SóProvas


ID
1062232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à construção de agenda, formulação e avaliação de políticas públicas, julgue o item subsequente.

A ocorrência de eventos ou crises pode suscitar a emergência de problemas ou assuntos, não sendo suficiente, contudo, para impelir a entrada de um assunto na agenda.

Alternativas
Comentários
  • A formação de agenda é um processo pré-decisório pelo qual passam os temas/problemas que irão integrar a agenda governamental. Para explicar como os problemas integram a agenda, utiliza-se o modelo de fluxos múltiplos, que classifica o governo como uma “anarquia organizada” que compreende três fluxos decisórios: fluxo de problemas; fluxo de soluções e alternativas ou fluxo da política governamental; fluxo da política.

    apregoa que para “um tema” se tornar problema deve ser importante e merecer a atenção dos formuladores. Se houver interesse dos formuladores encontra espaço na agenda governamental. O interesse/atenção dos formuladores é despertado a partir da leitura de três itens: Indicadores: os indicadores dão informações de determinados fatos/situação social. Podem despertar a atenção para realidades importantes não devidamente atendidas pelo Estado. Crises ou eventos: eventos significativos ou momentos de crises despertam atenção da população e podem despertar interesse dos atores envolvidos nas políticas públicas. Feedback recebido pelas autoridades: os resultados de políticas anteriores pode demandar mudança de direção nas ações futuras.O fluxo de problemas

    O fluxo de soluções corresponde ao espaço em que são desenvolvidas alternativas para as políticas públicas. Essas alternativas surgem dentro e fora das instituições públicas. Em regra, as propostas mais aceitas: congregam valores compartilhados por vários atores, são tecnicamente viáveis, e apresentam custos razoáveis.

    O fluxo político tem lógica peculiar: a lógica da atividade política em si. Negociações, barganhas, coalizaçãos, troca de favores – são utilizados para persuasão e obtenção de consenso. Três itens influenciam o fluxo político: O clima/humor nacional corresponde ao momento em que grande número de pessoas, ao mesmo tempo, concordam com uma situação. Forças políticas organizadas – refere-se aos grupos de pressão acerca de determinado tema. Mudanças dentro do governo – legislatura, gestores e pessoas da equipe de governo.

    De acordo com a literatura, quando houver convergência dos fluxos o “tema” entra na agenda governamental e na agenda decisória. Essa convergência é denominada janela da política ou janela de oportunidade. Para adentrar a agenda decisória é preciso convergência dos três fluxos – para integrar a agenda governamental basta convergência do fluxo de problema e fluxo da política.

    Portanto, a afirmativa está correta porque a ocorrência de eventos ou crises não é suficiente para que o assunto entre na agenda, visto que para adentrar a agenda governamental são necessários, no mínimo 2 fluxos.

     

  • "A ocorrência de uma crise ou evento pode sim ser um fator que venha a por esse tema na agenda, mas nem sempre tem o poder de impor o tema

    Uma crise de segurança em uma penitenciaria pode trazer esse tema para a agenda governamental, mas não conseguir chegar a agenda decisória, pois não existem forças politicas, recursos necessários, ou mesmo consenso politico para resolver o problema."

    O gabarito é questão certa.

    Prof. Rodrigo Renó.


  • A formação da agenda caracteriza-se pelo planejamento, que consiste em perceber os problemas existentes que merecem maior atenção. Essa percepção precisa ser consistente com o cenário real em que a população se encontra. São analisados: existência de dados que mostram a condição de determinada situação, a emergência e os recursos disponíveis.

    O reconhecimento dos problemas que precisam ser solucionados de imediato ganha espaço na agenda governamental. Entretanto, nem tudo que está na agenda será solucionado imediatamente. Saiba que o planejamento é flexível e que a viabilização de projetos depende de alguns fatores. São esses: Avaliação do custo-benefício; Estudo do cenário local e suas necessidades; Recursos disponíveis; A urgência que o problema pode tomar por uma provável mobilização social; Necessidade política.

  • Questão interpretativa. A formação da agenda é um processo altamente competitivo. Nesse sentido, está correto afirmar que não é por causa de um fato isolado (emergência, calamidade) que determinado tema necessariamente entrará na agenda governamental. É necessária uma confluência de fatores: vontade política, mobilização social, disponibilidade de recursos, etc.

    Gabarito: CERTO

  • quero vver se for algo grave, se não ia colocar na agente.

    questão sem nexo algum ,tentando justicar por um texto aplicável a certas situações.

    a questão não falou '' em alguns casos ''

    ela generalizoi ,então ,está totalmente errada

  • A formação da agenda pública é um processo pelo qual passam os temas/problemas que integrarão a agenda governamental. Nele ocorrem três fluxos decisórios múltiplos:

    • O fluxo de problemas considera que, para ser considerado um problema, um tema deve ser

    importante e merecer a atenção dos formuladores da agenda.

    • O fluxo de soluções é o espaço no qual são desenvolvidas alternativas para as políticas públicas.

    • O fluxo político envolve a negociação, a barganha, a coalizão, a troca de favores, que são utilizados

    para a formação do consenso.

    Portanto, a emergência de crises ou eventos, por si só, não é suficiente para que um assunto possa aderir à

    agenda pública, sendo necessária a convergência dos três fluxos.