-
Eu fiquei entre a letra "A" e a letra "C".
De fato a letra A está correta. Mas e a C?
Eu encontrei algumas coisas:
1- O soterramento em alguns casos pode não ser considerado asfixia, quando a vítima morre por esmagamento.
2- Conceito de soterramento: é a asfixia provocada pela substituição do meio gasoso por um meio sólido pulverulento, geralmente areia, talco, cimento, farinha etc.
Ao meu ver, a letra C não está errada.
-
Se a prova não tivesse sido anulada, creio que essa questão seria. O França, p. ex. afirma que a ESGANADURA é sempre homicida, sendo IMPOSSÍVEL sua forma acidental. O Roberto Blanco também faz a mesma afirmação. Não conheço nenhum autor que afirme ser possível na forma acidental.
-
Discordo do gabarito. A esganadura é sempre homicida. Eu iria de letra 'c'
-
O professor Roberto Blanco dá esse conceito a soterramento:
Soterramento:
- no sentido amplo: pode ter morrido por outros motivos, encontra a pessoa debaixo da terra, lama. Pode ter morrido por compressão do tórax, lesão craniana, cerebral, fratura de costela, ruptura de pulmão, fígado, anemia aguda. Se morreu soterrado mesmo, é no sentido estrito.
- no sentido estrito: presença de resíduos sólidos pulverulentos nas porções mais internas da árvore respiratória. Procura nas vias aéreas o material que está cobrindo o corpo, terra, lama.
-
Eu acertei. Pensei, como exemplo da A (não que esteja certo), uma pessoa treinando jiu-jitsu (a outra não bate e...). Mas, é verdade, só vi doutrina falando de esganadura como ato homicida. Contudo, eu exclui a C por que soterramento pode ser por terra ou não, isto é, soterramento não significa substituir por terra, mas, sim, como a colega acima explicou.
-
No caso da esganadura há tambem a decorrente de ato sexual, existem pessoas que tem "tara" na esganadura.
-
Lucas e Waldemar...
Esses exemplos que vocês trouxeram são formas homicidas.
Em ambas situações... na modalidade culposa.
Ninguém aperta o pescoço do outro com as mãos sem imaginar que está apertando um pescoço.
rsrsrs
A morte decorre por imperícia, ou imprudência (hein?!), ou negligência daquele que apertou.
O que acham?
Um abraço
-
A esganadura pode ser acidental? como assim, alguém sabe explicar... eu tb marquei a letra C como a correta.
-
Na forma acidental, basta você aplicar um army look voador no pescoço do Anderson Silva .
vc ta lá no UFC aperta o gogo do outro sujeito, não percebe que le "bateu" e o juiz demora a interromper o combate . pronto.
Nessa prova que faremos no próximo domingo dia 21/04/2013 além de estudar, ter sorte, precisaremos ter muita criatividade p/ enfrentar a UEG.
-
Outro exemplo da esganadura acidental é a que ocorre na chamada asfixia erótica, em que um dos parceiros faz a constrição do pescoço, o que diminuirá a emissão de oxigênio para o cérebro e, consequentemente diminuirá o fluxo de sangue no cérebro, aumentando o prazer sexual. Algumas vezes, por acidente, pode haver a morte.
-
SINCERAMENTE NUNCA VI ESGANADURA ACIDENTAL...
-
A esganadura é SEMPRE homicídio, porque a força constritiva será sempre de um segmento do corpo humano. Há sempre disparidade de forças entre sujeitos. (APOSTILA DE DELEGADO DO PROFESSOR MARCELO LEBRE) pág 21 Med Leg. Logo a letra A não está correta na minha opinião a letra C seria a mais viavel.
-
Acho estranho alguem morrer por esganadura de forma acidental!
-
Discordo por completo do gabarito. É impossível acidente em morte por esganadura.Ironicamente falando: a não ser um indivíduo que mata o outro pela constrição da região anterior do pescoço com as mãos, e ao ser interrogado alega ter sido um acidente, e que na hora do ocrrido, a raiva o motivou a usar uma força desproporcional, o que provocou acidentalmente a morte. Mas esse tipo de interpretação não vem ao caso na hora da prova. Não concordam?
A minha resposta seria letra C!
Bons estudos...
-
Orlando, eu continuo acreditando na esganadura acidental. Você disse homicídio culposo por imperícia, mas o injusto penal (composto por fato típico e antijurídico), no caso do exemplo do lutador de jiu-jitsu, não existirá, porque ele estará amparado pelo exercício legítimo de direito. Portanto, não há crime.
P/ aqueles que adotam a tipicidade conglobante muito menos.
Concorda?
-
Ao meu ver, é impossível esganadura acidental. No livro do França isso também é afirmado.
-
Soterramento é a substiruição do ar por sólidos, não somente por terra, então está errada.
a resposta correta é a letra A, pois existe a esganadura acidental em casos de prazer sexual e fetiche.
-
O "DIDI MOCÓ SONRISAL NOVALGINA COLESTEROL" é a única pessoa que consegue se esganar acidentalmente, portanto, gabarito CORRETO!
-
Não sei qual é a doutrina adotada pela banca. Talvez o Manual UEG para Medicina Legal.
Conforme o livro do professor Genival Veloso França, não há alternativa correta:
a) A esganadura "é sempre homicida, sendo IMPOSSÍVEL a forma suicida ou ACIDENTAL." (p. 157)
b) "O LAÇO que aperta o sulco pode ser de várias naturezas: cordas, cintos, fios de arame, cortinas e até ramos de árvores." (149) Pelo óbvio da lesão provocada no pescoço, os laços não são dados por instrumentos CORTO-contundente.
c) "Soterramento é a transformação do meio GASOSO em meio SÓLIDO ou PULVURULENTO" (p. 138), e ele continua, "é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulvurulentas. (p. 142)
d) O professor França fala em estrangulamento ANTIbraquial - é o famoso "golpe de gravata" (p. 156). Sendo um "golpe de gravata" IMPOSSÍVEL suicídio. Ou será que em algum lugar essa banca vai querer afirmar que é possível você se alto aplicar tal golpe com desproporção de forças?
Fonte: Medicina Legal, Genival Veloso França, 2013.
-
A esganadura "é sempre homicida, sendo IMPOSSÍVEL a forma suicida ou ACIDENTAL. Gabarito doidão. Acho q cabia anulação.
-
Não quero defender o indefensável tanto é que Delton Croce conceitua:
Essencialmente homicida, requer, para sua execução, superioridade de forças, ou que a vítima não possa, por qualquer motivo, opor resistência. É comum no infanticídio, no atentado ao pudor e no estupro. A lei não reconhece validade jurídica às formas suicida ou acidental
Mas me veio a mente o exemplo de luta no UFC, onde de forma acidental hipoteticamente seria possível.
-
achei estranho o gabarito.
O soterramento é a asfixia motivada por obstrução por terra ou substância pulverulenta. É na sua maioria de natureza acidental causada por desmoronamento e desabamento.
-
há quem goste de ter constrito o pescoço para sentir prazer, esqueci o nome da parafilia agora, mas seria um exemplo de acidente.
-
Não gostei da questão, observem as bibliografias de suas provas!
Para França, a esganadura é sempre dada como homicídio.
Porém alguns autores consideram a hipótese de esganadura em se tratando de suicídio.
A assertiva c) não esta errada, o elaborador apenas usou uma conceituação em sentido estrito, sabendo que o soterramento é um tipo de asfixia onde ocorre a transformação de um meio gasoso em pulverulento.
Se fosse um questão baseada no França, marcaria a letra c)
Caso contrário, marcaria a opção a)
Gabarito oficial a)
-
Concordo com Thiago. Também marcaria como correta a letra "c" visto que segundo França a esganadura só seria possível pela forma homicida, jamais suicida e acidental. Ademais a letra"c" não tem nada que a torne incorreta, visto que o soterramento poderia ocorrer a terra.
-
Doutora Scheila C o nome da constrição do pescoço em que o agente sente prazer em tal atividade dá-se o nome de "ASFIXIA AUTOERÓTICA" , o agente tenta aumentar o prazer sexual se enforcando, veste roupas de sexo diverso, revistas etc...(sinais de asfixia autoerótica) boa tarde a todos
-
Pessoal, apenas escrevo para manifestar o meu descontentamento com a pouca quantidade de questões de medicina legal aqui no QC! Envio diversas sugestões e o pessoal do site nunca responde... um lamento!
-
Calma pessoal,
A esganadura só não pode ser acidental durante o suicídio, mas é perfeitamente possível de acontecer em um homicídio culposo, imagine que durante uma relação sexual, o homem aperta o pescoço da mulher, com as mãos, para proporcionar-lhe mais prazer, imagine ainda que, acidentalmente, pela desproporção empregada ele acabe por matar a mulher. Estaremos diante de um caso de esganadura de forma acidental.
ATENçÃO, não se trata de AUTO-EROTISMO, neste é impossível a ocorrência da esganadura acidental, pois não há como a mesma pessoa se esganar acidentalmente, o Auto-erotismo pode ensejar enforcamento ou estrangulamento, nunca esganadura.
Boa sorte!
Marcos Renato, gostei da explanação mas continuo a entender diferente, acredito sim ser possível o acidente culposo, se inobservado o dever objetivo de cuidado, por negligência, imprudência ou imperícia é configurado o CRIME culposo, não deixa de ser um acidente, acredito que a confusão está no conceito das excludente do Caso fortuito ou força maior (na embriaguês ACIDENTAL), que não cabe ao tema da questão, acredito que por guardar esses conceitos você acabou generalizando que o Acidente não pode ser crime,
Também não tem a ver com o tema da questão, mas só para demonstrar que inexiste essa distinção que Acidente não pode configurar-se crime:
http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/67/dolo-ou-culpa-em-crime-de-transito-motorista-que-241556-1.asp
Motorista que provoca acidente com morte deve responder por homicídio culposo, conforme decisão do STF.
-
A letra C está correta, se a banca tivesse colocado " soterramento é um tipo de asfixia em que ocorre a substituição do meio aéreo SOMENTE por terra", aí sim estaria errada, mas por pode ser também por terra. Mas esganadura tem origem homicida, quer seja acidental (culposa) quer seja proposital (dolosa).
-
Renan Lima, entenda, no acidente NÃO HÁ CRIME. No exemplo que vc expôs é de crime culposo, então não é acidente.
Vou lhe passar os conceitos utilizados para caracterização das CAUSAS JURÍDICAS DA MORTE
- Suicídio: quando causado por autolesão
- Crime (Homicídio): causa é provocada por alguém que não o morto
- Acidente: causa que não tem nexo com a intenção, ação ou omissão de alguma pessoa.
Ficou claro agora que não tem como existir acidente em esganadura?
Até pode ser por culpa, no caso da asfixia erótica, que caracterizaria um homicídio culposo, mas NUNCA um acidente.
Espero ter ajudado.
-
A letra C restringe o meio via terra, o que não é verdade... podendo ser qualquer meio pulverulento.
-
Renan lima vislumbra a esganadura acidental de forma magnífica. Sozinho não teria visto essa possibilidade, meu amigo. Questão difícil essa!!
-
CAUSAS JURÍDICAS DA MORTE
a. morte natural: causas internas.
b. morte violenta: causas externas. Pode ser homicídio, suicídio ou
acidente.
c. morte suspeita: causa desconhecida, não há como saber se foi
natural ou violenta. Não se sabe se a causa foi interna ou externa.
Realmente para alguns não cabe esganadura, que não seja na forma de homicídio, porém há sim posicionamentos divergentes, no caso da asfixia erótica. E, sendo assim, a morte será violenta e acidental. Isso pra análise médico-legal. Já do ponto de vista jurídico será considerado crime culposo.
É preciso entender que existe diferença na análise médico-legal da análise jurídica. Como no caso que o perito indica ter havido lesão corporal grave. Não significa que houve um crime, já que a pessoa pode ter caído de uma escada. O médico irá descrever as lesões; o delegado (a título de exemplo) irá investigar para verificar se houve ou não um crime.
-
A esganadura, ou como autores classicos preferem estrangulamneto com as mãos, é praticamente impossível ocorrer de forma acidental ou suicida, pois a vítima teria que apertar o seu próprio pescoço; no início do evento hipotético ele perderia a consciência e de tal forma deixaria de apertar o seu próprio pescoço; portanto, a resposta que parece ser a correta é a letra C, apesar de que a mudança qualitativa do caso, seria pó puverulento.
-
Gabarito nada a ver, não sei como essa questão não foi anulada. Aff.
Segundo Genival Veloso de França, a esganadura é SEMPRE homicida, sendo IMPOSSÍVEL a forma suicida ou acidental.
-
Pode ocorrer e tem casos fáticos. A asfixia pode provocar ereção (e o esperado é a ejaculação) - normalmente, post mortem - e no caso da esganadura que é o comando da questão, existe, salvo o engano, em um país oriental tem um motel que presta este "serviço", onde o cliente deve assinar um termo de compromisso e como consequente assumir os ricos pelo acidente, que no caso seria o óbito, pois o seu objetivo é ejacular.
Técnica arriscada, por isso não tentem isso jovens! Kkkk.
-
Questão bastante discutível, mas acredito que a alternativa "A" deva ser analisada do seguinte modo. Veja-se que a esganadura ocorre quando o sujeito utiliza de suas mãos para constringir o pescoço da vítima, impossibilitando-a que venha a respirar. Observe que aqui não há uso de laço (corda), pois o ato se dá com as próprias mãos. Na doutrina, pelo menos em boa parte dela, afirma-se que a esganadura quase sempre corresponde a uma situação de homicídio, e quando se fala em homicídio é bem provável que seja do tipo doloso. Ocorre que rara pode ser sua forma acidental, parecendo-me correto está afirmação, pois como citado pelos colegas, poderia ser um ato erótico e daí resultar na morte da vítima. Nesta situação, muito embora tenha ocorrido o homicídio, verifica-se que ele se deu em sua forma culposa, já que ocorreu imprudência no ato. Logo, ainda que o fato tenha acontecido, não deixou de ser um acidente, pois houve sim a culpa, mas é bem provável que o sujeito não queria a morte da vítima. Assim, houve uma esganadura de modo acidental, que poderá ser enquadrada em homicídio culposo, ou ainda, a depender do caso (ex. esposa da vítima), poderá entender o juiz pela aplicação do perdão judicial. Com relação a alternativa "C", entendo estar incorreta, pois o soterramento é um tipo de preenchimento das vias aéreas com substância pulverulenta, ou seja, elementos sólidos adentram nas vias digestivas e respiratórias. Logo, temos a substituição do meio gasoso, que é o ar, pelo meio sólido, que é a terra ou substância equivalente.
-
Jorge Paulete Vanrell no livro "Odontologia Legal e Antropologia Forense"
"A esganadura, habitualmente, tem origem homicida, sendo extremamente raros os mecanismos aceidentais"
-
Tem autor que considera o "Mata leão" como esganadura... ou qualquer outra maneira utilizando o corpo, por exemplo a perna (não somente as mãos)... Então por exemplo... numa luta esportiva a pessoa pode muito bem matar a outra de forma acidental... questão muito boa... se não ler direito... erra fácil.
-
Sobre ESGANADURA, acabei de pensar:
...e se uma pessoa, ao receber um choque e ter contração involuntária dos músculos do braço e mão, acaba apertando o pescoço do bebê que estava cuidando? não seria ACIDENTAL?
-
Nossa Shará, vou nem comentar... kkkk
-
Alternativa "A". CORRETA pela Banca, porém, segundo o Livro Medicina Legal de Francisco Silveira Benfca (Editora Livraria do Advogado, 3ª Ed. 2015) a alternativa está errada, pois (...) "A esganadura é impossível de ocorrer na forma acidental ou suicida, sendo portanto, a sua prática sempre homicida ou infanticida."
Alternativa "B". ERRADA pela banca, porém, segundo o Livro Medicina Legal de Francisco Silveira Benfca (Editora Livraria do Advogado, 3ª Ed. 2015) a alternativa está correta, pois (...)" Soterramento: Resultada da obstrução direta das vias aéreas superiores por substância reduzida a pequenos fragmentos ou substância pulverenta. O diagnóstico é feito pela presença de substâncias sólidas ou semissólidas (como terra, areias, etc.) no interior das vias respiratórias (...)".
Se a questão dissesse "apenas" ou "somente" terra estaria errada, porém, terra [é de fato um dos meios de ocorrer a asfixia por soterramento.
-
Asfixia erótica. Nessa modalidade, pode ocorrer morte acidental.
-
Sobre a esganadura poder ser acidental, até mesmo em ocasiões suicidas, lembro episódio trágico que ocorreu em Santos em 2016:
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/10/brincadeira-terminou-em-morte-diz-tio-de-garoto-que-morreu-apos-jogo.html
Esse menino utilizou uma corda (enforcamento), mas outros colegas faziam com as próprias mãos até desmaiar. Sendo assim, é raro mas não impossível.
-
O professor do Damásio comentou sobre essa questão... segundo ele nenhum doutrinador brasileiro admite essa possibilidade de "esganadura acidental", mas existe um autor espanhol, se não me engano, que admite, embora ele também não explique como seria isso ou dê um exemplo.
-
Se outra pessoa esgana outra e a pessoa vem a falecer, como citado por alguns comentários, ainda estamos diante de um ato homicida, pois estaremos diante de um homicídio, mesmo que na forma culposa (por imprudência, talvez).
-
Rafael M.penso da mesma forma e o Hygino Carvalho também tem igual fundamentação.
Logo, gabarito errado da banca.
-
Incrementando o conhecimento.
Esganadura ocorre com a utilização de membros do corpo, normalmente as mãos. É interessante observar, como já vi em outra questão, que pode haver esganadura na utilização do braço ou perna também (um mata-leão ou triângulo, do jiu-jitsu, respectivamente).
Ocorre que normalmente imaginamos ou vemos esganaduras com as mãos, que é o modus operandi do leigo, inclusive deixando os famosos "estigmas ungueais": marcas dos dedos no pescoço da vítima.
Diferenciam-se:
Estrangulamento: laço e tração como força.
Enforcamento: laço e peso do corpo como força.
-
O concurso de Delegado de Polícia - Goiás-2013 foi anulado e não foi aberto prazo para interposição de recursos pelos candidatos.
O gabarito preliminar trouxe como correta a LETRA A, no entanto, veremos que não há resposta correta:
A) INCORRETA- "Essencialmente homicida, requer para sua execução, superioridade de forças, ou que a vítima não possa, por qualquer motivo, opor resistência... A lei não reconhece validade jurídica às formas suicida ou acidental". CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1031, Editora Saraiva, 8 edição, 2012.
B) INCORRETA. Exemplo de lesão corto-contundente: dentada. Os sulcos produzidos nos enforcados e estrangulados não advém de instrumento corto-contundente.
C) INCORRETA- Soterramento é a penetração de substância sólida ou semissólida, pulverulenta ou granular na árvore respiratória, podendo ser:(a) em sentido amplo: compreende os casos de desmoronamento em que a vítima fica coberta por escombros, não havendo inalação de resíduos;
( b) em sentido estrito: a vítima inalou o resíduo.
D) INCORRETA- De modo didático, temos que a região antebraquial compreende a região do antebraço. Já a região braquial corresponde a região do bíceps.
Na medicina legal chama-se estrangulamento anti braquial o famoso "golpe de gravata". A questão falou em estrangulamento braquial e não há ocorrência desse tipo de estrangulamento na literatura médica. E por mais que considerássemos uma falha do examinador e que ele estava se referindo ao famoso "golpe de gravata", não há como cometer suicídio dessa forma.
REPOSTA DO PROFESSOR: NÃO HÁ GABARITO
-
Sobre o comentário do colega Daniel Brt(mata leao, triangulo) isto não é esganadura, para a maior parte da doutrina é estrangulamento.
Deus no comando
-
Segundo a doutrina médico legal, é impossível ocorrer esganadura acidental.
-
Existe também o estrangulamento antebraquial, em que ocorre a constrição do pescoço pela ação do braço e do antebraço sobre a laringe, conhecido como “golpe de gravata”. Há autores (Hygino e França) que consideram o golpe de gravata como estrangulamento antebraquial (como classifiquei nessa aula) e há autores (minoria) que o consideram como esganadura.
Fonte: Ciclos R3
-
Boa noite concurseiros, acredito que o erro da letra "c" pode ter sido por generalizar com a palavra "terra".
Em verdade o soterramento é devido a trocas ambientais sim! Substituição do ar (gasoso) por sólido (e aqui está o pulo do gato) PULVERULANTO. Ou seja qualquer sólido que seja " PÓ", como pó de terra, pó de serra, grãos e etc.
Bons estudos!!!!! Vamos pra cima deles....
-
agora vamos combinar hein, concurso de delegado da pc-go, toda vez da fraude, 2013,2017, como que vai la fazer uma prova com essa insegurança???
-
Pelo amor de Deus .. EU FICO IRRESIGNADO COM ESSES ERROS!
ESGANADURA
Tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos
É SEMPRE HOMICIDA.
HÁ DISPARIDADE DE FORÇAS ENTRE OS SUJEITOS.
Nos sinais locais notam-se equimoses e as escoriações produzidas pelas unhas do agressor, teoricamente de forma semilunar, apergaminhadas, de tonalidade pardoamarelada, conhecidas como ESTIGMAS OU MARCAS UNGUEAIS.
Petéquias na face = SINAL DE LACASSAGNE
Lesões do aparelho laríngeo por fraturas das cartilagens tireóidea e cricóidea e dos ossos estilóide e hióide (gogó) são mais frequentes que no estrangulamento e no enforcamento.
Face da vítima fica pálida ou cianótica, dependendo da intensidade da constrição
-
O concurso de Delegado de Polícia - Goiás-2013 foi anulado e não foi aberto prazo para interposição de recursos pelos candidatos.
O gabarito preliminar trouxe como correta a LETRA A, no entanto, veremos que não há resposta correta:
A) INCORRETA- "Essencialmente homicida, requer para sua execução, superioridade de forças, ou que a vítima não possa, por qualquer motivo, opor resistência... A lei não reconhece validade jurídica às formas suicida ou acidental". CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1031, Editora Saraiva, 8 edição, 2012.
B) INCORRETA. Exemplo de lesão corto-contundente: dentada. Os sulcos produzidos nos enforcados e estrangulados não advém de instrumento corto-contundente.
C) INCORRETA- Soterramento é a penetração de substância sólida ou semissólida, pulverulenta ou granular na árvore respiratória, podendo ser:(a) em sentido amplo: compreende os casos de desmoronamento em que a vítima fica coberta por escombros, não havendo inalação de resíduos;
( b) em sentido estrito: a vítima inalou o resíduo.
D) INCORRETA- De modo didático, temos que a região antebraquial compreende a região do antebraço. Já a região braquial corresponde a região do bíceps.
Na medicina legal chama-se estrangulamento anti braquial o famoso "golpe de gravata". A questão falou em estrangulamento braquial e não há ocorrência desse tipo de estrangulamento na literatura médica. E por mais que considerássemos uma falha do examinador e que ele estava se referindo ao famoso "golpe de gravata", não há como cometer suicídio dessa forma.
REPOSTA DO PROFESSOR: NÃO HÁ GABARITO
Fonte: QC
-
Pergunta para o examinador: como seria uma esganadura acidental?
Em relação ao colega que citou a esganadura em caso de fetiche sexual, esta seria homicida ainda que culposa.
-
A mesma banca um ano antes.
Ano: 2012/Banca: UEG/Órgão: PC-GO/Prova: Delegado de Polícia) É impossível que a morte tenha ocorrido em virtude de suicídio ou acidente, na hipótese de:
Escolha uma:
d. esganadura. Gabarito da prova.
-
Impossível letra A ser correta, questão mais nula que mundial do Palmeiras.
Erro do comentário mais curtido:
"a resposta correta é a letra A, pois existe a esganadura acidental em casos de prazer sexual e fetiche."
Ora, deixou de ser homicídio ou lesão corporal seguida de morte ?
*não cabe ser um consentimento do ofendido "deixar alguém mata-lo de prazer"
-
O mais curioso é que na prova de Delegado de Polícia da PC-GO em 2008, houve uma questão em que se questionava qual dos modos de asfixia seria impossível de ocorrer por acidente ou suicídio e a resposta era. “Esganadura”.
-
O mais curioso é que na prova de Delegado de Polícia da PC-GO em 2008, houve uma questão em que se questionava qual dos modos de asfixia seria impossível de ocorrer por acidente ou suicídio e a resposta era. “Esganadura”.
-
Vai entender essa UEG. Ela cobrou o mesmo assunto na prova de delegado 2018 e olha a alternativa dita como correta:
a)a esganadura só ocorre na forma dolosa, uma vez que as formas acidental e culposa são afastadas pelo mecanismo de ação empregado.
-
qual o erro na questão "c" ?
-
ENGRAÇADO que a MESMA BANCA em 2008, para a mesma Polícia Civil de Goiás, considerou impossível a esganadura por acidente ou suicídio.
Prova:
É impossível que a morte tenha ocorrido em virtude de suicídio ou acidente, na hipótese de
-
existe a esganadura acidental, a exemplo: erótica.
-
Neusa Bittar define em seu livro soterramento como sendo" uma asfixia decorrente da substituição do ar, que deveria entrar nos pulmões, por partículas sólidas pulverizadas que vão obstruir os brônquios mais finos" (BITTAR, Neusa. Medicina Legal e noções de criminalistica.7ª ED.p.290).
Por conta dessa definição de soterramento não entendo o motivo da alternativa "c"estar errada, até porque a questão não fala que é somente por terra. Portanto compreendo que a terra pode ser sim caracterizada como partículas sólidas.
-
Essa prova foi anulada, não havendo tempo de interpor recurso, pois caso houvesse, a questão seria anulada visto não haver resposta correta.
No caso da letra A, a literatura médico-legal não reconhece a esganadura de forma acidental ou culposa.
A própria banca em um concurso posterior cobrou questão parecida com essa trazendo como alternativa correta a assertiva que dizia que a esganadura só poderia ocorrer de forma dolosa.
Avante!
-
Em 2018 a mesma banca considerou a seguinte assertiva correta: a esganadura só ocorre na forma dolosa, uma vez que as formas acidental e culposa são afastadas pelo mecanismo de ação empregado. - adotando a doutrina de França.
Provavelmente essa questão de 2013 adotou outro livro ou a banca alterou o examinador no decorrer dos anos, vez que os posicionamentos são totalmente diversos.
Vide questão https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/ba5e4d64-a1
-
COMENTÁRIO DO PRÓPRIO PROFESSOR!
O concurso de Delegado de Polícia - Goiás-2013 foi ANULADO e não foi aberto prazo para interposição de recursos pelos candidatos.
O gabarito preliminar trouxe como correta a LETRA A, no entanto, veremos que NÃO há resposta correta!!!
A) INCORRETA- "Essencialmente homicida, requer para sua execução, superioridade de forças, ou que a vítima não possa, por qualquer motivo, opor resistência... A lei não reconhece validade jurídica às formas suicida ou acidental". CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1031, Editora Saraiva, 8 edição, 2012.
B) INCORRETA. Exemplo de lesão corto-contundente: dentada. Os sulcos produzidos nos enforcados e estrangulados não advém de instrumento corto-contundente.
C) INCORRETA- Soterramento é a penetração de substância sólida ou semissólida, pulverulenta ou granular na árvore respiratória, podendo ser:(a) em sentido amplo: compreende os casos de desmoronamento em que a vítima fica coberta por escombros, não havendo inalação de resíduos;
( b) em sentido estrito: a vítima inalou o resíduo.
D) INCORRETA- De modo didático, temos que a região antebraquial compreende a região do antebraço. Já a região braquial corresponde a região do bíceps.
Na medicina legal chama-se estrangulamento anti braquial o famoso "golpe de gravata". A questão falou em estrangulamento braquial e não há ocorrência desse tipo de estrangulamento na literatura médica. E por mais que considerássemos uma falha do examinador e que ele estava se referindo ao famoso "golpe de gravata", não há como cometer suicídio dessa forma.
REPOSTA DO PROFESSOR: NÃO HÁ GABARITO
-
RESPOSTA DO PROFESSOR: NÃO HÁ GABRARITO
A) INCORRETA- "Essencialmente homicida, requer para sua execução, superioridade de forças, ou que a vítima não possa, por qualquer motivo, opor resistência... A lei não reconhece validade jurídica às formas suicida ou acidental". CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1031, Editora Saraiva, 8 edição, 2012.
-
A esganadura é SEMPRE homicida. Questão anulável.
-
Vou fingir que essa questão nunca existiu!
-
Há autores que defendem a esganadura erótica, tbm chamada de sexual, com escopo de trazer mais prazer.
-
Queria só um exemplo de esganadura acidental.....kkkkkkk
Questão deve ser anulada!
-
Diferenciar esganadura acidental da esganadura suicida. A suicida nunca será possível.
-
A esganadura é sempre homicída!
A menos errada é a C
-
soterramento É UM TIPO de asfixia em que ocorre a substituição do meio aéreo por terra.
1. Interpretação: soterramento é um tipo (um exemplo de, pois existem outros tipos) de asfixia em que ocorre a substituição do meio aéreo por terra.
soterramento é um tipo de asfixia em que ocorre a substituição do meio aéreo POR TERRA.
2. Sabemos que o correto é a substituição do meio aéreo por sólido. Mas alguém já viu terra líquida ou terra gasosa?
# Por menos questões como esta.
-
O que eu entendi da questão: a esganadura é sempre DOLOSA, ou seja, ninguém esgana outra pessoa culposamente.
Outra coisa é falar que a esganadura é sempre HOMICIDA. Nem sempre o é. Há autores que exemplificam uma forma de esganadura dolosa, cuja intenção, todavia, não é homicida: a hipoxifilia. É uma parafilia consistente na obtenção de prazer sexual através da privação do oxigênio por meio de esganadura.
A redação da questão não ajudou, mas imagino que o examinador quis algo nesse sentido.