-
-
Resposta certa letra A
A queda e, consequentemente a morte da árvore acarreta o aumento de animais decompositores próximo a sua queda. Esses animais são em sua maioria animais de respiração aeróbica, que consomem O2 e liberam CO2. Com isso, a concentração de O2próxima ao local da queda tentará ficar menor devido à presença destes animais que estarão se alimentado da planta em decomposição.
-
Muito boa a explicação!
-
Para quem entendeu que haveria perda de O2 mas cogitou a alternativa "E", leia essa parte chave do enunciado: "No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese." Afirma-se que o consumo e a produção de O2, da árvore adulta e em equilíbrio, tendem a se igualar; ou seja, o ambiente não vai ter perda significativa de O2 pela falta de fotossintese, pois a árvore gerava O2 quase que apenas para si mesma. Logo, a diminuição temporária de O2 se dá somente pelos decompositores que ali agem e respiram.
-
Nossa essa eu demorei pra entender, mais no final consegui e acertei!!!
-
É necessário lembrar que são árvores de grande porte, de modo que será necessária a presença de muitos organismos decompositores. Assim, como a maioria são aeróbicos, vão consumir bastante O2 para decompor a grande quantidade de matéria orgânica presente. Logo, a concentração de O2 próximo ao solo irá diminuir temporariamente.
-
Letra A
A grande quantidade de materia orgânica no solo, decorrente da queda das arvores, implica maior atividade de decomposição por parte de microrganismos presentes no solo, que consomem oxigênio nesse processo;