- ID
- 346543
- Banca
- FUNIVERSA
- Órgão
- SECTEC-GO
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Medicina Legal
- Assuntos
Com relação à preparação de uma dada amostra, é INCORRETO afirmar que
No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de
identificação dos criminosos por meio da observação de membros
amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram
marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem
técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e
esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens
subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária
ou policial.
Para saber se o material colhido trata-se de sangue, utiliza-se uma técnica simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann. Nos casos positivos, revela-se uma cor azul esverdeada que se transforma, imediatamente, em azul intenso.
Gil, após ingerir alguns copos de cerveja, encontrou sua vizinha, Mila, e propôs que os dois praticassem ato sexual. Com a negativa de Mila, Gil decidiu estuprá-la, ameaçando-a com uma faca. Depois de efêmero intercurso sexual pênis-vagina, Gil introduziu o pênis na cavidade bucal, ejaculando no seu interior e na região facial peribucal de Mila. De imediato, uma patrulha militar socorreu Mila, levando-a para análise pericial. No intuito de comprovar a ejaculação, o perito analisou e coletou material da região peribucal e intraoral. Após a coleta, empregou um método que confirmou o material coletado como esperma, demonstrando imagens microscópicas de espermatozoides pela eritrosina amoniacal. Nessa situação hipotética, o método utilizado para a identificação do material como esperma foi a reação
Quando se quer estimar o período pós-morte, um dos métodos propostos é fazer-se a dosagem de eletrólitos no plasma do sangue do cadáver. Dentre as diversas propostas, a que tem sido menos contestada é:
Ao pesquisar uma determinada fibra, o analista detectou a presença de queratina.
O perito concluiu, então, que:
Tanto o teste de Kastle-Meyer (fenolftaleína) quanto o teste do luminol (3-amino-ftalhidrazida) dependem de reações de oxidação.
Essas reações são catalisadas:
Uma das alternativas a seguir não se enquadra nas boas práticas de coleta e conservação do material biológico para exame pericial. Assinale-a.
Analise as afirmativas a seguir
I. A contaminação química, no processo analítico, é causa de resultado inconclusivo ou ausência de resultado.
II. A contaminação por microorganismos normalmente não interfere na interpretação de resultados.
III. A contaminação por outro DNA é de grande importância e pode ocorrer durante ou após a colheita da amostra.
IV. A “mistura de amostras” é aquela que ocorre durante o período de secagem.
Assinale:
Se, após a lavagem, o auxiliar tivesse de utilizar hipoclorito de sódio a 3% para desinfetar as bandejas, seriam necessários 3 L dessa substância para misturar com água e fazer 6 L da solução a 1%.
Adicionar maior quantidade de detergente significará aumentar a concentração e a densidade da solução. Isso ocorre devido ao aumento da massa total da solução e da massa do soluto, respectivamente.
Se o funcionário preparasse 6 L de solução homogênea e, após o seu preparo, a dividisse em três recipientes com volumes de 1 L, 2 L e 3 L, as concentrações desses volumes seriam distintas entre si.
O acréscimo de solvente à solução a tornaria mais diluída e menos concentrada. A concentração seria menor porque apenas o volume aumentaria, permanecendo constantes a massa inicial e final do soluto.
São pós reveladores:
As substâncias que atuam em reação química com a célula viva originam as energias de ordem química. Com relação à ação dessas substâncias sobre os tecidos, julgue os itens seguintes.
Os cáusticos liquefacientes, como o nitrato de prata e a amônia, produzem escaras úmidas e moles.
As substâncias que atuam em reação química com a célula viva originam as energias de ordem química. Com relação à ação dessas substâncias sobre os tecidos, julgue os itens seguintes.
Os cáusticos são capazes de desorganizar e destruir os tecidos, sendo classificados, conforme atuam nos tecidos, em coagulantes e liquefacientes.
As substâncias que atuam em reação química com a célula viva originam as energias de ordem química. Com relação à ação dessas substâncias sobre os tecidos, julgue os itens seguintes.
Os cáusticos coagulantes, como a soda potassa, o cloreto de zinco e o sulfato de cobre, desidratam os tecidos, provocando escaras endurecidas.
O teste de rodizonato de sódio é usado para a pesquisa de
Um Perito Criminal de um laboratório de química forense recebeu para análise de entorpecentes uma embalagem com os principais inscritos: “Temperos para Alimentos”. Desconfiando tratar-se de um produto contendo cocaína, realizou o Teste de Scott (ensaio com tiocianato de cobalto, que produz coloração azul para teste positivo), apresentando resultado negativo para o ensaio (coloração avermelhada). Desconfiado de um resultado falso negativo, adicionou um produto comercial vendido como removedor de ferrugem (contendo ácido oxálico) na amostra que então produziu coloração azul perante o Teste de Scott. Quanto à atuação do ácido oxálico no íon Fe+3, é correto afirmar que:
Quanto à análise química, julgue as assertivas abaixo
I. Análises preliminares determinam a composição da amostra.
II. Análises definitivas determinam a quantificação de analitos na amostra.
III. Análise preliminar é indicativo para a posterior análise definitiva
IV. Análise preliminar é aquela que não admite falsos positivos.
V. Análise definitiva é aquela realizada por análise instrumental.
Em relação às afirmativas acima, é correto que:
Podemos dizer que todos os itens abaixo são componentes químicos do revelador exceto:
Marque a alternativa que apresenta uma substância cáustica liquefaciente.
As atividades mais comuns em laboratórios forenses é a análise de drogas, fármacos (medicamentos), agrotóxicos, alimentos, tintas, documentos, bebidas, combustíveis , em diferentes formas de apresentação. Para tal tarefa, a análise se inicia na amostragem, pois, por vezes, o volume de material para exame é demasiadamente grande. Quanto à amostragem, indique a alternativa INCORRETA.
São exemplos de coleta e acondicionamento de material para contraprova
O fixador universal utilizado para conservação dos tecidos e órgãos humanos é o
Lesões cutâneas úmidas e esbranquiçadas são provocadas por substâncias como
A substância que bloqueia o sistema citocromoxidase, impedindo a respiração celular (asfixia histotóxica) é denominada
As impressões digitais estão entre as principais evidências encontradas em locais de crimes. Elas são formadas pela transferência de substâncias produzidas pela transpiração e secreções sebáceas, além de água, eletrólitos e biomoléculas, em especial, aminoácidos e ácidos graxos. Para a revelação das impressões latentes, os peritos criminais fazem uso de diversos reagentes químicos.
Indique a opção que apresenta a correlação INCORRETA entre o reagente químico e a substância com que este reage, respectivamente:
O Luminol através de uma reação de _______________ possui a capacidade de revelar a presença de _________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Em um caso de suicídio, um indivíduo trancou-se na garagem e ligou o motor do seu veículo. Grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) foram liberadas pelo veículo devido à combustão da gasolina e desta forma o indivíduo foi a óbito. Quanto ao monóxido de carbono, podemos dizer que:
I. O CO é um gás classificado como asfixiante bioquímico por diminuir o transporte de oxigênio no sangue.
II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 240 vezes maior do que a do oxigênio.
III. O CO liga-se à mioglobina formando carboxihemoglobina.
IV. Para um individuo adulto, concentrações tóxicas e letais de carboxihemoglobina no sangue são aproximadamente de 5 e 25%, respectivamente.
Assinale:
A midritização se refere
Um Perito Criminal Especial, em um local de crime contra a pessoa, constatou uma m ancha pardo-avermelhada. Desejando saber se era sangue, coletou-a e a encaminhou para o laboratório. Utilizando os recursos disponíveis, o perito do laboratório tratou a amostra com ácido acético a quente em presença de cloreto de sódio. Considerando resposta positiva para sangue, aponte os itens corretos.
I. Ao microscópio, o perito observou a formação de cristais romboédricos de cor havana.
II. Os cristais observados são denominados cristais de Teichmann.
III. Essa reação é denominada Uhlenhuth.
IV. A substância cristalizada é a hematina.
V. A substância cristalizada é a herítromatina.
Um casal foi encontrado morto em uma banheira cujo sistema de aquecimento da água era a gás natural e se encontrava instalado no mesmo ambiente. Com base no descrito, aponte a opção correta.
Aponte a opção em que ambas as substâncias ou compostos, quando associados, podem ser utilizados no preparo de bombas, munições ou armadilhas explosivas.
Uma amostra de água foi coletada para análise na seção de química forense de um Instituto de Criminalística. Objetivava a verificação da potabilidade da água, segundo a legislação em vigor. Marque a opção que apresenta parâmetros microbiológicos, químicos e físicos de análise de água, respectivamente:
Em um local improvisado utilizado por traficantes para a extração e refino de cocaína, chamado impropriamente de “destilaria”, um Perito Criminal em diligência com uma equipe de investigação policial poderá encontraras seguintes substâncias químicas:
A maioria dos metais pesados é tóxica aos organismos e a sua pesquisa faz parte da rotina das análises ambientais forenses. Qual a técnica instrumental adotada para a análise desses contaminantes?
Com relação à análise de metais pesados, é INCORRETO afirmar:
Análise de bebida alcoólica falsificada em laboratórios forenses é uma atividade corriqueira de um Perito Criminal Especial. Quanto à análise de etanol em bebidas alcoólicas, é INCORRETO afirmar:
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são classificadas em: infecções, intoxicações e toxinfecções. De acordo com os critérios que distinguem cada uma das três classificações acima, assinale a opção em que todos os microrganismos sejam agentes causadores de intoxicação alimentar.
Texto para responder a questão.
Asfixia, sob o ponto de vista médico-legal, é a síndrome
caracterizada pelos efeitos da ausência de oxigênio no ar
respirável por impedimento mecânico de causa fortuita,
violenta e externa nas circunstâncias mais variadas.