SóProvas



Questões de Ciclos biogeoquímicos


ID
176773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de fermentação, processo
envolvido na produção de diversos produtos de consumo diário
desde tempos muito remotos.

A fermentação é um processo aeróbico que ocasiona modificação dos componentes biológicos do organismo em que esse processo ocorre.

Alternativas
Comentários
  • a fermentacao e um processo anaerobico
  • Fermentação é um processo realizado para a obtenção de energia de forma ANAERÓBICA.

    Podemos citar como processos de fermentação:

    1. fermentação lática, onde as bactérias, denominadas de lactobacilos, produzem ácido lático - produção de iogurte;

    2. fermentação alcóolica, onde a fermentação é realizada por fungos (anaeróbicos facultativos), que produzem no final álcool -  produção de pão e cerveja

    3. fermentação acética, que consiste numa reação química, onde ocorre a oxidação parcial do álcool etílico, obtendo o ácido acético. As bactérias que realizam esse processo são as acetobactérias - produção de vinagre.

  • Fermentação é qualquer processo metabólico que libere energia de um açúcar ou outra molécula orgânica. Não requer oxigênio (mas algumas vezes pode ocorrer na presença dele) ou um sistema transportador de elétrons (cadeia transportadora de elétrons) e usa uma molécula orgânica como aceptor final de elétrons. 

    TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. Ed. Artmed, 8 edição, 2005.

  • A questão ta toda errada, primeiro em falar que a fermentação é aeróbica,segundo pelo o que eu sei a fermentação não ocasiona modificação dos componentes básicos do organismo em que esse processo ocorre, já se fosse dito que modificaria em outros organismos, sim, por exemplo as células musculares produzem ácido lático e isso causa as famosas dores musculares, ou seja, causaria modificação no organismo já que o processo normal em células musculares seria aeróbico e não anaeróbico .se eu falei besteira por favor me corrijam!


ID
191503
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O fator limitante ao desencadeamento das florações de algas em ambientes lênticos é

Alternativas
Comentários
  • Um dos fatores que favorecem a proliferação de algas, gerando uma grande eutrofização em águas lênticas é a presença do fosforo na água. O nitrogênio também é um dos grandes responsáveis por essa eutrofização, porem não nas formas apresentadas nas alternativas, levando a concluir que dentre as opções o principal fator que gera o crescimento dessas algas é o fósforo.
    Alternativa correta (C).
     
  • Ambiente lêntico: ambiente que se refere à água parada, com movimento lento ou estagnado;

    A alternativa é a C, mas pesquisando, encontrei que: "O fator chave da eutrofização é o fósforo.  Quando ocorrem altas concentrações de fósforo, o nitrogênio e o carbono passam a ser nutrientes limitantes."

    Portanto, os limitantes seriam nitrogenio e carbono e o não o fósforo, pois este acelera o processo. 

    Fonte:www.ambiente-augm.ufscar.br/uploads/A1-005.doc

  • Vou salvar essa questão, pra depois, se cair,  eu entro com recurso.

  • O erro nas alternativas A e E foi não considerar o nitrogênio em sua forma molecular.

  • Paula, observando a sua informação eu entendi a questão de outra forma.

    Questão:

    O fator limitante ao desencadeamento das florações de algas em ambientes lênticos é

    A informação que você encontrou diz: "O fator chave da eutrofização é o fósforo. Quando ocorrem altas concentrações de fósforo, o nitrogênio e o carbono passam a ser nutrientes limitantes."

    Dessa forma eu entendi que: O fósforo é o fator limitante da eutrofização, ou seja, para que haja eutrofização eu preciso de fósforo em abundância. Sendo assim o gabarito estaria correto (letra c).

    O nitrogênio e o carbono seriam nutrientes limitantes em um corpo de água que já tivesse altas quantidades de fósforo.

    Espero ter contribuído.


ID
259807
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à água, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.

    A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:

    - 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
    - 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
    - 29,7% aquíferos;
    - 68,9% calotas polares;
    - 0,5% rios e lagos;
    - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

    c e e) 
    A água doce disponível em território brasileiro está irregularmente distribuída: aproximadamente, 72% dos mananciais estão presentes na região amazônica, restando 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país.
  • Segundo a SABESP, cerca de 2,5% da água do planeta é doce e superficial, ou seja, a água disponível equivale a menos de 3% de toda a água do planeta. Já no Brasil, está presente cerca de 12% da água mundial, estando distribuída de forma heterogênea: rios, lagoas e reservas subterrâneas. A região Amazônica é a que detém a maior bacia fluvial do mundo (rio Amazonas é o maior do planeta em volume de água). A porcentagem de água utilizada na agricultura ou irrigação é variável entre as diversas regiões do planeta, mas a média está nos 70%.


    Resposta letra A.


  • A letra C está correta. "O Brasil é um país privilegiado, pois guarda 13% da água doce da Terra, embora distribuída de forma heterogênea: 80% desse volume se encontra na Amazônia, onde a população está menos concentrada." 

    Fonte: http://www.cemig.com.br/pt-br/energia_e_voce/Paginas/a_agua_no_mundo.aspx

    A questão pede a incorreta. RESPOSTA A.

     


ID
259822
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O texto seguinte,

“Fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio, normalmente causado pela descarga de efluentes agrícolas, urbanos ou industriais) num corpo de água”.

refere-se

Alternativas
Comentários
  • Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte e consequente decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e eventualmente a alteração profunda do ecossistema.[1] O excesso de nitratos lixiviados também promove a ocupação por plantas superiores onde estas geralmente não ocorriam e dessa forma também sufocando ambientes anteriormente equilibrados.

  • A descrição do fenômeno causado explicitado no enunciado da questão nos leva a concluir que se trata de um processo de eutrofização, pois com o aumento de nutrientes, principalmente com o aumento de fosforo e nitrogênio, há uma proliferação de algas, impedindo assim a entrada da luz solar, ocasionando a morte de alguns organismos.

ID
324085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O solo é habitado por uma enorme variedade de microrganismos
cuja ação depende, entre outros fatores, de temperatura, arejamento
e condições de umidade, da reação com elementos nutritivos e do
teor desses elementos, e da competição e dos antagonismos que se
estabelecem entre os próprios grupos de microrganismos.
Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

As comunidades de microrganismos que habitam o solo realizam atividades imprescindíveis à manutenção e sobrevivência das comunidades vegetais e animais.

Alternativas
Comentários
  • A manutenção da vida nos solos é importantíssima para sua conservação. O trabalho de seus organismos é muito variado: os canais ou poros feitos pelas minhocas e formigas, por exemplo, propiciam que o ar circule e a água e as raízes das plantas penetrem. Além disso, os micro-organismos, bactérias e fungos, trituram e decompõem a matéria orgânica, tornando seus nutrientes disponíveis para as plantas. Para se ter uma ideia da magnitude da importância dos organismos do solo, basta saber que a disponibilização inicial do principal macro nutriente necessário para os seres vivos - o nitrogênio - é feita por bactérias que o retiram do ar e o repassam às plantas através de sucessivas transformação e reações. Alternativa correta (certo). 
  • claro

     

    são eles que, a partir da matéria orgânica, mineralizam os nutrientes eles sustentam a comunidade produtora, tanto com CO² como com alguns macro/micronutrientes. Exercendo seu nicho eles, indiretamente, ajudam aos consumidores consguintes


ID
324088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As bactérias do gênero Rhizobium, fixadoras de nitrogênio,
vivem dentro das raízes de leguminosas onde formam nódulos.
Essas bactérias absorvem o nitrogênio do ar e com ele sintetizam
substâncias nitrogenadas, também utilizadas pela planta hospedeira.
As leguminosas, em contrapartida, fornecem açúcares e outros
compostos orgânicos às bactérias existentes em seus nódulos.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se
seguem.

As bactérias do gênero Rhizobium convertem o nitrogênio presente na atmosfera diretamente em nitratos.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está incorreto. As bactérias do gênero Rhizobium convertem o nitrogênio atmosférico em amônia, e não diretamente em nitratos.
  • As bactérias do gênero Rhizobium  que vivem no solo, especificamente alcançam o sistema radicular das leguminosas jovens, tecido corticais das raízes, onde se desenvolvem, fixando N2 atmosférico, transformando em sais de nitrogênio que são utilizados pelas plantas (NH4+, NO2, NO3); atuando como adubo, chamado também de inoculante agrícola.
  • Gabarito CERTO, mas há controvérisa, pois quem transforma amônia em nitrato são as nitrossomon

        (Rhizobium ) (Nitrossomonas)

    N2 --> NH3 -->NO2- -->NO3- (nitrobacter)

  • Acredito que o gabarito está errado. Rhizobium converte N atmosférico em amônia!

  • Resposta cespe: certo

    Resposta verdadeira: errado

     

    Como os colegas falaram e apenas complementando, transforma o nitrogênio atmosférico (N2) em amônia (NH3), pela seguinte reação simplificada:

    N2 + 3H2 ==> 2NH3 ou 

    N2 + 16 ATP + 8 e- + 8H+ ==> 2 NH3 + H2 + 16 ADP + 16 Pi.

  • A partir do livro Introdução a Engenharia Ambiental percebi que realmente a afirmação está correta:

    "O nitrogênio fixado é rapidamente dissolvido na água do solo e fica disponível para as plantas na forma de nitrato." E, como sabemos, as bactérias do gênero Rhizobium são fixadoras de nitrogênio.

    Então ele fala: "Essas plantas transformam os nitratos em grandes moléculas que contém nitrogênio e outras moléculas orgânicas nitrogenadas, necessárias à vida. Inicia-se, então, o processo de amonificação."

  • As bactérias do gênero Rhizobium são responsáveis somente pela fixação (N2 -> NH3 ou NH4+ aq), já a fase de nitrificação, nitrosação (NH3 -> NO2) + nitratação (NO2 -> NO3), é realizada por outro grupo.


ID
324091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As bactérias do gênero Rhizobium, fixadoras de nitrogênio,
vivem dentro das raízes de leguminosas onde formam nódulos.
Essas bactérias absorvem o nitrogênio do ar e com ele sintetizam
substâncias nitrogenadas, também utilizadas pela planta hospedeira.
As leguminosas, em contrapartida, fornecem açúcares e outros
compostos orgânicos às bactérias existentes em seus nódulos.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se
seguem.

O texto refere relação de parasitismo entre as bactérias do gênero Rhizobium e vegetais da família das leguminosas.

Alternativas
Comentários
  • A interação interespecifica em questão é a Simbiose ou mutualismo
  • O parasitismo é um fenômeno pelo qual uma planta ou animal sobrevive retirando nutrientes de outro ser. Estabelece-se nesta relação uma forte dependência, onde um lado é beneficiado (parasita) e o outro prejudicado (hospedeiro). Muitas vezes, o animal ou planta que sofre a ação do parasita, pode chegar a morte. No caso apresentado, da bactéria do gênero Rhizobium, apresenta uma relação de simbiose / mutualismo, onde há uma interação ecológica interespecífica harmônica obrigatória na qual há vantagens recíprocas para as espécies que se relacionam. Alternativa correta (errado).
  • O parasitismo é um fenômeno pelo qual uma planta ou animal sobrevive retirando nutrientes de outro ser.

    Estabelece-se nesta relação uma forte dependência, onde um lado é beneficiado (parasita) e o outro prejudicado (hospedeiro).

    Muitas vezes, o animal ou planta que sofre a ação do parasita, pode chegar a morte.

    No caso apresentado, da bactéria do gênero Rhizobium, apresenta uma relação de simbiose / mutualismo, onde há uma interação ecológica interespecífica harmônica obrigatória na qual há vantagens recíprocas para as espécies que se relacionam.

     Alternativa correta (errado).


ID
324115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a meteorologia e climatologia, julgue os itens que se
seguem.

O efeito estufa é um processo natural que decorre da propriedade que alguns gases presentes na atmosfera têm de absorver a radiação do sol e emiti-la em forma de calor para a superfície terrestre.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos. 

    efeito estufa
  • Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a continuidade da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra fique com uma temperatura muito baixa, pois com isso não teríamos tantas variedades de vida. Entretanto, ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono. O dióxido de carbono é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.
  • A questão fala na propriedade dos gases de transformar a radiação solar em calor e transmiti-la à Terra. O correto a meu ver seria apenas a propriedade de refletir o calor transmitido pela Terra, de volta para ela.

  • Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a continuidade da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra fique com uma temperatura muito baixa, pois com isso não teríamos tantas variedades de vida. Entretanto, ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono. O dióxido de carbono é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.

  • A questão está correta pois a liberação de gases como o CO2, por exemplo, é um processo natural que advém da respiração animal. O problema com a queima de combustíveis fósseis é que ela resulta na liberação de grandes quantidades e isso intensifica o efeito estufa.


ID
332998
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Igarapé-Miri - PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O lançamento de esgotos em corpos d’água pode causar o crescimento excessivo de plantas aquáticas, em níveis tais que sejam consideradas como causadores de interferências com os usos desejáveis do corpo d’água, fenômeno conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Por conta do excesso de nitrogênio e fósforo disponível no meio aquático, as cianobactérias proliferam-se de maneira crescente, chamado também de "Boom" desse gênero e outros que produzem toxinas aos peixes, outras algas, animais silvestres e até mesmo ao ser humano que entrar em contato com essa água. Para complementar, a eutrofização também pode ser ocasionada por excesso de produtos agrícolas(fertilizantes, por exemplo), lançados nos corpos hídricos.
  • O lançamento de esgotos nos corpos d´água promovem um aumento das concentrações de nitrogênio e fósforo, principalmente e esse incremento dos nutrientes na água colabora para o crescimento das algas na água. Com esse bloom, esse crescimento desordenado faz com que o oxigênio dissolvido na água diminua, prejudicando assim seu uso e levando muitos organismos vegetais e animais a morte. O processo é chamado de eutrofização. 

    Alternativa correta: B

ID
476461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma professora, ao levar seus estudantes para uma visita
orientada ao jardim zoológico, mostrou o lago de água doce onde
estavam as capivaras. Pediu, inicialmente, que os alunos
observassem o ambiente, o lago, a vegetação na beira do lago, e,
posteriormente, que observassem uma capivara que se avistava a
distância. Os alunos observaram uma vegetação lenhosa
mergulhada na água junto às margens, além de água esverdeada
em algumas partes do lago.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A água do ambiente descrito apresenta grande renovação de oxigênio, quando comparada com a água dos rios.

Alternativas
Comentários
  • pelas condições descritas do lago do zoológico, a água esverdeada nas margens pode ser uma região de eutrofia e ali há muita produção de matéria orgânica (DBO)

     

    outro fator, que é de maior peso, é que o ambiente lêntico possui pouca aeração, porque não possui quedas ou regiões de intensa mistura

    PS.: quando vcs forem pescar, não fique achando que os peixes maiores estarão no fundão, no fundão não tem O² =)


ID
476479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Amazônia costuma estar muito bem retratada nos livros didáticos. Considerando sua importância e a publicidade alcançada nos meios de comunicação que, por sua vez, acarreta debate a seu respeito em sala de aula, julgue os itens subseqüentes.

A ciclagem de nutrientes na serrapilheira da floresta ocorre com a participação ativa de integrantes dos reinos Fungi e Monera, não havendo contribuição de membros do reino Animalia.

Alternativas
Comentários
  • Gab. ERRADO

     

    A fauna do solo, particularmente a macrofauna, exerce um papel fundamental na fragmentação dos resíduos vegetais e na regulação indireta dos processos biológicos do solo, estabelecendo interações em diferentes níveis com os microrganismos (SWIFT et al., 1979). Em poucos casos, essas simbioses são do tipo mutualista, sendo mais freqüentes as simbioses acidentais, onde os microrganismos são ingeridos junto com o solo ou serapilheira e encontram no tubo digestivo e/ou nas fezes um hábitat favorável. O efeito dos animais sobre os microrganismos podem tanto ser estimuladores quanto inibidores (THEENHAUS; SCHEU, 1996). É esse balanço que promove uma regulação dos processos de decomposição e conseqüentemente da liberação de nutrientes.

     

    Os invertebrados do solo, por sua vez, possuem uma capacidade enzimática limitada, restringindo-se à digestão de proteínas, lipídios e glicídios simples. Como outras classes, a fauna de solo não é capaz de produzir enzimas que degradem compostos como a celulose ou a lignina. No entanto, as associações da fauna com microrganismos, tanto decorrentes da ingestão simultânea com o alimento, ou de simbioses mutualísticas, promovem um sinergismo no sistema de decomposição. Se, por um lado, os microrganismos, ao serem transportados pelos invertebrados do solo, obtêm uma maior dispersão no ambiente, os invertebrados do solo, ao utilizarem as enzimas produzidas pelos microrganismos, ampliam a gama de substratos energéticos a serem explorados. Além de atuarem como reguladores da atividade microbiana, os invertebrados do solo agem como fragmentadores do material vegetal e engenheiros do ecossistema, modificando-o estruturalmente (LAVELLE, 1997). De acordo com Lavelle et al.(1992), a interação da fauna de solo com microrganismos e plantas é capaz de modificar funcional e estruturalmente o sistema de solo, exercendo uma regulação sobre os processos de decomposição e ciclagem de nutrientes

     

    FONTE: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/biotacap4ID-QOAsuHeSsM.pdf

  • Serrapilheira grande presença de compostos orgânicossss....


ID
516637
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ingredientes que compõem uma gotícula de nuvem são o vapor de água e um núcleo de condensação de nuvens (NCN). Em torno desse núcleo, que consiste em uma minúscula partícula em suspensão no ar, o vapor de água se condensa, formando uma gotícula microscópica, que, devido a uma série de processos físicos, cresce até precipitar-se como chuva.
Na floresta Amazônica, a principal fonte natural de NCN é a própria vegetação. As chuvas de nuvens baixas, na estação chuvosa, devolvem os NCNs, aerossóis, à superfície, praticamente no mesmo lugar em que foram gerados pela floresta. As nuvens altas são carregadas por ventos mais intensos, de altitude, e viajam centenas de quilômetros de seu local de origem, exportando as partículas contidas no interior das gotas de chuva. Na Amazônia, cuja taxa de precipitação é uma das mais altas do mundo, o ciclo de evaporação e precipitação natural é altamente eficiente.
Com a chegada, em larga escala, dos seres humanos à Amazônia, ao longo dos últimos 30 anos, parte dos ciclos naturais está sendo alterada. As emissões de poluentes atmosféricos pelas queimadas, na época da seca, modificam as características físicas e químicas da atmosfera amazônica, provocando o seu aquecimento, com modificação do perfil natural da variação da temperatura com a altura, o que torna mais difícil a formação de nuvens.

Paulo Artaxo et al. O mecanismo da floresta para fazer chover. In: Scientific American Brasil, ano 1, n.º 11, abr./2003, p. 38-45 (com adaptações).

Na Amazônia, o ciclo hidrológico depende fundamentalmente

Alternativas
Comentários
  • Como fica explicitado no texto fornecido, a formação e nuvens e o ciclo de chuvas na região amazônica tem um equilíbrio delicado. A floresta devolve à atmosfera os NCN, e vapor de água, que contribuem para a formação de novas nuvens. Nas nuvens baixas, tais NCNs são devolvidos à superfície praticamente no mesmo local em que foram gerados. Já em nuvens de grande altitude, eles podem viajar quilômetros de distância. Logo, o ciclo da água depende diretamente da evaporação e transpiração das plantas além da liberação de aerossóis que irão atuar como NCNs. Letra B correta.
  • O ciclo hidrológico depende fundamentalmente da evaporação, da transpiração e da liberação de aerossóis que atuam como concentrações de Núcleos de Condensação de Nuvens (NCNs)

  • Questão de interpretação. Note que ( Aerossóis está entre vírgulas).

  • LETRA B A RESPOSTA A ESSA QUESTAO

  • Evaporação e transpiração são principais para o ciclo hidrológico independente da floresta.

  • Evapotranspiração das plantas da Floresta Amazônica.

    PS.: as "nuvens altas" citadas no texto formarão os "rios voadores", que trazem precipitações para as regiões Sul e Sudeste do território brasileiro.

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade : Fácil


ID
517789
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os oceanos absorvem aproximadamente um terço das emissões de CO2 procedentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas. O CO2 combina-se com as águas dos oceanos, provocando uma alteração importante em suas propriedades. Pesquisas com vários organismos marinhos revelam que essa alteração nos oceanos afeta uma série de processos biológicos necessários para o desenvolvimento e a sobrevivência de várias espécies da vida marinha.

A alteração a que se refere o texto diz respeito ao aumento.

Alternativas
Comentários
  • CO2 + H2O ----> HCO3 (ácido carbônico)  

  • resposta letra A

    ACIDO CARBONICO

  • Letra A

    A acidificação oceânica é a designação dada à diminuição do PH nos oceanos, significando aumento da acidez, causada pelo aumento do gás carbônico atmosférico, que se dissolve na água alterando o seu equilíbrio químico.

  • O CO2 (gás carbônico) é um oxiácido, quando ele entra em contato com rios/lagos aumenta a acidez do meio (diminuição do pH)


ID
521557
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado seqüestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle

Alternativas
Comentários
  • De acordo com dados fornecidos pelo enunciado da questão, as florestas tropicais úmidas, como por exemplo, a Floresta Amazônica, são responsáveis pelo sequestro de até 300 milhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano. Dessa forma essas áreas verdes tem papel fundamental no controle do efeito estufa uma vez que absorve enormes quantidades de carbono (gás estufa) da atmosfera, contribuindo, assim para a redução dos efeitos desse fenômeno. Letra D correta.
  • Bem que o enem poderia volar a fazer questoes assim rs mas fica dificil a cada ano

  • Comentário da professora:

    De acordo com dados fornecidos pelo enunciado da questão, as florestas tropicais úmidas, como por exemplo, a Floresta Amazônica, são responsáveis pelo sequestro de até 300 milhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano. Dessa forma essas áreas verdes tem papel fundamental no controle do efeito estufa uma vez que absorve enormes quantidades de carbono (gás estufa) da atmosfera, contribuindo, assim para a redução dos efeitos desse fenômeno. Letra D correta.

  • Galera, pq não pode ser C?

  • Juliana, o erro está ao dizer que o dióxido de carbono está contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos. A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano. Portanto, eles fazem parte do grupo funcional dos haletos orgânicos.

    O Co2 é inorgânico.


ID
522253
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

Alternativas
Comentários
  • A utilização de óleo diesel, gasolina, carvão mineral e gás natural como fonte de produção de energia é promovida a partir da queima desses compostos, o que contribui diretamente com os gases causadores do fenômeno do efeito estufa. Portanto, a única fonte que não necessidade de queima como produtora de energia é o vento (Opção E), sendo dessa maneira, a fonte mais recomendável para a diminuição dos gases contribuintes do aquecimento global.
  • A maior porcentagem da energia produzida e utilizada pelo ser humano hoje provêm da queima de combustíveis fósseis.  Entretanto, sabe-se que esse processo causa poluição atmosférica à medida que libera gases que intensificam o efeito estufa, causando o tão falado “aquecimento global”. O óleo diesel, gasolina, carvão mineral e gás natural estão entre eles. Pensando na diminuição da emissão de tais gases na atmosfera a fonte mais recomendada seria o vento, energia eólica, que não liberaria poluentes. Letra E correta.
  • Energia eólica (vento) é considerada uma fonte de energia limpa. Todas as outras opções são provenientes de combustíveis fósseis, liberando CO2 na atmosfera, aumentando o aquecimento global.

  • Há pessoas que erram. RSRSRSRSR

  • Uma questão fácil dessas nunca mais cai no Enem!!

  • Essas provas do ENEM antigas são muito estranhas...

  • 13% das pessoas erraram... Galera, imagino que marcaram gás pelo nome "gás natural".

    O gás natural é um combustível fóssil encontrado em bacias sedimentares marinhas e terrestres associado ou não, ao petróleo. É composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves, com predominância de metano, e permanece em estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão do ambiente.

    Esse gás pode passar por tratamentos termodinâmicos para ser tornar líquido e assim é chamado de gás natural liquefeito (GNL), sendo mais facilmente transportado. É uma das fontes de energia mais importantes do mundo, atrás apenas do petróleo e do carvão.

  • Se toda prova de natureza fosse assim kkkk


ID
560134
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O gás oxigênio é fundamental para a respiração da maioria dos seres no planeta. Os peixes, por exemplo, utilizam o oxigênio que

Alternativas
Comentários
  •             Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. A respiração dos peixes é muito diferente da respiração dos outros animais. Os peixes, através da pressão negativa, faz com que a água entre na boca, passe pelas guelras (brânquias, como são conhecidas), onde o oxigênio que está dissolvido na água é absorvido. Alternativa correta (B).
     
  • Através das brânquias os peixinhos absorvem o oxigênio dissolvido na água.Gabarito B


ID
560899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A camada de ozônio é a responsável pela filtração dos Raios ultravioletas que chegam ao planeta Terra. Não fosse o ozônio, o ciclo ao qual ele pertence provavelmente seria ignorado. Nesse caso, o vilão mais famoso é o CFC.
O ozônio pertence ao ciclo biogeoquímico do

Alternativas
Comentários
  • Item A
    "Parte do Oxigênio da estratosfera, pela ação do raio ultravioleta, é transformada em Ozônio(O3)."

  • O ciclo do oxigênio depende do equilíbrio entre fotossíntese e respiração. Não fosse a questão do ozônio (nosso filtro solar natural), esse ciclo provavelmente seria ignorado. Nesse caso, o vilão mais famoso é o CFC, que nas altas camadas da atmosfera (onde está o ozônio) se quebra em Cl+CF. O cloro (Cl) combina-se com o ozônio (O3) e forma O2+ClO.

    Fonte: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/quatro-ciclos-biogeoquimicos-sao-os-mais-importantes.htm


ID
561469
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do ciclo do nitrogênio, considere as afirmativas abaixo.

I - A amonificação envolve a hidrólise para a decomposição das proteínas em aminoácidos.

II - Na nitrificação, a amônia passa para nitrato e depois para nitrito, através da ação de Pseudomonas denitrificans.

III - O aumento de N disponível pela denitrificação é contrabalançado pela fixação, através de Nistrosomonas.

IV - A denitrificação pode ser uma das causas da baixa disponibilidade de N em sistemas marinhos.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    I - A amonificação envolve a hidrólise para a decomposição das proteínas em aminoácidos. (CERTO).

    II - Na nitrificação, a amônia passa para nitrato e depois para nitrito, através da ação de Pseudomonas denitrificans. (ERRADO) Bactérias Nitrificantes: Transforma no NH3 obtido pela decomposição dos cadáveres em NO3, ou seja, transformam a amônia em nitritos e posteriormente em nitratos

    Já a desnitrificação é o fenômeno de transformação de nitratos e outras substâncias em gás nitrogênio (N2) pela ação de bactérias desnitrificantes. No solo, além das bactérias de nitrificação existem outros tipos, como as Pseudomonas denitrificans. Na ausência de oxigênio atmosférico, essas bactérias usam o nitrato para oxidar compostos orgânicos (respiração anaeróbia).

    III - O aumento de N disponível pela denitrificação é contrabalançado pela fixação, através de Nistrosomonas. (ERRADO).

    Bactérias Nitrificantes

    Também chamadas de nitrobactérias, esses microorganismos estão presentes no solo e utilizam energia gerada da decomposição de compostos nitrogenados. Sua importância na ecologia está ligada ao ciclo do nitrogênio, deixando-o disponível para absorção vegetal para síntese de compostos nitrogenados como aminoácidos e bases nitrogenadas.

    O aumento da disponibilidade de nitrogênio no solo é possível através da ação de dois gêneros de bactérias: Nitrosomonas e Nitrobacter.

    OBS: A fixação do nitrogênio é realizada por Rhizhobium.

    IV - A denitrificação pode ser uma das causas da baixa disponibilidade de N em sistemas marinhos. (CERTO).

    Fontes:

    https://querobolsa.com.br/enem/biologia/quimiossintese

    https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/nitrificacao-desnitrificacao.htm


ID
682804
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para uma dieta rica em nitrogênio, é recomendado o consumo de certos alimentos, como o feijão e a soja. Isso, porque organismos ............................. vivem em uma relação de ....................... com essas plantas e promovem a ......................., fenômeno que consiste na .................................. no solo.

Nesse texto, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que o ser humano não é capaz de fixar nitrogênio do ar, a sua obtenção é feita através da dieta. O nitrogênio faz parte da estrutura do DNA e proteínas. Alimentos como feijão e soja são ricos em nitrogênio. Nas raízes de leguminosas, principalmente, está presente organismos quimiossintetizantes (bactérias), ou seja, aqueles que convertem o nitrogênio do ar em compostos nitrogenados no solo. Dessa relação mutualística com os vegetais, estes últimos se beneficiam da nitrificação, ou fixação do nitrogênio, fenômeno que consiste na formação de nitratos no solo. Em contrapartida, as bactérias se beneficiam dos produtos da fotossíntese realizada pelas plantas.


    Letra A correta.



ID
682810
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto dizer:

Alternativas
Comentários
  • A camada de ozônio, formada pelo gás ozônio (O3) protege a Terra da radiação solar de efeitos nocivos (raios UV). Essa camada absorve, então, os raios ultravioletas, minimizando os danos que eles podem causar aos animais e vegetais, como por exemplo câncer de pele, catarata e alterações do funcionamento celular. Algumas regiões dessa camada são comprometidas, ficando menos espessa pela ação de gases CFCs, muito utilizados no final do século XX como refrigeradores e gás propulsor de aerossóis. Com o aumento do buraco na camada de ozônio, o efeito estufa (fenômeno natural de manutenção da temperatura terrestre) é também agravado, afinal os gases que comprometem a camada de ozônio também intensificam o efeito estufa (porém em menor grau).



    Letra A correta.



ID
688246
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A energia é essencial para o desenvolvimento social e econômico do mundo. No entanto, sua produção e consumo provocam danos ambientais consideráveis. O uso crescente de combustíveis fósseis é apontado como a principal causa do aumento nas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera e do cada vez mais evidente aquecimento global, mas outras formas de geração de energia também contribuem para esse problema. Entre elas estão as usinas hidrelétricas. A noção de que as hidrelétricas – responsáveis, no Brasil, por 77% da eletricidade produzida – fornecem uma energia “limpa” vem sendo revista. (Ciência Hoje, vol. 41, 2008).

A principal contribuição das usinas hidrelétricas na produção e emissão de gases estufa é

Alternativas
Comentários
  • Através de estudos recentes, a ideia de que as usinas hidrelétricas são fonte de energia limpa e não contribuem para a intensificação do efeito estufa está sendo desconsiderada. A construção de uma usina causa grandes impactos ambientais pelo fato de ser necessário alagar uma extensa área, geralmente com cobertura vegetal. Ao alagar uma grande área verde, promove-se a decomposição da matéria orgânica submersa, o que produz e libera para a atmosfera grandes quantidades de gases estufa, como o metano e gás carbônico.

    Letra A correta.



ID
691471
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito da erosão do solo.

Alternativas

ID
716209
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A qualidade da água disponível tem sido uma preocupação constante por parte de diferentes setores da sociedade, uma vez que todos os organismos vivos dependem desse recurso para sobreviver. Assim, a poluição é um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de ampla discussão no que diz respeito à existência da vida no planeta. Com relação à poluição das águas, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
716221
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Frequentemente a mídia divulga a mortalidade de peixes em várias lagoas de Fortaleza, fenômeno relacionado a desequilíbrios ambientais que podem levar à eutrofização de reservatórios existentes na cidade. A sequência que melhor explica a eutrofização dos lagos e lagoas é:

Alternativas

ID
774742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das muitas atribuições do corpo de bombeiros tem sido o
combate a incêndios na vegetação nativa. No planalto central
brasileiro, em vista do período de seca sazonal, os incêndios são
preocupação constante devido ao potencial de resultar em
degradação do bioma dessa região. A respeito desse tema e do
bioma em questão, julgue os itens de 61 a 68.

Durante os incêndios, o ciclo do carbono é movimentado pela liberação desse elemento do estoque de biomassa para a atmosfera.

Alternativas
Comentários
  •  O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros o carbono será devolvido à atmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.
  • As árvores, em sua composição, estrutura, atem os átomos de carbono como fundamentais. Com relação às queimadas, todo esse carbono é desprendido e devolvido à atmosfera em forma de C02. Na fotossíntese as plantas utilizam esse composto como fonte de energia junto à luz solar para sintetizar seu alimento. O desmatamento impede com que mais C02 seja degradado pela flora e logo entrar no ciclo do carbono

    http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2011/01/O-Ciclo-do-Carbono-2.jpg





  • Durante os incêndios, que são comuns no Cerrado, a queima libera para a atmosfera, grande parte ou a totalidade da biomassa vegetal sob a forma de gás carbônico (CO2). Esse gás disponível na atmosfera pode voltar a ser fixado por outros vegetais através da fotossíntese. Por isso o ciclo do carbono é movimentado com o alto aporte do gás nessas regiões. Questão correta.


  • CICLO DO CARBONO

    --> A fotossintese capta o carbono CO2 do ar: (EX: Plantas, Banctérias,Algas e Etc.) diante disso os consumidores e eventualmente os decompositores iram obter carbono CO2 nos Alimentos.

    --> A Respiração é a forma de devoluçõa do CO2  (Combustão também liver CO2)

  • As queimadas emitem dióxido de carbono


ID
793063
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As bactérias do gênero Rhizobium associam-se às raízes de algumas plantas. Tais organismos vivem normalmente no solo, onde alcançam o sistema radicular de leguminosas jovens e penetram, através dos pelos absorventes, instalando-se finalmente nos tecidos corticais das raízes.

Essas bactérias têm grande importância na natureza, pois

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Existe uma relação de simbiose entre os rizóbios (Rhizobium) e as leguminosas. Essas bactérias fixam o nitrogênio atmosférico e convertem em sais nitrogenados para as plantas e as plantas fornecem carboidratos para as bactérias.


ID
799246
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior é a temperatura das águas oceânicas, menor é a dissolução do gás carbônico nesse ambiente. Sendo assim, menores quantidades do gás estarão disponíveis para o consumo do fitoplâncton. Dessa forma, as taxas fotossintéticas serão menores, acarretando em um aumento do efeito estufa global, uma vez que a taxa de fixação do carbono será diminuída. 

    Letra A correta.
  • Nos oceanos o fitoplâncton é um dos responsáveis pela fotossintese e se ele consome uma menor quantidade de co2 consequentemente as taxas de co2 serão maiores


ID
819559
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apesar de maior parte da água de nosso planeta estar disposta nos oceanos, a quantidade de água em trânsito representa apenas 0,08% do total, mas é essa percentagem que supre as necessidades para a sobrevivência dos organismos. Sobre o ciclo hidrológico, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (B) é a resposta.
  • Comentario da banca:

    enunciado da questão deixa claro que o ciclo hidrológico abordado é o do planeta pela seguinte introdução: “Apesar de maior parte da água de nosso planeta estar disposta nos oceanos, a quantidade de água em trânsito representando 0,08% do total, mas é essa percentagem que supre as necessidades para a sobrevivência dos organismos”. Além disso, em nenhum momento, nenhuma alternativa ou o próprio
    enunciado explicita que a biota não interfere no ciclo geológico, mas que o ciclo geológico existiu antes, durante e existirá depois da presença de seres vivos em nosso planeta. (Fundamentos em Ecologia, Begon – 3ªed –Pg 427-428 - 2010).
  • Apesar das denominações que temos sobre a água, como água superficial, subterrânea e atmosférica, doce ou salgada, é importante lembrar que a água é uma só e está sempre mudando de condição. No ciclo hidrológico, a biota não participa ativamente, podendo acontecer sem a presença de organismos. O aquecimento global não afeta diretamente o ciclo da água. Alternativa correta (B).
     
     
  • Biota é o conjunto de seres vivos de um ecossistema (fauna, flora, fungos e outros organismos). 



ID
899779
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O etanol é considerado um biocombustível promissor, pois, sob o ponto de vista do balanço de carbono, possui uma taxa de emissão praticamente igual a zero. Entretanto, esse não é o único ciclo biogeoquímico associado à produção de etanol. O plantio da cana- de-açúcar, matéria-prima para a produção de etanol, envolve a adição de macronutrientes como enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio, principais elementos envolvidos no crescimento de um vegetal.
Revista Química Nova na Escola. no 28, 2008.

O nitrogênio incorporado ao solo, como consequência da atividade descrita anteriormente, é transformado em nitrogênio ativo e afetará o meio ambiente, causando

Alternativas
Comentários
  • questão de química , marcada como questão de física 


  • No caso descrito no enunciado, a adição de macronutrientes aumenta a quantidade de nitrogênio no solo na forma de sais solúveis. Tais sais contém íons amônio (NH4) e nitrato (NO3). Os íons podem causar a contaminação de rios e lagos, devido a redução do gás oxigênio dissolvido e o consequente aumento de matéria orgânica.

    Resposta: C


  • questão de biologia mesmo, só lembrar o processo de fixação do nitrogênio, o que tem de química aí são só os tais 'ions', se n souber oq é ion fica difícil tbm kkk

  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!! olhou a questão e bateu o desespero?

    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não...

    A gente mata no peito e chuta pro gol...
     

    O nitrato e amônia, são compostos tóxicos para os animais de ambientes aquáticos por serem solúveis em água. Ao utilizarmos esses nutrientes para o crescimento da cana-de-açucar, essas substâncias podem ser levadas pelos lençóis freáticos e prejudicar a vida na região.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé:

     

    A contaminação de rios e lagos devido à alta solubilidade de íons como NO3 - e NH4+ em água.

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

  • "a contaminação de rios e lagos devido à alta solubilidade de íons como NO3 - e NH4+ em água."

    Eu pensei assim: A,B e E nao fazem sentido. A Amônia é básica e muito solúvel em agua pq tem ligação de hidrogênio (H com FON) e o NO3 - também, quando reage com a água vira HNO3 (acido nítrico)

  • Elielson Félix

    jubialuno identificado

  • Todo ion é polar logo tem muita solubilidade em água.

    Um ion reagindo com água forma uma ligação do tipo ion-dipolo a mais forte que tem.

    Além disso o excesso desse ion no solo iria ser levado a rios pelo lançou freatico ou arrastados pela chuva .

    Se observarmos o nitrato é utilizado por animais fotosintetizantes como plantas e algas ( fictoplâncto importante aqui )

    Ao absorver muito nitrato se reproduzem e crescem muito, causa eutrofização e uma série de outros processos .

  • O nitrato ao ser ingerido por exemplo por seres humanos pode ser reagido com o suco gástrico no estômago,mediante reações de oxirredução que passa de nitrato a nitrito ,este é bastante reativo com as aminas que constitui o DNA,por conseguinte poderá ocasionar mutações e um possível caso de neoplasia.

  • Letra D

    Existem substancias toxicas que sao usadas no crescimento da cana-de-açúcar. Essas substancias sao levadas pelo lençol freático, prejudicando espécies animais - prejudicando a vida.

  • Gabarito C

    Nitrogênio Ativo: modifica propriedades físicas do ambiente ou da biota. Provoca problemas ambientais em água como íons NO3- e NH4+ ou em forma de gases NO, NO2, N2O e NH3.

  • Os íons podem causar a contaminação de rios e lagos, devido a redução do gás oxigênio dissolvido e o consequente aumento de matéria orgânica.


ID
949549
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O texto “O vôo das Folhas” traz uma visão dos índios Ticunas para um fenômeno usualmente observado na natureza:

O vôo das Folhas
Como vento
as folhas se movimentam.
E quando caem  no chão
ficam  paradas em silêncio.
Assim  se  forma  o  ngaura.  O  ngaura  cobre  o  chão  da
floresta, enriquece a  terra e alimenta as árvores.]
As folhas velhas morrem  para ajudar o crescimento das
folhas novas.]
Dentro do ngaura vivem  aranhas,  formigas,  escorpiões,
centopeias,  minhocas,  cogumelos  e  vários  tipos  de
outros seres muito pequenos.]
As folhas também caem nos  lagos, nos igarapés e igapós.
A  natureza segundo os  Ticunas/Livro das Árvores.
Organização Geral dos Professores Bilíngües Ticunas, 2000.


Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo

Alternativas
Comentários
  • Na descrição do ngaura no poema indígena, fica clara sua importância no processo de ciclagem de nutrientes na natureza. O poema enfatiza o processo de transformação das folhas no chão da floresta e como isso enriquece o solo, folhas velhas que morrem e contribuem para o crescimento de folhas novas. Como se trata de matéria orgânica, o elemento amplamente envolvido é o carbono, sendo evidente, então, que o ngaura seja um produto do ciclo do carbono. Letra D correta. 
  • Os organismos quando morrem, sofrem o processo de decomposição pelos agentes decompositores, que são os responsáveis pelo fim da cadeia alimentar. Mas também são responsáveis pelo processo de reciclagem dos compostos orgânicos dentre os quais encontra-se o carbono, essencial para a geração de nova biomassa.

    LETRA D

  • O dióxido de carbono consiste numa substância fundamental para os seres vivos. Os vegetais utilizam esse gás para a realização da fotossíntese, processo pelo qual moléculas orgânicas são produzidas a partir da energia solar. No processo de respiração celular, o dióxido de carbono é produzido a partir da reação de oxigênio com a glicose e liberado por meio da expiração para a atmosfera. A degradação da matéria orgânica realizada por microrganismos decompositores também produz dióxido de carbono. Tais processos são partes fundamentais do ciclo do carbono.

     

    O ciclo do carbono se constitui pela absorção do gás carbônico pelos vegetais no processo de fotossíntese. Metade deste carbono absorvido é liberado para a atmosfera e a outra metade o vegetal utiliza para produzir açúcares (glicoses). Ao ingerir as plantas, os animais ingerem juntamente o carbono para seu organismo, sendo liberado através da respiração ou de sua decomposição.

  • A ''ngaura'' é o humus :) que é o resto da decomposição de animais e plantas, utilizado como moradia por muitas minhocas, como diz o texto, em área de floresta, o humus cobre o solo. Humus tem papel importante na decomposição  dos consumidores, presente no ciclo do carbono.

  • O que matou a questão " alimentam as arvores" ou seja, elas captam gás carbônico e transformam em oxigênio.

  • C R A C K

  • Quem errou assim como eu é porque não estudou DECOMPOSIÇÃO

    Nela ocorre consumo de O2 e liberação de CO2 além de alguns caso liberar metano

    Quando as folhas caem elas vão sofrer decomposição e o Carbono volta para atmosfera na forma de CO2

  • Letra D

    As folhas se decompõe.

    A decomposição da materia orgânica morta, esta relacionada ao ciclo do carbono.

  • [E] é a mais correta

    Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo do nitrogênio, já que na decomposição há a liberação do metano (nitrogênio) e carbono.

    Embora o gabarito oficial seja a alternativa [D], à época do exame esta questão foi criticada pelo fato de permitir que o aluno opte pelo ciclo do nitrogênio, carbono ou fosfato. Como a imagem diz aqui no prnt

    https://prnt.sc/vf8mb1

  • Letra D

    A questão faz referência ao Ciclo do Carbono, através da decomposição da matéria orgânica morta. No entanto, a interpretação do texto é ambígua, abrindo espaço também para o Ciclo do Nitrogênio, Letra E.

  • Eu discordo do questionamento de alguns colegas sobre o gabarito. É óbvio que, no limite, o "ngaura" impacta em todos os ciclos. Isso porque tudo está interligado: a divisão entre os ciclos biogeoquímicos é meramente didática. Alguém poderia argumentar, não sem razão, que a decomposição das folhas gera íons fosfato; logo, o gabarito deveria ser (C), fósforo. Por que a insistência com o nitrogênio quando o fósforo segue a mesma lógica? E por que a resposta não poderia ser (A), visto que "As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós" ?

    É simples: o cerne do texto é o processo cíclico da vida, no qual a decomposição é apenas uma parte. Gente, vida é carbono. Metabolismo é carbono. A química orgânica é a química do carbono. Ademais, a decomposição também está relacionada ao carbono, ué. Sobretudo o carbono: os decompositores buscam moléculas orgânicas (carbono) para oxidar e garantir a energia da sua sobrevivência. Nessa dinâmica, o nitrogênio é apenas "acessório", e não uma finalidade (p. ex., íons nitratos são receptores de elétrons em alguns tipos de respiração anaeróbia).

    Enfim, fica claro que o texto fala primordialmente de carbono, e não de outros elementos químicos.

    Gabarito : (D)

  • https://youtu.be/yfRiCoH1b4s

  • PQ NÃO SERIA O N?

    Pq p o N não desce e alimentas as árvores diretamente. somente o Carbono faz isso(através da fotossíntese) e ñ o N.

  • Sinceramente , por esse texto identificar que é ciclo do carbono vc tem que fazer uma viagem profunda kkk Jesus

ID
949567
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

Alternativas
Comentários
  • A eutrofização de rios e lagoas vem sendo um problema cada vez maior à medida que se tem o crescimento urbano. O despejo de esgoto sem tratamento em cursos d’água gera o enriquecimento da mesma por nutrientes que serão utilizados para a “explosão populacional” de microrganismos presentes no ambiente. Dessa forma, o oxigênio fica cada vez mais escasso, o que prejudica as outras formas de vida aquática. Uma maneira eficiente de se evitar a redução de oxigênio na água seria o tratamento do esgoto antes de ser despejado no rio. Durante esse tratamento, seriam retirados os materiais ricos em nutrientes diminuindo então sua concentração nos rios. Letra B correta.
  • ''O processo de eutrofização do ambiente é decorrente do aporte de esgotos causando a proliferação de bactérias decompositoras de matéria orgânica. A proliferação dessas bactérias impede a penetração de luz solar para a fotossíntese dos seres aeróbios e o alto consumo de O2 leva a morte dos animais heterotróficos. Com isso, uma das medidas que pode ser adotada é a redução da concentração de matéria orgânica que é jogada nos rios para evitar o aparecimento inicial das bactérias aeróbicas.''

    http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/57.html

     

    Gabarito: 

    b) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

  • Letra B

    O despejo de materia orgânica é o que causa a eutrofização, logo, para diminuir a eutrofização devo retirar esses materiais que causam a eutrofização.

  • A eutrofização de rios e lagoas vem sendo um problema cada vez maior à medida que se tem o crescimento urbano. O despejo de esgoto sem tratamento em cursos d’água gera o enriquecimento da mesma por nutrientes que serão utilizados para a “explosão populacional” de microrganismos presentes no ambiente. Dessa forma, o oxigênio fica cada vez mais escasso, o que prejudica as outras formas de vida aquática. Uma maneira eficiente de se evitar a redução de oxigênio na água seria o tratamento do esgoto antes de ser despejado no rio. Durante esse tratamento, seriam retirados os materiais ricos em nutrientes diminuindo então sua concentração nos rios. Letra B correta.

  • Letra B

    O despejo de matéria orgânica (normalmente proveniente de esgotos) em corpos d'água provoca a eutrofização daquele local, e consequente diminuição da taxa de O2 dissolvido, tendo em vista que há grande proliferação de seres aeróbicos. A retirada desse material dos esgotos contribuiria para a diminuição da eutrofização, e consequente manutenção da taxa de oxigênio dissolvido na água.

  • Uma solução boa mesmo era parar de jogar o esgoto no rio, mas blz rsrss

  • TEXTO: Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

    SOLUÇÃO: Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

    GABARITO: B


ID
973693
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde o início do século XX, o homem vem utilizando quantidades crescentes de combustíveis fósseis, com a consequente emissão de CO2 para a atmosfera. Essas emissões representam um tipo de poluição que causa significativas alterações aos ecossistemas. Com relação às alterações ambientais devidas às crescentes emissões de CO2, analise as afirmativas a seguir.
I. O acúmulo de CO2 na atmosfera aumenta o efeito estufa, o que significa retenção de calor e consequente aumento da temperatura da atmosfera e dos oceanos.
II. O CO2 acumulado na atmosfera é, em parte, absorvido pela água, causando a acidificação dos oceanos o que resulta na significativa destruição do esqueleto de corais e no enfraquecimento da concha de moluscos.
III. O aumento de CO2 na atmosfera pode atingir a estratosfera, onde esse gás reage com o ozônio, aumentando a exposição dos seres vivos à radiação ultravioleta.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

     

    O CO2 não participa da destruição da camada de ozônio, mas é muito importante para o fenômeno de aquecimento global (= efeito estufa).

  • Os Clorofluorocarboneto - CFC´s que causam a destruição da camada de ozônio.


ID
1012966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A cobertura arbórea na savana é instável, varia com chuvas, fogo e herbivoria. Na África subsaariana, os elefantes retiram a cobertura de árvores, o que acarreta o crescimento de grama e a heterogeneidade da paisagem. Na ausência de elefantes, áreas de savanas podem ser convertidas em bosques. Por outro lado, quando a população de elefantes aumenta, as savanas podem transformar-se em campos abertos. Pesquisadores observaram que a simbiose entre formigas e determinadas espécies de árvores, em especial as acácias, estabiliza a cobertura de árvores, porque os elefantes, para não terem suas trombas feridas, evitam árvores colonizadas com formigas.

Current Biology, 20, 1.768-1.772, 2010 (com adaptações).

A cobertura de árvores contribui para a regulação do ecossistema como um todo, pois está relacionada à absorção de carbono e à dinâmica da alimentação dos animais.

Alternativas
Comentários
  • A cobertura vegetal é fundamental na regulação do ecossistema. Além de ser base da cadeia alimentar, os vegetais tem papel importante na absorção de carbono, e a taxa de evapotranspiração contribui para regular o microclima da região.


    Questão certa.



ID
1021486
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente um dos principais temas apresentados na mídia é a mudança climática global vinculada ao aumento de gás carbônico atmosférico. E uma das principais maneiras de mitigação deste problema seria o sequestro de carbono pelas plantas especialmente pelas espécies arbóreas. Que processo fisiológico realizado pelas plantas captura o carbono atmosférico?

Alternativas
Comentários
  • Por meio de diversas reações químicas, durante o processo fisiológico da fotossíntese, os vegetais capturam gás carbônico da atmosfera e o mesmo é fixado como carboidrato em moléculas de glicose produzidas. 

    Letra E correta.

ID
1021510
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o processo de eutrofização dos ambientes aquá- ticos, podem ocorrer as seguintes etapas:

Alternativas
Comentários
  • A eutrofização é geralmente derivado de ações antrópicas, tendo por base o acúmulo de matéria orgânica em ambientes aquáticos. Essa alta na concentração de nutrientes (principalmente nitratos e fosfatos) em corpos d’água se dá muitas vezes por dejetos de esgoto urbano. O resultado primário desse fato é a proliferação de algas e bactérias decompositoras da matéria orgânica. A explosão populacional desses organismos acarreta em grande consumo do oxigênio dissolvido, o que acaba por diminuir a concentração desse gás no ambiente aquático. Com a baixa do oxigênio, ocorre a morte de outros organismo que habitam o ambiente e a decomposição passa a ser anaeróbica (sem utilizar oxigênio), resultando na produção de gases tóxicos e fétidos.

     Letra A correta.

ID
1021981
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A letra da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, nos remete do ciclo da água na natureza conforme abaixo:

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos...
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra...
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água...
Terra! Planeta Água...
Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra...
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água...
Terra! Planeta Água...
Terra! Planeta Água...(2x)

A respeito do ciclo da água na natureza com os versos acima, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C)Grande e pequeno ciclo,pois quando menciona "matam a sede da população entra a atuação biológica,logo....grande ciclo!

  • O ciclo da água pode ser dividido em dois tipos: ciclo pequeno (curto) e ciclo grande (longo). O ciclo pequeno diz respeito à evaporação da água dos mares, rios, lagos e lagoas formando nuvens. As nuvens, por sua vez, condensam-se voltando a terra sob a forma de chuva, neve ou granizo. Já o ciclo grande é aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos. As raízes dos vegetais absorvem água que pode ser passada para outros seres através da cadeia alimentar. Além disso, há a ingestão direta de água por parte dos animais. O líquido volta ao ambiente através da respiração, transpiração e excretas. Na música de Guilherme Arantes são citados os ciclos pequeno e grande.



    Letra C correta.



ID
1025356
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere alimentação como o processo pelo qual um organismo obtém energia para sua sobrevivência. Usando esta definição, atente para o fato de que ela vale para todos os organismos, inclusive os vegetais. Entre as plantas, as chamadas “carnívoras” atraem, prendem e digerem pequenos animais em suas folhas. Elas vivem em terrenos pobres e utilizam o nitrogênio dos tecidos desses animais em seu metabolismo. Com esses pressupostos, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA. As plantas carnívoras não necessitam diretamente dos animais que capturam para sobreviver, pois elas realizam fotossíntese, que fornece o alimento para sua sobrevivência.

    b) INCORRETA. As plantas não conseguem absorver o nitrogênio pelas folhas. Elas adquiram nitrogênio pelas raízes com a ajuda de rizóbios, bactérias no solo que fixam o nitrogênio.

    c) INCORRETA. O nitrogênio não faz parte da fotossíntese. A produção do alimento das plantas dependem do gás carbônico e da água.

    d) INCORRETA. Como dito antes, o nitrogênio não faz parte da produção de alimentos para as plantas.

    e) INCORRETA. Não sei explicar essa, mas acredito que o nitrogênio tem tanta importância nas plantas como o potássio e o fósforo tem pra elas.


ID
1065241
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento fixam grandes quantidades de CO2, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de O2. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de O2 e de CO2 próximo à superfície do soio onde elas caíram.

A concentração de O2 próximo ao solo, no local da queda, será

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa letra A

    A queda e, consequentemente a morte da árvore acarreta o aumento de animais decompositores próximo a sua queda. Esses animais são em sua maioria animais de respiração aeróbica, que consomem O2 e liberam CO2. Com isso, a concentração de O2próxima ao local da queda tentará ficar menor devido à presença destes animais que estarão se alimentado da planta em decomposição.

  • Muito boa a explicação!

  • Para quem entendeu que haveria perda de O2 mas cogitou a alternativa "E", leia essa parte chave do enunciado: "No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese." Afirma-se que o consumo e a produção de O2, da árvore adulta e em equilíbrio, tendem a se igualar; ou seja, o ambiente não vai ter perda significativa de O2 pela falta de fotossintese, pois a árvore gerava O2 quase que apenas para si mesma. Logo, a diminuição temporária de O2 se dá somente pelos decompositores que ali agem e respiram.

  • Nossa essa eu demorei pra entender, mais no final consegui e acertei!!!

     

  • É necessário lembrar que são árvores de grande porte, de modo que será necessária a presença de muitos organismos decompositores. Assim, como a maioria são aeróbicos, vão consumir bastante O2 para decompor a grande quantidade de matéria orgânica presente. Logo, a concentração de O2 próximo ao solo irá diminuir temporariamente.

  • Letra A

    A grande quantidade de materia orgânica no solo, decorrente da queda das arvores, implica maior atividade de decomposição por parte de microrganismos presentes no solo, que consomem oxigênio nesse processo;


ID
1080220
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos participam do ciclo da água na natureza, ora absorvendo-a, ora devolvendo-a ao ambiente de alguma maneira. Assinale a opção que mostra formas pelas quais uma pessoa pode absorver e devolver água, respectivamente.

Alternativas

ID
1080895
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinada quantidade de gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Com o passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos. Considere as seguintes moléculas:

I. Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores.

II. Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores.

III. Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas.

IV. Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores.

Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em;

Alternativas

ID
1096540
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ciclos naturais do carbono, do oxigênio e do nitrogênio são essenciais para a manutenção da vida no planeta, sendo estes processos uma ininterrupta circulação destes átomos entre a biosfera e o meio abiótico. Estes elementos são encontrados naturalmente na atmosfera e são assimilados de diversas maneiras por plantas e animais.

O carbono e o nitrogênio são assimilados pelas plantas, por meio

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
1146613
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabendo-se que

• o maior reservatório de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra na forma de nitrogênio molecular (N2 );

• apenas umas poucas espécies de bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o N2 , incorporando esses átomos em suas moléculas orgânicas;

• algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2 ,vivem no interior de nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão;

• a soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem viver em solos pobres de compostos nitrogenados.

É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza,

Alternativas
Comentários
  • A) E, eles recebem da atmosfera.

    B) E, elas não fixam nitrogênio, são as bactérias.

    C) Correta.

    D) E. as plantas absorvem nitrogênio em forma de nitratos.

    E) E, apenas em forma de nitrato.

    Resumo do ciclo (simples)

    Nitrogênio > Amônia > Nitrito > Nitrato ... aqui ele é consumido pelas plantas ou devolvido à atmosfera pelo processo de desnitrificação . "NANN".


ID
1153648
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O elemento nitrogênio está presente no ar atmosférico, na forma de gás, e todos os seres vivos dependem dele para sobreviver. Entretanto, não existem animais ou plantas que consigam capturar esse elemento do ar. Isso só é garantido pela ação.

Alternativas
Comentários
  • As bactérias são elementos fundamentais na vida terrestre, como a própria questão colocou, isso acontece pela fixação de nitrogênio, um processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se caracteriza pela sua forma polecular relativamente inerte (N2) e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio e nitrato) usados em diversos processos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.

    Fonte: Wikipédia (Resumido, com adaptações.)

  • Gabarito: letra A.

    O gás nitrogênio é o elemento gasoso mais abundante do planeta.

    Sua fixação é possível pela ação de bactérias. Uma da mais recorrentes em provas é o Rhizobium, simbionte de plantas leguminosas(o nosso feijão é um belo exemplo de leguminosa).

    Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/the-nitrogen-cycle


ID
1171063
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a maioria dos pesquisadores, o aquecimento global é gerado pela intensificação do efeito estufa e está diretamente relacionado à emissão cada vez maior de alguns gases atmosféricos.

Tais gases fazem parte de um ciclo biogeoquímico no qual o principal elemento analisado é o

Alternativas
Comentários
  • O carbono é o elemento químico fundamental na formação das moléculas orgânicas e, por isso, de suma importância para os seres vivos. Ele é incorporado às cadeias alimentares através da fotossíntese, que utiliza o carbono disponível no gás carbônico atmosférico (CO2) para formar (de maneira geral) a glicose (C6H12O6). A partir daí o carbono é passado através dos níveis tróficos pela alimentação e é devolvido à atmosfera pela respiração. Os restos de alimentação, como as fezes, devolvem o carbono para o solo, assim como a decomposição dos seres vivos. O maior reservatório de carbono, no entanto, está nas rochas sedimentares formadas há milhões de anos. As reservas de petróleo e gás natural possuem grande quantidade de carbono aprisionado que o ser humano vem utilizando como combustível, fato que libera muito gás carbônico na atmosfera, que acaba não sendo absorvido pelo ciclo. Grande parte desse carbono acaba dissolvida nos oceanos. O CO2 que permanece na atmosfera acaba contribuindo para o aumento do efeito estufa e isso tem como consequência o aumento da temperatura média do nosso planeta.

  • Willer Gomes,

    Adorei o cometário, bastante explicativo!


ID
1192720
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os programas para suplementar o fornecimento de nutrientes para a agricultura e horticultura precisam ser baseados em testes de solo, que são utilizados para diagnosticar deficiências nutricionais e para prever qual a resposta desejada com a adição de fertilizantes, em quantidades recomendadas. Desse modo, verifica-se o seguinte:

Alternativas

ID
1231885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um biólogo construiu um fosso de água ao redor dos tanques de criação de minhocas em composto de lixo ao perceber que as minhocas estavam morrendo devido ao ataque de formigas, que vinham do ambiente externo e invadiam os tanques. O intuito do biólogo era formar um obstáculo entre os tanques e o meio externo para cessar o ataque das formigas. No entanto, os ataques continuaram, pois as formigas, apesar de serem mais densas que a água, conseguiam andar sobre a água e chegar até os tanques.

Considerando essa situação hipotética e sabendo que, durante o processo de compostagem, as proteínas presentes na matéria orgânica do lixo são hidrolisadas por enzimas proteolíticas produzidas por microrganismos, gerando polipeptídios, aminoácidos e outros derivados nitrogenados, e o nitrogênio orgânico é convertido à forma amoniacal, julgue os próximos itens.

Infere-se das informações dadas que, na compostagem, o produto final de degradação das proteínas do lixo é o composto NH3 .

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o composto resultante da digestão das proteínas é o amônio (NH4 +) e não a amônia (NH3) que ocorre no estado gasoso.

  • Errado

    Resultado da decomposição da matéria orgânica é o Amônio NH4+

    NH3- = resulta da fixação biológica do N2 pelo Rizhonium


ID
1397383
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo hidrológico é muito importante a contribuição da transpiração dos vegetais assim como a evaporação. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Através dos estômatos das plantas entra o CO2 da atmosfera e sai tanto o oxigênio gerado pela fotossíntese quanto parte da água captada pelas raízes.

II. A evapotranspiração é maior nas florestas da zona temperada do que nas florestas da zona tropical.

III. Em certas áreas da floresta amazônica, a água da evapotranspiração é responsável por mais de 50% da pluviosidade.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Diferentes ambientes apresentarão diferentes taxas de evapotranspiração, uma vez que ela é afetada por vários fatores, como: estágio de crescimento da planta crescimento ou nível de maturidade, tipo de folha, a porcentagem de cobertura vegetal do solo, radiação solar, umidade, temperatura e o vento. 

  • Quanto à evapotranspiração existe uma correlação positiva entre esse parâmetro e a PPL.


ID
1399402
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em notícia publicada no Jornal o Estado de São Paulo sobre as obras de despoluição do Rio Tietê, especialistas falam sobre a redução da mancha de poluição nos últimos oito anos, período no qual foi realizada a segunda fase do projeto de despoluição do rio, que contará com mais duas etapas. Na avaliação do especialista em Recursos Hídricos e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Antônio Camargo, a poluição do Tietê é resultado de um tratamento de esgoto “incipiente". “O grande problema da poluição do Tietê é que os esgotos não são muito tratados nas Regiões Metropolitana e de Piracicaba. Para a qualidade do rio melhorar, é preciso que essa situação mude". (Fonte: O Estado de São Paulo, 22 de setembro de 2010).
O despejo de esgoto doméstico e industrial nos corpos de água continentais é uma prática comum no Brasil, trazendo diversos problemas ecológicos ao sistema aquático. Entre esses problemas pode-se destacar a proliferação de alguns grupos de microrganismos aquáticos conhecidos como cianobactérias que estão associadas a um fenômeno denominado “bloom" ou floração. Acerca desse assunto, considere as afirmativas a seguir:


I. As diferentes causas apontadas para esse aumento aparente de cianobactérias incluem a eutrofização e a redução dos teores de oxigênio dissolvido no corpo de água.
II. Os ecossistemas continentais tropicais, devido às altas temperaturas, à limitação da mistura vertical e ao volume relativamente menor de água, favorecem a ocorrência de florações de cianobactérias.
III. As cianobactérias, conhecidas como algas vermelhas, são responsáveis por um fenômeno conhecido por maré vermelha que pode ocasionar morte aos organismos aquáticos.
IV. As cianobactérias são responsáveis pela produção de metabólitos secundários que conferem sabor e odor característicos à água, além de produzirem toxinas que podem afetar a saúde humana.
V. O emprego de algicidas pode ser um meio eficaz de combate à contaminação das águas por cianotoxinas, quando se observam grandes florações já instaladas de cianobactérias, porque matam estes organismos e promovem a desintegração das suas paredes celulares.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • A afirmação I foi considerada errada pela banca no gabarito definitivo.

    De fato, na grande parte da bibliografia, a eutrofização é apontada como a grande causadora do bloom, sendo omissa quanto à concentração de OD. Entretanto, é possível encontrar pesquisas que indicam que concentrações baixas de OD favorecem a proliferação das cianobactérias.

     

    Exemplos:

    "1) O aumento da carga de nutrientes nitrogenados e fosfatados nas águas. As cianobactérias tem no N-Nitrato , N-amonium e P-ortofosfatos os tres elementos limitantes ao seu crescimento. Coincidentemente, estas são as formas principais destes elementos utilizados na agricultura em solos adjacentes aos mananciais. Com o aumento das práticas agrícolas próximas aos mananciais estas contribuições tornam-se decisivas à permanência de florações naqueles corpos d'água inseridos, adjacentes ou próximos a áreas de intensa agricultura.
    2) O aumento da carga de matéria orgânica lançada direta ou indiretamente nos mananciais, produz um aumento da quantidade de microorganismos decompositores e outros nos sedimentos que acabam por consumir o oxigênio disponível nas águas. Em meio anaeróbico as formas inorgânicas de N e P predominam e facilitam a assimilação pelas cianobactérias, provocando as suas florações."

    Fonte: http://www.cianobacterias.furg.br/index.php/notiicias/78-floracoes-de-algas-nocivas-abril-2002

     

    "Ever since, the frequency and density of blooms increased up to a level that Mangueira bay was included in the list of world’s dead zones (Diaz and Rosenberg, 2008) due to the constant extremely low Dissolved Oxygen concentration (DO) and high eutrophication levels. Those two variables are detrimental to aquatic system biodiversity because they favor algae groups with wider environmental requirements such as cyanobacteria."

    Fonte: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/2134/Mapping%20potential%20cyanobacterial%20bloom%20using%20HyperionEO-1%20data%20in%20the%20Patos%20Lagoon%20estuary.pdf?sequence=1

     

    A alternativa II foi considerada correda pela banca. Entretanto a parte "volume relativamente menor de água" é vaga e está fora de contexto. Volume menor em relação a que? Ao mar, se comparar o ecossistema continental com o litorâneo? Bem.. Volumes menores de água em reservatórios ou lagoas implicariam em menor diluição de esgoto e consequênte maior eutrofização e, por fim, aumento das cianobactérias. De qualquer forma, está muito vago como foi colocado no enunciado da questão.

     

    Gabarito C, mas passível de anulação (considerando II errado) ou mudança para B (considerando I correta).

     

  • Veja bem, Obi-Wan, parece-me que baixa concentração de OD é CONSEQUÊNCIA da proliferação das cianobactérias, e não causa:

    " Com o aumento da disponibilidade de nutrientes, temos um aumento considerável no número de algas e cianobactérias. Num primeiro momento, há
    mais alimento disponível para os heterótrofos, mas há pouca troca de gases entre o corpo d´água e a atmosfera, ocasionando uma baixa oxigenação da água. A maior quantidade de algas na superfície também diminui a passagem de luz para as plantas enraizadas que realizam fotossíntese, dificultando seu crescimento.

    ...

    Deve-se lembrar que o oxigênio atmosférico demora a se dissolver na água, e o oxigênio liberado como produto da fotossíntese de algas e cianobactérias em geral vai para a atmosfera. Dessa forma, não constituem uma fonte abundante desse gás para os animais aquáticos. São as plantas enraizadas, em geral, as responsáveis pela oxigenação de rios e lagos."

    Fonte: http://ecologia.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/des_eutro.htm


     

  • As florações de cianobactérias causam um amplo impacto social, econômico e ambiental, não apenas por sua biomassa contribuir para problemas estéticos como as "natas" verdes na superfície e o odor desagradável, mas, também, por alterar o sabor da água tratada para abastecimento.

    A decomposição das florações de algas leva a desoxigenação, alterando a química da água e afetando a capacidade de sobrevivência de muitos animais aquáticos.

    A produção de metabólitos secundários bioativos, com altas propriedades tóxicas, pode afetar, direta ou indiretamente, a saúde de muitos animais, inclusive do homem. 

     As florações de cianobactérias tóxicas comprometem a disponibilidade hídrica para os usos mais nobres como abastecimento público, dessedentação animal, recreação de contato primário e irrigação de hortaliças.

  • Não vejo erro na afirmação I.

  • Correta: C

    Na alternativa I, a redução do OD é geralmente a consequência da eutrofização e não a causa.

  • De fato foi polêmica essa questão.

    A oxigenação é consequência da eutrofização, segundo maior parte dos livros e concursos. Isso decorre do aumento da decomposição da biomassa de cianobactérias e outras macrófitas. Contudo, existem, sim, estudos que apontam a redução ou aumento de oxigenação como fatores de controle populacional; sendo que isso depende do gênero estudado.

    Apesar de serem organismos fotossintetizantes, também respiram, logo necessitam de oxigênio. Em ambientes quentes e estratificados, o epilímnio apresenta maior temperatura e menor concentração de oxigenio, limitando (pelo equilíbrio luminosidade e oxigênio, assim como a menor massa específica da água) as cianobacterias na região da termoclina. Por outro lado, em outros estudos, somente após a decomposição anaeróbica, liberando massivamente N e P, que permitiu a proliferação de cianobactérias fixadoras de nitrogênio.

  • Volume relativamente menor de água no continente tropical?! Fala isso olhando pro encontro dos rios Amazonas com o Tapajós!!!

  • Qual o erro do Item III ?

    https://www.todamateria.com.br/mare-vermelha/


ID
1479034
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo hidrológico é muito importante a contribuição da transpiração dos vegetais assim como a evaporação.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A água da evapotranspiração em certas áreas da floresta amazônica pode representar mais de 50% da pluviosidade nessa área.

II. Através dos estômatos das plantas entra o CO2 da atmosfera e saem tanto o oxigênio gerado pela fotossíntese como parte da água captada pelas raízes.

III. A evapotranspiração é maior nas florestas da zona temperada do que nas florestas da zona tropical.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • As florestas tropicais são encontradas em baixas e médias latitudes, possuem elevada biodiversidade, têm sua preservação ameaçada pela ação humana, elevam a umidade do ar por sua alta evapotranspiração e apresentam flora predominantemente latifoliada.

    Florestas tropicais estão sujeitas à fortes chuvas, pelo menos 80 polegadas (2.000 mm), e em algumas áreas mais de 430 polegadas (10.920 mm) de chuva por ano.

  • - De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INAP-, uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia, e uma árvore com copa de 20 metros de diâmetro, por exemplo, pode evapotranspirar bem mais de 1.000 litros por dia. Só dai você imagina o tanto de água que é evaporada só na floresta amazônica. A pluviosidade é a quantidade de chuva que caí em uma região. A primeira afirmativa está correta, a evapotranspiração da floresta amazônica pode representar mais de 50% da precipitação nessa área.

    - O que são estômatos das plantas? Os estômatos são estruturas da epiderme da planta localizadas nas folhas e responsáveis pelas trocas gasosas e pela transpiração. Trocas gasosas, lembramos da respiração... entra O2 e sai CO2. Nas plantas é o inverso, entra CO2 e sai O2. E transpiração, é a água que vem das raízes e sai pelas folhas.

    - A evapotranspiração é maior na floresta de zona tropical, e não nas de zona temperada (áreas polares).

    Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas. 

    Gabarito: "d"


ID
1507828
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vida nas grandes cidades lentamente transforma pessoas saudáveis em doentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, to­dos os anos, cerca de 6 milhoes de pessoas no mundo perdem suas vidas por causa da poluição do ar. Por isso, para a me- Ihoria do ar nas grandes cidades, foram feitas quatro propostas. Assinale a opgao que indica a proposta que NÃO corresponde a uma atitude que auxilia no processo de melhoria do ar nas grandes cidades.

Alternativas
Comentários
  • A poluição do ar é uma mudança não desejável do ambiente, geralmente provocada pelo ser humano com a introdução de poluentes que podem causar danos até para a própria humanidade. A queima de combustíveis fósseis em fábricas, usinas e veículos motorizados lança uma série de produtos tóxicos no ar e um desses produtos é o monóxido de carbono (CO), que é capaz de se combinar com a hemoglobina, dificultando o transporte de oxigênio para os tecidos. Algumas medidas podem evitar ou diminuir a poluição do ar:
    - Filtros antipoluentes em indústrias.
    - Implantação de áreas verdes.
    - Gerenciamento do tráfego.
    - Controle de qualidade da emissão de poluentes pelos veículos motorizados.
    - Investimento em transportes coletivos.
    - Monitoramento e controle dos níveis de poluição do ar.
    - Substituição de veículos por outros menos poluentes. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    A alternativa que NÃO auxilia no processo de melhoria do ar é:
    a) Melhorar o transporte público o que incentivaria as pessoas a deixarem seus carros na garagem. Incorreta.
    b) Reduzir o consumo de combustíveis fósseis. Incorreta.
    c) Fiscalizar as indústrias para o controle da emissão dos gases poluentes resultantes de sua produção. Incorreta.
    d) Aumentar o consumo de produtos descartáveis, como copos, pratos e talheres não reflete melhoria na poluição do ar. Correta.
    e) Incentivar o plantio de árvores nas grandes cidades - áreas verdes atuam como filtro. Incorreta.


    Gabarito do professor: D
  • É impossível errar essa kkkk


ID
1507831
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise o trecho de música a seguir.

"Água que nasce na fonte serena do mundo... ´Águas que banham aldeias e matam a sede da população... Agua que o sol evapora pro céu vai embora virar nuvens de algodão... E sempre voltam humildes pro fundo da terra... Terra! Planeta Água".

Fonte: www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/

Assinale a opção que indica as tres etapas do ciclo da água que estão representadas no trecho de musica acima.

Alternativas
Comentários
  • c)Evaporação, condensação e precipitação.



  • O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os ciclos biogeoquímicos. Um desses ciclos é o ciclo da água, que movimenta a água pelo ecossistema por meio das mudanças de estados físicos. A luz solar provoca a evaporação da água na superfície terrestre, ou sublimação (sólido para vapor) e, no seu estado gasoso, atinge altitude determinada para que passe do estado gasoso para o líquido, se condensando e formando as nuvens. A chuva se inicia quando essas nuvens se precipitam e a água passa para o estado líquido atingindo lagos, rios e oceanos, além de se infiltrar no solo. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    "O sol evapora" (evaporação), "virar nuvens de algodão" (condensação), "voltam humildes pro fundo da terra" (precipitação).
    As três etapas estão representadas em:
    a) Evaporação, condensação e sublimação (sólido para vapor). Incorreta.
    b) Condensação, evaporação e fusão (sólido para líquido). Incorreta.
    c) Evaporação, condensação e precipitação. Correta.
    d) Evaporação, precipitação e fusão (sólido para líquido). Incorreta.
    e) Precipitação, condensação e sublimação (sólido para vapor). Incorreta.


    Gabarito do professor: C

ID
1516411
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Bactérias presentes na rizosfera são essenciais à obtenção de nitrogênio pelas plantas. Ao contrário de outros minerais do solo, cujo abastecimento é proveniente do desgaste das rochas, as formas inorgânicas de nitrogênio absorvidas pelos vegetais, o íon amônio e, principalmente, o íon nitrato, provêm da atividade bacteriana. A respeito dos processos envolvidos na obtenção desses compostos, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C (por exclusão)

    A - a transformação de nitrato em amônio ocorre por ação de bactérias amonificantes anaeróbias que vivem associadas a leguminosas. Depois que passa para nitrato, para retornar à amônia primeiramente é incorporado e depois decompositado. A alternativa trocou a ordem.

    B - o nitrogênio atmosférico pode ser diretamente absorvido por certas espécies vegetais, em cujas células de raízes vivem associadas bactérias amonificantes. Plantas não utiizam o nitrogênio molecular, mas o nitrato.

    D - o complexo enzimático nitrogenase, presente em bactérias fixadoras, é o responsável pela redução do nitrito do solo a nitrato. É responsável pela transformação do nitrogênio molecular em amônia.

    E - as bactérias nitrificantes produzem amônio pela decomposição de proteínas e outros compostos nitrogenados presentes no húmus. Elas convertem amonio em óxidos nítricos.

  • O O2 é um inibidor irreversível da nitrogenase, assim a leg-hemoglobina permite que haja O2 suficiente para a respiração das bact, sem, no entanto, inibir a nitrogenase. Logo, permite uma condição anaeróbica para a nitrogenase.


ID
1531603
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apesar dos esforços feitos até agora, ainda há despejo de esgoto in natura em rios e lagoas do Rio de Janeiro. É consequência imediata do despejo de rejeitos orgânicos diretamente na água:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
1540849
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A composição do ar não é constante nem no tempo, nem no espaço. Contudo, se removêssemos as partículas suspensas, vapor d’água e certos gases variáveis, presentes em pequenas quantidades, encontraríamos uma composição muito estável sobre a Terra, até uma altitude de aproximadamente 80 km. Assinale a alternativa correta que apresenta os principais gases constituintes da atmosfera terrestre.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

    b) Nitrogênio, Oxigênio, Argônio, Dióxido de carbono, Neônio, Hélio, Metano, Kriptônio, Óxido nitroso, Hidrogênio, Ozônio, Xenônio.


  • Letra A, errada, porque o irídio é É um metal similar à platina, mas com um aspecto levemente amarelado. Ocorre de forma nativa, associado à platina e a metais similares. Também obtido como subproduto da mineração do níquel.

     

  • Só por curiosidade, o nitrogênio e o oxigênio ocupam até 99% do volume do ar seco e limpo. A maior parte do restante 1% é ocupado pelo gás inerte Argônio. O vapor de água, outro componente do ar atmosférico, junto com O², atua como uma manta para reter calor na baixa atmosfera.

    Fonte: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/


ID
1540858
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre os diversos temas que fazem parte do estudo da Biologia do Solo, um dos mais abordados pelos pesquisadores está relacionado ao ciclo bioquímico do _______ . Esse nutriente está ligado ao crescimento das plantas em ecossistemas terrestres, sendo que a capacidade produtiva do ecossistema é regulada pela velocidade com que os microorganismos transformam ___________o em formas de ___________ utilizáveis pelas plantas.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Ciclo do nitrogênio. As plantas não conseguem  reter e aproveitar o nitrogênio na forma molecular, obtendo esse nutriente na forma íons nitrato (NO3-). Algumas bactérias nitrificantes na superfície do solo realizam a conversão do nitrogênio, transformam a amônia em nitratos, disponibilizando esse elemento diretamente às plantas. RESPOSTA B.

  • Essa foi a minha resposta: letra E....

  • Irmão, a mesma questão que você erra, todos nós erramos !


ID
1540876
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A eutrofização, um dos processos de poluição dos corpos d'água, como rios e lagos, acarreta grande impacto ambiental para os ecossistemas aquáticos, provocando a morte de diversas espécies de animais e vegetais. A eutrofização ocorre por processos de____________________________________________ .
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:

    c) Elevação da quantidade de nutrientes como fósforo, nitrogênio e potássio.


  • c) Elevação da quantidade de nutrientes como fósforo, nitrogênio e potássio.

     

     

    • Eutrofização (do grego significa bem nutrido) - é o processo em que ocorre um aumento na concentração de nutrientes (principalmente fósforo, nitrogênio e potássio) em ambientes aquáticos, tais como rios e lagos. Com grande quantidade de nutrientes disponível, diversas mudanças podem ocorrer na comunidade aquática, dentre elas o aumento de determinadas espécies e diminuição de outras. Dentre as espécies que mais se reproduzem em ambientes eutrofizados estão as algas, cianobactérias e bactérias aeróbias.

     

     

    FONTE: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm


ID
1573585
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um determinado gás, relacionado a poluição do ar, é inodoro, incolor e extremamente tóxico. Este gás é liberado no ambiente por fontes naturais (atividades vulcânicas, descargas elétricas e emissão de gás natural), mas também como produto da combustão incompleta de combustíveis fósseis, sistemas de aquecimento, usinas termelétricas a carvão, queima de biomassa e tabaco. No organismo humano, uma vez inalado, ele é rapidamente absorvido nos pulmões e na circulação sanguínea, liga-se de maneira estável com a hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio e causando hipóxia tecidual. Intoxicações agudas com este gás podem levar à morte. O texto se relaciona com o:

Alternativas
Comentários
  • O monóxido de carbono é responsável por mortes acidentais e também é um meio usado para cometer suicídio. O monóxido de carbono se liga a átomos de ferro na hemoglobina mais de 200 vezes mais facilmente do que o oxigênio. Assim, a fumaça do cigarro rapidamente prejudica a pessoa, impedindo a absorção do oxigênio.

    Fonte: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102010332

    Alternativa C

  • O monóxido de carbono se liga a átomos de ferro na hemoglobina.

  • Queima completa gera => CO²

    Queima imcompleta gera => CO


ID
1582009
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cada vez mais, as algas vêm sendo usadas na geração de energia. O sucesso tem sido tão grande, que hoje elas ocupam um lugar no pódio das fontes com mais chances de se tornar o petróleo verde. O exemplo mais recente vem de um prédio residencial inaugurado em Hamburgo, na Alemanha. Com 15 unidades de 50 m2 a 120 m2 , o edifício BIQ é totalmente abastecido pela energia que vem das algas. Cultivadas entre as placas de vidro da fachada, elas captam tanto o calor solar como o gás carbônico da atmosfera. Em troca, devolvem uma biomassa que é transformada em biogás, distribuído na forma de energia elétrica ou de calor. Além de purificar o ar e acender lâmpadas, as algas funcionam como uma persiana natural, que bloqueia a luz do sol e resfria o espaço interno nos dias mais quentes. (NUNES, 2013, p.98)

Considerando aspectos da fisiologia celular relacionados ao texto, é correto afirmar:

A purificação do ar atribuída às algas se restringe à absorção de CO2 da atmosfera.

Alternativas

ID
1600093
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Preocupada com a influência das vacas nos processos poluidores, a Embrapa começou a estudar o assunto com o projeto Pecus. O objetivo é calcular quanto as vacas e os bois “soltam” de metano no ar e como diminuir a quantidade deste gás.


Para alcançar este objetivo a Embrapa busca melhorar as condições de criação destes animais, plantando árvores no meio do pasto, etc. As árvores ajudam a melhorar o ar, porque aumentam a quantidade de oxigênio. Pode haver várias outras formas de resolver este problema, razão pela qual que os pesquisadores da Embrapa pensam e estudam bastante. Fonte: http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=bloguinho – postado 11/10/2011


Com a redução da liberação do gás metano expelido pelo rebanho bovino, determine qual tipo de processo poluidor deve diminuir?

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com essa questão. Efeito estufa não é um processo poluidor

  • Com a redução da liberação do gás metano expelido pelo rebanho bovino, determine qual tipo de processo poluidor deve diminuir? 

     a) Inversão térmica. ERRADO 

    A inversão térmica é um problema ambiental urbano ocasionado pela retenção de ar frio próxima à superfície das cidades, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera. Sua ocorrência é considerada natural, porém os seus efeitos podem se agravar em função das atividades humanas relacionadas com a emissão de gases poluentes (provenientesdas chaminés das fábricas e, principalmente, dos escapamentos dos veículos motorizados). 

     

    b) Efeito estufa. CERTO

    O efeito estufa é um fenómeno natural. Nos últimos 100 anos, devido a um progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa, a temperatura global do planeta tem crescido, o que tem sido provocado, entre outros, pelas atividades humanas que emitem esses gases, tais como CO2, CH4, N2O, PFCs, HFCs e SF4.

     

     c) Chuva ácida. ERRADO

    Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis. Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Juntos, esses dois ácidos provocam o aumento da acidez da água da chuva.

     

     d) Eutrofização. ERRADO

    A grande disponibilidade de nitrogênio (N) e fósforo (P) na água de lagos, represas ou lagoas fornece um ambiente favorável à grande e rápida multiplicação de algas as quais criam uma cortina verde na superfície do corpo d’água, impedindo a passagem da luz. Assim, as plantas que ficam no fundo não conseguem fazer a fotossíntese e o nível de oxigênio dissolvido torna-se cada vez menor, ocasionando a morte de muitos organismos.

    A oferta do nitrogênio e fósforo acontece de diversos modos, tais como esgotos domésticosefluentes industriais não tratados, agrotóxicosdespejo de água contaminada na pecuária com fezes e urina de animais e outros dejetos, entre outros. 

     

     e) Queimadas. ERRADO


ID
1602010
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO 5

    TODO PIONEIRO É UM FORTE, pensava Bambico. Acredita nos sonhos. Se não fosse por ele, o mundo ainda estaria no tempo das cavernas... Quanto mais pensava nisso, mais se fortalecia. 

     Bambico chegara à Amazônia com as mãos vazias, vindo do Sul. Mas tinha na cabeça projetos grandiosos. Queria extrair da natureza toda a riqueza intacta, como o garimpeiro faz. Não desejava, entretanto, cavar rio e terra para achar pepitas de ouro. Não tinha vocação para tatu. Não faria como os garimpeiros: quando não havia mais nada, eles se mudavam, atrás de outros garimpos.

    — Garimpeiro vive de ilusões. Eu gosto de projetos! 

    Que projetos grandiosos eram? Cortar árvores, exportar madeiras preciosas para a casa e a mobília dos ricos. Em seguida, semear capim, povoando os campos com as boiadas de nelore brilhando de tanta saúde. A riqueza estava acima do chão. A imensidão verde desaparecia no horizonte. Só de olhar para uma árvore, sabia quantos dólares cairia em seus bolsos. Quando ouvia os roncos das motosserras, costumava dizer, orgulhoso: 

    — Eis o barulho da fortuna! 

    Montes de serragem eram avistados de longe quando o visitante chegava às pequenas comunidades. Os caminhões de toras gemiam nas estradas esburacadas. Índios e caboclos eram afugentados à bala. A floresta se transformava num pó fino, que logo apodrecia. Quando os montes de serragem não apodreciam, eram queimados, sempre apressadamente. Por dias, os canudos negros de fumaça subindo pesadamente ao céu. Havia o medo dos fiscais. Quando apareciam, quase nunca eram vistos, era conveniente que houvesse pouca serragem...

    Que história, a de Bambico! Teria muita coisa a contar para os netos que haveriam de chegar. 

    Em seu escritório, fumando um Havana, que um importador americano lhe presenteara, estufou o peito, vaidoso. 

    — Sim, muitas coisas! Quem te viu, quem te vê!

    [...]

    Sentia prazer com seus projetos grandiosos. Toda manhã se levantava para conquistar o mundo. Vereança era merreca. Não se rastejava em pequenos projetos. Muito menos desejava ser deputado... Ambicionava altos voos. Todo deputado era pau-mandado dos ricos. O Senado, sim, era o grande alvo. Lá, ele poderia afrontar esses “falsos profetas protetores da natureza". Essas ONGs de fachada... Lá, o seu cajado cairia sem dó, como um verdugo, sobre o costado dessa gente tola. Enquanto isso, ele poderia continuar seus projetos grandiosos. Cortar árvores, exportar madeiras preciosas para a casa e a mobília dos ricos, e semear capim. 

    Sonhara em ter uma dúzia de filhos, mas o destino lhe dera apenas dois. Sua mulher, após o segundo parto, ficara impossibilitada de procriar. Não queria fêmea entre os seus descendentes, mas logo no primeiro parto veio a decepção. Uma menina. Decepcionado, nada comentou com a esposa. No segundo, depois de uma gravidez tumultuada, veio o varão. Encheu-se de alegria. Com certeza, mais varões estavam para vir... [...]

                               (GONÇALVES, David. Sangue verde. São Paulo: Sucesso Pocket, 2014. p. 114-115.)


No trecho do Texto 5: “Que projetos grandiosos eram? Cortar árvores, exportar madeiras preciosas para a casa e a mobília dos ricos. Em seguida, semear capim, povoando os campos com as boiadas de nelore brilhando de tanta saúde. A riqueza estava acima do chão. A imensidão verde desaparecia no horizonte” é feita menção à destruição da natureza pela atividade humana. A destruição das florestas pode afetar o ciclo da água, promovendo alterações na quantidade de chuva sob uma região, como temos observado ultimamente. Assinale, entre as proposições a seguir, aquela que corresponde ao processo de perda de água na forma de vapor que ocorre nas folhas das plantas e contribui para o aumento da umidade atmosférica:

Alternativas
Comentários
  • AS PERDAS DE ÁGUA PELA PLANTA:

    TRANSPIRAÇÃO: De toda a água absorvida pelo sistema radicular apenas uma pequena fracção fica retida na planta. A maior parte é evaporada pela parte aérea para o ar circundante. Verificou-se que, numa planta de milho, cerca de 98 % da água absorvida é evaporada pela planta, 1.8 % é retida na planta e apenas 0.2 % é utilizada na fotossíntese. A esta perda de água pelas plantas, na forma de vapor, dá-se o nome de transpiração. A transpiração nas plantas pode ser cuticular, lenticular e estomática. A primeira é uma interface líquido-vapor na qual ocorre a evaporação, as outras duas são uma via estrutural para o movimento do vapor que existe entre um espaço já preenchido com vapor de água e a atmosfera .

    GUTAÇÃO:   Além da perda de água na forma de vapor que ocorre na transpiração, as plantas também perdem água na forma líquida no processo denominado gutação. Este ocorre quando o ar está saturado de vapor de água, de modo que a transpiração diminui ou pára.

    Fonte: http://www.angelfire.com/ar3/alexcosta0/RelHid/Rhw7.htm


ID
1604491
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pequeno agricultor construiu em sua propriedade uma estufa para cultivar alfaces pelo sistema de hidroponia, no qual as raízes são banhadas por uma solução aerada e com os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. Para obter plantas maiores e de crescimento mais rápido, o agricultor achou que poderia aumentar a eficiência fotossintética das plantas e para isso instalou em sua estufa equipamentos capazes de controlar a umidade e as concentrações de CO2 e de O2 na atmosfera ambiente, além de equipamentos para controlar a luminosidade e a temperatura.


É correto afirmar que o equipamento para controle da


Alternativas
Comentários
  • O processo fotossintético se dá na conversão do dióxido de carbono e da água em matéria orgânica. Para que isso ocorra é preciso que exista energia em forma de luz (fotossíntese tem, pois, esse significado: síntese de luz). A clorofila, célula que realiza a síntese, transforma estas substâncias em glicose e, a partir dela, retira a energia para sua sobrevivência.

    Temos, portanto, que o equipamento que deve ser utilizado pelo agricultor para uma maior eficiência produtiva é o de gestão de CO2, dado que a (C) concentração de CO2 é bastante útil, pois um aumento na concentração desse gás pode, até certo limite, aumentar a eficiência fotossintética.

  • Questão suave. Amo muito você, UNESP.


ID
1614364
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cientistas brasileiros e ingleses publicaram recentemente os resultados de uma pesquisa que mostra que a perda de carbono na Amazônia brasileira é 40% maior do que se sabia. De acordo com essa pesquisa, a perda de carbono não se restringe apenas ao desmatamento da Amazônia, mas também ao corte seletivo, aos efeitos de borda e à queima da vegetação de sub-bosque.

Com relação ao ciclo do carbono e ao papel desempenhado pelas florestas nesse processo.

Considere as afirmações abaixo:

I – As florestas armazenam carbono na forma de açúcar.

II – Todo o carbono da Terra está armazenado nos organismos fotossintetizantes.

III – Florestas tropicais representam uma das principais áreas de fixação de carbono.

IV – O gás carbônico é lançado no ambiente pela decomposição e combustão e é retirado pela respiração e fotossíntese.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1639939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito das relações entre solo, organismos e plantas, julgue o item subsecutivo.

Entre os organismos fixadores de nitrogênio, as bactérias simbióticas do gênero Rhizobium são as mais eficientes em converter o nitrogênio presente na atmosfera em amônia, a partir da formação de nódulos radiculares em gramíneas.

Alternativas
Comentários
  • As bactérias do gênero Rhizobium têm importante função no ciclo do nitrogênio. A função delas é converter o nitrogênio presente na atmosfera em amônia (o processo é denominado redução do nitrogênio e é anaeróbico), essas bactérias só podem realizá-lo emsimbiose com leguminosas (Soja, feijão, ervilha, alfafa, entre outras). Denomina-se essa associação entre raízes de leguminosas e bactérias do gênero Rhizobium, que forma os nódulos radiculares, mutualismo.

  • Formação de nódulos radiculares em leguminosas e não em gramíneas.

ID
1686802
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos padrões e tipos básicos de ciclos biogeoquímicos, os elementos que apresentam ciclos sedimentares são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra B

    Ciclos sedimentares tem como reservatório a crosta Terrestre

  •  

    Os ciclos sedimentares são aqueles que possuem como reservatório a crosta terrestre. São exemplos os ciclos do fósforo e do enxofre.

    Os ciclos gasosos geralmente ocorrem de maneira mais rápida que os ciclos sedimentares. Isso acontece em face da dificuldade de acesso dos organismos aos reservatórios da crosta terrestre.

    Fonte:   http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm


ID
1715872
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

  O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.

ADUAN, R. E. et al. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).

Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela

Alternativas
Comentários
  • eu gostaria de saber por que a letra B está Errada ?

  • Carboidratos (vegetal ou não) não têm nitrogênio.

  • "Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta". Logo, se é ciclo a única alternativa que está ligada ao texto é a D com essa história de cadeias tróficas...

  • Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores. Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácidos. Produtores (algas e plantas) introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitratos (NO3) e amônia (NH3+).

  • ''O nitrogênio é obtido pelos animais, ingerindo matéria orgânica nitrogenada, através das cadeias alimentares (tróficas). Resposta: D''

     

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/2015/enem2015_1dia.pdf

  • Essa professora é a melhor ! Explica muito bem .

  • Carboidratos são carbonos hidratados (CH2O)n .Em que o n se refere o numero de repetições desse monômero por se tratar de um polimero.Logo,percebe-se que esses compostos não são constituídos por nitrogênio.

    O que descarta a letra B.

  • Letra D

    Atmosfera => Leguminosa => Cianobactérias => Nh3, Nh4, No2 => Proteina, ATP, DNA, RNA => Animal

    Lembrando que o nitrato pode voltar para a atmosfera

  • Gabarito "D"

    ⨠ O clico do Nitrogênio ocorre:

    1) Fixação nitrificação (N2 (nitrogênio) convertido em NH3 (amônia));

    2) Nitrosação (NH3 convertido em NO2 (nitrito));

    3) Nitratação (NO2 convertido em NO3 (nitrato));

    4) Desnitrificação (NO3 convertido em N2 (nitrogênio de volta p/ atmosfera).

    ⨠ Sendo que o nitrogênio é obtido pelos animais, ingerindo matéria orgânica nitrogenada, através das cadeias alimentares (tróficas).

  • Carboidrato é glicose>> açúcar. O N se encontra, na sua maioria, nas bases nitrogenadas e nas proteínas

  • Não pode ser a letra B => C6H12O6 , glicose

  • as bactérias fixadoras (rhizobium) assimilam o nitrogenio às leguminosas, transformando materia inorganica em organica. ao comer essas raízes, tbm passamos a ingerir nitrogenio


ID
1743982
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com as chuvas intensas que caíram na cidade do Rio de Janeiro em março de 2013, grande quantidade de matéria orgânica se depositou na lagoa Rodrigo de Freitas. O consumo biológico desse material contribuiu para a redução a zero do nível de gás oxigênio dissolvido na água, provocando a mortandade dos peixes.

Os dois principais grupos de seres vivos envolvidos no processo de diminuição da taxa de oxigênio disponível são:


Alternativas

ID
1747966
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A agrônoma Johanna Döbereiner, pesquisadora da EMBRAPA que faleceu no ano de 2000, foi uma das indicadas para o Prêmio Nobel de Química em 1997. Seus estudos sobre a bactéria Rhizobium, associada à raiz de leguminosas, revolucionaram e aprimoraram o plantio da soja no Brasil.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2010/10/ conheca-as-contribuicoes-de-johanna-dobereiner-para-a-ciencia. Adaptado.

Esse aprimoramento se deve à capacidade de essa bactéria

Alternativas
Comentários
  • Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, e de forma cíclica, esses elementos sempre retornam ao ambiente. Esse processo de retirada e devolução dos elementos para a natureza constitui os ciclos biogeoquímicos. No ciclo do carbono, os seres autotróficos formam moléculas de açúcares e o carbono circula pela cadeia alimentar, até retornar ao ambiente por meio da respiração, decomposição e combustão da matéria orgânica. No ciclo do oxigênio, o gás oxigênio é produzido pela fotossíntese e consumido na respiração ou combustão. No ciclo da água, ocorre a evaporação de oceanos, rios, mares e lagos, retornando na forma de chuva ou neve (ciclo curto); e a passagem pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente (ciclo longo). No ciclo do nitrogênio, os vegetais conseguem apenas usar o nitrogênio em forma de amônia ou nitrato, ocorrendo a fixação do nitrogênio atmosférico, que reage com hidrogênio para produzir amônia por bactérias fixadoras que vivem nas raízes de plantas leguminosas, a amonificação, a nitrificação e a desnitrificação por bactérias, fungos e outros decompositores. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) transformar energia luminosa em química (fotossíntese). Incorreta.
    b) aumentar a absorção de fosfato pela planta (bactérias não aumentam absorção). Incorreta.
    c) concentrar íons de potássio em torno da raiz (absorção de seiva, não tem relação com as bactérias). Incorreta.
    d) fixar o nitrogênio atmosférico ao solo. Correta.
                                                       

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
1758460
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Postos já vendem nova gasolina S-50, 94% menos poluente 

Desde o dia 1º de janeiro de 2014, todos os postos do Brasil estão oferecendo uma novo combustível para o consumidor. A gasolina S-50, disponível nos tipos comum e premium, contém baixo teor de enxofre, com melhor qualidade perceptível até pela cor. Com apenas 50 partes por milhão de enxofre, a gasolina S-50 polui 94% menos que a S-800 oferecida anteriormente. A introdução desta nova variação e as tecnologias oferecidas nos veículos irão reduzir a emissão de óxidos de enxofre (SOx) em até 35 mil toneladas por ano. Os benefícios vão além da redução da poluição, já que haverá um leve ganho de potência e alguns componentes do motor e do veículo passarão a ter uma vida útil mais longa com o uso da S-50 – dentre eles as válvulas, bicos injetores, catalisador, óleo e câmara de compressão. Além disso, não haverá repasse de preços, com a nova gasolina custando o mesmo que a antiga".

Retirado de: <http://carplace.virgula.uol.com.br/postos-ja-possu...>

A queima de combustíveis por automóveis e industrias libera na atmosfera óxidos de enxofre e nitrogênio e consequentemente poluem o ar. Determine qual tipo de poluição deve diminuir com o uso desta nova gasolina?

Alternativas
Comentários
  • Chuva Ácida:

    Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis. Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Juntos, esses dois ácidos provocam o aumento da acidez da água da chuva.

     

  • RESPOSTA C

    Assinale a alternativa que apresenta dois gases associados ao efeito estufa. D) CO2 e CH4

    #ibama


ID
1764922
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ureia produzida em indústrias petroquímicas é o fertilizante mais utilizado no mundo pela agricultura convencional como fonte extra de nitrogênio. Já na agricultura orgânica, a qual dispensa o consumo de fertilizantes e defensivos químicos industriais, utiliza-se o esterco animal curtido como fonte suplementar de nitrogênio.

Independentemente do tipo de técnica agrícola empregada, tanto o fertilizante petroquímico como o esterco animal, quando aplicados no solo, serão

Alternativas

ID
1774285
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Lagos, lagoas e tanques têm a qualidade da água comprometida pelo recebimento de água da chuva ou de afluentes carregados de detritos, principalmente quando esses afluentes alteram a aeração da água desses corpos. A fim de avaliar as condições de cinco lagos, foram monitoradas as espécies químicas presentes. Na tabela abaixo são mostradas informações das espécies químicas que apresentaram teores bastante elevados.

Lago  - Espécies químicas com teor elevado

1         CH3COO- , HS- , CH4

2         NO3 - , Hg2+, O2 

3         Cl- , Fe3+, CO2 

4         PO43- , CO32- , K+

5         SO42- , Ca2+, Mg2+

Com base no exposto, é correto afirmar que o lago que possui condição anaeróbica é o de número: 

Alternativas

ID
1774348
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que é possível reduzir muito os arrotos das 211 milhões de cabeças do rebanho brasileiro. Com melhor pasto e suplementação alimentar, o gado engordaria mais e mais rápido e passaria menos tempo arrotando.

Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de agosto de 2015.

A redução da quantidade de arrotos pode ajudar a controlar o aquecimento do planeta porque diminui a emissão de: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. B, veja matéria jornalística:



    “Vaca do futuro” arrota menos e diminui gás metano



    Adocicar o hálito das vacas é uma questão urgente, afirmam cientistas do clima. Esses animais possuem bactérias digestivas no estômago, que fazem os bichos expelirem metano, o segundo gás retentor de calor mais significativo, depois do dióxido de carbono. Apesar de ser muito menos comum na atmosfera do que o dióxido de carbono, sua capacidade de retenção de calor é 20 vezes maior.

    Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/vaca-do-futuro-arrota-menos-e-diminui-gas-metano-bn3brdfakceq6hjtrofti05se


    Deus é contigo!

  • Assim como as flatulências bovinas, os arrotos bovinos liberam CH4.


ID
1782526
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Os benefícios das árvores, no meio urbano, vão muito além da produção de sombra e da beleza paisagística. A presença de árvores nas cidades traz diversas outras vantagens à população humana, pois:
I aumenta a infiltração e a condução da água no solo;
II ajuda na redução da temperatura ambiental;
III realiza a liberação de oxigênio e absorção de poluentes como o gás carbônico;
IV serve como abrigo e local de reprodução, principalmente de aves, insetos e morcegos.

Considerando os itens I, II, III e IV, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gás carbônico é um poluente?

  • Na atmosfera da terra

    A libertação de dióxido de carbono vinda da queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra (desmatamentos e queimadas, principalmente) impostas pelo homem constituem importantes alterações nos estoques naturais de carbono e tem um papel fundamental na mudança do clima do planeta.

    O excesso de dióxido de carbono que atualmente é lançado para a atmosfera resulta da queima de combustíveis fósseis principalmente pelo setor industrial e de transporte. Além disso, reservatórios naturais de carbono e os sumidouros (ecossistemas com a capacidade de absorver CO2) também estão sendo afetados por ações antrópicas. Devido o solo possuir um estoque 2 a 3 vezes maior que a atmosfera, mudanças no uso do solo podem ser importante fonte de carbono para a atmosfera (WOODWEL,1989,DAVIDSON e TRUMBORE, 1995).

    Nas últimas décadas, devido à enorme queima de combustíveis fósseis, a quantidade de gás carbônico na atmosfera tem aumentado muito. Há evidência científica de que o aquecimento global tem íntima relação com o aumento de CO2.

    A concentração de CO2 na atmosfera começou a aumentar no final do século XVIII, quando ocorreu a revolução industrial, a qual demandou a utilização de grandes quantidades de carvão mineral e petróleo como fontes de energia. Desde então, a concentração de CO2 passou de 280 ppm (partes por milhão) no ano de 1750, para os 403 ppm atuais, representando um incremento de aproximadamente 44%.

    Este acréscimo na concentração de CO2 implica o aumento da capacidade da atmosfera em reter calor e, consequentemente, da temperatura do planeta. Dados na seção de Warming Climate do National Climatic Data Center mostram uma clara tendência no aumento da temperatura, acompanhando de modo palpável o aumento na taxa de CO2. Em um artigo do Earth Observatory da Nasa são revelados registros que mostram que a temperatura atualmente é a mais alta em um período de, pelo menos, 1000 anos, e em páginas subsequentes é demonstrado que, embora as emissões de CO2 pelos vulcões e o ciclo de máximo e mínimo solar continuem a atuar no processo natural de aquecimento, eles não são os responsáveis pelo aquecimento atual, pois, segundo dados coletados, eles têm influência muito pequena no anômalo crescimento da temperatura que vem acontecendo nos últimos 100 anos, e que as emissões de CO2 resultante das atividades humanas são 100 vezes maiores do que as emissões vulcânicas. As emissões de CO2 continuam a crescer e, provavelmente, a concentração deste gás poderá alcançar 550 ppm por volta do ano 2100.

     

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3xido_de_carbono

     

     

  • Sim, altas quantidades de CO2 é uma das principais causas do efeito estufa!

  • morcego em árvore ???


ID
1804612
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A calagem é um procedimento utilizado na agricultura para eliminar a acidez do solo, pois, em sua maioria, os solos brasileiros são ácidos. Essa acidez origina-se devido à

Alternativas
Comentários
  • rESPOSTA "A"

     a) intensa lixiviação dos solos e é representada pela presença de íons H+ e Al3+.

     b) utilização de fertilizantes alcalinos e na presença de cálcio e nutrientes catiônicos.

     c) presença de nutrientes dos solos, que leva a uma acidificação pelo acúmulo de ânions.

     d) falta de água do solo, que eleva os níveis de íons H+ e de disponibilidade de fosfato.

     e) mineralização da matéria orgânica e utilização de fertilizantes de caráter alcalino.

  • Lixiviação é a "lavagem" do solo, tirando seus principais nutrientes e fazendo com que esse solo fique ácido (já que elementos como magnésio e alumínio são poucos solúveis e permanecem no solo).

    Bons estudos (♥) .・☆。.・゜✭・.・✫・

  • a) intensa lixiviação dos solos e é representada pela presença de íons H+ e Al3+.

     

     

    Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria. A acidez, representada basicamente pela presença de dois componentes (íons H+ e Al3+) tem origem pela intensa lavagem e lixiviação dos nutrientes do solo, pela retirada dos nutrientes catiônicos pela cultura sem a devida reposição e, também, pela utilização de fertilizantes de caráter ácido. A calagem é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio.


ID
1804624
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um procedimento bastante utilizado em agricultura é a “rotação de culturas", na qual se alterna o plantio de não leguminosas (milho, por exemplo), que retiram do solo determinados nutrientes, com leguminosas (feijão, por exemplo), que devolvem esses nutrientes para o meio. As leguminosas apresentam, associadas a suas raízes, bactérias capazes de retirar do ambiente um elemento mineral que, na natureza, faz parte do ciclo

Alternativas
Comentários
  • Leia a explicacao só se quiser aprender.

    mas a resposta correta é ciclo do nitrogeneo.

    Essa parte e chamada de fixacao biologica. Essa fixacao éfeita por dois individuos, é sao; Archaea"bacterias"; Rhizobium e ciano bacteria. No entanto só a Rhizobiu está ligada a raizes de leguminosas como a soja eo feijao. Essa raiz em associcao com essa archaea"bacteria" Rhizobium que é capaz de realizar a simbiose transformando N2 da atmosfera em NH3(amonia) composto inorganico terrestre e entao a planta com suas raizes  leguminosas consome o elemento NH3 extraido apartir do N2 presente no ambiente  que por meio da bacteria Rhizobium fez o apetitoso alimento para esssa planta leguminosa. Isso faz parte do ciclo do nitrogênio.

  • LEMBRE-SE

    4 CICLOS =Oxigênio, Carbono, Agua, Nitrogênio

    Carbono = FOTOSSINTESE

    AGUA = RESPIRAÇÃO / EVAPORAÇÃO

    OXIGENIO = PRODUÇÕ DE ENERGIA DOS SERES VIVOS

    NITROGENIO = PLANTAS - CADAVERES

    Bons estudos

  • A certa é = eu não sei

  • Letra B-Cliclo do nitrogenio


ID
1806613
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que é possível reduzir muito os arrotos das 211 milhões de cabeças do rebanho brasileiro. Com melhor pasto e suplementação alimentar, o gado engordaria mais e mais rápido e passaria menos tempo arrotando.

                                                              Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de agosto de 2015.

A redução da quantidade de arrotos pode ajudar a controlar o aquecimento do planeta porque diminui a emissão de: 

Alternativas
Comentários
  • Esta é uma questão clássica envolvendo um dos principais gases estufa que contribuem para o aquecimento global: o metano ou CH4. A questão está evidenciando o arroto das vacas, que contém o gás metano. Este processo pode ser muito negativo, visto que o aumento deste gás na atmosfera, leva ao processo do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global. 

    Desta forma, o arroto das vacas está diretamente relacionado com o gás metano, evidenciado na letra B.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/13493766#readmore


ID
1845025
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A substância conhecida como clorofluorcarbono (CFC) é uma substância utilizada em "sprays" e circuitos de refrigeração de geladeira e de ar condicionado, etc. Essa substância, quando liberada no ambiente, ataca a atmosfera drasticamente.

O problema mais grave está ocorrendo sobre a Antártica, no pólo Sul. Nesse local, no início da primavera, uma camada da atmosfera praticamente some.

Segundo alguns cientistas, esse desequilíbrio irá causar, no futuro, um aumento das radiações ultravioletas que atingem a superfície da Terra e, dessa forma, um aumento na incidência de câncer de pele.

Assinale a opção que nomeia o problema ambiental descrito acima.

Alternativas
Comentários
  • As atividades humanas criam poluição nos ecossistemas existentes no planeta, tanto na atmosfera quanto na água e no solo. A camada de ozônio está sendo destruída principalmente pelos clorofluorcarbonos (CFCs), grupo de gases usados na indústria. Com a ação dos raios ultravioletas, os CFCs liberam átomos de cloro que reagem com o ozônio e o transformam em oxigênio. Nessa reação, os átomos de cloro são regenerados e destroem outras moléculas de ozônio. O aumento da passagem de radiação ultravioleta pode reduzir a fotossíntese, provocando desequilíbrios nos ecossistemas aquáticos, e no ser humano pode aumentar a incidência de câncer de pele, de catarata e de prejuízos ao sistema imunológico. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)




    Analisando as alternativas:
    a) Inversão térmica - impedimento da circulação natural dos ventos. Incorreta.
    b) Eutrofização - proliferação excessiva de algas pelo aumento de nutrientes. Incorreta.
    c) Buraco na camada de ozônio. Correta.
    d) Efeito estufa - concentração de gases na atmosfera. Incorreta.
    e) Ilhas de calor - aumento da temperatura da área urbana. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.



ID
1859152
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ar é um recurso natural do planeta Terra, que desde a formação do nosso planeta tem sofrido modificações em sua constituição química. Supõe-se que inicialmente o ar que envolvia a Terra era formado de gás metano, hidrogênio, amônia e vapor de água, com a evolução, essa constituição foi modificada, nos dias atuais, o ar atmosférico é constituído principalmente de:

Alternativas
Comentários
  • Gás nitrogênio ( N2) 

    É o gás presente em maior quantidade na atmosfera terrestre (78%). É uma substância fundamental para a vida na Terra, pois o nitrogênio entra na composição das proteínas, principal componente dos organismos vivos.

    Gás Oxigênio (O2)

    É o gás de fundamental importância para os processos vitais de nosso planeta. O oxigênio é utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. Pela respiração os seres vivos produzem a energia necessária para manter os seus sistemas vitais. 
    Há ainda o gás hidrogênio (H2) e outros gases ditos nobres.

    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/5-ano/a-atmosfera-a-terra-em-volta-de-gases.html

  • c) Nitrogênio e Oxigênio.

  • Resposta: alternativa c

     

    Os componentes principais (desconsiderando o sempre presente, mas variável, vapor de água) de uma versão não poluída da atmosfera terrestre são nitrogênio diatômico, N2 (cerca de 78% das moléculas); oxigênio diatômico, O2 (cerca de 21%); argônio, Ar (cerca de 1%); e dióxido de carbono, CO2 (atualmente cerca de 0,04%).


ID
1866577
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A constituição do solo de uma área com vegetais é diretamente afetada pelos tipos de plantas que ali crescem. A serapilheira é a principal fonte de minerais, pois é formada pela decomposição promovida por microrganismos e animais, formando o húmus.

Esse tipo de adubo tem como função:

Alternativas
Comentários
  • Qualquer área que possua plantação, seja de qual vegetal for, sofre mudanças, de acordo com sua composição e plantas que ali crescem. Pois ao se decomporem, através de microrganismos, fungos e bactérias, os micronutrientes, inclusive o nitrogênio, torna-se disponível novamente no solo, para que outras plantas absorvam e continuem o ciclo. Negativando as demais alternativas, essa decomposição, que é feita pelos microrganismos, não torna disponível, os carboidratos e vitaminas, apenas os micro e macro nutrientes e não tem o poder de regular pH ácido dos cerrados.

    Alternativa correta: Letra C



     
  • Adubos:  são qualquer tipo de substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais (geralmente as folhas) para prover um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas.

     

    O nitrogênio é INDISPENSÁVEL para o desenvolvimento das plantas. 

     

    Curiosidade
    Nossa atmosfera é constituída de 78% de Nitrogênio.

     


ID
1889233
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O albedo médio da Terra é de grande importância para determinar a temperatura média perto do solo, uma vez que muda a quantidade de raios solares que se refletem diretamente de volta para o espaço sem aquecer o solo: diminuir o albedo médio da terra de 1% conduz a um aumento de 0,75° C na temperatura média do ar perto do solo. Com o objetivo de reduzir o efeito estufa, pode-se pensar em plantar árvores em grande escala. Com relação aos diversos efeitos resultantes do plantio de árvores em terras de cultivo (aráveis), analise as seguintes afirmativas:

I. Armazena algum CO2, o que diminui o efeito de estufa e, por conseguinte, as temperaturas.

II. Diminui o albedo, levando assim a um aumento da quantidade de raios de sol a ser absorvido pela superfície, o que resulta em aumento das temperaturas.

III. Aumenta o albedo, levando assim a uma redução da quantidade de raios de sol a ser absorvida pela superfície, o que resulta em redução das temperaturas.

Está correto somente o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Albedo é a capacidade da superfície terrestre de refletir os raios solares. Os maiores índices são observados nos polos, onde a superfície branca do gelo e da neve tem maior capacidade de refletir os raios. A alternativa I trata do papel de sumidouro de carbono que as árvores cumprem. A alternativa II trata da questão do albedo, pois uma cobertura arbórea refletem nemos raios do que uma superfície sem vegetação, esse fator somado a evapotranspiração das árvores gera as altas temperaturas nas regiões com intensa vegetação (Amazônia, Madagascar, Gongo, etc)

  • A questão aborda a importância do albedo médio da Terra na determinação da temperatura média do solo, informando que diminuir o albedo médio em 1% aumentaria a temperatura em 0,75°C perto do solo. É pedido que se analise três afirmativas com relação aos efeitos do plantio de árvores com o objetivo de reduzir o efeito estufa. Na atmosfera, uma quantidade de carbono é considerada fundamental para que exista vida na Terra dentro de uma temperatura média ideal. Esse carbono pode estar na forma de gás (CO2), em reservas de gás natural, carvão mineral e petróleo. Com o aumento de COna atmosfera, ocorre o efeito estuda, aumentando a temperatura média do planeta. O clima é diretamente influenciado pelo albedo, que é o índice de refletividade dos raios solares na superfície. Quando uma superfície é clara, sua reflexão de luz será maior (albedo alto) e menor será o acúmulo de calor, como o gelo, que reflete a maior parte da energia solar. Mas quando a superfície é escura, sua reflexão de luz será menor (albedo baixo) e maior será o acúmulo de calor, como as cidades (asfalto), que reflete muito pouco e absorve muita energia solar. Grandes florestas refletem pouca luz (3 a 10%) pela sua cobertura verde, e a água reflete apenas de 2 a 4%. Superfícies que apresentam albedo baixo são mais quentes. (Conhece o albedo? Ele está diminuindo e isso não é nada bom. Disponível em https://exame.com/tecnologia/conhece-o-albedo-ele-.... Acesso em outubro de 2021)

    Analisando as afirmativas sobre os efeitos do plantio de árvores:

    I. Armazena algum CO2, o que diminui o efeito de estufa e, por conseguinte, as temperaturas. As árvores absorvem e armazenam CO2, reduzindo sua emissão na atmosfera, e ajudando na redução do efeito estufa. Verdadeira.

    II. Diminui o albedo, levando assim a um aumento da quantidade de raios de sol a ser absorvido pela superfície, o que resulta em aumento das temperaturas. O albedo é a taxa de reflexão da superfície, que seria reduzida com as árvores sendo plantadas. Suas coberturas verdes refletem menos luz que a superfície sem árvores, o que diminuiria o albedo e aumentaria os raios absorvidos e a temperatura. Verdadeira.

    III. Aumenta o albedo, levando assim a uma redução da quantidade de raios de sol a ser absorvida pela superfície, o que resulta em redução das temperaturas. Com o plantio das árvores, a reflexão seria de menos luz pela cobertura verde, o que diminui o albedo, e não aumenta. Falsa.


    Está correto somente o que se afirma em: 

    A) I; A afirmativa II também é verdadeira, apenas a III é falsa. Incorreta.

    B) II; A afirmativa I também é verdadeira, apenas a III é falsa. Incorreta.

    C) I e II; As afirmativas I e II são verdadeiras. CORRETA.

    D) I e III; A afirmativa III é falsa. Incorreta.

    E) II e III. A afirmativa III é falsa. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
1889257
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo natural do Carbono, ignorando-se a intervenção do homem, cerca de 120 bilhões de toneladas de carbono são retiradas da atmosfera pelos vegetais dos ecossistemas terrestres (fotossíntese) e um valor semelhante é devolvido pela respiração. A quantidade de Carbono devolvida para a atmosfera pela respiração é de cerca de 120 bilhões de toneladas. Essa devolução é feita fundamentalmente por dois grupos: (1) pelos vegetais e pelos animais macroscópicos e (2) pelos organismos do solo, os chamados decompositores de matéria orgânica, basicamente bactérias e fungos.

A participação na liberação de carbono para a atmosfera, em percentagens aproximadas, dos dois grupos, na ordem grupo (1) e grupo (2) é de:

Alternativas

ID
1912195
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder o item , considere o texto a seguir:


“Nitrogênio é como um remédio: é bom na dose e hora certa; do contrário, é prejudicial.”  

(Fonte: Internet em http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/04/ameaca-fantasma) 


Considerando o papel de bactérias no ciclo do nitrogênio, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta


I. A fixação do nitrogênio é um processo fisiológico associado à fotossíntese, o que limita este processo às cianobactérias.

II. Bactérias denitrificantes são capazes de converter compostos orgânicos nitrogenados em nitrogênio molecular livre na atmosfera.

III. A incorporação do nitrogênio aos tecidos vegetais pode ocorrer através do metabolismo de bactérias que vivem em associação mutualística com certas plantas.

IV. A síntese de amônia a partir de nitrito e nitrato é realizada por bactérias que integram o grupo de decompositores da matéria viva animal e vegetal. 

Alternativas
Comentários
  • b


ID
1940458
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

Lixo: uma reação ambiental

Não se sabe exatamente tudo o que o lixo produz. Do processo de decomposição, vertem gases e chorume, um líquido escuro com cheiro forte e ruim. Pesquisadores já identificaram os componentes majoritários; no gás que emana do lixo, pode-se dizer que 50% é metano e outros 50% , gás carbônico. (...)

Fonte: Miranda, L. L. O que é lixo. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Assinale a opção INCORRETA com relação à questão do lixo e à manutenção do equilíbrio ambiental.

Alternativas
Comentários
  • O gás carbônico liberado é reintroduzido à cadeia alimentar pelo metabolismo dos consumidores.

    Consumidores são as espécies que vão das plantas (produtores) para cima.

    Então o gás carbônico da atmosfera é reinserido à cadeia alimentar pelos produtores na fotossíntese.


ID
1940461
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Maré vermelha

A maré vermelha, fenômeno que se observa nos mares sob determinadas condições, é provocada pelos dinoflagelados. O aquecimento da água ou o aumento na quantidade de sais minerais faz com que essas algas se reproduzam exageradamente, deixando a água do mar avermelhada e com uma grande quantidade de toxinas produzidas pelas algas. Em grande quantidade, essas toxinas provocam a morte de muitos seres marinhos.

Fonte: Luz, Maria de la & Santos, Magaly Terezinha. Vivendo Ciências. 6" série. São Paulo: FTD, 2002.

Neste contexto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1940479
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

Maioria vive nos lixões

Em um outro mundo, catadores moram em lixões clandestinos espalhados pela periferia da cidade. Ali, comem os restos de comida que outras pessoas jogam fora; entram em contato com lixo hospitalar e industrial perigoso. (...)Além de doenças, os catadores sofrem muitos acidentes com objetos cortantes e pontiagudos; acabam contraindo tétano e outras infecções.(...)

Adaptado: Miranda, L. L. O que é lixo. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Em relação ao lixo e à saúde pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Não existe o termo "lixões legalizados" a questão pode estar descrevendo os aterros sanitários

    B - O tétano é causado pela infeção com a bactéria Clostridium tetani, a qual se encontra frequentemente no solo, no pó e no estrume. As bactérias geralmente penetram no organismo através de uma abertura na pele, como um corte ou uma punção, feitos por um objeto contaminado.

    C - O lixo hospitalar deve ser incinerado

    D - QUESTÃO CORRETA

    E - Incinerar qualquer tipo de resíduo solido não é solução.


ID
1946542
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o Ciclo de Nitrogênio, NÃO se pode afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C. A decomposição de cadaveres libera bastante N2 no solo

  • De acordo com uma estimativa, um corpo humano padrão consiste em 50 a 70% de água, e cada quilograma de massa corporal seca libera 32g de nitrogênio, 10g de fósforo, 4g de potássio e 1g de magnésio no solo. Inicialmente, isso mata parte da vegetação abaixo e ao redor do corpo, possivelmente por causa da toxicidade do nitrogênio ou por causa dos antibióticos encontrados no corpo, que são secretados pelas larvas de insetos conforme elas se alimentam da carne.

    Um estudo de 2008 sobre as mudanças bioquímicas que ocorrem na ilha de um cadáver em decomposição mostrou que a concentração de lipídios no solo de um cadáver vazando tem seu auge 40 dias após a morte, enquanto os de nitrogênio e fósforo extraível alcançam o auge em 72 e 100 dias, respectivamente. 

    Fonte: https://gizmodo.uol.com.br/corpo-depois-morte/


ID
1974025
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um lago vizinho a uma indústria de detergentes e outros produtos de limpeza biodegradáveis começou a apresentar uma intensa proliferação de plantas aquáticas, que acabaram quase por impedir a visualização da massa de água. Foi solicitado um parecer técnico da situação, o qual constatou

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


    Eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.


    Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).


    Durante esse processo, a quantidade excessiva de minerais (fosfato e nitrato) induz a multiplicação de micro-organismos (as algas) que habitam a superfície da água, formando uma camada densa, impedindo a penetração da luminosidade. Esse fato implica na redução da taxa fotossintética nas camadas inferiores, ocasionando o déficit de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos), que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio.

  • Boas questões, pra quem quer treinar pro Enem...


ID
1974037
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De uma maneira geral, os microrganismos estão envolvidos em vários processos de grande interesse agronômico, particularmente no que se refere à agricultura orgânica e à rotação de culturas. Dentre os processos, destaca(m)-se a

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA : "E"

  • Mentira que a pessoa de cima disse que é a resposta E. Nem o app sabia dessa.

ID
1982089
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo biogeoquímico de nitrogênio compõe‐se de várias etapas, uma delas é nitrificação que é a transformação da amônia em nitrato. Para que isso ocorra, há a participação de bactérias nitrosas e nítricas. Qual dos gêneros das bactérias descritas oxida o nitrito em nitratos pelo processo de nitratação?

Alternativas
Comentários
  • Os nitritos liberados pelas bactérias nitrosas (Nitrosomonas e Nitrosococcus) são absorvidos e utilizados como fonte de energia por bactérias quimiossintetizantes do gênero Nitrobacter. Da oxidação dos nitritos formam-se os nitratos que, liberados para o solo, podem ser absorvidos e metabolizados pelas plantas. À conversão do nitrito (ou ácido nitroso) em nitrato (ou ácido nítrico) dá-se o nome de nitratação.

    A ação conjunta das bactérias nitrosas (Nitrosomonas e Nitrosococcus) e nítricas (Nitrobacter) permite a transformação da amônia em nitratos. A esse processo denomina-se nitrificação e às bactérias envolvidas dá-se o nome de nitrificantes.

    Fonte: 

    Química Ambiental I – Ciclo do Nitrogênio – Prof.ª Dr.ª Ruth Néia Teixeira Lessa

    Ciclo do Nitrogênio Profª Dr.ª Ruth Néia Teixeira Lessa


ID
2024728
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O aumento da poluição atmosférica, especialmente pelo acúmulo de gases do efeito estufa, como o CO2, tem acarretado a elevação da temperatura global. Alguns seres vivos, no entanto, apresentam um metabolismo capaz de fixar esse gás em matéria orgânica.


Em condições ideais, o grupo de organismos com maior capacidade de fixar CO2 é: 

Alternativas
Comentários
  • Fitoplanctons 


ID
2103151
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas propriedades rurais de agricultura familiar, é comum associar as culturas do milho e do feijão. Temos uma monocotiledônea e uma dicotiledônea. A utilização da leguminosa pelos agricultores é vantajosa porque esses vegetais são associados a um importante ciclo da matéria na natureza e, ainda, auxiliam na incorporação de um nutriente importante para os vegetais.
O nutriente a que se refere o texto é

Alternativas
Comentários
  • Um procedimento bastante utilizado em agricultura é a “rotação de culturas”, na qual se alterna o plantio de não-leguminosas (o milho, por exemplo), que retiram do solo os nutrientes nitrogenados, com leguminosas (feijão), que devolvem esses nutrientes para o meio.

  • RESPOSTA D

  • Resposta: alternativa d

     

    A fixação de nitrogênio é a redução do gás nitrogênio atmosférico (N2) a amônia (NH3).

    As bactérias fixadores de Nitrogênio são encontrados em associações simbióticas com determinados vegetais, geralmente leguminosas (feijão, por exemplo), disponibilizando este nutriente para a planta e posteriormente voltando ao solo.

     


ID
2103184
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O nitrogênio na natureza passa por diferentes processos até retornar à atmosfera como composto gasoso. Esse processo é realizado por microrganismos que, na ausência de oxigênio, possuem a capacidade de utilizar o nitrato como um aceptor final de elétrons.
(TORTORA; FUNKE & CASE, 2012. Adpatado).
Assinale a alternativa que apresenta os organismos descritos nesse processo.

Alternativas
Comentários
  • • Desnitrificação: As bactérias desnitrificantes (como, por exemplo, a Pseudomonas denitrificans), são capazes de converter os nitratos em nitrogênios molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo. 

  • Exisem 2 tipos de desnitrificação:

    1) Aeróbica, esta subdividida em 2 etapas:

    1.1) Oxidação - Amônia em Nitrito (Nitrossomas)

    1.2) Superoxidação - Nitrito em Nitrato (Nitrobacter)

    2) Anaeróbica - "parcialmente anaeróbica" ou "com drástica redução de oxigênio" ou "máxima ausência de O2" - Pseudomonas denitrificans, espécie exceção à regra do gênero que geralmente é aeróbica.

    http://www.scielo.br/pdf/aesalq/v23/07.pdf

    http://www.icb.usp.br/bmm/mariojac/arquivos/Aulas/anaerobios-biomedicina-2013.pdf


ID
2103250
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A atmosfera terrestre tem um grande reservatório de gás nitrogênio, mas ele não pode ser utilizado diretamente pela maioria dos seres vivos.
A etapa que envolve a participação das plantas no ciclo do nitrogênio na biosfera é a

Alternativas
Comentários
  • Nas plantas, o Nitrato (NO3-) é reduzido a Nitrito (NO2-) e, em seguida, a amônio (NH4+). Os íons amônio formados pelo processo de redução são transferidos a compostos de carbono para produzir aminoácidos e outros compostos orgânicos nitrogenados.

    Fonte: http://docentes.esalq.usp.br/luagallo/nitrogenio.htm

  • GAB B

  • Acredito que o gabarito está errado. O gabarito é letra D!

  • Futuro do pretérito

  • Desnitrificação = Bactérias desnitrificantes

    Fixação = Rizobium

    Nitrificação = Nitrobacter

    Redução de nitrato = Plantas

  • Futuro do pretérito

  • Mas a questão não fala de sentido.

  • Retificando: ''Atenderia '' > Futuro do pretérito do Indicativo


ID
2156746
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.

BLOOM, A. J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field-grown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado).

Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de

Alternativas
Comentários
  • Com uma menor absorção de nitrato, as plantas produzirão menos aminoácidos, que são as menores porções constituintes das proteínas. Ou seja, com o aumento de CO2, haverá menor absorção de nitrato e portanto, menor formação de proteínas.
    Alternativa correta: E
  • Gabarito: E.

     

    A baixa absorção de nitrato pelo trigo irá prejudicar inicialmente a produção de proteínas, visto que estas são moléculas orgânicas que têm nitrogênio em sua composição.

     

    Fonte: Vestibular Uol

  • Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:

     

    https://youtu.be/AjEV1bUPuNQ

  • a planta precisa do nitrato pra fazer proteína 

     

  • Íons nitrato (NO3-) são fontes para produção de aminoácidos. Uma sequência de aminoácidos forma uma proteína. Se a planta está absorvendo menos íon nitrato, quer dizer que menos proteínas serão formadas. As letras A, B e D são carboidratos, possuindo basicamente carbono, oxigênio e hidrogênio em suas composições. O mesmo vale para os lipídeos.

    Letra E

  • Letra E

    -A qualidade nutricional vai ser modificada se as proteínas forem reduzidas...

  • O nitrogênio é um componente essencial do DNA e RNA (que são compostos por bases nitrogenadas, fosfato e pentose). Uma trinca de bases nitrogenadas forma um aminoácido, assim como uma sequência de aminoácidos formará uma proteína. Portanto, a redução na absorção de nitrogênio pelo trigo ocasionará em uma diminuição da qualidade nutricional dos alimentos pela redução de proteínas. Letra E.


ID
2176711
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sequência de processos envolvidos no ciclo da água é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    1-(Evaporação+Tranpiração)-2-Condensação-3-Precipitação-4-Infiltração e escoamento pelos rios.

  • a) precipitação – escoamento pelos rios – evaporação no mar. 


ID
2182717
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais extraem todas as substâncias de que necessitam do solo ou do ar. Algumas substâncias, no entanto, não podem ser obtidas diretamente, precisando de algum catalisador ou de outros organismos que ajudem nesse processo de absorção. Assinale a alternativa que apresenta um elemento que as plantas não conseguem absorver sem a ajuda de microrganismos.

Alternativas
Comentários
  • O nitrogênio ocorre nos solos principalmente em combinações orgänicas. Contudo, säo as formas inorgänicas que säo disponiveis para os vegetais.

    A amônia formada, em combinacäo com água, fornece o ion - amônio (NH3 + H2O -» NHt + OH"), que é passivel de ser absorvido pelas plantas, porém em geral é quase todo convertido em nitrato.

    A planta absrove N pelas vias simplastica e apoplastica com ou sem ajuda de microoganismo.

    Outro detalhe:

    saber-se hoje que as plantas superiores são capazes de absorver pequenas quantidades de N-NH, da atmosfera (MATTSON & SCHJOERRING 1997).

     

    (...) as plantas não conseguem absorver sem a ajuda de microrganismos. Questão mal formulada, as plantas, como demostrado acima de trecho do livro de fertilidade do solo de Raij, absorver tranquilamente N SEM A AJUDA DE MICROORGANISMO, na forma de ions de amônia, amônio ou nitrato pelas simplastica e apoplastica.  

  • c) Nitrogênio.

     

     

    O nitrogênio compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar, e sim na forma de amônia solúvel em água ou na forma de nitrato, nas quais é convertido por bactérias. Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia. Algumas plantas absorvem diretamente essa amônia. As bactérias transformam a amônia em nitritos e em seguida em nitratos, que as plantas usam para os compostos como as proteínas, DNA e RNA. Ao comerem as plantas, os animais herbívoros acabam absorvendo nitrogênio. Os animais carnívoros, ao comerem os herbívoros, também absorvem nitrogênio, assim como toda a cadeia alimentar. Quando os animais e plantas morrem, certas bactérias e fungos, também chamados de decompositores, convertem seus compostos de nitrogênio em gás nitrogênio, que retorna à atmosfera, reiniciando o ciclo do nitrogênio.


ID
2182765
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O temo biomassa pode ter significados diferentes, dependendo do contexto em que esteja sendo utilizado. Assinale a alternativa que apresenta um correto significado desse termo.

Alternativas
Comentários
  • Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo; excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal ou mineral,

  • Energia renovável


ID
2230852
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A despeito da resistência de poucos grupos de pesquisadores, há hoje um consenso em relacionar as mudanças climáticas às atividades antrópicas poluidoras da atmosfera.
Com relação a essas mudanças, o principal ciclo biogeoquímico afetado por essas atividades é o ciclo do(a):

Alternativas
Comentários
  • Letra B, pois a emissão de monóxido (CO)  dióxido de carbono (CO2) na atmosfera pelas industria e automoveis, e o "pum" dos ruminantes (a famosa vaquinha), altera a quantidade de gás carbônico presente no ar.

  • A resposta está aqui:
     

    ...atividades antrópicas poluidoras da atmosfera.


ID
2234224
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para demonstrar como as correntes de ar se formam, o professor de Ciências colocou um bastão de incenso aceso próximo à porta da sala, que estava ligeiramente aberta, e pediu aos alunos que, ao observarem o movimento da fumaça, constatassem que o ar entrava por baixo da porta e saía por cima.

O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o ar frio

Alternativas
Comentários
  • Porque não é a letra B? "é mais denso e empurra o ar quente, fazendo-o passar por baixo da porta". Esta alternativa não diz a direção que o ar frio vai...

    O gabarito é a letra D, mas a questão não diz qual ambiente é mais frio (sala ou ambiente externo). Portanto, quando inferir que o ambiente externo é mais frio?!

  • Porque o ar quente é menos denso que o ar frio. A força que está atuando é a da gravidade, que faz com que o ar frio, mais denso, fique em baixo e o ar quente, menos denso, suba. Daí, o ar frio, mais denso, entre pela parte mais baixa da porta.

  • Gabarito: D

    Quando o ar é quente, as moléculas se espalham, quando é mais frio as moléculas se juntam ficando mais denso.

  • Se o ar frio é mais denso obviamente entrará pela parte mais baixa.


ID
2236552
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A modernização da agricultura, também conhecida como Revolução Verde, ficou marcada pela expansão da agricultura nacional. No entanto, trouxe consequências como o empobrecimento do solo, o aumento da erosão e dos custos de produção, entre outras. Atualmente, a preocupação com a agricultura sustentável tem suscitado práticas como a adubação verde, que consiste na incorporação ao solo de fitomassa de espécies vegetais distintas, sendo as mais difundidas as leguminosas.

ANUNCIAÇÃO, G. C. F Disponível em: www.muz.ifsuldeminas.edu.br. Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).

A utilização de leguminosas nessa prática de cultivo visa reduzir a

Alternativas
Comentários
  • As plantas leguminosas apresentam em suas raízes bactérias do gênero Rhizobium, as quais fixam nitrogênio atmosférico e fornecem compostos nitrogenados às plantas. A adubação verde possibilita a utilização de menor quantidade de fertilizantes nitrogenados o que reduz a poluição ambiental auxiliando em sua produção.
    Alternativa correta: C
  • Resolução: Muitas leguminosas apresentam nódulos em suas raízes onde bactérias fazem a fixação de nitrogênio. Esse elemento é normalmente utilizado em fertilizantes para suprir a sua falta no solo.

    Gabarito oficial: C (Necessidade do uso de fertilizantes.)

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/enem-2016-2a-aplicacao-questoes-de-biologia-resolvidas/

  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=-75T8c4orJE

  • Cuidado. Relativamente fácil mas com alternativas confundíveis.

  • As leguminosas são as plantas mais utilizadas na adubação verde e rotação de culturas, por serem mais eficientes quando comparadas com as gramíneas, por exemplo. Além de mais eficientes, somente elas são capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio atmosférico, através de uma associação específica de parcial e/ou total da adubação nitrogenada através de adubos químicos. Outras vantagens:

    -aumenta as propriedades físicas e orgânicas do solo;

    -traz os nutrientes minerais do subsolo à superfície do solo;

    -retenção da umidade do solo (plantas mortas que se depositam <=> menor evaporação da água);

    -combate à erosão;

    Letra C

  • Leguminosas são famosas no ciclo do nitrogênio pois possui bactérias fixadoras de nitrogênio, dispensando assim o uso de fertilizantes.

    Letra C

  • Fui de letra C de cara porque o "senso interior" me disse, mas senti dúvida com a letra A porque também poderia ser.

    Alguém pode me justificar porque a letra A não é a resposta certa?

  • Diferença entre agrotóxico e fertilizante:

    1°. Agrotóxicos: Utilizados para o combate de pragas agrícolas.ex: Mosca-branca que ataca a soja.

    2° Fertilizantes: Utilizados para fertilizar o solo, adicionar mais nutrientes. ex: NPK.

    Para aumentar a quantidade de nitrogênio no solo podemos utilizar a adubação verde, por meio das plantações consorciadas ou rotação de culturas. Assim, não é necessário utilizar fertilizantes.

  • Letra C

    As leguminosas possuem bactérias que tem alta capacidade de fixação de nitrogênio, deixando o solo mais nutrido, e por isso, é possível reduzir a quantidade de fertilizantes industriais.


ID
2264641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   Apesar de o fósforo ser um importante elemento na composição dos fertilizantes, especialistas alertam as pessoas para o fato de que as reservas de rochas de fosfato do mundo estão acabando, e se referem a esse cenário como “pico do fósforo”. Uma crise de fosfato seria, no mínimo, tão séria quanto uma crise do petróleo; porém, enquanto o petróleo pode ser substituído por outras fontes de energia, ainda não se conhece alternativa para o fósforo. Ainda estão em fase inicial as explorações de novas fontes para solucionar o problema da escassez das reservas de fosfato. O fósforo está presente em todas as células do organismo de todos os seres vivos. Animais e plantas dependem desse elemento para viver. Métodos para retirar materiais do esgoto estão sendo testados, visto que o esgoto apresenta grandes quantidades de fósforo. Será que reciclar o esgoto é a solução?

Internet: <www.mineropar.pr.gov.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

O ciclo do fósforo é complexo, pois envolve múltiplas reações de oxirredução visto que as plantas não são capazes de absorver os íons fosfato diretamente do solo ou da (PO3-4) água.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    O ciclo é simples. Plantas obtêm fósforo do ambiente absorvendo os fosfatos dissolvidos na água e no solo. Os animais obtêm fosfatos na água e no alimento.

     

     

    FONTE: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia28.php

  • O fosfato é justamente a forma biodisponível para as plantas e para os seres humanos.