SóProvas


ID
1063681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à tanatologia forense, julgue os itens de 56 a 64.

A rigidez cadavérica instala-se devido ao aumento do teor de ácido lático nos músculos e consequente coagulação da miosina.

Alternativas
Comentários
  • Rigidez Cadavérica (latim: Rigor mortis) é um sinal reconhecível de morte que é causado por uma mudança bioquímica nos músculos, causando um endurecimento ("rigor") dos músculos do cadáver e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. Tipicamente o rigor acontece várias horas após a morte clínica e volta espontaneamente depois de dois dias, apesar de o tempo de início e duração depender da temperatura ambiente. Na média, presumindo-se temperatura amena, começa entre 3 e 4 horas post-mortem, com total efeito do rigor em aproximadamente 12 horas, e finalmente o relaxamento em aproximadamente 36 horas.

    A causa bioquímica do rigor mortis começa com o cessamento do bombeamento de íon cálcio para o interior do retículo sarcoplasmático (pela ausência de ATP) de forma que a concentração citossólica deste íon aumenta gradativamente, também contribui para este aumento na concentração citossólica de íon cálcio a degradação das cisternas terminais do retículo. O cálcio liberado se liga à troponina C e induz a mudança conformacional da tropomiosina expondo os sítios de ligação entre actina e miosina. Moléculas de miosina contendo ATP préviamente ligado interagem com os filamentos de actina que agora têm seus stios de ligação expostos, como não existe novo ATP para desfazer o complexo ADP-miosina/actina os músculos tornam-se rígidos . A circulação sanguínea cessa, assim como o transporte do oxigênio e retirada dos produtos do metabolismo. Os sistemas enzimáticos continuam funcionando após algum tempo da morte. Assim, a glicólise continua de forma anaeróbica, gerando ácido lático, que produz abaixamento do ph.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rigor_mortis

  • GABARITO CERTO

    Os músculos são formados por proteínas: Aquitina e Miosina. Quando indivíduo morre, cessa a entrada de oxigênio e, a medida que o tempo de morte vai passando, o organismo vai ficando ácido. Assim, com a presença do acidez, as proteínas começam a coagular e enrijecer a musculatura.

  • coagulaçao da miosina? coagulação pos-mortem?

    pqp questao mal feita

  • Não há nada de errado com a questão. A "coagulação" a que ela se refere é um processo bioquímico de perda de estrutura  de uma proteína devido a alterações no meio (no caso, o pH). O processo de formação de coagulos no sangue é conhecido como hemostasia e consiste na conversão deste de gel para sol através da polimerização do fibrinogênio. Este sim, só ocorre nos vivos.

  • Rigidez cadavérica- "Atualmente, acredita-se que a rigidez cadavérica é resultante de muitos fatores, todos eles decorrentes da supressão de oxigênio celular, indo impedir a formação de ATP (ácido adenosínicotrifosfórico) das modificações da permeabilidade das membranas das células, da formação de actomiosina e da ação da glicólise anaeróbica, com o inevitável acúmulo de ácido láctico. A rigidez é, portanto, um fenômeno físico-químico em um estado de contratura muscular, devido à ação dos produtos catabólicos do metabolismo, correspondente a uma situação de vida residual do tecido muscular. Para alguns, é apenas um fenômeno puramente enzimático. A rigidez cadavérica varia de acordo com a idade, a constituição individual e a causa da morte”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guianabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.1029.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • coagulação da miosina??? tá de sacanagem né pqp

  • acho que se o examinador tivesse colocado "desnaturação" no lugar de "coagulação" ficaria melhor kkkk
  • Rigor mortis ou Rigidez cadavérica

    • A rigidez começa entre 1 e 2 h depois da morte, chegando ao máximo após 8 h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 h, seguindo a mesma ordem como se propagou.
    • Pela lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço (1-2h), seguindo-se dos membros superiores (2-4h), do tronco (4-6h) e, finalmente, dos membros inferiores (6-8h)
    • a rigidez passa por três fases: período de instalação, período de estabilização e período de dissolução.
    • A rigidez é, portanto, um fenômeno físico-químico em um estado de contratura muscular
    • A rigidez é decorrente da supressão do oxigênio celular, impedindo a formação de ATP, com acúmulo de ácido lático;
    • ATP: necessário tanto p/ contrair quanto p/ relaxar o músculo;
    • A rigidez cadavérica varia de acordo com a idade, a constituição individual e a causa da morte.
    • Na variação do tempo da rigidez cadavérica deve-se observar a idade, massa muscular, estrutura corporal.