SóProvas


ID
1063675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à tanatologia forense, julgue os itens de 56 a 64.

Os fenômenos cadavéricos abióticos imediatos configuram sinais de certeza que podem ser utilizados pelo médico para afirmar a existência da morte.

Alternativas
Comentários
  • Errada. Os fenômenos cadavéricos abióticos imediato são os primeiros sinais q observamos, 99% morte, porem, não é diagnostico de certeza de morte.

  • Somente o conjunto de todos os fenômenos abióticos caracterizam morte, pois, isoladamente, com exceção da perda das funções cerebrais, podem ser produzidos ou ocasionados por ação de substâncias químicas ou por vários tipos de processos mórbidos.

    file:///C:/Documents%20and%20Settings/Administrador/Meus%20documentos/Downloads/3380-2964-1-SM.pdf 

  • SINAIS ABIÓTICOS IMEDIATOS --> indicam probabilidade de morte. ex.: insensibilidade, perda do tônus muscular, face cadavérica, cessação da respiração e da circulação quando reversíveis, etc.

    SINAIS ABIÓTICOS CONSECUTIVOS, REAIS OU TARDIOS --> indicam certeza de morte, ex.: resfriamento, livores e rigidez cadavéricas, cessação da respiração e da circulação quando irreversíveis, etc.
  • Os fenômenos abióticos IMEDIATOS apenas insinuam a morte. Ou seja, ela é realmente confirmada com os fenômenos abióticos consecutivos (mediatos), como a rigidez cadavérica, resfriamento do cadáver,

  • na verdade são sinais de INCERTEZA! são sinais rápidos/imediatos."Se fez rapido, pode ter sobrado algo a verificar-se, portanto, INCERTO". 

  • Os fenômenos abióticos se dividem em imediatos e consecutivos/tardios. No entanto, apenas os fenômenos abióticos tardios é que indicam certeza da morte. Não é à toa que o art. 162 do CPP considera o prazo de 6 (seis) horas para que seja realizada a biópsia.

    Os sinais de probabilidade da morte (abiótico) dividem-se em: a) imediatos (perda da consciência, insensibilidade, imobilidade, abolição do tônus muscular, face hipocrática, relaxamento dos esfíncteres, inexcitabilidade elétrica, cessação da respiração e cessação da circulação, morte encefálica) e b) tardios ou consecutivos (desidratação dos tecidos, resfriamento cadavérico, livores cadavéricos, rigidez cadavérica).

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • os fenômenos abióticos imediatos insinuam a morte aparente. neste caso, não há sinal de certeza para afirmação da morte.