SóProvas


ID
1065301
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes. 


PETESSE, M. L.: PETRERE JR., W. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).



Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • O mapará e a corvina possuem o mesmo nicho ecológico do peixe cascudo. Com isso houve aumento de competição interespecífica.

  • Nessa região, houve a introdução de espécies de peixes exóticos como o mapará e a corvina, que possuem o mesmo nicho ecológico do cascudo. Logo, esse fato leva a um aumento da competição interespecífica, o que ocasionou o desaparecimento da espécie de cascudos. A introdução de espécies exóticas sem o devido controle e análise de seu impacto, influencia na sobrevivência de espécies endêmicas e nativas da região.

    RESPOSTA CERTA LETRA C

  • Os peixes possuem o mesmo nicho ecologico e por isso competem pelos recursos existentes. O desaparecimento do cascudo se deu por uma exclusão competitiva. Visto que os cascudos desapareceram, as especies exoticas aumentaram, pois não precisam mais competir com eles. 

  • Vale ressaltar que, quanto maior a sobreposição de nicho ecológico entre duas espécies, maior será competição interespecífica

  • Letra C

    Quando os nichos ecológicos são semelhantes, há uma competição por alimento e por local para reprodução.

    A introdução de espécies exóticas que ocupam o mesmo nicho ecológico, gera competição interespecífica, provocando a redução da espécie residente.

  • Sim, a letra E esta errado por esse fato, não há extinção dos nichos, visto que aparecem outras especies que esta competindo pelos mesmo nichos ja existentes

  • Gabarito C, apenas complementando:

    • Intraespecífica (mesma espécie):

    Harmônica → que não há prejuízo; ex: sociedade, colônias.

    Desarmônica → há prejuízo em pelo menos algum. ex: canibalismo, competição.

    • Interespecífica (espécies diferentes):

    Harmônica → que não há prejuízo; ex: protocooperação, comensalismo, mutualismo, inquilismo.

    Desarmônica → há prejuízo em pelo menos algum. ex: parasitismo, predatismo, competição, amensalismo.

  • A competição interespecífica, do ponto de vista biológico, é sempre ruim para as espécies que competem.

    Será pior para os cascudos (ictiofauna local), entretanto, visto que as espécies exóticas não possuem predadores no novo habitat. Como consequência, o mapará e a corvina estão, comparativamente ao cascudo, mais adaptados ao ambiente.Logo, reproduzir-se-ão com mais eficácia (seleção natural). Eventualmente, a espécie nativa pode desaparecer.

    Gabarito : (C)

    Falou em espécies invasoras, no ENEM, sempre será um problema ambiental. Ainda não vi uma questão na qual esse fenômeno tem um viés positivo.