicas que produzam resultados na sociedade, dando respostas efetivas aos problemas que pretende enfrentar, Governança seria certamente a capacidade de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos.
  • GOVERNANÇA E GOVERNABILIDADE 

    Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. 

    Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o 

    equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de 

    decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas. 


    Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras 

    palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a 

    autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas 

    indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota. 


    Governabilidade, assim, diz respeito às condições estruturais e legais de um determinado 

    governo para promover as transformações necessárias. Já a Governança está relacionada à 

    capacidade de colocar em prática as condições da Governabilidade. Governança é transformar 

    o ato governamental em ação pública, articulando as ações do governo. 


    http://www.editoraferreira.com.br/Medias/1/Media/Professores/ToqueDeMestre/LucianoOliveira/LucianoOliveira_toque_37.pdf

  • Conceito de governabilidade.

  • Gabarito: ERRADO


    Legitimidade é palavra-chave para GOVERNABILIDADE e não para Governança.
  • O erro está na palavra resultante. Se no lugar fosse UM DOS CAUSADORES, estaria correto.

  • Conforme, Matias-Pereira, (2006), a governabilidade refere-se ao exercício do poder e a legitimidade do Estado e seu governo. Logo, a legitimidade está relacionada com a governabilidade, visto que a legitimidade institucionaliza as ações e decisões do governo, implicando na capacidade de governar. A governança pública é a capacidade que determinado governo tem para formular e implementar suas políticas. Já a accountability é o conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes a prestar contas dos resultados de suas ações a sociedade, garantindo a transparência e a exposição das politicas públicas, responsabilizando a figura pública pela utilização dos recursos. Logo, a questão está errada porque a relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade ocorre com a governabilidade e não com a governança.

     Conforme, Matias-Pereira, (2006), a governabilidade refere-se ao exercício do poder e a legitimidade do Estado e seu governo. Logo, a legitimidade está relacionada com a governabilidade, visto que a legitimidade institucionaliza as ações e decisões do governo, implicando na capacidade de governar. A governança pública é a capacidade que determinado governo tem para formular e implementar suas políticas. Já a accountability é o conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes a prestar contas dos resultados de suas ações a sociedade, garantindo a transparência e a exposição das politicas públicas, responsabilizando a figura pública pela utilização dos recursos. Logo, a questão está errada porque a relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade ocorre com a governabilidade e não com a governança.

    Bibliografia:

    MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Gestão Publica Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2006.
    Capítulo, 4.


    Resposta: ERRADO

  • Falou Legitimidade, Falou GOVERNABILIDADE e não governança!

  • Consoante Paludo (2013):

     

    A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser-Pereira (1998), significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade”. Nesse mesmo sentido, o Caderno Mare no 01 esclarece que um governo tem governabilidade “na medida em que seus dirigentes contem com os necessários apoios políticos para governar”, e que a capacidade política de governar ou governabilidade decorre do relacionamento “do Estado e do seu governo com a sociedade”.

     

    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração pública, 3. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • O que deriva da relação de legitimidade entre Estado e sociedade é a Governabilidade. Enquanto a Governança resulta da capacidade financeira e administrativa de governar. 

  • GOVERNABILIDADE: 

    CAPACIDADE POLÍTICA DE GOVERNAR;

    - CONDIÇÕES SUBSTANTIVAS E MATERIAIS;

    - AGREGAR OS MULTIPLOS INTERESSES DISPERSOS PELA SOCIEDADE E APRESENTA-LHES U OBJETIVO COMUM;

    - CAPACIDADE CONFERIDA PELA SOCIEDADE PARA GOVERNAR, DADA SUA LEGITIMIDADE ADVINDA DA CONSAGRAÇÃO ELEITORAL E O APOIO PARTIDARIO COM QUEM CONTA.

     

    GOVERNANÇA:

    - FORMULAR E IMPLEMENTAR AS SUAS POLÍTICAS, COMO A GESTÃO DAS FINAÇAS PÚBLICA, GERENCIAL E TECNICA;

    - CAPACIDADE FINACEIRA E ADMINISTRATIVA;

    CAPACIDADE DE FORMULAR/IMPLEMENTAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS é limitada pela rigidez e ineficiencia do aparelho burocratico do estado.

  • Gab: ERRADA.

    O resultado da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade é a governabilidade.

    A governança implica, entre outras coisas, a promoção da accountabillity e a capacidade governamental (técnica, administrativa, financeira) de realizar políticas.

     

    CESPE, 2012 - Governança representa a capacidade de um governo para formular e implementar suas decisões.

    CERTA

     

    FCC, 2017 - Governabilidade refere-se às condições substantivas do exercício do poder e legitimidade do governo, derivada da relação com a sociedade.

    CERTA

     

    ESAF, 2004 - A governabilidade refere-se às próprias condições substantivas / materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado

    CERTA

     

    ESAF, 2004 - A governabilidade é o apoio obtido pelo Estado às suas políticas e à sua capacidade de articular alianças e coalizões para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado

    CERTA

  • Resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, a governança implica a capacidade governamental de realizar políticas e a promoção da accountabilityResposta: Errado.

     

    Comentário: a legitimidade do Estado e seu governo com a sociedade refere-se a governabilidade (capacidade legal e política).

  • É o conceito de governabilidade (capacidade política de governar, legitimidade...). 

  • GABARITO: ERRADO.

    DICA

     

    governabiLidade --> Legitimidade

     

    governanÇa --> aÇão, execuÇão

  • O conceito apresentado é o de Governabilidade e não de Governança.


    Governança - Capacidade de gerir os recursos públicos;

    Governabilidade - Capacidade política de governar; 

  • Resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, a governança implica a capacidade governamental de realizar políticas e a promoção da accountability.


    O que resulta das condições substantivas ou materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado é a governabilidade, não a governança.


    Governança:

    1) Capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas políticas –regulação de transações

    2) Capacidade de gerir os recursos públicos;

    3) Surgem e desenvolvem-se as condições acordadas com a sociedade;

    4) Fonte ou origem principal: próprios agentes públicos ou servidores do Estado que possibilitam a implementação das políticas públicas;

    5) Mecanismos para operacionalizar as políticas públicas;

    6) Conceito mais amplo.


    Governabilidade

    1) Condições substantivas ou materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado – condições sistêmicas e institucionais;

    2) Capacidade política de governar;

    3) Capacidade para agregar múltiplos interesses da sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum;

    4) Fonte ou origem principal: cidadãos;

    5) Sistema de intermediação de interesses;

    6) Conceito mais restrito

  • Resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, a governabilidade implica a capacidade governamental de realizar políticas e a promoção da accountability.

    Governança representa a capacidade de um governo para formular e implementar suas decisões. Só lembrar de liderança.

  • "Realizar políticas" isso não tem nada haver com governança.

  • Conforme, Matias-Pereira, (2006), a governabilidade refere-se ao exercício do poder e a legitimidade do Estado e seu governo. Logo, a legitimidade está relacionada com a governabilidade, visto que a legitimidade institucionaliza as ações e decisões do governo, implicando na capacidade de governar. A governança pública é a capacidade que determinado governo tem para formular e implementar suas políticas. Já a accountability é o conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes a prestar contas dos resultados de suas ações a sociedade, garantindo a transparência e a exposição das politicas públicas, responsabilizando a figura pública pela utilização dos recursos. Logo, a questão está errada porque a relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade ocorre com a governabilidade e não com a governança.

     Conforme, Matias-Pereira, (2006), a governabilidade refere-se ao exercício do poder e a legitimidade do Estado e seu governo. Logo, a legitimidade está relacionada com a governabilidade, visto que a legitimidade institucionaliza as ações e decisões do governo, implicando na capacidade de governar. A governança pública é a capacidade que determinado governo tem para formular e implementar suas políticas. Já a accountability é o conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes a prestar contas dos resultados de suas ações a sociedade, garantindo a transparência e a exposição das politicas públicas, responsabilizando a figura pública pela utilização dos recursos. Logo, a questão está errada porque a relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade ocorre com a governabilidade e não com a governança.

    Bibliografia:

    MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Gestão Publica Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2006.

    Capítulo, 4.

    Resposta: ERRADO

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada por dizer que a legitimidade se refere à governança, quando o certo é governabilidade.

    1° relação de LEGITIMIDADE se refere à GOVERNABILIDADE;

    GOVERNANÇA diz respeito à execução e gestão da coisa pública com incentivo à accountability (dever de prestar contas).

  • Gabarito errado (, mas a segunda parte da questão , após a vírgula , está correta .)
  • A galera está dizendo que legitimidade é sobre governabilidade.(E eu já vi isso mesmo em muitos livros)

    Mas........ então os princípios da boa governança elencado pelo Banco Mundial(e já foi cobrado em questões) estão errados?

    Um dos 7 princípios é a legitimidade.

    Vejam essa questão:

    Q1171069