SóProvas


ID
1065166
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página — não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.

Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. Disponível em: http://td.camara.leg,br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).

No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado

Alternativas
Comentários
  • é so lembrar do aparthaide, que separa brancos e negros.

  • essa foi facil é só lembrar de Nelson Mandela

  • O texto se refere ao fim do “Apartheid” na década de 1990, regime segregacionista sul africano que fora implantado oficialmente na África do sul em 1948 pelo Partido Nacional. Em tal regime, a minoria branca cerceava os direitos dos negros do país.  Entre as medidas segregacionistas estavam a privação da cidadania, saúde, educação e espaços públicos de todos indivíduos que não fossem brancos.

    RESPOSTA LETRA C

  • Letra C

    A democracia na África do Sul, se consolidou com o fim do Apartheid.

    O Apartheid foi uma institucionalização da segregação na África do Sul que so acabou na decada de 1990 com a ascensão do governo de Nelson Mandela.