SóProvas


ID
1063537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca de traumatologia forense, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Na análise do corpo de uma mulher, o perito médico-legista verificou dois orifícios em uma mama, que apresentava ptose, com características de projétil de arma de fogo, e uma lesão na região subjacente do tórax, no mesmo lado da mama atingida. Ele constatou, ainda, uma lesão na parte posterior do tórax, na região dorsal, do mesmo lado das lesões da face anterior do tórax. Em face dessa situação, é correto afirmar que houve dois orifícios de entrada e dois de saída, causados por projétil de arma de fogo, haja vista que a contagem do número de lesões resultou em número par.

Alternativas
Comentários
  • Contribuiu bastante o comentário da colega. Parabéns.

  • o comentário anterior não aparece.

  • Ao meu ver caracteriza um só furo de entrada, pois se trata de ptose mamária. Portanto a mama apresenta um furo de entrada e o de saida que coincide com a perfuração do torax.

  • Ptose mamária = seios caídos.....região subjacente+ abaixo.....e lesão na parte posterior do mesmo lado da mama atingida.

    Podemos imaginar a seguinte situação: "Pode ser", que a pessoa tomou 1 tiro pelas costas que ultrapassou a mama, sendo que abaixo da mama ( regiao subjacente), também tinha uma lesao. POderíamos imaginar, um orificio de entrada e 03 de saída? algo assim....não dá pra ser preciso.....Existem outras possibilidades também...mas nunca dizer que foram 2 de entrada e 2 de saída com exatidao!!

  • Existem características próprias para lesões de entrada e de saída, não tem como dizer se as lesões encontradas eram de entrada ou saída sem dizer quais são suas características, só o local não é suficiente, ela pode ter levado tiros na parte anterior e posterior sem que nehuma bala tenha transfixado, estando todas no interior do seu corpo.

  • Não é possível se afirmar só pelo simples fato de haver número par de lesões que há dois orifícios de entrada e dois de saída. Lembre-se que há casos de projéteis que entram no corpo e ficam alojados. Em outros casos, há projéteis que provocam lesões de saída com projétil múltiplo/desfragmentado. Nesses casos, pode haver variação ao percutir em anteparos ósseos e ocasionar eventuais saídas múltiplas.

    Além disso, a questão fala "uma lesão na região subjacente do tórax" e "uma lesão na parte posterior do tórax". Mas que lesão é essa? Puntiforme, cortante, perfurocontusa, contusa, perfurocortante ou cortocontusa?

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Outro erro. Não tem número par de lesões aí. A questão menciona apenas 3.

  • Autor: Zeneida Girão

    Não é possível se afirmar só pelo simples fato de haver número par de lesões que há dois orifícios de entrada e dois de saída. Lembre-se que há casos de projéteis que entram no corpo e ficam alojados. Em outros casos, há projéteis que provocam lesões de saída com projétil múltiplo/desfragmentado. Nesses casos, pode haver variação ao percutir em anteparos ósseos e ocasionar eventuais saídas múltiplas.

    Além disso, a questão fala "uma lesão na região subjacente do tórax" e "uma lesão na parte posterior do tórax". Mas que lesão é essa? Puntiforme, cortante, perfurocontusa, contusa, perfurocortante ou cortocontusa?

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO