-
A flotação consiste em separar líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície facilitando a remoção.
Quando adicionamos Sulfato de Alumínio em meio básico, ocorre a formação do Hidróxido de Alumínio formando partículas em suspensão na água, as quais as impurezas presentes no meio aderem facilitando a sua remoção. Este processo é chamado de floculação. Sendo este o método de separação comumente usado para separar o hidróxido de alumínio (não o sulfato de alumínio como afirma o texto) com as impurezas aderidas, da água, permitindo assim uma decantação mais rápida.
Letra A.
Fonte: http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/81.html
-
No processo de
tratamento de água a adição de sulfato de alumínio promove a formação de hidróxido
de alumínio, uma substância gelatinosa que aglutina as partículas em suspensão
na água precipitando-as. Assim, as partículas aderem no hidróxido de alumínio e
não no sulfato de alumínio, sendo os flocos formados retirados por decantação
(processo de separação de misturas a partir da diferença de densidade) ou por
filtração (utilização de filtros para retenção de partículas). Dessa forma, a
melhor opção seria a flotação, método que consiste em separar líquidos de
sólidos.
Opção correta
A.
-
a) flotação.
O processo de flotação pode ter sido usado neste processo, porém o método mais comum é a floculação.
Floculação: é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.
Flotação: é um processo de separação onde bolhas gasosas são introduzidas no líquido. As partículas sólidas desejadas acumulam- se nessas bolhas. As bolhas têm densidade menor que a fase líquida e migram para a superfície arrastando as partículas seletivamente aderidas. O produto não desejável é retirado pela parte inferior do recipiente. Exemplo: separar serragem da areia utilizando água; a serragem flutua e a areia sedimenta.
Levigação: a água corrente arrasta o componente menos denso e o mais denso deposita- se no fundo do recipiente. Exemplos: separação de ouro da areia ou lavagem da poeira do arroz.
Ventilação: a fase mais leve é separada por corrente de ar. Exemplo: separação dos grãos de arroz da casca.
Peneiração ou tamisação: usa- se quando os grãos dos sólidos têm diferentes tamanhos. Um dos elementos apresenta granulometria. Exemplo: peneirar areia para separá- la do pedregulho.
Centrifugação: é uma decantação acelerada, por meio do uso de uma centrífuga. Exemplo: separar as fases sólidas e liquidas do sangue.
-
Letra A
Ocorre uma reação de substituição em que o sulfato de alumínio em meio alcalino (meio alcalino = alta concentração de OH-) se torna hidróxido de alumínio.
Assim, o hidróxido de alumínio fará a sedimentação das partículas em suspensão na água. Esse é um processo chamado de floculação.
-
GABARITO - A
Na flotação, um líquido com densidade intermediária é colocado, fazendo com que o mais denso fique em baixo e o menos denso se encontre no topo.
Caveira!
-
No processo de tratamento de água a adição de sulfato de alumínio promove a formação de hidróxido de alumínio, uma substância gelatinosa que aglutina as partículas em suspensão na água precipitando-as. Assim, as partículas aderem no hidróxido de alumínio e não no sulfato de alumínio, sendo os flocos formados retirados por decantação (processo de separação de misturas a partir da diferença de densidade) ou por filtração (utilização de filtros para retenção de partículas). Dessa forma, a melhor opção seria a flotação, método que consiste em separar líquidos de sólidos.
Opção correta A.