SóProvas


ID
1063570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito de morte por afogamento e por asfixia, julgue os itens subsecutivos.

Considerando-se que, durante uma perícia médico-legal, tenha sido verificado, no corpo de uma mulher morta, sulco único com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço, é correto afirmar que a vítima sofreu asfixia por estrangulamento.

Alternativas
Comentários
  • Estrangulamento - escoriação linear em forma de sulco horizontal

  • ERRADO

    A vítima sofreu de ENFORCAMENTO.

    Direção oblíqua caracteriza o enforcamento decorrente do peso do indivíduo sobre o laço. Assim como profundidade variável.

    Direção Horizontal contínua, característica de estrangulamento. Assim como profundidade uniforme

  • O enforcamento é caracterizado pelo sulco único.

  • Errado 

    o sulco habitualmente é descontínuo, interrompendo-se nos pontos correspondentes à interposição de corpos moles e especialmente nas proximidades do nó

  • Enforcamento. 

    Próprio peso da vítima geralmente em um laço no pescoço. Então a parte do pescoço embaixo do queixo vai estar com sulco mais profundo e chegando ao nó esse sulco vai ficando mais raso por isso se diz que é profundidade variavel. E a direção obliqua é justamente porque depois que o peso do corpo cai no laço do pescoço esse laço aperta e sobe ficando como na "diagonal" uma marca no pescoço de baixo pra cima.  

    Tentando explicar de maneira prática. =) 

  • É CASO DE ENFORCAMENTO.

  • ENFORCAMENTO - caracteristicas: geralmente sulco único, acima da laringe, apergaminhado, interrupção na proximidade do nó, direção obliqua ascendente, profundidade desigual.

  • gb E - ENFORCAMENTO
      Há um laço, e a força que aperta o nó é o peso do corpo.
     Pode se dar por:
     HOMICÍDIO
     ACIDENTE
     SUICÍDIO

     SULCO DE ENFORCAMENTO
     O laço em volta do pescoço causa uma pressão desigual em todos os pontos [INCOMPLETO e com PROFUNDIDADE DISTINTAS], tendo POSIÇÃO OBLIQUA, e ACIMA do osso HIOIDE e da LARINGE.
     Chama-se ALÇA a parte do laço que circunscreve o pescoço.
    Em regra, é DESCONTÍNUO, e excepcionalmente, se o laço for de “correr”, continuo.
    Causa hemorragias subconjuntivais
     O laço mais fino deixa vestígios marcantes, diferente do laço largo que deixa quase imperceptível.
    Causa o APERGAMINHAMENTO DA PELE, ou seja, há uma desidratação local em função do tempo prolongado.

  • SE for Oblíquo é ENFORCAMENTO

    SE for Horizontal é ESTRANGULAMENTO

  • Oblíquo>enforcamento. / Horizontal> estrangulameto
  • GABARITO ERRADO

     

     

     Há três formas - enforcamento, estrangulamento e esganadura.

     

    A esganadura é a constrição do pescoço pelas mãos (para Higyno, esganadura é só com as mãos; os demais autores entendem que a esganadura pode ser feita também com o antebraço e com as pernas).

     

    Quando é feita com outra coisa qualquer (que não seja a mão) e a força utilizada não é o peso do corpo, é o estrangulamento. Possui direção horizontal, contínua e profundidade uniforme.

     

    Quando é feito um laço e o que ocasiona a morte é o peso do corpo da própria vítima,  enforcamento. Possui direção oblíquia, descontínua e profundidade variável.

     

     

    bons estudos.

  • - ENFORCAMENTO geralmente apresenta sulco único, acima da laringe (no alto), de profundidade variável, apergaminhado, tendo uma interrupção na proximidade do nó, sendo mais profundo na parte da alça, apresentando DIREÇÃO OBLÍQUA ASCENDENTE.

    -ESTRANGULAMENTO sulco quase sempre múltiplo, profundidade uniforme, contínuo, direção horizontal, sobre a laringe, não apergaminha.

    - ESGANADURA- asfixia mecânica que provoca a constrição do pescoço com as mãos. É sempre homicida.

     Dica: - ENFORCAMENTO- EnFORCAmento- lembre-se daquela famosa brincadeira de criança "FORCA", em que um bonequinho fica pendurado por uma corda.

    -ESGANADURA- EsGANAdura- Gana, vontade, poder, lembre-se das "mãos"

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Gabarito "E" para os não assinantes.

    Quando é feita com outra coisa qualquer que não seja a mão e a força utilizada não é o peso do corpo, é o ESTRANGULAMENTO. Possui direção horizontal, contínua e profundidade uniforme.

     ..........................≠................................≠.................................≠.......................................

    Quando é feito um laço e o que ocasiona a morte é o peso do corpo da própria vítima, por ENFORCAMENTO enforcamento. Possui direção oblíqua, descontínua e profundidade variável.

    Vou ficando por aqui, até a próxima.