SóProvas



Questões de Vírus e bactérias


ID
169591
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente, diversos produtos importantes para o tratamento de doenças do homem, como por exemplo, a insulina, são chamados de recombinantes porque são produzidos a partir de bactérias que receberam o gene humano e o expressam in vitro. Para se introduzir um plasmídeo geneticamente modificado (recombinante) em uma bactéria receptora é comumente utilizado o procedimento de

Alternativas
Comentários
  • Na natureza, os plasmídeos são geralmente transferidos entre micro-organismos de parentescos próximos por contato célula-célula, como na conjugação. Ma engenharia genética, um plasmídeo deve ser inserido em uma célula por TRANSFORMAÇÃO, um processo durante o qual as células podem captar DNA do ambiente circundante. Muitos tipos celulares, incluindo E. coli, de leveduras e de mamíferos, não são transformados naturalmente; entretanto, tratamentos químicos simples podem tornar esses tipos celulares competentes, ou seja, capazes de capturar DNA exógeno.

    TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. Ed. Artmed, 8 edição, 2005.

  • "O plasmídeo bacteriano possui a capacidade de inserir um fragmento de DNA externo ao seu próprio genoma. Essa técnica consiste na formação de DNA recombinante. A partir do DNA recombinante, os plasmídeos são usados para multiplicar ou expressar genes de interesse."


ID
169600
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em hospitais, a tendência é dar alta a pacientes que se recuperam de cirurgias e partos o mais rapidamente possível, para minimizar os riscos de uma infecção hospitalar. As infecções adquiridas nos ambientes hospitalares são as mais temidas porque são

Alternativas
Comentários
  • A seleção das bactérias no amiente hospitalar ocorre através dos tratamentos com remédios específicos, que acabam matando-as em grande número, porém sobrevivem as mais resistentes, as mais fortes e mais adaptadas. Estas acabam se reproduzindo e gerando uma prole toda ela mais forte. Com o uso de novos medicamentos, há nova seleção e uma nova geração de indivíduos cada vez mais resistentes.


ID
259819
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Viroides e príons são agentes infecciosos constituídos, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Viróides são os menores patógenos de plantas existentes. Sua patologia está confinada apenas nos reino vegetal. São compostos por pequenos trechos de RNA de fita simples, que, diferente dos vírus, não possuem capa protéica.

     Eiras, M. et al., Viroides e virusoides: relíquias do mundo de RNA. Fitopatologia Brasileira, v.31, p.229-246. 2006

    Prions, no caso de agentes etiológicos em humanos, são proteinas sintetizadas por um gene chamado prinp, que codifica a proteina PrPc, que tem por função diversas, desde a neurogênese à manuntenção de ions nas células. Uma mutação nesse gene acaba por codificar uma proteína PrPc defeituosa, que atua como o prion.

    NORSTROM, Eric M., MASTRIANNI, James A. The Charge Structure of Helix 1 in the Prion Protein Regulates Conversion to Pathogenic PrPSc
  • Os viroides são considerados os mais diminutos sistemas genéticos capazes de se replicar quando no interior de uma célula viva. São constituídos por uma molécula de RNA (fita simples) circular e atacam principalmente células vegetais. Ao contrário dos vírus, os viróides não apresentam capa proteica. Já os príons são molécula proteicas com propriedades infectantes. São partículas desprovidas de material genético, como vírus, viroides e bactérias.


    Letra A correta.



ID
259828
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Propriedades fundamentais dos vírus, que os distinguem das células vivas,

Alternativas
Comentários
  • Atenção senhores ! A alternativa "a" é idêntica a alternativa "e", portanto o gabarito deve conter ambas alternativas. Obrigado pela atenção.
  • As assertivas citadas n são idênticas... Observe bem.
  • Preste atenção: Possuem RNA OU DNA e não RNA E DNA
  • Questão com uma ENORME CILADA!
    A alternativa "a" diz "possuem DNA ou RNA". Certa!

    A alternativa "e" diz "Possuem DNA e RNA". Errada!


    Os virus possuem material genético. Pode ser DNA (DNA Virus) ou RNA (RNA Vírus).  MAs nunca possuirão DNA e RNA ao mesmo tempo. Pois carecem de estruturas, enzimas e organelas para produzir RNA a partir de seu próprio DNA.
  • Apesar de existirem vírus com DNA E RNA,os CITOMEGALOVÍRUS,a imensa maioria possui apenas um material genético.Alternativa A é a correta!!!!
  • Até onde eu sei, os citomegalovirus são classificados como dsDNA virus, que são virus que possuem material genético composto por DNA de fita dupla, e só.
  • Pericles os citomegalovírus não possuem apenas DNA não,eles são uma exceção,pois são formados por DNA E UM RNAm...os demais possuem apenas um tipo de material genético....!!!!!!!!

  • Logo de cara achei que as alternativas A e E eram idênticas. Mas realmente como todos disseram a diferença está  no DNA "e - ou" RNA.
  • Os vírus não são células, não possuem organelas, sendo completamente dependentes da maquinaria enzimática das células vivas para gerar sua própria energia ou mesmo para síntese de suas moléculas estruturais. São constituídos de uma espécie de ácido nucléico e de proteínas que formam um arranjo que contém e protege este ácido nucléico, além de transferi-lo de um hospedeiro a outro por reconhecimento biológico. Apresentam apenas um tipo de ácido nucléico, que pode ser DNA ou RNA, porém nunca ambos.


     Alternativa correta: A


  • a) possuem DNA ou RNA, são incapazes de se replicar por si só e carecem de genes e de enzimas para a produção de energia.



    O genoma dos vírus pode ser constituído por ácido desoxirribonucleico (DNA)  ou por ácido ribonucleico (RNA),  o que leva a classificá- lo em vírus de DNA e vírus de RNA. Hoje sabemos que uns poucos vírus de DNA, como o citomegalovírus e o vírus da hepatite B, podem iniciar a síntese de moléculas de RNA enquanto ainda estão se formando, de modo que a partícula viral contém os dois tipos de ácidos nucleicos. Apesar disso, eles continuam a ser considerados vírus de DNA, pois esse é o ácido nucleico básico de seu genoma. As partículas virais geralmente contêm apenas um tipo de ácido nucleico, DNA ou RNA.




    Embora tenham material genético, os vírus não apresentam a complexa maquinaria bioquímica necessária para traduzir as instruções nele codificadas. Por isso, eles necessitam de células que os hospedem, nas quais a informação viral passa a comandar a maquinaria celular para sua multiplicação. Diante disso, são carentes de genes e de enzimas para a produção de energia.





    Fonte: AMABIS, Jose Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia 2 - Biologia Dos Organismos. São Paulo: Moderna, 2004. Páginas 28 e 30.

  • "Os vírus possuem genes apenas para RNAm para a síntese de enzimas virais e das proteínas do capsídeo viral. Os ribossomos, RNAt , aminoácidos e o ATP da célula hospedeira são usados no processo de tradução viral."

    Microbiologia Tortora

    Portanto, os vírus carecem de vários genes, inclusive o gene responsável pela síntese da enzima responsável pela produção de energia (ATP).

  • A resposta A e a E não são identicas?

  • a) possuem DNA ou RNA, são incapazes de se replicar por si só e carecem de genes e de enzimas para a produção de energia.

  • Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).


ID
259831
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando as afirmações a seguir,

I. Vibrio cholerae é uma bactéria autóctone do ecossistema aquático, ocorrendo apenas em águas dulcícolas.

II. Staphylococcus aureus são cocos Gram-positivos que formam agrupamentos irregulares, imóveis, não produtores de esporos, catalase e coagulase positivos.

III. O157:H7 é um dos principais sorotipos de Escherichia coli responsáveis pela síndrome hemolítico-urêmica.

IV. Streptococcus pneumoniae, por ser um agente de pneumonia, não pode ser encontrado nas vias aéreas superiores de indivíduos normais.

V. A leptospirose é uma doença febril e aguda, na maioria dos casos, de prognóstico sombrio, tendo, como agente etiológico, a bactéria Leptospira biflexa.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • O Vibrio cholerae é a bactéria causadora da cólera, doença que ataca o intestino humano, onde a bactéria se aloja e produz toxinas que provocam forte diarreia. Essa bactéria pode ser encontrada naturalmente em diversos ecossistemas, água doce ou salgada, na forma livre ou aderido a vegetais, zooplânctons, crustáceos e insetos, item I incorreto. O Staphylococcus aureus são cocos gram-positivos que formam agrupamentos irregulares, não produzem esporos, mas possuem catalase (enzima que protege as bactérias contra o ataque de superoxidante produzido por leucócitos) e coagulase (enzima que coagula o sangue, formando coágulos ao redor da bactéria, dificultando seu reconhecimento pelo sistema imunológico do hospedeiro), item II verdadeiro. A Escherichia coli de tipo O157:H7 é a causadora de quadro agudo de colite hemorrágica devido a severos danos na mucosa intestinal, item III verdadeiro. O Streptococcus pneumoniae é uma bactéria gram-positiva causadora de pneumonia e meningite em adultos. Está presente em 40 a 70% dos tratos respiratórios de adultos normais, porém causam a doença quando estes indivíduos se encontram fragilizados, item IV incorreto. A leptospirose é uma doença causada por bactéria patogênica do gênero Leptospira. A Leptospira biflexa é uma das três espécies não patogênicas do gênero Leptospira. A doença se caracteriza como uma infecção aguda e seu prognóstico é difícil pelos sintomas serem parecidos com o de outras doenças como dengue e malária, item IV incorreto.


    Letra D correta.


  • Resposta letra D. Alternativa I (ERRADA): O V. cholerae pode ser encontrado naturalmente em diversos ecossistemas, na forma de vida livre ou aderido a superfícies de plantas, algas verdes filamentosas,zooplâncton, crustáceos e insetos. A espécie também pode ser encontrada dentro de comunidades multicelulares conhecidas como biofilmes, estruturas embebidas por uma matriz extracelular polissacarídica que as defendem das agressões ambientais. Alternativa II (correta) Alternativa III (correta) Alternativa IV (ERRADA): Streptococcus pneumoniae é o principal agente etiológico de infecções respiratórias adquiridas da comunidade (otites, sinusites e pneumonias). Alternativa V (ERRADA): agente etiológico da leptospirose é uma bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira, do qual se conhecem atualmente 14 espécies patogênicas, sendo a mais importante a L. interrogans.

ID
259861
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual a opção abaixo que contém apenas doenças transmitidas por vetores relacionados com a água?

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA LETRA A

    errei essa questão, marquei a letra b, porque todas as alternativam derivam a agua, ma higiene. E a resposta certa não transmite apenas favorecem a proliferação da doença; Considero a pergunta mal formulada.
  • A questão pede doenças cujos VETORES são relacionados à água.
    VETOR BIOLÓGICO: vetor no qual se passa, obrigatoriamente, uma fase do desenvolvimento de determinado agente etiológico. Erradicando-se o vetor biológico, desaparece a doença que transmite. VETOR MECÂNICO: vetor acidental que constitui somente uma das modalidades da transmissão de um agente etiológico. Sua erradicação retira apenas um dos componentes da transmissão da doença.

    A letra A é a única que onde todas as doenças são transmitidas por vetores relacionados à água. No caso, mosquitos

    a) Malária, dengue e febre amarela. (CORRETA)
    Malária: Vetor - Mosquito pertencente à ordem dos dípteros, família Culicidae, gênero Anopheles.
    Dengue - Vetores - mosquitos do gênero Aedes febre amarela: vetores - O mosquito da espécie Aedes aegypti e mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethe   b) Cólera, hepatite A e leptospirose. (ERRADA)
    Cólera: Modo de transmissão - Ocorre principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes ou vômitos de doente ou portador. hepatite A: Modo de transmissão - Tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
    leptospirose: Modo de transmissão - Exposição direta ou indireta à urina de animais infectados.
    c) Giardíase, dengue e hepatite B. (ERRADA)
    Giardíase: Modo de transmissão - Transferência dos cistos através de mãos sujas de fezes para a boca e indiretamente pela ingestão de alimentos ou água contaminados. hepatite B: Modo de transmissão - Possui diversos mecanismos de transmissão, como o parenteral, sexual, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de tatuagens e outros instrumentos usados para uso de drogas injetáveis e inaláveis. Há também o risco de transmissão através de acidentes perfurocortantes, procedimentos cirúrgicos e odontológicos e hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança.   d) Amebíase, hepatite A e malária. (ERRADA)
    Amebíase: Modo de transmissão - ingestão de alimentos ou água contaminada com matéria fecal contaminada com os cistos da Entamoeba.   e) Cólera, amebíase e febre amarela. (ERRADA)

    fontes: 
    Guia de Vigilância Epidemiológica (no site no ministério da saúde)
    http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?20
    http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?216
     
  • A questão pede a identificação de doenças que são transmitidas por vetores, assim já eliminamos alternativas que contenham doenças que não são transmitidas por vetores, como a cólera (bactéria), amebíase e giardíase (protozoário), hepatite A e B (vírus). A malária é transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles (vetor), a dengue é causada por pelo vírus e seu vetor é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (vetor) e a febre amarela que tem como vetor também o Aedes aegypti ou mosquitos Haemagogus (forma silvestre). Todos esses vetores estão relacionados com a água, sendo parte do seu desenvolvimento no meio aquático.


    Letra A correta.


  • achei que o mosquito da febre amarela se reproduzia em matéria orgânica, pelo que sei, é!

  • GABARITO A


    Malária, dengue e febre amarela.

  • a) Malária, dengue e febre amarela.

     

     

    Vetores (são os animais que transmitem algumas doenças, pernilongos, pulgas, mosquitos,ratos...) relacionados com a água:

     

     

    Malária - doença causada por um parasita Plasmodium, transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles (vetor).

    Dengue - doença causada pelo vírus, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (vetor).

    Febre amarela - doença causada pelo vírus, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypt ou mosquitos Haemagogus (vetores).

     

     

    A água é o lugar ideal para a proliferação de insetos (vetores) que transportam e transmitem microrganismos patogênicos por meio de picadas.

     

     

    Cólera (bactéria), Amebíase e Giardíase (protozoários), Hepatite A e B (vírus).


ID
259879
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os componentes característicos da parede celular de uma bactéria Gram-negativa estão todos representados na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • O lipídeo A e o antígeno O compõem o LPS, uma endotoxina presenta na parede celular de bactérias gram-negativas. As endotoxinas garantem maior virulência à bactéria e são liberadas apenas quando ocorre lise.
  • O Polissacarídeo O (Antígeno O) e o Lipídeo A são componentes dos Lopopolissacarídeos (LPS).

    Os polissacarídeos O atuam como antígenos e são úteis para diferenciar as espécies de bactérias gram-negativas. O lipídeo A é referido como endotoxina, sendo tóxico quando presente na corrente sanguínea do hospedeiro ou no trato intestinal.

  • As bactérias Gram-negativas são aquelas que retêm o corante cristal violeta (coloração de Gram) quando descoloridas com um solvente. A parede celular dessas bactérias é menos espessa e composta por peptidioglicanos, lipoproteínas, uma membrana externa e lipolissacarídeos. Tanto o antígeno O e o lipídeo A compõe o LPS (lipopolissacarídeo), uma endotoxina causadora da patogenicidade e maior virulência dessas bactérias.


    Letra C correta.



ID
324070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de microrganismos, julgue os itens a seguir.

Os vírus, parasitas intracelulares obrigatórios, utilizam o arsenal metabólico da célula hospedeira para se replicarem.

Alternativas
Comentários
  • Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e NÃO apresentam metabolismo póprio.
  • Dentre as características essenciais dos vírus, se destaca a propriedade de somente serem aptos a se multiplicar no interior de células vivas, demonstrando estreitas relações de parasitismo estabelecidas na evolução das viroses e doenças virais. Devido à ausência de um sistema enzimático que permita multiplicação autônoma, a multiplicação viral ocorre somente em células. A célula hospedeira deve fornecer energia e mecanismos de síntese, assim como precursores de baixo peso molecular (aminoácidos, nucleotídeos, entre outros) para síntese de proteínas e ácidos nucléicos virais. Alternativa correta (certo).

  • Os virus apenas possuem uma informacao genetica e proteinas do capsideo que eles obtem ao utilizar a maquinaria celular do hospedeiro.

  • Certo



    Todos os vírus são, assim parasitas intracelulares obrigatórios, atuando como verdadeiros "piratas de células". A célula invadida por um vírus passa a trabalhar quase exclusivamente na produção de novos vírus. A infecção viral, como é chamada a invasão de uma célula pelo vírus, causa profundas alterações no metabolismo celular, geralmente levando à morte da célula. Embora tenham material genético, os vírus não apresentam a complexa maquinaria bioquímica necessária para traduzir as instruções nele codificadas. Por isso, eles necessitam de células que os hospedem, nas quais a informação viral passa a comandar a maquinaria celular para sua multiplicação. Diante disso, são carentes de genes e de enzimas para a produção de energia.


ID
560131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se o professor quiser, durante uma aula, comparar o tamanho entre vírus, bactérias e células animais, a relação representada deverá ser

Alternativas
Comentários
  • d) vírus < bactéria < célula animal.

  • Se utilizar um pouco da lógica já mata a questão, pois, não tem como elas serem iguais e quando lembramos de uma célula animal óbvio que será maior que uma bactéria e concerteza esta é maior que um vírus. Letra D
  • Utilizei um pouco da lógica,pois se tratando de células,os vírus não as possuem,ou seja,são Acelulares.Já as bactérias são UNIcelulares,e se formos levar em consideração as células animais,estas possuem mais de uma Célula.
    Gab D

  • A lógica se estabelece em:

    Vírus é acelular, sendo material genético protegido por cápsula lipoproteica apenas.

    Bactéria possui menos organelas e seu núcleo é disperso no citosol, logo, seu tamanho é menor.

    D) Vírus < Bactéria < Célula animal.


ID
595837
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:

Alternativas
Comentários
  • A toxina botulínica pode estar presente em alimentos que foram mal conservados, sendo produzida pela bactéria Clostridium botullinum. A formação de gases e o estufamento de enlatados indicam a contaminação por essa bactéria. A toxina produzida por essa espécie é altamente venenosa e, quando em contato com o organismo, age principalmente no sistema nervoso, impedindo a transmissão de sinais nervosos para os músculos. Por esse motivo é também usada em pequenas doses na medicina estética, como o famoso “botox. Letra B correta.

  • "Sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo." = B

  • Quem vai falhar são as sinapses do sistema nervoso. O sistema muscular entrou aí pra confundir. O sistema muscular está com seus tecidos e funcionamento normal, porém, o sistema nervoso não repassa adequadamente a tarefa de contrair o músculo.

    Alternativa B

  • Toxina botulínica é produzida pelo Clostridium botulinum. Une-se a membrana

    neuronal nos terminais nervosos e entra por endocitose. A toxina botulínica

    bloqueia a liberação de acetilcolina. Sem liberação o músculo não se contrai,

    causando a paralisia flácida.


ID
647797
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os agravos à saúde podem estar relacionados ao saneamento ambiental inadequado, seja por insuficiência da cobertura dos serviços, ou pela precariedade de sua prestação à população. Considerando os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta e disposição de resíduos sólidos, escolha a alternativa que relaciona corretamente os agravos à saúde (doenças) com o ambiente em que são transmitidas: .

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as alternativas fornecidas pela questão, pode-se notar que algumas doenças não estão de acordo com o ambiente que é transmitido. Abaixo são apresentadas as doenças e suas respectivas formas de contaminação:
    Ancilostomíase- penetração ativa das larvas filarióides
    Taeníase - ingestão de carne contaminada.
    Febre tifoide - ingestão da bactéria Salmonella.
    Shigelose – ingestão de água contaminada com a bactéria do gênero Shigella.
    Balantidíase – ingestão dos cistos do protozoário Balantidium coli.
    Giardíase – ingestão de água contaminada com o protozoário flagelado Giardia lamblia.
    Peste bubônica – provocada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida pela pulga através do rato-preto, doença essa conhecida como Peste negra.
    Tifo murinho - provocada pela bactéria Rickettsia typhi, transmitida pela pulga através dos ratos e pequenos mamíferos.
    Hantavirose – Inalação dos vírus Akodon spp, Bolomys lasiurus e Oligoryzomis sp ou contato direto com fezes de ratos. 
    Hepatite A - causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.
    Síndrome Hemolítico-Urêmica – ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes contendo a bactéria E. coli O157:H7.
    Podemos concluir que a resposta correta é a alternativa (C).
  • R:(C)


ID
654745
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apesar de não saber que a raiva era causada por um vírus, Pasteur realizou vários experimentos para desenvolver uma vacina contra essa doença. No experimento inicial, que não deu certo, ele recolheu saliva de cães infectados e a inoculou em um recipiente de vidro (balão) contendo meio de cultura (água e nutrientes).

Esse experimento não deu certo porque o vírus

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Assim, necessitam de um meio com células vivas e com receptores de membrana próprios para acondicionar as partículas virais. 
  • No cultivo de Pasteur havia a saliva do cão (que não contém células vivas ou viáveis) + água + nutrientes.
    Sem células para o vírus parasitar!
    Bons estudos

ID
654772
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ações para prevenção de doenças humanas como a poliomielite, a febre tifóide e a giardíase requerem conhecimentos sobre as relações entre o agente causador, o hospedeiro e o meio ambiente.

No que concerne ao modo de transmissão e às medidas preventivas comuns a essas três doenças, é correto afirmar que todas elas são

Alternativas
Comentários
  • poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas.[1] Causa paralisia e deformações no corpo. Está sendo erradicada em todo mundo com graças a campanhas de vacinação. Poliós (πολι?ς) significa cinza, myelós (µυελ?ς) se refere à espinal medula e o sufixo -ite é usado para inflamações.

    febre tifoide (pré-AO 1990: tifóide) é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Salmonella typhi. Trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos e caracterizada por sintomas sistêmicos proeminentes, sendo endêmica em países subdesenvolvidos.A febre tifóide é uma doença distinta e não relacionada com o Tifo. É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada, o mais comum, ou então pelo contato direto com os portadores, através de um beijo por exemplo. Seja qual for a origem a única porta para a sua entrada é a via digestiva.
    Giardíase ou giardiose é a doença provocada pela infecção do intestino delgado pelo protozoário Giardia lamblia, popularmente conhecido como giárdia. A giardíase costuma ser assintomática, mas pode causar diarreia e má absorção intestinal de gorduras. A giardíase está presente em praticamente todo o mundo, mas afeta principalmente crianças em populações de baixo nível econômico e em regiões de clima tropical ou subtropical.A giardíase é causada principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes contendo pelo menos 10 a 100 cistos de Giardia lamblia. A exposição deste protozoário ao suco gástrico ocasiona a transformação dos cistos em trofozoítas, que aderem à parede do intestino delgado (daí os nomes alternativos Giardia intestinalis e Giardia duodenalis). Cerca de 9 dias (de 6 a 15) após a infecção, a pessoa começa a eliminar cistos pelas fezes, que podem então contaminar outras pessoas.

    Discute-se ainda a importância da transmissão por contato próximo entre duas pessoas (por exemplo, em creches), ou com animais domésticos, ou ainda através de relações sexuais anais.

    O cisto da Giardia lamblia pode durar até 2 meses fora de um organismo, e pode ser encontrado sob a unha de algumas pessoas.

    [editar]

ID
656890
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apesar de não saber que a raiva era causada por um vírus, Pasteur realizou vários experimentos para desenvolver uma vacina contra essa doença. No experimento inicial, que não deu certo, ele recolheu saliva de cães infectados e a inoculou em um recipiente de vidro (balão) contendo meio de cultura (água e nutrientes).

Esse experimento não deu certo porque o vírus

Alternativas
Comentários
  • O vírus é intracelular obrigatório.


ID
668518
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O uso abusivo de antibióticos seleciona bactérias que pos­suem genes de resistência que podem ser repassados para outras bactérias, por meio de processos de recombinação genética. Um desses processos é a transdução, que envolve

Alternativas
Comentários
  • A transferência de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer de três maneiras: por transformaçãotransdução e por conjugação.

    Na transformação, a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio e são incorporados à cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactérias mortas.

    Na transdução, moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores (bactériófagos).

    Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fêmea". Isso acontece através de microscópicos tubos protéicos, chamados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície.

    FONTE: SÓ BIOLOGIA.


ID
674746
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As bactérias apresentam os mecanismos de transferência de genes, transformação, transdução e conjugação, que aumentam a diversidade genética. Com relação a esses processos, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  a) A transdução consiste na transferência de fragmentos de DNA diretamente de uma bactéria doadora para uma receptora. ERRADA Na transdução as moléculas de DNA são transferidas de uma bacteria a outra usando vírus como vetor.

     

     b) A conjugação ocorre pela transferência de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra por meio de vírus (bacteriófagos). ERRADA. Essa é a transdução

     

     c) A transformação bacteriana se dá pela absorção de fragmentos de DNA que estão dispersos no ambiente, provenientes de bactérias mortas e decompostas. CORRETA!

     

    d) A transdução é um processo em que o material genético é transferido através de um canal que conecta duas bactérias denominado “pêlo sexual” ou “pili”.ERRADA. Essa é a definição de  CONJUGAÇÃO BACTERIANA.

     

  • Resumindo... - Transdução: vírus vetor - Transformação: absorção do meio - Conjugação: troca de plasmídeo
  • A transferência de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer de três maneiras: por transformaçãotransdução e por conjugação.

    Na transformação, a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio e são incorporados à cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactérias mortas. 

    Na transdução, moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores (bactériófagos).

    Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fêmea". Isso acontece através de microscópicos tubos protéicos, chamados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície.

    FONTE: SÓ BIOLOGIA.


ID
687001
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As informações abaixo referem-se a processos de reprodução bacteriana. Identifique-os e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

• Corresponde à transferência de genes de uma bactéria para outra por meio de bacteriófagos.

• Mecanismo de reprodução assexuada em que um indivíduo dá origem a dois outros, geneticamente idênticos entre si.

• Processo através do qual alguns tipos de bactérias conseguem adquirir trechos de moléculas de DNA dispersos no meio e incorporá-los ao seu próprio DNA.

• É a transferência direta de DNA de uma bactéria para outra, por meio de uma ponte citoplasmática que se estabelece temporariamente entre essas bactérias.

Alternativas
Comentários
  • A transferência de genes de uma bactéria a outra por meio de vírus bacteriófagos é uma forma de reprodução sexuada em bactérias, afinal, o vírus pode carregar parte do DNA de uma bactéria e transferi-lo a outra. Esse processo denomina-se transdução. Já o mecanismo de reprodução assexuada e mais comum nesse grupo, em que um indivíduo dá origem a dois, geneticamente idênticos é a cissiparidade. Já um outro processo sexuado em bactérias, em que há a absorção de moléculas de DNA do meio é chamado de transformação. E por último, pode acontecer a transferência direta de DNA (plasmídeo) de uma bactéria “macho” para outra fêmea através de uma ponte citoplasmática, é a conjugação bacteriana.


    Letra E correta.


  • Conteúdo: REPRODUÇÃO BACTERIANA

    1) ASSEXUADA->Cissiparidade ou fissão binária = A bactéria duplica o seu DNA e depois se divide em outras 2 bactérias IDENTICAS(CLONES), ou seja faz MITOSE.

    2) RECOMBINAÇÃO GÊNICA-->

    • Conjugação- Quando uma bactéria DOADORA TRANSFERE DNA para RECEPTORA, por meio do canal pillis
    • Transformação- Bactéria absorve DNA de outras mortas no ambiente
    • Transdução- Vírus ou plasmídeos transferem DNA de uma bactéria a outra, promovendo a mistura genética

ID
688171
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os vírus, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os vírus são seres muito simples, acelulares e parasitas obrigatórios do interior da célula. Sua estrutura é composta basicamente por somente uma capa proteica (capsídeo) que envolve o seu material genético (DNA ou RNA). O capsídeo mais o ácido nucleico é denominado nucleocapsídeo. Também podem apresentar um envelope externo ao nucleocapsídeo, são os vírus envelopados. Sempre se reproduzem no interior de células, uma vez que não possuem o maquinário necessário para a síntese proteica e montagem. Os retrovírus são aqueles cujo material genético está sob a forma de RNA e sintetizam o DNA a partir daquela molécula, utilizando a enzima transcriptase reversa. O contágio em plantas pode se dar por disseminação do pólen e sementes, por enxertos ou também por vetores (como pulgões e afídeos). Os vírus apresentam grande especificidade ao hospedeiro porque sua entrada na célula depende da interação de proteínas virais com receptores específicos na membrana plasmática.

    Letra D correta.



ID
688267
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Identifique a proposição correta que trata da seqüência de enfermidades causadas por fungos, protozoários, bactérias e vírus, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A candidíase e zigomicose são doenças causadas por fungos (Candida albicans e fungos da classe zigomicetos, respectivamente). Na ordem pedida, a doença causada por protozoário é a toxoplasmose (Toxoplasma gondii), ou doença do gato, transmitida através da ingestão de cistos do parasita presente nas fezes de gatos contaminados. A coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis, adquirida através da inalação e gotículas de saliva, espirros ou tosse de pessoas contaminadas. E por último, uma infecção causada por vírus, a varíola, que se caracteriza por feridas grandes e numerosas na pele. É transmitida também por gotículas de saliva de pessoas contaminadas e uso de mesmos talheres e copos, além do contato com secreções das lesões na pele.


    Letra D correta.



ID
688564
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vírus são parasitas submicroscópicos e possuem genomas que se replicam dentro de um hospedeiro vivo, direcionando o mecanismo genético da célula para a síntese de ácidos nucléicos e proteínas virais. Estas características os fazem responsáveis por gerar doenças em grande parte da diversidade biológica.
HAVEN, P.H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Sobre os vírus, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
690520
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O aumento da variabilidade genética nas bactérias ocorre por mutação ou por transmissão de material genético. A transmissão pode-se dar pelos seguintes mecanismos:

Alternativas
Comentários
  • As bactérias geralmente se reproduzem de forma assexuada, pelo processo denominado de divisão binária. Entretanto, também pode haver troca de material genético entre esses organismos, caracterizando uma reprodução sexuada. Isso pode acontecer em três casos. Na transformação, em que moléculas de DNA dispersas no meio são absorvidas pelas bactérias e incorporadas ao seu próprio material genético.  Esse material pode ser proveniente de outras bactérias mortas. Na transdução, em que vírus bacteriófagos agem como vetores, transmitindo material genético de uma bactéria a outra misturado ao seu próprio material (do vírus). E na conjugação, em que fragmentos de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora (macho) a outra receptora (fêmea) através de túbulos proteicos chamados pili. Esse material se recombina com o DNA da bactéria receptora, gerando novas misturas genéticas.

    Letra B correta.



ID
690529
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os vírus, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A dengue e o sarampo são doenças causadas respectivamente pelos vírus da família Flavivirus e Morbilivirus, da família Paramyxoviridae. Já a coléra é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, o que inviabiliza a letra A. Os vírus não são organizados em células, sendo seres acelulares, letra B incorreta. O HIV, causador da AIDS é um retrovírus, pois realiza a síntese de DNA através de um molde de RNA. O material genético dos vírus, que pode ser DNA, RNA ou os dois está envolvido por um capsídeo proteico, letra E correta. 



ID
690586
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Reino Monera tem como representantes as bactérias e as cianobactérias. Embora estando no mesmo Reino, esses organismos apresentam características peculiares que os diferenciam. Entre os itens citados a seguir, refere(m)-se exclusivamente a cianobactérias:

Alternativas
Comentários
  • No reino Monera estão classificados os seres que são constituídos de uma única célula, procariontes, autotróficos ou heterotróficos. Nesse grupo estão incluídas as bactérias, as cianobactérias e as arqueobactérias. As cianobactérias (ou algas azuis), apesar de muito parecidas com as bactérias (também são unicelulares, procariontes), apresentam algumas características exclusivas. As cianobactérias são todas autotróficas fotossintetizantes, porém não possuem cloroplastos (organelas presentes em célula vegetal eucariota). Nesses organismos está presente a clorofila A (mesmo pigmento presente nos vegetais), que fica dispersa no hialoplasma. Além da clorofila A, também podem apresentar outros pigmentos acessórios, como os carotenoides, ficoeritrina e aficocianina.

    Letra E correta.


  • Não pode ser a alternativa B pois, as cianobactérias não realizam fotossíntese como os vegetais. Cianobactérias não possui cloroplastos

  • CIANOBACTÉRIAS

    Características:

    » Todas fotossintetizantes

    » Aeróbicos

    » Seus processos vitais requerem somente água, dióxido de carbono, substâncias inorgânicas e luz.

    Reprodução:

    » Por fissão binária

    » Esporos


ID
690601
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sendo procariontes, os seres do Reino Monera exibem uma estrutura celular relativamente simples. Ao contrário do que ocorre nas células eucarióticas, não apresentam um sistema interno composto por membranas pois as estruturas presentes encontram-se dispersas no hialoplasma. Entre as organelas citoplasmáticas presentes nas células eucarióticas, a única que está presente na célula dos organismos procariontes é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Os seres do Reino Monera (bactérias, arqueobactérias e cianobactérias) são organismos procariotos e unicelulares com estrutura muito simplificada. Internamente, todas as estruturas presentes na célula procariota estão dispersas no hialoplasma, inclusive o material genético. Logo, não apresentam um sistema de organelas membranosas como observamos nas células eucariotas. A única organela presente tanto em células eucariotas como procariotas são os ribossomos, responsáveis pela síntese proteica.

    Letra C correta.



ID
690604
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vírus já foram chamados de “inimigos públicos no 1” dos seres humanos. Essa afirmação é compreensível, se considerar-mos as inúmeras doenças que eles podem provocar em nosso organismo e os grandes danos que causam à agricultura e à pecuária, parasitando plantas cultivadas e animais de criação. Apresentam, no entanto, uma elevada especificidade de hospedeiros, que vem sendo pesquisada e utilizada a favor dos interesses humanos. Assim, várias espécies de vírus são atualmente utilizados:

Alternativas
Comentários
  • Os vírus, seres acelulares, parasitas obrigatórios do interior das células são agentes de inúmeras doenças em humanos, animais e vegetais. Entretanto, os vírus são parasitas com alta especificidade, ou seja, cada espécie infecta hospedeiros muito específicos. Um exemplo disso é o HIV, vírus da AIDS, que infecta apenas seres humanos, não causando a doença em outros organismos. Utilizando-se dessa característica, é possível obter um uso positivo dos vírus: através de processos da biotecnologia, muitas espécies são usadas como controle biológico de pragas na agricultura. Um bom exemplo é o Baculovirus anticarsia, um vírus usado no controle biológico da lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis).

    Letra A correta.


  • Lembrando que nessa questão há uma dupla de afirmativas corretas visto que vírus atenuados ou mortos ppdem ser inseridos para iniciar uma contrapartida do sistema imunitário auxiliando o combate de parasitoses humanas.

     

  • Eu concordo com o Alisson!

ID
691201
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A tuberculose é causada por uma bactéria. Assinale a alternativa correta quanto à tuberculose.

Alternativas

ID
713974
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A palavra vírus vem do Latim virus que significa fluido venenoso ou toxina.

Sobre os vírus biológicos, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • A) possuem DNA ou RNA

    B) sífilis é causada por bactérias " Treponena pallidum"

    C)Doenças vegetais são causadas ,na maioria das vezes, por vírus

    D) CERTO


ID
714079
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pode-se afirmar corretamente, que o tipo de organismo procarionte que obtém energia por quimiossíntese a partir da energia geotérmica emanada nas profundezas oceânicas, onde a luz do sol não penetra é um(a)

Alternativas
Comentários
  • Tudo que for em condições extremas será ARQUEOBACTÉRIAS.

    LETRA B


ID
714979
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabemos que durante o período chuvoso o número de doenças infecciosas tende a aumentar, principalmente em ambientes fechados.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contém apenas doenças transmissíveis por gotículas de saliva, tosse ou espirros.

Alternativas
Comentários
  • resposta: D

    Hanseníase: é transmitida por meio de gotas eliminadas no ar pela respiração, fala, tosse ou espirro de uma pessoa doente que não esteja em tratamento.

    Varicela (ou catapora): A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.

    Escarlatina:Escarlatina é uma doença infectocontagiosa aguda, provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, que acomete especialmente as crianças em idade escolar, durante a primavera.A transmissão ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria que não apresentam sinais da enfermidade.

    Meningite: se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio

ID
737116
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças emergentes ocorrem no contexto de múltiplas condições, a exemplo da gripe H1N1. Sobre doenças emergentes virais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a infecção simultânea de um animal por diferentes vírus pode criar novas formas virais recombinantes e mais virulentas.

  • O vírus pode sofrer mutações


ID
790798
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As bactérias são um dos organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos. Sobre as bactérias, marque a alternativa errada:

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao grau de agregação Diplococo : De forma esférica ou subesférica e agrupadas aos pares. Estreptococos : Formam cadeia semelhante a um "colar". Estafilococos : Uma forma desorganizada de agrupamento, formando cachos. Sarcina : De forma cúbica, formado por 4 ou 8 cocos simetricamente postos. Diplobacilos : Bacilos reunidos dois a dois. Estreptobacilos : Bacilos alinhados em cadeia.

  • Cianobactérias, também chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas, são micro-organismos procariontes capazes de realizar fotossíntese, mas não apresentam fotossistemas organizados em cloroplastos. Por essa razão, elas são, muitas vezes, comparadas com bactérias e algas.

ID
790873
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro-Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Que isso?!!! Essa questão ficou no mínimo mal redigida. Desse jeito fica difícil!!!

    Tudo para dificultar a vida do candidato.

  • Que isso?!!! Essa questão ficou no mínimo mal redigida. Desse jeito fica difícil!!!

    Tudo para dificultar a vida do candidato.

  • ATUALIZAÇÃO!

    Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha. 


ID
795934
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta apenas doenças causadas por vírus.

Alternativas
Comentários
  • Tuberculose: Mycobacterium tuberculosis - Bactéria
    Difteria: 
     Corynebacterium diphteriae - Bacteria
    Toxoplasmose: 
     Toxoplasma gondii - Protozoário
    Cólera: 
    Vibrio cholerae - Bactéria
    D. de Chagas: 
     Trypanosoma cruzi - Protozoário

    Questão correta: D

  • As alternativas "b" e "c" estão corretas, a FGV deveria ter anulada essa questão, pois há duas alternativas corretas.


ID
801688
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre bactérias extremófilas, na perspectiva de WOESE (1977), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As bactérias extremófilas, que vivem em condições sobre-humanas, são denominadas ARCHEA.

    LETRA E

    APMBB


ID
805192
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vírus possuem estrutura extremamente simples quando comparados com outros seres vivos, apesar disso, eles são agentes infecciosos e podem causar doenças como

Alternativas
Comentários
  • A questão é de nível fácil, porém exige que se reconheça as doenças causadas por vírus. Leishmaniose e toxoplasmose são doenças causadas por protozoários. Já tuberculose é causada por um bacilo e o resfriado por vírus diversos. A dengue também é causada por um vírus, enquanto o agente etiológico da coqueluche é uma bactéria. A opção que apresenta duas doenças causadas por vírus é a D, raiva, cujo agente é um vírus do gênero Lyssavirus; e a AIDS, que é causada pelo HIV.


    Letra D correta.


  • Questão sobre reconhecimento de funções e características de organelas citoplasmáticas de células eucariotas. A síntese de hormônios esteroides e de outras substâncias de composição lipídica (fosfolipídios, colesterol) acontece no retículo endoplasmático liso. No complexo golgiense, proteínas podem ser modificadas, empacotadas e exportadas em vesículas, como é o caso dos hormônios esteroides.  


    Letra B correta.


  • leishmaniose e toxoplasmose transmitidas por um protozoario 

    tuberculose causada por bacteria  resfriado causada por virus .

    dengue  causada por virus coqueluche causada por bacteria .

    raiva e aids transmitadas por vírus



ID
806110
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os alimentos mal preparados ou conservados de forma inadequada podem estar contaminados pela bactéria anaeróbia obrigatória denominada Clostridium botulinum. Essa bactéria é produtora da neurotoxina botulínica, que pode acumular-se nos alimentos mal conservados e causar a doença botulismo.


Essa doença é grave, não muito frequente e provoca paralisia flácida (fraqueza dos músculos), dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, podendo evoluir para paralisia respiratória, se não for tratada rapidamente.


Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C) Se é anaeróbica obrigatória, como diz no enunciado, então somente se desenvolve na ausência do oxigênio

    LETRA C


ID
819532
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito eh a letra C, 
     
    Comentario da banca:

    A Febre Amarela possui como agente etiológico um arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, do tipo ARN, e não ADN como descrito no item B da questão.
    Além disso, a não especificação da relação entre o vetor e o ciclo da doença não tem prejuízo para análise da questão, uma vez que, o vetor concorrente para transmissão do vírus em áreas urbanas não foi citado em nenhuma alternativa, não restando dúvidas ao candidato sobre a veracidade do item C, conforme apresentado e divulgado no próprio canal de divulgação da doença hospedado no sítio do Ministério da Saúde


    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1552, acessado em 21/02/2012).
  • A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado de flavivirus, da família Flaviviridae, seu agente etiológico é um arbovírus, do tipo ARN e não ADN como citado na alternativa (B). Por ser transmitida por vetores artrópodes, não se trata de uma doença sazonal. No Brasil, há uma pequena incidência de casos e como não foi citado nas demais alternativas o outro vetor, que seria o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti podemos concluir que a alternativa correta é (C).
     
  • Febre amarela urbana - Aedes aegypti

    Febre amarela silvestre - Haemagogus e Sabethes

  • letra a) errada, é uma doença de caráter sazonal que ocorre com maior incidência nos meses de dezembro a maio, o período de tempo que está errado

    letra b) Vírus RNA. arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

    letra c) letra correta

    letra d) os primatas não humanos são os maiores hospedeiros nas áreas rurais e não urbanas

    letra e) No Brasil, não ocorre transmissão da   em cidades desde 1942... mas ainda há o risco se uma pessoa que não é vacinada acaba tendo contato com essas regiões onde há o mosquito transmissor e contamine outras pessoas na área urbana

  • letra a) errada, é uma doença de caráter sazonal que ocorre com maior incidência nos meses de dezembro a maio, o período de tempo que está errado

    letra b) Vírus RNA. arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

    letra c) letra correta

    letra d) os primatas não humanos são os maiores hospedeiros nas áreas rurais e não urbanas

    letra e) No Brasil, não ocorre transmissão da   em cidades desde 1942... mas ainda há o risco se uma pessoa que não é vacinada acabar tendo contato com essas regiões onde há o mosquito transmissor e contamine outras pessoas na área urbana

  • Pesquisei no Google... isso me deixou preocupada. Parece que a banca retirou a frase daqui.

    No Brasil, seu principal vetor é a fêmea do mosquito Haemagogus janthinomys infectada.

    Os primatas não humanos são os principais hospedeiros da febre amarela urbana.

    No Brasilatualmente, o maior número de casos humanos registrados são referentes ao ciclo urbano da doença.


ID
819547
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São bastonetes aeróbios curvos e móveis, dotados de um flagelo polar. Estes microrganismos causam problemas na saúde pública de diversos países há centenas de anos. A principal forma de contaminação é por meio do consumo de água ou de alimentos que contenham esses organismos. Os principais sintomas da infecção são náusea, vômitos e diarreia. A introdução está se referindo ao microrganismo conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Em primeiro lugar, bastonetes são bactérias. Então as alternativas a e d estão excluídas por serem protozoários. A alternativa e é vírus. E a alternativa c o nome já diz q são cocos e não bastonetes.
  • A doença citada na questão pode se apresentar de forma grave, incluindo náuseas, vômitos e diarreias. Se não tratado, esse quadro pode evoluir para desidratação, insuficiência renal e até um colapso circulatório. Tal doença é transmitida pelo Vibrio cholerae. O Vibrio cholerae é um bacilo Gram negativo, com flagelo bipolar, anaeróbio facultativo e produtor de endotoxina. Portanto, a alternativa correta é a (B).
  • A bactéria Vibrio cholerae é o agente causador da cólera.

     

  • teníase é uma verminose  causada por duas espécies de platelmintos , a Taenia solium e a Taenia saginata.


ID
819556
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A forma pulmonar da tuberculose é a mais comum e conhecida pela população, mas existem formas extrapulmonares que acometem um número significativo de pacientes . As
formas extrapulmonares, no Brasil, mais comuns, de acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde são:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (E) é a resposta.
  • comentario da banca:

    O SINAN é à base de dados do Ministério da Saúde, logo é por onde o órgão realiza parte de seu trabalho, seja na realização de pesquisas ou na elaboração de boletins informativos. Se considerarmos que no edital existia o seguinte item: Endemias; endemias importantes do Brasil; principais verminoses; protozooses e bacterioses brasileiras, o Ministério da Saúde se torna uma das referências para se determinar quais são as endemias brasileiras e quais bacterioses são importantes no Brasil. Assim, o “conteúdo” abordado pela questão está referenciado no trabalho realizado pelo Ministério da Saúde do nosso país, sendo assim parte do edital.
  • Letra: E

    A maioria das formas extrapulmonares acontece em órgãos sem condições ótimas de crescimento bacilar, sendo quase sempre de instalação insidiosa e evolução lenta. As formas mais freqüentes, com pequenas variações de posição em diferentes períodos e regiões, são pleural, linfática, osteoarticular, geniturinária e intestinal, embora praticamente qualquer local do organismo possa ser afetado pela doença. Até o momento, só não há descrição de tuberculose em unha e cabelo.
    Formas mais comum de tuberculose extrapulmonar:
    1- Pleural
    2- Ganglionar
    3- Osteoarticular
    4- Geniturinária
    5- Intestinal
    6- Peritonial
    7- Pericárdica
    8- Tuberculose do Sistema Nervoso Central
    9- Ocular 
    10- Cutânea


    Fonte: http://www.sopterj.com.br/tuberculose/curso/5.pdf
  • Apesar de comumente afetar os pulmões, o bacilo causador da tuberculose podem, teoricamente, se alojar em qualquer área do corpo. São os casos de tuberculose extrapulmonar. De acordo com dados do SINAN, as formas mais comuns de tuberculose extrapulmonar são a pleural (a pleura é a membrana que reveste os pulmões) e ganglionar (acomete os linfonodos). A tuberculose também pode acometer ossos, rins, intestino, dentre outros órgãos.


    Letra E correta.



ID
875170
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde o ano 2010, milhões de brasileiros estão sendo vacinados contra a gripe, dando um grande exemplo de cidadania e de compromisso com a saúde do país. Devemos nos lembrar, no entanto, que o vírus da gripe pode estar em muitos lugares e é preciso continuar prevenindo-se: lavando as mãos e cobrindo o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir e espirrar, por exemplo. Quanto mais prevenção, mais proteção. Dadas as assertivas,

I. A vacina polivalente, recentemente incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional de vacinação, é um único preparado que defende o organismo do contágio de cinco doenças: coqueluche, difiteria, tétano, Haemophilus influenza Tipo B e hepatite C.

II. No caso da gripe, por exemplo, os vírus Influenza sofrem mutações muito rapidamente; por isso, os anticorpos desenvolvidos pelo organismo num ano não previnem, necessariamente, contra o vírus do ano seguinte.

III. Nos vertebrados, a defesa contra os antígenos é feita basicamente por dois tipos de células do sistema imunológico que circulam no sangue conhecidas como glóbulos brancos ou leucócitos: os eosinófilos e os linfócitos.

IV. Os anticorpos são proteínas de defesa do organismo que entram em ação quando o antígeno ataca.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Item numero Um. o erro esta em dizer ''unico preparado''.

    item II..No caso da gripe, por exemplo, os vírus Influenza sofrem mutações muito rapidamente; por isso, os anticorpos desenvolvidos pelo organismo num ano não previnem, necessariamente, contra o vírus do ano seguinte. A questão esta certa pois os virus sofrem mutações devida a grande variações de replicações, pois são parasitas hospedeiros.

    Item III - 
    Nos vertebrados, a defesa contra os antígenos é feita basicamente por dois tipos de células do sistema imunológico que circulam no sangue conhecidas como glóbulos brancos ou leucócitos: os eosinófilos e os linfócitos, existem outras celulas como as NK ( serial killer) que fazem um importante papel de ''matar'' as celulas doentes (infectadas). item errado

    Item IV - esta correto - 
    Os anticorpos são proteínas de defesa do organismo que entram em ação quando o antígeno ataca. (agentes infecciosos)
  • As vacinas polivalente ou tetravalente previnem doenças como a coqueluche, difteria, tétano e Haemophilus influenza Tipo B, mas a hepatite C é uma doença ainda sem vacinação, item I falso. Os vírus da gripe apresentam taxa de mutações altíssimas e por isso, os anticorpos produzidos pelo corpo para um tipo de vírus, não necessariamente irão prevenir contra um novo tipo resultado de diversas mutações, item II correto. A defesa contra antígenos do organismo é realizada pelos glóbulos brancos, ou leucócitos. São eles os neutrófilos (fagocitam elementos estranhos), os eosinófilos (produzem histamina, fagocitam determinados elementos estranhos), os basófilos (produção de anticoagulante e histamina) e os linfócitos B e T que atuam na produção e anticorpos, item III falso. Os anticorpos são proteínas que interagem com antígenos específicos, atuando na defesa do organismo, item IV correto.


    Letra D correta.


  • Apesar de ter acertado, achei o item IV incompleto. 

    Antígenos e anticorpos são específicos. Isto quer dizer que cada antígeno estimula a produção de anticorpos direcionáveis apenas à sua própria molécula. Assim, cada anticorpo pode inibir ou neutralizar apenas o antígeno contra o qual ele foi criado.


ID
899689
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da

Alternativas
Comentários
  • O QUE ACONTECEU COM AS ALTERNATICAS??

    TOTALMENTE DIFERENTE!!!!! ARRUMA AI.

    EU FIQUEI MEIO CONFUSO NESSA QUESTÃO :(

  • a alternativa b , não esta correta também ?

  • Resolução: Ao serem imunizadas, as pessoas vacinadas desenvolveram células de memória

    capazes de responder rapidamente ao vírus HPV por meio da produção de anticorpos

    específicos


  • Ao ser vacinado, a pessoa tem estimulada a produção de anticorpos contra determinado agente, além de ter um primeiro contato com o agente invasor, nesse caso atenuado. Dessa forma, o corpo reage com a resposta imune, que envolve os macrófagos, primeiros a reconhecer o antígeno e os linfócitos, responsáveis pela produção de anticorpos e destruição de células anormais ou infectadas. Nesse combate, parte dos linfócitos produzidos é armazenada, se tornando o que chamamos de “células de memória”. Essas células especiais tem a capacidade de reconhecer agentes estranhos, e em caso de novo contato com aquele antígeno é possível iniciar uma resposta em curto intervalo de tempo, sendo esse o grande benefício da vacina anti-HPV. Marcamos a letra E.


  • Marcel, altas taxas do anticorpo só são encontradas quando o virus é detectado pelos globulos brancos

  • Letra correta E:pois após vacinada a pessoa apresentará células de memória  que facilitarão uma resposta secundária devido à imunimização, mas não quer dizer que tem elevadas taxas de anticorpos circulantes.

  • As vacinas são compostas de estruturas proteicas presentes nos agente patogênicos, ou em alguns casos do próprio organismo atenuados ou mortos. Quando essas substâncias entram em contato com o as células de defesa, geram ações de produção de anticorpos e ativando o mecanismo de memória imunológica, para que futuros contatos com esse mesmo agente ou com estrutura semelhante possa ser rapidamente combatido.

     

  • "A resposta imune primária se desenvolve quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez, havendo a produção de anticorpos e desenvolvendo células B de memória. Quando o indivíduo entra em contato pela segundo vez, a produção de anticorpos será muito mais rápida e eficiente, pois as células B de memória vão reconhecer o antígeno e produzir anticorpos ( resposta imune secundária, como nas vacinas)."

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/resposta-imunologica-humoral/1496

  • Letra E

    Todos nos sabemos que vacinas criam células de memoria, para que caso ocorra uma infecção com o vírus, a resposta seja imediata, fazendo com que a pessoa não chegue a sofrer os sintomas da doença.

  • Ao ser vacinado, a pessoa tem estimulada a produção de anticorpos contra determinado agente, além de ter um primeiro contato com o agente invasor, nesse caso atenuado. Dessa forma, o corpo reage com a resposta imune, que envolve os macrófagos, primeiros a reconhecer o antígeno e os linfócitos, responsáveis pela produção de anticorpos e destruição de células anormais ou infectadas. Nesse combate, parte dos linfócitos produzidos é armazenada, se tornando o que chamamos de “células de memória”. Essas células especiais têm a capacidade de reconhecer agentes estranhos, e em caso de novo contato com aquele antígeno é possível iniciar uma resposta em curto intervalo de tempo, sendo esse o grande benefício da vacina anti-HPV. Marcamos a letra E.

  • As células do sistema imunológico são extremamente organizadas, tendo cada uma sua função específica. Se o organismo entrar em contato com qualquer agente infeccioso, ele desenvolverá linfócitos especiais, que são chamados de células da memória, capazes de reconhecer esse agente infeccioso.

  • Afinal, essa é a função da vacina;

    Ocasionar a formação de células de memória imunológica para que a resposta de uma eventual infecção seja mais rápida e eficaz.

  • Cheirinho de tipo de questão que pode cair no ENEM 2021 ou próximos, se atentem!


ID
899797
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível fácil, exige conhecimentos sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e medidas preventivas para impedir sua reprodução. Tendo em vista que as fêmeas do mosquito botam seus ovos em água limpa e parada e suas larvas se desenvolvem aí, a melhor opção para impedir que isso aconteça é remover recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas e até mesmo caixas d’água destampadas.  Letra C correta.
  • SEM COMENTÁRIOS!

  • Tá de brincadeira quem errar uma questão dessa kkjk

  • Comentário da questão

    Campanhas de combate ao mosquito vetor da Dengue consistem na eliminação de possíveis criadouros do mosquito, um inseto aquático (fase larval vive na água), portanto, a remoção de recipientes que possam acumular água é uma forma de combatê-lo.

  • Letra C

    Basta saber os métodos preventivos contra a Dengue.

    Para evitar o mosquito da Dengue, é necessário remover recipientes que possam acumular agua, como: vasos, pneus, tampas de caixa de plástico ou qualquer coisa que possa acumular agua.

  • Questão de nível fácil, exige conhecimentos sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e medidas preventivas para impedir sua reprodução. Tendo em vista que as fêmeas do mosquito botam seus ovos em água limpa e parada e suas larvas se desenvolvem aí, a melhor opção para impedir que isso aconteça é remover recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas e até mesmo caixas d’água destampadas. Letra C correta.

  • "Não existe, ainda, vacina contra a dengue. Dessa

    maneira, a profilaxia (prevenção) da doença reside

    no combate aos vetores, isto é, aos mosquitos

    transmissores. Para tanto, devem ser tomadas as

    seguintes medidas: exterminar os locais utilizados

    pelo mosquito para sua reprodução e postura dos

    ovos, não deixando água no interior de garrafas, latas

    vazias, pneus velhos, etc.; tampar caixas-d’água,

    tanques, filtros e quaisquer reservatórios de água

    dentro ou fora de casa; evitar a manutenção de água

    nos pratos dos vasos de plantas; utilizar inseticidas e

    desinfetantes domésticos e usar telas protetoras em

    portas e janelas para impedir o acesso dos mosquitos

    ao interior das casas."

  • 95,39% de acertos.

    Deve ter sido a questão mais "fácil" de todos os tempos do ENEM.

  • Sério que isso foi uma questão do ENEM?

  • Você que acha que está questão é fácil e blá blá blá...

    Nos poupe do seu incrível puxa saquismo eu sei que o seu ego necessita disso, no entanto ajude os outros colegas que erraram está questão a achar a resposta e entender o problema.

    Infelizmente ou felizmente ninguém quer saber o quanto você é bom ou acha está questão fácil e sim entender a questão, se coloque no lugar do próximo, imagine uma pessoa que erra a questão abre os comentários e vê você menosprezando quem erra ou a questão, isso é desnecessário.

    A você que achou que eu peguei pesado nesta critica, perdoa-me visto que há momentos que não aguentamos mais nos depararmos com pessoas que vivem enchendo o próprio ego, sendo aqui um canal de questões com comentários direcionados a resoluções de questões.

    Enfim boa sequência a todos...


ID
949609
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O  uso  prolongado  de  lentes  de  contato,  sobretudo durante a noite, aliado a condições  precárias de higiene representam  fatores  de  risco  para  o  aparecimento de  uma  infecção  denominada  ceratite  microbiana, que  causa  ulceração  inflamatória  da  córnea.  Para interromper  o  processo  da  doença,  é  necessário tratamento  antibiótico.  De  modo  geral,  os  fatores  de risco  provocam  a  diminuição  da  oxigenação  corneana e  determinam  mudanças  no  seu  metabolismo,  de  um estado  aeróbico  para  anaeróbico.  Como  decorrência, observa-se a diminuição  no  número  e  na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à  invasão bacteriana.
CRESTA,  F.  Lente de contato e  infecção ocular.  Revista Sinopse de Oftalmologia. São
Paulo: Moreira Jr.,v.04,  n.04,  2002  (adaptado).


A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:

Alternativas
Comentários
  • A instalação de bactérias na córnea é facilitada pelo uso prologando de lentes de contato aliado à má higienização. Esses fatores de risco geram uma diminuição da oxigenação da córnea, o que induz a uma mudança no metabolismo bacteriano (de aeróbio para anaeróbio). Mas essa instalação se dá porque as bactérias são organismos que podem se reproduzir assexuadamente de maneira muito rápida e em grandes quantidades, ou seja, são gerados novos indivíduos geneticamente idênticos aos parentais. Além disso, a diversidade metabólica possibilita sua adaptação e crescimento tanto em ambientes aeróbicos como em ambientes anaeróbicos. Letra E correta.
  • O grupo das bactérias tem um grande poder de reprodução, pois elas o fazem pelo processo conhecido chamado de bipartição, além de terem a capacidade de realizarem suas atividades metabólicas em regiões aeróbicas (presença de oxigênio) e em regiões anaeróbicas (ausência de oxigênio)

    LETRA E

  • A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).

     

    Quanto à respiração, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias. Chamam-se aeróbias as que fazem uso do oxigênio. As anaeróbias vivem na ausência desse gás, e são encontradas principalmente no sedimento (fundo) de ambientes aquáticos. ou tbm na ferrugem (por expemplo a bacteria q vive lá, morre ao tocar no oxigenio por isso elas vivem em contante momento com a ferrugem, q libera oxigenio)

  • A questão apresenta alternativas que apresentam verdades a respeito das bactérias, mas é fundamental se atentar ao comando.

  • Letra E

    ...O avanço do processo infeccioso...

    Bacterias podem se reproduzir rapidamente, gerando um alto numero de indivíduos geneticamente idênticos em alta velocidade. E sabemos que Bacterias podem habitar ambientes aeróbicos e anaeróbicos.

  • A instalação de bactérias na córnea é facilitada pelo uso prologando de lentes de contato aliado à má higienização. Esses fatores de risco geram uma diminuição da oxigenação da córnea, o que induz a uma mudança no metabolismo bacteriano (de aeróbio para anaeróbio). Mas essa instalação se dá porque as bactérias são organismos que podem se reproduzir assexuadamente de maneira muito rápida e em grandes quantidades, ou seja, são gerados novos indivíduos geneticamente idênticos aos parentais. Além disso, a diversidade metabólica possibilita sua adaptação e crescimento tanto em ambientes aeróbicos como em ambientes anaeróbicos. Letra E correta.


ID
961687
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Estado confirmou as primeiras mortes por gripe H1N1 do interior paulista na região de São José do Rio Preto (438km de São Paulo) neste ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, uma pessoa morreu em Rio Preto e outra em Catanduva (385km de SP). A primeira morte do ano foi registrada na capital – a pasta não soube informar quando. Sobre o tipo de vírus da gripe H1N1 é correto classificá-lo como:

Alternativas

ID
961690
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O vírus influenza, causador da gripe, é uma partícula formada pelo seguinte tipo de material genético:

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE ACIDO NUCLÉICO VIRAL:

    • FITA SIMPLES de DNA (fsDNA); Ex: Parvovírus

    • FITA DUPLA de DNA (fdDNA); Ex: Adenovirus; Herpesvirus; Poxvirus; Papovavirus.

    • FITA SIMPLES de RNA (fsRNA); Ex: vírus influenza.

    • FITA DUPLA de RNA (fdDNA). Ex: rotavírus.

    Alternativa correta: A


ID
975373
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Gripe A, causada pelo vírus Influenza A (H1N1), tem sido relacionada com a Gripe Espanhola, pandemia ocorrida entre 1918 e 1919. No genoma do vírus Influenza A, há dois genes que codificam proteínas de superfície, chamadas de Hemaglutinina (H) e Neuraminidase (N), das quais existem, respectivamente, 16 e 9 tipos.

Com base nessas informações, analise as afirmações:

I. O número de combinações de proteínas de superfície do vírus Influenza A é 25, o que dificulta a produção de medicamentos antivirais específicos.

II. Tanto na época atual quanto na da Gripe Espanhola, as viagens transoceânicas contribuíram para a disseminação do vírus pelo mundo.

III. O sistema imunológico do indivíduo reconhece segmentos das proteínas de superfície do vírus para combatê-lo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Como existem 16 formas da proteína H e 9 formas da proteína N, as combinações possíveis se dariam pelo produto de ambas (16 x 9), ou seja, 144 resultados diferentes (item I falso). As viagens entre continentes contribuíram e contribuem até os dias de hoje para a disseminação de doenças como a gripe, afinal, sua forma de contágio é muito simples: através de secreções do trato respiratório, como espirros e perdigotos (item II correto). O sistema imunológico atua na medida que reconhece os antígenos através de suas proteínas de superfície (item III correto). 

    Letra D correta.
  • I - Incorreta - Combinação entre 2 elementos com 16 e 9 tipos = 16 x 9 = 144

    II - Correta

    III - Correta

    Fuvest 2023


ID
986935
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As cianobactérias são organismos frequentemente encontrados no ambiente aquático. Esses organismos:

Alternativas

ID
1019899
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Microorganismos causadores de toxinfecções são em geral divididos em dois grupos:

I. Infecções; cepas de Salmonella, Campylobacter jejuni e Escherichia coli patogênicas.

II. Intoxicações; Bacillus cereus, Sataphylococcus aureus e Clostridium botulinum.

Desta forma, assinale a alternativa errada, quanto à informação do processo da doença causada ou seus sintomas

Alternativas
Comentários
  • infecções virais nao ! isto e bacteriana


ID
1019917
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) classificou em 3 categorias os organismos utilizados em bioterrorismo. A categoria A engloba os organismos de mais alta prioridade, facilmente disseminados ou transmitidos de pessoa para pessoa, causadores de alta mortalidade, com potencial para maior impacto na saúde, causam caos social e pânico público e demandam a ação/intervenção dos serviços de saúde pública. Assinale o item que esse texto identifica:

Alternativas
Comentários
  • Só acertei por causa do Antrax.   :P

  • Categorias de armas biológica e bioterrorismo do CDC:

    http://emergency.cdc.gov/bioterrorism/overview.asp

  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfL3UAD/bioterrorismo

  • Alternativa C

    Os agentes da categoria A são os únicos suspeitos de serem ameaças bioterroristas viáveis. Os agentes que são classificados como “Classe A” (Bacillus anthracis, Virus Varíola, Yersinia pestis, Clostridium botulinum, Francisella tularensis e Febres hemorrágicas) são definidos como classe A, por alguns critérios que incluem: Elevada morbidade e mortalidade; são transmitidos de pessoa para pessoa; possuir baixa dosagem infecciosa; serem altamente infectante ao ser disseminado em forma de aerosol; não exista vacina contra o agente ou que esta tenha disponibilidade limitada; potencial de produção em larga escala e permanecerem estáveis no meio ambiente.

  • O Antharax não é passado de pessoa p/pessoa não :/

  • Category A

    Definition

    The U.S. public health system and primary healthcare providers must be prepared to address various biological agents, including pathogens that are rarely seen in the United States. High-priority agents include organisms that pose a risk to national security because they

    can be easily disseminated or transmitted from person to person;

    result in high mortality rates and have the potential for major public health impact;

    might cause public panic and social disruption; and

    require special action for public health preparedness.

    .

    Agents/Diseases

    Anthrax (Bacillus anthracis)

    Botulism (Clostridium botulinum toxin)

    Plague (Yersinia pestis)

    Smallpox (variola major)

    Tularemia (Francisella tularensis)

    Viral hemorrhagic fevers, including

    Filoviruses (Ebola, Marburg)

    Arenaviruses (Lassa, Machupo)

    .

    .

    Category B

    Definition

    Second highest priority agents include those that

    are moderately easy to disseminate;

    result in moderate morbidity rates and low mortality rates; and

    require specific enhancements of CDC’s diagnostic capacity and enhanced disease surveillance.

    .

    Agents/Diseases

    Brucellosis (Brucella species)

    Epsilon toxin of Clostridium perfringens

    Food safety threats (Salmonella species, Escherichia coli O157:H7, Shigella)

    Glanders (Burkholderia mallei)

    Melioidosis (Burkholderia pseudomallei)

    Psittacosis (Chlamydia psittaci)

    Q fever (Coxiella burnetii)

    Ricin toxin from Ricinus communis (castor beans)

    Staphylococcal enterotoxin B

    Typhus fever (Rickettsia prowazekii)

    Viral encephalitis (alphaviruses, such as eastern equine encephalitis, Venezuelan equine encephalitis, and western equine encephalitis])

    Water safety threats (Vibrio choleraeCryptosporidium parvum)

    .

    .

    Category C

    Definition

    Third highest priority agents include emerging pathogens that could be engineered for mass dissemination in the future because of

    availability;

    ease of production and dissemination; and

    potential for high morbidity and mortality rates and major health impact.

    Agents

    Emerging infectious diseases such as Nipah virus and hantavirus

    .

    Fonte: https://emergency.cdc.gov/agent/agentlist-category.asp

     

  • Catapora - Variola major?????


    Catapora é o nome popular da doença causada pela Varicela Zoster, um Herpesvirus

    Variola major é uma das espécies de Poxyvirus que causam Varíola, doença muito mais servera.


    entendi foi é nada...


ID
1021996
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1930, a fim de ajudar a libertar a Índia do domínio britânico, Mahatma Gandhi propôs uma marcha não-violenta protestando contra o imposto de sal britânico, dando continuidade aos pedidos de Gandhi para a desobediência civil. O imposto sobre o sal, essencialmente, tornou ilegal vender ou produzir sal, permitindo um completo monopólio britânico. Desde que o sal é necessário na dieta diária de todos, a Índia inteira foi afetada. O imposto sobre o sal tornou ilegal para os trabalhadores recolher livremente o seu próprio sal a partir das costas da Índia, obrigando-os a comprar o sal que não tinham como pagar.
(Brown, Judith M., The Short Modern History of the Modern World. New York; Oxford University Press, 1994, traduzido)

Além da necessidade diária da ingestão de sal, Gandhi também utilizava o mineral para lavar o chão das casas como medida profilática contra o cólera e outras doenças.
Baseado nos fatos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Ao lavar o chão das casas com sal, estamos tornando o meio hipertônico, ou seja, com grande concentração de soluto. Sendo assim, os possíveis patógenos não sobreviveriam, pois sua célula, hipotônica em relação ao meio, perderia água por osmose. Caso o organismo em questão tenha parede celular, a célula ficará murcha a ponto da membrana celular se desligar da parede, esse processo é chamado de plasmólise.



    Letra B correta.


  • Quando uma bactéria entra em contato com o sal, a parte externa dela fica

    hipertônica (muito salgado) e o interior é hipotônico (pouco sal) em relação

    ao exterior. A bactéria, para equilibrar isso, começa a jogar água para fora para

    tentar dissolver o sal. Com isso ela fica desidratada e morre.

  • LETRA A

    o transporte faz referencia à bomba de sódio e potássio, que é uma fora de transporte ATIVO

    LETRA B

    o colega abaixo respondeu

    LETRA C

    essa foi PEGADINHA a bomba de sódio e potássio é a entrada somente do postássio, o sódio fica do lado de fora

    LETRA D

    não sei nem oq comentar dessa kkkk


ID
1025353
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pesquisador pretende manter uma cultura de células e infectá- las com determinado tipo de vírus, como experimento. Assinale a alternativa que contém a recomendação e a justificativa corretas a serem tomadas como procedimento experimental.

Alternativas

ID
1065343
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A contaminação pelo vírus da rubéola é especialmente preocupante em grávidas, devido à síndrome da rubéola congênita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformações congênitas. Devido a campanhas de vacinação específicas, nas últimas décadas houve uma grande diminuição de casos de rubéola entre as mulheres, e. a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e têm dado maior enfoque à vacinação de homens jovens.

BRASIL, Brasil livre da rubéola: campanha nacional de Vacinação para eliminação da rubéola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adaptado).


Considerando a preocupação com a ocorrência da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque à vacinação dos homens, porque eles

Alternativas
Comentários
  • A rubéola por ser um vírus pode ser transmitida em contato com pessoas contaminadas. Como os casos de mulheres que pegam essa doença diminuiu, os esforços agora foram intensificados para os homens e jovens, que são as pessoas mais próximas a mulheres que poderiam ser contaminadas. E, com isso, evitam a transmissão para as suas companheiras em caso delas estarem em período de gestação.

    RESPOSTA LETRA B

  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!! olhou a questão e bateu o desespero?

    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não...

    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    Homens contaminados pela rubéola não são capazes de transmitir a doença diretamente para o feto, tampouco há maior exposição dos homens ao vírus ou maior suscetibilidade, e não há transferência de imunidade, mas um homem contaminado pode infectar uma mulher grávida com a rubéola, que poderá ser transmitida ao feto por via congênita.

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: transmitem o vírus a mulheres gestantes.


    Errou? Acertou?

    Tem algum macete para resolver mais rápido?

    Curti aqui e me fala... 
     

  • Rubéola-----virose

    Vírus causador-----'Rubivirus'

    vetor ou transmissor-----pessoas contaminadas

    Contágio------por gotículas respiratórias do ar,tosse ou espirro.

    Sintomas------febre,dor de cabeça,manchas avermelhadas na pele

    Profilaxia e prevenção-------evitar contado com pessoas contaminadas,uso de substancias antissépticas.E uso da vacina que consistir suscitar o sistema imunológico a criar anticorpos específicos para combater o vírus,

    Logo como a situação problema afirmou que esse caso nas mulheres são reduzidos.È preciso dá enfoque a vacinação aos homens,uma vez que é uma doença contagiosa.

  • Letra B

    A Rubéola por ser um vírus pode ser transmitida em contato com pessoas contaminadas. Como os casos de mulheres que pegam a doença diminui, os esforços agora foram intensificados para os homens e jovens, que são pessoas mais próximas a mulheres que poderiam ser contaminadas. E, com isso, evitam a transmissão para as suas companheiras em caso delas estarem em período de gestação.

  • Meu questionamento é o seguinte - se as mulheres estão vacinadas, apresentam células de memória para atacarem o vírus num possível contato. Como que os homens podem então transmitir o vírus para quem já recebeu a vacina? Única explicação plausível, seria que durante a gravidez, devido as alterações hormonais, o risco aumenta.

    Acho que falta alguma coisa nesse texto ai

  • Letra B

    O enunciado nos mostra que as campanhas de vacinação das mulheres das últimas décadas deram certo, pois, houve redução dos casos de rubéola entre as mulheres. Agora o foco da campanha é vacinar os homens.

    Isso ocorre porque os homens também podem infectar as mulheres, e pra garantir que nenhuma mulher terá a rubéola precisa-se que ninguém possa transmiti-la às mulheres, portanto, os homens precisam ser vacinados também.

    A - Incorreta, todos estão expostos ao vírus, tanto às mulheres vacinadas quanto os homens.

    C - Incorreta, não há como um homem passar a infecção para um feto que está sendo gestado no corpo de uma mulher. Apenas a mulher pode passar infecções para o feto.

    D - Incorreta, não há referência à transmissão de imunidade contra à rubéola entre homens e mulheres.

    A letra E não faz sentido, a suscetibilidade de homens e mulheres costuma ser idêntica, isso só muda quando um dos dois toma a vacina.

  • Se o INEP quiser me pagar, eu elaboro questões mais criativas que essa daí


ID
1102927
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vírus podem, de maneira indiscriminada, infectar as células humanas e serem transmitidos de pessoas para pessoas. É o caso por exemplo, dos vírus da hepatite. Sobre a hepatite, leia as afirmativas abaixo e julgue verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) A Hepatite A (causada pelo vírus HAV) e a Hepatite E (causada pelo HEV) multiplicam-se, inicialmente nas células intestinais e, em seguida, espalham-se pelos rins, baço e fígado. A forma mais comum da doença é subclínica sendo seus sintomas despercebidos, exceto nos casos mais severos.

( ) O Hepadnavírus, causador da Hepatite B, é um vírus de DNA, de cadeia dupla, envelopado. Os pacientes portadores desse tipo de virose podem desenvolver hepatopatia crônica. O contágio se dá, principalmente, por transfusão sanguínea e outros fluidos corporais (saliva, leite, sêmen) contaminados.

( ) O vírus Hepatitis C (HCV) é um RNA envelopado de cadeia simples (+). Casos graves podem evoluir a uma hepatopatia crônica, provocando lesões graves no fígado. A forma mais comum de transmissão é o contato sexual. Contudo, a transmissão vertical de mãe para o feto pode ser observada por meio de lesões hemorrágicas na placenta.

( ) O HDV, causador da Hepatite D, geralmente está associado ao vírus da Hepatite B (HBV). A doença tem sido diagnosticada em várias partes do mundo, inclusive na região amazônica na forma endêmica. Os pacientes diagnosticados para HDV, geralmente, apresentam uma associação ao HBV. Os sintomas mais comuns são anorexia, hipertermia e dores articulares.

( ) A Hepatite tipo A (HAV) e Hepatite E (HEV) são transmitidas ao homem por meio do consumo de alimentos e água contaminados. Normalmente, o vírus está alojado nas fezes de seu portador. Não existe, ainda, tratamento curativo para esse tipo de patologia. Deve-se evitar contato com pessoas doentes. Uma medida preventiva importante é o tratamento de água e outra medidas de saneamento básico.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
1119814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos micro-organismos que causam infecções, julgue o item a seguir.

A divisão binária é um modo de divisão celular de bactérias em que o conteúdo genético bacteriano presente no núcleo é dividido igualmente entre as células filhas.

Alternativas
Comentários
  • É o mesmo que divisão assexuada.

  • Errado.
    Na divisão de bactérias ocorre a mitose, ou seja, o conteúdo genético permanece o mesmo.

  • O MATERIAL GENÉTICO NÃO SE DIVIDE, SE DUPLICA.

  • Errado. Primeiro porque bactérias são procariontes => não possuem carioteca e portanto não há núcleo; o material genético é disperso no citoplasma. Segundo, a reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade, com a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células.

    fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera3.php

  • Primeiro: bactérias não apresentam núcleo. Segundo: o conteúdo genético não divide-se, duplica-se.
  • Fissão binária: processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” (com o mesmo DNA ou material genético da "célula-mãe"). Bactérias não possuem núcleo o que faz a questão estar errada.


ID
1119817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos micro-organismos que causam infecções, julgue o item a seguir.

As bactérias autotróficas alimentam-se principalmente da matéria orgânica que conseguem por meio da decomposição de organismos mortos, sendo chamadas de decompositoras ou saprófitas.

Alternativas
Comentários
  • Bactérias autotróficas produzem o seu próprio alimento.

  • Errado. As bactérias autotróficas fabricam o próprio alimento por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese.


ID
1119820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos micro-organismos que causam infecções, julgue o item a seguir.

As bactérias gram-negativas apresentam como constituintes da parede celular o ácido teicoico juntamente com o peptideoglicano.

Alternativas
Comentários
  • O ácido teicoico é encontrado na parede celular de bactérias Gram-positivas.

  • Nas bactérias Gram-positivas, além da camada de peptidioglicano encontramos ácidos teicóicos que podem representar até 50% da massa seca da parede. Os ácidos teicóicos têm sido divididos em dois tipos: ácido teicóico e ácido lipoteicóico que, apesar de serem encontrados ao longo da parede, encontram-se intimamente ligados à fração lipídica da membrana plasmática; . A função dos ácidos teicóico e lipoteicóico é de facilitar a ligação e regulação de entrada e saída de cátions na célula; regular a atividade das autolisinas durante o processo de divisão celular; constituir sítios receptores de bacteriófagos; servir de sítio de ligação com o epitélio do hospedeiro em algumas células patogênicas; constituir importantes antígenos celulares tornando possível a identificação sorológica de muitas bactérias Gram-positivas. Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/1109978/morfologia-bacteriana

     


ID
1119823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos micro-organismos que causam infecções, julgue o item a seguir.

Bactérias flageladas apresentam em sua superfície uma proteína chamada flagelina, reconhecida por receptores do tipo Toll 5 (TLR5) na resposta imunológica inata.

Alternativas
Comentários
  • Os receptores tipo TLR5 são específicos para o flagelo bacteriano.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Receptores_do_tipo_Toll

  • Os receptores do tipo Toll (TLR: toll-like receptors) são uma família de proteínas transmembrânicas de tipo I que formam uma parte do sistema imunológico inato. Monócitos,macrófagos e neutrófilos fagocitam patógenos microbianos e estimulam a resposta de citocinas dando como resultado o desenvolvimento da imunidade inata ou natural, a resposta inflamatória e medeiam a efetiva imunidade adaptativa. Sua função, em resumo, é o reconhecimento do patógeno e a estimulação da resposta imunológica contra agentes patológicos.

    Diferentes antígenos são reconhecidos por diferentes TLRs:

    -TLR1: lipopeptídeos bacteriano

    -TLR2: peptídeoglicanos

    -TLR3: dsRNA (RNA dupla fita)

    -TLR4: lipopolissacarídeos; ácidos lipoteicóico

    -TLR5: flagelo bacteriano

    -TLR6: diacil-lipopeptídeos;

    -TLR7: ssRNA (RNA simples fita, regiões ricas em uracila)

    -TLR8 ssRNA (RNA simples fita, regiões ricas em guanina)

    -TLR9: CpG DNA

    Fonte: Wikipedia


ID
1119826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às armas biológicas, julgue o item subsequente.

A varíola é causada pelo Orthopoxvirus variolae, um vírus de DNA, pertencente ao gênero orthopoxvirus, considerado o agente biológico mais devastador para a prática de bioterrorismo.

Alternativas
Comentários
  • A varíola causada pelo virus Orthopoxvirus variolae também pode ser usada como arma biológica de grande impacto, pois hoje a vacinação em massa não é mais feita e poucas pessoas estão imunizadas. Além do uso por terroristas, a varíola corre o risco de ser utilizada como arma militar.

    http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/02/virus-da-variola-na-mira/

  • O vírus da varíola é um vírus de DNA, um dos maiores vírus conhecidos. O fato de seu material genético ser de DNA dupla fita foi determinante no sucesso da vacinação, uma vez que o vírus não muta muito e é bem suscetível à vacina. Surgiu na África, mais ou menos em 10 mil a.C., de um vírus que provavelmente veio do camelo (!). Fonte http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/06/variola_uma_das_maiores_pandem/

  • Foi só eu que marquei Errado por conta do final da afirmativa que diz que o vírus é o " mais devastador para a prática de bioterrorismo".

     

  • "considerado o agente biológico mais devastador para a prática de bioterrorismo" acho um exagero sem tamanho, pois com o tanto de agentes biológicos existentes e a quantidade de pesquisas mantidas em segredo, não há como garantir que esse é o mais. Deveria ser Errado o gabarito. Aliás, o gabarito preliminar dessa questão foi dado como errado e após recurso o Cespe resolveu alterar para Certo.

  • Varíola representa uma ameaça séria para todas as populações civis, uma vez que a sua taxa de fatalidade ronda os 30%, ou mais entre pessoas não vacinadas, e devido a ausência de terapia específica.

    Apesar da doença ter sido desde sempre considerada a doença mais devastadora de todas as doenças infecciosas, o seu potencial de devastação hoje em dia é ainda maior do que anteriormente.

    Fonte: Portal São Francisco


ID
1119829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às armas biológicas, julgue o item subsequente.

Os agentes biológicos utilizados como armas são organismos vivos ou material infeccioso derivado deles, os quais causam doenças ou mortes em homens, animais e plantas ao multiplicarem-se no ser infectado.

Alternativas

ID
1119832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às armas biológicas, julgue o item subsequente.

Antraz é causado pelo esporo do Bacillus anthracis, uma bactéria não móvel gram-positiva.

Alternativas
Comentários
  • Como outras espécies de bacilos, B. anthracis tem forma de bastonete e é Gram positiva.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacillus_anthracis

  • Os bacillus em sua maioria são móveis (peritríquios), exceto Antracis que é IMÓVEL, ou seja, sem flagelo.


ID
1119835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às armas biológicas, julgue o item subsequente.

Clostridium botulinum é um bacilo gram-negativo, aeróbio, formador de esporos, que produz uma potente neurotoxina que causa paralisia dos músculos estriados esqueléticos e lisos ao interferir na liberação da acetilcolina na junção neuromuscular.

Alternativas
Comentários
  • O Clostridium botulinum é um bacilo gram-positivo e anaeróbio.

  • Clostridium Botulinum, bactéria anaeróbia em forma de bastonete, Gram positiva, responsável por causar a doença do Botulismo. É uma doença com 3 origens principais: alimentar, causada pela ingestão de alimentos que contém a toxina; infantil, causada pela ingestão de esporos da bactéria que crescem no intestino da criança e produzem a toxina, geralmente provenientes de mel; e por ferimento, onde a toxina é produzida dentro de uma ferida infectada. A toxina botulínica bloqueia a liberação de acetilcolina nas junções neuromusculares e causa paralisia muscular flácida reversível. Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABapUAI/clostridium-botulinum

  • Na verdade é uma bactéria anaeróbia em forma de bastão, Gram positiva.


ID
1119838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às armas biológicas, julgue o item subsequente.

A peste é causada pela Yersinia pestis, membro da família Enterobacteriaceae, sendo classicamente transmitida pela picada de pulgas infectadas, o que resulta em formas variadas da doença, entre elas a peste bubônica, a séptica e a pneumônica.

Alternativas
Comentários
  • A peste é desencadeada nas pessoas e nos animais pela bactéria Yersinia pestis, membro da família Enterobacteriaceae. Diferenciam-se quatro manifestações de peste: a Peste Bubônica (do grego bubo), a Peste Séptica, a Peste Pneumônica, bem como a Peste Abortiva.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Yersinia_pestis

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_(doen%C3%A7a)

  • A doença de Yersina pestis pode ser transmitida também através via aerossol, mas é raro.


ID
1151812
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante fez a seguinte descrição de um ser vivo: "organismo unicelular, com genoma disperso pelo citoplasma, ausência de compartimentos membranosos, autotrófico, utilizando energia luminosa como fonte primária.” Utilizando conhecimentos sobre as características dos seres vivos, a descrição feita pelo estudante é de um(a)

Alternativas
Comentários
  • c) bactéria.


    Organismo unicelular, procarionte, isolado ou colonial, pertencente ao reino Monera. Não filtrável, que tem uma membrana lipoproteica revestida por uma parede rica em polissacarídeos, que envolve um citoplasma onde se encontra seu material genético constituído  por uma molécula circular de DNA. Ausência de compartimento membranoso,até mesmo do núcleo. Autotróficos (são seres fotossintetizantes produzindo o seu próprio alimento). E algumas bactérias captam energia da luz solar e a transformam em energia química.

  • Questão está com a resposta errada, porque as bacterias que são autotofras são quimiossintetizantes =pois  elas produzem seu alimento através da quimiofermentação e não através da fotossíntese, quem os faz as algas azuis ou cianoficias que são também moneras,ou seja gabarito letra a)

  • Pegadinha, pois as cyanobactérias são conhecidas como "algas azuis"


  • é bactéria e acabou!

    não venham atrapalhar meu chute certeiro. ;)

  • é algas. como assim?

  • Monera, procariota. Só pode ser bactéria.

ID
1153642
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Seres vivos que não apresentam envoltório nuclear (ou cario­teca), com material genético disperso no citoplasma, e consi­derados os mais simples na escala evolutiva, são:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que, ao contrário do protozoário, que possui diversos componentes em seu corpo, como vacúolo digestivo, as bactérias basicamente são uma única célula simples ambulante, com materiais genéticos básicos. Exemplo: Cromossomos, Ribossomos, Plasmalema (Membrana Plasmática), entre outros.

    Fonte: Google imagens.

  • O enunciado da questão trata-se dos seres PROCARIONTES:

    Procariontes, procariotas ou procariotos (grego transliterado: pro, anterior, antes, primeiro, primitivo - karyon, noz ou amêndoa - núcleo = Nucleo Primitivo) são organismos unicelulares na sua vasta maioria e que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.

    Os protozoários são seres eucariontes, portanto apresentam o núcleo individualizado e envolto por uma membrana nuclear. Já, as bactérias são classificadas como procariontes por não apresentarem núcleo individualizado, seu material genético está disperso no citoplasma. Essa diferença é tão importante que os colocou em reinos diferentes.

    As células das plantas e dos animais indiscutivelmente possuem envoltorio nuclear.

    A dúvida poderia até estar a respeito dos fungos, mas estas os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose.

    Gabarito: B

  • b) as bactérias.


    Célula Procariótica: célula pobre em estruturas membranosas, não possuindo, portanto, carioteca (membrana nuclear) ficando todo o conteúdo nuclear disperso no citoplasma. A única organela encontrada em seu interior são os ribossomos que são responsáveis pela produção de proteínas. São procariontes os organismos do Reino Monera: bactérias e cianobactérias (chamadas antigamente de cianofíceas). 


ID
1205425
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 15, analise as possibilidades de completar corretamente o texto abaixo, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

Nosso país está mobilizado nas campanhas de vacinação contra o sarampo e o papilomavírus humano (HPV). A vacinação contra o sarampo é destinada a crianças de seis meses até quatro anos de idade. Já a imunização contra o HPV é indicada para meninas de 11 a 13 anos. Ambas as doenças são

( ) causadas por infecções virais.
( ) combatidas com o uso de antibióticos.
( ) mais frequentes em regiões de clima tropical.
( ) transmitidas pelo contato direto com pessoas infectadas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Antibióticos são usados em doenças causadas por bactérias.
    O clima não é um determinante na proliferação de tais doenças.




ID
1207750
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O grupo dos vírus é bastante heterogêneo, tanto por sua composição biomolecular externa como interna.

Nos grupos de vírus que apresentam RNA como material genético, tal ácido nucleico

Alternativas
Comentários

ID
1207810
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os rotavírus formam um grupo de vírus com elevada importância sanitária nas criações de bovinos, caprinos e suínos, pois, além de gerar perdas econômicas nessas criações, podem ainda infectar seres humanos, principalmente crianças, ocasionando graves gastroenterites.

Para a multiplicação desses vírus em laboratório, são necessárias células-­alvo hospedeiras, obtidas a partir

Alternativas
Comentários
  • (E) Do cultivo de células embrionárias ou cancerígenas.


ID
1235197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1977, o cientista norte-americano Carl Woese revolucionou a árvore da vida, diagrama que representa a relação evolutiva entre as espécies, ao propor um novo domínio, os Archaea. Pensava-se que esse conjunto de espécies eram bactérias, mas C. Woese mostrou que é um grupo independente e, a nível evolutivo, tão próximo da bactéria Escherichia coli como de um cogumelo ou de um pinguim. C. Woese considerou, em seus estudos, o sequenciamento do RNA ribossomal dos seres vivos.

Internet: < www.publico.pt > (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

Archaea e bactérias não possuem carioteca e organelas membranosas, portanto são classificadas como seres procariontes.

Alternativas
Comentários
  • Respsota: Certa

    Os domínios Archea e Bactérias são procariontes e o domínio Eucarya é eucariontes.

  • Archeas e bactérias são procariontes e seres procariontes não possuem carioteca

  • Showww.

  • A principal característica das células procariontes é que seu material genético não está envolto a uma membrana nuclear. As células procariontes não possuem organelas membranosas a exemplo do retículo endoplasmático, mitocôndria e complexo golgiense.


ID
1235200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1977, o cientista norte-americano Carl Woese revolucionou a árvore da vida, diagrama que representa a relação evolutiva entre as espécies, ao propor um novo domínio, os Archaea. Pensava-se que esse conjunto de espécies eram bactérias, mas C. Woese mostrou que é um grupo independente e, a nível evolutivo, tão próximo da bactéria Escherichia coli como de um cogumelo ou de um pinguim. C. Woese considerou, em seus estudos, o sequenciamento do RNA ribossomal dos seres vivos.

Internet: < www.publico.pt > (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

Archaeas são ancestrais das atuais bactérias e, por serem espécies antigas, estão adaptadas a diversos ambientes inóspitos.

Alternativas
Comentários
  • Apesar do nome Archeas (que quer dizer 'antigo') esses indivíduos são considerados mais próximos dos eucariontes, ou seja, apresentam uma morfologia que parece ser derivada das bactérias. O resto da afirmação está correto, de fato são adaptadas à ambientes inóspitos.

  • Resposta: Errado

    As Archeas não são ancestrais das bacterias. Entretanto são adaptadas a diversos ambientes inospitos.

  • Archaea não está em posição de originar Bacteria. Todos derivam de um mesmo ancestral comum. Muitos estudos concluíram que as Archaea tem características sim de Eukarya e também de bactérias , porém não deixam de ter características únicas, peculiares. Por isso estão em grupo separado dos demais e atualmente recebem esta nomenclatura apenas.


ID
1317676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos mecanismos de transferência gênica, julgue os itens subsecutivos.

Os mecanismos de transferência gênica possibilitam a seleção de indivíduos adaptados a novos nichos e impulsionam a evolução dos procariotos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A transferência gênica em procariotos pode ocasionar adaptação deles em outros ambientes, contribuindo para sua evolução.

  • Gabarito CERTO


    Ao ocorrer mutações genéticas, a transferência gênica entre procariotos pode repassar tais genes que conferem vantagens adaptativas a novos ambientes.



ID
1317730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à microbiologia, julgue os itens a seguir.

As bactérias Staphylococcus aureus, classificadas como gram-positivas, apresentam-se na forma de cocos, são imóveis, não formam esporos e comportam-se como microrganismos anaeróbios e mesófilos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, com ressalvas.

    As bactérias Staphylococcus aureus são microrgamismos anaeróbios facultativos, uma vez que podem usar oxigênio para seu crescimento. Elas não são anaeróbias estritas, como implicitou a questão.

  • https://www.quali.pt/microbiologia/482-staphylococcus-aureus

     


ID
1317760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à biologia dos vírus, julgue os seguintes itens.

Para que haja infecção viral, é necessária a compatibilidade entre as glicoproteínas virais e os receptores celulares do hospedeiro.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Exemplo é o vírus HIV, ele possui compatibilidade de suas proteínas com os receptores celulares dos linfócitos CD4.


ID
1317763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à biologia dos vírus, julgue os seguintes itens.

Além do capsídeo, alguns vírus são dotados de envelope externo, normalmente rico em proteínas e carboidratos e pobre em lipídios.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Os vírus que possuem envelope podem ter lipídios na composição deste.

  • "Certos tipos de vírus apresentam, além do nucleocapsídio, o envelope viral, um envoltório lipoproteico formado por fragmentos da membrana plasmática da célula hospedeira".

    Fonte: Biologia Moderna Amabis e Martho.

  • Os vírus possuem uma organização bem mais simples do que as das células. Possuem basicamente apenas um ácido nucleico, DNA ou RNA, envolvidos por uma capa proteica (capsídeo) e em alguns casos de vírus possuem um envoltório lipoproteico denominado envelope.


ID
1317766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à biologia dos vírus, julgue os seguintes itens.

Os vírus são inseridos no cladograma geral dos organismos celulares com base no padrão arbóreo e ramificado em linhagens devido à ancestralidade comum entre eles.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Vírus são acelulares, logo, não faz sentido colocá-los em um cladograma de organismos celulares.

  • COMENTÁRIO DESATUALIZADO

    Art. 112. A pena privativa de liberdade será executada em forma progressiva com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos:    

    I - 16% (dezesseis por cento) da pena, se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça;    

    II - 20% (vinte por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça;    

    III - 25% (vinte e cinco por cento) da pena, se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça;     

    IV - 30% (trinta por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça;     

    V - 40% (quarenta por cento) da pena, se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário;    

    VI - 50% (cinquenta por cento) da pena, se o apenado for:     

    a) condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se for primário, vedado o livramento condicional;     

    b) condenado por exercer o comando, individual ou coletivo, de organização criminosa estruturada para a prática de crime hediondo ou equiparado; ou     

    c) condenado pela prática do crime de constituição de milícia privada;     

    VII - 60% (sessenta por cento) da pena, se o apenado for reincidente na prática de crime hediondo ou equiparado;     

    VIII - 70% (setenta por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime hediondo ou equiparado com resultado morte, vedado o livramento condicional.     

  • COMENTÁRIO DESATUALIZADO

    Art. 112. A pena privativa de liberdade será executada em forma progressiva com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos:    

    I - 16% (dezesseis por cento) da pena, se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça;    

    II - 20% (vinte por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça;    

    III - 25% (vinte e cinco por cento) da pena, se o apenado for primário e o crime tiver sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça;     

    IV - 30% (trinta por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime cometido com violência à pessoa ou grave ameaça;     

    V - 40% (quarenta por cento) da pena, se o apenado for condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, se for primário;    

    VI - 50% (cinquenta por cento) da pena, se o apenado for:     

    a) condenado pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se for primário, vedado o livramento condicional;     

    b) condenado por exercer o comando, individual ou coletivo, de organização criminosa estruturada para a prática de crime hediondo ou equiparado; ou     

    c) condenado pela prática do crime de constituição de milícia privada;     

    VII - 60% (sessenta por cento) da pena, se o apenado for reincidente na prática de crime hediondo ou equiparado;     

    VIII - 70% (setenta por cento) da pena, se o apenado for reincidente em crime hediondo ou equiparado com resultado morte, vedado o livramento condicional.     


ID
1317769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à biologia dos vírus, julgue os seguintes itens.

Os vírus de RNA que apresentam fita simples de senso negativo possuem genoma com sequência complementar à sequência do RNA mensageiro.

Alternativas
Comentários
  • O RNA do virion tem sentido negativo (complementar ao do RNAm) e precisa portanto ser copiado no RNAm complementar de sentido positivo para que as proteínas possam ser feitas.


ID
1364389
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo para responder a questão.

Clostridium e Bacillus constituem uma forma morfológica
quando as condições são desfavoráveis. Caso as condições
melhorem, essa forma germina liberando uma nova célula.

É correto afirmar que os gêneros citados formam, em condições adversas,

Alternativas
Comentários
    1. Endósporo é uma estrutura dormente, dura, e não-reprodutiva produzida por um número pequeno de bactérias do grupo Firmicutes. A função primária da maioria dos endósporos é garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de "stress" ambiental.

    2. Endósporo – Wikipédia, a enciclopédia livre

      pt.wikipedia.org/wiki/Endósporo



ID
1364392
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo para responder a questão.

Clostridium e Bacillus constituem uma forma morfológica
quando as condições são desfavoráveis. Caso as condições
melhorem, essa forma germina liberando uma nova célula.

Os elementos biológicos presentes na “forma morfológica” citada no texto apresentam
I. cromossomo.
II. flagelo.
III. trofozoítos.
É correto o que está contido em

Alternativas

ID
1364395
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma doença infecciosa ocorre quando um patógeno rompe as barreiras do corpo, multiplica-se e as defesas orgânicas não conseguem reprimi-lo. Com relação às doenças e seus patógenos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Tuberculose/ bactérias.
( ) Coqueluche/ bactérias.
( ) Malária/ protistas.
( ) Sarampo/ bactérias.

Alternativas
Comentários
  • tuberculose: infecção causada por BACTERIA -  Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

    Coqueluche:  infecção causada por BACTERIA - Bordetella pertussis, que afeta o topo da garganta (faringe)

    Malária - causada por PROTOZOÁRIO  -A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.

    Sarampo - causada por VIRUS - Morbillivirus. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar



ID
1399459
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Menos de 150 anos depois de Pasteur, ainda hoje temos dificuldade de conceber uma moléstia infecciosa que não seja causada por um ser vivo, em que pese a estéril polêmica sobre se um vírus é ou não um ser vivo. A principal objeção a conceder-lhe estatuto de vivente é o fato de ele não ser capaz de reproduzir-se por conta própria, necessitando de uma célula hospedeira. Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta a respeito das características dos vírus:

I. Organismos acelulares, cujo genoma é replicado, obrigatoriamente, no interior de uma célula hospedeira.
II. Com base no seu código genético, transcrito pela polimerase viral e com o uso de parte do maquinário metabólico celular do hospedeiro, os vírus sintetizam os seus componentes (proteínas e ácido nucléico).
III. Organismos procariontes e, portanto, contém os ácidos nucléicos (RNA e DNA) espalhados. O filamento de material genético é fechado, circular, sem pontas, para que nenhuma enzima comece a digerir o DNA. Possuem uma parede celular bastante rígida.
IV. O ciclo de vida de um vírus inclui: absorção, fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular; um período de ausência de atividade; a fase de replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo e as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Pelo que eu saiba vírus não tem parede celular

  • O erro da III está no fato de que os vírus não podem ser classificados como procariontes, já que são acelulares

  • o erro também consiste em dizer que os vírus têm RNA E DNA, o correto seria RNA OU DNA

  • A IV também está errada. Vírus não faz absorção

ID
1406692
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

COMO MATAR BACTÉRIAS

Bactérias são espertas. Quando tratadas com antibióticos, a maioria morre, mas uma minoria entra em dormência, fingindo estar morta. Os sintomas desaparecem e o médico, achando que liquidou as malditas, suspende os antibióticos. E elas voltam com força, proliferam e os sintomas da infecção voltam, obrigando o médico a utilizar um novo antibiótico, pois o anterior terá pouco efeito.

A necessidade de utilizar um novo antibiótico deve-se ao fato de

(Adaptado de Fernando Reinach. O Estado de S.Paulo. 23/06/2011)

Alternativas
Comentários
  • Letra B - as bactérias selecionadas.


ID
1427596
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Tratar a água de beber e lavar bem os alimentos, como frutas, legumes e verduras, são medidas higiênicas importantes na prevenção de doenças como:

Alternativas
Comentários
  • disenteria bacilar


ID
1440850
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São exemplos de doenças passíveis de vacinação:

Alternativas
Comentários
  • e)

    febre amarela e gripe.

  • POR MAIS QUESTÕES COMO ESSA HAHA


ID
1441105
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

                                       ÁGUA LIMPA AINDA É UM PRODUTO RARO

No Dia Mundial da Água lembrado ontem, houve pouco o que comemorar. A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável e de saneamento. E quase 10% das doenças ao redor do mundo poderiam ser evitadas se os governos investissem mais em acesso à água e medidas de higiene, aponta relatório da ONU.

                                                       (Fragmento de reportagem publicada no Jornal O Dia – 23/03/2013)

A água contaminada contém microrganismos transmissores de inúmeras doenças, entre elas:

Alternativas
Comentários
  • A febre amarela não é causada por picada de mosquito

  • Sim, mas a agua contem os microoganismos transmissores,no caso os ovos do A. aegipty.

  • Nesse caso, os ovos não podem ser considerados infectantes, já que o agente infectante, é um vírus. Além disso, os ovos podem não estar infectados pelo vírus. O mosquito é apenas um vetor, assim como o próprio ovo do mosquito.

  • A febre amarela é transmitida pela água????

    A transmissão da febre Amarela é pelo mosquito Aedes aegipty.

  • ATENÇÃO: A resposta desta questão é a LETRA C, apesar de não ser o gabarito oficial do QConcursos, que traz a letra D como resposta..

    Talvez a questão esteja desatualizada, ou mesmo o gabarito oficial esteja errado e abriu recurso. O fato é que:


    HEPATITE: no caso a Hepatite A, é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, e que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados.

    GIARDÍASE: causada pelo protozoário Giardia lamblia, a transmissão se dá pelo contato com fezes de pessoas contaminadas, veiculadas normalmente através da água e alimentos (https://www.mdsaude.com/2010/09/giardia-lamblia-sintomas.html).

    TOXOPLASMOSE: uma das formas de transmissão desta doença é através da ingestão de oocistos esporulados presentes nas fezes do hospedeiro intermediário, o gato, entre outros felinos. Os oocistos esporulados, caso entrem em contato com a água e sejam ingeridos pelos humanos podem sim causar a toxoplasmose. (https://veja.abril.com.br/blog/rio-grande-do-sul/agua-contaminada-e-causa-provavel-de-surto-de-toxoplasmose-diz-governo/)


ID
1473448
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos porões dos navios vindos do Oriente no século XIV, chegavam milhares de ratos à Europa, onde encontravam um ambiente favorável, dadas as condições precárias de higiene. Esses ratos estavam contaminados e suas pulgas transmitiam um agente etiológico aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos, para obterem seu alimento, o sangue. Qual é o agente etiológico e qual é o nome popular dessa doença?

Alternativas
Comentários

ID
1478998
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vírus são basicamente constituídos por ácido nucleico (DNA ou RNA) envolvido por uma capa proteica e, às vezes, lipoproteica.
Devido a esses dados estruturais, dentro do sistema de classificação de cinco reinos, os vírus:

Alternativas
Comentários
  • Os vírus não possuem Reino algum.

  • e) ainda não têm definida sua posição sistemática.


ID
1497421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando as características das paredes celulares de plantas, fungos e bactérias, julgue o item subsecutivo.

Na parede celular de algumas bactérias pode-se encontrar lipopolissacarídeo — endotoxina capaz de estimular uma resposta do sistema imunológico do hospedeiro.

Alternativas
Comentários
  • Lipopolissacarídeos (LPS) são mediadores chave da inflamação. Devido a sua habilidade em ativar o sistema de defesa inata do hospedeiro, tem sido considerada uma importante molécula capaz de alertar o sistema imune sobre o potencial de infecção bacteriana. Embora seja uma molécula altamente conservada, LPS contém importantes diferenças estruturais entre diferentes espécies bacterianas que podem alterar significativamente as respostas do hospedeiro.

  • Endotoxinas são componentes lipopossacrideos da membrana externa de bactérias gram-negativas. Ao contrário das exotoxinas, as endotoxinas são liberadas somente quando a bactéria morre e suas paredes celulares se decompõem. Enquanto as exotoxinas, são proteínas secretadas por certas bactérias e outros organismos.


ID
1516417
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Vírus que atingem vegetais possuem “proteínas de movimento viral”, capazes de causar a dilatação de estruturas comunicantes entre as células, facilitando a distribuição do RNA viral e a consequente infecção dos tecidos. As estruturas modificadas pelos vírus e que comunicam os canais citoplasmáticos de células vegetais adjacentes, são os(as):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta - B. Vejamos a definição dos outros conceitos

    A) Desmossomos - Existente em células animais, são junções de contato formada entre células através de filamentos de proteína.

    B - Correta


    d) Junção comunicante ou GAP, são sinalizadores celulares.

    e) Projeções da membrana plasmática, aumentam a superfície de contato da célula.

  • O ponto que defina a questão é " ...que comunicam os canais citoplasmáticos de células vegetais", pois os citoplasmas das células vegetais se comunicam pelos plasmodesmos


ID
1516456
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Um estudo assinado por mais de 60 cientistas de 26 países, financiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado na revista online de acesso livre PLoS Medicine, conclui que a pandemia de gripe causada em 2009 pelo vírus H1N1 provocou a morte, na sequência de problemas respiratórios, de 203 mil pessoas no mundo.” (http://www.publico.pt/ciencia/noticia/ pandemia-de-gripe-de-2009-matou-muito-mais-pessoas-do-que-se- pensava-1614123)

O vírus da gripe, influenza, é:

Alternativas
Comentários
  • DNA fita dupla não envelopado - Papiloma

    DNA fita dupla envelopado - Varíola, Catapora, Hepatite B, Herpes labial e zoster

    RNA fita simples positivo não envelopado - Resfriado comum, Hepatite A e E, Febre Aftosa

    RNA fita simples positivo envelopado - Rubéola, Chicungunya, Febre Amarela, Dengue, Encefalite, Hepatite C e Resfriado comum, SARS, Poliomielite

    RNA fita simples negativo (fita única) - Raiva, Ebola, Marbug, Parainfluenza, Caxumba, sarampo, Hepatite D e Doença de Newcastle.

    RNA fita simples negativo (segmentado) - Influenza A, B, C, Febre Hemorrágica.

    RNA fita simples (produz DNA) - Retrovírus HIV


ID
1516510
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre as doenças causadas por um arbovírus e transmitidas por um díptero, existe o(a):

Alternativas
Comentários
  • Arbovirus sao virus transmitidos por artropodes (mosquitos, por exemplo). Portanto, a questao quer uma doença provocada por virus e transmitida por um inseto da ordem dos dipteros.

    A) Malaria: é transmitida por um diptero ( o vetor é o mosquito pertencente à ordem dos dípteros, família Culicidae, gênero Anopheles), no entanto, o agente etiologico nao é um virus, e sim um protozoário (genero Plasmodium)

    B) Hantavirose: é um virus, mas é transmitida por roedores silvestres, e nao insetos.

    C) Tifo: é bacteria, transmitido por pulgas, carrapatos

    D) Febre amarela: é virus e transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito da ordem Diptera, Familia Culicidae. CORRETA

    E) Variola: peovocada por virus, mas a transmissao se dá pelo ar

    D)

  • d) febre amarela.

     

     

    Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).


ID
1540474
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Certas bactérias, para se defenderem do ataque de vírus, produzem enzimas especiais conhecidas como enzimas de restrição. Elas agem:

Alternativas
Comentários
  • Enzimas de restrição tem como finalidade identificar o alvo e cortar determinada sequencia do DNA. ;)

  • As enzimas de restrição são também conhecidas como “tesouras moleculares”. Elas identificam sequências específicas de DNA de forma altamente específica e as cortam nesses pontos. A revolucionária técnica de edição de DNA chamada CRISPR, utiliza exatamente o mesmo mecanismo das enzimas de restrição.

    LETRA C


ID
1569274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a propriedades dos microrganismos.

O Bacillus anthracis — causador do antraz (ou carbúnculo) — é uma bactéria gram-positiva capaz de formar esporos e que pode ser usada como arma biológica.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    O Bacillus antracis é uma bactéria que produz esporos, é um bacilo Gram-positivo e é usado como arma biológica, principalmente por terroristas.


ID
1569277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a propriedades dos microrganismos.

Os genomas da microbiota total encontrada em determinada comunidade são chamados coletivamente de metagenoma e contêm muito mais informação genética do que aquela verificada na diversidade microbiana cultivada.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Uma comunidade microbiológica tende a ter mais genomas do que uma comunidade microbiológica cultivada em laboratório, já que os genomas serão conhecidos.


ID
1573549
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As bactérias estão entre os seres vivos mais antigos do planeta, são unicelulares, formam colônias, apresentam certa variedade de metabolismo energético e todas são formadas por células procariontes. Apresentam importância ecológica, pois existem muitas espécies decompositoras de matéria orgânica, e importância médica, pois algumas produzem antibióticos e outras são agentes etiológicos de algumas doenças. Sobre as bactérias, analise as afirmativas a seguir:

I – Em condições inóspitas para sobrevivência, alguns bacilos produzem estruturas altamente resistentes denominadas endósporos bacterianos, que contêm o material genético da célula bacteriana. Estas estruturas resistem a grandes variações de temperatura, pH e carência de água e nutrientes, tanto que são tomadas como parâmetro para se analisar a eficiência de aparelhos hospitalares de esterilização, como a autoclave. Uma vez em um ambiente favorável, os endósporos se transformam em células vegetativas.

II – Em condições favoráveis algumas bactérias podem se dividir rapidamente. Alguns meios de cultura laboratoriais são utilizados para esta finalidade e são importantes na bateria diagnóstica de muitas bacterioses.

III – As bactérias se reproduzem geralmente através de uma reprodução assexuada chamada divisão binária. As células resultantes nunca apresentarão variabilidade genética entre si, uma vez que não há troca de genes neste tipo de reprodução assexuada.

IV – Algumas bacterioses possuem importância na área de saúde pública, como a tuberculose e a hanseníase, outras já provocaram verdadeiras pandemias, como a peste negra ou bubônica. Já para o tétano e a difteria existem vacinas disponíveis na rede pública de saúde e fazem parte do calendário de vacinação.

Estão corretas somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A ocorrência de mutações poderá levar á diferenças entre os descendentes.

  • Além do fator citado pela Coralina, acredito também que os plasmídeos são um fator importante na variabilidade genética de bactérias que se reproduzem assexuadamente. Os plasmídeos têm duplicação independente do DNA circular(principal). Logo, na reprodução assexuada, a célula filha pode ou não herdar os plasmídeos. Os plasmídeos mesmo depois da reprodução assexuada também podem se duplicar e gerar variabilidade.

  • Mundo da Educação:

    "Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA . Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal. Por esse motivo, em uma célula bacteriana, é possível encontrar várias cópias de plasmídeos.

    → Importância dos plasmídeos para as bactérias

    Normalmente os plasmídeos apresentam funções relacionadas com a sobrevivência de bactérias, garantindo vantagem seletiva. É comum, por exemplo, a presença de plasmídeos com genes que garantem resistência a antibióticos. Existem ainda plasmídeos, chamados de plasmídeos de virulência, que aumentam a capacidade da bactéria de causar doença; plasmídeos que protegem contra substâncias que possam causar dano e aqueles que possibilitam a metabolização de vários substratos.

    Os plasmídeos também possuem uma região com genes que são responsáveis por funções como replicação, manutenção e transferência. Essa região é constante, mas as regiões relacionadas com adaptação são variáveis.

    → Classificação dos plasmídeos

    Existem várias formas de se classificar os plasmídeos, sendo a principal a divisão em dois grupos: conjugativos (ou conjuntivos) e não conjugativos (ou não conjuntivos). Denominam-se de conjugativos aqueles que fornecem à célula a capacidade de realizar a conjugação pela presença de um gene conhecido como tra-gene. Os não conjugativos são aqueles que não apresentam genes para a iniciação da conjugação.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Os plasmídeos também podem ser classificados de acordo com a função desempenhada por eles:

    → Utilização dos plasmídeos na Ciência

    Os plasmídeos são importantes para a Ciência, sendo utilizados na Biotecnologia, em uma técnica de DNA recombinante. Essa técnica isola genes de interesse para os seres humanos e insere-os em plasmídeos. Esse novo plasmídeo é inserido em uma bactéria, que, posteriormente, é clonada. O gene de interesse é então ativado, e a bactéria inicia a produção de proteína. A técnica de DNA recombinante é usada, por exemplo, para estudar determinados genes, para melhoramento de organismos e até mesmo para a produção de substâncias que possam ser utilizadas no tratamento de algumas doenças, como é o caso da produção de insulina."


ID
1573576
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pedro, após uma viagem à Libéria, começou a apresentar os seguintes sintomas: febre, calafrios e cefaléia, seguidos de náusea e vômito. Posteriormente a esse estágio, ele apresentou um quadro de icterícia. Após exames laboratoriais constatou-se que se tratava de uma doença viral. Com base nessas informações, qual o possível diagnóstico dado?

Alternativas
Comentários
  • es.A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum em áreas da África e da América do Sul. A vacinação é recomendada antes da viagem para determinadas áreas.Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações.

  • b) Febre amarela.

  • Febre amarela é causada por vírus

    malária é causada por protozoário

    leptospirose é causada por bactéria


ID
1582030
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao analisar ao microscópio células nervosas doentes em amostras de tecido cerebral de um paciente que morreu vítima de Alzheimer, um patologista pode identificar grânulos anormais de material. Eles são formados por proteínas ausentes em células sadias. De onde viriam, e por que existem tantos deles? E mais importante: qual a relação entre essas proteínas e a doença devastadora e incurável? Durante a busca por respostas, ocorreu uma descoberta surpreendente: as proteínas que se acumulam nos neurônios de pacientes com Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas têm comportamento muito parecido com o de príons. (WALKER; JUCKER, 2013, p. 45).


Sobre a natureza dos príons e sua relação com doenças neurodegenerativas, pode-se afirmar:


O conceito atual de príon contempla quadros patológicos nem sempre associados a processos infecciosos e transmissíveis.


Alternativas

ID
1582060
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há dez anos, a descoberta do Mimivírus, um vírus que infecta Acanthamoeba, iniciou uma reavaliação sobre os limites superiores do mundo viral, tanto em termos do tamanho da partícula (>0.7 micrômetros), quanto à complexidade do genoma (1000 genes), dimensões típicas de bactérias parasitas. A diversidade destes vírus gigantes (Megaviridae) foi avaliada por amostragem de uma variedade de ambientes aquáticos e seus sedimentos associados em todo o mundo. Relatamos o isolamento dos dois vírus gigantes, um da costa do Chile central, o outro de uma lagoa de água doce perto de Melbourne (Austrália), ambos sem semelhança morfológica ou genômica com as famílias de quaisquer vírus definidos anteriormente. Suas partículas, de formato oval, contêm genomas de DNA de 2,5 e 1,9 megabases, respectivamente. Estes vírus são os primeiros membros do gênero proposto "Pandoravirus", um termo que reflete sua falta de semelhança com micro‑organismos descritos anteriormente e também as surpresas esperadas a partir de estudos futuros. (PHILIPPE et al. , 2013, p. 281).

Embora tenham o tamanho de uma bactéria e genomas grandes, com relativa complexidade, esses agentes infecciosos são classificados como vírus pelos pesquisadores. Para tanto, devem apresentar, entre outras características, as seguintes:

Multiplicação por fissão binária após replicação do DNA com aparato enzimático próprio.

Alternativas

ID
1582063
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há dez anos, a descoberta do Mimivírus, um vírus que infecta Acanthamoeba, iniciou uma reavaliação sobre os limites superiores do mundo viral, tanto em termos do tamanho da partícula (>0.7 micrômetros), quanto à complexidade do genoma (1000 genes), dimensões típicas de bactérias parasitas. A diversidade destes vírus gigantes (Megaviridae) foi avaliada por amostragem de uma variedade de ambientes aquáticos e seus sedimentos associados em todo o mundo. Relatamos o isolamento dos dois vírus gigantes, um da costa do Chile central, o outro de uma lagoa de água doce perto de Melbourne (Austrália), ambos sem semelhança morfológica ou genômica com as famílias de quaisquer vírus definidos anteriormente. Suas partículas, de formato oval, contêm genomas de DNA de 2,5 e 1,9 megabases, respectivamente. Estes vírus são os primeiros membros do gênero proposto "Pandoravirus", um termo que reflete sua falta de semelhança com micro‑organismos descritos anteriormente e também as surpresas esperadas a partir de estudos futuros. (PHILIPPE et al. , 2013, p. 281).

Embora tenham o tamanho de uma bactéria e genomas grandes, com relativa complexidade, esses agentes infecciosos são classificados como vírus pelos pesquisadores. Para tanto, devem apresentar, entre outras características, as seguintes:

Conjunto de genes que codificam as proteínas que compõem o capsídeo e outras envolvidas com o seu mecanismo de infecção da célula hospedeira.

Alternativas

ID
1582066
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há dez anos, a descoberta do Mimivírus, um vírus que infecta Acanthamoeba, iniciou uma reavaliação sobre os limites superiores do mundo viral, tanto em termos do tamanho da partícula (>0.7 micrômetros), quanto à complexidade do genoma (1000 genes), dimensões típicas de bactérias parasitas. A diversidade destes vírus gigantes (Megaviridae) foi avaliada por amostragem de uma variedade de ambientes aquáticos e seus sedimentos associados em todo o mundo. Relatamos o isolamento dos dois vírus gigantes, um da costa do Chile central, o outro de uma lagoa de água doce perto de Melbourne (Austrália), ambos sem semelhança morfológica ou genômica com as famílias de quaisquer vírus definidos anteriormente. Suas partículas, de formato oval, contêm genomas de DNA de 2,5 e 1,9 megabases, respectivamente. Estes vírus são os primeiros membros do gênero proposto "Pandoravirus", um termo que reflete sua falta de semelhança com micro‑organismos descritos anteriormente e também as surpresas esperadas a partir de estudos futuros. (PHILIPPE et al. , 2013, p. 281).

Embora tenham o tamanho de uma bactéria e genomas grandes, com relativa complexidade, esses agentes infecciosos são classificados como vírus pelos pesquisadores. Para tanto, devem apresentar, entre outras características, as seguintes:

Dependência completa do aparato celular de síntese proteica, incluindo ribossomos e enzimas relacionados ao processamento de RNAs e proteínas.

Alternativas

ID
1582069
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há dez anos, a descoberta do Mimivírus, um vírus que infecta Acanthamoeba, iniciou uma reavaliação sobre os limites superiores do mundo viral, tanto em termos do tamanho da partícula (>0.7 micrômetros), quanto à complexidade do genoma (1000 genes), dimensões típicas de bactérias parasitas. A diversidade destes vírus gigantes (Megaviridae) foi avaliada por amostragem de uma variedade de ambientes aquáticos e seus sedimentos associados em todo o mundo. Relatamos o isolamento dos dois vírus gigantes, um da costa do Chile central, o outro de uma lagoa de água doce perto de Melbourne (Austrália), ambos sem semelhança morfológica ou genômica com as famílias de quaisquer vírus definidos anteriormente. Suas partículas, de formato oval, contêm genomas de DNA de 2,5 e 1,9 megabases, respectivamente. Estes vírus são os primeiros membros do gênero proposto "Pandoravirus", um termo que reflete sua falta de semelhança com micro‑organismos descritos anteriormente e também as surpresas esperadas a partir de estudos futuros. (PHILIPPE et al. , 2013, p. 281).

Embora tenham o tamanho de uma bactéria e genomas grandes, com relativa complexidade, esses agentes infecciosos são classificados como vírus pelos pesquisadores. Para tanto, devem apresentar, entre outras características, as seguintes:

Não subordinação ao princípio da ancestralidade comum, característico do mundo vivo.

Alternativas

ID
1605520
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia as informações a seguir e relacione as colunas A e B, numerando os parênteses.


Até cerca de 20 anos atrás, biólogos dividiam a diversidade da vida em cinco reinos: plantas, animais, fungos, eucariotos unicelulares e procariotos. A disponibilidade de novas análises, como a comparação entre genomas, por exemplo, permite que se reavalie constantemente o número e os limites dos reinos. Assim, hoje é consenso que todos os reinos da vida estão agrupados nos domínios Eukarya, Archea e Bacteria.


Considere os organismos pertencentes aos domínios da coluna A e relacione-os com as características que lhes são próprias, apresentadas na coluna B.


Coluna A Coluna B

1. Eukarya ( ) constituição unicelular

2. Bacteria e Archea ( ) presença de carioteca

3. Bacteria, Archea e Eukarya ( ) membrana com lipídeos

( ) ausência de citoesqueleto

( ) genoma em cromossomos lineares


O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas