SóProvas


ID
1063669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à tanatologia forense, julgue os itens de 56 a 64.

Considere que tenha sido encontrado, em um matagal, um cadáver do sexo feminino, no qual se observou mancha abdominal verde e difusa, desenho dos vasos na superfície da pele, bolhas na epiderme com conteúdo sero-sanguinolento, protusão da língua e inchaço genital. Os sinais apresentados eram característicos de estupro, seguido de morte por estrangulamento. Nessa situação, é correto afirmar, com base nessas informações, que o óbito ocorreu, aproximadamente, vinte e quatro horas antes de o cadáver ser encontrado.

Alternativas
Comentários
  • A mancha verde abdominal, conforme doutrina de Genival Veloso França, surge em média entre 24 e 36 h post mortem. A questão menciona que "nessa situação, é correto afirmar, com base nessas informações, que o óbito ocorreu, aproximadamente, vinte e quatro horas antes de o cadáver ser encontrado." O erro está em afirmar que é anterior ao prazo de 24 h quando, geralmente, é posterior a esse período. A própria questão afirmou que a mancha verde é difusa, ou seja, já se espalhou pelo corpo. O que confirma ainda mais a probabilidade de ser posterior a 24 h.

    A título de informação seguem informações sobre a mancha verde abdominal:

    "Essa mancha verde se estende a todo o corpo depois do 3° ao 5° dia e sua tonalidade se acentua cada vez mais, dando uma coloração verde-enegrecida ao corpo, com presença de vesículas contendo líquido hemoglobínico, e, pelo destacamento de amplos retalhos de epiderme, surgem desenhos vasculares em forma arborescente (tratados na questão como: "desenho dos vasos na superfície da pele"), conhecidos como 'circulação póstuma de Brouardel'".

    Fonte: Medicina Legal, p. 443, Genival Veloso França - 2013.

  • outra hipotese além da citada pela gisele que deixa o item errado é a:
    Circulação Póstuma de Brouardel é o desenho produzido dentro dos vasos sanguíneos subcutâneos, surge na fase gasosa geralmente entre 36 e 48 horas da morte  

  • Além do raciocínio dos colegas, a menção a "bolhas na epiderme" me induziram a crer que estaríamos diante do "Período Gasoso", posterior à fase cromática:

     Período gasoso — Os gases internos da putrefação migram para a periferia provocando o aparecimento na superfície corporal de flictenas contendo líquido leucocitário hemoglobínico com menor teor de albuminas em relação às do sinal de Chambert, e de enfisema putrefativo que crepita à palpação e confere ao cadáver a postura de boxeador e aspecto gigantesco, especialmente na face, no tronco, no pênis e bolsas escrotais. O odor característico da putrefação se deve ao aparecimento do gás sulfídrico. Esse período dura em média duas semanas.

  • Rigidez Cadavérica: 2 a 8 horas apos a morte,

    Fase Cromatica: 18 a 24 horas após a morte, ( mancha verde ilíaca na fossa direita),

    Fase Gasosa: 36 a 48 horas após a morte (vasos sanguíneos aparentes, posição de gladiador, circulação póstuma).

  • A maioria da doutrina médica coloca a fase gasosa entre o 3º e o 5º dia.. 

  • - MANCHA VERDE ABDOMINAL VERDE E DIFUSA
    -DESENHO DOS VASOS NA SUPERFICIE DA PELE
    - BOLHAS NA EPIDERME COM CONTEÚDO SERO-SANGUINOLENTO
    -PROTUSÃO DA LÍNGUA E INCHAÇO GENITAL

    Pelo que foi apresentado na questão, o cadáver já se encontrava na FASE ENFISEMATOSA OU GASOSA da putrefação. 

    Cronologia perceptibilidade - 48 a 72 horas grau máximo - 5 a 7 dias



    DICA: CRONOLOGIA
    FASE COLORAÇÃO: verão 18 a 24 horas; inverno 36 a 48 horas.
    FASE ENFISEMATOSA OU GASOSA : início: 42 a 72 horas; grau máximo: 5 a 7 dias.
    FASE COLIQUATIVA: extremamente varíavel- início 3 semanas após o óbito; término: vários meses
    FASE ESQUELETIZAÇÃO: muito variável- início 3ª semana a 4º semana; término: 6 meses

    GABARITO PROFESSOR: ERRADO
  • Fases do período gasoso (Brouardel)

    1º dia = não inflamáveis

    2º ao 4º dia = inflamáveis

    5º dia em diante = não inflamáveis

  • GAB: E

    (...) no qual se observou mancha abdominal verde e difusa,

    • O aparecimento das manchas verdes abdominais ocorre na fase cromática da putrefação, surge entre 18 e 24h e se espalha por todo corpo entre 3º e 5º dia após a morte
    • Se a mancha estava difusa, então o cadáver já estava morto há mais de 24 horas

    desenho dos vasos na superfície da pele,

    • A circulação póstuma de brouardel ocorre quando todo o corpo está em decomposição, impregnado de uma mancha verde e em forma arborescente (período gasoso da putrefação).
    • A circulação póstuma de Brouardel se inicia a partir de 48 horas

    bolhas na epiderme com conteúdo sero-sanguinolento,

    • Características do período cromátido de putrefação

    protusão da língua e inchaço genital. (...)

    • A projeção da língua e exoftalmia são comuns em casos de asfixia por constrição do pescoço
    • O inchaço geniital ocorreu por conta do estupro.

    ‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵

    PUTREFAÇÃO

    1° Período: cromática 

    • aparecimento das manchas verdes abdominais, surge entre 18 e 24h e se espalha por todo corpo entre 3º e 5º dia após a morte
    • inicia geralmente na fossa ilíaca direita (onde vc sente dor desviada)

    2º Período: Gasoso ou Enfisematoso

    • São os gases de putrefação que vão surgindo do interior do corpo humano, com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. começa em torno de 48 a 72h. O sujeito fica inchado, surgindo a circulação póstuma de BRUARDEL
    • Cadáver com aspecto gigantesco, em posição de lutador
    • Bruardel: circulação póstuma de Brouardel ocorre quando todo o corpo está em decomposição, impregnado de uma mancha verde e em forma arborescente (período gasoso da putrefação).
    • 2º dia3º dia 4º dia: GASES INFLAMÁVEIS
    • 1º dia e do 5º dia em diante: GASES NÃO INFLAMÁVEIS

    3º Período: Coliquativo ou de Liquefação

    • O corpo perde sua forma, a epiderme se desprega da derme, o esqueleto fica recoberto por uma massa de putrilagem, os gases se evolam e surge um grande número de larvas de insetos.
    • OBS: a fase coliquativa da putrefação destrói praticamente todas as partes moles do corpo. Assim, é necessário que a exumação seja feita antes desse período, sob pena de dificultar muito a presença de lesões externas e outros sinais médico-legais importantes.

    4º Período: Esqueletização

    • A atuação do meio ambiente e dos elementos que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que o cadáver se apresente com os ossos quase livres, presos apenas por alguns ligamentos articulares.
    • A cabeça se destaca do tronco, a mandíbula se despreende dos ossos da face e os ossos longos dos membros superiores e inferiores se solta.
    • Pessoas gordas entram em putrefação mais rapidamente que pessoas magras e crianças (tem mais comida pros microrganismos comerem);
    • A sepse ou infecão generalizada (por essa razão mesmo) agiliza o processo de putrefação do cadáver, imagine que o corpo já está todo tomado pela infecção (vai acelerar o processo).