SóProvas


ID
1063693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à necropsia forense, julgue os itens a seguir.

Durante a inspeção externa, as vestes do cadáver devem ser desconsideradas e descartadas, pois, em geral não apresentam importância pericial médico-forense

Alternativas
Comentários
  • Disciplina: Bom senso?

  • Se tratando do exame externo do cadáver não se deve descartar nada, pois nas roupas por exemplo podem ter sinais como: pólvora resultante de um disparo  de arma de fogo (indicando o local de entrada do PAF), sangue do suposto assassino que pode ter lutado com a vitima e ter "respingado" na roupa de vitima e outros vestígios importantes para o exame pericial.  

  • Nas mortes violentas ou suspeitas, o exame das vestes é de grande importância. Em primeiro lugar, faz-se uma inspeção do conjunto para avaliar o aspecto, o desalinho, a disposição e o arranjo, se estão íntegras ou rotas, secas ou úmidas. Depois, procede-se ao exame de peça por peça,
    começando-se pelas exteriores, descrevendo-se todos os caracteres, como cor, feitio, disposição dos botões, etiquetas, tipo de tecido e estado de conservação.

    (Medicina Legal - Genival Veloso de França. 10 ed.)

  • EXAME DAS VESTES

    Esse ponto é, também, cobrado nos editais que exijam Criminalística. Nas mortes violentas ou suspeitas, o exame das vestes é de grande importância. Em primeiro lugar, faz-se uma inspeção do conjunto para avaliar o aspecto, o desalinho, a disposição e o arranjo, se estão íntegras ou rotas, secas ou úmidas. Depois, procede-se ao exame de peça por peça, começando-se pelas peças exteriores, descrevendo-se todos os caracteres, como cor, feitio, disposição dos botões, etiquetas, tipo de tecido e estado de conservação. Outro fato que deve merecer atenção é o exame dos bolsos, onde poderão ser encontrados objetos, documentos, cartas, ou outra coisa qualquer de importância a esclarecer. Finalmente, é necessário não esquecer que as vestes do cadáver deverão ser retiradas com o maior cuidado, evitando-se cortá-las ou rasgá-las.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    Durante a inspeção externa, a primeira anotação se refere ao exame das vestes e dos objetos apresentados junto com o indivíduo morto. Estas não devem ser desconsideradas ou descartadas, pois podem servir como elemento secundário na identificação do indivíduo. Além disso, também podem conter elementos esclarecedores para a causa mortis.


    Gabarito do professor: ERRADO.