-
Espasmo cadavérico: contratura muscular instantânea e persistente, observada nos casos de lesões abruptas de extensas áreas do sistema neural ou no óbito ocorrido sob estímulos de estressores intensos.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/16367/lesoes-in-vitam-e-post-mortem#ixzz37AQYcUQC
-
ESPASMO CADAVÉRICO
Nada tem com a rigidez cadavérica, porque compromete apenas um seguimento do corpo (mão), é IMEDIATO à morte e se vincula às mortes violentas que atingem o sistema nervoso central (cérebro).
Exemplo:
O indivíduo atira contra a própria CABEÇA. Cai, segurando a arma.
-
Questão: Errada!
Espasmo Cadavérico: É um fenômeno controverso e raro.
É a manutenção da última posição da vítima antes de morrer. Esse fenômeno raro só acontece nas mortes instantâneas.
A questão está errada por dizer que isso acontece nas mortes "agônicas".
Morte agônica é aquela em que a extinção desarmônica das funções vitais ocorre em
tempo longo e neste caso, os livores hipostáticos formam-se mais lentamente.
-
ESPASMO CADAVÉRICO: RIGIDEZ MUSCULAR INSTANTÂNEA IMEDIATAMENTE APÓS A MORTE.
FREQUENTE EM MORTES SÚBITAS. E NÃO EM MORTE AGÔNICAS COMO DIZ O ENUNCIADO.
-
Espasmo cadavérico: é um fenômeno raro, não é bem explicado e se caracteriza por uma rigidez abrupta, generalizada e violenta, sem o relaxamento muscular que precede a rigidez comum. Significa a manutenção da última atitude tomada pelo indivíduo antes de morrer. É também chamada de rigidez cadavérica cataléptica, estatutária ou plástica.
FONTE: PONTO DOS CONCURSOS
-
Perito Legista (Clínica Médica)/2011
Assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir: Com relação à rigidez muscular, considera-se espasmo cadavérico:
A) a contração de alguns segmentos da musculatura logo após a morte.
B) a inversão na ordem de instalação da rigidez (lei de Nysten).
C) o encurtamento das fibras musculares quando a rigidez é muito rápida.
D) a ficção criada por relato dos autores antigos.
E) a manutenção da última contração muscular em vida até a instalação da rigidez.
RESPOSTA E. A Banca usou a definição do livro do Hygino “é um fenômeno muito discutido e raro. Significa a manutenção da última atitude tomada pelo indivíduo antes de morrer, fixada até à instalação da rigidez muscular
-
Morte agônica -> é a morte lenta, a qual o indivíduo vem piorando seu quadro aos poucos.
Espasmo cadavérico -> rigidez instantânea do corpo, causada, geralmente, por uma morte instantânea
Desse modo, pode-se observar que é impossível a ocorrência de espasmo cadavérico em uma morte agônica.
Gabarito ERRADO
-
Espasmo cadavérico ( sinal de Kossu): os cadáveres guardam a posição com que foram surpreendidos pela morte. Também é chamado de rigidez cataléptica ou estatuária. Permanência da última contração muscular vital.
-
O espasmo cadavérico, também denominado rigidez cataléptica, estatuária ou plástica, é uma forma particular de rigidez cadavérica instantânea, sem o relaxamento muscular que precede a rigidez comum e com a qual não se confunde. O indivíduo acometido, súbita e violentamente, pelo espasmo cadavérico guarda a posição que mantinha quando a morte o surpreendeu.
(Manual de Medicina Legal - 8a edição. Delton Croce)
-
Segundo FRANÇA: "Espasmo cadavérico. Caracteriza-se pela rigidez abrupta, generalizada e violenta, sem o relaxamento muscular que precede a rigidez comum. É também chamada de rigidez cadavérica cataléptica, estatuária ou plástica. Difere da rigidez cadavérica comum, pois esta se instala progressivamente. Os cadáveres guardam a posição com que foram surpreendidos pela morte em uma atitude especial fixada da vida para a morte (sinal de Kossu). Há também o espasmo localizado, que atua em apenas certos feixes musculares isolados. Além de raro, não é um fenômeno bem explicado, tampouco aceito por muitos autores. Entre os que aceitam, a explicação estaria mais na lesão do diencéfalo, ao nível do núcleo vermelho. E sua importância médico-legal residiria na fixação da última atitude da vítima". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1030.
Já com relação à MORTE AGÔNICA é a que ocorre após dias ou semanas de sofrimento do indivíduo, culminando na extinção das suas funções vitais.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
-
Para haver espasmo é necessário energia(ATP) que vem da reserva de glicogênio no fígado, que nos casos de morte agônica estão depletados, não havendo pois espasmos em morte agônica!
-
Bruno azzini, excelente!
-
Não perca tempo vá no comentário do Bruno AT (mais úteis).
-
Morte agônica, a pessoa morre lentamente
Espasmo, normalmente é a posição(modo) que o corpo fica antes de morrer ( RIGIDEZ INSTANTANEA)