SóProvas


ID
1064686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das alterações na lei orçamentária, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. Despesas extraorçamentárias não entram na LOA. Segundo PALUDO (2013) são contrapartidas (devoluções) das receitas extraorçamentárias (cauções, ARO etc.). Também podem se referir a Restos a Pagar, cuja autorização para a realização da despesa ocorreu em exercício anterior.

    B) ERRADA. Créditos Especiais são aqueles destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica (art. 41, II, da Lei n4.320/1964). Não é citada compensação posterior com recursos supervenientes"

    C) ERRADA. Os créditos extraordinários independe de autorização legislativa prévia. Após a sua abertura deve ser dado imediato conhecimento ao Poder Legislativo.

    D) ERRADA. Excesso de arrecadação é apenas uma das fontes para abertura de créditos adicionais.

    E) CERTA. 

  • Créditos suplementares podem ser abertos até o limite do excesso de arrecadação? Sim, podem. Correta a assertiva.

  • nao entendi essa questao tmb... ela estaria desatualizada?

  • A questão está mal formulada. Existem duas assertivas corretas: D e E. A banca deu a assertiva E como correta, mas a D pode ser passível de questionamento, uma vez que, o excesso de arrecadação é "um dos" limites a serem respeitados quando da abertura de créditos suplementares, mas não o único. Creio que a ideia transmitida pelo examinador é a de que "d) Créditos suplementares podem ser abertos 'SOMENTE' até o limite do excesso de arrecadação". Mas como faltou a palavra SOMENTE a assertiva acabou por ficar correta.

  • Questão desatualizada... A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, sem necessidade da prévia autorização legislativa.

  • Sobre a Letra D, os Créditos suplementares podem ser abertos até o limite do excesso de arrecadação, descontados os créditos extraordinários. Segundo o artigo 43, parágrafo quarto da lei 4320, para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-a a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício.

  • CRÉDITOS ADICIONAIS SÃO CLASSIFICADOS:

     

    SUPLEMENTARES: destinado a reforço de dotações orçamentária;

     

    ESPECIAIS: destinados a despesa para as quais NÃO HAJA dotação orçamentária específica; e

     

    EXTRAORDINÁRIA: destinadas a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

  • Há necessidade de prévia autorização legislativa para o remanejamento de receita de um mesmo programa, de um órgão para outro

    SALVO ICT (inovação, ciência, tecnologia);

  • LETRA E

    A ALTERNATIVA CORRETA TROUXE A REGRA DO PRINCÍPIO DA PROIBIÇÃO DO ESTORNO.

    PRINCÍPIO DA PROIBIÇÃO DO ESTORNO = Vedados a transposição, remanejamento ou a transferência de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa.

    QUAIS SÃO AS EXCEÇÕES?

    - ATIVIDADES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

    REMANEJAMENTO: DESTINAÇÃO DE RECURSOS DE UM ÓRGÃO PARA OUTRO.

    TRANSPOSIÇÃO: DESTINAÇÃO DE RECURSOS DE UM PROGRAMA DE TRABALHO PARA OUTRO, DENTRO DO MESMO ÓRGÃO.

    TRANSFERÊNCIA: DESTINAÇÃO DE RECURSOS DENTRO DE UM MESMO ÓRGÃO E MESMO PROGRAMA DE TRABALHO.

  • LETRA E