Resolução
A determinação do sexo da prole na espécie humana é
determinada pela constituição cromossômica do
espermatozoide, pois o sexo masculino é o
heterogamético, formando espermatozoides que
carregam o cromossomo X e outros que carregam o Y.
A separação dos cromossomos homólogos ocorre na
meiose I.
Resposta: A
O que é a meiose 1?
Ocorre a separação dos cromossomos ditos homólogos, ou seja, aqueles que são iguais entre si e que juntos formam um par. Esse ciclo é dito reducional ou meiose I, pois ao final temos células com metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe.
Qual a diferença de meiose 1 e 2?
O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células: Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade. Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.
O enunciado da questão informa que algumas pesquisas sugerem que determinados comportamentos podem influenciar na determinação do sexo de um bebê, mas também traz a evidência biológica que o sexo é definido no momento da fecundação, dependendo de certa constituição cromossômica. A gametogênese é o processo de formação dos gametas masculinos (espermatogênese) e femininos (ovulogênese). Os espermatócitos e ovócitos duplicam seus cromossomos e iniciam a meiose. Durante a meiose, em Anáfase I, ocorre a separação dos cromossomos e migração das cromátides irmãs para o mesmo pólo celular. Ao formar dois gametas ao final da meiose, a célula masculina terá metade com um cromossomo sexual X e outra metade com um cromossomo sexual Y, sendo o sexo masculino chamado de heterogamético por formar dois tipos de gametas. A célula feminina forma gameta com um cromossomo sexual X, sendo chamado de homogamética. Apenas os espermatozoides portadores de cromossomos Y darão origem a machos, e os cromossomos X darão origem a fêmeas, portanto, o pai que define o sexo do filho. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)
As fases da MEIOSE (I e II):
Na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromossômica do:
a) espermatozoide, que é definida na meiose I da gametogênese do pai e a mãe não tem participação na determinação do sexo da prole. É definido pelo pai, por ser o sexo heterogamético e na meiose I (separação dos cromossomos), sem a participação da mãe nessa determinação sexual. CORRETA.
b) óvulo, que é definida na meiose II da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. A determinação é feita através do sexo masculino, pois apenas o pai tem o cromossomo sexual Y para diferenciar. Incorreta.
c) espermatozoide, que é definida na meiose II da gametogênese do pai e a mãe não tem participação na determinação do sexo da prole. É definido pelo espermatozoide, porém na meiose I, e não em meiose II. Incorreta.
d) óvulo e do espermatozoide, que são definidas na meiose II da gametogênese de ambos os genitores e o pai e a mãe participam, conjuntamente, da determinação do sexo da prole. A determinação ocorre apenas através do cromossomo sexual do espermatozoide, não definem conjuntamente. Incorreta.
e) óvulo, que é definida na meiose I da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. A mãe não tem participação na determinação sexual por ser homogamética, gerando apenas cromossomo sexual X. Incorreta.
Gabarito do professor: A