SóProvas


ID
1063684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à tanatologia forense, julgue os itens de 56 a 64.

Considere que tenha sido encontrado, na própria residência, o cadáver de um indivíduo com idade aparente de quarenta e cinco anos, de compleição mediana, mestiço, sem sinais evidentes de violência, apresentando rigidez nos músculos da face e pescoço e hipóstases móveis. Foi reportado que o indivíduo era alcoolista. À necropsia, foram encontrados achados compatíveis com morte por asfixia e presença de restos alimentares na traqueia. Nessa situação, é correto inferir, com base nos dados apresentados, que o tempo decorrido do óbito até o cadáver ser encontrado foi superior a dezoito horas.

Alternativas
Comentários
  • Errada- Pois apresenta rigidez nos músculos da face e pescoço, e a rigidez da mandíbula inicia-se  com 2 horas após a morte, o mesmo se diz para hipóstases móveis, superior a 18 horas a pessoa já estaria entrando em estágio de putrefação que é de 24 a 36 horas.

  • O cadáver apresenta menos de 12h de morto porque ainda apresenta hipóstases móveis. 

  • LEI DE NYSTEN

    2H - MANDIBULA

    2-4H - MMSS

    4-6H - TORAX

    6-8H - MMII

  • "A rigidez cadavérica pode manifestar-se tardia ou precocemente. Segundo Nysten-Sommer, ocorre obedecendo à seguinte ordem: na face, nuca e mandíbula, 1 a 2 horas; nos músculos tóraco-abdominais, 2 a 4 horas; nos membros superiores, 4 a 6 horas; nos membros inferiores, 6 a 8 horas post mortem. A rigidez cadavérica desaparece progressivamente seguindo a mesma ordem de seu aparecimento, cedendo lugar à flacidez muscular, após 36 a 48 horas de permanência do óbito. Só completando algumas informações, os livores e hipóstase podem surgir 30 minutos após a morte. Os livores e hipóstase surgem habitualmente entre 2 a 3 horas, fixando-se definitivamente no período de 8 a 12 horas após a morte."

  • a presença de restos alimentares na traquéia e a situação de rigidez cadavérica não podem afirmar mais que 15horas de morte. Alimentos em geral durariam no máximo 5..6 horas...e a rigidez, 15hrs.. para o caso hipotético, seria razoável inferir umas 8 a 10 horas...

    minha opinião conforma o que já estudei dessa disciplina linda! 

    abraços

  • kkkk banca linda, jogou logo 18 horas.

    Se colocasse 3 o povo já ia coçar a cabeça

  • Os livores e hipóstase surgem habitualmente entre 2 a 3 horas, fixando-se definitivamente no período de 8 a 12 horas após a morte.

    A rigidez se desenvolve das partes menos volumosas para as massas musculares com maior volume. Cronologia da rigidez: inicia-se o processo de forma mais rápida nos cadáveres desidratados. Inicia-se com 2 horas, propagando-se com 6 horas-8 horas e permanecendo até 24 horas após o óbito, período em que se inicia a putrefação.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Gab Errada

     

    Rigidez cadavérica: Denominada rigor mortis

     

    Lei de nystem: A progressão da rigidez é o crânio caudal. Da cabeça para baixo. Acontece dos maiores para os menores grupos musculares. 

     

    1°- Grupo: Masseter ( Mandíbula e nuca) - 1 a 2 horas

  • GAB: E

    (...) apresentando rigidez nos músculos da face e pescoço

    • Pela lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço (1-2h), seguindo-se dos membros superiores (2-4h), do tronco (4-6h) e, finalmente, dos membros inferiores (6-8h)

    e hipóstases móveis. (...)

    • As manchas de hipóstases surgem 2/3h post mortem, se generalizam após 6h, fixam 12h post mortem. Desaparecendo depois de 24h
    • Ou seja, se as manchas não estão fixas, então a morte ocorreu, provavelmente, a menos de 12 horas.