SóProvas


ID
1065298
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela Inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição á metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.


Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

Alternativas
Comentários
  • Pois é, também não entendi. Marquei Ribossomo, pois está diretamente relacionado à produção de proteínas. Mas mitocôndria tem a ver com respiração celular, liberação de ATP...de verdade, não entendi.

  • O seguemnto de gene modificado e colocado no dna da planta para que esta sintetize a proteina especifica do gene implantado. Os unicos lugares da celula eucarionte que tem dna e o nucleo e mitocondria.

  • A mitocôndria possui um tipo de DNA especial, diferente do DNA do núcleo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/DNA_mitocondrial

  • Pessoal que confundiu com Ribossomo e produção de proteínas... o foco da questão é a transgenética. Ele quer saber qual organela poderia ser utilizada, nas leveduras, para que seja feita a introdução dos transgenes. No enunciado, é dito que esse novo método 'substitui a metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira', ou seja, não é apenas introduzido o transgene diretamente no núcleo. No caso das plantas, isso é feito nos cloroplastos (que possuem DNA próprio). No caso das leveduras, que não possuem cloroplastos, qual é a única alternativa de organela que possui DNA próprio? A mitocôndria!

     

    Pensamento-chave da questão: Observar que o foco é DNA/genes e marcar a organela que tem alguma relação a isso.

  • O ENEM AMA a mitocôndria, sem dúvida a organela mais importante pra prova! 

    Alguns conceitos :

    -Semelhante a uma bactéria

    -Usina energética celular (Respiração Celular)

    -Ribossomos 70s, qualidade das bactérias

    -Eva Mitocôndrial ( Teroria Endossimbionte)

    -DNA circular, qualidade das bacterias

  • Na matriz mitocondrial, encontra-se uma grande quantidade de enzimas que atuam na respiração celular, outras proteínas, material genético  e  e ribossomos. O DNA encontrado nas mitocôndrias é muito semelhante ao das bactérias, apresentando-se como filamentos duplos e circulares. Os filamentos de DNA são sintetizados na própria organela, e sua duplicação ocorre sem interferência do DNA nuclear. Como dito, o RNA está também presente nas mitocôndrias. Nessas organelas, ocorrem o . Os ribossomos também são encontrados no interior das mitocôndrias, porém são diferentes daqueles encontrados no citoplasma da célula. Esses ribossomos da mitocôndria são menores e assemelham-se muito aos das bactérias.

    Nas mitocôndrias, também são sintetizadas algumas proteínas, mas em menor quantidade. As mitocôndrias são capazes de se fundir e de se dividir por fissão binária, assim como organismos procariontes.

  • Letra B

    As únicas organelas que apresentam DNA próprio são os cloroplastos e as mitocôndrias. Em organismos nao fotossintetizantes, poderiam ser utilizadas, para a estratégia metodológica descrita, apenas as mitocôndrias.