- 
                                A) ERRADA. A atividade de transporte tem VARIAS MANEIRAS de ser executada. A forma de executar e movimentar cargas ENTRE DOIS PONTOS é o multimodalismo, ou seja, é o modal,modo de transportar as mercadorias entre esses pontos. Podemos classificar de forma bem abrangente o modal de transporte entre TRÊS GRANDES GRUPOS: TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, TRANSPORTE TERRESTRE e TRANSPORTE AÉREO.      FULCRO: Dias, Marco Aurélio P., Administração de Materiais: uma abordagem logística, -5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Capítulo 6 Transportes. 
 B) ERRADA. Transporte lacustre: O modal lacustre tem as mesmas características do fluvial, porém o transporte é em lagos. Essa modalidade no Brasil é muito PEQUENA, podendo ser CONSIDERADA como DESPREZÍVEL, Não Tendo Importância RELATIVA no transporte de cargas.        FULCRO: Dias, Marco Aurélio P, Administração de Materiais: uma abordagem logística, - 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.  Pág 440. 
 
 C) ERRADA. Vários fatores influem na decisão de operar as compras pelo sistema CIF ou FOB. A tendência normal dos setores de compra é optar pelo primeiro, isto é, receber a carga em seus depósitos, deixando aos fornecedores a incumbência de escolher OS MEIOS DE TRANSPORTE para o cumprimento dos prazos de entrega.      FULCRO: Dias, Marco Aurélio P, Administração de Materiais: uma abordagem logística, - 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Pág. 334. 
 
 D) ERRADA. O transporte MARÍTIMO de CABOTAGEM movimenta as cargas entre os portos da costa dos mesmos países.     FULCRO: Dias, Marco Aurélio P, Administração de Materiais: uma abordagem logística, - 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.  Pág. 333 (resumi).
 
 
 E) CORRETA. VANTAGENS DO TRANSPORTE AÉREO: apresentação de frete inferior ao transporte marítimo, DEPENDENDO DA MERCADORIA, QUANTIDADE E LOCAL DE ORIGEM. FULCRO: Dias, Marco Aurélio P, Administração de Materiais: uma abordagem logística, - 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Pág 450. 
 
- 
                                Complementando...   A) ERRADA. Multimodal, ou modo, é a forma de executar e movimentar cargas entre dois pontos. Conforme a ANTT: CONCEITO DE TRANSPORTE MULTIMODAL 1- O que é Transporte Multimodal de Cargas? Resposta - Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM. 2- O que é modalidade? O que é modal? Resposta- Os termos modo, modal e modalidade de transporte possuem o mesmo significado. Consideram-se cinco os modos básicos de transporte: rodoviário, ferroviário, dutoviário, aquaviário e aéreo.   B) ERRADA. Será que o transporte de mercadorias por lagos (lacustre) tem mais importância do que o marítimo? óbvio que não.    C) ERRADA. Entendo que os fretes CIF e FOB aplicam-se em todos os tipos de transporte. No entano, conforme o site logística descomplicada: FOB
 Um dos INCOTERMS (International Commercial Terms). * Free on Board (livre a bordo)Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando elas transpõem a amurada do navio no porto de embarque designado. Este termo pode ser usado apenas para transporte marítimo ou hidroviário interior.
   D) ERRADA. Cabotagem: Trata-se da navegação em águas territoriais de determinado país (próxima a sua costa). É, portanto, uma navegação doméstica   E) CORRETA.    DIAS-FENILLI-SITE DA ANTT 
- 
                                LETRA E 
- 
                                Pra quem, como eu, não sabia o que era CIF e FOB:   .CIF ( em inglês Cost Insurance Freight) significa Custo,Seguro e Frete. Neste caso o fornecedor se responsabiliza pelo seguro e pelo frete até ao local de destino, indicado pelo comprador.   · FOB ( Free on Boad) que em português pode ser traduzida como Posto a Bordo, diferentemente do CIF o responsável por pagar todos os custos referentes ao frete e seguro é do comprador.   Fonte: https://administradores.com.br/artigos/cif-ou-fob