-
Gabarito A
Para eliminar o clorofórmio da água o tratamento utilizado é a filtração com o uso de carvão ativo ou ativado devido à sua alta porosidade, absorvendo o clorofórmio.
-
Na verdade, o carvão ativo não absorve o clorofórmio. Trata-se de uma processo de adsorção.
-
-
http://www.alunosonline.com.br/quimica/cloroformio.html
Clorofórmio
O clorofórmio é um composto orgânico que faz parte do grupo dos haletos. Seu nome oficial é triclorometano e sua fórmula molecular é HCCℓ3:
A partir de 1847, ele passou a ser usado na Medicina como anestésico em cirurgias, começando na Inglaterra. Por muitos anos, ele foi inalado a fim de diminuir as dores do parto e em cirurgias gerais, mas foi substituído por outros anestésicos quando se descobriu que ele é altamente tóxico, podendo causar parada respiratória, parada cardíaca súbita, gerar danos irreparáveis ao fígado do paciente, além de poder causar necrose hepática e necrose renal.
O clorofórmio foi usado como anestésico em cirurgias. Uma jovem de apenas 15 anos morreu em 1848 quando se usou o clorofórmio como anestésico para remover uma unha de seu pé.
Outra utilização danosa do clorofórmio era realizada em festas na Inglaterra no início do século XIX, quando muitas pessoas cheiravam frascos de clorofórmio até cair. Nas “festas de clorofórmio”, na Inglaterra, os convidados cheiravam essa substância até cair
Atualmente, existe uma forma parecida do uso clandestino dessa substância, pois ela está presente em uma droga popularmente conhecida como “loló” ou “cheirinho da loló” e no “lança-perfume”. Essas drogas inalantes são compostas basicamente de clorofórmio e éter etílico. Mas em virtude de ter uma origem clandestina, os seus fabricantes também misturam outras substâncias tóxicas disponíveis, o que dificulta o tratamento de intoxicações agudas.
A pessoa que o utiliza sente uma sensação de euforia, alucinações e tonturas, que passam em poucos minutos e evoluem para depressão, confusão mental, palidez, outros tipos de alucinações, convulsões e até ao coma. A pessoa pode se tornar dependente e o uso desses entorpecentes pode causar danos irreparáveis ao organismo, tais como irritação na pele, olhos e trato respiratório, causar queimaduras na boca e garganta, dor no peito, vômitos, atingir o sistema nervoso central, sistema cardiovascular e fígado, e levar ao câncer.
Nas estações de tratamento de água utiliza-se o cloro para a sua purificação (isto é, purificação da água), porém, as impurezas misturadas na água podem reagir com o cloro e formar o clorofórmio. Isso é um aspecto muito preocupante, pois diluído em água, o clorofórmio é carcinogênico.
O único uso benévolo do clorofórmio é como solvente, principalmente de borracha e verniz.
*Créditos da imagem: Autor: Danny S. / Fonte de onde foi extraída: Wikipédia Commons.
-
1 - Aeração
Processo de tratamento pelo qual a área de contato entre a água e o ar é aumentada, de modo a facilitar o intercâmbio ou troca de gases e substâncias voláteis entre a água e o ar.
2 - Coagulação
A coagulação tem por objetivo transformar as impurezas que se encontram em suspensões finas, em estado coloidal, e algumas que se encontram dissolvidas em partículas que possam ser removidas pela decantação ou flotação e filtração.
3 - Floculação
Processo que ocorre logo após ou simultâneamente com a coagulação e cuja característica fundamental é a formação de aglomerados gelatinosos chamados flocos, resultantes da reação entre o produto químico coagulante e as impurezas da água.
3 - Decantação ou Flotação
A decantação é o processo pelo qual se verifica a deposição dos flocos pela ação da gravidade.
Na flotação, por injeção de ar, os flocos, ao invés de sendimentarem, vão a superfície onde são recolhidos.
A filtração da água consiste em fazê-la passar através de materiais porosos capazes de reter ou remover impurezas.
Em geral os constituintes dos filtros são :
seixos, areia, carvão antracitoso.
6 - Tratamento por Contato
É o tipo de tratamento em que a ETA não necessita das unidades de floculação e decantação, sendo que após coagulada a água é encaminhada diretamente aos filtros para retenção das impurezas.
7 - Correção de Dureza
Neste processo são controlados excessos de sais de cálcio e magnésio presentes na água, que têm características incrustantes e conferem gosto.
8 - Correção de pH
Aplicação de produtos químicos visando corrigir acidez ou alcalinidade excessivas da água.
Esta providência visa principalmente proteger estruturas de armazenamento e distribuição da água.
9 - Desinfecção
Destruição ou inativação de organismos patogênicos, capazes de produzir doenças ou de outros organismos indesejáveis.
10 - Controle de Sabor e Odor
Processos físicos e químicos que visam melhorar o paladar de certas águas.
As principais causas de sabor e odor são : algas, decomposição de vegetais, bactérias, resíduos industriais.
11- Fluoretação
Aplicação de compostos químicos contendo flúor em dosagens adequadas visando prevenção da cárie dentária.
Esta aplicação reduz em até 60% a incidência de cáries dentárias.
12 - Oxidação
Processos físicos ou químicos que visam controlar quantidades excessivas de elementos incovenientes na água.
Este processo seguido de filtração é muito utilizado para controle dos teores de ferro e manganês na água.
-
Filtração por Carvão ativado
A filtração por carvão ativado funciona como absorvente, retira as impurezas de um meio sem interferir em sua composição.
É usado para filtrar soluções impuras, sabe por quê? Ele apresenta muitos poros em sua superfície de contato, que proporcionam uma grande área efetiva. Os poros retêm partículas em seu interior.O carvão ativado funciona como adsorvente: retira as impurezas de um meio sem que estas interfiram em sua composição.
Tratamento de água com carvão ativado: esta etapa de purificação consiste na passagem do líquido entre camadas de carvão ativado, de modo que todas as partículas indesejáveis presentes (impurezas de origem orgânica) fiquem presas (fixadas) aos poros do adsorvente. Como o carvão ativado tem a capacidade de coletar até mesmo gases, a água sai desta etapa livre de odores.
Video muito bom que mostra todas as etapas ===> https://www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts
-
Resumidamente, é importante lembrar da propriedade de adsorção, que é o potencial de uma substancia de reter em sua superficie outras substancias, desse modo a filtração utilizando o carvão que é um adsorvente é realizada com exito, retendo assim as impurezas.
ABRAÇO
-
A filtração por carvão ativado é a melhor resposta. Este tipo de filtração funciona como adsorvente, retirando as impurezas de um meio sem interferir em sua composição. Portanto, é possível eliminar o clorofórmio com carvão ativado, sendo este, inclusive, um componente dos filtros utilizados para tratar (purificar) água.
Letra A
-
Muito bom "LETRA DE LEI" Aplausos.
-
O clorofórmio é apolar e a água polar, portanto não se dissolvem. Podemos realizar a separação através da filtração.
-
por quê não poderia ser a C? Pensei que poderia se formar um aglomerado de clorofórmio para que assim pudesse ser filtrado...