SóProvas


ID
1065103
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Então a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante...


CUNHA. E, Os sertões. Disponível em: http:f/pLscribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na

Alternativas
Comentários
  • Só consegui acertar porque ao ler estepe nua não estendi a questão, e quando fui buscar o significado encontrei :

    es·te·pe 
    (inglês step)

    substantivo feminino

    1. [Botânica]  Formação descontínua de vegetais xerófilos, com .frequência herbáceos, das regiões tropicais e das de clima continental relativamente áridas.

    2. [Geografia]  Região com essa vegetação.


    "estepe", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/estepe [consultado em 03-05-2014].

  • Não a questão da caatinga não ?

  • Mas importante e que matava a questão não era a "estepe" e sim o fragmento "repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos" que é uma característica da vegetação xerófila. 

  • Questão no qual tem menos interpretação no texto para levar até a resposta, e mais conteúdo. então gente é melhor estudar sobre regiões brasileira. questãozinha difícil viu. 

  • Quando se vê de onde foi retirado o excerto, já sabe-se qual região está sendo tratada: o semi-árido brasileiro. Os Sertões de Euclides da Cunha foi uma obra pioneira no reconhecimento geográfico dessa região. Apesar de saber tudo isso, eu não sabia o nome da vegetação presente no semi-árido. Por eliminação fiquei com as alternativa a.

  • A resposta é a letra A. Pois vegetação xerófila é aspecto do Sertão.

  • Acertei a questão porque cortei aquelas que não faziam sentido de acordo com as informações contidas no texto. Fiquei em dúvida entre a letra "a" ou "b", mas como eu sabia o que significava da palavra "latifoliada", fui sem êxito na "a" . : )

  • puts quando agente sabe qualquer parte das questões fica facil, melhor ainda quando sabe exctamente a resposta, obrigado biologia por me conta oque hé xerofita.

  • Xerófita é uma planta adaptada a ambientes que apresentam um grande período de estiagem (climas áridos ou semi-áridos). Esse tipo de vegetação geralmente possui as raízes bastante profundas para captar água do lençol freático, possui uma grande capacidade de armazenamento de água durante o pequeno período chuvoso (pra usar na seca) e, muitas vezes, desenvolvem espinhos no lugar de folhas para diminuir a transpiração.

    Exemplos são: O juazeiro, a jurema, os cactos, entre outros.

    Entre muitas outras coisas, esse é o meu sertão, meu nordeste... Salve, Salve Gonzagão.


  • as características me levaram a pensar na caatinga, mas não sabia o significado de xerófila.

  • Um dos melhores professores.

  • Só saber oque é xerófila. Demora nem 5 segundos

  • Letra A

    Vegetação xerófila: Vegetação adaptada à aridez. Possui raízes cumpridas, aprofundando - se bastante no solo para buscar água. Apresenta folhas pequenas e muitas vezes cobertas de ceras, para diminuir a evaporação (perda de água).

    O trecho de os sertões, do autor Euclides da Cunha, mostra a fala sobre a região do sertão nordestino, cujo bioma típico é a Caatinga que tem por características a vegetação xerófila (cactáceas) adaptada ao clima seco e quente do semi-árido-brasileiro.

  • Apesar de não ser o certo, mas nem li o texto, só de ver de onde foi retirado ( Os Sertôes), lembrei da caatinga, e na caatinga há vegetação xerófita ( imprescindível estudar as características da vegetação de cada bioma)

  • composição de vegetação xerófila.

    B sim, a vegetação da Caatinga é composta por plantas xerófilas, acostumas a pouca água. O clima semiárido de estiagem recorrente fez com quem plantas desse tipo fossem positivamente selecionadas pela natureza e predominassem. São plantas de raízes profundas, que pegam água dos lençóis freáticos e que armazenam água no seu interior. (Você pode cortar um cacto e beber a água dentro dele)

    formação de florestas latifoliadas.

    C não. folhas grandes requerem muito gasto de energia, e pra se dá ao luxo de gastar tanta energia sem morrer, é necessário muita luz e água pro processo de fotossíntese (metabolismo celular das plantas, de onde elas tiram energia para fazer TUDO). É comum na Amazônia, muito próxima ao Equador, logo, muito quente e chuvosa, podendo se dá ao luxo de possuir folhagem grande ou múltipla, sem se preocupar em poupar energia.

    homogeneização da cobertura perenifólia.

    não. essas são plantas que são verdes o ano inteiro, não perdem folhas. novamente, requer muita energia, calor e luz, e é uma realidade na Amazônia e na Mata Atlântica, floresta tropical