"Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar efeitos coagulantes ou liquefacientes.
As de efeito coagulante são aquelas que desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa, como, por exemplo, o nitrato de prata, o acetato de cobre e o cloridrato de zinco.
As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como modelo a soda, a potassa e a amônia."
Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França, 2013.
CÁUSTICOS
Provocam a NECROSE QUÍMICA. Podem resultar em efeitos COAGULANTES (desidratam os tecidos) OU LIQUEFACIENTES (escaras úmidas e moles). Dividem-se em:
1) Ácidos: o efeito é coagulação; forte desidratação dos tecidos; uma “crosta”; escaras secas, endurecidas e de cor variada. Ex.: NITRATO DE PRATA, ACETATO DE COBRE, ÁCIDO SULFÚRICO, CLORETO DE ZINCO etc.;
2) Bases cáusticas: efeito é liquefaciente; escaras úmidas, moles e translúcidas; dano progressivo nos tecidos (profundo). Ex.: SODA CÁUSTICA; POTASSA; AMÔNIA.
OBS: USO BASE LÍQUIDA E TRANSLÚCIDA NO ROSTO.
OBS: SOCA POTAMO, QUE FICA MOLE.