SóProvas



Questões de Química Médico-legal


ID
346543
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Foram encaminhadas ao laboratório químico três amostras de resíduos de incêndio provenientes de uma fábrica de colchões, coletadas em pontos distintos, para a pesquisa de substâncias acelerantes. A técnica de extração que pode ser utilizada na pesquisa de substâncias voláteis, conjugada com o Cromatógrafo a Gás é 

Alternativas
Comentários
  • A principal característica do headspace é a possibilidade da determinação de componentes voláteis da amostra a ser estudada de forma direta. 

    LETRA B

  • O headspace é uma técnica excelente e sensível, utilizada para analisar compostos em baixas concentrações. Nesta técnica, na qual o analito é, necessariamente, mais volátil que a matriz, este volatiliza preferencialmente, podendo ser determinado sem os interferentes dos outros componentes da amostra, através da análise do vapor desprendido do analito.

  • Em sistemas de introdução de amostras para cromatografia a gás temos "basicamente"  4 métodos:

    Injetores Split/Splitless a mais usual, utilizada através de seringa utilizando-se os injetores split/splitless - sendo split - com divisor de amostras, e splitless sem dividor de amostras. Essa divisão ou não da amostra tem utilidade quando se utiliza parâmetros como a concentração ou quantidade da amostras. Quando em baixas concentrações o ideal é que se utilize sem divisor de amostra.

    Dessorção térmica - nessa técnica utiliza-se calor para remover compostos orgâncos voláteis que foram aprisionados em determinado adsorvente, após aprisionado em um compartimento contendo material adsorvente, este é aquecido progressivamente e os compostos voláteis são então dessorvidos e transferidos por meio de uma linha de transferência aquecida para entrada do cromatógrafo.

    Purge and trap - uma amostra no estado líquido é colocada num recipiente através do qual um gás inerte é passado - N2 por exemplo - os compostos orgânicos mais voláteis são então expurgados da amostra e aprisionados em um adsorvente, e por invesão do fluxo de gás e aplicação de calor, os compostos orgânciso voláteis são transferidos diretamente para o cromatógrafo.

    Headspace -  essa técnica de amostragem, diz respeito à análise da fase-vapor de uma amostra. Substâncias voláteis presentes em determinada amostra se difundem para a fase-vapor, após sua incubação sob temperaturas e tempos preestabelcidos. As principais vantagens da headspace são a análise direta dos compostos mais voláteis que a matriz, a possibilidade de eliminação do efeito da matriz e a pré-concentração dos analitos, além daquela relacionada à não contaminação do cromatógrafo com componentes não voláteis ou pouco voláteis na amostra. Esta é a tecnica mais utilizada em análises forenses de etanol e outros compostos voláteis


ID
590755
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à preparação de uma dada amostra, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Água régia é preparada a partir de ácido clorídico (HCl) e ácido nítrico (HNO3).


ID
617557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de
identificação dos criminosos por meio da observação de membros
amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram
marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem
técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e
esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens
subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária
ou policial.

Para saber se o material colhido trata-se de sangue, utiliza-se uma técnica simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann. Nos casos positivos, revela-se uma cor azul esverdeada que se transforma, imediatamente, em azul intenso.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado.
    Na procura por cristas de Teichmann, coloca um pouco do material sobre um lâmina adiciona ácido acetico glacial, aquecendo a mistura se for sangue, será possível notar cristas de cor chocolate.
    Já na técnica de Adler utiliza-se uma mistura de ácido acético, água oxigenada e reagente benzidíco, nos casos positivos fica azul.
  • PROVAS DE ORIENTAÇÃO : Quando se fala  no process de identificação do sangue, são utilizadas substâncias químicas na amostra para determinar a natureza da substância. As provas de orientação nos darão  ideia se estamos diante de sangue ou não.

    LUMINOL: Roberto Blanco afirma que este é o teste de elite. Utiliza-se a substância alfa-amino-ftalidrazina, que em contato com o peróxido de hidrogênio, se converte em alfa-amino-ftalato. Se apresenta intensidade luminescente - azul esverdeada - por causa dos eletrons desprendidos quando da reação química . Há ainda outras provas de orientação que, através da utilização  de substâncias especificas irão orientar o observador com cores distintas. Essas provas são conhecidas como os testes de ADLER, VAN, DEEN,KASTLE MEYER E AMADO FERREIRA.

    PROVAS DE CERTEZA:

    A TECNICA DE TEICHMANN Utiliza o ácido acético glacial para verificação de amostra.

    A TECNICA DE UHLENHUTH : Método da albuminorreação/reação biólogica de soro-precipitação.

  • REAÇÕES DE ORIENTAÇÃO
    Se positiva, PODE SER SANGUE.
    1ª Adler (fica azul)
    2ª Amado Ferreira
    3ª Kastle-Meyer
    4ª Van-Deen

    REAÇÕES DE CERTEZA
    É para sangue, mas não sei a que tipo de bicho pertence esse sangue.
    São três reações:
    1ª reação - espetroscópica 
    2ª reação - cristais de hemocromogênio
    3ª reação – cristais de Teichmann  (cor de chocolate ou avermelhada)

    Depois:
    PROVAS ESPECÍFICAS
    - Reação de soroprecipitação ou Uhlenhuth. É uma reação de especificidade. Para saber de quem é o sangue.
    - Prova de Coombs – é uma reação da medida geral. Dosamos as hemácias.

  • ITEM – ERRADO -  A cor é de chocolate. Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 158):

     

     

    “Sangue. A primeira providência é saber se o material mandado a exame é sangue. Para tanto, utiliza-se uma técnica muito simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann.

     

    Para evidenciar esses cristais, coloca-se um pouco do material sobre a lâmina, cobre-se com a lamínula e deita-se uma gota de ácido acético glacial, levando-a ao calor para uma evaporação lenta, repetindo-se algumas vezes o mesmo processo. Em seguida, leva-se a lâmina ao microscópio e, nos casos positivos, observa-se a presença dos cristais, de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos ou em forma de charuto ou de roseta, conforme a disposição em que se encontrem.” (Grifamos)

  • Segundo FRANÇA "A primeira providência é saber se o material mandado a exame é sangue. Para tanto, utiliza-se uma técnica muito simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann. Para evidenciar esses cristais, coloca-se um pouco do material sobre a lâmina, cobre-se com a lamínula e deita-se uma gota de ácido acético glacial, levando-a ao calor para uma evaporação lenta, repetindo-se algumas vezes o mesmo processo. Em seguida, leva-se a lâmina ao microscópio e, nos casos positivos, observa-se a presença dos cristais, de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos ou em forma de charuto ou de roseta, conforme a disposição em que se encontrem". FRANÇA, GENIVAL VELOSO DE- Medicina Legal, Guanabara Koogan, p. 139.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO 

ID
699739
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Gil, após ingerir alguns copos de cerveja, encontrou sua vizinha, Mila, e propôs que os dois praticassem ato sexual. Com a negativa de Mila, Gil decidiu estuprá-la, ameaçando-a com uma faca. Depois de efêmero intercurso sexual pênis-vagina, Gil introduziu o pênis na cavidade bucal, ejaculando no seu interior e na região facial peribucal de Mila. De imediato, uma patrulha militar socorreu Mila, levando-a para análise pericial. No intuito de comprovar a ejaculação, o perito analisou e coletou material da região peribucal e intraoral. Após a coleta, empregou um método que confirmou o material coletado como esperma, demonstrando imagens microscópicas de espermatozoides pela eritrosina amoniacal. Nessa situação hipotética, o método utilizado para a identificação do material como esperma foi a reação

Alternativas
Comentários
  • Mesmo usando o termo "esperma" de forma confusa, o enunciado explicita que o método confirmou a presença de espermatozóides pela eritrosina amoniacal, o que caracteriza a reação de Corin-Strockis.

    A reação da Fosfatase-ácida realmente identifica a presença de esperma, ou líquido ejaculado por homens que fizeram vasectomia, mas não é o caso da questão.

    Questão certa, letra A.

  • a) de Corin-Stockis. CORRETA - técnica de Corin-Stockis para identificação microscópica de espermatozoides: solução de eritrosina amoniacal com reativo para coloração do espermatozoide de forma que este adquire cor rosa forte ou violeta na cabeça, enquanto suas caudas ficam com uma cor mais fraca.

     b) de Kastle-Meyer. ERRADA - o reativo de Kastl-meyer (fenolftaleína) é usado como teste colorimétrico para identificação presuntiva de sangue

     c) de Von-Teichman. - ERRADO - teste de certeza para identificação de sangue, devido à reação do íon férrico da hemoglobina com halógenos (bromo, iodo ou cloro) na presença de ácido acético, dando origem aos cristais de hemina (halógeno de ferriprotoporfirina).

     d) da Fosfatase-ácida. ERRADA - os testes presuntivos de identificação de fosfatase ácido em sêmen não são técnicas de microscopia, e sim reações colorimétricas baseadas na atividade da fosfatase, usando substratos como a timolftaleína monofosfato, alfa-naftol

     e) dos Cristais de Barbério. - ERRADA - a reação dos cristais de barbério também não usa eritrosina amonical, e não indicam a presença dos espermatozoides por microscopia. Consiste na utilização de ácido pícrico sobre a mancha, que forma cristais amarelos ao reagir com a espermina 


ID
755551
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quando se quer estimar o período pós-morte, um dos métodos propostos é fazer-se a dosagem de eletrólitos no plasma do sangue do cadáver. Dentre as diversas propostas, a que tem sido menos contestada é:

Alternativas

ID
756538
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao pesquisar uma determinada fibra, o analista detectou a presença de queratina.
O perito concluiu, então, que:

Alternativas
Comentários
  • queratina é uma proteina encontrada na pele dos animais. Então a alternativa que mostra um tecido de origem de pelos de animais é a alternativa "b"
    a titulo de curiosidade: asbestos é o mesmo que amianto.
  • Seda: fibra animal, de origem de secreções. Composta por filamentos de fibroína.

    Lã: fibra animal proveniente do pelo. Composição: queratina (correta)

    Nylon (poliamida) = polímeros de amida, fibra sintética

    Algodão - fibra vegetal proveniente de sementes, composição: celulose

    Asbestos (amianto) - fibra mineral. Composição: silicatos hidratados de ferro e magnésio 


ID
756544
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tanto o teste de Kastle-Meyer (fenolftaleína) quanto o teste do luminol (3-amino-ftalhidrazida) dependem de reações de oxidação.

Essas reações são catalisadas:

Alternativas
Comentários
  • O Teste Kastle - Meyer é um exame utilizado para detectar a possível presença de hemoglobina através da atividade da peroxidase da hemoglobina presente no sangue que catalisa a oxidação da fenolftaleína (a forma reduzida da fenolftaleína que é incolor) em fenolftaleína, que é visível através de uma cor rosa brilhante. O teste Kastle-Meyer é uma forma de teste de sangue catalítico, sendo um dos principais tipos de exames forenses comumente empregadas pelos laboratórios de criminalistica na identificação química do sangue.
  • GAB: LETRA D

    Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente. No entanto, como essa reação é muito lenta, não é possível observá-la somente com a mistura dos dois. Em contato com o sangue, em contrapartida, o ferro da hemoglobina atua como catalisador e acelera essa reação, bastando cinco segundos para a luz radiante aparecer. Por isso, quando a solução de luminol é borrifada sobre algum local com sangue, observa-se uma quimioluminescência.

    O luminol é muito utilizado em perícias criminais a fim de identificar sangue no local do crime. Mesmo que o local ou outros itens, como roupas, carpetes, etc., tenham sido lavados antes, as fibras do tecido absorvem partes do composto de ferro e ainda assim o local é “iluminado” pelo uso do luminol. Com o local escuro, é possível ver bem os pontos azuis que indicam a presença de sangue.


ID
762361
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma das alternativas a seguir não se enquadra nas boas práticas de coleta e conservação do material biológico para exame pericial. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A amostragem é um procedimento definido, pelo qualuma parte de uma substância, material ou produto é retirado para produzir uma amostrarepresentativa do todo para o ensaio.O Exame Pericial do DNA é realizado para identificação genética de amostras biológicas através da comparação entre amostras de identidade conhecida (amostra referência) com amostras cuja identidade deseja-se saber (vestígio ou elemento de prova ou peça de identidade questionada). Para que não haja duvidas quanto ao resultado e para que tenha uma melhor representatividade da amostra coletada, deve-se também realizar a amostragem em duplicata ou triplicata. Alternativa correta (C). 

ID
762406
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir

I. A contaminação química, no processo analítico, é causa de resultado inconclusivo ou ausência de resultado.

II. A contaminação por microorganismos normalmente não interfere na interpretação de resultados.

III. A contaminação por outro DNA é de grande importância e pode ocorrer durante ou após a colheita da amostra.

IV. A “mistura de amostras” é aquela que ocorre durante o período de secagem.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens apresentados pela questão acima estão corretas, exceto o item que trata da mistura de amostras. A mistura a que se refere pode ser relativo ao procedimento de misturar duas ou mais amostras, de mesma origem, seja ela liquida ou sólida, ou seja, não se trata especificamente da secagem de amostras. Alternativa correta (D).
  • Para quem não tem assinatura, resposta correta é a D.


ID
821578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando que um auxiliar de perícia médico-legal seja incumbido de lavar algumas bandejas de necropsia e que, para isso, ele tenha de utilizar uma mistura de água e detergente em pó, cujo preparo deverá estar de acordo com a indicação do fabricante no rótulo do produto, julgue os itens que se seguem.

Se, após a lavagem, o auxiliar tivesse de utilizar hipoclorito de sódio a 3% para desinfetar as bandejas, seriam necessários 3 L dessa substância para misturar com água e fazer 6 L da solução a 1%.

Alternativas
Comentários
  • no caso a resposta correta para essa concentração seria 2%, não 3%?


ID
821581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando que um auxiliar de perícia médico-legal seja incumbido de lavar algumas bandejas de necropsia e que, para isso, ele tenha de utilizar uma mistura de água e detergente em pó, cujo preparo deverá estar de acordo com a indicação do fabricante no rótulo do produto, julgue os itens que se seguem.

Adicionar maior quantidade de detergente significará aumentar a concentração e a densidade da solução. Isso ocorre devido ao aumento da massa total da solução e da massa do soluto, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada

    A massa do soluto não aumenta.

  • A massa do soluto aumenta sim, o que não aumentaria seria a massa específica que é fixa do detergente mas quanto mais soluto, maior a densidade, maior a concentração e maior a massa, até chegar ao quociente de solubilidade onde vai haver precipitação e então a solução não será mais homogênea...


ID
821584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando que um auxiliar de perícia médico-legal seja incumbido de lavar algumas bandejas de necropsia e que, para isso, ele tenha de utilizar uma mistura de água e detergente em pó, cujo preparo deverá estar de acordo com a indicação do fabricante no rótulo do produto, julgue os itens que se seguem.

Se o funcionário preparasse 6 L de solução homogênea e, após o seu preparo, a dividisse em três recipientes com volumes de 1 L, 2 L e 3 L, as concentrações desses volumes seriam distintas entre si.

Alternativas
Comentários
  • o conteúdo interno se mantem igual independente da quantidade. Leite em 200 ml, 400ml ou 1litro é leite do mesmo jeito.


ID
821587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando que um auxiliar de perícia médico-legal seja incumbido de lavar algumas bandejas de necropsia e que, para isso, ele tenha de utilizar uma mistura de água e detergente em pó, cujo preparo deverá estar de acordo com a indicação do fabricante no rótulo do produto, julgue os itens que se seguem.

O acréscimo de solvente à solução a tornaria mais diluída e menos concentrada. A concentração seria menor porque apenas o volume aumentaria, permanecendo constantes a massa inicial e final do soluto.

Alternativas
Comentários
  • Legal, questão de química.


ID
951484
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São pós reveladores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    TÉCNICA DO PÓ: Sendo a mais utilizada entre os peritos, a técnica do pó nasceu juntamente com a observação das impressões e sua utilização remota ao séc XIX e continua até  hoje. É usada quando as IPL localizam-se em superfícies que possibilitam o decalque da impressão, ou seja, superfícies lisas, não rugosas e não adsorventes. A técnica do pó está baseada nas características físicas e químicas do pó, do tipo de instrumento aplicador e, principalmente, no cuidado e habilidade de quem executa a atividade – vale lembrar que as cerdas do pincel podem danificar a IPL. Além dos pincéis, a técnica também pode ser realizada com spray de aerossol ou através de um aparato eletrostático.

    Quando a impressão digital é recente, a água é o principal composto no qual as partículas de pó aderem. À medida que o tempo passa, os compostos oleosos, gordurosos ou sebáceos são os mais importantes. Esta interação entre os compostos da impressão e o pó é de caráter elétrico, tipicamente forças de van der Waals e ligações de hidrogênio.

     

    Tipos de Pós:

    Pretos: pó de óxido de ferro; pó de dióxido de manganês, pó negro-de-fumo.

    Brancos: pó óxido de titânio; pó carbonato de chumbo.

     

  • Alternativas A,B e D são técnicas utilizadas a base de pincéis e outros meios

  • Principais agentes reveladores

    Negro de fumo

    • Pó preto fino
    • Superfícies claras
    • Pulveriza por meio de pincel. suor e/ou óleo das cristas papilares

    Carbonato de chumbo

    • Pó branco fino
    • Superfícies transparentes e escuras
    • Pulveriza por meio de pincel. suor e/ou óleo das cristas papilares

    Cianoacrilato

    • vapor super cola
    • Vapor de super cola por alguns minutos para fixação da impressão digital, deixando-a branca.
    • Superfícies não porosas (vidro, lata de refri, envernizados, plásticos
    • Reage com Água/gordurosas

    Ninidrina

    • Spray de ninidrina, mas também há câmaras
    • Superfícies porosas (papel, papelão)
    • Reage com Aminoácidos/proteínas

    Nitrato de prata

    • Material altamente corrosivo. Aplica-se no escuro, espera, e é exposta a luz forte.
    • Superfícies porosas (papel, papelão, madeira)
    • Reage com íons de cloreto do suor (glândulas sudoríparas) -NPC.
    • O cloreto de prata é indissolúvel, após a lavagem do papel, todo o material é removido, exceto o desenho deixado pela mancha de suor.

    Ácido aminofluorocrômico (DFO)

    • Parece com a Ninidrina, mas é mais EFICAZ. Spray de ninidrina, mas também há câmaras
    • Superfícies porosas (papel, papelão, madeira)
    • Reage com Aminoácidos/proteínas

    Cristais de violeta de genciana

    • Imagem púrpura de concentração intensa
    • Superfícies de viscosidade e aderência
    • Reage com Gorduras do suor sebáceo

    Vapores de Iodo

    • Material altamente corrosivo
    • Muito utilizado em papel
    • Reage com Gorduras do suor sebáceo (ácidos graxos)

    Amido Black

    • Mancha preta/azul escura em contato com sangue
    • Sangue
    • Reage com Proteínas presentes no sangue

    Pó magnético

    • Pó fino magnético
    • Danifica bem menos a impressão digital (nenhuma cerda toca na superfície)
    • Pode ser utilizado em Superfícies em geral, muito usado em papel

    O grafite, o talco, a poeira e outros tantos pós extremamente finos, mais uma série de substâncias, podem ser utilizados para revelar impressões latentes, dependendo, porém, da capacidade e conhecimento do perito na arte.

    Fonte: meus resumos


ID
1063600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As substâncias que atuam em reação química com a célula viva originam as energias de ordem química. Com relação à ação dessas substâncias sobre os tecidos, julgue os itens seguintes.

Os cáusticos liquefacientes, como o nitrato de prata e a amônia, produzem escaras úmidas e moles.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Nitrato de prata ---> efeito coagulante; desitradação dos tecidos ,escaras endurecidas e com várias tonalidades

    Amônia --> efeito liquefaciente : escaras moles, úmidas.

  • Apenas complementando o comentário do Thiago:


    Lembrar que as energias de ordem química podem ter ação interna (venenos) ou ação externa. Esta é causada pelos CÁUSTICOS, que incluem tanto as substâncias ácidas como as básicas.

    Os que têm efeito coagulante são os ácidos. Já os alcalinos (ou básicos) têm efeito liquefaciente.


    Bons estudos :)

  • Os ácidos, dentre os quais o nitrato de prata, possuem efeito cogulante, ressecam os tecidos, retiram a umidade e produzem escaras duras.

    As bases, como a amônia, possuem efeito liquefaciente, umedecem os tecidos e produzem escaras moles.

  •  

    CÁUSTICOS são  substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves, que podem resultar em efeitos coagulantes, que desidratam os tecidos e causam escaras endurecidas (ex: nitrato de prata, acetato de cobre, cloridrato de zinco) ou efeitos liquefacientes, que produzem escaras úmidas, translúcidas, moles (ex: soda, potassa, amônia)

    (GENIVAL VELOSO DE FRANÇA, 9a Edição)

  • As de efeito coagulante são aquelas que desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa, como, por exemplo, o nitrato de prata, o acetato de cobre e o cloridrato de zinco.

    As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como modelo a soda, a potassa e a amônia.

  • GABARITO: ERRADO - Os cáusticos liquefacientes, como o nitrato de prata e a amônia, produzem escaras úmidas e moles.

    COAGULANTES (desidratam os tecidos):

    → escaras endurecidas e de tonalidade diversa

    nitrato de prata, acetato de cobre, cloridrato de zinco

    LIQUEFACIENTES:

    → escaras úmidas, translúcidas, moles

    soda, potassa, amônia

  • CÁUSTICOS

    Provocam a NECROSE QUÍMICA. Podem resultar em efeitos COAGULANTES (desidratam os tecidos) OU LIQUEFACIENTES (escaras úmidas e moles). Dividem-se em:

    1)     Ácidos: o efeito é coagulação; forte desidratação dos tecidos; uma “crosta”; escaras secas, endurecidas e de cor variada. Ex.: NITRATO DE PRATA, ACETATO DE COBRE, ÁCIDO SULFÚRICO, CLORETO DE ZINCO etc.;

     

    2)     Bases cáusticas: efeito é liquefaciente; escaras úmidas, moles e translúcidas; dano progressivo nos tecidos (profundo). Ex.: SODA USTICA; POTASSA; AMÔNIA.

    OBS: USO BASE LÍQUIDA E TRANSLÚCIDA NO ROSTO.

    OBS: SOCA POTAMO, QUE FICA MOLE.


ID
1063603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As substâncias que atuam em reação química com a célula viva originam as energias de ordem química. Com relação à ação dessas substâncias sobre os tecidos, julgue os itens seguintes.

Os cáusticos são capazes de desorganizar e destruir os tecidos, sendo classificados, conforme atuam nos tecidos, em coagulantes e liquefacientes.

Alternativas
Comentários
  • "Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar efeitos coagulantes ou liquefacientes.

    As de efeito coagulante são aquelas que desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa, como, por exemplo, o nitrato de prata, o acetato de cobre e o cloridrato de zinco.

    As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como modelo a soda, a potassa e a amônia."

    Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França, 2013.

  • CÁUSTICOS

    Provocam a NECROSE QUÍMICA. Podem resultar em efeitos COAGULANTES (desidratam os tecidos) OU LIQUEFACIENTES (escaras úmidas e moles). Dividem-se em:

    1)     Ácidos: o efeito é coagulação; forte desidratação dos tecidos; uma “crosta”; escaras secas, endurecidas e de cor variada. Ex.: NITRATO DE PRATA, ACETATO DE COBRE, ÁCIDO SULFÚRICO, CLORETO DE ZINCO etc.;

     

    2)     Bases cáusticas: efeito é liquefaciente; escaras úmidas, moles e translúcidas; dano progressivo nos tecidos (profundo). Ex.: SODA USTICA; POTASSA; AMÔNIA.

    OBS: USO BASE LÍQUIDA E TRANSLÚCIDA NO ROSTO.

    OBS: SOCA POTAMO, QUE FICA MOLE.


ID
1063606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As substâncias que atuam em reação química com a célula viva originam as energias de ordem química. Com relação à ação dessas substâncias sobre os tecidos, julgue os itens seguintes.

Os cáusticos coagulantes, como a soda potassa, o cloreto de zinco e o sulfato de cobre, desidratam os tecidos, provocando escaras endurecidas.

Alternativas
Comentários
  • Errada.


    Soda, Potassa --> efeitos liquefacientes

  • CÁUSTICOS são  substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves, que podem resultar em efeitos coagulantes, que desidratam os tecidos e causam escaras endurecidas (ex: nitrato de prata, acetato de cobre, cloridrato de zinco) ou efeitos liquefacientes, que produzem escaras úmidas, translúcidas, moles (ex: soda, potassa, amônia)

    (GENIVAL VELOSO DE FRANÇA, 9a Edição)

  • Para quem lembrar um pouco de Quimica de 2 grau: os sais desidratam (sais - ato, eto ito).

  • GABARITO: ERRADO - Os cáusticos coagulantes, como a soda potassa, o cloreto de zinco e o sulfato de cobre, desidratam os tecidos, provocando escaras endurecidas..

    COAGULANTES (desidratam os tecidos):

    → escaras endurecidas e de tonalidade diversa

    → nitrato de prataacetato de cobrecloridrato de zinco

    LIQUEFACIENTES:

    → escaras úmidas, translúcidas, moles

    → sodapotassaamônia

  • CÁUSTICOS

    Provocam a NECROSE QUÍMICA. Podem resultar em efeitos COAGULANTES (desidratam os tecidos) OU LIQUEFACIENTES (escaras úmidas e moles). Dividem-se em:

    1)     Ácidos: o efeito é coagulação; forte desidratação dos tecidos; uma “crosta”; escaras secas, endurecidas e de cor variada. Ex.: NITRATO DE PRATA, ACETATO DE COBRE, ÁCIDO SULFÚRICO, CLORETO DE ZINCO etc.;

     

    2)     Bases cáusticas: efeito é liquefaciente; escaras úmidas, moles e translúcidas; dano progressivo nos tecidos (profundo). Ex.: SODA USTICA; POTASSA; AMÔNIA.

    OBS: USO BASE LÍQUIDA E TRANSLÚCIDA NO ROSTO.

    OBS: SOCA POTAMO, QUE FICA MOLE.


ID
1166818
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O teste de rodizonato de sódio é usado para a pesquisa de

Alternativas
Comentários
  • Diversas técnicas têm sido aplicadas com o objetivo de se

    identificar estes resíduos de disparo de arma de fogo (RDAF)

    (5,6). O Instituto de Criminalística de São Paulo, por exemplo,

    tem consagrado o uso do rodizonato de sódio como reagente

    colorimétrico para a identificação de chumbo, além do uso do

    reativo de Griess (ácido parasulfanílico) para a constatação da

    presença de nitritos (1,7)

    FONTE:http://www.revistaanalytica.com.br/ed_anteriores/15/art02.pdf

  • "Na atualidade a prova de parafina é considerada de pouqíssima importância para atestar que determinado indivíduo fez ou não uso de arma de fogo contra alguém recentemente e, sobretudo, para afastar a possibilidade de suicídio. Usa-se, nos dias de hoje, a prova de rodizonato de sódio"

    Apostila do professor Pedro Brito, cadeira de Medicina Legal da UNIFOR/CE, 2011.

  • CERVE PRA ATESTAR O USO DE POLVORAS, ADIVINDAS DE USO DE ARMAS DE FOGO

    LETRA A

  • RODIZONATO > RODÍZIO > CHURRASCO > CARNE > FOGO > PÓLVORA

  • “Um tiro sempre deixa marcas nas mãos. Restos de metais (elementos antimônio (Sb), bário (Ba) e chumbo (Pb), provenientes de explosivos como sais de chumbo, bário e antimônio, além da composição da liga de projéteis e cartuchos) que podem ajudar a esclarecer um crime. Por isso, na investigação policial, os peritos fazem um teste nas mãos dos suspeitos (na palma (a), no dorso (b), na região palmar (c) e dorsal (d) dos dedos polegar e indicador. (...) Um teste comumente utilizado para a detecção de vestígios de disparo de arma de fogo nas mãos de um possível suspeito consiste na pesquisa de íons ou fragmentos metálicos de chumbo, em decorrência da maior quantidade desta espécie metálica em relação a outras. A análise química de chumbo consiste na coleta prévia de amostra das mãos do suspeito, mediante aplicação de tiras de fita adesiva do tipo esparadrapo nas mesmas e subsequente imobilização dessas tiras em superfície de papel de filtro. As referidas tiras, ao serem borrifadas com solução acidificada de rodizonato de sódio (reagente colorimétrico), se apresentarem um espalhamento de pontos de coloração avermelhada, indicam resultado positivo para o disparo.". CHEMELLO, E. Ciência Forense: Balística. Química Virtual, fevereiro, 2007. Disponível em: www.quimica.net/emiliano/artigos/2007fev_forense3..... Acessado em: 02 de junho de 2014. REIS, E. L. T. dos; SARKIS, J. E. de S.; RODRIGUES, C.; NETO, O.N.; VIEBIG, S. Identificação de resíduos de disparos de armas de fogo por meio da técnica de espectrometria de massas de alta resolução com fonte de plasma indutivo. Química Nova, Vol. 27, nº. 3, p. 409-413, 2004


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
  • rodizonato de sódio..... e por isso que todo assassino experiente sempre usa suas luvas ao disparar com suas armas... para que nada o incrimine.... Só lembrar dos filmes e séries de tv

ID
1181992
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um Perito Criminal de um laboratório de química forense recebeu para análise de entorpecentes uma embalagem com os principais inscritos: “Temperos para Alimentos”. Desconfiando tratar-se de um produto contendo cocaína, realizou o Teste de Scott (ensaio com tiocianato de cobalto, que produz coloração azul para teste positivo), apresentando resultado negativo para o ensaio (coloração avermelhada). Desconfiado de um resultado falso negativo, adicionou um produto comercial vendido como removedor de ferrugem (contendo ácido oxálico) na amostra que então produziu coloração azul perante o Teste de Scott. Quanto à atuação do ácido oxálico no íon Fe+3, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Parte da utilidade do ácido oxálico como agente redutor se deve à capacidade de formar quelatos bidentados.  Ácido oxálico reage para formar o quelato. O quelato então “reduz”, gerando os produtos da redução.

  • Questão mal formulada.

    Desconfiado de um resultado falso negativo, adicionou um produto comercial vendido como removedor de ferrugem (contendo ácido oxálico) na amostra que então produziu coloração azul perante o Teste de Scott. Quanto à atuação do ácido oxálico no íon Fe+3, é correto afirmar que:

    De acordo com a questao o removedor de ferrugem foi adicionado a solução depois de ter sido realizado o Teste de Scott, sendo assim não é possível mascarar os íons de Fe3+ da solução uma vez que os mesmos estao complexados na forma de [Fe(SCN)(H2O)5].

    A reação proposta na letra D só ocorreria se o removedor de ferrugem fosse introduzido na solução antes da realização do teste scott.

    Dessa forma errei a questão marcando a letra B pelo pensamento de exclusão...


ID
1181998
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto à análise química, julgue as assertivas abaixo

I. Análises preliminares determinam a composição da amostra.
II. Análises definitivas determinam a quantificação de analitos na amostra.
III. Análise preliminar é indicativo para a posterior análise definitiva
IV. Análise preliminar é aquela que não admite falsos positivos.
V. Análise definitiva é aquela realizada por análise instrumental.

Em relação às afirmativas acima, é correto que:

Alternativas
Comentários
  • I. (ERRADO) Análises preliminares determinam a composição da amostra. -> estao sujeitas à falsos positivos

    II. (ERRADO)Análises definitivas determinam a quantificação de analitos na amostra. -> análise qualitativa

    III. Análise preliminar é indicativo para a posterior análise definitiva -> CERTO

    IV.(ERRADO) Análise preliminar é aquela que não admite falsos positivos. -> admite

    V.(ERRADO) Análise definitiva é aquela realizada por análise instrumental. -> existem técnicas que nao necessitam análise instrumental.

  • I. (ERRADO) Análises preliminares determinam a composição da amostra. -> estao sujeitas à falsos positivos

    II. (ERRADO)Análises definitivas determinam a quantificação de analitos na amostra. -> análise qualitativa

    III. Análise preliminar é indicativo para a posterior análise definitiva -> CERTO

    IV.(ERRADO) Análise preliminar é aquela que não admite falsos positivos. -> admite

    V.(ERRADO) Análise definitiva é aquela realizada por análise instrumental. -> existem técnicas que nao necessitam análise instrumental.

  • Discordo hein.. Muito subjetiva a V.


ID
1203361
Banca
ADVISE
Órgão
IGP-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Podemos dizer que todos os itens abaixo são componentes químicos do revelador exceto:

Alternativas
Comentários
  • Componentes químicos do Revelador:

    Metol: agente revelador, produz o detalhe na revelação

    Hidroquinona: agente revelador, produz o contraste

    Carbonato de sódio: acelerador da revelação; provoca o amolecimento e proporciona à solução do meio alcalino necessário para a ação dos demais componentes da revelação.

    Sulfito de sódio: agente preservativo que evita a oxidação da solução devido ao contato com o ar, entretanto, a ação preservativa não é total.

    Brometo de potássio: agente retardador; contribui para regular a duração da revelação e evita a veladura.

    Componentes químicos dos fixadores e suas açãos

    Hipossulfito de sódio: agente fixador; dissolve e elimina ao halogeneto de prata não revelado fixando imagem.

    Sulfito de sódio: agente preservador; evita a decomposição do fixador e ajuda a clarear o filme

    Alúmen de potássio: agente endurecedor impede que a gelatina amoleça ou se desfaça durante a lavagem ou durante a secagem por meio de ar aquecido.

    Ácido acético: agente acidificado neutraliza qualquer porção alcalina do revelador que seja eventualmente transportada e ajuda os componentes a agir satisfatoriamente. 


ID
1323085
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta uma substância cáustica liquefaciente.

Alternativas
Comentários
  • Substâncias cáusticas : agem por coagulação ou liquefação 

    -Coagulação : desidratação dos tecidos com formação de escaras endurecidas . Ex.: nitrato de prata, acetato de cobre . 

    -Liquefação : Escaras úmidas, translúcidas e moles . Exemplos: soda, potassa e amônia 

  • A questão avalia o conhecimento do candidato em substâncias cáusticas.

    Cáusticos são substâncias que provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar em efeitos coagulantes ou liquefacientes.
    Efeito coagulante – desidratam os tecidos e causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa; como exemplo temos: nitrato de prata, acetato de cobre, cloridrato de zinco, ácidos de forma geral.
    Efeito liquefaciente – produzem escaras úmidas, translúcidas, moles. Como exemplos temos soda, potassa, amônia. 

    A) ERRADO. Nitrato de prata tem efeito coagulante.

    B) ERRADO. Ácido sulfúrico age desidratando os tecidos, com efeito coagulante.

    C) ERRADO. Cloreto de zinco tem efeito coagulante.

    D) CERTO. Amônis anidra é uma base de efeito liquefaciente, e refere-se à amônia em sua forma mais pura: não diluída ou sem água.

    E) ERRADO. Fenol tem caráter ácido, sendo um corrosivo, e não tem efeito liquefaciente.

    Gabarito do professor: Alternativa D.


ID
1354414
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As atividades mais comuns em laboratórios forenses é a análise de drogas, fármacos (medicamentos), agrotóxicos, alimentos, tintas, documentos, bebidas, combustíveis , em diferentes formas de apresentação. Para tal tarefa, a análise se inicia na amostragem, pois, por vezes, o volume de material para exame é demasiadamente grande. Quanto à amostragem, indique a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1362592
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São exemplos de coleta e acondicionamento de material para contraprova

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra C

    Novidade trazida pelo Pacote Anticrime Lei 13.964/2019

    Art. 158-B. A cadeia de custódia compreende o rastreamento do vestígio nas seguintes etapas: 

    V - acondicionamento: procedimento por meio do qual cada vestígio coletado é embalado de forma individualizada, de acordo com suas características físicas, químicas e biológicas, para posterior análise, com anotação da data, hora e nome de quem realizou a coleta e o acondicionamento; 


ID
1528414
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O fixador universal utilizado para conservação dos tecidos e órgãos humanos é o

Alternativas
Comentários
  • Como regra geral, o fixador universal para biópsias e peças cirúrgicas é a formalina a 10%(solicitar o fixador pronto para uso no Laboratório, ou prepará-lo, diluindo-se 1 litro da formalina comercial pura em 9 litros de água de torneira);

    Nunca o material deverá ser enviado em soro fisiológico!

    Volume de fixador cerca de 10 vezes maior que o volume da peça a ser fixada. Em caso de peça muito volumosa, deve-se, pelo menos, cobri-la com fixador e

    enviá-la o mais rápido possível ao Laboratório; onde será devidamente processada.

    Fonte: http://www.hc.unicamp.br/servicos/anatomia_patologica/MANUALAnat.pdf

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    A) ERRADO. Para fixar tecidos moles o formol deve ser empregado na concentração de 10%, e não 1%.

    B) CERTO. O processo de fixação, em histologia é quase exclusivamente químico, onde substâncias (fixadores) são utilizadas com a principal função de insolubilizar as proteínas dos tecidos. Os fixadores podem atuar como agentes desnaturantes ou como estabilizadores, formando pontes com as moléculas vizinhas. Formol 10% é um dos agentes fixadores mais utilizados.  O formol é um agente fixador lento, seu tempo de fixação varia de 1 a 24 horas e seu custo é considerado baixo.

    C) ERRADO. Para fixar tecidos moles o formol deve ser empregado na concentração de 10%, e não 30%.

    D) ERRADO. O álcool é utilizado para fixação de pequenos fragmentos de tecido, no entanto, atualmente é pouco utilizado devido a numerosas contraindicações do seu uso. Além disso, a concentração ideal para utilização de álcool etílico como fixador seria de 70%, e não de 95%.

    E) ERRADO. Mesma justificativa da alternativa D, sendo que álcool absoluto não é utilizado para fixação, pois ao mesmo tempo que fixa desidrata o tecido, tornando-o muito duro; além disso, tem capacidade de penetração muito pequena.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • Alternativa B- formol a 10%.


ID
1950598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Lesões cutâneas úmidas e esbranquiçadas são provocadas por substâncias como

Alternativas
Comentários
  • gab A.

    Quando causa necrose de coagulação (ácidos desidratantes) - causam lesões úmidas, secas:

    - ácido sulfúrico (vitriolagem);

    - ácido clorídrico: causa escaras avermelhadas ou brancas

    - ácido nítrico (água régia): causa escaras amareladas.

     

    Quando causam necrose de liquefação (bases hidratantes) - lesões úmidas e moles:

    -​ Substâncias alcalinas, básicas, como a soda cáustica e a amônia

  • “Os acidentes com a soda cáustica são mais frequentes e ocorrem principalmente no lar. (...) Carrara descrevia um quadro em que as mucosas ficavam edematosas e esbranquiçadas, salientes e de consciência viscosa.". HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 365

    Para complementar, vejamos as explicações de França: "Os ácidos produzem escaras secas e de cor variável: as do ácido sulfúrico são esbranquiçadas; as do ácido nítrico: amareladas; as do ácido clorídrico, cinza-escuras; as do ácido fênico, esbranquiçadas. As escaras resultantes da ação dos álcalis são úmidas, moles e untosas. As escaras produzidas pelos sais geralmente são brancas e secas. A identidade das escaras também pode ser feita quimicamente: o ácido sulfúrico se identifica com o cloreto de bário a 10%, dando um precipitado branco; o ácido nítrico com a para difenilamina, mostrando uma cor azul; o ácido clorídrico com o nitrato de prata, resultando em uma tonalidade esbranquiçada que se enegrece com a luz; a potassa com o cobaltinitrito sódico, dando um precipitado amarelado." FRANÇA, Genival Veloso de. Guanabara Koogan, 2015, p. 317

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
  • ENERGIAS DE ORDEM QUÍMICA - (ao entrar em contato com os tecidos vivos são capazes de produzir lesões, dividem-se em cáusticos e venenos)

    1 - Cáusticos (a ação é externa - basta o contato - geram lesões tegumentares, que recebem o nome de Vitriolagem)

    Agentes cáusticos dividem-se em : a) ácidos; b) bases cáusticas

    a) Ácidos: o efeito é por coagulação; Causam forte desidratação dos tecidos; Causa uma “crosta”; Escaras endurecidas.

    Ex.: nitrato de prata, acetato de cobre, cloridrato de zinco, ácidos de forma geral;

    b) Bases cáusticas: o efeito é liquefaciente; Deixa mole e úmido; Apresenta dano progressivo nos tecidos (profundo). 

    Ex.: Sodas; Potassa; Amônia.


ID
1950706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca de procedimentos inerentes à atividade do auxiliar de médico-legista relacionados a manuseio, coleta, guarda e encaminhamento de material, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • nao acho que a C esteja correta, conforme o gabarito oficial

    seria 33.3ml

  • a solucao total tem 100 ml, nao 75. o autor se perdeu no personagem

  • A questão C está correta. Explicação

    solução de 100ml de formol 30% = 30ml de formol + 70ml de agua

    25ml desta solução = 7,5ml de formol + 17,5ml de água

    Se o objetivo é  uma solução de formol a 10% e eu tenho 7,5ml de formol, será necessário que a solução final tenha 75ml de água.

    Ele indicou o quanto de água eu tenho que adicionar a mais (isto seria 75ml finais menos os 17,5ml que já estão na solução inicial), indicou corretamente, apenas, o quanto de água será necessário na solução final a 10%, que é 75ml.

     

    Além disto,  as outras alternativas estão erradas.

  • Barroso, como tu adiciona 7,5 ml de formol numa solucao com o total de ml = 100 e fica com 10%???

    seriam 100ml total solucao, destes 100 ml 7,5 seriam de formol.... nao tem como dar certo

  • Barroso, como tu adiciona 7,5 ml de formol numa solucao com o total de ml = 100 e fica com 10%???

    seriam 100ml total solucao, destes 100 ml 7,5 seriam de formol.... nao tem como dar certo

  • Essa conta ainda opção C tá mal-assombrada Não foi anulada?
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em procedimentos de necropsia.

    A) ERRADO. Não se deve coletar sangue colhido da cavidade abdominal para exames toxicológicos, uma vez que esse sangue está altamente sujeito à contaminação, e também podendo levar a falsos positivos no exame de alcoolemia, devido à produção de etanol post mortem. Além disso, sangue coletado de locais diferentes não deve ser misturado. Os locais recomendados para análise de sangue de cadáveres são: uma amostra da cavidade cardíaca e outra obtida de vaso periférico calibroso, preferencialmente a veia femoral.

    B) ERRADO. As amostras de sangue devem ser armazenadas a temperaturas de 4oC por poucos dias e em temperaturas de -20oC por períodos superiores a duas semanas, de forma a garantir a estabilidade dos analitos a serem observados.

    C) ERRADO. Existem duas maneiras de se fazer os cálculos para essa alternativa, mas nenhuma delas tem como resultado o gabarito fornecido pela banca.
    1) Na prática, a diluição a 10% é feita a partir da solução comercial de formol (nesse caso, podemos inferir que seria a de 30%). Para fazer a solução de uso, o formol puro deve ser diluído 10 vezes (ou 1/10), a partir da solução concentrada. Este formol 10% terá uma concentração de 4% do gás formaldeído em água.
    Então o cálculo seria de 10mL de formol 30% (1 parte) para 90mL de água (9 partes), totalizando formol 10%, em 100mL de solução diluída.

    2) Outra maneira de calcular seria fazendo um exercício simples de diluição, usando a fórmula C1*V1 = C2*V2, em que:
    C1 = 0,3 (30%) - concentração inicial
    V1 = x - volume que estou procurando
    C2 = 0,1 (10%) - concentração final
    V2 = 100mL - volume final de solução

    0,3x = 10
    x = 33,3 mL da solução concentrada de formol a 30%

    Em ambos os casos, não se chega ao gabarito (25mL de formol) fornecido pelo examinador.

    D) ERRADO. Não se deve armazenar amostras biológicas para análise toxicológica em formol, devendo ser coletadas em fracos próprios, armazenadas a 4 graus para análise a curto prazo e a -20 graus para análise a longo prazo.

    E) ERRADO. Ciclos de congelamento e descongelamento tornam ainda mais provável que tintas não resistentes a líquidos desapareçam.

    Gabarito da banca: Letra C.
    Gabarito do professor: Sem alternativa correta, cabe recurso para anulação.

  • Alguém pega a placa que fui violentamente atropelado...

    Gab. C (sem comentários - pq não sei também)


ID
1950712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito dos aspectos físicos e químicos relacionados aos fenômenos biológicos humanos e às práticas laborais, especialmente os concernentes às atividades exercidas pelo auxiliar de médico-legista, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B- a densidade será MAIOR que 1.

    C- A posição será de gladiador, não de boxer; o periodo é o gasoso.

    D-são bloqueados nos ossos.

    E- a veia femural é um dos locais indicados para tal exame.

    GABARITO A

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em necropsias.

    A) CERTO. Existem vários métodos de esterilização, porém o objetivo principal consiste na eliminação das formas de vida microbiana (bactérias, fungos, vírus e esporos). Alguns exemplos:
    Métodos de Esterilização Físicos:
    Calor seco (estufa)
    Calor úmido (Vapor sob pressão – autoclaves)
    Radiação (Gama – Cobalto 60, Cobalto Ultravioleta)

    Métodos de Esterilização Químicos:
    Óxido de Etileno (ETO)
    Peróxido de Hidrogênio
    Ácido Peracético
    Formaldeído Glutaraldeído

    B) ERRADO. Soluções que contenham sais ionizados tendem a ter densidade maior que 1, pois possuem maior massa.

    C) ERRADO. A alternativa está descrevendo a fase gasosa da putrefação, e não a fase de esqueletização.

    D) ERRADO. A cor das estruturas depende de fatores como sua densidade, pois a radiação atravessa os tecidos humanos de formas diferentes. Enquanto tecidos mais densos absorvem mais raios X, os menos densos atuam em sentido oposto. Quando os raios chegam com mais intensidade à chapa, queimam o material fotossensível, tornando-o escuro.  Nas áreas em que houver muita absorção da radiação, ela se chocará com a chapa de forma menos intensa, por isso, as imagens terão coloração clara.  Ou seja, partes mais duras e densas, como ossos, aparecem brancas nas imagens de radiografia. Já as partes moles, como gordura e vísceras, aparecem mais escuras, pois houve pouca absorção (bloqueio) da radiação.

    E) ERRADO. Preconiza-se que seja feita a coleta de sangue do hemicárdio direito ou no sangue da veia femural.

    Gabarito do professor: Alternativa A.


ID
1952449
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em uma cena de determinado crime, manchas de sangue são vestígios de grande importância para a elucidação do ocorrido no ambiente. Essas manchas podem estar diluídas, invisíveis a olho nu ou em superfícies escuras, sendo assim detectadas por meio da utilização de reagentes especiais. No que se refere aos testes utilizados em uma amostra de sangue, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) o DNA é uma molécula degradável com o tempo, radiação, temperatura, enzimas e também reagentes diversos.

    b) A ligação do complexo com o oxigênio é fraca e instável, dependendo de uma série de fatores, como pH, temperatura, etc. Assim, também é passível à degradação no ambiente.

    c) Perfeito. Exames presuntivos de sangue envolvem o uso de agente oxidante, como o peróxido de hidrogênio e um indicador que muda de cor (como os reagentes de testes presuntivos), que age como se fosse uma enzima peroxidase. Para que a oxidação seja sinalizada com a emissão de luz, é necessário um catalisador, que é justamente os íons ferros contidos na hemoglobina. Exemplos de alguns reagentes que são utilizados como testes preseuntivos: Reagente de Kastle-Meyer, reagente de benzidina e o famigerado luminol.GABARITO.

    d) Luminol é altamente sensível e, ainda, pode ser usado em superfícies absorventes. Não é recomendado seu uso em superfícies metálicas, pela possibilidade de resultados falso-positivos. Quem assite CSI e afins sabe que ele é amplamente usado em tecidos.

    e) A benzidina possui alta sensibilidade. Acho que até mais do que o luminol. Mas só acho...

     

  • Só para complementar a letra E 

    Benzidina (reagente de Adler-Ascarelli) de alta sensibilidade: em um teste de orientação, a benzidina é oxidada a sua forma quinoidal de cor azul na presença de peróxido e de hemoglobina. Porém, ela é carcinogênica e seu uso não é recomendado por este motivo.

  • Só pra lembrar: a hemoglobina é o catalizador!!! Ela possui atividade de peroxidase, ou seja, na presença de hemoglobina, o agente redutor (ex: fenolftaleina, benzidina ou verde malaquita) se oxida reduzindo o H2O2 (peróxido de hidrogênio) e liberando radicais hidroxila. 

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em biologia e química forense.

    A) ERRADO. A utilização de reagentes pode, sim, degradar o DNA, em maior ou menor grau. Trata-se de uma molécula sensível aos mais diferentes fatores, como radiação, temperatura, e quanto maior for a exposição do DNA a tais fatores, maior será a degradação.

    B) ERRADO. Também é possível que ocorram modificações na hemoglobina, a depender dos fatores ambientais, fazendo com que um teste para sangue resulte em um falso negativo.

    C) CERTO. O ferro da hemoglobina do sangue catalisa a reação de oxidação do indicador (que vai variar conforme o teste), o que acaba gerando mudança de cor.

    D) ERRADO. O luminol é um teste de alta sensibilidade, e pode ser usado em várias superfícies, incluindo tecido de algodão.

    E) ERRADO. Dentre os testes presuntivos para sangue, o da benzidina apresenta alta sensibilidade, no entanto, deve ser evitada por se tratar de uma substância carcinogênica.

    Gabarito do professor: Alternativa C.


ID
1955200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A substância que bloqueia o sistema citocromoxidase, impedindo a respiração celular (asfixia histotóxica) é denominada

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "B"

    O cianeto é um veneno letal que bloqueia a cadeia respitarória. É altamente tóxico para os seres humanos pois, se ingerido ou inalado, ele pode entrar em contato com a corrente sanguínea, ligando-se ao ferro das hemoglobinas de forma estável e, desta forma, interferir no sistema de transporte de oxigênio e gás carbônico, essencial para o metabolismo humano.

  • GAB: B ! A a partir da análise da série espectroquímica: I-< Br- < Cl-< F- < OH- < ox< H2O < py ~NH3 < en < dipy < NO2- < CN- < CO, obsrerva-se que o íon CN é um dos ligantes mais fortes existentes, tendo uma grande afinidade pelo Fe 3+  da citocromo oxidase, impedindo que ele retorne ao estado ferroso, ou seja, o cátion Fe 2+ bloqueando toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia a síntese de acoplada de ATP ! 

  • O monoxido de Carbono não age da mesma forma? Não entendo porque não pode ser letra C.

  • João, o cianeto bloqueia uma enzima dentro da mitocondria das celulas, o que por sua vez, impossibilita a utilização do O2 pelas celulas do corpo. O monoxido de C, se liga a hemoglobina das hemácias, impedindo que o oxigênio se ligue a hemoglobina. Em outras palavras, o CO faz ocupa o espaço que seria destinado ao O2, logo, se não há espaço para ele ser transportado, não chegará às células dos tecidos.

    Em suma, o cianeto e o monoxido agem em lugares totalmente diferentes.....

    1) o cianeto dentro da mitocondria. Esta, por sua vez, fica dentro das células nos tecidos.

    2) já o CO atua na hemoglobina que fica dentro das celulas sanguíneas chamadas de hemácias. As hemácias são células que transportam oxigenio dos pulmoes até os tecidos, e elas nao possuem mitocontdrias, para que não consumam o O2 que tem por missão levar até os tecidos.

     

     

  • Cara, matei a questão só por assistir filmes, essa droga era carregada no bolso pelos nazistas, caso eles corressem risco de serem executados, eles suicidavam tomando o comprimido, segundo eles, isso era um ato de honra.

  • Cianídrico: anóxia histotóxica

    Monóxido de carbono: anóxia anêmica

  • “Asfixia tissular ou histotóxica: surge quando da queda da tensão diferencial arteriovenosa de oxigênio ou quando ocorre a inibição de enzimas oxidantes celulares, como nos casos de intoxicações pelo ácido cianídrico (cianeto) e/ou pelo hidrogênio sulfurado. Ocorrem em tais situações mecanismos tóxicos que impedem o aproveitamento de oxigênio pelos tecidos." https://marianareina.jusbrasil.com.br/

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • malditos nazistas


ID
2335333
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As impressões digitais estão entre as principais evidências encontradas em locais de crimes. Elas são formadas pela transferência de substâncias produzidas pela transpiração e secreções sebáceas, além de água, eletrólitos e biomoléculas, em especial, aminoácidos e ácidos graxos. Para a revelação das impressões latentes, os peritos criminais fazem uso de diversos reagentes químicos.

Indique a opção que apresenta a correlação INCORRETA entre o reagente químico e a substância com que este reage, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "E"????

    Até onde eu sei o cianoacrilato tem afinidade por proteínas e não por água. Não entendi, se alguém puder esclarecer, por gentileza. Obrigada!

  • O vapor do cianoacrilato polimeriza as substâncias úmidas das impressões papilares latentes, o que permite o seu processamento (fotografia, transporte, aplicação de reveladores), maximizando, assim, a qualidade da evidência para o posterior exame de confronto. Esta polimerização é o resultado da reação com a umidade dos sais minerais e as gorduras contidas nas impressões papilares latentes. O calor, a luz e a umidade são fatores que influenciam na reação do cianoacrilato.

    http://www.fenappi.com.br/wp-content/uploads/2016/09/ARTIGO-Francisco-James-Oliveira-Silva.pdf

  • CIANOACRILATO: Os vapores de cianoacrilato reagem (polimerizam) com águas e outros possíveis componentes das impressões digitais para formar um depósito duro e esbranquiçado. É muito útil sobre a maioria das superfícies não-porosas e algumas superfícies porosas. 

  • Ninidrina apresenta bons resultados em superfície porosa como o papel. Aproveita a afinidade da ninidrina com aminoácidos para produzir um produto de cor púrpura.

    Nitrato de prata reação do nitrato com íons cloreto presentes na impressão formando o cloreto de prata que, sob luz ultravioleta forma prata metálica revelando a impressão. Deve-se fotografar a impressão, pois rapidamente toda a superfície escurecerá. Ótima técnica para usar sobre papel, cartolina, plásticos e madeira (não envernizada e de cor clara).

     revelador físico é à base de prata e da reação com as secreções da pele forma um produto de cor cinza, muito eficaz em papel, cartolina e madeira (não envernizada e de cor clara).

    O dissulfeto de molibdênio (MoS2) apresenta-se em pó muito fino, capaz de aderir a secreções como a gordura da pele, tornando visível a impressão. Como a reação não dura muito tempo, devem ser registradas fotografias para análise posterior. Esse método é indicado para superfícies lisas, não porosas e pode ser usado na superfície úmida.

    Negro de amido reage com as proteínas presentes no sangue dando origem a um produto de cor azul-negro, e, portanto mostra-se ideal para revelação de impressões contaminadas com sangue, vestígios de sangue e outras marcas de sangue.

    Pó magnético é um pó fino que é mantido por um aplicador magnético que pode ser removido delicadamente da impressão digital.Essa técnica danifica menos a digital do que os outros métodos, pois nenhuma cerda toca a superfície.

    O cianocrilato é um tipo de adesivo (super bonder) que quando vaporizado, fixa a umidade (água) presente nas impressões latentes para dar forma a um polímero branco

    O iodo é sublimado (passando diretamente do estado sólido para o estado gasoso) e os seus vapores vão dissolver-se na gordura deixada pelo dedo, em  superfícies lisas, não rugosas e não adsorventes

    " Cloreto de cobalto é usado como um indicador para  e .

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em papiloscopia médico-legal.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) CERTO. Cianoacrilato reage com moléculas de água polimerizando a impressão papilar (reação de polimerização de acrilato), produzindo um depósito visível mas incolor sobre os fragmentos 

    B) CERTO.  Em contato com o cloreto de sódio (suor), produz cloreto de prata e nitrato de sódio, sendo que o cloreto de prata é indissolúvel permitindo assim que após a lavagem do papel, todo o material seja removido, exceto o desenho deixado pela mancha de suor, sendo este revelado com a exposição à luz, revelando assim o desenho deixado pelas cristas papilares. (Fonte: site papiloscopia.com.br)

    C) CERTO. Ocorre interação eletrostática do iodo com gorduras não saturadas.

    D) CERTO. Ninidrina reage com os aminoácidos, gerando uma coloração púrpura.

    E) ERRADO. Não se trata de um reagente utilizado na papiloscopia para revelação de impressões digitais.

    Gabarito do professor: Letra  E.
  • Principais agentes reveladores

    Negro de fumo

    • Pó preto fino
    • Superfícies claras
    • Pulveriza por meio de pincel. suor e/ou óleo das cristas papilares

    Carbonato de chumbo

    • Pó branco fino
    • Superfícies transparentes e escuras
    • Pulveriza por meio de pincel. suor e/ou óleo das cristas papilares

    Cianoacrilato

    • vapor super cola
    • Vapor de super cola por alguns minutos para fixação da impressão digital, deixando-a branca.
    • Superfícies não porosas (vidro, lata de refri, envernizados, plásticos
    • Reage com Água/gordurosas

    Ninidrina

    • Spray de ninidrina, mas também há câmaras
    • Superfícies porosas (papel, papelão)
    • Reage com Aminoácidos/proteínas

    Nitrato de prata

    • Material altamente corrosivo. Aplica-se no escuro, espera, e é exposta a luz forte.
    • Superfícies porosas (papel, papelão, madeira)
    • Reage com íons de cloreto do suor (glândulas sudoríparas) -NPC.
    • O cloreto de prata é indissolúvel, após a lavagem do papel, todo o material é removido, exceto o desenho deixado pela mancha de suor.

    Ácido aminofluorocrômico (DFO)

    • Parece com a Ninidrina, mas é mais EFICAZ. Spray de ninidrina, mas também há câmaras
    • Superfícies porosas (papel, papelão, madeira)
    • Reage com Aminoácidos/proteínas

    Cristais de violeta de genciana

    • Imagem púrpura de concentração intensa
    • Superfícies de viscosidade e aderência
    • Reage com Gorduras do suor sebáceo

    Vapores de Iodo

    • Material altamente corrosivo
    • Muito utilizado em papel
    • Reage com Gorduras do suor sebáceo (ácidos graxos)

    Amido Black

    • Mancha preta/azul escura em contato com sangue
    • Sangue
    • Reage com Proteínas presentes no sangue

    Pó magnético

    • Pó fino magnético
    • Danifica bem menos a impressão digital (nenhuma cerda toca na superfície)
    • Pode ser utilizado em Superfícies em geral, muito usado em papel

    O grafite, o talco, a poeira e outros tantos pós extremamente finos, mais uma série de substâncias, podem ser utilizados para revelar impressões latentes, dependendo, porém, da capacidade e conhecimento do perito na arte.

    Fonte: meus resumos


ID
2489773
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O Luminol através de uma reação de _______________ possui a capacidade de revelar a presença de _________________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • A quimiluminescência caracteriza-se pela emissão de luz através de uma reação química. A técnica de caracterização de sangue com luminol é um exemplo de processo quimiluminescente. Quando este tipo de reação ocorre em seres vivos, temos a bioluminescência. (CHEMELLO, 2007)

  • Teste de luminescência

     

    O luminol é o reagente luminescente mais conhecido e utilizado para revelação de manchas de sangue latentes, ou seja, não visualmente aparentes, como em situações em que a superfície foi limpa ou lavada

    O reagente luminescente interage com o grupo heme da hemoglobina por reação oxidativa, produzindo luminescência, ou seja, a reação libera energia na forma de luz

     

    Outro reagente luminescente também usado pode ser a fluoresceína, porém o luminol é mais comercial. 

     

  • "Luminol é um produto químico único, com propriedades de quimiluminescência. Isto significa que, quando misturado com certos produtos químicos, o luminol vai brilhar. O uso mais comum para o luminol está em investigação Crime onde é usado para detectar vestígios de sangue, bem como nos laboratórios de biologia onde é usado para detectar certos metais, especialmente de ferro, em células. O luminol é também um dos produtos químicos encontrados em bastões luminosos. Luminol, uma substância branca, amarela, quando em sua forma sólida, foi descoberto pela primeira vez no final de 1800. Não foi considerado como sendo uma substância particularmente interessante ou útil com quaisquer utilizações práticas até muitos anos passados. " FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/lumi...

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • LETRA D.

    Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente. No entanto, como essa reação é muito lenta, não é possível observá-la somente com a mistura dos dois. Em contato com o sangue, em contrapartida, ferro da hemoglobina atua como catalisador e acelera essa reação, bastando cinco segundos para a luz radiante aparecer. Por isso, quando a solução de luminol é borrifada sobre algum local com sangue, observa-se uma quimioluminescência.


ID
2490073
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação à reação de Quimioluminescência (luminol), em que se busca revelar a presença de sangue oculto, são fatores que interferem diretamente na revelação:

Alternativas
Comentários
  • Superfícies limpas com alvejantes igualmente podem apresentar alguma interferência, pois o hipoclorito presente na maior parte dos alvejantes domésticos também pode levar à produção de resultados falso-positivos. 

     

    Os alvejantes contêm estabilizantes voláteis em sua formulação, que acabam por evaporar com o passar do tempo; dessa forma, a quimioluminescência provocada pelo hipoclorito já não é mais um interferente após 8 h da aplicação do alvejante na superfície estudada

  • “Existem diversos produtos que podem afetar a reação quimioluminescente do LUM, tais como detergentes, alvejantes, antioxidantes comuns em bebidas e alimentos, como chá, vinho, cerveja, café, legumes e frutas, desinfetantes ou antissépticos contendo permanganato de potássio ou iodo em amostra de sangue envelhecido. Uma das propriedades do LUM refere-se a sua capacidade de ser protonado em solução ácida e dissociado em solução básica, devido aos valores dos pKas citados, o que possibilita a tautomerização ceto-enólica em solução ou no estado sólido. (...) Outro fator determinante na eficiência dos resultados da aplicação do LUM refere-se à natureza dos substratos. Os materiais absorventes englobam substratos com superfícies porosas, como madeira, paredes e telhas que, devido a sulcos ou fissuras na superfície, são capazes de manter o sangue durante muito tempo, mesmo após lavagens 17. Podem ser incluídos também substratos com maior capacidade de absorção tais como carpetes, roupas em couro, roupas em tecido e cobertores. Dentre os substratos não absorventes tem-se vinil, azulejo, vidro e metal, os quais apresentam dificuldades tanto na aplicação do reagente quanto na qualidade da quimioluminescência.". APLICAÇÃO FORENSE DO LUMINOL – UMA REVISÃO Flávia Armani de Vasconcellos Instituto de Criminalística de Minas Gerais Washington Xavier de Paula* Instituto de Criminalística de Minas Gerais-  http://revistacml.com.br/wp-content/uploads/2018/04/RCML-2-04.pdf

     GABARITO DO PROFESSOR LETRA: A.
  • Os substratos influenciam desde que sejam compostos por íons metálicos como cobalto, cobre e ferro pro exemplo. Além dos casos das peroxidases de plantas e tintas esmaltadas. O método de limpeza foi explicado pelo colega do comentário anterior.

  • O levantamento de manchas de sangue latentes por luminol pode ser influenciado pela presença de agentes interferentes, como produtos utilizados como método de limpeza do local de crime e pelos substratos de suporte onde se encontra a amostra, podendo gerar resultados falso-positivos e falso-negativos.

    Gabarito: A

  • Gab. A

    O LUMINOL pode apresentar falsos positivos diante:

    -> Limpeza com alvejantes a base de cloro;

    -> Metais semelhantes ao ferro, como magnésio, cobalto e etc.


ID
2492542
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Espectroscopia Raman vem sendo utilizada na Criminalística em vários países e em Instituições como FBI e Polícia Israelense, com diversas aplicações potenciais em toxicologia (entorpecentes, toxicantes, medicamentos), identificação de gemas, pigmentos, falsificações de documentos, incluindo cédulas, grafoscopia, obras de arte, identificação da natureza de amostras biológicas em local de crime, comparação de microvestígios de colisões em acidentes veiculares, entre outras aplicações. Essa metodologia tem como principais vantagens a rapidez, sensibilidade e o fato de não utilizar reagentes e ser não destrutiva. Assinale a alternativa correta sobre a Espectroscopia Raman.

Alternativas
Comentários
  • Acho que este gabarito está errado.

  • "A Espectroscopia Raman é uma técnica analítica de caracterização de substâncias baseada no fenômeno físico conhecido como espalhamento Raman. O espectro obtido a partir dos feixes espalhados é uma característica da composição química e estrutura molecular da amostra e provê informações tal qual uma assinatura ou impressão digital química de cada material ou composto. Apesar de sua pouca utilização na prática forense, é ampla a possibilidade de aplicação desta ferramenta na criminalística, podendo ser usada para identificar vestígios em diversos ramos das ciências forenses". Daniel Matias da Silva Santos, Bacharel em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Ciências Forenses IFAR/LS. http://www2.ls.edu.br/actacs/index.php/ACTA/article/view/132

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • Gabarito letra D

    No efeito Raman a atividade está ligada ao momento de dipolo induzido na molécula pelo campo elétrico da radiação, que atua como um sistema perturbativo, e é diferente da espectroscopia no infravermelho, onde considera-se o momento dipolar intrínseco da própria molécula.

     

    As moléculas diatômicas homonucleares (como H2 , N2 , O2 , Cl2 ,etc.) não apresentam absorção no infravermelho (apenas as heteronucleares, como HCl, CO, etc.) devido ao fato não haver variações nos seus momentos dipolares. No entanto, elas apresentam atividade no espectro Raman pelo fato de que a excitação incidente de luz monocromática perturba o sistema, fazendo variar a polarizabilidade da molécula (isto é, interage com a densidade eletrônica), criando o momento dipolar induzido.

     

    No IV, a absorção da radiação eletromagnética por átomos ou moléculas exige que ela tenha energia apropriada, e que haja um mecanismo de interação que permita a transferência de energia. O mecanismo apropriado para a excitação vibracional é proporcionado pela variação periódica de dipolos elétricos na molécula durante as vibrações; a transferência de energia ocorre por interação destes dipolos oscilatórios com o campo elétrico oscilatório da luz, radiação infravermelha, desde que a frequência com que ambos variam seja a mesma.

    Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/33005/33005_6.PDF

  • A - Região stokes (tem-se o espectro Raman) --> fóton espalhado com energia menor que a incidente, enquanto o espalhamento anti-Stokes o fóton é espalhado com energia maior que a do incidente.

    B - O número de eventos de espalhamento Stokes é de fato é maior, no entanto, isso é devido à maior população de estados vibracionais Funtamental. No caso espécies de estados vibracionais excitados teremos o espalhamento anti-Stokes, que ocorre em menor escala.

    C- Utiliza uma fonte monocromática de radiação (laser) geralmente na região do visível. No entanto, será espalhada com uma frequência DIFERENTE da frequência do fóton incidente.

    D - Para que ocorra o espalhamento ineslástico, é necessário que a polarizabilidade molecular mude à medida que os átomos da substância em análise vibrem. Com isso, a indução do dipolo nas moléculas ou íons poliatômicos é modulada pela frequência de vibração, fazendo com que a radiação secundária emitida tenha energia diferente da incidente e que esta diferença de energia seja igual à frequência de vibração dos átomos (Correta).

    E - O espalhamento INELÁSTICO Raman pode resultar tanto em um fóton de maior energia quanto em um fóton de menor energia à excitação dos modos vibracionais.

    Qualquer erro nas respostas podem corrigir :)


ID
2492548
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A toxicologia ambiental é uma área da química forense cada vez mais demandada nas unidades periciais Brasileiras, visto que, embora exista uma legislação ambiental abrangente, a fiscalização ainda é muito deficiente. Nesse contexto, a contaminação por metais pesados é uma das que mais traz riscos à saúde. Em relação à contaminação e intoxicação por metais pesados, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia justificar o erro na Letra a?

  • Oi Márcia!

    A espectroscopia vibracional analisa as variações em momento dipolar que ocorrem em moléculas após uma excitação por fonte externa. Para isso, é necessário que se tenha no mínimo dois átomos e uma ligação que apresente essa característica; então a técnica não é aplicável a estruturas diatômicas homonucleares (não apresentam momento dipolar), e nem a metais (não são moléculas).

     

    Espero ter ajudado! Se houver algum erro na minha explicação, por gentileza me avise! :)

  • " Designa-se por “espectroscopia vibracional" a técnica que mede a interação da radiação eletromagnética com os movimentos de vibração de um sistema molecular. Qualquer sistema que contenha átomos ligados entre si tem movimentos vibracionais, desde as moléculas diatómicas aos sistemas biológicos e aos materiais mais diversos. Deste modo, as diversas técnicas de espectroscopia vibracional são muito utilizadas tanto na caraterização de sistemas como em análise química". Espectroscopia Vibracional, Paulo Ribeiro Claro - CICECO/ Universidade de Aveiro / casadasciencias.org

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.

ID
2508781
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O Luminol através de uma reação de _______________ possui a capacidade de revelar a presença de _________________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • O luminol é um reagente quimioluminescente que reage com o sangue, emitindo uma luz, sendo muito usado em perícias criminais.

    O luminol é muito utilizado em perícias criminais a fim de identificar sangue no local do crime. Mesmo que o local ou outros itens, como roupas, carpetes, etc., tenham sido lavados antes, as fibras do tecido absorvem partes do composto de ferro e ainda assim o local é “iluminado” pelo uso do luminol. Com o local escuro, é possível ver bem os pontos azuis que indicam a presença de sangue.

    O termo “quimioluminescência” é usado para se referir a uma reação química que gera luz. E é exatamente o que ocorre na reação de oxidação entre o luminol e o peróxido de hidrogênio.

    O luminol costuma ser borrifado no local do crime somente depois que os peritos analisaram outras opções, pois ele pode destruir outras evidências na cena do crime. Além disso, um aspecto que é preciso levar em conta é que não é só o sangue que faz o luminol “brilhar”, mas outros compostos também, como a água sanitária.

    O luminol também não pode ser borrifado em superfícies metálicas, pois, conforme já explicado, é o ferro que catalisa a reação que faz a cor azul aparecer. Então, o ferro dessas superfícies poderia dar um resultado positivo falso.

  • Teste de luminescência

     

    luminol é o reagente luminescente mais conhecido e utilizado para revelação de manchas de sangue latentes, ou seja, não visualmente aparentes, como em situações em que a superfície foi limpa ou lavada

    O reagente luminescente interage com o grupo heme da hemoglobina por reação oxidativa, produzindo luminescência, ou seja, a reação libera energia na forma de luz

     

    Outro reagente luminescente também usado pode ser a fluoresceína, porém o luminol é mais comercial. 

  • O luminol é utilizado para detectar sangue em locais de crime. A quimioluminescência consiste em uma reação química que produz uma energia luminosa, que a partir dela detecta a presença de sangue no local. Pequenas quantidades de sangue, mesmo quando não visível a olho nú são detectados pelo luminol.


    1- quimioluminescência / 2- sangue oculto e/ou lavado

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • LETRA D.

    Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente. No entanto, como essa reação é muito lenta, não é possível observá-la somente com a mistura dos dois. Em contato com o sangue, em contrapartida, o ferro da hemoglobina atua como catalisador e acelera essa reação, bastando cinco segundos para a luz radiante aparecer. Por isso, quando a solução de luminol é borrifada sobre algum local com sangue, observa-se uma quimioluminescência.

  • Essa eu acertei por causa dos programas policiais que falavam da utilização do Luminol para descobrir se o criminoso tentou "limpar" o sangue da cena do crime.

  • Faz tanto tempo que assiste tv que quando eu via passava as chiquititas, ainda existe ?!


ID
2508826
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre a perícia médico-legal nos casos de envenenamento, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • estricnina é um veneno alcalóide cristalino muito tóxico geralmente extraído da planta Nux vomica. Foi muito usado como pesticida, principalmente para matar ratos, porém, devido à sua alta toxicidade, não só em ratos, mas em vários animais e também o homem, o seu uso é proibido em muitos países.

    Sintomas iniciais: ansiedade, temor, movimentos bruscos, reflexos exagerados, rigidez de músculos da perna e do rosto e vômitos. As convulsões violentas começam na forma de espasmos na cabeça e no pescoço, de 10 a 20 minutos após a ingestão.

    A morte ocorre por asfixia causada pela paralisia do sistema de controle da respiração do sistema nervoso central, ou por exaustão devido as convulsões.

    Nos casos de intoxicação exógena por estricnina,observa-se um fenômeno denominado rigidez paradoxal, que se caracteriza por ser precoce, de grande intensidade e duradoura.

     

    FONTE:https://pt.scribd.com/document/325183506/Intervalo-Post-Mortem-Estimativa-Do-Tempo-de-Morte

  • LETRA (C)

    estricnina e seus análogos causam uma antecipação da rigidez muscular. 

  • Para quem ficou na dúvida quanto a Letra A, como eu, o enunciado encontra-se equivocado, pois a morte provocada por monóxido de carbono não é um tipo de "envenenamento", mas sim um tipo de "Asfixia".

    "A repetição é a mãe da Aprendizagem"

  • Robim PPL, o erro da questão consiste em dizer que a tonalidade dos livores é violácea, quando na verdade é róseo-carmin.

  • a) Nas intoxicações por monóxido de carbono existente no gás de cozinha, no gás eliminado pelo cano de escapamento dos veículos e nas intoxicações pelo cianeto, o oxigênio do sangue não consegue entrar nas células causando asfixia em nível celular. Assim, as células morrem apesar de haver bastante oxigênio no sangue, daí a cor avermelhada da hipóstases conferida pelo oxigênio, que deixa o sangue vermelho rutilante. (Medicina Legal e Noções de Criminalística - Neusa Bittar)

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia forense.

    A) ERRADO. No envenenamento por monóxido de carbono, os livores hipotéticos apresentam coloração mais clara, acarminada (vermelho vivo), e não violácea. Isso ocorre por causa da coloração da carboxiemoglobina, que é formada em grandes quantidades nesse tipo de intoxicação.

    B) ERRADO. O exame interno das cavidades pode fornecer informações importantes como cor, aspecto, odor, que podem estar relacionadas a tipos específicos de envenenamento. Portanto, tem tanto valor quanto a perícia laboratorial.

    C) CERTO. A estricnina é um alcaloide muito tóxico, extraído de sementes de árvores da espécie Nux vomica. Na intoxicação por estricnina, ela age bloqueado receptores inibitórios do sistema nervoso central, ou seja, receptores cujo estímulo inibe a chance de um sinal ser transmitido. O resultado desse bloqueio é um aumento da transmissão dos sinais nervosos, especialmente os do arco reflexo. Assim, o menor dos estímulos sensoriais causa uma grande contração muscular. Como a rigidez muscular é, basicamente, traduzida por contração muscular, a estricnina age antecipando a instauração da rigidez muscular.

    D) ERRADO. A coleta de sangue extravasado para as cavidades deve ser evitada, pois esse sangue pode ficar contaminado ao entrar em contato com essas cavidades. Sempre é preferível fazer a coleta de sangue de veias ou de dentro do coração.

    E) ERRADO. A zona centrolobular hepática não é o local mais frequente em que esses compostos causam lesões. O fósforo e o arsênio causam lesões mais frequentemente na região periportal.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • Monóxido de Carbono - Cor Carmin.


ID
2583010
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um caso de suicídio, um indivíduo trancou-se na garagem e ligou o motor do seu veículo. Grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) foram liberadas pelo veículo devido à combustão da gasolina e desta forma o indivíduo foi a óbito. Quanto ao monóxido de carbono, podemos dizer que:


I. O CO é um gás classificado como asfixiante bioquímico por diminuir o transporte de oxigênio no sangue.

II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 240 vezes maior do que a do oxigênio.

III. O CO liga-se à mioglobina formando carboxihemoglobina.

IV. Para um individuo adulto, concentrações tóxicas e letais de carboxihemoglobina no sangue são aproximadamente de 5 e 25%, respectivamente.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II - liga-se à hemoglobina

    III - a concetração para matar é bem maior e ainda pode ser curado se for resgatado a tempo.

     

    "Saturação de 70 a 80% de monóxido de carbono no sangue de um indivíduo normal, em repouso, gera pulso filiforme, bradipneia, síncope respiratória e morte. Dessarte, o sangue colhido nas câmaras cardíacas, nos grandes vasos, ou nas vísceras maciças do vitimado em atmosfera que contém monóxido de carbono deve mostrar uma taxa de 75 a 90% de carboxiemoglobina. Supondo seja ele retirado com vida, a concentração sanguínea de carboxiemoglobina, por ser dissociável, diminui rapidamente e, se as trocas respiratórias prosseguirem satisfatoriamente, em poucas horas ela não existirá no sangue do ofendido. Data venia, é então errada a afirmação de alguns autores de que a carboxiemoglobina é uma combinação estável, pois se isso fosse certo não se poderia tratar a intoxicação oxicarbonada. O oxigênio puro expele todo o monóxido de carbono do organismo entre 30 e 90 minutos; ao ar livre são necessárias cerca de 2 ou mais horas, com as trocas respiratórias processando-se normalmente."

    (Fonte: apostila opção)

  • ...que na verdade é uma cópia do livro "salvo se usou fonte" , de: (Croce, Delton,Manual de medicina legal/ Delton Croce e Delton, Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012, pag. 1046.

  • 1- CORRETO- “São substâncias químicas que interferem na capacidade do organismo de transportar ou usar oxigênio para o metabolismo aeróbico. Esses compostos podem ser classificados como asfixiantes simples ou sistêmicos. O monóxido de carbono, por sua vez, interfere no transporte de oxigênio através da hemoglobina, sendo um asfixiante simples."COLASSO, Camilla- GASES ASFIXIANTES- Universidade de São Paulo (USP/FCF).

    2- CORRETO- O CO apresenta uma afinidade química 250 vezes maior pela hemoglobina que o O2. Assim, a oxigenação das células é comprometida na sua presença.

    3- INCORRETO- CARBOXIEMOGLOBINA é o composto resultante da combinação da hemoglobina com o monóxido de carbono.

    4- INCORRETO- "É a forma aguda da intoxicação pelo monóxido de carbono, em que alguns dos sintomas descritos dependem, obviamente, da concentração desse gás no ar inspirado, da tensão de CO e O2 no ar alveolar, e da duração da exposição sanguínea. Saturação de 70 a 80% de monóxido de carbono no sangue de um indivíduo normal, em repouso, gera pulso filiforme, bradipneia, síncope respiratória e morte. Dessarte, o sangue colhido nas câmaras cardíacas, nos grandes vasos, ou nas vísceras maciças do vitimado em atmosfera que contém monóxido de carbono deve mostrar uma taxa de 75 a 90% de carboxiemoglobina. Supondo seja ele retirado com vida, a concentração sanguínea de carboxiemoglobina, por ser dissociável, diminui rapidamente e, se as trocas respiratórias prosseguirem satisfatoriamente, em poucas horas ela não existirá no sangue do ofendido. Data venia, é então errada a afirmação de alguns autores de que a carboxiemoglobina é uma combinação estável, pois se isso fosse certo não se poderia tratar a intoxicação oxicarbonada. O oxigênio puro expele todo o monóxido de carbono do organismo entre 30 e 90 minutos; ao ar livre são necessárias cerca de 2 ou mais horas, com as trocas respiratórias processando-se normalmente.CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1043, Editora Saraiva, 8 edição, 2012".


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • I. O CO é um gás classificado como asfixiante bioquímico por diminuir o transporte de oxigênio no sangue - Correta.

    II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 240 vezes maior do que a do oxigênio - Correta.

    III. O CO liga-se à mioglobina formando carboxihemoglobina. - ERRADA: Liga-se à hemoglobina formando carboxihemoglobina.

    IV. Para um individuo adulto, concentrações tóxicas e letais de carboxihemoglobina no sangue são aproximadamente de 5 e 25%, respectivamente - ERRADA: de acordo com Seize Oga: entre 2-5% já podem ser observados efeitos no SNC com a diminuição da capacidade de distinguir espaço/tempo, falha na acuidade visual, alterações nas funções motoras. Acima de 5% já é possível observar alterações cardiovasculares.


ID
2603155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca de exames laboratoriais de líquidos orgânicos e manchas na complementação de perícias realizadas em pessoas, cadáveres e objetos, e que podem ser fundamentais para o esclarecimento de muitos crimes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Atenção: luminol(quimioluminescência) é um processo quimico que vai produzir luz sobre uma superficie com sangue.  Descobre onde tem sangue mesmo qnd limpado por um pessoa. E pode ser fundamental para o esclarecimento de muitos crimes.

     

    Sistema de Teichmann = é sangue, porém não se pode dizer se é de humano ou animal 

    Sistema de Uhlenhut= é sangue! E sangue humano

     

  • -Luminol= reage o Fe++ (ferro mais dois), que está presente na hemoglobina ( glóbulos vermelhos), devido aos eritrócitos. Logo o resultado Disso que "pode" ser sangue ou não. -Adler / Van Deen / ou Kastle-meyer= também pode ser sangue ou não. -Teichmann = é sangue, mas pode ser ou não humano. -Uhlenhut= é sangue! E sangue humano
  • a) O beta-HCG é sensível, mas não específico. Pode se elevar em casos de câncer de útero.

    b) O FTA-ABS é um teste de imunofluorescência.

    c) Os métodos citados possuem sim aplicabilidade na sexologia forense. 

    d) CORRETA.

    e) A reação de Florence é pouco específica, podendo ser positiva em contato com outros compostos biológicos.

  • “Os cientistas forenses usam a reação do luminol para detectar sangue nos locais de crime. Uma mistura de luminol numa solução diluída de peróxido de hidrogênio é pulverizada na área onde os cientistas forenses suspeitam da existência de sangue." Reação chamada de quimioluminescência. Shaw A (2002) Genetic chess by the light of a jellyfish. Chemistry Review 12(1): 2-5


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

ID
2603167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O procedimento adequado para a conservação de uma amostra de fígado humano em pesquisas toxicológicas de envenenamento por carbamatos, até o efetivo processamento pelo laboratório, inclui

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Envenenamento por carbamatos são inseticidas comuns que inibem a atividade da colinesterase, causando manifestações muscarínicas agudas (p. ex., salivação, lacrimejamento, urina, diarreia, vômitos, broncorreia, broncospasmo, bradicardia, miose) e alguns sintomas nicotínicos incluindo fasciculações musculares e fraqueza. Neuropatia pode se desenvolver dias ou semanas após a exposição. 

  • O aldicarb (Temik®), um agente anticolinesterásico carbamato vulgarmente conhecido como “chumbinho”, é considerado um dos praguicidas mais tóxicos disponíveis comercialmente. No Brasil, embora seja registrado para uso agrícola exclusivo, tem sido freqüentemente apontado como o responsável por diversos casos de intoxicação em seres humanos e em animais. Sendo assim, quando a suspeita é de intoxicação por carbamatos, amostras de sangue (heparinizado) e de cérebro devem ser colhidas o mais rápido possível e mantidas em refrigeração (sangue) ou congeladas (cérebro) para a determinação da atividade da acetilcolinesterase (KERR et al., 1991; BLODGETT, 2006).

    Fonte: XAVIER, Fabiana Galtarossa. RIGHI, Dario Abbud. SPINOSA, Helenice de Souza.Toxicologia do praguicida aldicarb (“chumbinho”): aspectos gerais, clínicos e terapêuticos em cães e gatos. Ciência Rural, Santa Maria, v.37, n.4, p.1206-1211, jul-ago, 2007. http://www.scielo.br/pdf/cr/v37n4/a51v37n4.pdf

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • NUNCA acondicionar material de envenenamento em formol... De ENVENENAMENTO!!

    Pegadinha: Para conservação de fragmentos de vísceras retirados de cadáveres, com vistas à realização de exame histopatológico, a adição de formol ao frasco é a medida mais adequada. CERTO!

    Essa questão da pegadinha foi para Histopatológico.


ID
2662075
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O produto químico Aldicarbe é um carbamato, cuja formulação granulada já foi excluída do mercado brasileiro pela Anvisa, mas ele ainda é vendido ilegalmente em mercados populares com o nome de “chumbinho” e ainda é muito utilizado em envenenamentos de animais e por suicidas. Antes da proibição, o uso devido desse agente químico era como

Alternativas
Comentários
  • O que é o ‘chumbinho’?

    R.: É um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa,  nem em nenhum outro órgão de governo

    - Qual é seu aspecto físico?

    R.: Geralmente sob a forma de um granulado cinza escuro ou grafite (“cor de chumbo”).

    - Existem recomendações de segurança para a aplicação de ‘chumbinho’ como raticida?
    R.: Não. Trata-se de um produto ilegal que não deve ser utilizado sob nenhuma circunstância.

    - Do que consiste o ‘chumbinho’? Qual a sua origem?

    R.: Em geral, trata-se de venenos agrícolas (agrotóxicos), de uso exclusivo na lavoura como inseticida, acaricida ou nematicida, desviado do campo para os grandes centros para serem indevidamente utilizados como raticidas. 

  • O que isso tem haver com Medicina Legal ??

    Não tinha nada mais interessante em Medicina Legal pra perguntar ??

  • Questão absolutamente desnecessária. Não mede conhecimento nenhum. Concordo com a colega: Não tinha nada mais relevante para se perguntar em Medicina Legal?
  • Pug Delta, excelente!

  • ENERGIAS DE ORDEM QUIMICA: Cáusticos (agem externamente); Venenos (agem internamente).

    ENERGIA DE ORDEM FISICA: temperatura; pressão atmosférica; eletricidade; radioatividade; luz e som.

    ENERGIA DE ORDEM FISICO-QUIMICA: Asfixia

    ENERGIA BIODINAMICA:Choque (resposta orgânica a um agente agressor, através de um mecanismo de defesa destinado a proteger-se dos efeitos nos vivos do truma).

    ENERGIA MECÂNICA: capaz de modificar o estado de repuso de um corpo produzindo lesões na parte ou no todo.

  • Nada a ver colocar junto com traumatologia

  • "Aldicarb, nome químico carbamato Aldicarb (Temik 150®), é um agrotóxico de alta toxicidade, praguicida, também usado ilegalmente para a produção de raticida (rodenticida, também conhecida como chumbinho).

    É responsável por milhares de envenenamentos e mortes de pessoas (especialmente crianças) e de animais domésticos e silvestres, além da contaminação do solo, de alimentos, rios e lençóis freáticos.

    O Aldicarb já é proibido em diversos países, como Alemanha e Suécia desde 1990. Um único grama do veneno pode matar uma pessoa de até 60 quilos em meia hora. Se inalado, o produto percorre a corrente sanguínea e também pode levar rapidamente à morte. Toxicologistas dizem que o veneno não tem cheiro nem gosto, e lesa o sistema nervoso central, causando transtorno neurológico, parada cardíaca e paralisia dos pulmões. Quem o ingere fica inerte, baba, tem convulsões e pode morrer por asfixia. Nos animais o efeito é bem semelhante, atingindo principalmente pulmões, fígado e rins. O sofrimento das vítimas é muito grande.

    Apesar de teoricamente controlado, o Aldicarb, na forma de "chumbinho", é vendido livremente por todo o país, em lojas agropecuárias não autorizadas e até mesmo em feiras livres e por camelôs. Produzido pela multinacional alemã BayerCropsciences.

    Tem apenas uma fábrica no mundo que fica nos EUA. No Brasil o material importado é alocado e armazenado em apenas um local, no Estado de São Paulo, de onde é distribuído para as revendas da empresa. O produto é vendido somente nos Estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo, através de 34 revendas da BayerCropscienses, e apenas para agricultores cadastrados e certificados.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldicarbe

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A



  • Mas aqui em BH sempre usamos pra matar rato kkkk

  • DESNECESSÁRIA...ACREDITO QUE FOI POSTA PARA FAZER PEGADINHA... POIS A GRANDE MAIORIA CONHECE CHUMBINHO COMO VENENO PARA RATO.

  • GAB: LETRA A.

    O "chumbinho", tem sua venda restringida somente a estabelecimentos registrados e com receituário próprio, assinado por engenheiro agrônomo, logo, o seu uso devido era como agrotóxico (uso agrícola).

    Sólido, granulado e com coloração que varia do cinza ao preto, ele está no ranking das dez substâncias mais tóxicas do planeta. Por tal motivo, há pessoas que o utilizam para matar ratos, gatos, cães e... pessoas; já que, infelizmente, é vendido de forma ilegal. Há vários registros de óbito de crianças pela ingestão acidental, e também em casos de suicídios e homicídios – revelando que se trata de um problema de saúde pública.

    Indivíduos intoxicados tendem a apresentar constrição das pupilas, falta de ar, hipotermia, lacrimejamento, salivação, além de micção e defecação intensas. Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia. Podem ocorrer convulsões, desencadeando em insuficiência respiratória e morte, em diversos casos. Percebe, assim, o sofrimento que um indivíduo intoxicado se submete.

  • Pergunta lixo!
  • Pergunta que favorece quem chuta... Não serve pra medir quem de fato estudou o conteúdo!

  • LETRA A.

    Só acertei porque minha avó esses dias estava comentando que chumbinho é conhecido como veneno pra rato mais que isso era utilizado como agrotóxico antigamente. kkkkkk

  • Como na questão ele pede o "uso devido antes da proibição" tinha que ficar atento com o item D.

    Aldicarb, nome químico carbamato Aldicarb (Temik 150®), é um agrotóxico de alta toxicidade, praguicida, também usado ilegalmente para a produção de raticida (também conhecida como chumbinho).

    Fonte: Wikipedia

  • (A)

    Outra semelhante:

    Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: ITEP-RN Prova: Técnico Forense

    Na morte provocada por ingestão de pequena quantidade do agente químico conhecido popularmente como “chumbinho”, que foi proibido no país, pela ANVISA, mas que ainda é vendido ilegalmente em mercados populares,

    A)a causa da morte é a ação cáustica, pois o produto foi ingerido.

    B)a causa da morte é envenenamento.

    C)a causa da morte pode ser dada como natural pelos socorristas, se a vítima tinha doença prévia grave e estava em fase terminal de vida.

    D)a causa da morte pode ser dada como natural, se a vítima for devidamente socorrida e morrer durante o período de recuperação.

    E)se a vítima sobreviver após o socorro hospitalar, comprova-se que não houve envenenamento.

    Responder


ID
2745340
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quais distúrbios da circulação são responsáveis pela Tríplice reação de Lewis?

Alternativas
Comentários
  • CONTRIBUINDO...

    A tríplice ou tripla reação de Lewis é um processo fisiológico relacionado ao edema traumático, também chamado de rubefação ou tumefação, quando a lesão apresenta elevação e palidez da pele na área de impacto. Surge após 1 a 3 minutos. (ex.: tapa no rosto)

    Podemos observar na tripla reação de Lewis:

    1) hiperemia no ponto de impacto (congestão sanguínea)

    2) extensão da hiperemia para área ao redor.

    3) palidez na zona central do edema.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Não são os distúrbios responsáveis pela reação de Lewis.

    B) ERRADO. Não são os distúrbios responsáveis pela reação de Lewis.

    C) ERRADO. Não são os distúrbios responsáveis pela reação de Lewis.

    D) CERTO. O edema traumático é o acúmulo de líquido no espaço intersticial e é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, causado por uma ação traumática, mais comumente a torção, percussão e pressão. O edema é um dos componentes associados À tripla reação de Lewis, sendo eles: hiperemia do ponto de impacto, extensão da hiperemia para pequena área ao redor e, depois, palidez da zona central causada por edema.

    E) ERRADO. Não são os distúrbios responsáveis pela reação de Lewis.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
2851444
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A midritização se refere

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    O examinador utilizou a expressão “midritização”, mas na verdade é mitridatização. 

    O examinador nesta questão quis abordar umas das fases do percurso do veneno. O percurso do veneno através do organismo tem as seguintes fases: penetração, absorção, distribuição, fixação, transformação e eliminação. Há algumas situações ou fenômenos que podem ocorrer após a penetração do veneno, tais como: mitridatização, toxicidade, intolerância, sinergismo e equivalente tóxico.

    Chama-se de mitridatização, e não midritização, o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas.

  • Órion, Um rei chamado Mitrídates morreu envenado durante um banquete, e seu filho desde pequeno começou a tomar pequenas doses desse veneno até que quando mais velho deram uma porção grande desse veneno para matá-lo e para a felicidade do jovem rapaz ele não morreu, pois o mesmo estava "vacinado". Legal né? Daí vem o nome Mitridatização.

  • Só acertei a questão na prova, pq respondi todas as questões da Furmarc, a banca repetiu o tema na questão nesse certame

  • à ação tegumentar de cáusticos, através de efeitos coagulantes ou liquefacientes, com intenção do agressor em enfeiar a vítima = VITRIOLAGEM

  • Chapolin, o que vi na wikipédia foi algo diferente, olha só:


    Há duas lendas curiosas a respeito de Mitrídates VI do Ponto. Supostamente, sua prodigiosa memória lhe permitia falar vinte e cinco línguas, de modo que podia comunicar-se com cada soldado de seus grandes exércitos no seu próprio idioma. Devido a esta lenda, certos livros que contêm excertos de muitas línguas chamam-se "Mitrídates".


    A segunda lenda relata que Mitrídates VI procurou imunizar-se contra um eventual envenenamento, tomando doses crescentes (mas nunca letais) dos venenos de que tinha conhecimento, até que fosse capaz de tolerar até mesmo uma dose mortal. Alguns chamam esta prática de "mitridatismo" (ver Houaiss). Conforme a lenda, após ser derrotado por Pompeu, Mitrídates tentou o suicídio por envenenamento, sem efeito devido a sua imunidade. Teria, então, forçado um de seus servos a matá-lo à espada. Esta história é contada na peça Mitrídates (1673), de Jean Racine, e na ópera Mitridate, re di Ponto (1770), de Mozart.


    Qual será a história correta? Mas que é muito interessante, é. Torna mais gosto estudar, tomar conhecimento desse fato histórico. Eu mesmo desconhecia e só fui atrás depois do seu comentário, Chapolin.


    Pessoal do Qconcursos, Deus abençoa a todos, a tudo e a cada, concedendo todas as maravilhas.

    Continuemos cuidando sempre bem de nós mesmos e dos demais seres.

    Fiquemos com Deus.

    Abraços.

  • "Chama-se de mitridatização o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas. Por outro lado, denominam-se toxicidade a propriedade que tem determinada substância de causar internamente, por efeito químico, um dano a um organismo vivo e intolerância a exaltada sensibilidade de alguns indivíduos a pequenas doses de veneno, algumas delas imperceptíveis noutras pessoas. Sinergismo é a ação potencializadora dos efeitos tóxicos decorrentes da ingestão simultânea de várias substâncias venenosas. E equivalente tóxico, a quantidade mínima de veneno capaz de, por via intravenosa, matar 1 kg do animal considerado.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 318-319.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • GABARITO D

    Há algumas situações ou fenômenos que podem ocorrer após a penetração do veneno, tais como:

    1.      Mitridatização – consiste na elevada resistência orgânica aos efeitos do veneno;

    2.      Toxicidade – é o poder que a substancia tem de causar, por efeitos químicos, danos internos ao organismo;

    3.      Intolerância – sensibilidade exacerbada, de determinados indivíduos, a pequenas quantidades de veneno;

    4.      Sinergismo – é a ação potencializadora dos efeitos de determinada substancia, quando ministrada com uma ou mais substancias venenosas;

    5.      Equivalente tóxico – trata-se da quantidade mínima necessária de veneno (ministrada por via intravenosa) capaz de matar um quilograma do animal.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • No filme Riddick 3 o protagonista utiliza o processo de midritização.

    E eu sei que o comentário não ajuda em nada, mas lembrei durante a resolução da questão kkkkkk

  • A mitridatização é o fenômeno caracterizado pela maior resistência de determinado organismo aos efeitos tóxicos dos venenos. É só lembrar do mítrio, o metal mais resistente da terra média.

  • "Chama-se de mitridatização o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas. Por outro lado, denominam-se toxicidade a propriedade que tem determinada substância de causar internamente, por efeito químico, um dano a um organismo vivo e intolerância a exaltada sensibilidade de alguns indivíduos a pequenas doses de veneno, algumas delas imperceptíveis noutras pessoas. Sinergismo é a ação potencializadora dos efeitos tóxicos decorrentes da ingestão simultânea de várias substâncias venenosas. E equivalente tóxico, a quantidade mínima de veneno capaz de, por via intravenosa, matar 1 kg do animal considerado.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 318-319.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • Mitridatização --> consiste na elevada resistência orgânica aos efeitos do veneno (o Rei Mitridates ingeria pequenas quantidades de arsênico acreditando que poderia resistir caso viesse a ser envenenado no futuro) (Fonte: Palermo)

  • SITUAÇÕES OU FENÔMENOS QUE PODEM OCORRER APÓS A PENETRAÇÃO DO VENENO (S.I.N.T.E)

    SINERGISMO

    É a ação potencializadora dos efeitos tóxicos decorrentes da ingestão simultânea de várias substâncias venenosas.

    INTOLERÂNCIA

    É a exaltada sensibilidade de alguns indivíduos a pequenas doses de veneno, algumas delas imperceptíveis noutras pessoas.

    MITRIDATIZAÇÃO

    É a elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos.

    TOXICIDADE

    É a propriedade que tem determinada substância de causar internamente, por efeito químico, um dano a um organismo vivo.

    EQUIVALENTE TÓXICO

    É a quantidade mínima de veneno capaz de, por via intravenosa, matar 1 kg do animal considerado.

  • (A) incorreta, pois descreve a VITRIOLAGEM!

              (B) incorreta, a sensibilidade é a intolerância ao veneno no organismo e a seus efeitos.

              (C) incorreta, pois se refere a toxicidade da substância.

              (D) opção CORRETA!

    Gabarito: D

  • Gab D

    Chama-se de mitridatização o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas.

    Medicina legal / Genival Veloso de França. - 10. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

    Mitridatização – ocorre quando a pessoa adquire elevada resistência ao veneno. Estado de elevada resistência em razão de seu uso crônico e repetido em doses crescentes. (palavra-chave em Mitridatização é RESISTÊNCIA)

    Por Natália Oliveira – idealizadora do @manualcaseiro

  • É o conhecido fenomêno "Tá vacinado". 

    Origem! Órion, Um rei chamado Mitrídates morreu envenenado durante um banquete, e seu filho desde pequeno começou a tomar pequenas doses desse veneno até que quando mais velho deram uma porção grande desse veneno para matá-lo e para a felicidade do jovem rapaz ele não morreu, pois o mesmo estava "vacinado".

  • GABARITO: D

    A mitridatização é quando a pessoa desenvolve uma elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos do veneno. A resistência é desenvolvida por meio de ingestão repetida e progressiva da substância.

  • D) CORRETA. Chama-se de mitridatização, e não midritização, o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas.

    A) Chama-se Vitriolagem: a ação tegumentar de cáusticos, através de efeitos coagulantes ou liquefacientes, com intenção do agressor em enfeiar a vítima.

    B) Intolerância: sensibilidade exacerbada, de determinados indivíduos, a pequenas quantidades de veneno;

    C) Toxicidade: é o poder que a substancia tem de causar, por efeitos químicos, danos internos ao organismo;

  • GAB. D

     Midritização :  fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos.

  • Mitridatização → elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, por meio de ingestão repetida e progressiva, muitas vezes até mesmo intencional

  • É o famoso veneno de cobra pra nos é drink....

  • GAB. D

    Midritização = venenos tóxicos.


ID
2871973
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Saddam Hussein fez guerra química e quase exterminou a etnia curda no seu país, Iraque. Entre os gases de guerra, aquele que age como um cáustico da pele é o:

Alternativas
Comentários
  • Parece questão de história .Mas prazer em conhecê-la Iperita.

  • LETRA C.

    Gás Mostarda ou iperita é um agente químico usado vesicante pelas lesões que causa na pele. Foi produzido pela primeira vez em 1822, na Inglaterra por Despretz. Provoca irritação nos olhos e feridas na pele. Se for inalado, pode matar por asfixia.

  • A fim de encontrar a resposta correta, iremos analisar todas as alternativas propostas pela questão:
    A) INCORRETO. “Brometo de benzila, ou α-bromotolueno, é um composto orgânico aromático consistindo de uma anel benzeno substituído com um grupo bromoetila. Brometo de benzila é um agente lacrimógêneo forte e também intensamente irritante à pele e membranas mucosas. Por causa destas propriedades, tem sido usado como um gás de guerra."

    B) INCORRETO. “O cloro é um gás que apresenta coloração esverdeada e cheiro forte, o cloro foi usado na Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial como arma química para matar pessoas. É um elemento altamente reativo, com alto potencial de corrosão e oxidação. Seu manuseio necessita de cuidados, pois em contato com a pele causa queimaduras e graves ferimentos. Também não deve ser inalado para evitar problemas respiratórios."

    C) CORRETO. “Gás Mostarda ou iperita é um agente químico, utilizado por forças policiais e militares. Foi produzido pela primeira vez em 1822, na Inglaterra. Provoca irritação nos olhos e feridas na pele e se for inalado pode matar por asfixia."

    D) INCORRETO. “O ácido cianídrico é um ácido fraco representado pela fórmula química HCN, É tão nocivo, que durante a Primeira Guerra Mundial foi utilizado como arma química por ambos os lados conflitantes. Em corrente sanguínea, esse ácido estabelece ligações extremamente estáveis com o ferro da hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio e gás carbônico, além de desativar oxidases, tornando ineficaz a cadeia de transporte de elétrons."

    E) INCORRETO. “As substancias vesicantes são agentes que reagem violentamente com os tecidos corporais produzindo bolhas e severas dores, além de causar queimaduras no lugar exposto e cicatrizes. A maioria dos agentes reage com a água dos tecidos produzindo agentes como o Cloreto de hidrogênio, Fenilarsina [...]"


    Fonte:  http://www.quimica.seed.pr.gov.br/

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.
  • IPERITA, achei que era algum tipo de minério, rsrs


ID
2874574
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um Perito Criminal Especial, em um local de crime contra a pessoa, constatou uma m ancha pardo-avermelhada. Desejando saber se era sangue, coletou-a e a encaminhou para o laboratório. Utilizando os recursos disponíveis, o perito do laboratório tratou a amostra com ácido acético a quente em presença de cloreto de sódio. Considerando resposta positiva para sangue, aponte os itens corretos.


I. Ao microscópio, o perito observou a formação de cristais romboédricos de cor havana.

II. Os cristais observados são denominados cristais de Teichmann.

III. Essa reação é denominada Uhlenhuth.

IV. A substância cristalizada é a hematina.

V. A substância cristalizada é a herítromatina. 

Alternativas
Comentários
  • Cristais de Teichmann 

    Os cristais de Teichmann são a forma química particular da heme, cujo átomo de ferro está oxidado. São cristais rômbicos ou prismáticos, isolados ou agrupados de cor castanho-escuros. Podem formar-se no sangue quando adicionado um reagente de Bertrand, assim confirmam que a amostra é sangue. É visto em lâmina ao microscópio. 

  • Cor Havana??? Tá de sacanagem, só pode. Agora eu tenho que ser consultor da suvinil além de tudo que já tenho que estudar.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em biologia e química forenses.

    I. CERTO. Descreve corretamente a morfologiados cristais de Teichmann.

    II. CERTO. São cristais de morfologia romboide e coloração acastanhada, formato de paralelogramos, formados devido à reação do grupamento heme com reagentes específicos. 

    III. ERRADO. Essa reação dá origem aos cristais de Teichmann, e não se trata da reação de Uhlenhuth. A reação de Uhlenhuth é aquela em que antígeno/anticorpo que interagem em um meio líquido ou gelificado, formando flocos visíveis do complexo antígeno/anticorpo insolúveis. 

    IV. CERTO. Fisiologicamente, a hematina é um complexo férrico tetrapirrólico originada da hemina humana (extraída de sangue humano), sendo que a hemina se converte em hematina em condições básicas. No tratamento com ácido acético mais o composto halogenado (cloreto de sódio), ocorre a formação dos cristais de Teichmann.

    V. ERRADO. Não existe "herítromatina" dentro da biologia ou, mais especificamente, na constituição das hemácias humanas.

    Gabarito do professor: Letra A (apenas as assertivas I, II e IV estão corretas).

ID
2874610
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um casal foi encontrado morto em uma banheira cujo sistema de aquecimento da água era a gás natural e se encontrava instalado no mesmo ambiente. Com base no descrito, aponte a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C.

    A) Falsa. Não há butano no gás natural. Todos os outros compostos do item sim fazem parte e adicione Nitrogênio, dióxido de carbono e carbonos livres.

    Fonte:

    http://www.gasmig.com.br/GasNatural/Paginas/Composicao.aspx

    B) Falsa. Metano =1 carbono, et=2,prop=3 e but=4, até aqui está correto, o resto é fazer ligação com H e calcular o peso molecular, quanto mais carbono mais pesado. [http://www.fem.unicamp.br/~em672/GERVAP1.pdf]

    Sim é irreversível a ligação com a hemoglobina, o erro está na ênfase da questão em relatar que isso aparenta ser instantâneo, quando na verdade são necessários pelo menos 67% das hemácias com esse problema para que ocorra a morte. [http://www.agais.com/manuscript/ag0305_gasestoxicos.pdf]

    C) Verdadeira. Com a ressalva é que "saturando o ambiente" deve ocorrer em ambiente fechado (o que eu achei o item errado também), somente assim causa morte. Em ambiente aberto causa mal estar, parada cardíaca, perda da consciência e danos ao Sistema Nervoso Central. [https://www.ecycle.com.br/2426-metano]

    D) Falsa. O efeito tóxico do monóxido de carbono ocorre por mecanismo não enzimático, enquanto que os gases metano, propano e butano promovem reação irreversível com a ferricitocromo oxidase, causando a morte.

    E) Falsa.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia médico-legal.

    A) ERRADO. O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular. Não há butano no gás natural. Além disso, é um gás inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve que o ar.

    B) ERRADO. Está correta a parte de que o gás metano tem menor peso molecular que o butano e o propano. No entanto, o metano normalmente não apresenta toxicidade aguda, sendo considerado como um gás não tóxico, apenas causando toxicidade em concentrações muito elevadas.

    C) CERTO. Quando aspirado, combina-se reversivelmente com a hemoglobina para formar a carboxiemoglobina.  Essa reação leva a duas situações de impedimento de transporte de oxigênio a nível celular:  Um certo número de sítios de ligação do oxigênio com o sangue está ocupado, e a capacidade de transporte fica diminuída.  A ligação de uma ou mais moléculas de monóxido de carbono a uma molécula de hemoglobina aumenta a afinidade dos sítios remanescentes para o oxigênio, e a capacidade da hemoglobina de fornecer oxigênio aos tecidos fica seriamente prejudicada. 

    D) ERRADO. Está correto que o efeito tóxico do CO ocorre por mecanismo não enzimático, no entanto, os gases mencionados promovem reação reversível com a ferricitocromo oxidase, e não irreversível.

    E) ERRADO. A alternativa C está correta.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Olá, Guerreiros

    GAB: C

    Contextualizando....

    Ano 2021_____A historia do casal encontrado morto num apartamento do Leblon, na Zona Sul, no Rio.

    • Acontece quando o aquecedor está instalado num ambiente sem ventilação e consome todo o oxigênio disponível, produzindo o monóxido de carbono, um gás venenoso. Esse processo se chama combustão incompleta. Ele não solta cheiro e pode matar uma pessoa em poucos minutos.

    • Intoxicação: A principal via de intoxicação com o monóxido de carbono é a respiratória, que faz com que o CO chegue aos  rapidamente e cause a intoxicação. Depois de inalado, o monóxido de carbono é difundido pelos , combinando-se com a hemoglobina, responsável pelo transporte do O pelo corpo humano, tendo como consequência a Carboxihemoglobina. O monóxido de carbono possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de Opelo . Essa competição com o oxigênio pode levar à morte por asfixia

    Fonte: Extra.globo e brasilescola.uol.com.br

    Força, foco e fé


ID
2874613
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Aponte a opção em que ambas as substâncias ou compostos, quando associados, podem ser utilizados no preparo de bombas, munições ou armadilhas explosivas.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em química médico-legal.

    Uma mistura explosiva deve conter um componente iniciador, pelo menos.

    A) ERRADO. Chumbo metálico não é utilizado e misturas explosivas, e sim estifinato de chumbo, por exemplo.

    B) ERRADO. Apesar de poderem ser utilizados em explosivos, é preciso um iniciador para que a explosão ocorra.

    C) ERRADO. Novamente, faltou o iniciador. E o cloreto de sódio não é uma substância explosiva.

    D) CERTO. Nitrato de amônia = alto explosivo não iniciador.
    Óleo combustível = ANFO, acrónimo do inglês Ammonium Nitrate / Fuel Oil, é um explosivo produzido pela mistura de hidrocarbonetos líquidos (geralmente óleo diesel, por vezes querosene), com nitrato de amônio.

    E) ERRADO. Carbonato de potássio não é utilizado em explosivos.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Aponte a opção em que ambas as substâncias ou compostos, quando associados, podem ser utilizados no preparo de bombas, munições ou armadilhas explosivas.

    Só eu que acho que o chumbo entra em munições ou armadilhas explosivas?

  • Gabarito letra D. A mistura de óleo combustível e nitrato de amônia é chamada de ANFO, um detonante.

    O chumbo precisa estar na forma de estifinato ou azida para configurar seu uso como iniciador de explosão.


ID
2874628
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma amostra de água foi coletada para análise na seção de química forense de um Instituto de Criminalística. Objetivava a verificação da potabilidade da água, segundo a legislação em vigor. Marque a opção que apresenta parâmetros microbiológicos, químicos e físicos de análise de água, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em química forense.

    A) ERRADO. Odor e cor são parâmetros físicos. Oxigênio dissolvido é parâmetro químico.

    B) ERRADO. DBO e DQO são parâmetros químicos.

    C) ERRADO. Condutividade é parâmetro físico. Dureza é parâmetro químico.

    D) CERTO. Coliformes: são indicadores de presença de microrganismos patogênicos na água; os coliformes fecais existem em grande quantidade nas fezes humanas e, quando encontrados na água, significa que a mesma recebeu esgotos domésticos, podendo conter microrganismos causadores de doenças.

    Alcalinidade: causada por sais alcalinos, principalmente de sódio e cálcio; mede a capacidade da água de neutralizar os ácidos; em teores elevados, pode proporcionar sabor desagradável à água, tem influência nos processos de tratamento da água.

    Turbidez: presença de matéria em suspensão na água, como argila, silte, substâncias orgânicas finamente divididas, organismos microscópicos e outras partículas. O padrão de potabilidade: turbidez inferior a 1 unidade.

    Fonte: Portal Tratamento de Água.

    E) ERRADO. pH é parâmetro físico.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
2874646
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um local improvisado utilizado por traficantes para a extração e refino de cocaína, chamado impropriamente de “destilaria”, um Perito Criminal em diligência com uma equipe de investigação policial poderá encontraras seguintes substâncias químicas:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Fonte:

    http://www.ri.unir.br/jspui/bitstream/123456789/2233/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20GUSTAVO%20DE%20OLIVEIRA%20NEVES.pdf

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em química forense.

    A) CERTO. A pasta de coca é um produto grosseiro, obtido das primeiras fases de separação de cocaína das folhas da planta quando estas são tratadas com álcali (cal), solvente orgânico como querosene ou gasolina e ácido sulfúrico.  Após a formação da pasta de coca, uma das etapas envolve a dissolução em solução de etanol com HCl, para formação do cloridrato de cocaína, produto final em pó.

    B) ERRADO. É o ácido sulfúrico que é utilizado, e não o ácido perclórico.

    C) ERRADO. É o ácido sulfúrico que é utilizado, e não o ácido perclórico.

    D) ERRADO. Mistura sulfocrômica e álcool metílico não são utilizados no refino da cocaína.

    E) ERRADO. Ácido acético e butanol não são utilizados no refino da cocaína.


    Gabarito do professor: Letra A.

ID
2874676
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A maioria dos metais pesados é tóxica aos organismos e a sua pesquisa faz parte da rotina das análises ambientais forenses. Qual a técnica instrumental adotada para a análise desses contaminantes?

Alternativas
Comentários
  • O princípio fundamental da espectrometria de absorção atômica envolve a medida da absorção da intensidade da radiação eletromagnética, proveniente de uma fonte de radiação primária, por átomos gasosos no estado fundamental. A espectrometria de absorção atômica (AAS - do inglês Atomic Absorption Spectrometry) utiliza esse fenômeno para a determinação quantitativa de elementos (metais, semi- metais e alguns não metais) em uma ampla variedade de amostras, tais como, materiais biológicos (tecidos e fluídos), ambientais (águas, solos, sedimentos e plantas), alimentos, geológicos, tecnológicos, etc. 

  • Vamos avaliar brevemente as técnicas de espectroscopia atômica mais usadas – absorção atômica, emissão atômica e espectrometria de massa atômica. Existem basicamente quatro variações destas técnicas utilizadas em instrumentos espectroscópicos comercialmente disponíveis.

    é predominantemente uma técnica de determinação de um único elemento que usa uma chama para o atomizar (gerar átomos livres). Quando a luz passa através desta nuvem de átomos, comprimentos de onda específicos são absorvidos e são característicos da presença do metal de interesse. A quantidade de luz absorvida indica a quantidade de analito presente. A EAA de Chama é capaz de chegar a limites de detecção de ppm.

    EAA de Forno de grafite também é uma técnica de determinação de um único elemento, embora estejam disponíveis alguns instrumentos de análise de multi-elementos. A EAA de forno de grafite funciona exatamente no mesmo princípio da EAA de chama, exceto que a chama é substituída por um pequeno tubo de grafite aquecido como fonte de átomos. Como os átomos em estado livre estão concentrados em uma área menor que na EAA de chama, ocorre mais absorção de luz, resultando em limites de detecção aproximadamente 100 vezes inferiores que àqueles da EAA de chama.

    ICP-OES é uma técnica de detecção de multi-elementos que utiliza uma fonte de plasma extremamente quente para excitar os átomos ao ponto de eles emitirem fótons de luz de comprimento de onda característicos e específicos de um determinado elemento. O número de fótons produzidos está diretamente relacionado à concentração desse elemento na amostra.

    Os instrumentos de ICP-OES vêm em duas configurações, radial e axial, que podem cobrir limites de detecção de ppm a ppb. A configuração radial utiliza uma fonte de plasma vertical tradicional na qual a luz emissora é vista a partir do lado, enquanto a configuração de luz axial usa plasma horizontal, no qual a luz é vista diretamente do centro para baixo. O benefício da configuração axial é que mais fótons são vistos pelo detector e, como resultado, oferece limites de detecção de 5-10 vezes menores que os da configuração radial.

    A ICP-MS também utiliza uma fonte de plasma. Contudo, a diferença fundamental entre o ICP-OES e o ICP-MS é que o plasma não é usado para gerar fótons de luz, mas para gerar íons dos traços de metais. Os íons produzidos no plasma são transportados e separados pela sua massa atômica por carga, utilizando um espectrômetro de massa. A geração de um número tão grande de íons carregados positivamente permite que o ICP-MS atinja limites de detecção ao nível de parte por trilhão.

  • http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/bioikos/article/viewFile/860/838

    TÉCNICAS ANALÍTICAS

    A técnica de FRX é rápida, versátil e dispensaa abertura química, reduzindo os custos e aspossibilidades de contaminação da amostra (Fitton,1997), mas sua aplicação aos biossólidos ainda éincipiente. A técnica é baseada na excitação daamostra por raios X. Um feixe de raios X primáriosexcita raios X secundários (fluorescência de raios X)com comprimentos de onda (λ) típicos dos elementospresentes na amostra. A intensidade dos raios Xsecundários é usada para determinar os teores doselementos presentes. As intensidades de fluores-cência emitidas são calibradas e transformadas emteores a partir de modelos matemáticos empíricos oubaseados em princípios e grandezas físicas (parâ-metros fundamentais).

    A calibração empírica é baseada no uso deamostras padrões (materiais de referência certifi-cados) com matriz similar às de interesse. Devido àcarência de materiais de referência para lodos deesgotos, o método eficaz para correção dos efeitos dematriz é o baseado nos parâmetros fundamentaisassociados à absorção de fótons e ao processo deexcitação e relaxamento dos raios X (Alfassi, 1998).

    Os parâmetros fundamentais são o coeficientede absorção, a probabilidade que a transição ocorrae a fluorescência produzida. A qualidade dos dadosanalíticos dependerá também das aproximações esimplificações do modelo matemático. Para tanto, énecessário quantificar todos os elementos presentesna amostra.A espectrometria de absorção atômica ébaseada no fato de que os átomos de um elementopodem absorver radiação eletromagnética quando oelemento é atomizado, sendo o comprimento de onda(l) da luz absorvida específico para cada elemento(Potts, 1993).

    Todavia, a análise por AAS exige aabertura química das amostras sólidas pela via demétodos padrões de dissolução, que podem acarretarproblemas de perda de material, de digestão incom-pleta e de contaminações.

  • https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17295/1/Dayana.pdf

    Leia só como padrão de informação extra.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em química médico-legal.

    A) ERRADO. A cromatografia, por si só, não permite a individualização do analito, sendo utilizada para separação dos componentes da amostra. Além disso, a cromatografia gasosa é utilizada principalmente para analitos voláteis.

    B) CERTO. O princípio fundamental da espectrometria de absorção atômica envolve a medida da absorção da intensidade da radiação eletromagnética, proveniente de uma fonte de radiação primária, por átomos gasosos no estado fundamental. A espectrometria de absorção atômica (AAS - do inglês Atomic Absorption Spectrometry) utiliza esse fenômeno para a determinação quantitativa de elementos (metais, semi- metais e alguns não metais) em uma ampla variedade de amostras, tais como, materiais biológicos (tecidos e fluídos), ambientais (águas, solos, sedimentos e plantas), alimentos, geológicos, tecnológicos, etc. Os dois tipos de atomizadores mais usados em AAS são a chama e o forno de grafite. A espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS - do inglês Flame Atomic Absorption Spectrometry) é a técnica mais utilizada para análises elementares em níveis de mg/L, enquanto que a espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica em forno de grafite (ETAAS - do inglês Electrothermal Atomic Absorption Spectrometry) é utilizada para determinações de baixas concentrações (μg/L).

    C) ERRADO. A cromatografia, por si só, não permite a individualização do analito, sendo utilizada para separação dos componentes da amostra.

    D) ERRADO. A cromatografia em papel é um método de separação usado para verificar a composição de algumas amostras orgânicas usando uma fase móvel, como um reagente orgânico e uma fase estacionária, como o papel.

    E) ERRADO. Extração por Soxhlet é um método de preparação para análise, e não uma técnica instrumental para detecção de analitos.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • É CLÁSSICO, OS METAIS SÃO ANALISADOS POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATOMICA


ID
2874679
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à análise de metais pesados, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ORTEOMALÁCIA é o amolecimento dos ossos que surge no adulto e em idosos devido à mineralização anormal e carência de vitamina D.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia médico-legal.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) CERTO. A coleta de amostras pode ser feita em recipientes de plástico, sem conservantes. Frascos de vidro não devem ser utilizados.

    B) CERTO. É possível identificarmos o excesso de metais pesados (exposição crônica) através da análise mineralográfica do fio de cabelo, exame considerado pela O.M.S. como sendo um importante marcador de exposição crônica a metais pesados. Os cabelos, assim como dentes e unhas, são tecidos onde estas substâncias são retidas ou armazenadas.

    C) CERTO. Diversas são as fontes de contaminação pelo chumbo no ambiente. O chumbo presente em encanamentos, por exemplo, pode contaminar a água que por ali passa.

    D) ERRADO. Saturnismo é a intoxicação pelo chumbo, normalmente relacionada à exposição ocupacional (até essa parte está correta), mas que ocorre por exposição crônica, e não aguda. Além disso, osteomalácia diz respeito ao amolecimento dos ossos que surge no adulto e em idosos devido à mineralização anormal e carência de vitamina D, e não pela intoxicação aguda pelo chumbo.

    E) CERTO. Pois nesses pigmentos os metais pesados se encontram na sua forma inorgânica, sendo uma fonte potencial de contaminação, que representam riscos aos trabalhadores e usuários do ambiente.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • OSTEOMALACIA NÃO É UMA DOENÇA AGUDA

  • GABARITO LETRA D.

    "Saturnismo e osteomalácia são doenças agudas causadas pelo chumbo."

    Saturnismo é o nome dado a intoxicação CRÔNICA por chumbo.


ID
2874685
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Análise de bebida alcoólica falsificada em laboratórios forenses é uma atividade corriqueira de um Perito Criminal Especial. Quanto à análise de etanol em bebidas alcoólicas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em química e toxicologia forense.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) CERTO. O etanol apresenta alta pressão de vapor e volatilidade, o que o faz um analito possível de ser analisado por métodos de cromatografia gasosa.

    B) CERTO. A presença de caramelo altera a densidade da amostra, impactando então nos resultados obtidos.

    C) ERRADO. A quantificação pode ser efetuada por volumetria de oxirredução, método com reações de oxidação e redução. As reações de oxirredução com etanol e um indicador normalmente formam uma solução cuja intensidade de coloração é proporcional à concentração de etanol na amostra.

    D) CERTO. Condutividade elétrica elevada indica a presença de substâncias que não deveriam estar presentes na bebida (íons), ou presentes em maiores quantidades, característico da adulteração da amostra com adulteração.

    E) CERTO. O etanol é um analito volátil, e a refrigeração inadequada da amostra pode levar a um falso-negativo.

    Gabarito do professor: Letra C.

ID
2874691
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são classificadas em: infecções, intoxicações e toxinfecções. De acordo com os critérios que distinguem cada uma das três classificações acima, assinale a opção em que todos os microrganismos sejam agentes causadores de intoxicação alimentar.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em microbiologia.

    - infecções transmitidas por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de um alimento que contenha organismos prejudiciais à saúde. Exemplo: salmonelose, hepatite viral tipo A e toxoplasmose;  
    - intoxicações alimentares: ocorrem quando uma pessoa ingere alimentos com substâncias tóxicas, incluindo as toxinas produzidas por microrganismos, como bactérias e fungos. Exemplo: botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos;  
    - toxinfecção causada por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas. Exemplo: cólera.

    A) CERTO. Todos os micro-organismos mencionados são causadores de intoxicação alimentar.

    B) ERRADO.  Escherichia coli 0157:H7 causa infecção.
    Vibrio cholerae causa uma toxinfecção.
    Listeria monocytogenes causa infecção.

    C) ERRADO. Salmonela causa uma infecção, e não uma intoxicação.
    Shigella causa uma infecção (Shigelose).
    Yersinia causa infecção.

    D) ERRADO. O vírus da hepatite A causa uma infecção, a hepatite, e não intoxicação alimentar.

    E) ERRADO. Vibrio cholerae causa uma toxinfecção.  Entamoeba histolytica causa infecção (amebíase).

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
4902307
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quando o resultado de uma análise feita pelo laboratório do IC informa que uma substância não foi detectada, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4902310
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação aos testes para detectar a presença de sangue, é correto afirmar que o teste

Alternativas
Comentários
  • teste rápido consiste em um ensaio imunocromatográfico (uma membrana de nitrocelulose no formato de fita, impregnada em cada trecho com antígenos específicos, reage com a amostra coletada para o exame), que detecta a presença de anticorpos do tipo IgG/IgM nas amostras coletadas entre 10 e 12 dias após a infecção por ...

    Fonte Google


ID
4902913
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Texto para responder a questão.


Asfixia, sob o ponto de vista médico-legal, é a síndrome caracterizada pelos efeitos da ausência de oxigênio no ar respirável por impedimento mecânico de causa fortuita, violenta e externa nas circunstâncias mais variadas.  

Acerca do Monóxido de Carbono, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA:

    LETRA C

    *É um óxido neutro.

  • A-É um gás altamente ( levemente) inflamável, incolor e com odor resinado (inodoro).

    B-É produzido pela queima completa (incompleta) de materiais que contêm carbono.

    C-É um óxido neutro. (correto)

    D-É capaz de estabelecer ligações químicas altamente instáveis (estáveis) com a hemoglobina das hemácias.( forma a carboxiemoglobina, que é extremamente estável, impedindo que o O2 circule pelo sangue)

  • GABARITO: C

    O monóxido de carbono é um gás à temperatura ambiente, de aparência incolorsem cheiro e sem sabor. É caracterizado como um asfixiante químico, pois impede a utilização biológica do oxigênio e, por isso, é extremamente tóxico. Por conta de suas características físicas, é um gás de difícil detecção pelos sentidos humanos, o que o torna ainda mais perigoso.

  • Gabarito: C

    O monóxido de carbono quando inalado é absorvido pelos alvéolos e reage quimicamente com a hemoglobina do sangue formando a carboxiemoglobina (HbCO), que impede o processamento normal da hematose, causando anoxia e não envenenamento, pois esse gás não é, em si mesmo, tóxico para as células. 

    A vítima apresenta edema cerebral, cefaleia intensa, vasodilatação cutânea, zumbidos, tosse, batimentos dolorosos nas têmporas, escotomas, náuseas, vômitos, síncope, taquisfigmia, taquipneia, debilidade muscular e paralisia dos membros inferiores que impede a vítima de deixar o local, respiração de Cheyne-Stokes, convulsões intermitentes, coma, podendo chegar à morte.


ID
4903012
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Além das reações químicas em cadeia, os outros três elementos que, quando concomitantemente presentes, dão início ao fogo e o mantêm são

Alternativas
Comentários
  • Teoria Básica do Fogo:

    Combustível + Comburente + Calor

    Esses três elementos reagem em cadeia e simultaneamente dão origem ao fogo.

    (a) comburente, gasolina e papel.

    R = comburente, combustível e combustível (ERRADA)

    (b) combustível, madeira e fonte de ignição.

    R = combustível, combustível e calor (ERRADA)

    (c) comburente, oxigênio e calor.

    R = comburente, comburente e calor (ERRADA)

    (d) calor, plástico e oxigênio.

    R = calor, combustível e comburente (CORRETA)

    (e) combustível, calor e papel.

    R = combustível, calor e combustível (ERRADA)

  • Mais conhecido como o Triângulo do Fogo, os três elementos são necessários para que haja uma combustão, sendo assim, não haverá fogo se excluirmos qualquer um dos elementos do Triângulo.

    São eles:

    Combustível: É tudo que é suscetível de entrar em combustão (madeira, papel, plástico...)

    Comburente: É associado ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão (o oxigénio é o principal comburente) .

    Energia de ativação ou ignição: É o calor necessário para iniciar a reação.


ID
4998538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do SNC, lentamente progressiva, idiopática, que se caracteriza por rigidez muscular, tremor de repouso, diminuição da mobilidade e instabilidade postural. A anomalia principal consiste na perda de neurônios de uma área específica do cérebro, o que provoca a diminuição da dopamina, alterando os movimentos chamados extrapiramidais. Julgue os itens a seguir, a respeito da neurotransmissão mediada por esse neurotransmissor.

I Além da dopamina, o glutamato e as prostaglandinas são exemplos de mediadores químicos do SNC.
II Os termos neuromodulador e neurotransmissor são similares no SNC.
III No SNC, apenas os neurônios desempenham papel sinalizador com a liberação de mediadores químicos.
IV Devido à complexidade das interconexões neuronais presentes no SNC, a interferência induzida por fármacos nesses sistemas pode apresentar diversos efeitos adversos.
V No SNC, a dopamina age principalmente nos canais controlados por voltagem.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • I Além da dopamina, o glutamato e as prostaglandinas são exemplos de mediadores químicos do SNC

    CORRETA

    II Os termos neuromodulador e neurotransmissor são similares no SNC.

    ERRADO

    III No SNC, apenas os neurônios desempenham papel sinalizador com a liberação de mediadores químicos.

    ERRADO

    IV Devido à complexidade das interconexões neuronais presentes no SNC, a interferência induzida por fármacos nesses sistemas pode apresentar diversos efeitos adversos.

    CORRETO

    V No SNC, a dopamina age principalmente nos canais controlados por voltagem.

    ERRADO

    A transdução de sinal da dopamina ocorre por meio do receptor acoplado a proteína G que pode excitatório (D1 e D5) ou inibitório (D2, D3, D4).

     

  • Não entendi o erro da IV


ID
4998571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou um relatório sobre a presença de resíduos de inseticidas a base de organofosforados em produtos como alface, batata, morango, tomate, maçã, banana, mamão, cenoura e laranja. Um dos inseticidas identificado tinha o seu uso proibido pelo governo. A respeito dos métodos de identificação dos mencionados resíduos, que incluem a triagem por cromatografia delgada e a confirmação por cromatografia gasosa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Na letra B eu creio que o correto seria dizer que o solvente teria que ter uma polaridade moderada ou ser mais polar em relação a fase estacionária, já que o composto de interesse é lipofílico (organofosforado)!

  • Ionização de chama é um detector quase universal, usado principalmente para compostos orgânicos. O detector de condutividade térmica é universal, usado para análise de compostos orgânicos, inorgânicos, derivados de petróleo, etc.


ID
4998592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação aos processos básicos de transmissão química, que envolvem a liberação de mediadores e a sua interação com os receptores situados nas células-alvo, julgue os itens a seguir.

I O princípio de Dale foi comprovado experimentalmente e é aceito até os dias de hoje.
II Os neurônios pós-ganglionares parassimpáticos são adrenérgicos e agem sobre os receptores muscarínicos situados nos órgãos-alvo.
III Os principais neurotransmissores do SNA são acetilcolina e noradrenalina, sendo que a acetilcolina se liga tanto aos receptores nicotínicos como aos muscarínicos.
IV O óxido nítrico e o neuropeptídio Y são exemplos de transmissores do tipo NANC.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I - (ERRADA) A ambiguidade resultante da hipótese original de Dale causou certa confusão sobre o significado do princípio postulado. Ele foi mal interpretado ao considerar que a possibilidade de um neurônio liberar mais de um neurotransmissor foi negada. Hoje está provado que o princípio de Dale, ou seja, a hipótese de que um neurônio libera apenas um neurotransmissor em todas as suas sinapses, é falso. O fato científico é estabelecido que muitos neurônios liberam mais de um mensageiro químico , um fenômeno chamado cotransmissão.(ERRADA)

    II - (ERRADA) O neurotransmissor secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina.

    III - (CORRETA) Os principais neurotransmissores do SNA são acetilcolina e noradrenalina, sendo que a acetilcolina se liga tanto aos receptores nicotínicos como aos muscarínicos.

    IV-(CORRETA) O óxido nítrico e o neuropeptídio Y são exemplos de transmissores do tipo NANC.


ID
5368213
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

É uma técnica com incidência de radiação eletromagnética utilizada para análise de elementos ou compostos, podendo ser destrutiva ou não. No caso da análise forense, é muito importante que não seja destrutiva, a fim de manter a integridade da prova. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa letra D

    A espectroscopia é o estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Os fenômenos físico-químicos que são objeto de estudo se caracterizam como interações ou alterações nos níveis de energia de moléculas ou átomos

  • a) o conjunto de técnicas que permitem a investigação científica por meio do microscópio.

    b) Fluorescência é um tipo de fotoluminescência, efeito que se refere a todo tipo de processo de reemissão de luz depois da absorção de fótons. Diferente de reflexão ou espalhamento, o comprimento de onda da luz emitida é maior do que o absorvido pelo material.

    c) técnica de tratamento de imagens

    D) A espectroscopia é o estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Os fenômenos físico-químicos que são objeto de estudo se caracterizam como interações ou alterações nos níveis de energia de moléculas ou átomos

    e) (tradução) Plug-in de digitalização


ID
5473282
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao se realizar exame subsidiário para quantificação do álcool no caso de um motorista avaliado para embriaguez, o método laboratorial utilizado na amostra colhida com maior precisão corresponde a testes 

Alternativas
Comentários
  • Que golaço... Alternativa C.

  • Essa questão é boa pra quem é da área de formação que abordou exames laboratoriais.

    Exames Magnéticos para detecção de alcool? De forma alguma né! Imagina uma ressonância magnética! Ela serve para gerar imagens!

    Imunogenéticos? Separa a palavra: IMUNO vem de imunologia, da parte do corpo responsável pela defesa do organismo com a fabricação de anticorpos. Genéticos... essa parte fala por si. Então me diga.. como vc vai detectar alcool com um exame de anticorpos relacionados à genética. Esses exames seriam para detecção geralmente de doenças autoimune.

    Exame de imagens? Você acha que vai ver as moléculas de alcool? Não dá né... Como diria uma professora de química que eu tive... vc acha que vai conseguir ver as Moléquinhas de Alcool todas bêbadas e saltitantes?

    Então vamos de resposta:

    Colorimétrico: temos a titulação por exemplo que poderia ser feita.

    Cromatografia: Que é um teste top! tem diversos tipos de cromatografia e na toxicologia essa exame é extremamente utilizado, principalmente o HPLC que á a cromatografia líquida de ALTA eficiência! O nome já dá aquela moral que é eficiente né! Aí vc conjuga esse aparelho com um Espctrofotômetro de massa então! Detecta tudo!!!

    Isso aí.. os principais para exames de drogas, o definitivo são as cromatografias ok. A mais utlizada

    Dividir conhecimento é multiplicar o conhecimento

    @anderson_feitosa

  • Anderson seu comentário está 100% perfeito

ID
5484625
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A técnica de Biologia Molecular utilizada quando há presença de material biológico deteriorado e/ou em ínfimas quantidades (como, por exemplo, havendo somente vestígios de sangue sobre o substrato; poucas células do epitélio de transição do lábio, no filtro de uma bituca de cigarro; a saliva deixada ao passar a língua no selo ou no envelope para colá-los; na borda de um boné ensebado; e em algumas peças dentárias de restos esqueletizados, achados em cemitérios clandestinos), é denominada

Alternativas
Comentários
  • Muitas vezes a quantidade de DNA disponível para análise é limitado, com a técnica de PCR, o menor vestígio de DNA encontrado pode ser amplificado, aumentando a quantidade de material e proporcionando o suficiente traçar o perfil genético e assim garantir a análise.

    A PCR ou Reação em Cadeia da Polimerase é uma técnica utilizada diariamente nos laboratórios e possibilita a amplificação de um dado fragmento da amostra de DNA inicial de forma exponencial. Graças ela, um teste genético pode ser iniciado a partir de uma única célula, pois o DNA será́ multiplicado in vitro em quantidade suficiente para ser detectado no teste. Assim, pequenas quantidades de amostras recolhidas a partir de uma cena de crime podem ser comparadas com o DNA de outras pessoas, identificando ou descartando suspeitos durante uma investigação.  A PCR também pode ser usada no teste de paternidade, em que existe uma comparação entre os indivíduos, confirmando ou descartando seu parentesco, identificando os pais biológicos da criança.

    fonte: kasvi.com.br

    transborde seu conhecimento

  • DNA mitocondrial= Utilizado para materiais géneticos(DNA) muito degradados. Muito utilizado para casos de acidentes aéreos, pode ser encontrado em fios de cabelo sem o bulbo e é de herança matrilinear.


ID
5584942
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na perícia de indivíduo sob efeito de prováveis drogas ilícitas, pode-se realizar a pesquisa de drogas no sangue ou urina.
No caso de suspeita do uso de psicodislépticos, deve-se pesquisar, dentre outros, o princípio ativo:

Alternativas
Comentários
  • dietilamida do ácido lisérgico (LSDLSD-25lisergida; do Lysergsäurediethylamid; vulgarmente conhecido simplesmente por ácido) é uma das mais potentes  conhecidas. É uma droga cristalina, que ocorre naturalmente como resultado das reações metabólicas do fungo , relacionado especialmente com os  produzidos por esta . O LSD foi descoberto acidentalmente em  pelo   , enquanto trabalhava na Sandoz, que se tornou um entusiasta da substância até sua morte aos 102 anos.

  • DICA:

    PsicoLEpticas: LErdo, deixa o garotinho LErdo!

    PsicoANlépticas: ANima o garotinho.

    PsicoDISlépticas: DIstorce a realidade.

    Classificação das drogas de acordo com a atuação no sistema nervoso central:

    Perturbadoras (alucinógenas ou psicodislépticas): desviam a atividade mental, alteram o nível de consciência, provocando despersonalização (delírios e alucinações). Não causam dependência física (e, portanto, não provocam sintomas de abstinência). Mas causam dependência psicológica.

    • Naturais: maconha, haxixe, santo-daime, cáctus e cogumelos.
    • Sintéticas: LSD, Ecstasy.
    • Anticolinérgicos: artane, akineton.

    Estimulantes (ou psicoanalépticas): aumentam a atividade cerebral (estado de alerta exagerado), diminuindo apetite, insônia, fadiga.

    • Cocaína (e crack), Nicotina, Anfetaminas, Cafeína.

    Cocaína (e crack) causa dependência psicológica.

    Nicotina, anfetaminas e cafeína causam dependência física.

    Depressoras (ou psicolépticas): diminuem a atividade cerebral, dificultando o processamento de mensagens enviadas ao cérebro. Diminuem a dor e a fadiga. 

    • Álcool, barbitúricos, benzodiazepínico, ansiolíticos, hipnóticos, opiáceos ou narcóticos (morfina, codeína, heroína, metadona, meperidina, propoxifeno, buprenorfina), cola, solventes e aerossóis. 

    Bons estudos

  • Pq o TETRA-HIDROCANABINOL não pode ser a resposta, já que é um Psicodisléptico?

  • Quanto ao THC

    apesar de ser um princípio ativo Psicodisléptico ele não é encontrado nessa forma na urina, o exame toxicológico de urina busca o metabolito que é o THC COOH

    "O principal canabióide encontrado na planta Cannabis sativa é o delta9-tetrahidrocanabinol (THC), sendo excretado via urina na forma do ácido 11-nor-delta9-tetrahidrocanabinol-9-carboxilico (THC-COOH) e seu glucoronídeo conjugado. Esta substância pode ser detectada após 6 horas de uso se mantendo positiva de 1 a 3 dias caso uso seja eventual ou até um mês se o uso for crônico. O uso é confirmado pela quantificação urinária de THC-COOH."

  • Cai bonito marcando a intuitivamente tetra-hidrocanabinol. Questão pra gente grande!


ID
5615467
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Amostras de unha podem ser usadas em análises toxicológicas para verificar a exposição à cocaína em cadáveres. Isso é possível porque o material das unhas permanece indestrutível por muito tempo, mesmo durante a decomposição do corpo.

Essa grande resistência das unhas deve-se, em parte, ao fato de serem formadas por células mortas, impregnadas por uma proteína insolúvel chamada:

Alternativas
Comentários
  • A unha é formada por uma proteína insolúvel chamada queratina.

    GAB D

  • GABARITO: LETRA D.

    A queratina é uma proteína estrutural porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.

    Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.