SóProvas


ID
1065142
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.

ARISTÓTELES A Política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010

Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como

Alternativas
Comentários
  • Comentar  o gabarito utilizando a letras das respostas? a,b,c,d,é d+!

  • http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/27.html

    "A concepção aristotélica de felicidade estava ligada à ética, ou seja, às boas ações humanas baseadas em regras que nortearão a vida em sociedade. Para Aristóteles, a felicidade não provém de um entretenimento, mas de uma ação, do trabalho e do esforço. A felicidade é assim uma busca e um progresso. Dessa maneira, a felicidade deveria estar ligada à finalidade das ações e condutas humanas."

  • Acho importante ressaltar..

    Ascese (alternativa B): é um processo de santificação pessoal, uma renuncia, um ato religioso...

    e não há nada de religioso no texto, nem de renúncia ou penitencia, para alcance da felicidade de Aristóteles

  • Em seu livro “Ética e Nicomaco", Aristóteles abordou o tema da felicidade humana. Para ele, a felicidade tem relação direta com a atividade prática da razão. Em sua opinião,  a capacidade de pensar é o que há de melhor no ser humano, uma vez que a razão é nosso melhor guia e dirigente natural. Considerando, portanto, o homem um animal racional, a felicidade só poderia se relacionar com o total desenvolvimento dessa capacidade. Assim, ela é o estado de espírito a que aspira o homem por meio de suas ações e condutas, baseadas na razão, na virtude e na prudência.

    Gabarito: C



  • Letra C

    A felicidade de Aristóteles corresponde ao habito continuado da pratica da virtude e da prudência. Por sua própria natureza os homens buscam o bem e a felicidade, mas esta busca so pode ser alcançada pela virtude. A virtude é entendida como excelência. É somente através do nosso caráter que atingimos a excelência.