SóProvas


ID
1063687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à necropsia forense, julgue os itens a seguir.

Considere que indivíduo do sexo masculino, 80 anos de idade, internado há várias semanas em hospital oncológico devido à neoplasia metastática de próstata, veio a falecer após aspiração pulmonar maciça de conteúdo gástrico devido a mau posicionamento de sonda nasoenteral. Pelos dados apresentados, é correto inferir que a docimasia hepática histológica resultará positiva.

Alternativas
Comentários
  • Docimásia HISTOLÓGICA de BALTHAZARD --> consiste no exame microscópico do tecido pulmonar, encontrando-se gás apenas dentro dos alvéolos no pulmão que respirou. Iniciada a putrefação ao redor de 24 horas após a morte, surgem bolhas de gás dentro e fora dos alvéolos, consequentes à produção de gás pelos germes, tanto no pulmão que respirou, como no que não respirou.

  • Complementando ...DOCIMASIA MICROSCÓPICA DE BALTHAZAR 
    Procedimento: 
    Cortar fragmento do pulmão e observar ao microscópio e analisar se o 
    alvéolo está aberto devido à presença de gás de respiração ou devido a gás 
    de putrefação (enormes bolhas) 
    Bolhas pequenas, distribuídas regularmente = respiração 
    Bolhas grandes, poucas e volumosas = putrefação 

     

  • A questão não tem nada a ver com docimasia histológica de Balthazard. Trata-se da da dosimasia HEPÁTICA histologica proposta por Karl Meixner como forma de determinar a sobrevivência, se a morte foi rápida ou lenta (agônica), através da pesquisa de glicogênio no fígado. Se houver glocgênio, a prova é considerada positiva e constata-se a morte rápida. Se não houver, a prova é negativa e estamos diante da morte agônica. O erro da questão está em descrever um caso de morte agônica (não pela aspiração, mas pelo câncer) e afirmar que a prova foi positiva. Na questão é cobrado do candidato reconhecer tal fato e saber quando a prova é dita positiva e quando é negativa.

  • É negativa, pois o paciente não tem glicogenio hepático. Está espoliado pelo câncer, apesar de ter morrido em súbita sufocação.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A docimasia hepática tem como objetivo avaliar o tempo de sobrevivência do indivíduo antes da morte, para se avaliar se a morte foi lenta (agônica) ou rápida.

    Nos casos de morte lenta, o indivíduo consome o estoque de glicogênio do fígado enquanto agoniza (é o caso da questão, em que o indívu passou semanas no hospital).

    Nos casos de morte rápida, o estoque de glicogênio é preservado.

    Na docimasia hepática histológica avalia-se microscopicamente a presença de glicogênio no tecido hepático. A presença de glicogênio no fígado dá um resultado positivo.

    O erro da questão está em afirmar que a docimasia resultará positiva, quando na verdade será negativa, visto que a morte foi lenta (agônica), e houve consumo dos estoques de glicogênio do indivíduo.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Positivo é o Glicogênio e não a falta dele, lembrar!