SóProvas



Questões de Evolução biológica


ID
259780
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual a opção a seguir sintetiza as teorias de evolução de Lamark e Darwin, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Enquanto Lamarck defendia que o uso/hipertrofia e desuso/atrofia eram passados aos descendentes, Darwin propôs a seleção no meio ambiente, das características que melhor se adaptavam ao longo das gerações. Isso é a Seleção Natural, corroborada depois com ajuda dos estudos do pai da genética, Gregor Mendel.
  • A teoria de Lamarck baseia-se no princípio básico de uso e desuso, que  dizia, basicamente, que o que não é usado se atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Já Charles Darwin desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria de seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados. Portanto a alternativa correta é (E).
  • e) “A Lei do Uso e Desuso”; “A Seleção Natural”.

     

     

    Lamarkismo -  Evolução e necessidade, lei do uso e desuso, lei da herança e dos caracteres adquiridos. O organismo reage as mudanças ambientais.

     

    Darwinismo - O mecanismo da evolução, seleção natural.  O ambiente que reage ao organismo.


ID
259810
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O texto seguinte

“Em uma população mendeliana, dentro de determinadas condições, as frequências alélicas permanecerão constantes ao passar das gerações. Independentemente de um gene ser raro ou frequente, sua frequência permanecerá a mesma com relação aos outros desde que essas condições sejam mantidas”.

refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Em 1908 o matemático inglês Godfrey H. Hardy (1877 – 1947) e o médico alemão Wilhem Weinberg concluíram que, se nenhum fator evolutivo atuasse sobre uma população que satisfizesse certas condições, as freqüências de seus alelos permaneceriam inalteradas ao longo das gerações. Esse princípio ficou conhecido como lei ou teorema de Hardy-Weinberg ou princípio do equilíbrio gênico.
  • Godfrey H. Hardy, matemático inglês e Wilhen Weinberg, médico alemão concluíram independente estudos sobre populações e fizeram o Teorema de Hardy-Weinberg, que fala do princípio do equilíbrio gênico: se nenhum fator evolutivo ocorrer em uma população, as frequências dos alelos será sempre frequente durante todas as gerações. 

    As condições necessárias para que uma população se mantenha em equilíbrio gênico, segundo Hardy e Weinberg, são as seguintes:

    - A população deve ser muito grande (teoricamente, quanto maior, melhor), de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis , de acordo com as leis de probabilidades.

    - A população deve ser panmítica, isto é os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem ocorrer ao acaso, sem qualquer preferência.


    Alternativa correta: B


  • ·  LEI DE HARDY-WEINBERG é um modelo matemático que avalia o efeito da reprodução sobre as frequências alélicas e genotípicas de uma população mendeliana.

    ·  O que diz esta lei?

    Se nenhum fator evolutivo atuasse sobre uma população que satisfizesse certas condições, as frequências de seus alelos permaneceriam inalteradas ao longo das gerações. Esse princípio ficou conhecido como lei ou teorema de Hardy-Weinberg ou princípio do equilíbrio gênico.

  • b) Teorema de Hardy-Weinberg.

     

    Princípio de Hardy-Weinberg: numa população com cruzamentos aleatórios e nenhuma seleção entre genótipos, a frequência relativa dos genes tende a permanecer constante de geração em geração.

     


ID
259813
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O texto seguinte “No caso mais simples de um único locus com dois alelos A e a com frequências alélicas p e q, respectivamente a frequência genotípica para o homozigoto AA será p², para o heterozigoto Aa será 2pq e o outro homozigoto aa será de q²”.

refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.


    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao21.php

  • As características apresentadas pela questão sugerem que há a presença do Teorema de hardy-Weinberg. As condições necessárias para que uma população se mantenha em equilíbrio gênico, segundo Hardy e Weinberg, são as seguintes:

    - A população deve ser muito grande (teoricamente, quanto maior, melhor), de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis , de acordo com as leis de probabilidades.

    - A população deve ser panmítica, isto é os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem ocorrer ao acaso, sem qualquer preferência.

    Alternativa correta: D



ID
283915
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao livro de Charles Darwin A Origem das Espécies e as ideias do autor, analise as afrmativas abaixo.

I. O livro, publicado há 150 anos e fundado em pesquisas no arquipélago das ilhas Galápagos, contém as teorias evolucionistas, e reforça as bases do Criacionismo.

II. Os indivíduos da mesma espécie são idênticos, do ponto de vista anatômico e fsiológico, e transmitem suas características de uma geração a outra.

III. Os indivíduos que tenham características que favorecem a sua sobrevivência viverão até a idade de reprodução e poderão transmitir aos seus descendentes as variações que favorecem a sobrevivência.

IV. Charles Darwin negava a possibilidade de alterações aleatórias no processo evolutivo das espécies, pois considerava que as alterações genéticas resultavam da degeneração das mesmas.

V. Na repetição do mecanismo de herança e adaptação ao ambiente, sofrido durante várias gerações, Darwin identifcava mudanças graduais num grupo de indivíduos e a possibilidade de surgimento de uma nova espécie.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Poxa, nunca achei que responderia uma questão sobre A Origem das Espécies na matéria de atualidades. Resposta certa "D"

    I - Na verdade o livro nega completamente as bases criacionista dizendo que todas as espécies que vivem hoje na terra decorrem da evolução de espécieis antigas.

    II - Não são idênticos, todos possuem suas peculiaridades genéticas que vão garantir que alguns sobrevivam e outros não

    IV - Totalmente ao contrário, as mudanças genéticas garantiam a sobrevivência da espécie.

ID
476413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com
as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e
setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na
vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

Segundo o darwinismo, a exposição constante ao fogo teria induzido as árvores do cerrado a desenvolverem cascas cada vez mais grossas, como forma de sobrevivência para resistir ao fogo.

Alternativas
Comentários
  • Tal pensamento é lamarquista. 

  • Versão diferente, mas é o mesmo conceito do "pescoço da girafa".

  • De acordo com o pensamento darwinista, as árvores com cascas mais grossas suportariam mais o fogo e com a sua sobrevivência passariam os seus genes de casca grossa aos seus descendentes, em detrimento das de casca fina que não sobreviveriam e portanto não passariam os seus genes para futuras gerações.

  • Segundo o darwinismo, as variações entre os indivíduos surgem de forma aleatória e são selecionadas pelas pressões do ambiente. O ambiente não é capaz de induzir modificações nos organismos, ele apenas seleciona os indivíduos mais adaptados, ou seja, com as melhores características. ERRADO


ID
476440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Reserva Ecológica do Guará, pequena Unidade de
Conservação da Natureza com 194 hectares, foram registrados 44
gêneros e 100 espécies de Orchidaceae. Do total de táxons da
reserva, 80 (76%) são terrestres e 22 (21%) são epifíticos. Nas
fitofisionomias florestais, ocorrem 42 táxons, distribuídos
segundo um gradiente vertical de umidade e luminosidade. Nas
fitofisionomias campestres ocorrem 63 táxons, distribuídos
segundo um gradiente horizontal de umidade que vai do campo
limpo inundável ao campo sujo seco e cerrado. O campo limpo
inundável e o campo limpo estacionalmente úmido, com 42
táxons, são as fitofisionomias com o maior número de táxons.
Espécies como Pelexia goyazensis, Sarcoglottis sagitatta,
Platythelys paranaensis e Cyanaeorchis minor só foram
observadas floridas em áreas anteriormente queimadas. O tempo
de resposta dessas espécies à passagem do fogo é variável.
Alguns táxons respondem pronta e positivamente ao fogo,
estando entre as primeiras plantas a florescer após uma queimada,
como Pelexia goyazensis e Sarcoglottis sagitatta, que florescem
até duas semanas após a ocorrência do fogo. Outras florescem
após um período maior, como Cyrtopodium fowliei e
Cyrtopodium pallidum.


Orchidaceae da Reserva Ecológica do Guará, DF, Brasil. João Aguiar
Nogueira Batista; Luciano de Bem Bianchetti; Keiko Fueta Pellizzaro. Acta
Bot. Bras, v. 19, n.º 2, São Paulo, abr./jun./2005 (com adaptações).


Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir

A relação, citada no texto, entre orquídeas e o fogo no cerrado pode ser utilizada para ilustrar o resultado da ocorrência de variabilidade genética e da alteração na freqüência de alelos na população.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O fogo age como um fator de seleção natural.

    "Estes atributos resultam de evolução por seleção natural, que age sobre a variabilidade genética de caracteres  herdáveis dos organismos numa população. Um indivíduo com determinada variante de um caráter pode ter
    maior aptidão ao ambiente que outros da mesma espécie, deixando mais descendentes e transmitindo seus
    genes à geração seguinte." (Ridley, 2006)

ID
476485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Amazônia costuma estar muito bem retratada nos livros didáticos. Considerando sua importância e a publicidade alcançada nos meios de comunicação que, por sua vez, acarreta debate a seu respeito em sala de aula, julgue os itens subseqüentes.

A grande diversidade biológica da Amazônia, inclusive a descoberta de novas espécies na floresta, pode ser explicada tanto pelo neodarwinismo como pela teoria fixista ou criacionista.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi!

  • questão DESATUALIZADA. A diversidade biológica da Amazônia,inclusive a descoberta de novas espécies,são explicadas pelo neodarwinismo,visto que as fixista ou criacionista não são mais aceitar pela ciência.

  • Ué.

    A assertiva está errada. Apenas teorias evolutivas podem explicar a grande biodiversidade amazônica. ERRADO

  • Como o fixismo e o criacionismo poderiam explicar a biodiversidade existente em florestas como a Amazônia? Questão totalmente desatualizada!

  • GALERA SE ATENTEM A DIFERENÇA DE EXPLICAR E COMPRAVAR , ambas as teorias explicam ,mas só uma comprova , no entanto a criacionista é errada , sendo a neodarwinista a que de fato explicou e COMPROVOU a pegadinha é que qualquer uma pode explicar no entanto só uma pode explicar e comprovar tal fato . AGORA SE VAI SER ACEITA VAI DA COMUNIDADE CÍENTÍIFICA E GALERA ESTAMOS FALANDO DO CESPE ENTÃO NÃO TEM COMO ESPERAR MENOS !!!

  •  A descoberta de novas espécies não quer dizer SURGIMENTO DE NOVAS ESPÉCIES, por isso que o fixismo tb poderia explicar! mesmo não sendo científico.


ID
519637
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural. As cascavéis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, são cobras que, em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu “chocalho”, que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas.
Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes.
A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que

Alternativas
Comentários
  • A questão se trata de uma abordagem contextualizada da teoria de seleção natural, postulada por Charles Darwin. No caso, entre os indivíduos da espécie Crotalus durissus (cascavel) existem variedades que emitem mais ou menos som. Como os indivíduos com ruído do chocalho bem determinado tem sido mais caçados, é possível que os mesmos nem tenham chegado a se reproduzir, não transmitindo essa característica a seus descendentes. Dessa forma, variedades mais silenciosas e, consequentemente, menos caçadas têm sido selecionadas positivamente. Letra D correta.
  • Todas as alternativas, com exceção da D, focam no mesmo equívoco: os organismos mudam suas características para se adaptarem ao ambiente. Apesar de coerente do ponto de vista do senso comum, esse pensamento, de acordo com a teoria darwinista, não está correto de maneira alguma.

    Nunca, jamais, em nenhuma hipótese um ser vivo irá adquirir características para tentar se adequar ao ambiente em que está inserido. (tal pensamento é lamarckista)

    A explicação correta cientificamente é que o o ambiente seleciona os que possuem características que lhes proporcionem melhor sucesso adaptativo.

    Essas características surgiram de modo aleatório, e não porque uma modificação externa fez com elas aparecessem.

  • A questão se trata de uma abordagem contextualizada da teoria de seleção natural, postulada por Charles Darwin. No caso, entre os indivíduos da espécie Crotalus durissus (cascavel) existem variedades que emitem mais ou menos som. Como os indivíduos com ruído do chocalho bem determinado tem sido mais caçados, é possível que os mesmos nem tenham chegado a se reproduzir, não transmitindo essa característica a seus descendentes. Dessa forma, variedades mais silenciosas e, consequentemente, menos caçadas têm sido selecionadas positivamente. Letra D correta.

  • Toda e qualquer mutação é não-dirigida, ou seja, ocorre ao acaso e não tem finalidade específica. Elimina-se, então, (B), (C) e (E).

    Por sua vez, (A) é uma interpretação lamarckista do fenômeno.

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Tome cuidado com essas alternativas que falam de alterações no código genético, toda hora o ENEM tenta colocar isso.

  • quando se trata de Darwin não podemos falar de mutação, genética, código genético e etc pois ele ainda não tinha conhecimento de genética. Isso eliminaria B, C e E. A letra A no entanto trata-se de uma ideia lamarckista, ao dizer que o animal que mudou seu próprio comportamento.


ID
544087
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diz-se que duas populações de animais estão em simpatria, parapatria, sintopia e alopatria quando ocorrem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha!

    Alopatria

    Durante a especiação alopátrica, a população inicial divide-se em duas populações alopátricas (geograficamente isoladas) devido, por exemplo, a fragmentação do habitat pelo aparecimento de uma cadeia montanhosa. As populações assim isoladas vão se diferenciar genotipica e/ou fenotipicamente quer por as populações estarem sujeitas a pressões selectivas diferentes ou por factores aleatórios como a deriva genética. Após um certo tempo, quando as barreiras ao contacto entre as populações desaparecem, os indivíduos que faziam parte da mesma espécie voltam a se encontrar, agora, evoluídos o suficiente para estarem reproductivamente isolados ou já não serem capazes de trocar genes entre si.

    [editar] Peripatria

    A especiação peripátrica é um tipo especial de especiação alopátrica ou parapátrica, em que uma das populações isoladas é bastante menor do que a outra. Nestes casos, como a população é pequena, mecanismos como a deriva genética ou o efeito fundador são mais importantes, pois populações pequenas sofrem frequentemente do efeito de gargalo.

    [editar] Parapatria

    Na especiação parapátrica, não há separação geográfica completa entre as duas populações isoladas. Isso implica que algum fluxo génico pode ocorrer. Indivíduos das duas populações podem entrar em contacto ou mesmo atravessar a barreira de tempos a tempos, embora híbridos tenham uma viabilidade reduzida, levando eventualmente ao reforço das barreiras à reprodução.

    [editar] Simpatria

    Na especiação simpátrica, as populações divergem quando ainda ocupam a mesma área. Este tipo de especiação pode ocorrer muitas vezes em insetos que se tornam dependentes de plantas hospedeiras diferentes numa mesma área. Um outro mecanismo que permite a especiação simpátrica é a poliploidia. Nem todos os organismos poliplóides estão reproductivamente isolados das espécies parentais. Por isso, a duplicação do número de cromossomas não leva necessariamente ao cessar do fluxo génico entre os recém-criados poliplóides e os seus parentais diplóides. Hibridação entre duas espécies diferentes pode levar, por vezes, a fenótipos diferentes. Este fenótipo poder ser mais viável do que as linhagens parentais. Nesse caso, a selecção natural pode favorecer os indivíduos híbridos. Eventualmente, se o isolamento reproductivo for alcançado, isto levará ao aparecimento de uma nova espécie. No entanto, o isolamento reproductivo entre híbridos e os seus pais é muito difícil de alcançar e por isso a especiação por hibridação é considerada um caso muito raro.

    fonte: wikipédia

  • Alopatria : individuos separados pela Geografia, diferenciando-se genotipicamente e/ou fenotipicamente ao qual ficam isoladas Reprodutivamente ou não são capazaes de trocarem genes entre si.

    Parapatria : Separação de individuos geograficamente Incompleta, porém mesmo assim ocorre algum fluxo gênico.

    Simpatria: As populações divergem quando AINDA ocupam a MESMA area.
  • 1) Especiação:

        - alopátrica = isolamento geográfico total

        - parapátrica = isolamento geográfico parcial (ainda tem algum contato)

        - simpátrica  = isolamento geográfico ZERO

  • Temos a seguinte definição:

    - Simpatria: Duas populações que co-ocorrem numa mesma localidade e num mesmo ambiente. Por exemplo, insetos dependentes de um tipo especifico de planta;

    - Parapatria: sem sobreposição geográfica, mas em áreas adjacentes onde pode existir estreita zona de contato

    - Sintopia: em sobreposição geográfica numa mesma localidade.

    - Alopatria: Duas populações com distribuições completamente disjuntas, ou seja, não se sobrepõe. Por exemplo, duas espécies que se isolaram pelo surgimento de cadeias montanhosas.


    Alternativa correta: A


  • Para lembrar: “PARApátrica = PARcial“

    PARAPÁTRICA = isolamento geográfico PARCIAL (com algum contato)


ID
544111
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A evolução por seleção natural se processa no nível de

Alternativas

ID
561484
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um cientista realizou um estudo e descobriu que um herbívoro desenvolveu a capacidade de desintoxicar substâncias produzidas por uma planta que serviam especificamente para que essa não fosse ingerida pelo herbívoro em questão. Esse cientista está diante de um caso de

Alternativas

ID
561493
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O homem do século XIX vivia num mundo criado e explicado por Deus. Darwin rejeitou o sobrenatural e explicou a origem da vida de forma materialista. Deixou de haver necessidade de Deus para explicar o mundo natural. Cada um de seus aspectos poderia ser explicado pela seleção natural, que opera ao acaso, sem um propósito final. Com isso, Darwin tirou o espaço do determinismo.”

Disponível em: http://oglobo.com ( Acesso em 28.jun.2008.)

O texto enfatiza a seleção natural e a perda da ideia de determinismo na teoria da evolução a que ela se contrapunha. Quanto à relação entre esses dois aspectos apontados no texto, afirma-se que (n)o conceito de seleção natural

Alternativas
Comentários
  • Darwin contrapunha ao fixismo ( criacionismo) e ele eliminou o determinismo, pois a seleção natural ocorre com as adaptações das espécies ao meio a que se inserem, este irá variar ao acaso

    Letra D

    APMBB

  • ocorre ao acaso, com todos os indivíduos sendo submetidos a processos aleatórios de eliminação. ERRADA

    Os processos naturais ao acaso, tendem a favorecer ou não as espécies. NÃO SÃO PROCESSOS DE ELIMINAÇÃO.


ID
588622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As mutações introduzem constantemente variação genética nas populações. Nos casos em que essas variações aumentam o valor adaptativo, indivíduos portando a variação têm mais oportunidade de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com características de menor valor adaptativo. Esse conceito é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • As mutações são eventos aleatórios e imprevisíveis, que contribuem para aumentar a variabilidade genética de uma população. Quanto maior a variabilidade genética, maiores as chances de adaptação a um determinado meio. Se uma característica for favorável a um indivíduo, as chances de que ele sobreviva e se reproduza são grandes, o que favorece a permanência do caractere nos descendentes. Dizemos então que a característica foi selecionada pelo processo de Seleção Natural.


    Letra A correta.


  • a) seleção natural.

     

    As mutações e a recombinação gênica são as causas da variabilidade genética existente nos seres vivos, enquanto a seleção natural “modela” o processo evolutivo, direcionando-o por meio da “escolha” das variações favoráveis ou adaptativas a um determinado meio. Enquanto as mutações e a recombinação gênica aumentam a variabilidade genética nos seres vivos, a seleção natural a diminui, uma vez que tende a extinguir os indivíduos portadores de variações desfavoráveis. A mutação cria novos genes, e a recombinação os mistura com os genes já existentes, originando os indivíduos geneticamente variados de uma população. A seleção natural, por sua vez, favorece os portadores de determinados conjuntos gênicos adaptativos, que tendem a sobreviver e se reproduzir em maior escala que os outros. A evolução, portanto, pode ser considerada como resultado da seleção natural, atuando sobre a variabilidade genética.
     

  • Galera, se o quesito fizer referência à ADAPTAÇÃO não tem pra onde correr: SELEÇÃO NATURAL

     

    Bons estudos. 

  • A letra A está correta pois o enunciado descreve o processo de seleção natural.

    A letra B está errada pois o processo de seleção artificial é conduzido pelo ser humano sem relação com o valor adaptativo dos indivíduos e sim com os interesses de nossa espécie.

    As letras C e D estão erradas pois referem-se, respectivamente, a mecanismos pelos quais a evolução pode ocorrer. O gradualismo implica em modificações lentas acumuladas ao longo do tempo, baseadas principalmente no processo de anagênese.

    O equilíbrio pontuado, proposto mais recentemente, sugere a alternância de períodos de lentas modificações nos organismos (microevolução) com períodos de rápida cladogênese e diversificação (macroevolução) dando origem a grandes grupos de organismos.

    Letra A. 


ID
666970
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As transformações sofridas pelos seres vivos ao longo do tempo são o foco dos estudos evolucionários.

As alternativas abaixo podem ser consideradas evidências evolutivas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    homologia evolutiva se refere ao oposto do enunciado: estruturas que têm a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies que descendem de um ancestral em comum, porém podem exercer diferentes funções nas respectivas espécies.


ID
667219
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As asas dos insetos e das aves evoluíram como estruturas eficientes para a sobrevivência desses animais no ambiente aéreo. Do ponto de vista evolutivo, esses órgãos evidenciam

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    São órgãos análogos, tem funções semelhantes que nesse caso é a locomoção.


ID
668248
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desenvolvida, há 150 anos, por Charles Darwin e Alfred Wallace, a ideia da seleção natural pode ser sustentada por observações científcas atuais.

Assinale a alternativa que contém uma informação que NÃO é sustentada pela Teoria Evolutiva por Seleção Natural.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Lamarck o ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismos; pare Darwin ambiente apenas seleciona as variações mais favoráveis.


ID
674758
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as Teorias da Evolução, assinale a alternativa que apresenta uma idéia comum ao Lamarckismo e ao Darwinismo.

Alternativas

ID
679003
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Comportamentos que favorecem a dispersão também promovem, geralmente, a especiação.

É CORRETO afirmar que, entre os comportamentos que costumam favorecer a especiação, se inclui

Alternativas
Comentários
  • Especiação é um conjunto de acontecimentos que geram novas espécies. A especiação pode ocorrer por diversas formas, sendo uma delas a ocupação de novos nichos. Ao ocupar um novo nicho ecológico, determinados seres vivos podem sofrer agora novas pressões seletivas. Dessa forma, através da seleção natural, indivíduos (e/ou características) vão sendo selecionados e podem originar uma nova espécie. 

    Letra A correta.

ID
682801
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria,

Alternativas
Comentários
  • O processo de adaptação evolutiva citado na questão diz respeito à seleção natural. Segundo essa teoria, o meio seleciona os indivíduos mais aptos àquele ambiente. Os melhores adaptados ao ambiente, ou seja, com características que favoreçam a sua sobrevivência, tem mais chances de chegar à época reprodutiva e acasalar, assim transmitindo seus caracteres para os descendentes. Por outro lado, indivíduos que não apresentam essas características favoráveis podem ser eliminados.  



    Letra A correta.


  • Como os indivíduos mais bem adaptados ao meio sobrevivem, reproduzindo-se, replica-se sua genética.


ID
685756
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pesquisas genéticas estão sendo realizadas com a finalidade de estabelecer as rotas de migração das primeiras populações humanas que deixaram a África. Em uma dessas rotas, foram comparadas sequências de DNA em mais de mil voluntários de 54 regiões do planeta. Os resultados mostraram que a espécie humana descende de uma população reduzida que veio da África há 70 mil anos, quando, provavelmente, ocorreu algum tipo de desequilíbrio ecológico que quase causou a extinção da espécie, resultando numa redução da variação genética nos descendentes. O processo evolutivo que explica essa situação é denominado:

Alternativas
Comentários
  • O efeito gargalo é um tipo de deriva genética

    Imagina uma garrafa com variedades populacionais, aí você abre a garrafa e joga um pouco da população fora, comparando-se a um desastre natural, automaticamente, restará algumas populações aleatórias que terá pouca, ou quase nada, adaptação ao ambiente atual, com isso terá perda de alguns alelos

    MACETE= DESASTRE NATURAL/ ECOLÓGICO =DERIVA GENÉTICA


ID
686248
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As diferenças entre os bicos e os hábitos alimentares de diferentes espécies de tentilhões da ilha Darwin de Santa Cruz em Galápagos, exemplifica o conceito de:

Alternativas

ID
686995
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estima-se que a multicelularidade surgiu na linhagem dos eucariontes há aproximadamente 1 bilhão de anos, estando este evento relacionado ao surgimento, principalmente na membrana plasmática, de elaborados sinais de reconhecimento entre células. Estes sinais teriam permitido o estabelecimento de um comportamento social entre as células, possibilitando um convívio coordenado.

Analise as proposições abaixo relacionadas à temática exposta no texto.

I - A unicelularidade como plano de organização corpóreo é extraordinariamente bem sucedida. Os seres unicelulares apresentam alta diversidade, sendo capazes de explorar várias condições ecológicas com sucesso, correspondendo a cerca de metade da quantidade de matéria orgânica da Terra; todo esse sucesso evolutivo deve-se ao fato de não existirem limitações à sobrevivência desse grupo de seres vivos.

II - A multicelularidade foi um passo importante para o surgimento dos tecidos: conjunto de células especializadas que têm grande interação e interdependência, atuando de modo harmônico na execução das diferentes funções. Entretanto, nem todos os organismos multicelulares são formados por tecidos.

III - Os organismos multicelulares que possuem tecidos são as plantas, desde as pteridófitas até as angiospermas e todos os animais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):

Alternativas
Comentários
  • A unicelularidade traz algumas vantagens como plano de organização corporal, por exemplo, o fato de o organismo (única célula) executar sozinho todas as tarefas necessárias e se reproduzir de forma muito rápida. Porém, a variabilidade genética fica reduzida e não podemos dizer que não há limite à sobrevivência desses seres vivos (item I falso). A multicelularidade foi uma conquista evolutiva importante para o surgimento dos tecidos, que são um conjunto de células semelhantes e especializadas em determinada função. Entretanto, nem todo ser multicelular apresenta tecidos verdadeiros, como é o caso dos poríferos (item II verdadeiro). As plantas são organismos multicelulares, sendo que os grupos das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas apresentam tecidos, já nos animais, ele aparece a partir do grupo dos Cnidários (item III falso).


    Letra B correta.



ID
687079
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Observando a gradação e a diversidade da estrutura de um pequeno grupo de pássaros intimamente relacionado é realmente possível imaginar que de uma pequena parcela de pássaros no arquipélago, uma espécie tenha sido selecionada e modificada para diferentes fins” (Charles Darwin – O diário do Beagle). Darwin traduziu, há 150 anos, sua compreensão da adaptação dos tentilhões às condições ambientais nas diferentes ilhas em uma teoria completa da evolução, enfatizando a força da seleção natural para garantir que traços mais favoráveis perdurem em sucessivas gerações.

A respeito da Teoria da evolução das espécies, analise as proposições:

I - A seleção natural atua sobre o organismo como um todo e não sobre suas partes.

II - Os organismos estão sendo continuamente selecionados de modo a se adaptarem às condições ambientais nas quais vivem, assim a evolução deverá fazer que as populações se tornem, com o passar do tempo, cada vez mais capazes de sobrevierem nesses ambientes, alcançando, por fim, uma condição ótima na qual os organismos e suas características estarão perfeitamente adaptados à vida nessas condições.

III - A diversidade de fenótipos existente em uma população, sobre as quais atua a seleção natural, é mantida por mutação e recombinação gênica.

IV - Em um ambiente qualquer os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época da reprodução. Assim, em cada geração, podemos esperar uma diminuição na proporção de indivíduos de maior variabilidade, isto é, que possui maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos.

Estão corretas apenas as proposições:

Alternativas
Comentários
  • A seleção natural atua no sentido de selecionar indivíduos mais aptos ao meio, eliminando os menos aptos naquele mesmo ambiente. É considerada um dos agentes da evolução das espécies.  A seleção natural, então, atua nos organismos como um todo, e não apenas em suas partes, item I verdadeiro. Os organismos estão sendo continuamente selecionados, sobrevivendo aqueles mais adaptados a determinada situação ecológica. Não se fala em uma adaptação perfeita e portanto ausência de seleção natural porque o meio está sempre em mudança, o que acarreta pressões seletivas distintas e constantes, item II falso. A diversidade de fenótipos (variabilidade) é mantida através de mutações e recombinações gênicas, item III verdadeiro. Os indivíduos que apresentam características favoráveis a sua sobrevivência tem maior chance de chegar à época reprodutiva, transmitindo seu genótipo para a prole. Assim, é esperado que a cada geração aumente a proporção de indivíduos com as características favoráveis, item IV falso.


    Letra A correta.


  • Bingo!

    Essa peculiaridade foi muito bem apontada pela colega. Parabéns!

  • Importante lembrar:

    Súmula 542 - A ação penal relativa ao crime de lesão corporal resultante de violência doméstica contra a mulher é pública incondicionada. (Súmula 542, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 26/08/2015, DJe 31/08/2015)


ID
690571
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A forma hidrodinâmica dos corpos de um golfinho, de um atum, de um pingüim e de um Ictiossauro (réptil aquático) desenvolveu-se independentemente nesses animais como adaptação ao meio aquático. Trata-se, portanto, de um caso de:

Alternativas
Comentários
  • Ao observar animais muito diferentes entre si com características semelhantes podemos dizer que se trata de um caso de convergência adaptativa. Esse processo ocorre devido à adaptação de diferentes grupos de seres vivos a um mesmo ambiente, ou seja, espécies distintas sofreram a mesma pressão seletiva do meio. Dessa forma, grupos diferentes podem apresentar características semelhantes mesmo sem ter um grau de parentesco. É o caso de muitos animais aquáticos, como os citados: golfinhos, peixes, pinguins e o Ictiossauro. Todos eles tiveram o formato do corpo selecionado pelo meio de forma independente, garantindo assim uma melhor adaptação à água.

    Letra D correta.



ID
713971
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os tubarões são muito temidos e fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros existiram antes dos dinossauros e hoje existem 380 espécies de tubarões distribuídas pelo mundo. Ao contrário do que muitos consideram sobre esses animais, os tubarões desempenham um papel crucial na limpeza dos oceanos, pois se alimentam de animais mortos e de refugos descartados por outros animais. São peixes cartilaginosos e uma das suas características está nas suas escamas que são estruturas homólogas

Alternativas

ID
713983
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pode-se afirmar corretamente que a especiação se completa com o isolamento

Alternativas

ID
714997
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nova bactéria revoluciona conceito de vida. “A definição de vida ficou mais complexa depois que a Nasa (Agência Espacial dos EUA) e a revista Science anunciaram a descoberta de um micro- organismo capaz de se desenvolver e se reproduzir utilizando arsênio, um elemento químico tóxico para a maioria dos seres vivos. Para além de ter mudado a compreensão sobre a vida na Terra, a descoberta também expande o horizonte para a busca de vida extraterrestre.”
Fonte: http://noticias.universia.pt/ciencia- tecnologia/noticia/2010/12/06/757438/nova- bacteria-revoluciona-conceito-vida.html

A descoberta dessa bactéria foi uma revolução no mundo científico porque

Alternativas

ID
716161
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as inovações do DNA que resultaram em evolução, assinale o correto.

Alternativas

ID
719026
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Museu de Arte de São Paulo recebeu neste ano a mostra sobre o naturalista inglês Charles Darwin, que propôs no século XIX um mecanismo para explicar a evolução das espécies. Esse mecanismo é a

Alternativas

ID
737065
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação a contribuições da Biologia Moderna para a consolidação da Teoria da Evolução, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Dados experimentais no campo da Genética evidenciaram mecanismos envolvidos na produção de variabilidade.

( ) Avanços em estudos de Genética de Populações construíram um base empírica para os estudos em Evolução.

( ) Estudos em Biologia Molecular demonstraram a dificuldade na conceituação do gene.

( ) Estudos genômicos demonstraram a grande disparidade de constituição genética das populações, eliminando a ideia de uma ancestralidade comum.

Alternativas

ID
756487
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise de sequências genes e de proteínas entre humanos, chimpanzés, gorilas e orangotangos revelou que existem menos diferenças entre humanos e chimpanzés e mais diferenças entre humanos e orangotangos.


Nas árvores filogenéticas mostradas a seguir, uac é a sigla para “último ancestral comum”.

Assinale a alternativa que indica a árvore que melhor representa os resultados descritos acima.

Alternativas
Comentários
  • Pq nao seria a "A"


ID
790816
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o fator que conduz ao surgimento de variabilidade gênica nova, em uma população:

Alternativas
Comentários
  • Gente a questão falou em SURGIMENTO DE VARIABILIDADE NOVA!!!! Só pode ser mutação. 

    ·  Exixtem quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva gênica, mutação e fluxo gênico. No entanto, a MUTAÇÃO sempre aumentará a variação genética dentro de uma população e entre populações;

    Oscilação Genética ou Deriva genética: geralmente REDUZ a variação genética dentro da população que sofreu deriva porque pode ocorrer a FIXAÇÃO de alelos e levar à eliminação de outros. 

    Fluxo genômico ou fluxo gênico ou MIGRAÇÃO: REDUZ a variação genética entre populações doadora e receptora dos novos genes. Embora a migração aumente a variabilidade genética DENTRO da população que recebebeu os novos genes (organismos imigrantes). 

    Seleção Natural: dependendo do caso pode levar a redução ou a aumento da variabilidade genética. 

     

     

     

     


ID
790819
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se colocarmos pedaços de carne em frascos de vidro, poderemos observar o surgimento de larvas de moscas nos frascos que deixarmos expostos ao meio ambiente, porém não surgirá larvas de moscas nos vidros que estiverem fechados. Essa atividade ilustra o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Diante disso, Redi testou sua hipótese a partir do seguinte experimento: Pegou frascos de boca larga, e em cada frasco colocou o cadáver de um animal. Alguns frascos foram tampados com uma gaze muito fina, enquanto os outros frascos ficaram totalmente abertos. Passados alguns dias, Redi verificou que nos frascos destampados, nos quais as moscas entravam e saíam livremente, o cadáver estava repleto de vermes, e nos frascos tampados ele observou que não havia surgido nenhum verme.

    Dessa forma, Redi conseguiu provar que, no caso de organismos facilmente visíveis, a teoria da geração espontânea não se aplicava, e que cada ser vivo conhecido provinha de um ser vivo pré-existente, confirmando então a teoria da biogênese.

    FONTE: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/experimentos-redi.htm

    ALTERNATIVA: BIOGÊNESE

  • c) Biogênese

     

    Segundo a teoria da biogênese, os seres vivos se originam somente a partir de outros seres vivos preexistentes, através da reprodução.

     


ID
794437
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sistemática biológica moderna admite que, na história evolutiva da vida, as espécies surgem por diversificação de uma espécie ancestral, processo denominado cladogênese, no qual distinguem-se dois tipos principais de especiação: alopátrica e simpátrica. Marque a alternativa que representa os conceitos clássicos destes processos:

Alternativas
Comentários
  • qual seria o erro da E ?


ID
795952
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito dos reptilianos conhecidos popularmente como dinossauros.

Alternativas

ID
796753
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a Teoria da Evolução clássica proposta por Charles Darwin, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
799468
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias, fungos, plantas e animais. Todas elas procedem de um antepassado comum, conforme uma grande quantidade de provas biológicas reunidas por estudos científicos. Porém não é a mesma variedade de organismos vista há milhões de anos, quando havia espécies muito diferentes das atuais e outras que foram extintas. A teoria da evolução trata das evidências da origem dos seres vivos e das mudanças lentas e graduais que sofreram desde seu aparecimento até os dias atuais. (A EVOLUÇÃO..., 2011).


Com base nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    a) A partir do desenvolvimento da genética, permitiu -se a reinterpretação da teoria de Darwin e não de Lamarck.

    b) A lei da transformação foi proposta por Lamarck  e não por Darwin. Lamarck acreditava que o meio ambiente atuava como fator indutor de transformações dos organismos, enquanto na visão de Darwin, o meio era um fator selecionador de caracterísitcas já existente.

    c) Geração espontânea: seres surgiam a partir da matéria orgânica .. seres vivos surgem de seres não vivos.

    e) Segundo a teoria do neodarwinismo  as variações ocorrem em decorrência de dois fatores: mutação e recombinação gênica.


ID
851818
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Duas espécies de plantas intimamente relacionadas (do mesmo gênero) são encontradas em uma floresta, produzem flores na mesma época e partilham os mesmos polinizadores. No entanto, mesmo que ocorra polinização entre indivíduos das espécies, não haverá produção de frutos e sementes.

Que tipo de barreira reprodutiva mantém essas espécies separadas na natureza?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Letra a  está errada, já que a questão informa que eles produzem flores na mesma época.

    Letra c, d e e também estão erradas. Se ocorre polinização, ocorreu produção de gametas anteriormente e as espécies em questão não são estéreis.

  • Ocorrendo a polinização entre as espécies citadas e não havendo produção de frutos e sementes é um indicativo que os gametas das mesmas não se encontraram. Assim, pode-se dizer que existe uma barreira anterior à formação do zigoto, ou seja, pré-zigótica isolando os gametas. Esse mecanismo, de alguma forma evita a fecundação entre os gametas de espécies distintas, geralmente por fenômenos fisiológicos que impedem a sobrevivência do gameta masculino no sistema genital feminino.


    Letra B correta.



ID
851824
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A seleção natural pode agir sobre a diversidade das populações de maneiras diferentes. Numa delas, as condições do ambiente favorecem fenótipos que representam a média da população, desfavorecendo fenótipos extremos.

Esta forma de seleção é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Os principais tipos de seleção natural são:


    1. Estabilizadora: ocorre em ambientes estáveis, onde os indivíduos estão bem adaptados. Estes tipo de seleção reforça este tendência, fazendo com que os indivíduos médios sobrevivam. Por exemplo: Bebês grandes ou pequenos demais têm menos chance de sobreviver que um bebê normal.
    2. Seleção Direcional: Ocorre quando há mudanças ambientais e um fenótipo antes desfavorável passa a ser favorecido. Por exemplo: As bactérias que sobrevivem após a dose de um antibiótico passam a ser favorecidas, então, reproduzem-se passando tais características à prole.
    3. Seleção Disruptiva: favorece os indivíduos com características extremas, enquanto os médios são desfavorecidos. Um possível exemplo deste tipo de seleção seria: em uma certa comunidade de pássaros a qual consumisse apenas dois tipo de alimentos: sementes duras e larvas escondidas na madeira. Seriam favorecidos os passáros com bicos finos, pois conseguiriam arrancar as larvas da madeira e os com bicos grandes, os quais conseguiriam quebrar a semente, enquanto os pássaros com bicos médios não conseguiriam pegar alimento.
    4. Seleção Sexual: este tipo de seleção ocorre quando os indivíduos de um sexo(geralmente as fêmeas) preferem se acasalar com parceiros de determinada característica. Por exemplo: em uma espécie de pássaros na qual a plumagem azul seja prefirível pela fêmea.

  • A seleção natural pode agir de forma diferente sob as populações. Quando fenótipos intermediários são favorecidos em detrimento de fenótipos extremos, dizemos que é um tipo de seleção estabilizadora ou purificante. Assim, é um tipo de seleção em que a diversidade genética diminui, conferindo uma estabilidade na expressão de determinada característica.


    Letra B correta. 


  • Existem três tipos de seleção natural:


    Seleção direcional: Favorece um único fenótipo e nesse tipo de seleção o alelo mais vantajoso aumenta de freqüência, ao longo das gerações a seleção direcional age sobre fenótipos homozigotos. O alelo não tem que ser necessariamente dominante, o alelo recessivo também poderá ser fixado na população. Esse tipo de seleção ocorre freqüentemente em mudanças ambientais e quando ocorre migração de populações para novas áreas que possuem diferentes pressões ambientais.


    Seleção estabilizadora ou seleção purificante: é um tipo de seleção natural em que a diversidade genética diminui quando a população estabiliza num valor de determinada característica em particular. Dito de outra maneira, valores extremos da característica são reduzidos.


    Seleção disruptiva: é um tipo de seleção natural que simultaneamente favorece os indivíduos nos extremos da distribuição normal. Quando este processo opera, os indivíduos nos extremos da distribuição (em menor quantidade) tendem a produzir maior descendência do que aqueles no centro da distribuição.

  • Boas expliações!


ID
865189
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ainda no século 19, August Weismann foi um dos primeiros a atacar experimentalmente a veracidade dos caracteres adquiridos. Tendo cortado, por várias gerações, os rabos dos camundongos que usava como reprodutores, mostrou que nem por isso os descendentes nasciam sem rabo, e nem sequer passavam a ter rabos menores.

(Oswaldo Frota-Pessoa. Genética e Evolução, 2001. Adaptado.)


O experimento realizado por Weismann e suas observações

Alternativas
Comentários
  • Lamarck falava sobre os caracteres adquiridos, por isso, hoje em dia é dito como errado, uma vez que os descendentes não, necessariamente, herdariam o que aconteceu com os pais.


ID
870289
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os tópicos abaixo:


I – Seleção natural


II – Herança dos caracteres adquiridos


III – Adaptação ao meio


IV – Ancestralidade comum


V – Mutação


Quais deles foram considerados por Darwin na elaboração de sua teoria da evolução das espécies?

Alternativas
Comentários
  • Na elaboração de sua teoria da evolução das espécies, Darwin considerou a Seleção Natural, que explicava porque algumas características permaneciam em uma população em detrimento de outras. O naturalista também considerou o conceito de adaptação ao meio e o de ancestralidade comum, base da sua teoria. A herança dos caracteres adquiridos foi uma teoria proposta por Lamarck, a qual Darwin rejeitou. Já em relação à mutação, não se tinha conhecimento sobre a base das variações fenotípicas a sua época e por isso não faz parte dos estudos de Darwin.



    Letra A correta.



ID
948652
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.

De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que

Alternativas
Comentários
  • A questão exige relacionar a importância da energia solar para a vida na Terra, os possíveis impactos causados por uma baixa incidência de luz com a teoria em foco. A densa nuvem de poeira na atmosfera terrestre reduziu consideravelmente a incidência solar na superfície do planeta. Com essa baixa de radiação vinda do sol, a produção de biomassa por parte dos vegetais ficou comprometida, o que afetou todas as teias tróficas subsequentes. 
  • Segundo essa teoria, com a formação de uma densa nuvem de poeira na atmosfera houve um bloqueio na penetração dos raios solares. Esse bloqueio acarretou uma redução das taxas de fotossíntese das plantas, que implicou uma redução na disponibilidade de alimento para os herbívoros. Com isso, esses animais começaram a morrer e, depois, os carnívoros sofreram em virtude também da falta de alimento, ocasionando não só um desequilíbrio na teia trófica desses animais, como também a sua extinção.

    resposta letra B

  • asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera. 

  • Letra B

    A formação da nuvem de poeira bloqueou a penetração de raios solares, reduzindo então a taxa de fotossíntese das plantas, diminuído então o alimento dos herbívoros. Isso afeta todos os elos da cadeia alimentar...

    -Depois da queda do asteroide, aconteceu meio que, um tipo de efeito domino...

  • Segundo essa teoria, com a formação de uma densa nuvem de poeira na atmosfera houve um bloqueio na penetração dos raios solares. Esse bloqueio acarretou uma redução das taxas de fotossíntese das plantas,

  • Até mesmo uma erupção vulcânica pode ocasionar este efeito (em menor grau obviamente). Em 1815, por exemplo, uma mega explosão do vulcão Tambora, na Indonésia, lançou tantas cinzas na atmosfera que causou uma crise alimentar no Ocidente. As colheitas simplesmente morreram. É conhecido como "o ano sem verão".

    Gabarito : (B)


ID
949588
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista que a questão nos pede para explicar a origem das adaptações mencionadas utilizando os conceitos de da teoria evolutiva de Lamarck, é necessário que o aluno reconheça e diferencie a teoria desse naturalista da teoria descrita por Darwin (a mais aceita atualmente). O ponto principal da teoria evolutiva de Lamarck é o que diz respeito à “lei do uso e desuso”, segundo a qual o que é usado pelo organismo se desenvolve e pode ser passado para gerações futuras e aquilo que não tem uso se atrofia. No caso do exemplo da questão, segundo a visão lamarckista a explicação para a ausência de olhos, por exemplo, seria a falta de uso dos mesmos, uma vez que os indivíduos vivem em um ambiente escuro. Esses órgãos, então, teriam se atrofiado e a característica não foi transmitida às gerações futuras. Letra B correta.
  • E por que a letra D está errada? Não é o mesmo princípio do uso e desuso citado na b?

  • A letra D esta errada porque trabalha questões de genética que eram desconhecidas na época de Lamark.

     A teoria de Lamark não prediz sobre incorporação de patrimônio genético como a questão esta afirmando.

  • Lamarckismo: Jean-Baptiste Lamarck, contrariando a teoria fixista da época, defendeu a teoria de que as características das espécies mudavam com o tempo. Em sua teoria, os órgãos que eram utilizados desenvolviam, enquanto os que não eram, atrofiavam. Esta é a Lei do uso e desuso dos órgãos.

    Porém esse raciocínio está incorreto. Vejamos um exemplo nos dias atuais: Um rapaz muito magro, de família magra e esposa com mesmo biotipo começa malhar muito, tomar suplemento alimentar e fica muito musculoso. Seu filho então nasce musculoso também. Este raciocínio foi chamado por Lamarck de Lei da herança dos caracteres adquiridos

     

    Darwinismo: Charles Darwin, observou que os animais mais aptos sobreviviam e passavam seus genes para os descendentes foi chamado de Lei da Seleção Natural. A seleção natural não é causada pelo sucesso reprodutivo do mais apto, a seleção é sobrevivência e reprodução diferenciais.

     

    Neodarwinismo: Nesta teoria, e evolução é o resultado de um conjunto de fatores, que atuam na composição de uma população:

     

    Mutação: É qualquer modificação na característica de uma espécie. As mutações podem ocorrer nas células somáticas e nas células germinativas, e esta pode ser passada para os descendentes. A mutação aumenta a variabilidade genética de uma população.

     

    Fluxo Gênico: Os alelos podem ser introduzidos em uma população através dos indivíduos migrantes, o que tende a aumentar a variabilidade genética da população.

     

    Seleção Natural: Existem três tipos de seleção:

     

    _Estabilizadora ou normatizadora: Seleção na qual os indivíduos com genótipo para características extremas são eliminados da população. Por exemplo indivíduos muito grandes e indivíduos muito pequenos.

     

    _Direcional: Quando uma característica é favorecida, em detrimento de outra, ou seja, um tipo de fenótipo, à direita ou à esquerda da média é favorecido.

     

    _Disruptiva: Quando os fenótipos à esquerda e à direta da média são favorecidos, formando grupos distintos.

     

    Deriva Genética: Quando uma população é muito pequena, o efeito da deriva genética é muito grande. A tendência da deriva genética é diminuir a variação dos genótipos, podendo até excluir um gene da população

     

  •  A resposta correta e letra b . e so pensar na lei do uso e  desuso prosposta por lamarck

  • Lamark não é o responsável pela Lei do uso e desuso e pela Lei de transmissão de caracteres adquiridos? Sendo assim, perderia as patas por desuso e passaria tal caracterisca para os descendentes

  • Sim a letra D poderia esta correta, mas, no tempo de Lamarck, não existia um aprofundamento na área da genetica, então, ao usar o ponto de vista de Lamarck, ele não deveria citar a genetica, já que a genetica não tinha sido estudada como hoje, na verdade era desconhecidao, então não teria como por essa relação. Além disso, lamarck não falou que as partes do corpo são perdidas do dia para noite, soltas do nada quando se deixa de usar por um dia, ele falou que elas atrofiavam e nas seguintes gerações ela não aparecia, mas ele não conhjecia o mecanismo existentes no passar das gerações.

  • Letra B

    Lamarck => Lei do uso e desuso; herança dos caracteres adquiridos

    Lei do uso e desuso => Se eu nao uso alguma parte do corpo, ela ira atrofiar e irei perde-la.

  • Gabarito B

    Lamarck:

    • "Lei do uso e desuso" → quanto mais usa os órgãos, mais desenvolve. Quanto menos usa, se atrofia. ex: o pescoço da girafa só é grande pois as árvores eram altas e elas tinham que alcançar.

    • "Lei dos caracteres adquiridos" → características passadas de geração. ex: pai faz tatuagem, o filho nasceria com tatuagem.

  • ● Uso e desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. Isso faz com que os organismos se modifiquem para se adaptar e sobreviver ao meio.

    ● Transmissão dos caracteres adquiridos: alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.

    Exemplo do lamarckismo. Girafas que “usam” mais o pescoço, alongando-o, aumentam essa característica (uso e desuso). Como ela foi adquirida ao longo da vida, é transmitida ao longo das gerações (transmissão dos caracteres adquiridos).

  • A pegadinha da alternativa (D) é tão manjada que dá até raiva em cair.

    Lamarck não tinha conhecimentos significativos de genética (tampouco Darwin). O conceito de gene e de DNA só viria no século XX, de modo que falar em "genética", nestas questões, é flagrante anacronismo. E o pior (ou melhor, dependendo do referencial) é que cai a rodo nos vestibulares.

    Falou em genética e citou expressamente a visão de Lamarck ou a de Darwin, tá errado.

    Gabarito : (B)

  • Como já foi citado pelo colega Henrique Simão, as alternativas que assoarem a Lamarck ou Darwin conhecimentos de genética estão errôneas, pois as ideias genéticas só surgem após tais cientistas.

    Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

    A

    as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural. Essa teoria é de Darwin e não de Lamarck.

    B

    a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

    C

    o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes. Lamarck não possui noções de genética.

    D

    as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes. Lamarck não possui noções de genética.

    E

    as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram. Lamarck não possui noções de mutação.

    Lamarck se baseia nas ideias de:

    • "Lei do uso e desuso" → quanto mais usa os órgãos, mais desenvolve. Quanto menos usa, se atrofia.

    • "Lei dos caracteres adquiridos" → características passadas de geração. 

    Darwin se baseia na ideia de Seleção Natural.

    INSTAGRAM: @aspiradedeu


ID
973456
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucária, o pinheiro brasileiro, produz substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa característica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiação UV em que a espécie surgiu há cerca de 200 milhões de anos. Com base na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A teoria sintética da evolução ou neodarwinismo considera a seleção natural como um dos fatores evolutivos. No caso das araucárias, segundo a teoria, ocorrem mutações ao acaso, podendo surgir indivíduos com novas características, como por exemplo a produção de substâncias foto protetoras. Se determinada característica conferir valor adaptativo àquela espécie, ela possivelmente será preservada e transmitida aos descendentes, continuando na população. Nesse caso, então, os indivíduos que não produziam essas substâncias foto protetoras eram mais suscetíveis à morte, o que seleciona os indivíduos que possuem a característica. A radiação UV atuou como fator de seleção. 

    Letra C correta.

ID
975502
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin.
Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.

II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.

III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • As mutações ocorrem sem objetivo adaptativo e gera material genético novo. Dessa forma, é a causa primária da variabilidade genética (item 3 correto). A seleção natural é um fenômeno que direciona a adaptação dos indivíduos uma vez que apenas os mais aptos serão mais capazes de transmitir suas características aos descendentes. Assim, a seleção atua sobre a variabilidade populacional (item 2 correto). Como os indivíduos portadores de características mais vantajosas são selecionados, pode-se dizer que a seleção aumenta a frequência das mutações vantajosas (item 1 correto). 

    Letra A correta.

ID
986947
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as ideias evolucionistas que prevaleceram no século XX e ainda são objeto de discussão atual, a teoria do “equilíbrio pontuado” dos paleontologistas americanos Niles Eldredge e Stephen Jay Gould, defendia que a evolução dos organismos ocorreu:

Alternativas

ID
1025362
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ave brasileira conviveu com dinossauros. Com essa manchete, o jornal Folha de S.Paulo (11.08.2005) relata a descoberta, no interior do Estado de São Paulo, de fósseis de aves que seriam tão antigas quanto os dinossauros. Caso este fato se confirme, podemos afirmar corretamente que

Alternativas

ID
1025371
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo as idéias de Darwin, uma espécie selvagem transmite ao longo das gerações as características que lhe favorecem a sobrevivência em determinado ambiente.

(Veja, 10.08.2005.)

Para que a afirmação seja verdadeira, é necessário que essas características sejam

Alternativas

ID
1034590
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Referente à evolução e à origem da vida, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1048666
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ainda no século 19, August Weismann foi um dos primeiros a atacar experimentalmente a veracidade dos caracteres adquiridos. Tendo cortado, por várias gerações, os rabos dos camundongos que usava como reprodutores, mostrou que nem por isso os descendetes nasciam sem rabo, e nem sequer passavam a ter rabos menores.


(Oswaldo Frota-Pessoa. Genética e Evolução, 2001. Adaptado.)

O experimento realizado por Weismann e suas observações

Alternativas
Comentários
  • Lamarck foi um naturalista francês, famoso por postular a Lei dos caracteres adquiridos. Segundo essa teoria, os caracteres adquiridos através do uso e desuso poderiam ser transmitidos aos descendentes. Assim, girafas que esticavam muito o pescoço ficariam com a região mais alongada e transmitiriam isso aos seus descendentes, por exemplo. O experimento de Weismann contraria a lei postulada por Lamarck pois nele, o pesquisador cortou a cauda de camundongos e estes continuaram a gerar filhotes com cauda.



    Letra D correta.


  • O Lamarckismo ou lamarquismo corresponde às ideias desenvolvidas pelo naturalista Jean-Baptiste Lamarck sobre a evolução dos seres vivos.

    Essas ideias foram fundamentais para o conhecimento da evolução. Porém, atualmente, não são mais aceitas.

    Lamarck baseou sua teoria em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.


ID
1065301
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes. 


PETESSE, M. L.: PETRERE JR., W. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).



Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • O mapará e a corvina possuem o mesmo nicho ecológico do peixe cascudo. Com isso houve aumento de competição interespecífica.

  • Nessa região, houve a introdução de espécies de peixes exóticos como o mapará e a corvina, que possuem o mesmo nicho ecológico do cascudo. Logo, esse fato leva a um aumento da competição interespecífica, o que ocasionou o desaparecimento da espécie de cascudos. A introdução de espécies exóticas sem o devido controle e análise de seu impacto, influencia na sobrevivência de espécies endêmicas e nativas da região.

    RESPOSTA CERTA LETRA C

  • Os peixes possuem o mesmo nicho ecologico e por isso competem pelos recursos existentes. O desaparecimento do cascudo se deu por uma exclusão competitiva. Visto que os cascudos desapareceram, as especies exoticas aumentaram, pois não precisam mais competir com eles. 

  • Vale ressaltar que, quanto maior a sobreposição de nicho ecológico entre duas espécies, maior será competição interespecífica

  • Letra C

    Quando os nichos ecológicos são semelhantes, há uma competição por alimento e por local para reprodução.

    A introdução de espécies exóticas que ocupam o mesmo nicho ecológico, gera competição interespecífica, provocando a redução da espécie residente.

  • Sim, a letra E esta errado por esse fato, não há extinção dos nichos, visto que aparecem outras especies que esta competindo pelos mesmo nichos ja existentes

  • Gabarito C, apenas complementando:

    • Intraespecífica (mesma espécie):

    Harmônica → que não há prejuízo; ex: sociedade, colônias.

    Desarmônica → há prejuízo em pelo menos algum. ex: canibalismo, competição.

    • Interespecífica (espécies diferentes):

    Harmônica → que não há prejuízo; ex: protocooperação, comensalismo, mutualismo, inquilismo.

    Desarmônica → há prejuízo em pelo menos algum. ex: parasitismo, predatismo, competição, amensalismo.

  • A competição interespecífica, do ponto de vista biológico, é sempre ruim para as espécies que competem.

    Será pior para os cascudos (ictiofauna local), entretanto, visto que as espécies exóticas não possuem predadores no novo habitat. Como consequência, o mapará e a corvina estão, comparativamente ao cascudo, mais adaptados ao ambiente.Logo, reproduzir-se-ão com mais eficácia (seleção natural). Eventualmente, a espécie nativa pode desaparecer.

    Gabarito : (C)

    Falou em espécies invasoras, no ENEM, sempre será um problema ambiental. Ainda não vi uma questão na qual esse fenômeno tem um viés positivo.


ID
1119799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à análise de variabilidade genética e aos parâmetros de diversidade genética em uma população, julgue o item que se segue.

A elevação da taxa de casamentos consanguíneos poderá perturbar o equilíbrio de Hardy e Weinberg, pois altera as frequências genotípicas sem modificar as frequências alélicas desse sistema.

Alternativas
Comentários
  • Não vi lógica...

     

  • Casamentos consanguineos são exemplos de endogamia.....em que a quantidade de heterozigotos é reduzida, mas não muda a frequência de genes e concomitantemente há um aumento dos indivíduos homozigotos.

  • Frequência genotípica é a razão entre o número de ocorrências de um determinado genótipo na população sobre o total da população. Frequência alélica é a razão entre o número de ocorrências de um determinado alelo na população sobre o número total de alelos.

     

    Um exemplo:

    População A - Possui 50 indivíduos AA, 20 indivíduos AB, e 30 indivíduos BB. Nessa população, temos:

    - frequências genotípicas: AA = 0,5; AB = 0,20; BB = 0,30

    - frequências alélicas: n(A) = 0,60;  n(B) = 0,40

     

    População B - 60 indivíduos AA, 40 indivíduos BB e 0 indivíduos AB

    - frequências genotípicas: AA = 0,6;  BB = 0,4; AB = 0,00

    - frequências alélicas: n(A) = 0,6; n (B) = 0,40

     

    Veja que as frequências genotípicas foram diferentes de uma população para a outra, mas as frequências alélicas continuaram as mesmas.

    Em populações com uma alta taxa de endogamia, a tendência é que as proporções de homozigotos sejam maiores (como na população B), pela maior probabilidade de combinação dos mesmos alelos. Porém, isso não implica necessariamente mudanças na frequência alélica.


ID
1119805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à análise de variabilidade genética e aos parâmetros de diversidade genética em uma população, julgue o item que se segue.

A anagênese é o evento de quebra de uma espécie ancestral em duas espécies descendentes que resulta em especiação, o que gera aumento na diversidade.

Alternativas
Comentários
  • Especiação é o processo evolutivo pelo qual as espécies vivas se formam. Este processo pode ser uma transformação gradual de uma espécie em outra (anagênese) ou pela divisão de uma espécie em duas por cladogênese. Há quatro modos principais de especiação: a especiação alopátrica, simpátrica, parapátrica e peripátrica. A especiação pode também ser induzida artificialmente, através de cruzamentos selecionados ou experiências laboratoriais.

    fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Especiaçāo

  • é a evolução progressiva de espécies que envolve uma mudança na frequência genética de uma população inteira em oposição a um evento de ramificação, cladogênese.

  • Refere-se a cladogênese

  • VAMOS LA!!!!!!!
     

    ·  Dois tipos de evolução:

    ·  Anagênese (evolução filética): ocorre dentro de um único grupo.

    ·  Cladogênese (diversificação): divisão de uma linhagem em duas. Novas espécies (especiação) surgem através da cladogênese.

     

    Avante e bons estudos. 


ID
1119811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à análise de variabilidade genética e aos parâmetros de diversidade genética em uma população, julgue o item que se segue.

Caracteres que resultam de locos que incluem pelo menos dois alelos polimórficos são denominados polimorfismos genéticos.

Alternativas
Comentários
  • Um locus caracterizado por um SNP (polimorfismo de nucleotídeo único) geralmente tem apenas dois alelos, que correspondem a duas bases diferentes que ocupam uma localização específica no genoma.


ID
1130251
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A existência de uma grande variedade de seres vivos parece ter sido resultado de um longo processo evolutivo. O processo de evolução biológica envolve não só a produção de variabilidade genética, mas também a formação de novas populações diferentes da população original.

Os principais mecanismos que, durante o processo evolutivo, estão envolvidos na produção de variabilidade genética são:

Alternativas
Comentários
  • b) mutação e recombinação gênica.


    São fatores que aumentam a variabilidade genética das populações: 



    Mutação: qualquer alteração no material hereditário.



    Recombinação gênica: consiste em misturar os genes já existentes na população. A produção sexuada é um dos principais mecanismos de recombinação.

  • A mutação é uma grande evidência de variabilidade genética

    Recombinação gênica é o próprio crossing over ( troca de material genético)

    Letra B

    APMBB


ID
1160068
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FAME
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Anualmente, o Ministério da Saúde lança uma campanha de vacinação contra a gripe. Entidades privadas também fazem ações semelhantes. Além da rede pública, esta vacina também está disponível em clínicas e laboratórios privados.

As cepas de vírus circulantes diferem de um ano para outro, desta forma, mesmo quem já foi vacinado deve se vacinar novamente.

A explicação biológica para essas diferenças entre vírus é baseada na

Alternativas
Comentários
  • A teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, e admite que algumas organelas (mitocôndrias e cloroplastos) existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose.

    A partir dessa teoria, podemos considerar que os ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos eram organismos endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo. Possivelmente, a célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico capaz de englobar partículas.

    Após englobar a célula procariótica autotrófica, ela permaneceu mantida no citoplasma da célula hospedeira sem que houvesse degradação. Os dois organismos, então, começaram a viver em simbiose e, posteriormente, ficaram incapacitados de viver isoladamente. O procarionte provavelmente beneficiou a célula hospedeira com o processo de respiração (mitocôndria) e fotossíntese (cloroplasto), e a célula hospedeira fornecia proteção e nutrientes.


ID
1171069
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo evolutivo ocorrido durante milhões de anos nos reinos vegetal e animal, nota-se uma tendência bastante similar em relação à adaptação ao meio ambiente.

Tal tendência evolutiva está consolidada no grupo das gimnospermas (pinheiros) e nos répteis (tartarugas), sendo caracterizada

Alternativas
Comentários
  • As gimnospermas apresentam uma série de vantagens evolutivas, quando as comparamos com as pteridófitas, uma delas está no fato de não haver necessidade de água para transportar o gameta masculino. Ao invés disso, o gametófito masculino parcialmente desenvolvido (chamado grão de pólen), transporta-se para as proximidades do gametófito feminino através de um processo chamado “polinização”, que geralmente ocorre pelo vento nas gimnospermas.

    Os répteis constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), esta característica permitiu que os répteis ficassem independentes da água para reprodução.

    Gabarito: B

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9pteis

    http://blogdagimnosperma.blogspot.com.br/2010/06/caracteristicas-evolutivas.html


ID
1205440
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A epigenética é uma área nova, a qual mostra que características adquiridas pelos pais são transmitidas para os flhos. Mesmo sem mudar a sequência de bases nucleotídicas, os hábitos paternos modifcam alguns ligantes de seu DNA, e as modifcações passam para a geração seguinte. Assim, algumas características que o flho apresentará serão refexo das variações induzidas pelo ambiente sobre os pais, durante o decurso da vida deles. Essas novas descobertas permitem a refexão sobre a validade da “Herança dos Caracteres Adquiridos”, formulada por ___________, teoria que fcou desacreditada por muito tempo.

Alternativas
Comentários
  • e) Jean-Baptiste Lamarck


    LAMARCKISMO: Jean Baptiste Lamarck (1744- 1829) propunha a evolução dos seres vivos pelas leis:

    Lei do uso e desuso: as estruturas mais utilizadas pelos seres vivos, tendiam à hipertrofia e aquelas estruturas menos utilizadas tendiam à atrofia e chegavam ao ponto de desaparecer.

    Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: segundo Lamarck as características adquiridas ao longo do tempo eram transmitidas às gerações seguintes. 


    º Erros de Lamarck: as características adquiridas ao longo da vida não são transmitidas às gerações seguintes e ele considerava o individuo como uma unidade evolutiva.

    º Contribuição de Lamarck: introduziu o conceito de adaptação dos indivíduos ao meio. "O meio cria necessidades que induzem mudanças nos hábitos e nas formas dos indivíduos".


ID
1235194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Do ponto de vista metabólico, o cérebro humano é um órgão dispendioso, pois ele é o responsável por 20% do gasto total de energia, embora represente apenas 2% do peso total do corpo. A evolução para cérebros cada vez maiores é uma tendência marcante em toda a ordem dos primatas, o que culminou na espécie humana, cujo cérebro tem um volume desproporcional em relação ao tamanho do corpo.

F.M. Salzano. DNA: e eu com isso?
Oficina de textos, 2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o mecanismo evolutivo proposto por Darwin, é correto afirmar que o cérebro tornou-se cada vez maior para possibilitar a aquisição do raciocínio complexo e, assim, atender às pressões seletivas do ambiente que determinaram as mudanças necessárias à sobrevivência das espécies.

Alternativas
Comentários
  • Dizer que "o cérebro tornou-se cada vez maior para possibilitar a aquisição do raciocínio complexo" é o mesmo que dizer que a evolução ocorre para uma finalidade, o que é equivocado, uma vez que a evolução não tem um caminho certo a percorrer.

  • "Tornou- se", "mudou de acordo com a necessidade", alterou. Isso tudo não são ideias de Darwin,  são ideias de Lamarck. 

    Bons estudos!
  • Resposta: Errado

    A ideia do trecho é de Lamarck.


ID
1317700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos aspectos evolutivos responsáveis pelas mudanças nas características herdáveis de uma população, julgue os itens que se seguem.

A exemplo do que ocorre em organismos complexos, os vírus também estão submetidos a processos de adaptação por seleção natural, o que pode resultar em aumento da frequência de características vantajosas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Os vírus possuem material genético, como os organismos complexos. A seleção natural vai favorecer os mais resistentes, aumentando a frequência de características mais vantajosas.

ID
1317703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos aspectos evolutivos responsáveis pelas mudanças nas características herdáveis de uma população, julgue os itens que se seguem.

A mudança na frequência dos alelos em determinada população é resultante de processos evolutivos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A mudança na frequência dos alelos em uma população, ou Desvio no Equilíbrio de Hardy-Weinberg, é resultante de processos evolutivos como deriva genética, fluxo gênico, mutações e seleção natural.


ID
1317706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos aspectos evolutivos responsáveis pelas mudanças nas características herdáveis de uma população, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a teoria sintética da evolução, pode-se postular que o surgimento do sistema nervoso autônomo ocorreu devido à necessidade imposta pelo meio e que a sua utilização nos organismos propiciou seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A necessidade imposta pelo meio e o uso contínuo que propicia desenvolvimento de uma estrutura é a teoria lamarckista, não da teoria sintética.


ID
1353901
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.

Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por

Alternativas
Comentários

  • O conceito de evolução biológica passa pela ideia de mudança. Essas mudanças, não necessariamente são relacionadas a melhorias, podendo ocorrer mudanças que tragam prejuízo ao indivíduo ou à espécie. Nesse caso, é possível que a característica negativa seja eliminada através do processo de seleção natural. Sendo assim, não há embasamento científico para dizer que a espécie humana é mais evoluída, tendo em vista que todos os seres mudam, ou seja, todos evoluem. Letra A correta.


    RESPOSTA: (A)


  • Veja que ele pergunta "para os cientistas que NÃO compartilham" com a ideia de que a espécies humana seja o ápice do processo evolutivo. Para esses cientistas a evolução baseia-se SIMPLESMENTE na modificação das características.
    Observação: Para os outros cientistas que  acreditam que a espécies humana é o ápice do processo evolutivo, a evolução é a especialização para uma determinada finalidade.

  • De acordo com o darwinismo, não se pode dizer que uma espécie é mais complexa que a outra, no sentindo que se elas sobrevivem ao meio, é porque estão adaptadas àquele meio tanto quanto as outras.

  • Questão mal formulada.

  • Em outras palavras, evoluir não significa necessariamente se tornar mais complexo ou se especializar, mas adaptar-se, mudando características.

  • Segundo a teoria de Darwin:

    Evoluir significa mudar ao longo do tempo, mas nao ao longo da sua vida.

    A espécie humana sempre estar evoluindo, sempre estar passando por modificações

    Letra A

  • essa questao seria alvo de recorrência.. muito mal formulada

  • em questões assim é sempre bom optar pela alternativa que "generaliza" a situação, como a A, ao invéz da que "especifica" demais, como a E.

  • Como o César disse, em questões como essa é melhor ir na alternativa que fala uma coisa mais geral, não específicas.

    • Evolução = Mutação + Recombinação genética + Seleção Natural (Neodarwinismo: Teoria Moderna da Evolução)
  • Geralmente tento não discordar das questões do ENEM, mas essa não deu.

    Quando falamos sobre evolução e fugimos do senso comum, falar em evolução é falar sobre complexificação de seus sistemas diferentes, ou seja, não há mais ou menos evoluídos, há mais adaptados e modificados para determinados sistemas.

  • Cara, ele está falando de evolução e senso comum. Se o aluno sabe o que é evolução, e repara que a B,C e a D são puro senso comum, sobraria as questões A e E. Porém, a letra E pode ser facilmente um pensamento lamarckista, uma vez que a gente não se "especializa" para uma determinada função, a gente apenas sofre uma SELEÇÃO NATURAL. Logo, sabendo o conceito de evolução, marcaríamos a resposta = a Letra A.


ID
1397377
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para que uma população de organismos diplóides, que se reproduz sexuadamente e ao acaso, atinja o estado de equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que se cumpram determinadas condições, como por exemplo:

1. A população seja muito grande;
2. A seleção natural não atue;
3. A população seja fechada;
4. Não ocorra mutação;
5. A meiose seja normal, isto é, a segregação dos cromossomos na gametogênese seja apenas regida pelo acaso.

Assinale a opção que apresenta todas as condições necessárias para que a população atinja o equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • Condições para o equilíbrio de Hardy-Weinberg

    As condições necessárias para que uma população se mantenha em equilíbrio gênico, segundo Hardy e Weinberg, são as seguintes:

    A população deve ser muito grande (teoricamente, quanto maior, melhor), de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis , de acordo com as leis de probabilidades.A população deve ser panmítica (do grego pan, todos, e do latim miscere, misturar), isto é os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem ocorrer ao acaso, sem qualquer preferência.

    Uma população que possua essas características, e na qual não ocorra nenhum fator evolutivo, tais como mutação, seleção ou migração, permanecerá em equilíbrio gênico, ou seja, as freqüências dos alelos não sofrem alteração ao longo das gerações.


ID
1399453
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As idéias de Charles Darwin tiveram influência enorme no mundo contemporâneo e em áreas do conhecimento consideradas até então distantes da própria Biologia. Certamente, Darwin não foi o primeiro a sugerir que todos os seres vivos descendem de um ancestral comum que viveu no remoto passado geológico. Sem conhecer a obra de Mendel e muito menos a revolução molecular que revelou a estrutura e a função dos componentes do DNA e RNA, este importante evolucionista foi o primeiro a tratar do tema de maneira perfeitamente científica. Analise as afirmativas abaixo a respeito das Teorias de Evolução e assinale a alternativa correta.

I. Ateoria de Darwin propôs que a evolução dos seres vivos ocorre por meio de uma seleção de características hereditárias, de modo que os indivíduos com as características mais favoráveis têm mais chances de sobreviver e se reproduzir.
II. Com base em três conceitos - diversidade, tempo geológico e seleção natural - Darwin conseguiu provar que as populações de seres vivos estão em constante transformação.
III. O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução une a proposta de Darwin aos estudos da Genética que revelam que as novas características nos organismos são variações dos genes impostas pelo ambiente.
IV. A teoria da evolução de Lamarck é fundamentada em dois aspectos:a tendência dos seres para um melhoramento constante rumo à perfeição, e esta tendência não atua sozinha na evolução, há a lei do uso e desuso que conjugada com a transmissão dos caracteres adquiridos provoca desvios na linha evolutiva.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I e IV certas..

    III errada.

    Agora a II eu considero correta... Qual o erro????

  • A II está errada pois Darwin não conseguiu "PROVAR", são apenas evidências. Nos estudos evolutivos não se usa o termo "provar", os resultados apresentam evidências para as hipóteses e não provas.

  • Darwin - "o ambiente já seleciona indivíduos com características favoráveis" (filtrar) Item 1

    Lamark - "o ambiente favorece indivíduos com características mais bem adaptadas" (moldar) Tem 4

    A velha pergunta de sempre. Por que há girafas com pescoço enorme hoje em dia?

    Darwin - Existiam girafas com pescoços curtos e outras com longos. Ambas disputavam alimento em áreas baixas, havendo escacez de alimento para as girafas de pescoço curto. Aquelas com pescoço longo se alimentavam de frutos de áreas baixas e áreas altas, assim, foram selecionadas e sobreviveram até a fase reprodutiva, passando estas características às próximas gerações.

    Lamark - todas as girafas tinham pescoço curto e elas se alimentavam em áreas baixas, o ambiente forçou competição por alimento e algumas delas procuravam esticar o pescoço para obter alimento em áreas mais altas, quando ocorreu a característica adquirida de pescoço longo a parte da população de girafas. E o restante, de pescoço curto, apenas tinha acesso a áreas baixas e morreram de fome. As girafas de pescoço longo tinham agora acesso às áreas baixas e altas, dessa forma, sobreviveram até a fase reprodutiva, passando estas características às próximas gerações.

    Item 2 - Darwin não provou.

    Item 3 - Não são impostas pelo ambiente, são selecionadas pelo ambiente. Neodarwinismo remonta Hamilton + Darwin.

  • Item 3 - variações de evolução ( Gene) com o mecanismo de evolução (seleção natural).

  • " III. O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução une a proposta de Darwin aos estudos da Genética que revelam que as novas características nos organismos são variações dos genes impostas pelo ambiente". ERRADO , para Darwin o ambiente selecionava ( seleção natural ) e para Lamarck era imposto tal característica para ele sobreviver .

    II. Com base em três conceitos - diversidade, tempo geológico e seleção natural - Darwin conseguiu provar que as populações de seres vivos estão em constante transformação. ERRADO , basicamente quando ele fala em " constante transformação " teoricamente está falando de mutação e sabemos que Darwin não conseguiu explicar esse mecanismo e também está falando de GENE , enfim , nada relacionado a genética Darwin não explicou

  •  Com base em três conceitos - diversidade, tempo geológico e seleção natural - Darwin conseguiu provar que as populações de seres vivos estão em constante transformação.

    A palavra provar está errada em Biologia, o correto seria demonstrar.

    Darwin não conseguiu provar na época a teoria da evolução, quando ele publicou seu livro A origem das spp, foi alvo de intensas críticas


ID
1406731
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o chamado Inverno da Fome na Holanda (1944-1945), mulheres grávidas subnutridas geraram crianças com peso abaixo do normal. Anos depois, quando essas crianças já haviam se tornado pessoas adultas e tiveram filhos, verificou-se que os seus bebês nasciam com peso abaixo da média, ainda que todas as mães tivessem recebido uma dieta adequada durante a gravidez. Esse fato sugeriu a possibilidade de ocorrer a transmissão de caracteres adquiridos em seres humanos, o que é compatível com a explicação de

Alternativas
Comentários
  •  a) Lamarck para a evolução dos seres vivos.

             A teoria dos caracteres adquiridos DE LAMARK

  • A epigenética é definida como modificações do genoma que são herdadas pelas próximas gerações, mas que não alteram a sequência do DNA.

    A herança epigenética traz implicações profundas para o estudo da evolução e reforça os argumentos do naturalista do século XVIII, Jean Baptiste Lamarck que acreditava que a evolução era dirigida em parte pela herança de características adquiridas durante a vida

  • LAMARK – transmissão dos caracteres adquiridos

    DARWIN – teoria da evolução / seleção natural

    MENDEL:

    ·        1° lei – (Segregação dos Fatores) cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.

    ·        2° lei - (Lei da Segregação Independente) transmissão combinada de duas ou mais características.


ID
1406743
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cientistas descobriram que nas dunas de margens do rio São Francisco, próximo ao povoado de Santo Inácio, Bahia, há duas populações de lagartos parecidos, mas de espécies diferentes. Essas espécies-irmãs, o Tropidurus amathites e o Tropidurus divaricatus, vivem em margens diferentes do rio e apresentam diferenças físicas e genéticas muito pequenas. Tudo indica que há 2 milhões de anos atrás ocorreu a separação de um ancestral comum, talvez em consequência da última era glacial ou então devido a uma alteração no curso do rio.

(Ciência Hoje On-line. Acesso em 26/09/2010)

Em relação ao processo de especiação ocorrido com os lagartos, está correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Anagênese – Modificação na forma (em um sentido amplo) de qualquer ramo filogenético ao longo do tempo. Nesse processo estão envolvidos a mutação, a recombinação, seleção, deriva genética e a fixação de alelos.

  • ALTERNATIVA CORRETA:

    a) Populações que foram isoladas geograficamente podem ter histórias evolutivas próprias e independentes, resultantes da diversificação genética e de sua seleção no ambiente

  •  b) O isolamento reprodutivo constitui a principal barreira para o surgimento de novas espécies através do processo de cladogênese. Errada. É o isolamento geográfico

     

    c) No processo descrito no enunciado ocorreu anagênese, a qual se caracteriza pela adaptação gradual de uma população em resposta às mudanças ambientais. Errada. Ocorre cladogênese, na qual ocorreu a divisão de 1 espécie em 2 outras. Já anagênese ocorre quando 1 espécie se diferencia em 1 outra.

  • Anagênese: fenômeno que modifica a frequência alélica de uma população, seja por seleção natural, seja por mutações espontâneas ou recombinação gênica. Acontece de forma gradual.

    Cladogênese: resultado de um processo de anagênese das populações no qual o acúmulo de diferenças genética entre elas já é suficiente para classificá-las e separá-las taxonomicamente.


ID
1428991
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Texto III

A identificação por meio de testes laboratoriais do fenótipo dos grupos sanguíneos do sistema ABO, em manchas de sangue já secas, fornece evidências em casos de homicídio, estupro, acidentes, desaparecimento de pessoas, sequestros e tem-se mostrado de grande auxílio na elucidação desses crimes, até mesmo protegendo os inocentes. Claro está que tipagem sanguínea por si só não leva à conclusão de que determinada pessoa tenha cometido determinado crime. Entretanto, é mais uma evidência que deve constar de um processo mais amplo no qual outras provas e testemunhas deverão ser consideradas. Os testes imunológicos para determinação dos grupos sanguíneos são conhecidos no âmbito forense desde 1916, quando foi utilizado por Leone Lattes pela primeira vez em um caso criminal. O que se torna muito interessante é que os testes sanguíneos antigos não foram abandonados por completo. Muitos ainda são utilizados e continuam como parte da rotina de exames em respostas a quesitos quanto a classificação, identificação, diferenciação e individualização da substância de aspecto hematoide que sequencialmente será incluída no repertório de um laudo pericial.
                                                                                                                  
 Internet: www.laes-haes.com.br> (com adaptações).

Sabendo-se que uma população se encontre em equilíbrio genético, podendo-se, portanto, aplicar o Princípio de Hardy-Weinberg, a frequência do alelo IA é igual a 0,4 e a frequência do alelo i é também igual a 0,4. De acordo com esses dados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A soma das frequências alelicas é igual a 1. fazendo  1- 0,4-0,4= 0,2  para o alelo Ib   gab: D 


ID
1516444
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“As mudanças climáticas podem trazer grande confusão para o padrão existente da diversidade das plantas, com consequências que ainda nos são desconhecidas para os ecossistemas e para a humanidade”, afirmou o cientista Jan Henning Sommer, da Universidade de Bonn. O estudo não permite conclusões absolutas sobre que espécies irão desaparecer, se adaptar ou migrar para outras regiões. (http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/1365/)

O termo “se adaptar”, usado acima, deve ser compreendido, do ponto da moderna teoria evolutiva, admitindo-se que os vegetais sofrem:

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é o de Charles Darwin.

    Assim temos com um dos  Principais aspectos da Teoria da Evolução:

    -A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, direta ou indiretamente, por esses recursos e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas, permitindo que alguns, nesse cenário, destaquem-se e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e, tampouco, reproduzir-se;

    - Aqueles que sobrevivem (os mais aptos) podem transmitir à prole a característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária;

    Potanto letra B, tendo em vista que as demais alternativas possuem ideias Lamarckistas.


ID
1523818
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A teoria evolutiva de Darwin foi desenvolvida com base em observações e inferências delas derivadas. A esse respeito, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Não é aleatório porque "a teoria da seleção natural baseia-se na convicção de que cada nova variedade e, posteriormente, cada nova espécie, é produzida e mantida por ter determinada vantagem em relação àquelas com que entra em competição". Então se ela sobreviveu, é porque um fator não aleatório, ou seja, hereditário e predominante, existe, em cada caso, luta pela existência, quer entre indivíduos da mesma espécie, quer entre os de espécies diferentes. Os que estão sobrevivendo, não estão "dando sorte". Eles possuem características que os possibilita manter-se vivos por mais tempo. LETRA C.

  • A ledra D e E estão iguais, a questão deveria ser anulada.

  • "Não é aleatório porque "a teoria da seleção natural baseia-se na convicção de que cada nova variedade e, posteriormente, cada nova espécie, é produzida e mantida por ter determinada vantagem em relação àquelas com que entra em competição". Então se ela sobreviveu, é porque um fator não aleatório, ou seja, hereditário e predominante, existe, em cada caso, luta pela existência, quer entre indivíduos da mesma espécie, quer entre os de espécies diferentes. Os que estão sobrevivendo, não estão "dando sorte". Eles possuem características que os possibilita manter-se vivos por mais tempo."

    Letra C


ID
1523821
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No início dos anos 1900, Hardy e Weinberg formularam uma expressão matemática para descrever o estado de equilíbrio nas frequências de alelos e genótipos em uma população ideal. No entanto, sabe-se que vários fatores podem alterar o equilíbrio de Hardy-Weinberg, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    Em 1908 o matemático inglês Godfrey H. Hardy (1877 – 1947) e o médico alemão Wilhem Weinbergconcluíram que, se nenhum fator evolutivo atuasse sobre uma população que satisfizesse certas condições, as freqüências de seus alelos permaneceriam inalteradas ao longo das gerações. Esse princípio ficou conhecido como lei ou teorema de Hardy-Weinberg ou princípio do equilíbrio gênico.

     

    Condições para o equilíbrio de Hardy-Weinberg: As condições necessárias para que uma população se mantenha em equilíbrio gênico, segundo Hardy e Weinberg, são as seguintes:

    A população deve ser muito grande (teoricamente, quanto maior, melhor), de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis , de acordo com as leis de probabilidades.

    A população deve ser panmítica (do grego pan, todos, e do latim miscere, misturar), isto é os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem ocorrer ao acaso, sem qualquer preferência.

     

    Uma população que possua essas características, e na qual não ocorra nenhum fator evolutivo, tais como mutação, seleção ou migração, permanecerá em equilíbrio gênico, ou seja, as freqüências dos alelos não sofrem alteração ao longo das gerações.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao21.php

  •  a) a mudança no conjunto gênico, que ocorre como resultado do acaso em pequenas populações, chamada de fluxo gênico. ERRADO. Esse conceito é de DERIVA GENÉTICA.

     b) a migração de indivíduos em idade reprodutiva, determinada pelos cruzamentos preferenciais. ERRADO. A migração não é determinada por cruzamentos preferenciais. 

     c) as mutações herdáveis do genótipo, as quais ocorrem em frequência muito baixa na população. CORRETO. As mutações ocorrem com frequencias baixas. 

     d) as alterações nas proporções de genótipos devidas aos endocruzamentos em grandes populações, denominadas de deriva genética. ERRADO. Deriva genética é mais acentuada em pequenas populações. Não se fala em endocruzamentos quando se fala em deriva genética. Se fala em "acaso". 


ID
1523824
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os elementos traqueais são células longas com as extremidades afiladas e foram os primeiros tipos de células condutoras de água a surgir nas plantas vasculares. Já os elementos de vasos, principais células condutoras de água nas angiospermas, devem ter surgido independentemente, em vários tipos de plantas vasculares. Esses eventos caracterizam o que se conhece por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    .

    .

    "Convergência evolutiva ou evolução convergente é um fenômeno evolutivo observado em seres vivos quando estes desenvolvem características semelhantes de origens diferentes. Ou seja, é quando um caráter semelhante evolui independentemente em duas espécies, não sendo encontrado no ancestral comum delas."

    (Fonte: Wiki)

  • A palavra chave da questão foi " independente " pois não compartilham um mesmo ancestral comum


ID
1548154
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Darwin, em seu livro ‘Origem das Espécies’, de 1859, desenvolveu o conceito de evolução biológica, que ocasionou acirrados debates com representantes da igreja que, na época, viam nesse conceito um ataque direto a seus dogmas. Apesar das inúmeras evidências a favor dessa teoria, ainda hoje existem grupos religiosos que a contestam. O ponto central da Teoria da Evolução Biológica proposta por Darwin está

Alternativas

ID
1563088
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vida orgânica se formou abaixo das ondas/ nasceu e procriou em cavernas peroladas do oceano/ movia-se na lama ou através da massa aquosa/e à medida que floresciam sucessivas gerações/ adquiriram novos poderes e membros maiores/ tornaram-se incontáveis os grupos de vegetação/ e os reinos de seres que respiravam e possuíam nadadeiras, patas e asas.
                                                                                                                                   (DARWIN, Erasmus, 1802).

Com base na análise do texto apresentado e nos conhecimentos atuais sobre a origem da vida e a teoria da evolução, pode-se afirmar:


A vida na Terra tem uma ancestralidade comum, originada em processos de evolução molecular pré-biótica que favoreceram a formação de moléculas informacionais e catalíticas.


Alternativas

ID
1563091
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vida orgânica se formou abaixo das ondas/ nasceu e procriou em cavernas peroladas do oceano/ movia-se na lama ou através da massa aquosa/e à medida que floresciam sucessivas gerações/ adquiriram novos poderes e membros maiores/ tornaram-se incontáveis os grupos de vegetação/ e os reinos de seres que respiravam e possuíam nadadeiras, patas e asas.
                                                                                                                                    (DARWIN, Erasmus, 1802).

Com base na análise do texto apresentado e nos conhecimentos atuais sobre a origem da vida e a teoria da evolução, pode-se afirmar:


A diversidade de formas vivas depende da ocorrência de mutações, propriedade inerente à molécula da hereditariedade.


Alternativas

ID
1563097
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vida orgânica se formou abaixo das ondas/ nasceu e procriou em cavernas peroladas do oceano/ movia-se na lama ou através da massa aquosa/e à medida que floresciam sucessivas gerações/ adquiriram novos poderes e membros maiores/ tornaram-se incontáveis os grupos de vegetação/ e os reinos de seres que respiravam e possuíam nadadeiras, patas e asas.
                                                                                                                                   (DARWIN, Erasmus, 1802).

Com base na análise do texto apresentado e nos conhecimentos atuais sobre a origem da vida e a teoria da evolução, pode-se afirmar:


O florescimento de novas formas vivas com “novas forças e maiores extremidades" foi condicionado à organização celular eucariótica, na dependência de genomas que se tornavam mais complexos.


Alternativas

ID
1563100
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há cerca de 250 milhões de anos criaturas marinhas começaram a se diversificar aceleradamente, até o chamado “evento de extinção do Permiano" que eliminou mais de 90% das espécies oceânicas, encerrando a era Paleozóica. A perda de vidas foi avassaladora; mas a mudança já despontava no horizonte [...] O registro fóssil mostra que ao longo das eras Mesozoica e Cenozoica a vida marinha se diversificou amplamente. Para explicar esse fenômeno, pesquisadores se voltaram para diversos fatores, entre os quais a disponibilidade de alimentos. Como se constatou, o aumento da quantidade e do teor de nutrientes de organismos que integram o fitoplâncton acompanhou o nascimento de novas formas de vida. Os pesquisadores sugerem que a evolução desses minúsculos organismos estimulou a aumento da fauna marinha moderna.
                                                                                                                     (MARTIN; QUIGG, 2013, p. 32-34).

O texto aborda eventos relacionados à evolução da vida na Terra, sobre os quais se pode afirmar:


A grande extinção do Permiano caracteriza um fenômeno dissociado dos processos que se articulam na evolução da vida.


Alternativas
Comentários
  • Teoria da evolução.


ID
1563103
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há cerca de 250 milhões de anos criaturas marinhas começaram a se diversificar aceleradamente, até o chamado “evento de extinção do Permiano" que eliminou mais de 90% das espécies oceânicas, encerrando a era Paleozóica. A perda de vidas foi avassaladora; mas a mudança já despontava no horizonte [...] O registro fóssil mostra que ao longo das eras Mesozoica e Cenozoica a vida marinha se diversificou amplamente. Para explicar esse fenômeno, pesquisadores se voltaram para diversos fatores, entre os quais a disponibilidade de alimentos. Como se constatou, o aumento da quantidade e do teor de nutrientes de organismos que integram o fitoplâncton acompanhou o nascimento de novas formas de vida. Os pesquisadores sugerem que a evolução desses minúsculos organismos estimulou a aumento da fauna marinha moderna.
                                                                                                                      (MARTIN; QUIGG, 2013, p. 32-34).

O texto aborda eventos relacionados à evolução da vida na Terra, sobre os quais se pode afirmar:


A maior contribuição do registro fóssil para a compreensão da história da vida é a possibilidade de restauração de formas de vida extintas.


Alternativas
Comentários
  • PRA 2013 DE FATO PODIA SER CONSIDERADO ERRADO , MAS HJ EM DIA SERIA CERTA , SENDO A MAIOR PROVA DO MAMUTE ENCONTRADO NA SIBÉRIA CONGELADO PRATICAMENTE EM PERFEITO ESTADO , ONDE QUEREM REPRODUZIR - LO EM LABORATORIO A PARTIR DO SEU MATERIAL GÉNETICO ;)


ID
1563109
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há cerca de 250 milhões de anos criaturas marinhas começaram a se diversificar aceleradamente, até o chamado “evento de extinção do Permiano" que eliminou mais de 90% das espécies oceânicas, encerrando a era Paleozóica. A perda de vidas foi avassaladora; mas a mudança já despontava no horizonte [...] O registro fóssil mostra que ao longo das eras Mesozoica e Cenozoica a vida marinha se diversificou amplamente. Para explicar esse fenômeno, pesquisadores se voltaram para diversos fatores, entre os quais a disponibilidade de alimentos. Como se constatou, o aumento da quantidade e do teor de nutrientes de organismos que integram o fitoplâncton acompanhou o nascimento de novas formas de vida. Os pesquisadores sugerem que a evolução desses minúsculos organismos estimulou a aumento da fauna marinha moderna.
                                                                                                                      (MARTIN; QUIGG, 2013, p. 32-34).

O texto aborda eventos relacionados à evolução da vida na Terra, sobre os quais se pode afirmar:


O fitoplâncton, em sua grande diversidade de formas vivas, exclui os organismos procarióticos.


Alternativas
Comentários
  • Abro aqui umas observações para quem tem dificuldade de compreender esse julgado, pois em momentos anteriores quando me deparei fiquei bem confuso.

    É cabível a aplicação do benefício da detração penal previsto no art. 42 do CP em processos distintos, desde que o delito pelo qual o sentenciado cumpre pena tenha sido cometido antes da segregação cautelar, evitando a criação de um crédito de pena. Precedentes citados: HC 188.452-RS, DJe 1º/6/2011, e HC 148.318-RS, DJe 21/2/2011. HC 178.894-RS, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 13/11/2012.Informativo nº 0476.

    O raciocínio é o seguinte: determinada pessoa é presa cautelarmente por um crime B, mas antes deste já havia praticado crime A. Sobrevém condenação pelo crime A, sendo absolvido pelo crime B. O tempo em que ficou preso pelo crime B pode ser aproveitado para o cumprimento da pena do crime A.

    A observação, no entanto, é para que o fato de que a detração só é possível porque o crime A era anterior, porque se o crime A fosse praticado depois do crime B seria como se o acusado tivesse a seu favor um crédito de pena cumprida.

    FONTE: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2620954/stj-autoriza-detracao-por-prisao-em-outro-processo-mas-estipula-peculiaridades

    Obs.: A detração é o cômputo que se faz na pena sobre o tempo de uma segregação provisória.

    obs2: a prisão domiciliar permite a detração, conforme julgados recentes do STJ.


ID
1569244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2.
Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue
o  item que se segue.

Em relação a esse marcador genético, a referida populaçãoencontra-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg, pois o valor de χ-quadrado calculado a partir dos dados é igual a 5,4.

Alternativas
Comentários
  • O Equilíbrio de Hardy-Weinberg é esperado quando a soma das frequências alélicas em uma população é igual a 1.

    (p + q) = 1

    Se elevarmos os dois lados ao quadrado:

    p² + 2pq + q² = 1

    Quando achamos a frequência alélica e depois as frequências dos genótipos, obtemos, com a multiplicação do número de indivíduos, o resultado esperado. O enunciado dá o número observado. O teste de hipótese que confronta o valor observado com o esperado é o teste qui-quadrado.

    Só que o valor de qui-quadrado já foi dado. Ele é muito maior que o qui-quadrado crítico. Logo rejeita-se o Equilíbrio de Hardy-Weinberg.

    ERRADA.

  • Qui-quadrado crítico = 3,841.

  • Daria para resolver a questão só pelo chi-quadrado dado, que é maior que 3,841 (valor crítico para 1 grau de liberdade (GL) e 95% de confiança). Quando X² > 3,84 a população não está em quilíbrio de HW.

    GL = nº de genótipos - nº de alelos

    GL = 3 - 2 = 1

     

    Mas o chi-quadrado do enunciado também está errado! Calculando a partir das frequências dadas, temos que f(A1) = 0,6 e f(A2) = 0,4. Cálculos:

     --> f(A1) = p = (50 + 50 + 20)/200 = 0,6

    --> f(A2) = q = (30 + 30 + 20)/200 = 0,4

     

    Em uma população em equilíbrio, espera-se que na próxima geração tenhamos p² para homozigotos e 2pq para heterozigotos. Então, a próxima geração teria (VALORES ESPERADOS):

    p² = n(A1)² = A1A1 = 36 indivíduos

    q² = n(A2)² = A2A2 = 16 indivíduos

    2.p.q = n(2.A1.A2) = A1A2 = 48 indivíduos

     

    aplicando o teste de chi-quadrado, em que X² = somatória de [(O-E)²)/E] para todos os genótipos, chega-se a um chi quadrado observado de aproximadamente 34,0 (que é bem maior que 3,841) portanto, rejeita-se a hipótese de que a população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinbeng com 95% de confiança.

    Cálculos:

                        Observado[O]   ESPERADO[E]        (O-E)²      (O-E)²/E

    A1A1                50                     36                         196             5,44

    A1A2                20                     48                         784             16,32

    A2A2                30                     16                         196             12,25

    Somatória = X²                                                                             34,01

     

     

    (dá pra usar a segunda tabela desse site pra calcular o chi-quadrado http://www.quantpsy.org/chisq/chisq.htm)

     


ID
1569247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2.
Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue
o  item que se segue.

A ocorrência de desvio do equilíbrio de Hardy-Weinberg para dado marcador em dada população pode ser um indicativo de
evolução dessa população ou de subestruturação populacional.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Se há desvio do Equilíbrio de Hardy-Weinberg, há mudanças nas frequências alélicas da população. Pode ser por mutações, deriva genética, mudanças na estrutura da população.
  • Gabarito Certo.

    .

    O efeito principal da subestruturação populacional  é uma diminuição da heterozigose média.


ID
1569259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabendo que, ao longo da evolução humana, o fator evolutivo mais importante foi a deriva genética, julgue o item subsecutivo.

O fluxo gênico altera a constituição genética de uma população caso a população doadora e a receptora apresentem constituições genéticas distintas, sendo as alterações nas frequências alélicas após o fluxo gênico proporcionais às taxas de fluxo.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Tanto a deriva genética quanto o fluxo gênico alteram as frequências alélicas de uma população, consequentemente a constituição genética. O fluxo gênico ocorre quando quem doa tem genes diferentes de quem recebe. 
  • CORRETA!!!!!!!!!

    MIGRAÇÃO também pode ser chamada de fluxo gênomico ou fluxo gênico.

    ·  Por meio das migrações é estabelecido um fluxo gênico, que tende a diminuir as diferenças genéticas entre as populações da mesma espécie.

    ·  O efeito da migração é duplo:

    (1) Evita que populações se tornem geneticamente diferentes uma da outra, ou seja, torna semelhantes os pools de genes de populações diferentes;

    (2) Aumenta a variação genética dentro das populações.


ID
1569262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabendo que, ao longo da evolução humana, o fator evolutivo mais importante foi a deriva genética, julgue o item subsecutivo.

A mutação é um fator evolutivo contínuo, com taxas constantes ao longo do genoma e das gerações.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    As mutações são fatores evolutivos ao acaso, não são contínuas ao longo das gerações.


ID
1569304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O naturalista Charles Darwin, considerado o pai da Teoria da Evolução, valorizou a estreita e delicada relação entre organismos e seus ambientes. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

A sobrevivência dos seres vivos depende de sua capacidade de adaptação para superar transformações em sua vizinhança biológica e física e para se integrar diante dessas transformações.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    É justamente o que diz a Teoria da Seleção Natural proposta por Darwin.


ID
1569307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O naturalista Charles Darwin, considerado o pai da Teoria da Evolução, valorizou a estreita e delicada relação entre organismos e seus ambientes. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

Os fatores ecológicos influenciam a dinâmica das populações, visto que atuam diretamente sobre a taxa de nascimento, a taxa de morte, os movimentos de dispersão (emigração e imigração) e a distribuição espacial, que são atributos básicos de uma população.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Tanto os fatores bióticos quanto os abióticos influenciam na dinâmica das populações em uma comunidade biológica. 


ID
1573483
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ocorre “efeito do fundador" quando:

Alternativas
Comentários
  • O efeito do fundador é um tipo especial de especiação alopátrica. Nesse processo, uma pequena parte de uma grande população migra para fora dos ambientes da população original.  A pequena população, geralmente, é levada à extinção. Entretanto, quando as pequenas populações são bem-sucedidas, elas são conduzidas a uma especiação mais rápida, em virtude, principalmente, da deriva genética.

    Letra C


ID
1573486
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Darwin, em seu livro “A expressão de emoções em homens e animais" relata:

 “Os animais têm sido repetidamente estimulados pela fúria e pelo terror ao longo das gerações. Consequentemente, os efeitos diretos do sistema nervoso perturbado sobre os apêndices dérmicos foram, quase com certeza, incrementados pelo há- bito e pela tendência da força nervosa a passar mais facilmente por canais já utilizados." (Darwin, 1872, pp. 108-110)

Para Darwin, esse comportamento poderia ter sido adquirido quando os próprios animais tivessem percebido que o eriçamento dos pelos nos machos rivais fazia com que seus corpos ficassem maiores, procedendo da mesma forma para amedrontar seus inimigos. 

Fonte: Castilho, 2014. Disponível em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-09-2/FHB-9-2-03-Fernando-M-Castilho.pdf Acesso em: 25 mai. 2015.

O excerto, se refere a:


Alternativas
Comentários
  • Correta letra D!!!

    herança de caracteres adquiridos é uma hipótese acerca de um mecanismo de hereditariedade através do qual mudanças na fisiologia adquiridas durante a vida de um organismo (como o aumento de um músculo através do uso repetido) podem ser transmitidas à descendência.

    É também comummente referida como teoria da adaptação.

    A ideia foi proposta em tempos antigos por Hipócrates e Aristóteles, sendo comummente aceite próximo do tempo de Lamarck.

    Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon, antes de Lamarck, propôs ideias acerca da evolução utilizando o conceito, e mesmo Charles Darwin, após Lamarck, desenvolveu a sua própria teoria de herança de caracteres adquiridos, a pangénese. O conceito básico de herança de caracteres adquiridos foi finalmente refutado de maneira alargada nos primeiros tempos de século XX.

     

    OBS: Fixismo era uma doutrina ou teoria filosófica bem aceita no século XVIII. O fixismo propunha na biologia que todas as espécies foram criadas tal como são por poder divino, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais ocorressem mudanças significativas na sua descendência. Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francês Georges Cuvier.

     

    Detalhando um pouco mais:

    Pangénese (português europeu) ou Pangênese (português brasileiro) foi uma teoria aceita até o século XIX para explicar a hereditariedade dos caracteres (inclusive dos adquiridos).

    Segundo esta teoria, todas as partes do organismo produziam partículas denominadas "gêmulas" que eram direcionadas para as células germinativas. Durante a reprodução sexuada, havia a mistura das partículas provenientes do macho e da fêmea produzindo um novo organismo com características de ambos os progenitores.

    De acordo com a pangênese, a modificação do organismo durante a vida provocava alterações nas gêmulas e, consequentemente, poderiam ser transmitidas para as gerações seguintes. Experimentos conduzidos à época por Francis Galton (1822-1911), foram incapazes de evidenciar a existência das gêmulas, e a teoria da pangênese foi eventualmente abandonada.

    Ao contrário do que é divulgado, Charles Darwin acreditava nesta teoria, bem como na transmissão dos caracteres adquiridos, já que lançou seu livro "Origem das espécies" em 1859, quando ainda não haviam sido lançadas as bases para o entendimento dos mecanismos da hereditariedade conhecidos hoje.

  • para saber mais: “Darwin e a herança de caracteres adquiridos pelo uso e desuso como mecanismo evolutivo na Ex- pressão das emoções no homem e nos animais”. Acesse: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-09-2/FHB-9-2-03-Fernando-M-Castilho.pdf


ID
1573495
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (Volume 46, nº 14, 2015) foram registrados 745.957 casos de dengue no Brasil até meados do mês de abril de 2015, sendo que muitos municípios encontram-se em situação de epidemia, o que de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) apresentam ao menos 300 casos da doença a cada 100 mil habitantes. Até que não se desenvolva uma vacina para esta virose, a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti continua sendo um dos melhores métodos profiláticos, no entanto, é comum nos municípios do país a nebulização de inseticidas nas vias públicas para controlar o crescimento local da população do vetor. Do ponto de vista evolutivo, este processo de nebulização pode:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com o Lamarckismo!

  • O inseticida é uma das formas de controle, que pode ser benéfica e ajudar a eliminar o mosquito quando utilizada de maneira adequada. Mas, quando utilizado indiscriminadamente, ele seleciona as populações de mosquitos resistentes, o que propicia novas gerações também resistentes, perdendo, assim, sua finalidade inicial.

    O estudo mostra que o processo de resistência a inseticidas é capaz de gerar desvantagens biológicas para o próprio vetor. “O uso contínuo desses compostos químicos seleciona população de Aedes resistentes, mas pode trazer de carona efeitos negativos à fisiologia normal do inseto, tornando-o menos competitivo em ambientes livres de inseticida.

    fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-mostra-os-efeitos-da-resistencia-inseticidas-no-mosquito-da-dengue


ID
1600087
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as proposições:


I) O campeão atual de halterofilismo, graças a sua dedicação e muitas horas de exercício, deverá ter filhos com grande desenvolvimento muscular.


II) Os pavões machos por terem uma cauda maior e chamativa conseguem atrair mais as fêmeas para o acasalamento, mesmo no meio da vegetação.


III) Um grupo de tentilhões ficou com o bico maior para comer as sementes maiores e o outro grupo de tentilhões ficou com o bico menor para comer as sementes menores.


Essas proposições podem ser atribuídas respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Grande pegadinha. Embora os tentilhões de Galápagos tenham tido papel no raciocínio de Darwin, a forma como foi colocada na questão direciona um pensamento Lamarckista. Os tentilhões não "ficaram com os bicos assim ou assados para comerem sementes diferentes". Esse é um pensamento Lamarckista, tal qual "as girafas ficaram com pescoço grande para comer vegetais de árvores altas". Na verdade, segundo Darwin, os tentilhões de bicos diferentes se especiaram a partir de um mesmo tentilhão ancestral por meio de mutações e isolamento geográfico. Em cada ambiente, mutações aleatórias somadas a pressões seletivas de competição por alimento (tamanho e forma da semente) selecionaram os bicos mais adaptaos a cada nicho local. São o exemplo clássico de radiação adaptativa.

  • Lamarck - Darwin - Darwin.


ID
1604497
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere a afirmação feita por Charles Darwin em seu livro publicado em 1859, A origem das espécies, sobre a transmissão hereditária das características biológicas:

Os fatos citados no primeiro capítulo não permitem, creio eu, dúvida alguma sobre este ponto: que o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, enquanto o não uso as diminui; e, além disso, que estas modificações são hereditárias.

É correto afirmar que, à época da publicação do livro, Darwin

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que para Darwin temos um processo de seleção natural e de adaptação, onde teremos que os animais mais aptos sobreviveram a aquele meio, sendo assim para Darwin essas características seria transmitidas aos seus descendentes, e esses poderiam ser ou não mais fortes do que os ancestrais.

    Podemos ver que temos uma diferença nesse sentido entre Darwin e Lamarck, mas também conseguimos achar certa semelhança. por isso a alternativa correta é a letra B!


ID
1605136
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na’Vi, são indivíduos com 3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e cauda que lhes facilita o deslocar por entre os galhos das árvores.

Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia os Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem uma espécie real, sem parentesco próximo com as espécies da Terra, e considerando que teriam evoluído em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a cauda dos Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo representativo de estruturas

Alternativas
Comentários
  • Seria um exemplo de convergência adaptativa, pois os macacos e os avatares, em um mesmo ambiente, teriam de se adequar as pressões evolutivas, gerando órgãos análogos, com a mesma funcionalidade.

    LETRA D

  • Você consegue resolver todas ou a grande maioria de questões sobre esse assunto se você tiver em mente que:

    Irradiação Adaptativa (Divergência Adaptativa)

    - ancestral comum

    - Diferente Habitat

    - Órgãos Homólogos

    - Estrutura Interna Parecida

    Convergência Adaptativa

    - ancestral não é comum

    - Mesmo Habitat

    - Órgãos análogos

    - Estrutura Externa Parecida

    Depois que eu aprendi essas definições de verdade eu parei de errar esse tipo de Questão. Mas antes, toda questão sobre esse assunto eu .. ou errava ou quando acertava era meio que sorte atrelada a uma certa noção apenas do assunto


ID
1605142
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cogumelos iluminam a floresta, é o título da reportagem de capa da Revista Pesquisa Fapesp de fevereiro de 2010. Na reportagem, os pesquisadores descrevem algumas espécies de fungos bioluminescentes encontrados no Brasil.

Antes de entregar a revista para que os alunos lessem a reportagem, a professora de biologia pediu-lhes que apresentassem hipóteses sobre o desenvolvimento da bioluminescência na evolução desses fungos.


Foram apresentadas três hipóteses:


I. A bioluminescência, resultante de reações de oxirredução que consomem oxigênio, poderia desempenhar um papel antioxidante que protegeria os fungos bioluminescentes de radicais livres produzidos por seu metabolismo.


II. A bioluminescência poderia servir como um sinalizador de perigo, similar ao existente em algumas espécies de insetos, o qual alertaria os eventuais predadores tratar-se de um fungo venenoso.


III. A bioluminescência teria se desenvolvido para promover a iluminação da floresta, favorecendo inúmeras espécies de hábitos noturnos, como algumas aves e mamíferos, que dependem da luz para suas atividades.


Pode-se afirmar que, do ponto de vista evolutivo, são plausíveis as hipóteses:

Alternativas

ID
1607482
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No início da evolução humana, não havia olhos claros, todos os indivíduos tinham olhos muito pigmentados. A variação fenotípica “olhos claros” surgiu graças _________ que atuou diretamente no DNA.

Alternativas

ID
1610062
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Numa planície alagada, bastante estável há milhões de anos, existe uma espécie de arbusto tóxico que produz flores com 10 variedades de cores distintas (fenótipos). Sabendo que as cores das flores em questão são determinadas geneticamente, um pesquisador lançou a seguinte pergunta: por que arbustos que produzem flores azuis são mais abundantes que os que produzem flores de outras cores? Para tentar responder a essa pergunta, o pesquisador investigou cinco parâmetros nos arbustos que apresentam esses 10 fenótipos distintos. De acordo com a teoria da seleção natural, qual parâmetro levantado pelo pesquisador é imprescindível para responder à pergunta formulada?

Alternativas
Comentários
  • Tanto a letra A, quanto B, C e E seriam irrisórias caso os arbustos de flores azuis não conseguissem reproduzir e gerar mais descendentes do que os de outras cores. Logo, o parâmetro imprescindível para responder à pergunta é o sucesso reprodutivo, garantindo que esses indivíduos produzam mais descendentes e, por isso, tenham maior representatividade na população. Letra D. 

  • falou de darvin, procura reprodução/seleção nas alternativas


ID
1613005
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo dos tempos novas espécies têm surgido enquanto outras se têm extinguido. Isto nos faz pensar como se formam as novas espécies, ou seja, como se multiplicam as espécies. Este fenômeno de multiplicação de espécies é designado por especiação. Antes de se perceber como se formam as espécies, é necessário compreender o que é uma espécie, do ponto de vista biológico.

A especiação do Homo sapiens tem pouca chance de ocorrer, considerando-se a atual condição da espécie humana.

Sobre tal enunciado, analise as afirmativas abaixo e assinale a afirmação que melhor sustenta essa hipótese.

Alternativas
Comentários
  • Um dos principais fatores que causa a formação de novas espécies é o isolamento geográfico (causado por barreiras geográficas, principalmente) o que dificulta a manutenção gênica de uma população.

  •  e) Os meios modernos de locomoção e comunicação têm diminuído ou eliminado os isolamentos geográficos.

  • A especiação não ocorre apenas com isolamento geográfico (especiação alopátrica), mas tbm pode ocorrer por cruzamento preferenciais entre indivíduos de determinado grupo (especiação simpátrica). Na verdade eu acho que a resposta para essa questão é que provavelmente nossa espécie vai ser extinta antes de sofre qualquer tipo de especiação...


ID
1613638
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Certa planta apresenta variabilidade no formato e na espessura das folhas: há indivíduos que possuem folhas largas e carnosas, e outros, folhas largas e finas; existem também indivíduos que têm folhas estreitas e carnosas, e outros com folhas estreitas e finas. Essas características são determinadas geneticamente. As variantes dos genes responsáveis pela variabilidade dessas características da folha originaram-se por

Alternativas
Comentários

ID
1613716
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Equilíbrio de Hardy-Weinberg é um modelo matemático que estabelece que as frequências alélicas e genotípicas serão mantidas ao longo das gerações. Para isso, alguns pressupostos devem ser atendidos:


I – A população deve ser infinitamente grande.


II – A reprodução deve ser sexuada e aleatória.


III – Não pode haver seleção natural.


IV – Não pode ocorrer formação de novos alelos por mutação.


V – Não pode ocorrer migração.


Dos pressupostos apresentados, são necessários para esse modelo

Alternativas

ID
1613728
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O movimento de pessoas na Terra tem aumentado constantemente. Isto tem alterado o curso da evolução humana, pois possibilita o aumento de:

Alternativas

ID
1613836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise genética dos bisões europeus (Bison bonasus) revelou uma diversidade genética muito baixa em suas populações, que foi atribuída a uma drástica redução de tamanho populacional, chegando muito próxima à extinção da espécie, no início de século XX. A força evolutiva que melhor explica a redução da diversidade genética nesta espécie é:

Alternativas
Comentários
  • UM ESTA ESCRITO QUE PODEM E OUTRO PRIVATIVO, AMBOS TEM OS MESMOS CARGOS, NÃO ENTENDI FOI NADA!!!!!


ID
1614232
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As forças evolutivas são processos que levam à alteração das frequências gênicas nas populações. Qual das opções abaixo NÃO constitui uma força evolutiva?

Alternativas