SóProvas



Questões de Sistema Reprodutor Humano


ID
682792
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem

Alternativas
Comentários
  • A vasectomia é um método anticoncepcional considerado irreversível. Porém, em alguns casos, o paciente pode se submeter novamente a um processo cirúrgico e tentar reverter o estado de esterilidade, nem sempre sendo positivo. O processo de vasectomia consiste em seccionar os ductos deferentes, canais que ligam os testículos ao pênis. Com esse procedimento simples, apenas o caminho dos espermatozoides é interrompido, e toda produção hormonal e funcionamento dos demais órgãos do sistema genital masculino permanecem inalterados. Logo, o pedido do homem em questão não tem fundamento. Sua baixa de testosterona provavelmente tem outra causa.


    Letra B correta.



ID
688228
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as proposições abaixo, referentes a eritroblastose fetal (DHRN).

I - É condição para sua ocorrência a incompatibilidade sangüínea para o Sistema D (Rh) entre os parentais, sendo a mãe Rhe o pai Rh+ .

II - É necessário que a mãe esteja previamente sensibilizada para que a DHRN venha a se manifestar.

III - Em casal em que a mulher é dd e o homem é Dd, a probabilidade de manifestação da doença na 1ª gestação, considerando-se que a mulher não tenha recebido transfusão de sangue de tipo Rh+, é de 50%.

IV - Em casais em que a mulher é Rh e o homem Rh+, não estando a mulher previamente sensibilizada, o(a) primeiro(a) filho(a) Rh+ não manifestará DHRN, pois durante a gestação não ocorre contato entre o sangue da mãe e do nascituro.

Estão corretas apenas as proposições

Alternativas
Comentários
  • A eritroblastose fetal é uma doença provocada pela incompatibilidade entre o fator Rh da mãe e feto, provocando a destruição das hemácias do último. Para que ela ocorra, é condição uma mãe Rh- tenha um filho Rh+ (isso pode acontecer quando o pai é Rh+) – item I verdadeiro. Durante a gestação, há passagem pela placenta apenas do plasma sanguíneo de mãe para filho e vice-versa. No parto, ao contrário, pode haver a passagem de hemácias do filho para a corrente sanguínea da mãe. Se este filho for Rh+, essa gravidez irá sensibilizar a mãe Rh-, que dentro de alguns dias irá produzir anticorpos anti-Rh – item II verdadeiro. Logo, em uma primeira gravidez, a doença não se manifestará, pois é nela em que a mãe se sensibiliza e produz os anticorpos – item III falso e IV verdadeiro.

    Letra B correta.



ID
688234
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ter filhos exige responsabilidade, e o ideal é que seja feito um planejamento familiar. Infelizmente isto não tem sido a regra. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no dia 20 de abril de 2008 no jornal Folha de S.Paulo, no Brasil quatro em cada dez filhos não foram planejados. Em 56% dos casos, isso acontece entre jovens de 16 a 24 anos de idade. Os métodos anticoncepcionais auxiliam uma mulher ou um casal a evitar a gravidez em momentos indesejados. Alguns métodos são reversíveis enquanto outros são irreversíveis, pois interrompem de maneira definitiva a capacidade reprodutora do indivíduo. Dentre os principais métodos contraceptivos, temos:

I - Vasectomia
II - Camisinha
III - Laqueadura tubária
IV - Pílulas anticoncepcionais

Estes métodos atuam:

A - Impedindo ovulação
B - Impedindo que o ovócito formado se encontre com o espermatozóide
C - Impedindo que o zigoto formado se implante no útero
D - Impedindo a presença de espermatozóide no sêmen
E - Na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

Considerando os métodos e suas atuações, são propostas as seguintes assertivas:

1 - I e II são métodos exclusivamente masculinos, que atuam em E e D.
2 - III e IV atuam em A e B.
3 - III e IV são métodos exclusivamente femininos, que atuam em A, B e D.
4 - II é o único que atua em E.

São consideradas como verdadeiras as assertivas

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre diferentes métodos anticoncepcionais e o funcionamento de cada um. A vasectomia é um método masculino irreversível, pois consiste em um corte dos canais deferentes, interrompendo o caminho feito pelos espermatozoides (impede sua presença no sêmen). Já a camisinha existe em versões femininas e masculinas, e atua apenas impedindo o contato entre secreções dos parceiros, evitando também a transmissão de DST’s. A laqueadura tubária é um método feminino irreversível, que consiste em interromper as tubas uterinas, impedindo a passagem do ovócito e consequente encontro com o espermatozoide. As pílulas anticoncepcionais consistem em um método reversível que atua na ovulação, impedindo-a. Dos métodos citados, apenas a camisa também previne contra doenças sexualmente transmissíveis. Afirmativas 2 e 4 verdadeiras.


    Letra C correta.



ID
691207
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação aos hormônios que atuam no ciclo menstrual.

Alternativas

ID
715069
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em sua viagem a caminho da fecundação, o espermatozóide atravessa primeiramente a estrutura do óvulo denominada

Alternativas
Comentários
  • A primeira barreira seria a corona radiata, onde o acrossoma do espermatozoide libera enzima hialuronidase pra degradar o ácido hialurônica dessa barreira, só depois vem a zona pelúcida.

  • Primeira barreira: coroa radiada composta de células foliculares.

ID
737068
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo reprodutivo na espécie humana envolve a formação de gametas, a fertilização e o posterior desenvolvimento do novo ser. Entre os eventos biológicos próprios da função reprodutiva em humanos destaca-se:

Alternativas

ID
1065274
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptívos de maior segurança, sendo constituída basicamente de dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo feminino, o estrogênio (E) e a progesterona (P). Em um experimento médico, foi analisado o sangue de uma mulher que ingeriu ininterruptamente um comprimido desse medicamento por dia durante seis meses.

Qual gráfico representa a concentração sanguínea desses hormônios durante o período do experimento?

Alternativas
Comentários
  • eu entendi a questão como se fosse a variação do hormônio no corpo nesses 6 mês. D: 

  • A ingestão contínua não aumenta os níveis de concentração de hormônios no organismo, pois esses são consumidos pelo organismo.

  • O principal mecanismo de ação dos anticoncepcionais orais de uso diário é justamente a manutenção de níveis hormonais constantes da progesterona e do estrogenio. É simples.

  • A ingestão da pílula contendo estrogênio e progesterona diariamente significa que a quantidade desses hormônios permanece sempre constante, como ilustrado no gráfico A.

  • Letra A

    -Durante seis meses, todo dia, a mulher tomava pílula anticoncepcional.

    -O anticoncepcional engana o organismo da mulher.

    -As concentrações sanguínea desses hormônios serão estáveis, pois todo dia ela toma a mesma quantidade.

    Como a mulher tomou a pílula ininterruptamente por 6 meses, a taxa de estrogênio e de progesterona (que são integrantes da pílula) nao variaram (seria como se ela estivesse gravida; Nao há variação desses hormônios, uma vez que o FSH sera inibido).

  • Letra A

    A ingestão continua de anticoncepcionais mantém sempre o mesmo patamar desses dois hormônios. A quantidade de hormônios não aumenta, pois estes são consumidos pelo organismo.


ID
1160047
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FAME
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal, cujo homem é oligospérmico, está tentando uma série de técnicas de reprodução assistida, com o objetivo de conceber um filho biológico de ambos.

Dentre as técnicas a seguir, assinale a alternativa indicada para esse casal.

Alternativas
Comentários
  • O homem para ter um sêmen fértil de quantidade normal deve apresentar cerca de 20 milhões por mililitro, ou seja, se apresentar inferior a isso pode ter oligospermia que é a baixa de esperma e qualidade inferior também.

    Fertilização intracitoplasmática = O método consiste em injetar o espermatozoide diretamente dentro do óvulo, em um procedimento feito em laboratório, por isso é um tratamento que ocorre dentro da Fertilização In Vitro, quando necessário. O método foi realizado pela primeira na Bélgica no ano de 1992. Dois anos depois ele já foi trazido ao Brasil.

    Outros nomes

    ICSI (sigla proveniente do nome inglês do tratamento: intracytoplasmic sperm injection)        


  • Um homem oligospérmico é aquele que apresenta baixa quantidade de espermatozoides no material ejaculado, sendo normalmente necessário um tratamento para fertilização. Nesses casos, a técnica mais adequada é a de fertilização intracitoplasmática. Essa técnica consiste na injeção de um único espermatozoide diretamente dentro do óvulo feminino. Os óvulos fertilizados são depois implantados no útero da mulher. Letra C correta.


  • Fertilização intracitoplasmática : o método consiste em injetar o espermatozoide diretamente dentro do óvulo.


ID
1269316
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre os hormônios listados abaixo, qual NÃO regula o ciclo reprodutivo feminino humano?

Alternativas
Comentários
  • A prolactina é um hormônio secretado pela adenoipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas.

  • Inibina - promove a inibição do hormônio FSH

    relaxina - ajuda a amolecer as articulações e ligamentos pélvicos


ID
1399441
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo sobre o ciclo menstrual.

I. A progesterona é o hormônio dominante na fase lútea do ciclo ovariano.
II. A gonadotrofina coriônica humana ajuda o corpo lúteo a não involuir.
III. O estrogênio faz retroalimentação positiva nos hormônios liberadores de gonadotrofina, levando ao pico pré-ovulatório.
IV. O estrógeno causa o espessamento do muco cervical, um tampão que bloqueia a abertura do colo uterino.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Corretas: I, II e III

    Errada: IV) É a progesterona (e não o estrógeno como afirma a questão) que causa o espessamento do muco cervical. O muco mais espesso cria um tampão que bloqueia a abertura do colo uterino.


ID
1406704
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução humana envolve a ação coordenada de diferentes órgãos e sistemas. Nesse processo, a hipófise.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D

     

    O controle hormonal na reprodução humana


    As gonadotrofinas FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela porção anterior da hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. Esses órgãos, por sua vez, produzirão hormônios que atuarão no surgimento dos caracteres sexuais secundários e no processo de reprodução humana.

     

    No HOMEM, o FSH estimula a produção de espermatozóides. O LH age no testículo favorecendo a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino.


    Na MULHER, o FSH e o LH participam do ciclo menstrual. Nesse ciclo haverá a formação do ovócito e a produção dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, que preparam o útero para uma possível gravidez. Na puberdade, os estrógenos atuam no surgimento dos caracteres sexuais secundários.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/hormonio6.php

  • Na verdade ela nao regula, ela sinaliza , através de hormônios, o funcionamento das gônadas masculina e feminina.


ID
1440859
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema genital feminino é formado pelos seguintes componentes:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

     

  • Essa é para não zerar.


ID
1474468
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal procurou ajuda médica, pois há anos desejava gerar filhos e não obtinha sucesso. Os exames apontaram que a mulher era reprodutivamente normal. Com relação ao homem, o exame revelou que a espermatogênese era comprometida por uma alteração cromossômica, embora seu fenótipo e desempenho sexual fossem normais. Por causa dessa alteração, não ocorria o pareamento dos cromossomos homólogos, a meiose não avançava além do zigóteno e os espermatócitos I degeneravam.

Desse modo, é correto afirmar que a análise do esperma desse homem revelará

Alternativas
Comentários
  • "a meiose não avançava além do zigóteno"

    o zigóteno ocorre na prófase I, portanto alternativa A.


ID
1479076
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As campanhas publicitárias que estimulam ouso da “camisinha” são cada vez mais frequentes, havendo mesmo distribuição gratuita do preservativo sexual masculino. Com relação ao preservativo feminino, não há a mesma divulgação.

A respeito da ação desses preservativos, analise as afirmativas a seguir.

I. Somente o feminino oferece proteção contra vírus transmitidos por via sexual.
II. O masculino oferece proteção contra bactérias transmitidas por via sexual.
III. Ambos reduzem a possibilidade de concepção.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Tanto o feminino como o masculino oferecem proteção contra vírus transmitidos por via sexual. 
    O masculino e também o femino oferecem proteção contra bactérias transmitidas por via sexual.

     Ambos reduzem a possibilidade de concepção.


ID
1563115
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê.
                                                                                                                                          (RIBEIRO, 2013, p. 47).

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar:


A alimentação do bebê com leite artificial se justifica em virtude da ausência de anticorpos no leite materno.


Alternativas

ID
1605151
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Paula não toma qualquer contraceptivo e tem um ciclo menstrual regular de 28 dias exatos. Sua última menstruação foi no dia 23 de junho. No dia 06 de julho, Paula manteve uma relação sexual sem o uso de preservativos. No dia 24 de julho, Paula realizou um exame de urina para verificar se havia engravidado.


Em função do ocorrido, pode-se dizer que, no dia 06 de julho, Paula

Alternativas

ID
1733560
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

                                                               Eu e meus dois papais

No futuro, quando alguém fizer aquele velho comentário sobre crianças fofinhas: “Nossa, é a cara do pai!”, será preciso perguntar: “Do pai número um ou do número dois?”. A ideia parece absurda, mas, em princípio, não tem nada de impossível. A descoberta de que qualquer célula do nosso corpo tem potencial para retornar a um estado primitivo e versátil pode significar que homens são capazes de produzir óvulos, e mulheres têm chance de gerar espermatozoides.
Tudo graças às células iPS (sigla inglesa de “células-tronco pluripotentes induzidas”), cujas capacidades “miraculosas” estão começando a ser estudadas. Elas são funcionalmente idênticas às células-tronco embrionárias, que conseguem dar origem a todos os tecidos do corpo. Em laboratório, as células iPS são revertidas ao estado embrionário por meio de manipulação genética.
                                                                                                                                                    (Revista Galileu, maio 2009.)

Na reportagem, cientistas acenaram com a possibilidade de uma criança ser gerada com o material genético de dois pais, necessitando de uma mulher apenas para a “barriga de aluguel”. Um dos pais doaria o espermatozoide e o outro uma amostra de células da pele que, revertidas ao estado iPS, dariam origem à um ovócito pronto para ser fecundado in vitro.

Isto ocorrendo, a criança:

Alternativas
Comentários
  • Olá!!! Bom vamos lá!

    Vamos ter em mente que essa é uma situação que com a tecnologia avançada de hoje só ficou ainda mais possível dando a possibilidade de dois homens terem filhos.

    Sendo assim como foi dito no texto um dois pais vai doar uma célula da pele, isso é , essa célula obrigatoriamente vai produzir um ovócito com o cromossomo X, porém como o homem é determinado por XY e o outro homem vai doar um espermatozoide, podemos ter tanto uma menina quanto um menino, depende de qual cromossomo for doado pelo espermatozoide de um dos pais.

    Por isso a resposta correta é a letra C!


ID
1765270
Banca
UCS
Órgão
UCS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os processos de fecundação in vitro estão cada vez mais presentes na sociedade. Uma das características da fecundação in vitro é o aumento da chance de gestações múltiplas, isto é, de gestação de gêmeos. Em relação às gestações múltiplas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gêmeos nunca compartilham o cordão umbilical, seja fraterno ou idêntico.

  • Apesar da maioria dos gêmeos univitelinos compartilharem a mesma placenta, é possível que sejam duas, uma para cada feto!

ID
1826023
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As mudanças fisiológicas que ocorrem na puberdade são controladas por dois hormônios produzidos pela parte anterior da glândula hipófise, o FSH e o LH. No homem o LH estimula a produção e secreção da testosterona, enquanto que na mulher ele é responsável

Alternativas
Comentários
  • c) pelo rompimento do folículo maduro e pela liberação do óvulo.

     

    Todo o processo reprodutivo depende totalmente de hormônios sexuais para acontecer. O amadurecimento dos folículos ovarianos e a liberação do ovócito secundário, estão relacionados com os hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), que começam a agir durante a puberdade, marcando o início da vida fértil da mulher.


ID
1826350
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando um único óvulo é fecundado por um espermatozoide, NÃO é possível que ocorra a formação de

Alternativas
Comentários
  •  a) gêmeos fraternos.



    Os gémeos dizigóticos (DZ), também chamados fraternos ou bivitelinos, são produzidos quando os ovários libertam dois óvulos e ambos são fertilizados e implantados na parede uterina. Do ponto de vista genético, serão tão parecidos como quaisquer outros irmãos. Esses gêmeos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes.



    Os gémeos monozigóticos (MZ), também chamados de idênticos ou univitelinos, , formam-se com a divisão do óvulo logo após a fertilização; a partir desses grupos idênticos de células começarão a crescer dois fetos. Os gémeos MZ são, portanto, geneticamente idênticos e serão do mesmo sexo, excepto quando ocorrem mutações ou síndromes muito raras durante a gestação. Desconhece-se a razão para a divisão do óvulo, e o pai não tem qualquer influência sobre a produção de gémeos idênticos.


  • Gêmeos dizigóticos ou fraternos, são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois ovócitos e esses são fecundados por dois espermatozóides, formando assim, dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico.


ID
1975252
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sêmen é composto por uma fração celular contendo os espermatozoides e por uma fração líquida proveniente das glândulas acessórias, principalmente da próstata e da vesícula seminal. De acordo com o Manual da Organização Mundial da Saúde para análise e processamento de sêmen humano (2010), a (o)

Alternativas

ID
1975267
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A preparação do sêmen tem como objetivo separar os espermatozoides do plasma seminal e selecionar os espermatozoides móveis e morfologicamente normais, livres de debris celulares, células não germinativas e espermatozoides mortos. A técnica utilizada para o preparo seminal varia de acordo com as características do sêmen e da técnica de fertilização in vitro (FIV) proposta. Considerando um ciclo de FIV em que será realizado o método de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), com a utilização de uma amostra de sêmen que apresenta 50 milhões de espermatozoides por mL e 80% de motilidade progressiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1975270
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os embriões produzidos a partir das técnicas de fertilização in vitro estão sujeitos a defeitos genéticos que podem ser avaliados por meio do diagnóstico genético pré-implantacional. A avaliação genética embrionária, por meio da técnica de hibridização in situ por fluorescência (FISH – fluorescent in situ hybridization), utiliza uma ou duas células embrionárias (blastômeros) e sondas fluorescentes específicas, e é capaz de avaliar alterações cromossômicas (numéricas ou estruturais)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
1975276
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Recentemente, os níveis do hormônio antimülleriano (AMH) vêm sendo utilizados como um marcador mais preciso da reserva ovariana para ciclos de fertilização in vitro. Acerca desse hormônio, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1975282
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os anticorpos antiespermatozoides estão presentes em 9% a 13% dos casais inférteis. Quanto a esses anticorpos, assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas

ID
1975285
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao controle hormonal da espermatogênese, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O hipotálamo produz GnRH que induz a hipófise anterior a produzir LH e FSH. LH vai estimular as células de Leydig a produzir testosterona, e essa vai ter papel fundamental na espermatogênese.

  • Letra A - resposta correta (O hipotálamo produz GnRH que induz a hipófise anterior a produzir LH e FSH. O LH vai estimular as células de Leydig a produzir testosterona. Para iniciar a espermatogênese, tanto o FSH quanto a testosterona são necessários, apesar de apenas a presença da testosterona ser suficiente).

    Letra B - As células de Sertoli estão localizadas no epidídimo e são responsáveis pela formação da barreira hematotesticular (é uma célula somática de grandes dimensões do interior do testículo, relacionada com diversas células germinativas no túbulo seminífero).

    Letra C - A regulação da espermatogênese pelo hormônio folículo estimulante (FSH) e pela testosterona acontece pela ação desses hormônios nas células de Leydig (células de Sertoli).

    Letra D - Enquanto a testosterona é desnecessária para a espermatogênese, a ação do FSH auxilia no processo, aumentando o número das células de Sertoli (É necessária. Tanto o FSH quanto a testosterona são necessários, apesar de apenas a presença da testosterona ser suficiente).

    Letra E - A produção de espermatozoides requer aproximadamente 30 dias até estarem prontos para ejaculação e fertilização (A espermatogênese, ou seja, a produção de espermatozoides demora cerca de 70 dias. Um homem saudável produz entre 100 e 200 milhões de espermatozoides por dia, todos os dias. O processo se inicia com células espermáticas imaturas que se desenvolvem e, uma parte delas chegam ao estágio de células espermáticas maduras ou espermatozoides. Nesta etapa eles migram para o epidídimo, onde após 18 a 24 horas ganham a capacidade de se locomover, chamada de motilidade. Aptos a se moverem, eles passam pelo ducto ou canal deferente até chegarem à vesícula seminal, onde ficam armazenados até o momento da ejaculação).

    Bom estudo!


ID
1975288
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após a ovulação, caso ocorra a implantação embrionária, o folículo ovulatório se mantém ativo, contribuindo para a manutenção da gestação. Acerca desse tema, assinale a alternativa que corretamente denomina e caracteriza essa fase do ciclo menstrual.

Alternativas
Comentários
  • Gabnarito: Letra E

    A progesterona, predominante na fase lútea, irá sustentar a gestação. Inicialmente mantida pelo HCG e após a maturação da placenta, essa assume o papel.

  • IMEDIATISTA

  • IMEDIATISTA

  • IMEDIATISTA


ID
1975291
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) rege as normas para realização de técnicas de reprodução humana. Quanto ao número de embriões a serem transferidos para a mulher com até 35 anos de idade, a Resolução CFM no 2.013/2013 faz a seguinte recomendação:

Alternativas

ID
1975297
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema reprodutivo masculino é composto por órgãos genitais externos e internos. Quanto à anatomia do sistema reprodutivo masculino, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Órgãos Externos: Pênis e Saco Escrotal.

  • ESSA TEMPERATURA PODE VARIAR UM POUCO, MAS POR ELIMINAÇÃO A ÚNICA CORRETA É LETRA C

  • a) Os testículos não são os órgãos externos e sim internos.

    b) O sistema de ductos e as glândulas acessórias  são considerados órgãos do sistema reprodutivo masculino. 

    c) CORRETA

    d) O pênis é formado por dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso.

    e) A glande é extremamente sensível.


ID
1975300
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às normas éticas de reprodução humana, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1975303
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os espermatozoides, após sua produção, sofrem o processo de maturação e, em seguida, são armazenados até o momento da ejaculação. Os órgãos do sistema reprodutivo masculino, responsáveis pela produção, maturação e armazenamento dos espermatozoides, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Os túbulos seminíferos são os responsáveis por produzirem os espermatozóides, e é no epidídimo que os espermatozóides são armazenados e lá amadurecem até o momento da ejaculação.

  • PARA QUEM NÃO TIVER ACESSO ILIMITADO, GAB: E


ID
1975306
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, é permitida a realização de doação temporária de útero, também conhecida popularmente como barriga de aluguel. A Resolução CFM no 2.013/2013 estabelece regras para sua realização. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1975309
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFM no 2.013/2013, está autorizado

Alternativas

ID
1975312
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à doação de gametas e embriões, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1975315
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando as normas éticas, com relação à escolha do sexo e das características da criança que venha a nascer por meio de técnicas de reprodução assistida, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2124121
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a vida intrauterina, nos testículos humanos, as células diploides, denominadas células germinativas primordiais, passam a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a várias espermatogônias. As espermatogônias permanecem em repouso nos túbulos seminíferos dos testículos e, na puberdade, aumentam de número e sofrem maturação que continua até a velhice. As espermatogônias por mitose dão origem a espermatócitos primários. O espermatócito primário sofre uma divisão meiótica (meiose I) em dois espermatócitos secundários; cada um desses espermatócitos secundários divide-se em duas espermátides na meiose II. Essas diferenciam-se, através de um processo chamado espermiogênese, em espermatozoides. Esse processo relacionado à reprodução humana denomina-se _________________.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra C

  • c) Espermatogênese

  • Excelente resumo de espermatogênese


ID
2182738
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os diferentes métodos de prevenção da gravidez em seres humanos disponíveis nos dias de hoje atuam por diferentes mecanismos, impedindo a formação ou o desenvolvimento do embrião. Assinale a alternativa que não indica um desses mecanismos.

Alternativas
Comentários
  • Gab C


ID
2236603
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um hospital, acidentalmente, uma funcionária ficou exposta a alta quantidade de radiação liberada por um aparelho de raios X em funcionamento. Posteriormente, ela engravidou e seu filho nasceu com grave anemia. Foi verificado que a criança apresentava a doença devido à exposição anterior da mãe à radiação.

O que justifica, nesse caso, o aparecimento da anemia na criança?

Alternativas
Comentários
  • Para que uma mãe passe alguma característica para seu filho, seja uma mutação ou uma característica normal seria necessário que a célula fecundada carregasse essa característica, ou seja, para que o filho tenha recebido essa característica de mutação, essa célula mutante deveria ser a célula-ovo fecundada. 
    Alternativa correta: C
  • Resolução: A única forma pela qual a mãe poderia passar uma característica genética (adquirida) para seu filho, é que essa característica estivesse presente no gameta que foi fecundado. Ainda que as células somáticas sofressem uma mutação, isso não seria passado para o filho. Já a célula-ovo apenas surge quando ocorre a fecundação, o que ocorreu após a exposição da mãe aos raios X.

    Gabarito oficial: C (A célula gamética materna que foi fecundada sofreu uma mutação)

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/enem-2016-2a-aplicacao-questoes-de-biologia-resolvidas/

  • Letra C

    A exposição a raios X pode causar mutações celulares. Caso essas mutações ocorram em um gameta, e esse seja fecundado, as características mutantes serão passadas aos descendentes. No caso da questao, a filha da funcionaria nasceu a partir da fecundação de um ovócito que havia sofrido mutação.


ID
2264644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em setembro de 2013, o Senado Federal aprovou o projeto que prevê o parto humanizado pelo SUS. Esse modelo privilegia o parto natural e o atendimento humanizado à gestante e ao bebê. No parto natural, o rompimento da “bolsa d’água” é um dos indícios de que a hora do parto se aproxima.

Acerca do texto apresentado e do conteúdo a ele relacionado, julgue o item que se segue.

O hormônio gonadotrofina coriônica humana, produzido pela placenta, estimula a produção de estrógeno e progesterona.

Alternativas
Comentários
  • "A Gonadotrofina Coriônica humana é um hormônio glicoproteico, conhecido comumente como hCG, que é produzido pela placenta durante a gestação. Esse hormônio é exclusivo da gravidez e por isso é usado para a confirmação de tal condição. Entretanto, em algumas doenças, tais como mola hidatiforme e coriocarcinoma, o hCG também é produzido. Além disso, ele é um importante indicador de tumores testiculares." (https://brasilescola.uol.com.br/biologia/gonadotrofina-corionica-humana-hcg.htm)

  • Produzido pela placenta e atua no corpo lúteo mantendo altas as taxas de progesterona e estrógeno , inibindo a menstruação e uma nova ovulação .Isso no primeiro trimestre.


ID
2350909
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A diferenciação, a maturação e o crescimento dos órgãos ocorrem em diferentes etapas da gestação. Sobre os principais processos que ocorrem no desenvolvimento fetal durante a gestação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questao d esta correta


ID
2372719
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em setembro de 2016, a revista New Scientist divulgou o nascimento do primeiro bebê gerado a partir do DNA de três pessoas. Os óvulos, com DNA nuclear da mãe e DNA mitocondrial da doadora, foram fertilizados com espermatozoides do pai e um dos cinco embriões resultantes foi injetado dentro do útero da mãe.

Fonte: https://www.newscientist.com/article/2107219-

exclusive-worlds-first-baby-born-with-new-3-parenttechnique/

Em relação à reprodução humana, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda diferentes temas relacionados com a reprodução humana.
    A alternativa A esta incorreta, pois a temperatura dos testículos é inferior do restante do corpo, pois isso favorece a produção dos espermatozoides.
    A alternativa C está incorreta pois a ovulogênese (gametogênese) ocorre mesmo antes do nascimento, diferente da espermatogênese que ocorre na puberdade.
    Os três métodos apresentados na alternativa D como melhor método contraceptivo estão equivocados,pois são métodos naturais e de baxissima eficácia, tornando a alternativa incorreta.

    Alternativa correta B

  • Ovulogênese/Gametogênese: antes mesmo do nascimento

    Espermatogênese: começa na puberdade

    • COMENTÁRIO: B está falsa porque a espermatogênese é prejudicada por altas temperaturas (acima de 35 ºC). Assim sendo, a presença dos testículos na bolsa escrotal é essencial, pois permite que a temperatura seja inferior à do restante do corpo.
    •  c. OVOLUGÊNESE ocorre antes do nascimento e a espermatogênese a partir da puberdade. 
    • d. os métodos apresentados são os menos eficazes para prevenção de gravidez.


ID
2381434
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo menstrual é determinado por alterações dos hormônios produzidos pela hipófse e pelos ovários. De acordo com os eventos uterinos, é dividido em: menstruação, a fase proliferativa e a fase secretora. Assinale a alternativa incorreta sobre tais fases.

Alternativas
Comentários
  • Caso não ocorra a fecundação do ovócito secundário, ocorrerá a fase menstrual. Nessa fase, o corpo lúteo se degenera, parando de produzir progesterona e estrógeno. A queda na produção desses hormônios faz com que o útero sofra descamação, ocorrendo a menstruação, que pode durar de três a sete dias, dependendo da mulher e de suas condições fisiológicas. Essa queda nas taxas de progesterona e estrógeno faz com que a hipófise volte a produzir FSH, reiniciando um novo ciclo menstrual.

  • Alternativa incorreta:  e) O fator determinante para que ocorra a menstruação é a diminuição da concentração de estrógeno

  • Na realidade o que ocasiona a menstruação é a queda dos dois hormônios: estrógeno e progesterona.


ID
2448556
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fátima tem uma má formação de útero, o que a impede de ter uma gestação normal. Em razão disso, procurou por uma clínica de reprodução assistida, na qual foi submetida a tratamento hormonal para estimular a ovulação. Vários óvulos foram colhidos e fertilizados in vitro com os espermatozoides de seu marido. Dois zigotos se formaram e foram implantados, cada um deles, no útero de duas mulheres diferentes (“barrigas de aluguel”). Terminadas as gestações, duas meninas nasceram no mesmo dia.
Com relação ao parentesco biológico e ao compartilhamento de material genético entre elas, é correto afirmar que as meninas são

Alternativas
Comentários
  • Para resolvermos essa questão basta prestarmos atenção no enunciado, sendo que ele nos diz que, por conta de Fátima ter má formação no útero ela não poderia gestar o bebe, sendo assim foi contratada uma barriga de aluguel, onde foram implantados os embriões, repare que os embriões são dela e do marido ou seja, a criança tem a genética do casal, só está implantada em uma barriga diferente mas não tem nada a ver com a mulher que a carrega na barriga.

    Sendo assim com essas informações podemos concluir que a alternativa A é a correta!

  • não é a C, pois como as irmãs são filhas dos mesmos pais, elas possuem ou compartilham do mesmo material genético.


ID
2457424
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
CBM-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O pedido de ajuda chegou ao quartel de bombeiros às 3h37. No carro, a adolescente MJS de 16 anos entrou em trabalho de parto, e os bombeiros constataram que não daria tempo de levá-la ao hospital. O parto ocorreu ali mesmo, atravessando a cidade do Recife. Segundo relato dos pais, ela é usuária de álcool”.


Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


    Comentários:


    a) ERRADA, pois a tabelinha NÃO protege contra DSTs.


    b) ERRADA, em virtude de ser a OCITOCINA o hormônio responsável pelas contrações uterinas.


    c) CERTA.


    d) ERRADA. A questão fala da DESNECESSIDADE no uso do EPI no parto natural, porém todo o contato com fluidos corpóreos é imprescindível o manuseio de Equipamentos de Proteção Individual.


    e) ERRADA. Baixas concentrações de ácido fólico na dieta estão associadas a partos prematuros, baixo peso ao nascer e prejuízo do crescimento.

    A suplementação com 0,4 mg de ácido fólico, 3 meses antes da concepção até a 12ª semana da gestação, previne falhas no sistema nervoso. Previne a microcefalia. (Fonte:https://meucerebro.com/microcefalia-zika-virus-outras-causas/)

    Obs.: O problema da questão está em associar o baixo desenvolvimento econômico/social aos casos recentes de microcefalia, uma vez que o problema esta relacionado à proliferação do mosquito transmissor.


    Bons estudos!!!


ID
2528389
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta métodos contraceptivos de barreira, hormonal e intrauterino, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Atualmente temos vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis para uso, podendo ser de barreira (camisinhas femininas e masculinas), hormonais (pilula e adesivo anticoncepcional, pilula do dia seguinte) e intrauterino (DIU, implante, diafragma).

    Alternativa correta: Letra B



ID
2536039
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, após a fecundação, nas primeiras 24 horas, o zigoto passa pelas clivagens iniciais. Na sequência, o embrião implanta-se na mucosa uterina, fenômeno denominado de nidação. Por volta do sétimo dia, encontra-se no estágio de blastocisto. Assim, inicia-se o período chamado gravidez.


Continuando esse período,

Alternativas

ID
2580292
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na análise histológica do corpo lúteo, observa-se:


1. vascularização, com a invasão da camada granulosa por proliferações conjuntivo-vasculares.

2. florescimento, durante o qual o corpo lúteo adquire na sua constituição um parênquima e um estroma.

3. proliferação, em que ocorre hiperplasia e hipertrofia das células da camada granulosa.

4. regressão após sete dias da ovulação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das quatro fases evolutivas do corpo lúteo.

Alternativas

ID
2747785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      O município de Marechal Deodoro foi um dos contemplados com o Projeto Vale a Pena Sonhar na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que busca motivar jovens a prevenir a gravidez na adolescência. De acordo com a Sesau, em Alagoas, somente em 2016, foram registrados 1.474 casos de gravidez em adolescentes menores de dezesseis anos de idade e 25.304 entre meninas na faixa etária de quinze a dezenove anos. Entre as estratégias utilizadas para abordar a educação preventiva, incluem-se orientações aos jovens sobre o processo da reprodução associado às práticas sexuais de risco e sobre o uso de métodos contraceptivos, além da conscientização acerca da importância da vacinação contra o HPV.

                                 Internet: <https://alagoasalerta.com.br> (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativo à reprodução e à sexualidade humana.


Conforme o método da tabelinha, os dias que correspondem à metade do período entre uma menstruação e a seguinte são considerados de baixa fertilidade.

Alternativas
Comentários
  • É justente o contrário, alta fertilidade. Na metade do ciclo há a ovulação.
  • R: ERRADO

    Para calcular o período fértil é necessário considerar que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.

    Fonte: https://www.tuasaude.com/como-calcular-o-periodo-fertil/

  • ERRADA.

    A metade do ciclo é marcada pela fase de ovulação, e por isso é a fase com maior probabilidade de gravidez.


ID
2747791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      O município de Marechal Deodoro foi um dos contemplados com o Projeto Vale a Pena Sonhar na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que busca motivar jovens a prevenir a gravidez na adolescência. De acordo com a Sesau, em Alagoas, somente em 2016, foram registrados 1.474 casos de gravidez em adolescentes menores de dezesseis anos de idade e 25.304 entre meninas na faixa etária de quinze a dezenove anos. Entre as estratégias utilizadas para abordar a educação preventiva, incluem-se orientações aos jovens sobre o processo da reprodução associado às práticas sexuais de risco e sobre o uso de métodos contraceptivos, além da conscientização acerca da importância da vacinação contra o HPV.

                                 Internet: <https://alagoasalerta.com.br> (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativo à reprodução e à sexualidade humana.


Inexiste correlação entre o desenvolvimento de atividade sexual precoce e a autoestima das adolescentes.

Alternativas
Comentários
  • R: ERRADO

    Um artigo científico que fala sobre o tema: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822012000200005

    Resumo da publicação: "As correlações sugerem que quanto maior a autoestima (das adolescentes), mais tarde começa a vida sexual e menor a possibilidade estatística de envolver sexo com uso de drogas. Os dados encontrados apontam mudanças no comportamento sexual e mostram que os altos índices de autoestima parecem influenciar positivamente em aspectos de proteção."

  • Qual a relação entre autoestima corporal e sexualidade?

    Sexualidade e autoestima são conceitos intimamente ligados, sendo que queixas e sintomas sexuais podem, muitas vezes, ser expressões de baixa autoestima. É muito comum chegarem aos consultórios pessoas com dificuldades sexuais cuja causa é a má relação que a pessoa tem consigo ou com seu próprio corpo.


ID
2747794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      O município de Marechal Deodoro foi um dos contemplados com o Projeto Vale a Pena Sonhar na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que busca motivar jovens a prevenir a gravidez na adolescência. De acordo com a Sesau, em Alagoas, somente em 2016, foram registrados 1.474 casos de gravidez em adolescentes menores de dezesseis anos de idade e 25.304 entre meninas na faixa etária de quinze a dezenove anos. Entre as estratégias utilizadas para abordar a educação preventiva, incluem-se orientações aos jovens sobre o processo da reprodução associado às práticas sexuais de risco e sobre o uso de métodos contraceptivos, além da conscientização acerca da importância da vacinação contra o HPV.

                                 Internet: <https://alagoasalerta.com.br> (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativo à reprodução e à sexualidade humana.


Na adolescência, a sexualidade aflora com a produção de hormônios específicos e exclusivos para cada sexo: a testosterona é produzida somente nos meninos, e o estrógeno, nas meninas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    Ambos os sexos produzem ambos os hormonios, porém em quantidades distintas.

  • testosterona é o principal hormônio sexual masculino, porém também é encontrado na mulher. O hormônio é produzido principalmente nas células de Leydig no interior dos testículos, porém uma pequena quantidade é produzida nas suprarrenais. Nas mulheres, a produção também é encontrada nos ovários. Vale destacar que em mulheres a quantidade de testosterona é muito inferior que a dos homens.

  • Específicos sim, exclusivos não.


ID
2749093
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos métodos anticoncepcionais é o do coito interrompido. Esse método é muito falho, uma vez que apresenta altas taxas de gravidez. Isso ocorre porque, antes da ejaculação, há liberação de espermatozoides residuais de uma atividade sexual anterior, que estão presentes no líquido

Alternativas
Comentários
  • LETRA D- 

    A secreção produzida pelas glândulas bulbouretrais irá limpar a uretra levando possíveis resíduos que nela se encontre.


ID
2773312
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudo corrobora hipótese de que os fetos de mulheres infectadas pelo Zika durante os três meses iniciais da gestação apresentam risco maior de nascer com problemas de saúde, como a microcefalia, do que os bebês que entraram em contato com o patógeno em fases posteriores da gravidez. As células da placenta no final da gravidez criam um cenário totalmente diferente, adverso ao avanço do vírus materno rumo ao feto.

PIVETTA, M. Zika no início da gravidez. Pesquisa FAPESP. Ano 18, n. 253, março de 2017, p. 56-59. (Adaptado).

A hipótese do estudo apresentado busca sustentação em qual atividade exercida pela placenta?

Alternativas

ID
2818792
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

MULHER USA SÊMEN DO FILHO MORTO E BARRIGA DE

ALUGUEL PARA SE TORNAR AVÓ


Uma professora indiana de 49 anos encontrou uma forma improvável de reviver suas memórias do filho, morto de um câncer cerebral. Enquanto estava saudável, ele havia congelado seus espermatozoides e, após a sua morte, a mãe utilizou o sêmen preservado para fertilizar um óvulo de uma doadora anônima. Os embriões foram então implantados em uma mãe de aluguel por fertilização in vitro. Desta forma Rajashree Patil conseguiu usar o esperma armazenado de seu filho para gerar dois bebês gêmeos - seus novos netos, uma menina e um menino.

BBC Brasil 24 fevereiro 2018 - Adaptado Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/geral-43162469> .


As características genéticas das crianças (caso não ocorra epigenia) geradas neste processo serão:

Alternativas
Comentários
  • Atenção! nas fecundações artificiais, a criança sempre herdará traços genéticos do dono do sêmen e da dona do óvulo! NUNCA da "barriga de aluguel" (isso em condições normais de fecundação)!!!! bons estudos!

ID
2827054
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere aos métodos contraceptivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – As pílulas anticoncepcionais, além de prevenir a gravidez, são também utilizadas no tratamento de acnes, endometriose, cólica e síndrome dos ovários policísticos.

II – A laqueadura, em alguns casos, pode ser revertida.

III – Qualquer mulher pode utilizar o método da tabelinha para evitar a concepção, sendo muito eficaz quanto a este objetivo.

IV – Coito interrompido é o método de contracepção que consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação, a fim de impedir a deposição do sêmen no interior da mesma.

V – A camisinha, além de prevenir uma gravidez não planejada, protege o casal de todas as doenças sexualmente transmissíveis.

Alternativas
Comentários
  • https://www.vix.com/pt/bdm/saude/camisinha-nao-impede-contaminacao-por-um-tipo-de-dst-saiba-o-que-fazer

  • GAB. D

    I – As pílulas anticoncepcionais, além de prevenir a gravidez, são também utilizadas no tratamento de acnes, endometriose, cólica e síndrome dos ovários policísticos.

    II – A laqueadura, em alguns casos, pode ser revertida.

    IV – Coito interrompido é o método de contracepção que consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação, a fim de impedir a deposição do sêmen no interior da mesma.

  • laqueadura: é uma intervenção cirúrgica, onde as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando com que o ovulo e os espermatozoides se encontrem. é um método DEFINITIVO ou seja, depois que a laqueadura é feita é IMPOSSÍVEL ENGRAVIDAR novamente.

  • Gostei dessa questão!

  • a laqueadura nao é definitiva

    existem doenças sexualemente transmissiveis que apenas o uso da camisa não previne, pois se houver sexo oral com uma pessoa contaminada  pode-se  contrair DST.

  • Porque a V não está correta?

  • O Hpv pode ser adquirido por contato de regiões da parte íntima que a camisinha masculina não protege. Saco escrotal, região imediatamente acima do pênis etc...

  • Pode isso, Arnaldo?


ID
2827057
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ainda no tocante aos métodos contraceptivos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O DIU não é indicado para mulheres jovens, já que nem sempre a cirurgia pode ser desfeita.

  • o Diu nao é uma cirurgia,  pode ser colocado  e retirado por um médico especialista após um tempo.

     

    letra C- 


ID
2835646
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao sistema reprodutor humano masculino e feminino, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Quanto aos anticoncepcionais, sua função é tornar constante a quantidade de progesterona e estrogenio no corpo feminino de modo que ela não ovule. Com quantidades elevadas desses dois hormônios, não há a produção hipofisária de LH e FSH e,consequentemente, o desenvolvimento do folículo é interrompido desde o início, não atingido seu estado maduro.

  • Gab. C

    Células de Leydig são células testiculares que produzem a testosterona em resposta ao hormonio luteinizante (LH) da hipófise. Encontram-se no espaço intersticial dos testículos, entre os túbulos seminíferos.  

    https://spmr.pt/index.php/18-repropedia/c/103-celulas-de-leydig

  • Qual o erro da A?

  • LH – dispara a ruptura do folículo maduro e a liberação do óvulo, estimulando as células foliculares a transformarem-se em corpo lúteo. O (LH) tem esta função não o (FSH) a função do (FSH) estimula o crescimento folicular e por forma de feedback positivo a produção de ESTRADIOL.

  • Tambem gostaria de saber qual e o erro da A?

  • Na minha opinião, a questão está passível de anulação, já que produz a testosterona. Seria hormônio no singular. Para mim, deu a idéia de ser mais de um tipo de hormônio. (Ou seja, busquei pelo em ovo kkkk).


ID
2863942
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana, a maior parte dos casos de gêmeos resulta do nascimento de dois indivíduos em um único parto, pois o nascimento de três ou mais indivíduos é muito raro. Cerca de 75% dos gêmeos são considerados dizigóticos, ou bivitelinos, os demais 25% são denominados monozigóticos, ou univitelinos. Quanto aos diferentes tipos de gêmeos, é correto afirmar que os

Alternativas
Comentários
  • Os irmãos gêmeos são gerados na mesma gestação, mas podem se apresentar muito semelhantes ou muito diferentes entre si. Quando são muito semelhantes, eles são classificados como monozigóticos ou univitelinos, formados a partir de um ovócito, gerando mesmo material genético. Quando são distintos, são classificados como dizigóticos ou bivitelinos, formados a partir de dois ovócitos e dois espermatozoides, com pouca semelhança genética. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991) 



    De acordo com a questão sobre diferentes tipos de gêmeos:
    a) dizigóticos NÃO possuem o mesmo material genético, os monozigóticos que possuem. Incorreta.
    b) monozigóticos NÃO são formados a partir de ovócitos distintos, é a partir de uma única fecundação. Incorreta.
    c) bivitelinos são equivalentes a irmãos nascidos em gestações distintas, pois são gerados de ovócitos diferentes, com pouca semelhança genética . Correta.
    d) dizigóticos são gerados a partir da fecundação de dois ovócitos e dois espermatozoides, e não de apenas um ovócito. Incorreta.

    Gabarito do professor: C.
  • LETRA C) bivitelinos são equivalentes a irmãos nascidos em gestações distintas.

  • Sao ovulos diferentes e espermatozoides diferentes. Acontece quando a mulher libera 2 óvulos em 1 ciclo


ID
2886232
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em operações de resgate às parturientes, observa-se a ruptura da bolsa d’água.


Essa estrutura corresponde ao anexo embrionário

Alternativas
Comentários
  • saco amniótico é similar a uma bolsa, preenchida com um liquido (o líquido amniótico), e tem como função proteger o feto de choques térmicos e mecânicos que podem ocorrer durante a gestação.

  • A ruptura da bolsa d'água no fim da gestação ocorre quando o líquido amniótico, que a bolsa armazena durante a gestação, extravasa pela vagina e o trabalho de parto se inicia. O saco amniótico é o anexo embrionário onde o feto humano se desenvolve no período gestacional, protegendo-o de traumatismos, infecções ou possíveis variações de temperatura. Dentro desse anexo, se desenvolve o líquido amniótico, responsável por amortecer o feto nas contrações uterinas, além de se conectar ao cordão umbilical e à placenta. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    a) o saco (ou bolsa) amniótico corresponde à ruptura da bolsa d'água no fim da gestação. Correta.
    b) o saco vitelínico é o local de armazenamento dos nutrientes para o feto. Incorreta.
    c) o alantoide armazena produtos da excreção do embrião. Incorreta.
    d) córion é uma estrutura primária que posteriormente formará a placenta. Incorreta.

    Gabarito do professor: A.
  • Saco amniótico. Letra A


ID
2897845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue o item seguinte.


A menopausa é o período durante o qual o ciclo sexual para e os hormônios femininos reduzem a quase zero, com a diminuição da produção de estrogênio pelos ovários diminuindo à medida que o número de folículos primordiais se aproxima de zero.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

  • Esse ciclo sexual " para " foi literalmente de fuder

  • Em nenhum lugar informa que o ciclo sexual para e sim, em alguns casos, há diminuição da libido.

    Menopausa é Um declínio natural nos hormônios reprodutivos quando uma mulher atinge 40 ou 50 anos.

    O indício da menopausa é a passagem de 12 meses desde a última menstruação.

    Os sintomas mais comuns incluem ondas de calor e secura vaginal. Também pode haver distúrbios do sono. A combinação desses sintomas pode causar ansiedade ou depressão.

    A menopausa é um processo natural com tratamentos que visam o alívio dos sintomas. A secura vaginal é tratada com lubrificantes tópicos ou estrogênios. Alguns medicamentos podem reduzir a gravidade e a frequência das ondas de calor. Em circunstâncias especiais, uma terapia hormonal oral pode ser prescrita.

  • ciclo sexual =ciclo menstrual

  • desde quando que a menopausa é sinônimo de extinguir a vida sexual???? foi assim que entendi. Se fosse assim as mulheres com aprox 50 anos não teriam mais sexo???


ID
3011536
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao sistema reprodutor humano, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A próstata é a glândula responsável pela produção dos espermatozoides e da testosterona.

( ) A uretra masculina é comum ao sistema reprodutor e excretor, ou seja, por ela saem o sêmen e a urina.

( ) A vagina é formada por: lábios menores e maiores; clítoris e orifício da uretra.

( ) Nos ovários são produzidos os hormônios estrogênio e progesterona, e as células reprodutivas femininas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o sistema reprodutor humano e suas características nos órgãos masculinos e femininos. Pede-se para verificar se as afirmativas sobre o assunto são verdadeiras ou falsas. O sistema reprodutor é o conjunto dos órgãos responsáveis pelos processos de reprodução e as principais diferenças dos sistemas reprodutores masculino e feminino são: 
    Sistema reprodutor masculino
    - próstata: glândula que produz o esperma, líquido que transporta os espermatozoides.
    - testículos: onde os espermatozoides são produzidos.
    - pênis: participa do sistema excretor, liberando a urina e do reprodutor, liberando espermatozoides.
    - canais eferentes: levam os espermatozoides aos túbulos seminíferos.
    - túbulos seminíferos: área do testículo onde os espermatozoides são produzidos (meiose).
    - epidídimo: local onde os espermatozoides ficam estocados.
    - duto eferente: canal que leva os espermatozoides dos testículos até a uretra.
    Sistema reprodutor feminino
    - tuba uterina: local onde ocorre a fecundação e de onde são levados os óvulos ao útero.
    - útero: órgão muscular e oco onde o óvulo fecundado se desenvolve.
    - colo do útero: realiza a ligação entre o útero e vagina, com abertura para passagem dos espermatozoides.
    - ovários: onde são produzidos os óvulos e os hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona.
    - vagina: liga a vulva ao útero, é onde a penetração ocorre e apresentam glândulas de Bartholin. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Analisando as afirmativas:

    (F) A próstata é a glândula responsável pela produção dos espermatozoides e da testosterona. A próstata produz o esperma, nos testículos que são produzidos os espermatozoides. Falsa.

    (V) A uretra masculina é comum ao sistema reprodutor e excretor, ou seja, por ela saem o sêmen e a urina. A uretra masculina (no pênis) participa do sistema reprodutor e excretor. Verdadeira.
    (F) A vagina é formada por: lábios menores e maiores; clítoris e orifício da uretra. A vagina é formada por órgãos musculares e glândula de Bartholin, que secretam muco lubrificante. Falsa.

    (V) Nos ovários são produzidos os hormônios estrogênio e progesterona, e as células reprodutivas femininas. É nos ovários que esses hormônios sexuais femininos e os óvulos são produzidos. Verdadeira.

    Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

    a) V, V, V, F. A primeira e terceira afirmativas são falsas, e a última verdadeira. Incorreta.
    b) V, F, V, F. A primeira e terceira são falsas, e a segunda e quarta são verdadeiras. Incorreta.
    c) F, V, F, V. A sequência está de acordo. CORRETA.
    d) F, F, F, V. A segunda afirmativa é verdadeira. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.


  • AS FALSAS

    1) Espermatozoide e Testosterona são formados no Saco Escrotal ( só nessa vc elimina duas alternativas)

    3) Eu não sei a forma didática que se fala ksksksks, mas além dos dois lábios, clítoris e orifício da uretra (por onde sai o xixi), ela possui mais dois orifícios que são por onde ocorre a menstruação e o outro é o canal do parto (que também é por onde ocorre as relações sexuais).


ID
3020047
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      No ano de 1958, em Oxford, Gurdon foi o primeiro a criar cópias idênticas de um animal já formado: uma rã-de-unhas- africana. Gurdon demonstrou que o óvulo é capaz de rejuvenescer o material genético proveniente de um animal adulto. O feito só foi possível graças às técnicas de transferência nuclear que ele próprio desenvolveu.

      A técnica de transferência nuclear foi aplicada pela primeira vez em mamíferos por Ian Wilmut. Em 1996, Dolly nascia na Escócia. Recorrendo ao que há de mais moderno para a edição do genoma (a técnica conhecida como CRISPR), a expectativa é ressuscitar os mamutes, que foram paquidermes da família dos elefantes, com o corpo coberto de pelos, que viveram no planeta até uns 5 mil atrás. Esses futuros “mamofantes”, de orelhas pequenas e peludos, precisarão ainda de úteros artificiais até o nascimento. Em Harvard, George Church prometeu trazer de volta embriões de mamutes, em 2019.

      Os gêmeos univitelinos não são realmente idênticos. Da mesma maneira, não serão totalmente idênticos a nós os nossos clones artificiais. Cada ser humano é um mosaico único, difícil de copiar. (Adaptado)

                                                                        Scientific American, p23 abril 2018

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento humano relacionados ao nascimento de gêmeos, analise as proposições colocando entre parênteses a letra "‘V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Gêmeos fraternos decorrem da fecundação dos glóbulos polares resultantes da gametogênese feminina em suas duas divisões consecutivas.

( ) Gêmeos univitelinos surgem a partir do amadurecimento simultâneo de dois ou mais ovócitos que alcançam o endométrio onde se desenvolvem em indivíduos geneticamente iguais.

( ) Gêmeos idênticos resultam da formação de uma célula ovo normal em que os primeiros blastômeros se separam, dando origem a blastocistos que seguem o desenvolvimento embrionário de modo independente.

Alternativas
Comentários
  • Gêmeos univitelinos são monozigóticos, isto é, formados a partir da divisão de um único óvulo fecundado por um só espermatozoide.

    Os gêmeos dizigóticos ou fraternos, são formados a partir de dois óvulos.

    Gêmeos idênticos resultam da formação de uma célula ovo normal em que os primeiros blastômeros se separam, dando origem a blastocistos que seguem o desenvolvimento embrionário de modo independente.

    Alternativa D


ID
3041875
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre características dos ciclos ovariano e uterino nos seres humanos.


( ) O primeiro dia da menstruação corresponde ao início de um novo ciclo reprodutivo e está associado à queda nos níveis de estrógeno e progesterona no sangue.

( ) A cada novo ciclo, nas mulheres em idade reprodutiva, várias ovogônias são hormonalmente induzidas a iniciarem seu ciclo meiótico.

( ) O corpo lúteo ou corpo amarelo que se forma no ovário, após a ovulação, secreta progesterona que estimula o endométrio a entrar em sua fase secretória.

( ) A queda definitiva dos hormônios no sangue, na menopausa, induz ao término do ciclo menstrual, e os ovócitos residuais permanecem em metáfase II.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  •  V )

    ( F ) O que é estimulado a prosseguir a divisão é o ovócito primário (que se encontra em prófase I).

    ( V )

    ( F ) Os ovócitos remanescentes permanecem em prófase I.

    Resp.: C


ID
3046354
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o ciclo menstrual feminino, nos dias que seguem à ovulação, um hormônio se apresenta em concentrações elevadas no sangue, fazendo com que o endométrio se mantenha espesso e vascularizado até uma possível nidação. Esse hormônio e a estrutura em que é produzido são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
3046945
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre fecundação, considere as seguintes afirmações:


I. A fecundação é imediatamente seguida por duplicação de DNA preparando o zigoto para a fase de clivagens.

II. Durante a fusão dos gametas, o espermatozoide libera seu material genético no interior do óvulo, ocorrendo, em seguida, degeneração do flagelo.

III. Em animais aquáticos, os óvulos liberam substâncias químicas com função de atrair os espermatozoides, de forma a diminuir o efeito de dispersão provocado pelo ambiente aquático.

IV. Imediatamente após a penetração do espermatozoide, a parede do óvulo sofre modificação com objetivo de bloquear a entrada de novos espermatozoides.


Estão CORRETAS as seguintes afirmações:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Não concordo com esse gabarito. A fecundação é imediatamente seguida pela fase de metáfase II do ovócito secundário, fase estacionada até que o ovócito seja fecundado.


ID
3046948
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No início da gestação da mulher, a produção e alteração hormonal permitem modificações, no corpo feminino, de forma a possibilitar o desenvolvimento do embrião. Sobre os hormônios envolvidos no processo de gestação, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quais os erros das letras C e E?

  • Acho que n evita nova ovulação durante a gestação

  • Letra C Vale lembrar que a ocitocina não é responsável pela produção do leite materno, mas é fundamental na fase de aleitamento, pois é a partir de sua função neurotransmissora que há a liberação do leite.

    Além da atuação do estrogênio e progesterona, a prolactina também entra em ação, sendo ela a responsável pela produção do leite nas células alveolares.

    Letra E O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos. É o FSH que regula o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios sexuais pelos testículos e ovários. Não é o LH (folículo estimulante e sim o FSH (folículo estimulante)


ID
3157156
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual o local no aparelho reprodutor feminino onde, geralmente, ocorre a fecundação?

Alternativas
Comentários
  • A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozoide com o óvulo, onde se unem para formar o zigoto. Essa formação ocorre no interior das TROMPAS, e o ovulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero, onde o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião.

    Resposta letra E.

  • Mais precisamente no terço distal da tuba uterina, chamado de Infundíbulo.


ID
3163996
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os dois componentes mais básicos do sistema reprodutor são as gônadas e o trato reprodutor. O trato reprodutor está envolvido em vários aspectos do desenvolvimento, função e transporte dos gametas e, na mulher, permite a fertilização, implantação e gestação. A gametogênese normal nas gônadas e o desenvolvimento e fisiologia do trato reprodutor são dependentes da função endócrina das gônadas. Sobre o sistema reprodutor feminino, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Para o começo do ciclo menstrual é necessário o liberamento do FSH. E posteriormente os outros hormônios.
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3201529
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os canais deferentes são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. Esse canal muscular conduz os espermatozoides a partir do epidídimo, que é o local onde eles são armazenados após serem produzidos nos testículos.

II. As placas tectônicas são blocos que formam a crosta terrestre. O movimento dessas placas é constante, fazendo com que se afastem ou se aproximem umas das outras. Na Terra, a movimentação das placas tectônicas provoca dobras e falhas na superfície das regiões que estão localizadas nos contatos entre essas placas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • epidídimo e placa tectônica na mesma questão, que viajem


ID
3201532
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. As fibras musculares ou miócitos são as células que constituem os músculos. Podem ter entre trinta e cinquenta micrômetros de comprimento e possuir um ou mais núcleos. No corpo humano, os músculos dos braços, das coxas e das pernas apresentam unidades motoras com aproximadamente trinta fibras, o que permite ao indivíduo realizar movimentos complexos com o próprio corpo.

II. A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema genital masculino. Ela está localizada abaixo da bexiga urinária e sua função principal é a de secretar substâncias alcalinas que têm funções específicas no corpo humano.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  •  As fibras musculares ou miócitos são as células que constituem os músculos. Podem ter entre trinta e cinquenta micrômetros de comprimento e possuir um ou mais núcleos. No corpo humano, os músculos dos braços, das coxas e das pernas apresentam unidades motoras com aproximadamente trinta fibras, o que permite ao indivíduo realizar movimentos complexos com o próprio corpo.

    Fibras = Células Musculares, ou seja, apresentam milhares de fibras.


ID
3276634
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A página do Ministério da Saúde informa que “o Sistema Único de Saúde (SUS) distribui a pílula combinada, a anticoncepção de emergência, a minipílula, a anticoncepcional injetável mensal e trimestral e o diafragma, assim como preservativo feminino e masculino para a prevenção da gravidez (...).


Os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS podem ser disponibilizados para adolescentes conforme as especificidades de suas condições individuais. Porém, vale ressaltar que alguns métodos são mais adequados que outros, nessa fase da vida, o que não impede os adolescentes de serem atendidos e informados mesmo que desacompanhados dos pais ou responsáveis.”

(http://portalms.saude.gov.br/artigos/826-adolescentes-e-jovens/40806-orientacoes-sobre-os-metodos-contraceptivos. Acesso em 13/05/2019)


Com relação aos diversos métodos contraceptivos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) A vasectomia não é recomendada para adolescentes, pois reduz a produção de testosterona.

( ) O diafragma e os preservativos são métodos de barreira que, além de prevenirem a gravidez, também protegem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

( ) Os métodos comportamentais dependem da auto-observação do corpo feminino e não apresentam efeitos colaterais.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra: E

    F – F – V.

  • O texto da questão traz um trecho divulgado pelo Ministério da Saúde informando sobre a distribuição de pílulas anticoncepcionais e injetáveis, preventivos masculinos e femininos, e o diafragma para prevenção de gravidez. Também informa sobre a disponibilização para adolescentes, e que alguns métodos podem se adequar melhor do que outros para cada pessoa. São apresentadas três afirmativas sobre métodos contraceptivos, e pede-se que avalie se são verdadeiras ou falsas. 

    Os métodos contraceptivos podem ser de barreira, hormonais, comportamentais e definitivos. Os métodos comportamentais são mudanças no comportamento sexual (tabela, coito interrompido). Os métodos hormonais são medicamentos que evitam a ovulação ou dificultam a passagem de espermatozoides (anticoncepcionais). Os métodos de barreira impedem a chegada do espermatozoide ao óvulo, são barreiras mecânicas (diafragma e camisinha). Os dispositivos intrauterinos impedem a chegada dos espermatozoides até as tubas uterinas (DIU). Os métodos definitivos são cirurgias que esterilizam a mulher ou homem (ligadura de trompas e vasectomia). A camisinha é o único método anticoncepcional que protege de gravidez não desejada, e de ISTs ao mesmo tempo. A contraindicação para os adolescentes é de ligadura das trompas, vasectomia, métodos de tabela, minipílula e injeção trimestral. (Brasil, Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar. Brasília: Ed. MS, 4ª edição, 2002)


    Analisando as afirmativas sobre os métodos: 
    (F) A vasectomia não é recomendada para adolescentes, pois reduz a produção de testosterona. A lei 9.263 de 1997 regulamenta que apenas homens com mais de vinte e cinco anos de idade, ou com dois filhos vivos pelo menos, podem fazer a vasectomia. A produção de testosterona não é afetada, pois a vasectomia apenas bloqueia o caminho dos espermatozoides. Falsa

    (F) O diafragma e os preservativos são métodos de barreira que, além de prevenirem a gravidez, também protegem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os preservativos masculinos e femininos previnem a gravidez e de ISTs, porém o diafragma previne a gravidez, mas não protege de todas as ISTs. Falsa

    (V) Os métodos comportamentais dependem da auto-observação do corpo feminino e não apresentam efeitos colaterais. Esses métodos são técnicas para obter ou evitar a gravidez mediante observação de sinais e sintomas ao longo do ciclo menstrual, e não apresenta efeito colateral. Verdadeira.

    Então, podemos afirmar que a alternativa correta é:
    a) F – V – F. A segunda afirmativa é falsa, e a terceira verdadeira. Incorreta.
    b) F – V – V. A segunda afirmativa é falsa. Incorreta.
    c) V – F – F. A primeira afirmativa é falsa, e a terceira verdadeira. Incorreta
    d) V – V – F. A primeira e a segunda afirmativas são falsas, e a terceira verdadeira. Incorreta.
    e) F – F – V. As duas primeiras são falsas, e a terceira verdadeira. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • A vasectomia é uma secção do canal deferente, já a testosterona é um hormônio produzido nos testículos. Assim um homem vasectomizado continua produzindo testosterona.

    O diafragma faz parte da respiração.

  • Vasectomia não causa nenhum efeito colateral, muito menos reduz a produção de testosterona, nem em jovens, nem em adultos, nem em idosos.

    Diafragma, apesar de ser um método de barreira eficaz contra gravidez, não protege contra ISTs.

  • Os métodos comportamentais funcionam com base na abstinência sexual periódica.

    Isto é, para utilizar esses métodos a mulher precisa aprender a identificar o início e o fim do período fértil do seu ciclo menstrual, dessa forma o casal pode aprender a evitar a gravidez. Ou seja, tais métodos que requerem a cooperação de ambos os parceiros.

  • O preservativo é ótimo para evitar ISTs, mas tem 20% de falha para evitar gravidez.

    O diafragma não evita ISTs, mas tem 15% de falha (um pouco mais seguro do q o preservativo) para evitar a gravidez.

    O ideal é associar esses dois caso a mulher não queira modificar seus níveis hormonais via anticoncepcional.


ID
3301477
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à reprodução, uma das funções vitais do organismo humano, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do processo que ocorre desde a entrada dos espermatozoides até a implantação do embrião.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    Espermatozoides-> tuba uterina-> óvulo-> fecundação-> zigoto-> útero-> embrião

  • questão estranha...

  • opções estranhas

ID
3301495
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as alternativas a seguir, qual é o método contraceptivo que atua no balanço hormonal, podendo impedir a ovulação?

Alternativas
Comentários
  • As pílulas anticoncepcionais mais comuns são combinadas, constituídas por dois hormônios: estrogênios e progestogênios. Essas substâncias impedem a produção dos hormônios que estimulam a ovulação e, por isso, impossibilitam a sua ocorrência. Dessa forma, a pílula anticoncepcional pode ser usada não apenas por quem deseja evitar a concepção, mas também para suspender a ovulação por outros motivos, como em problemas de saúde ou na busca por melhor qualidade de vida.

    biologianet.com


ID
3307846
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo a pesquisadora Juliana Calabresi Voss Duarte, “a questão da gravidez na adolescência envolve problemas que vão muito além da relação entre mãe e filho, envolve questões de ordem econômica, educacional e social. Agir educacionalmente é uma forma de enfrentar esse problema. No entanto, ações educacionais que enfatizam a abordagem apenas biológica do planejamento familiar não tem sido eficazes se considerarmos as estatísticas referentes a saúde reprodutiva das adolescentes... Sabe-se que as adolescentes engravidam mais e mais a cada dia e em idades cada vez mais precoces”. Analise as afirmações abaixo sobre gravidez na adolescência.

I. A sociedade vem aceitando melhor a sexualidade na adolescência, os tabus e inibições estão diminuindo, aumentando, por sua vez a atividade sexual e a gravidez na adolescência.

II. A questão de valores (muitas vezes religiosos) ainda encoraja os adolescentes a desenvolverem comportamento sexual responsável.

III. Muitas vezes os adolescentes pensam saber sobre o tema, ignorando muitas vezes conselhos e aprendizagem, mesmo com todas as informações disponíveis nos dias atuais.

Sobre a gravidez na adolescência, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • (V) A sociedade vem aceitando melhor a sexualidade na adolescência, os tabus e inibições estão diminuindo, aumentando, por sua vez a atividade sexual e a gravidez na adolescência.

    (V) A questão de valores (muitas vezes religiosos) ainda encoraja os adolescentes a desenvolverem comportamento sexual responsável.

    (V) Muitas vezes os adolescentes pensam saber sobre o tema, ignorando muitas vezes conselhos e aprendizagem, mesmo com todas as informações disponíveis nos dias atuais.


ID
3329512
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de São João del Rei - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A gravidez indesejada é um dos temas destacados na saúde do Brasil por sua alta ocorrência, apesar da existência de uma variedade de métodos anticoncepcionais.
Sobre esses métodos e seu funcionamento, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • d) Diu impede a concepção.

  • DIU não impede a ovulação, ele impede o espermatozoide de chegar nas trompas, onde ocorre a fertilização.

  • DIU hormonal, por ação do hormônio, dificulta as ovulações e impede que o ovo se fixe no útero, espessando o muco do colo do útero de modo a formar uma espécie de tampão que impede os espermatozoides de chegarem lá, evitando assim a fecundação. Este tipo de DIU confere uma proteção por um período de até 5 anos.


ID
3330139
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema reprodutor masculino humano é formado por testículo ou gônadas, vias espermáticas, pênis, escroto e glândulas anexas. Dentre as glândulas anexas, existe a glândula bulbo uretral. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a função específica desta glândula.

Alternativas
Comentários
  • vesícula seminal: produz, frutose, fibrinogênio.

    Próstata: Libera um líquido alcalino que protege contra a acidez, passa ser sêmen.

    Glândula bulbouretral : lubrifica e purifica a uretra

    Caminho: testículos - epidídimo, ducto deferente , vesícula seminal , próstata, glândula bulbouretral , uretra.


ID
3330142
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um ciclo reprodutivo feminino pode durar de 24 a 36 dias e várias oscilações hormonais são observadas. Sobre tal variação hormonal, leia as afirmativas abaixo:

I. Os estrogênios secretados pelo folículo dominante diminuem a secreção de FSH (hormônio folículo estimulante), o que faz com que outros folículos menos desenvolvidos parem de crescer e sofram atresia.
II. O LH (hormônio luteinizante) provoca a ruptura de um folículo maduro e a expulsão do oócito secundário, caracterizando a ovulação.
III. O corpo albicante é responsável pela secreção de progesterona.
IV. A inibina, secretada pelas células granulosas dos folículos em crescimento e pelo corpo lúteo inibe a secreção de LH e estimula a do FSH.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • III- Corpo albicante é o resultado da degeneração do corpo lúteo

    IV- Inibina é um hormônio produzido nas células de sertoli nos testículos e pelos ovários função é inibir o FSH e LH.

  • A inibina é sintetizada pelas células da granulosa dos folículos ovarianos, tem a acção inibidora especifica sobre o FSH tanto na mulher como no homem (feedback negativo). Este hormônio é ainda responsável pelo controle na produção de .

  • Esse termo folículo estimulante ai ...


ID
3336535
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ciclos ovariano e uterino são controlados por hormônios. A partir da puberdade, o hipotálamo aumenta sua liberação de hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), estimulando a hipófise anterior a secretar o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). Entre a puberdade e a menopausa, interações do GnRH, das gonadotrofinas e de esteroides sexuais controlam a ovulação e a menstruação.
Sobre os ciclos ovariano e uterino, é
CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D


ID
3351007
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ovogênese refere-se a uma sequência de eventos pelos quais as ovogônias se transformam em ovócitos. É um processo recorrente, que faz parte do ciclo ovariano, ciclos que ocorrem mensalmente durante toda vida reprodutiva da mulher, exceto na gravidez. Analise as alternativas referentes à ovogênese e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • d) Os ovócitos primários ficam estacionados na prófase 1 até começar a puberdade.

  • A partir da puberdade um folículo amadurece a cada mês, completa a primeira divisão meiótica e para na metáfase da segunda divisão. Forma-se o ovócito secundário que recebe quase todo o citoplasma e o primeiro corpo polar (célula pequena, não funcional, que logo degenera) recebe muito pouco.

    Antes da ovulação, o núcleo do ovócito secundário inicia a segunda divisão meiótica, mas progride até a metáfase, quando a divisão é interrompida. Se um espermatozoide penetra nesse ovócito, a segunda divisão é completada e novamente maior parte do citoplasma é mantida em uma célula, o ovócito fecundado.

    como a letra A pode está correta?

  • A) Um ovócito termina a primeira divisão meiótica logo após a ovulação;

    Na puberdade, um ovócito 1º que estava estacionado na Prófase da Meiose I continua o processo. Esse termo "após a ovulação" prejudicou a avaliação da alternativa. O termo mais correto seria "durante a ovulação"

    B) Os ovócitos primitivos proliferam por divisão mitótica no início da vida fetal;

    As também chamadas de células germinativas primordiais iniciam esse processo mitótico ainda na vida fetal

    C) As ovogônias aumentam de tamanho e formam ovócitos primários, antes do nascimento.

    Na vida intrauterina, as ovogonias aumentam de tamanho, caracterizando o período de crescimento

    D) Todos os ovócitos primários completam a metáfase da primeira divisão meiótica ao nascimento.

    Vide a justificativa da letra A.

  • Essa questão cabe recurso, pois a alternativa A não pode ser considerada correta. ANTES da ovulação, o ovócito já tinha terminado toda a meiose I (já é secundário), já tinha iniciado a meiose II e ficou estacionado na metáfase II, isso acontece quando o FSH estimula os folículos. Como dito anteriormente, isso tudo ocorre ANTES da ovulação e não "logo após" como a questão diz.

    "O ovócito secundário inicia a segunda fase da meiose, mas para na metáfase II, ocorrendo então o que chamamos de ovulação, na qual o ovócito secundário será liberado no ovário e encaminhado para a tuba uterina. Esse ovócito secundário que foi liberado é chamado de óvulo, e a sua meiose se completará somente se houver fecundação do óvulo pelo espermatozoide."

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ovulogenese.htm


ID
3372241
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na reprodução sexuada, um dos fatores que gera variabilidade genética ocorre durante a formação dos gametas, já que na meiose pode ocorrer recombinação genética entre cromátides não irmãs de um mesmo par de homólogos. A estrutura que evidencia a ocorrência dessa recombinação é chamada:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A.

    A variação genética fruto de uma recombinação entre cromátides se dá por permuta ou crossing-over.  A estrutura que evidencia a ocorrência dessa recombinação é chamada de quiasma, onde podemos observar pedaços diferentes de materiais genéticos.

    Quiasma: ponto de encontro das cromátides homólogas durante a meiose. Essa união se dá em forma de X.

    Nucleossomo: unidade fundamental da cromatina. Consiste numa unidade de DNA dividida em duas espirais que se enrolam em um disco proteico, por 4 pares de proteínas chamadas histonas.

    Centrômero: região mais condensada do cromossomo, no meio da estrutura, unindo duas cromátides-irmãs.

    Complexo sinaptonemico: Na meiose durante a fase zigoteno da Prófase 1, inicia-se o emparelhamento de cromossomos homólogos através da estrutura de proteína chamada complexo sinaptonemico, onde estas se organizam formando uma estrutura tripartida, com um elemento central e dois laterais. Cada cromossomo homologo duplicado associa-se a um elemento lateral.

    Centrossomo: centro celular; Local de onde partem os microtúbulos; Consiste em duas estruturas chamadas centríolos.

    Bons estudos!

  • Na sub fase diplóteno da profase 1 surgem os quiasmas.

    As cromátides homólogas de certas tétrades podem estar cruzadas em determinados pontos, formando um X, que são chamadas de quiasmas.

    Um quiasma é consequência direta de uma permutação cromossômica.

  • Centrossomo: centro celular; Local de onde partem os microtúbulos; Consiste em duas estruturas chamadas centríolos.


ID
3441289
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos homens e mulheres, a ação coordenada dos hormônios do hipotálamo, hipófise anterior e gônadas controla a reprodução humana.


Sobre essa regulação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A - o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) estimulam a produção de óvulos, mas não atuam na produção de espermatozoides. Gonadotróficos (LH e FSH) atuam ativamente na produção de espermatozoides.

    B - o hormônio folículo estimulante (FSH) age sobre as células de Sertoli dos ovários, estimulando a nutrição do óvulo. células de sertoli estão presentes nos testículos e auxiliam a produção de espermatozoides com nutrição.

    C - nos dias posteriores à ovulação, as taxas de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante) permanecem elevadas, pois passam a ser produzidos também pelo corpo lúteo. os hormônios que ficam em alta nessa fase são a progesterona e estrógeno, sob regulação e produção do corpo luteo.

    D - a maior concentração de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante) no sangue é encontrada no início do ciclo ovariano, na fase folicular.

    Fase Folicular, caracterizada pela presença do FSH(Primeira metade do ciclo), fase lutea, caracterizada pela presença de LH(segunda metade do ciclo).

    E - a produção de progesterona e estradiol pelo corpo lúteo inibe a produção de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) pela hipófise.

    Impede que um novo ciclo se inicie e tbm impede a descamação do endométrio.

    NÃO DESISTA, VAI VALER A PENA!

  • O processo de amadurecimento sexual se inicia com a produção do hormônio folículo estimulante (FSH) e do hormônio luteinizante (LH), liberados pelo lobo anterior da hipófise. Nos homens, a partir desses hormônios gonadotróficos, ocorre a produção de espermatozoides e a produção e liberação de testosterona. O homem não possui ciclos de atividade reprodutora. As mulheres apresentam os ciclos menstruais, que se iniciam na puberdade, quando o lobo anterior da hipófise secreta o FSH, estimulando os folículos do ovário a se desenvolver e a produzir estrógeno. O hormônio LH, também produzido pela hipófise, é responsável pelo rompimento do folículo maduro e ovulação, atuando na transformação do folículo rompido em corpo lúteo. O corpo lúteo é responsável pela produção de progesterona, hormônio que induz o crescimento da parede uterina (endométrio), preparando o útero para um possível embrião. Quando as taxas de hormônios sexuais se tornam baixas, ocorre a menstruação. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    Sobre a reprodução humana, é correto afirmar:
    a) o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) estimulam a produção de óvulos, mas não atuam na produção de espermatozoides. Os hormônios LH e FSH atuam tanto no desenvolvimento dos óvulos, quanto na produção de espermatozoides. Incorreta.
    b) o hormônio folículo estimulante (FSH) age sobre as células de Sertoli dos ovários, estimulando a nutrição do óvulo. O FSH estimula o desenvolvimento dos folículos do ovário. Incorreta.
    c) nos dias posteriores à ovulação, as taxas de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante) permanecem elevadas, pois passam a ser produzidos também pelo corpo lúteo. Nos dias posteriores, os hormônios LH e FSH são inibidos e se tornam baixos no sangue, ocorrendo então a menstruação. Incorreta.
    d) a maior concentração de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante) no sangue é encontrada no início do ciclo ovariano, na fase folicular. Essa concentração é maior no pico ovulatório, logo antes da menstruação. Incorreta.
    e) a produção de progesterona e estradiol pelo corpo lúteo inibe a produção de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) pela hipófise. Correta.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Sobre a questão: Alternativa E: Corpo lúteo produz estradiol?

  • Mauro Flores Polenz, sim. produz tanto progesterona (em maior quantidade) quanto estradiol ( em menor quantidade).

  • Será?


ID
3546292
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2018
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de fertilização envolve diversos aspectos até que seja formado o zigoto. Na relação sexual, os espermatozoides são lançados dentro do corpo da mulher e começam uma verdadeira maratona até chegarem ao óvulo. Indique normalmente onde ocorre a fecundação humana.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D tubas uterinas

  • Tubas uterinas, na região da ampola.

  • Tubas uterinas


ID
3554575
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Ano
2012
Disciplina
Biologia
Assuntos

Abaixo estão caracterizados hormônios sexuais gonadotróficos, ou seja, produzidos pela hipófise e hormônios produzidos pelos ovários. Analise-os. 

    
I. Estimulam o desenvolvimento das características sexuais secundárias. 
    
II. Agem sobre as gônadas, estimulando seu desenvolvimento; estimula a produção de andrógenos, principalmente a testosterona. 
    
III. Contribuem para a espermatogênese em presença de testosterona no homem e na mulher, estimulam os folículos ovarianos a produzirem óvulos. 
     
IV. Responsáveis por aumentar ainda mais a atividade secretora do endométrio e são importantes também para manter o endométrio desenvolvido dentro do útero. 
      
Marque a alternativa que contém todos os hormônios gonadotróficos caracterizados anteriormente. 

Alternativas
Comentários
  • I - Estrógeno/Testosterona;

    II - LH;

    III - FSH;

    IV - Progesterona.

  • As caracteristicas sexuais secundarias como testosterona, nao tem nada a ver com gonadotrofina.


ID
3562030
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2013
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto ao ciclo menstrual feminino e os métodos contraceptivos, é correto afirmar: 


Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Em determinados intervalos, geralmente a cada 28 dias aproximadamente, os ovários liberam um ovócito que maturará totalmente apenas quando a fecundação ocorrer.

  • Pq não é a letra C???ué ou deveria no minimo ser a C e E


ID
3588148
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Ituporanga - SC
Ano
2009
Disciplina
Biologia
Assuntos

Relacione a coluna 2 com a coluna 1:


Coluna 1

1. sistema reprodutor masculino

2. sistema reprodutor feminino

3. ciclo menstrual

4. ovulação

5. menstruação

6. produção de espermatozoides

Coluna 2

( ) testículos

( ) flutuações em FSH, LH, progesterona e estrogênio

( ) no 28º dia do ciclo normal

( ) epidídimo

( ) no 14º dia do ciclo normal

( ) oviducto

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, assinalada de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    6, 3, 5, 1, 4, 2


ID
3632350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2006
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando aspectos fisiológicos do sistema reprodutor feminino e seus componentes, bem como do ciclo menstrual em humanos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Corpo lúteo é uma glândula ?

  • Marcelo Oliveira Lima, é uma glândula endócrina, pois secreta dois hormônios, progesterona em maior quantidade, e estrógeno em menor quantidade.

  • Obrigado Araújo

  • Efêmera é o mesmo que efêmero, um termo grego que significa “apenas por um dia”. Refere-se a algo passageiro, transitório, de curta duração.

  • Durante a fase folicular, o folículo se desenvolve em resposta ao aumento na concentração de FSH (hormônio folículo estimulante).


ID
3680014
Banca
FUNRIO
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2008
Disciplina
Biologia
Assuntos

É sabido que o ciclo menstrual da mulher ocorre como conseqüência da interação entre diversos hormônios, produzidos pela hipófise e pelo folículo ovariano. A hipófise, inicialmente, produz o hormônio I que estimula a produção do hormônio II pelo folículo. Após a ovulação, forma-se 

o corpo lúteo por estímulo do hormônio III da hipófise. O corpo lúteo secreta, então, o hormônio IV. Os hormônios indicados por I, II, III e IV são respectivamente:  

Alternativas
Comentários
  • É sabido que o ciclo menstrual da mulher ocorre como conseqüência da interação entre diversos hormônios, produzidos pela hipófise e pelo folículo ovariano. A hipófise, inicialmente, produz o hormônio FSH que estimula a produção do hormônio ESTRÓGENO pelo folículo. Após a ovulação, forma-se o corpo lúteo por estímulo do hormônio LH da hipófise. O corpo lúteo secreta, então, o hormônio PROGESTERONA.

  • FSH, conhecido por hormônio folículo-estimulante, é produzido pela hipófise e tem como função regular a produção de espermatozoides e a maturação dos óvulos durante a idade fértil.

    estrogênio é o principal hormônio responsável pelas características sexuais secundárias femininas, tais como o tamanho dos seios e o controle da ovulação. A partir da puberdade, o estrogênio desempenha importante função no ciclo menstrual

    LH

    progesterona é um hormônio, produzido pelos ovários, que tem um papel muito importante no processo de gravidez, sendo responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e preparar o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que seja expulso pelo corpo.

  • FSH, conhecido por hormônio folículo-estimulante, é produzido pela hipófise e tem como função regular a produção de espermatozoides e a maturação dos óvulos durante a idade fértil.

    estrogênio é o principal hormônio responsável pelas características sexuais secundárias femininas, tais como o tamanho dos seios e o controle da ovulação. A partir da puberdade, o estrogênio desempenha importante função no ciclo menstrual

    LH

    progesterona é um hormônio, produzido pelos ovários, que tem um papel muito importante no processo de gravidez, sendo responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e preparar o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que seja expulso pelo corpo.


ID
3731878
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Conchas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Compõem o sistema reprodutor feminino, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    No entanto, deve ser feita uma ressalva, pois todas as alternativas estão corretas! Para além daquelas localizados na região pélvica, todos órgãos indicados nos itens compõem o sistema reprodutor feminino. As mamas são órgãos acessórios, uma vez que estão envolvidas no processo de excitação sexual e na produção de hormônios que atuam na contração uterina e vaginal. Por fim, as mamas também permitem a lactação, processo que garante a nutrição do recém-nascido.


ID
3760105
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos testículos, em meio aos ductos seminíferos, existem células responsáveis pela produção dos hormônios sexuais masculinos, como a testosterona. Essas células são denominadas

Alternativas
Comentários
  • células intersticiais ou de leydig.

  • As células de Leydig ou células intersticiais de Leydig são células que se encontram entre os túbulos seminíferos, no interstício dos testículos. Produzem a hormona testosterona, quando estimuladas pela hormona luteinizante (LH). Possuem um núcleo vesicular e arredondado e um citoplasma granular. Letra E

  • Pegadinha da banca. Quer saber se você sabe os dois nomes dessas celulas


ID
3775597
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao fim da fase lútea, antes da menstruação, as concentrações dos hormônios

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • Gabarito B

    Acho que a E também está correta, pois durante a degradação do corpo lúteo a progesterona e estrógeno começam a cair anunciando a menstruação, resultando no aumento de LH e FSH.

    Se alguém poder explicar.

  • A questão fala sobre a variação da concentração dos hormônios no fim da fase lútea, que ocorre logo após o período de ovulação, antes da menstruação. O processo de amadurecimento sexual se inicia com a produção do hormônio folículo estimulante (FSH) e do hormônio luteinizante (LH), liberados pela hipófise. As mulheres apresentam os ciclos menstruais, que se iniciam na puberdade, quando a hipófise secreta o FSH e estimula os folículos do ovário a se desenvolver e a produzir estrógeno, no início do ciclo menstrual. O hormônio LH, também produzido pela hipófise, é responsável pelo rompimento do folículo maduro e ovulação, por volta do 14º dia do ciclo, atuando na transformação do folículo rompido em corpo lúteo. O corpo lúteo, formado na fase lútea que ocorre após a ovulação, é responsável pela produção de progesterona, hormônio que induz o crescimento da parede uterina (endométrio), preparando o útero para um possível embrião. Quando as taxas de hormônios sexuais se tornam baixas, ocorre a menstruação. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Ao fim da fase lútea, as concentrações:
    a) luteinizante e progesterona estão altas. As concentrações hormonais de LH e FSH estão altas apenas no período da ovulação, durante e após a fase lútea, essas concentrações estão baixas. Incorreta.
    b) luteinizante e folículo estimulante estão baixas. Os hormônios LH e FSH apresentam concentrações baixas após a fase lútea. CORRETA.
    c) folículo estimulante e estrogênio estão aumentando. O hormônio FSH apresenta concentração baixa e o estrogênio diminui ao fim da fase lútea. Incorreta.
    d) progesterona e folículo estimulante estão altas. A progesterona apresenta concentração alta apenas durante a fase lútea por estimular a finalização do endométrio, mas ao final da fase lútea, sua concentração diminui até a menstruação. O hormônio FSH apresenta concentração baixa. Incorreta.
    e) progesterona e luteinizante estão diminuindo. Ao fim da fase lútea, a progesterona está diminuindo, porém o LH mantém a mesma média de concentração baixa após a ovulação, apresentando um leve aumento pela proximidade do novo ciclo que se iniciará. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Corrijam-me se estiver errado.

    A - ↡ luteinizante e ↟progesterona estão altas.

    B - ↡luteinizante e ↡folículo estimulante estão baixas.

    C - ↡folículo estimulante e ↟estrogênio estão aumentando.

    D - ↟progesterona e ↡folículo estimulante estão altas.

    E - ↟progesterona e ↡luteinizante estão diminuindo.

    ↟Aumenta

    ↡ Diminui


ID
3782905
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Mensalmente, o organismo feminino produz óvulos e prepara a parede do útero para receber um futuro embrião. Se houver fecundação, ele se implanta e se desenvolve nesta região; caso contrário, o endométrio descama e é eliminado por meio da menstruação. Com relação à variação hormonal que ocorre durante o ciclo menstrual, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
3787963
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Gêmeos monozigóticos podem compartilhar um único cório, um único âmnio e uma única placenta quando durante o desenvolvimento embrionário ocorrer:

Alternativas

ID
3794305
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Eduardo e Mônica decidiram recorrer a um procedimento de útero em substituição (ou barriga de aluguel) para gerar um filho. Desse modo, um óvulo de Mônica foi fecundado, in vitro, por um espermatozoide de Eduardo, e o embrião foi posteriormente implantado no útero de outra mulher, definida como receptora.
Nessas condições, as características genéticas da criança gerada serão determinadas pelas características genéticas

Alternativas

ID
3795127
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma atleta possui genitália externa feminina. Em sua cavidade abdominal não se encontram ovários nem útero, mas sim testículos.

Analise as proposições em relação à situação fisiológica da atleta, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A atleta produz quantidades normais de progesterona e estrogênio.
( ) A causa da condição exibida pela atleta, possivelmente, está ligada a problemas nos genes que controlam o desenvolvimento das gônadas.
( ) No caso desta atleta não existe, em tese, a possibilidade de produção de espermatozoides pela localização dos testículos.
( ) A ausência de útero, implica a ausência da cavidade vaginal.
( ) A quantidade de testosterona produzida pela atleta deve ser igual à de uma mulher normal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3795133
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Os mais famosos gêmeos monozigóticos unidos foram os irmãos Chang e Eng, nascidos em 1811 na atual Tailândia (antigo Sião), que eram ligados pela região torácica. Eles ficaram conhecidos como “irmãos siameses” e ganharam a vida exibindo-se para plateias nos Estados Unidos, onde moraram e se casaram com duas irmãs”. Texto extraído de Biologia das Células; Amabis e Martho, Vol. 1, 2ª ed., Moderna, p. 426.

Os gêmeos monozigóticos são originados:

Alternativas

ID
3810901
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre gêmeos monozigóticos pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
3815134
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O atendimento ambulatorial para transgêneros no Ministério da Saúde, regulamentado pela Portaria nº 2803, de 19 de novembro de 2013, teve um aumento de 32% entre 2015 e 2016. Em 2016 foram feitas 4.467 consultas, em comparação a 3.388 em 2015. A terapia hormonal no processo transexualizador cresceu 187% no período. Em 2015, foram 52 procedimentos. Em 2016, 149. A expansão, de acordo com o Ministério da Saúde, é resultado do maior número de centros habilitados para fazer esse atendimento.

(Texto adaptado. O Estado de São Paulo. Terapia hormonal para mudança de sexo quase triplica no país, 25 jan. 2017.)


Caso uma pessoa do sexo masculino se reconheça como do gênero feminino e deseje fazer terapia hormonal assistida para o processo transexualizador, qual é o principal hormônio que deverá ser utilizado para o desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas? Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3822970
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo menstrual tem, em média, 28 dias. Uma mulher iniciou seu ciclo no dia 02 de março.

A probabilidade de gravidez é maior no dia

Alternativas
Comentários
  • O período fértil se inicia, em média, 14 dias após o inicio do ciclo.

    02 + 14 = 16

    GABARITO: LETRA A


ID
3831145
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução humana envolve a união de um ovócito a um espermatozoide e cada uma dessas células traz a metade da informação genética de tal maneira que a nova célula, um zigoto, recebe a qualidade e a quantidade genéticas necessárias para direcionar o desenvolvimento de um novo ser humano.

Do conceito, da organização e dos mecanismos do sistema reprodutor humano, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3845386
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Comportamento do casal pode definir sexo do bebê, dizem pesquisadores



Muitas pessoas sonham não só com o nascimento de um bebê, mas com o sexo dele. Não é possível escolher se você vai gerar uma menina ou um menino, mas alguns pesquisadores sugerem que alguns fatores, como fazer sexo exatamente no dia da ovulação, ou a frequência das relações sexuais, aumentariam a chance de ter uma criança de determinado sexo.


(Ivonete Lucirio. https://universa.uol.com.br, 06.08.2012. Adaptado.)


A notícia traz hipóteses ainda em discussão entre especialistas, mas o que o conhecimento biológico tem como certo é que, na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromossômica do

Alternativas
Comentários
  • Resolução

    A determinação do sexo da prole na espécie humana é

    determinada pela constituição cromossômica do

    espermatozoide, pois o sexo masculino é o

    heterogamético, formando espermatozoides que

    carregam o cromossomo X e outros que carregam o Y.

    A separação dos cromossomos homólogos ocorre na

    meiose I.

    Resposta: A

  • O que é a meiose 1?

    Ocorre a separação dos cromossomos ditos homólogos, ou seja, aqueles que são iguais entre si e que juntos formam um par. Esse ciclo é dito reducional ou meiose I, pois ao final temos células com metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe.

    Qual a diferença de meiose 1 e 2?

    O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células: Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade. Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.

  • O enunciado da questão informa que algumas pesquisas sugerem que determinados comportamentos podem influenciar na determinação do sexo de um bebê, mas também traz a evidência biológica que o sexo é definido no momento da fecundação, dependendo de certa constituição cromossômica. A gametogênese é o processo de formação dos gametas masculinos (espermatogênese) e femininos (ovulogênese). Os espermatócitos e ovócitos duplicam seus cromossomos e iniciam a meiose. Durante a meiose, em Anáfase I, ocorre a separação dos cromossomos e migração das cromátides irmãs para o mesmo pólo celular. Ao formar dois gametas ao final da meiose, a célula masculina terá metade com um cromossomo sexual X e outra metade com um cromossomo sexual Y, sendo o sexo masculino chamado de heterogamético por formar dois tipos de gametas. A célula feminina forma gameta com um cromossomo sexual X, sendo chamado de homogamética. Apenas os espermatozoides portadores de cromossomos Y darão origem a machos, e os cromossomos X darão origem a fêmeas, portanto, o pai que define o sexo do filho. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

    As fases da MEIOSE (I e II):




    Na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromossômica do:

    a) espermatozoide, que é definida na meiose I da gametogênese do pai e a mãe não tem participação na determinação do sexo da prole. É definido pelo pai, por ser o sexo heterogamético e na meiose I (separação dos cromossomos), sem a participação da mãe nessa determinação sexual. CORRETA.

    b) óvulo, que é definida na meiose II da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. A determinação é feita através do sexo masculino, pois apenas o pai tem o cromossomo sexual Y para diferenciar. Incorreta.

    c) espermatozoide, que é definida na meiose II da gametogênese do pai e a mãe não tem participação na determinação do sexo da prole. É definido pelo espermatozoide, porém na meiose I, e não em meiose II. Incorreta.

    d) óvulo e do espermatozoide, que são definidas na meiose II da gametogênese de ambos os genitores e o pai e a mãe participam, conjuntamente, da determinação do sexo da prole. A determinação ocorre apenas através do cromossomo sexual do espermatozoide, não definem conjuntamente. Incorreta.

    e) óvulo, que é definida na meiose I da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. A mãe não tem participação na determinação sexual por ser homogamética, gerando apenas cromossomo sexual X. Incorreta.


    Gabarito do professor: A



ID
3862444
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Método de Esterilização em que é realizada a secção dos ductos deferentes, impedindo a ligação dos mesmos com a uretra, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • A vasectomia é a secção do vaso deferente, impedindo os espermatozóides produzidos no testículo de chegarem à uretra. LETRA E