SóProvas


ID
1065343
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A contaminação pelo vírus da rubéola é especialmente preocupante em grávidas, devido à síndrome da rubéola congênita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformações congênitas. Devido a campanhas de vacinação específicas, nas últimas décadas houve uma grande diminuição de casos de rubéola entre as mulheres, e. a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e têm dado maior enfoque à vacinação de homens jovens.

BRASIL, Brasil livre da rubéola: campanha nacional de Vacinação para eliminação da rubéola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adaptado).


Considerando a preocupação com a ocorrência da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque à vacinação dos homens, porque eles

Alternativas
Comentários
  • A rubéola por ser um vírus pode ser transmitida em contato com pessoas contaminadas. Como os casos de mulheres que pegam essa doença diminuiu, os esforços agora foram intensificados para os homens e jovens, que são as pessoas mais próximas a mulheres que poderiam ser contaminadas. E, com isso, evitam a transmissão para as suas companheiras em caso delas estarem em período de gestação.

    RESPOSTA LETRA B

  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!! olhou a questão e bateu o desespero?

    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não...

    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    Homens contaminados pela rubéola não são capazes de transmitir a doença diretamente para o feto, tampouco há maior exposição dos homens ao vírus ou maior suscetibilidade, e não há transferência de imunidade, mas um homem contaminado pode infectar uma mulher grávida com a rubéola, que poderá ser transmitida ao feto por via congênita.

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: transmitem o vírus a mulheres gestantes.


    Errou? Acertou?

    Tem algum macete para resolver mais rápido?

    Curti aqui e me fala... 
     

  • Rubéola-----virose

    Vírus causador-----'Rubivirus'

    vetor ou transmissor-----pessoas contaminadas

    Contágio------por gotículas respiratórias do ar,tosse ou espirro.

    Sintomas------febre,dor de cabeça,manchas avermelhadas na pele

    Profilaxia e prevenção-------evitar contado com pessoas contaminadas,uso de substancias antissépticas.E uso da vacina que consistir suscitar o sistema imunológico a criar anticorpos específicos para combater o vírus,

    Logo como a situação problema afirmou que esse caso nas mulheres são reduzidos.È preciso dá enfoque a vacinação aos homens,uma vez que é uma doença contagiosa.

  • Letra B

    A Rubéola por ser um vírus pode ser transmitida em contato com pessoas contaminadas. Como os casos de mulheres que pegam a doença diminui, os esforços agora foram intensificados para os homens e jovens, que são pessoas mais próximas a mulheres que poderiam ser contaminadas. E, com isso, evitam a transmissão para as suas companheiras em caso delas estarem em período de gestação.

  • Meu questionamento é o seguinte - se as mulheres estão vacinadas, apresentam células de memória para atacarem o vírus num possível contato. Como que os homens podem então transmitir o vírus para quem já recebeu a vacina? Única explicação plausível, seria que durante a gravidez, devido as alterações hormonais, o risco aumenta.

    Acho que falta alguma coisa nesse texto ai

  • Letra B

    O enunciado nos mostra que as campanhas de vacinação das mulheres das últimas décadas deram certo, pois, houve redução dos casos de rubéola entre as mulheres. Agora o foco da campanha é vacinar os homens.

    Isso ocorre porque os homens também podem infectar as mulheres, e pra garantir que nenhuma mulher terá a rubéola precisa-se que ninguém possa transmiti-la às mulheres, portanto, os homens precisam ser vacinados também.

    A - Incorreta, todos estão expostos ao vírus, tanto às mulheres vacinadas quanto os homens.

    C - Incorreta, não há como um homem passar a infecção para um feto que está sendo gestado no corpo de uma mulher. Apenas a mulher pode passar infecções para o feto.

    D - Incorreta, não há referência à transmissão de imunidade contra à rubéola entre homens e mulheres.

    A letra E não faz sentido, a suscetibilidade de homens e mulheres costuma ser idêntica, isso só muda quando um dos dois toma a vacina.

  • Se o INEP quiser me pagar, eu elaboro questões mais criativas que essa daí