SóProvas


ID
106594
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Quanto à prescrição e a decadência, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • PRESCRIÇÃO: extingue a pretensão.Relacionada com direitos subjetivos, atinge ações condenatórias( principalmente cobrança e reparação de danos).DECADENCIA; extingue o Direito.Relacionada com direitos potestativos, atinge ações constitutivas positivas e nagativas(principalmente anulatórias).
  • a) Enquanto a prescrição guarda relação com os direitos subjetivos, a decadência guarda relação com direito potestativo (É a prerrogativa jurídica de impor a outrem, unilateralmente, a sujeição ao seu exercício. É direito sem contestação. É o caso, por exemplo, do direito assegurado ao empregador de despedir um empregado; cabe a ele apenas aceitar esta condição.)b)Não há prazo decadencial e nem prescricional para o dano ambiental. Havia uma discussão com relação ao prazo de prescrição de ações coletivas estabelecido pelo Código Civil, de dez anos. O STJ definiu que ações por danos ambientais não prescrevem. c) É decadencial o prazo para a ação de anulação de casamento.(os prazos prescricionais são os elencados no art. 205 e 206, fora desses os prazos são decadenciais)
    d) A prescrição atinge a pretensão que tem por objeto uma prestação e a decadência o direito dirigido a uma sujeição. (CERTA)
  • A prescrição é a perda da pretensão ao direito, em razão do decurso de prazo, ou seja, é a inércia em pleitear uma pretensão em determinado espaço de tempo defino em lei.

  • Prescrição e decadência ==>>>extinguem, respectivamente, a pretensão e o direito potestativo.

    Art. 189 CC - Violado o direito, nasce para o particular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos que aludem os arts.205 e 206.

    Direito potestativo ==>>>é um direito subjetivo, o qual não cabe a contestação,como por exemplo:o marido que resolve se separar da mulher,diante deste fato, para mulher não há outro caminho senão aceitar, relevante ressaltar portanto, que a outra parte em face de um direito potestativo, só cabe única e exclusivamente se submeter aos ditames da lei.

  • Lembrando que direitos potestativos são aqueles que independem da aceitação da parte contrária

    Abraços