SóProvas


ID
1065274
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptívos de maior segurança, sendo constituída basicamente de dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo feminino, o estrogênio (E) e a progesterona (P). Em um experimento médico, foi analisado o sangue de uma mulher que ingeriu ininterruptamente um comprimido desse medicamento por dia durante seis meses.

Qual gráfico representa a concentração sanguínea desses hormônios durante o período do experimento?

Alternativas
Comentários
  • eu entendi a questão como se fosse a variação do hormônio no corpo nesses 6 mês. D: 

  • A ingestão contínua não aumenta os níveis de concentração de hormônios no organismo, pois esses são consumidos pelo organismo.

  • O principal mecanismo de ação dos anticoncepcionais orais de uso diário é justamente a manutenção de níveis hormonais constantes da progesterona e do estrogenio. É simples.

  • A ingestão da pílula contendo estrogênio e progesterona diariamente significa que a quantidade desses hormônios permanece sempre constante, como ilustrado no gráfico A.

  • Letra A

    -Durante seis meses, todo dia, a mulher tomava pílula anticoncepcional.

    -O anticoncepcional engana o organismo da mulher.

    -As concentrações sanguínea desses hormônios serão estáveis, pois todo dia ela toma a mesma quantidade.

    Como a mulher tomou a pílula ininterruptamente por 6 meses, a taxa de estrogênio e de progesterona (que são integrantes da pílula) nao variaram (seria como se ela estivesse gravida; Nao há variação desses hormônios, uma vez que o FSH sera inibido).

  • Letra A

    A ingestão continua de anticoncepcionais mantém sempre o mesmo patamar desses dois hormônios. A quantidade de hormônios não aumenta, pois estes são consumidos pelo organismo.