-
A afirmação I foi considerada errada pela banca no gabarito definitivo.
De fato, na grande parte da bibliografia, a eutrofização é apontada como a grande causadora do bloom, sendo omissa quanto à concentração de OD. Entretanto, é possível encontrar pesquisas que indicam que concentrações baixas de OD favorecem a proliferação das cianobactérias.
Exemplos:
"1) O aumento da carga de nutrientes nitrogenados e fosfatados nas águas. As cianobactérias tem no N-Nitrato , N-amonium e P-ortofosfatos os tres elementos limitantes ao seu crescimento. Coincidentemente, estas são as formas principais destes elementos utilizados na agricultura em solos adjacentes aos mananciais. Com o aumento das práticas agrícolas próximas aos mananciais estas contribuições tornam-se decisivas à permanência de florações naqueles corpos d'água inseridos, adjacentes ou próximos a áreas de intensa agricultura.
2) O aumento da carga de matéria orgânica lançada direta ou indiretamente nos mananciais, produz um aumento da quantidade de microorganismos decompositores e outros nos sedimentos que acabam por consumir o oxigênio disponível nas águas. Em meio anaeróbico as formas inorgânicas de N e P predominam e facilitam a assimilação pelas cianobactérias, provocando as suas florações."
Fonte: http://www.cianobacterias.furg.br/index.php/notiicias/78-floracoes-de-algas-nocivas-abril-2002
"Ever since, the frequency and density of blooms increased up to a level that Mangueira bay was included in the list of world’s dead zones (Diaz and Rosenberg, 2008) due to the constant extremely low Dissolved Oxygen concentration (DO) and high eutrophication levels. Those two variables are detrimental to aquatic system biodiversity because they favor algae groups with wider environmental requirements such as cyanobacteria."
Fonte: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/2134/Mapping%20potential%20cyanobacterial%20bloom%20using%20HyperionEO-1%20data%20in%20the%20Patos%20Lagoon%20estuary.pdf?sequence=1
A alternativa II foi considerada correda pela banca. Entretanto a parte "volume relativamente menor de água" é vaga e está fora de contexto. Volume menor em relação a que? Ao mar, se comparar o ecossistema continental com o litorâneo? Bem.. Volumes menores de água em reservatórios ou lagoas implicariam em menor diluição de esgoto e consequênte maior eutrofização e, por fim, aumento das cianobactérias. De qualquer forma, está muito vago como foi colocado no enunciado da questão.
Gabarito C, mas passível de anulação (considerando II errado) ou mudança para B (considerando I correta).
-
Veja bem, Obi-Wan, parece-me que baixa concentração de OD é CONSEQUÊNCIA da proliferação das cianobactérias, e não causa:
" Com o aumento da disponibilidade de nutrientes, temos um aumento considerável no número de algas e cianobactérias. Num primeiro momento, há
mais alimento disponível para os heterótrofos, mas há pouca troca de gases entre o corpo d´água e a atmosfera, ocasionando uma baixa oxigenação da água. A maior quantidade de algas na superfície também diminui a passagem de luz para as plantas enraizadas que realizam fotossíntese, dificultando seu crescimento.
...
Deve-se lembrar que o oxigênio atmosférico demora a se dissolver na água, e o oxigênio liberado como produto da fotossíntese de algas e cianobactérias em geral vai para a atmosfera. Dessa forma, não constituem uma fonte abundante desse gás para os animais aquáticos. São as plantas enraizadas, em geral, as responsáveis pela oxigenação de rios e lagos."
Fonte: http://ecologia.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/des_eutro.htm
-
As florações de cianobactérias causam um amplo impacto social, econômico e ambiental, não apenas por sua biomassa contribuir para problemas estéticos como as "natas" verdes na superfície e o odor desagradável, mas, também, por alterar o sabor da água tratada para abastecimento.
A decomposição das florações de algas leva a desoxigenação, alterando a química da água e afetando a capacidade de sobrevivência de muitos animais aquáticos.
A produção de metabólitos secundários bioativos, com altas propriedades tóxicas, pode afetar, direta ou indiretamente, a saúde de muitos animais, inclusive do homem.
As florações de cianobactérias tóxicas comprometem a disponibilidade hídrica para os usos mais nobres como abastecimento público, dessedentação animal, recreação de contato primário e irrigação de hortaliças.
-
Não vejo erro na afirmação I.
-
Correta: C
Na alternativa I, a redução do OD é geralmente a consequência da eutrofização e não a causa.
-
De fato foi polêmica essa questão.
A oxigenação é consequência da eutrofização, segundo maior parte dos livros e concursos. Isso decorre do aumento da decomposição da biomassa de cianobactérias e outras macrófitas. Contudo, existem, sim, estudos que apontam a redução ou aumento de oxigenação como fatores de controle populacional; sendo que isso depende do gênero estudado.
Apesar de serem organismos fotossintetizantes, também respiram, logo necessitam de oxigênio. Em ambientes quentes e estratificados, o epilímnio apresenta maior temperatura e menor concentração de oxigenio, limitando (pelo equilíbrio luminosidade e oxigênio, assim como a menor massa específica da água) as cianobacterias na região da termoclina. Por outro lado, em outros estudos, somente após a decomposição anaeróbica, liberando massivamente N e P, que permitiu a proliferação de cianobactérias fixadoras de nitrogênio.
-
Volume relativamente menor de água no continente tropical?! Fala isso olhando pro encontro dos rios Amazonas com o Tapajós!!!
-
Qual o erro do Item III ?
https://www.todamateria.com.br/mare-vermelha/