SóProvas


ID
1062451
Banca
FJPF
Órgão
MAPA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No processo de vigilância epidemiológica de agravo à saúde em uma população, há necessidade de realização de investigações epidemiológicas para melhor conhecimento da situação existente. Desse modo, dos itens abaixo, NÃO caracteriza a investigação epidemiológica:

Alternativas
Comentários
  • A descrição dada na alternativa d compete à pesquisa epidemiológica.

  • Estudos Epidemiológicos

    Várias são as fontes que podem fornecer dados, quando se deseja analisar a ocorrência de um fenômeno do ponto de vista epidemiológico. Os registros de dados e as investigações epidemiológicas constituem-se fontes regulares de coleta. No entanto, sempre que as condições exigirem, deve-se recorrer diretamente à população ou aos serviços, em determinado momento ou período, para obter dados adicionais ou mais representativos. Esses dados podem ser obtidos através de inquérito, investigação ou levantamento epidemiológico.

    • Inquéritos Epidemiológicos O inquérito epidemiológico é um estudo seccional, geralmente do tipo amostral, levado a efeito quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes, em virtude de diversos fatores, dentre os quais pode-se destacar: notificação imprópria ou deficiente; mudança no comportamento epidemiológico de uma determinada doença; dificuldade em se avaliar coberturas vacinais ou eficácia de vacinas, necessidade de se avaliar eficácia das medidas de controle de um programa; descoberta de agravos inusitados.

    • Levantamento Epidemiológico É um estudo realizado com base nos dados existentes nos registros dos serviços de saúde ou de outras instituições. Não é um estudo amostral e destina-se a coletar dados para complementar informações já existentes. A recuperação de séries históricas, para análises de tendências, e a busca ativa de casos, para aferir a eficiência do sistema de notificação, são exemplos de levantamentos epidemiológicos.

    • Investigação Epidemiológica Procedimento que não só complementa as informações da notificação sobre a fonte de infecção, mecanismos de transmissão, dentre outras, como também pode possibilitar a descoberta de novos casos que não foram notificados

    Fonte: Guia de Vigilância Epidemiológica FIOCRUZ